Pior que é verdade sempre que vejo falarem de negras só vejo as de pele clara e traços finos, ainda mais em propagandas sempre é as mestiças vc não vê uma negra de pele escura, cabelo crespo e traços de negro mesmo.
@DCENTROO6 жыл бұрын
Exatamente isso ☝🏽
@abbasilvernight6 жыл бұрын
Ananda nanda Calada, racista! Dalits não são negros. E ter ancestrais negros não o torna negros se tem outra raça em sua genealogia
@abbasilvernight6 жыл бұрын
Ananda nanda são os indianos de pele escura
@dinhacruz1006 жыл бұрын
negro e a cor da pele. fim de papo.
@enilacr5 жыл бұрын
Eu tbm só vejo pardo falando que é negro
@rey_rey18256 жыл бұрын
"Fizeram com que você acredita-se que você não era mais brasileiro e você ou era europeu ou era africano, isso é uma grande cagada"
@DCENTROO6 жыл бұрын
💪🏿
@zaqueusantos7674 жыл бұрын
Até porque existem também pessoas caboclas (mistura de índios e brancos).
@marciarosa46696 жыл бұрын
Você tem razão: a empresa que eu trabalho, está evitando contratar brancos,negros,pardos,vermelhos, loiras, gordos, magros, altos,baixos. Está investindo em máquinas elas não criam divisões!!!
@DCENTROO6 жыл бұрын
Kkkk
@marcellorochha65944 жыл бұрын
😅😅😅😅
@CarlosAugusto-si9oc4 жыл бұрын
Concordo se você não pode ter nenhuma etnia humana, empresas contrataram máquinas, porque máquinas não tem etnia, não faz mimimi e nem lacracao, não precisa de salário, férias e aposentadoria e faz toda a tarefa com alta velocidade, sem jamais reclamar, nunca o termo tempo é dinheiro, será tão bem empregado.
@charlei96213 жыл бұрын
Não é legal chamar nós indígenas de vermelhos essa "termo" sempre foi usado para nos menosprezar o certo seria marrom ou caboclo
@eliasdavi47222 жыл бұрын
Kkkkkk
@DCENTROO6 жыл бұрын
*FICOU COM DÚVIDA?* confuso ? Não sabe se é pardo ou negro? Tem pele clara mais cabelo crespo ou cacheado ? Então assista esse último vídeo onde dou mais detalhes kzbin.info/www/bejne/anjdhHSVh9ZrZqs
@david_contente6 жыл бұрын
Você é foda! Parabéns.
@rosangelasouza97586 жыл бұрын
menina vc tirou um peso das minhas costas...há 10 anos vivo um dilema pois sou filha de mãe branca e pai negro.É preciso reafirmar essa mistura.A cor parda sumiu do vocabulário. O que podemos fazer? Nunca usei cotas...concordo contigo .Vc é show.
@DCENTROO6 жыл бұрын
Iremos voltar a sermos Brasileiros de múltiplas origens 🙌🏽 essa politica racial tem que cair
@rosangelasouza97586 жыл бұрын
+Etnia Brasileira por Lívia Zaruty tem que cair mesmo. Os benefícios não estão chegando a quem de fato precisa.Que vergonha desse Brasil.
@safiraverde43265 жыл бұрын
@@rosangelasouza9758 Brasil e mesmo orrivel mais pela foto você é branca você não é café com leite que a cor dos pardos você pucho sua mãe de pele branca e provavelmente o pai co o cabelo cachimbo também tem isso a pessoa branca não si assume branca e fala que é pardo
@rosangelagomes15285 жыл бұрын
olá Ro acontece comigo o mesmo...
@bruxinhalady_desperte2 жыл бұрын
Sou parda e ninguém me influencia
@stela_solar2 жыл бұрын
Há milhões e milhões de mestiços no Brasil que não têm ancestralidade africana (grande parte dos caboclos amazônicos e dos interiores do Brasil), mas são contados como "negros" hoje em dia. O Brasil precisa se conhecer e se assumir melhor como país mestiço e multirracial. Aliás, Elis Regina já bem cantava: "O Brasil não conhece o Brasil (...) o Brasil nunca foi ao Brasil." Parabéns a Lívia por ventilar esse assunto sem hipocrisia nem tabu. 👏 💐🎖
@todeolho95652 жыл бұрын
E o movimento negro quer obrigar o Pardo a ser Negro, pois se vc é Pardo e diz que não é negro 😧 Os Militantes petista do PT te xingam... Tu sabia que eles fazem isso? O PT querem fazer uma lavagem cerebral no pardo e botar na cabeça dele que ele é NEGRO. Vc sabia que o A UNIÃO PAGA O MOVIMENTO NEGRO POR LEI?! KKK
@Gracielagall6 жыл бұрын
Nunca tentei quota mesmo sendo mestiça pq nunca me achei no direito. Reconheço os privilégios que tive e tenho na vida e não seria justo. Nunca sofri os preconceitos e dilemas de quem tem a pele escura.
@beatrizoliveira56056 жыл бұрын
Respeitando meu lugar de fala, claro. Sou mestiça, tenho a pele clara mas possuo cabelo crespo, nariz achatado, rosto redondo e boca larga. Tenho algumas ressalvas a fazer sobre esse vídeo. Primeiramente, eu gostaria tanto de bater um papo contigo! Acho que eu aprenderia bastaaante coisa sobre negritude. Segundamente, eu queria falar sobre os pardos (os pardos-brancos e os pardos-pardos) percebo que muitos se sentem perdidos em um limbo racial. Somos uma porcentagem muito grande, e quanto mais traços negros, maiores tentativas de embranquecimento (falarei mais disto posteriormente). Vejo que há muitos pardos realmente sendo representados na mídia, de fato. Isso se deve a onda de aceitação do cabelo natural que vem sendo propagado. Então, a indústria apropria-se disto para lucrar (nada de novo sob o horizonte). O que quero deixar aqui como um comentário adicional, que talvez passe despercebido é que toda vez que um traço negro é representado na mídia, este é sempre "amenizado" pelo padrão eurocêntrico da branquitude. Em pormenores, uma mulher parda-branca de cabelo crespo, por exemplo, tem seu cabelo natural "modificado", este é apresentado com NENHUM frizz aparente, com um volume aceitável e perfeitamente definido. Sabemos muito bem que a realidade do cabelo natural não é assim. O nariz achatado quando não sofre pressão estética para afiná-lo, passa por técnicas de maquiagem para o tal. A boca larga é bonita quando é carnuda, mas não quando é negroide, e sim quando passou por um procedimento estético para o tal; Quando colocam uma preta em uma capa de revista ou na mídia (reconheço que isso é raro) esta possui traços finos e um cabelo por vezes liso, por vezes ondulado. O reconhecimento, a aceitação e o orgulho dos traços negros por parte dos pardos-brancos e pardos-pardos É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA. Claro que admitindo-se que possuímos mais privilégios e passabilidade que os pardos-pretos e os pretos, já que estes não passam nem sequer pelo processo de embranquecimento. Porém, a rejeição dos nossos traços durante a infância e adolescência, e nos vermos obrigadas a passar por procedimentos estéticos CONTRA A NOSSA VONTADE e apenas porque nos ensinaram que o nosso natural era feio, nos fez sentimo-nos incompletas, incapazes e inseguras. Mesmo que estivéssemos em meio a branquitude-pura (usando tais artifícios) não nos sentíamos felizes e completas. Procurar estar moldando a sua essência para ser aceito não nos faz aceitos por nós mesmos. Falta algo. Falta o principal: estar de bem com o seu interior. Admitindo-se que toda dor é dor, e que todo preconceito deve ser combatido, não quero tirar a voz de nenhum preto. Sua luta é maior. Quero aprender para ser anti-racismo. Mas ter passabilidade entre os brancos usando artifícios (alisando o cabelo, afinando o nariz) não me faz feliz. Quero me assumir natural. E que o meu natural não seja considerado feio.
@antoniojosefahel44636 жыл бұрын
Sou filho de maravilhosos preto com branco, mas definitivamente eu já não tinha a esperança de um dia ouvir tanta coerência com a VERDADEIRA realidade e sabedoria ao mesmo tempo, Deus continue te abençoando.
@adrianosouza87536 жыл бұрын
Sou pardo e tenho a pele clara, me identifico como pardo mas sempre me dizem que sou branco. Oi? Minha mãe era branca e meu pai pardo. A mídia não dá o braço a torcer. Querem passar a imagem de negro sem abrir mão dos padrões de beleza europeia. Muito boa a análise dessa situação.
@samurais6701 Жыл бұрын
Cara me identifico exatamente com vc sou pardo muito claro que nem vc nao sao branco azedo mas me chAmam de branco vai entender
@markinvdemaxo Жыл бұрын
@@samurais6701 psr mn, tenho nariz e bocas negroides, cabelo crespo, e a pele clara, maioria das pessoas me chamam de branco mas eu quando me olho no espelho nao me vejo como branco, isso q é foda
@patricia93567 Жыл бұрын
@@samurais6701 No meu caso brancos me acham parda e pretos me acham branca.Tenho o cabelo liso e pele morena ( tipo a Mileide Mihaile). Minha bisavó era indigena e vejo que muitos pretos se esquecem que o termo pardo também engloba quem é descendente de indigena.
@thelmaaraujo36536 жыл бұрын
Olha adorei o quê vc falou , sou casada com um negro , tenho duas filhas , uma negra e a outra branca, mas tenho uma questão a família do meu marido não gosta quando falo quê a minha filha é negra 🤔 não entendo porque não gostam da sua cor .Fica até ridículo quando ouço a minha sogra ficar desconcertada quando menciono a palavra " negra " para ela só existe pessoas morenas .O meu marido mesmo não se considera negro , porque a pele dele não é escura .Eu particularmente não gosto desse jeito deles , não tem orgulho da sua cor , é triste e feio .
@DCENTROO6 жыл бұрын
Continua então a falar negra pelo visto essa senhora precisa tirar o ranço da figura negativa do negro da cabeça!
@emf25016 жыл бұрын
Thelma Araujo, penso ser pesado para algumas pessoas assumirem isso, pois a figura do negro ainda esta muito associada a pobreza e a marginalização. É mais chic destacar suas descendência Italiana, Alemã ou Portuguesa, do que a Africana. Também penso que o termo " Negro", esta associado a coisa negativas, "Peste Negra", " Magia Negra" etc etc. Particularmente eu também não gosto. Abraços!
@betacarioca6 жыл бұрын
Eu nunca associo pessoas negras á isso. Acho que nunca parei pra pensar .
@arya0line2334 жыл бұрын
Se fosse eu separava, mas espero que você a deixe longe deles. Ou então ela pode sofrer muito, ser rejeitada e ainda aprender da forma errada.
@joserobertodasilva6619 Жыл бұрын
Então ele é pardo "negro tem pele escura retina.
@AmandaIbraimovic6 жыл бұрын
Bicha, a senhora arrasou. Quando tento falar disso com as amigas pardas elas falam que sou racista. Triste né
@DCENTROO6 жыл бұрын
Pra elas e mais fácil silenciar você do que assumem a realidade dos fatos
@AmandaIbraimovic6 жыл бұрын
Vamos ver se vindo de uma negra elas aceitam isso, pq da branquela aqui não tá rolando
@ligiaqueiroz40346 жыл бұрын
Exatamente, vindo de uma negra, quem sabe...
@safiraverde43265 жыл бұрын
Si você é branco e fala isso você é racista que qualquer coisa que as pessoas claras falam você é racista ainda bem que eu tenho uma amiga parda de cabelo blak pawer que aceitar ser perda e não fingi que é negra para renegar a pertencer branca
@safiraverde43265 жыл бұрын
Si você fosse negra elas não iam fala isso
@matheusrodrigues50866 жыл бұрын
Livia sou branco porém estudando o movimento negro apenas por curiosidade e estudos, antes de ver você acreditava naquele papo de youtubers como Nataly Nery um pensamento muito simplório porém bem explicativo foi “eu posso alisar meu cabelo e afinar meu nariz e continuarei negra mas se você alisa o cabelo e afina o nariz de torna uma Camila pintanga” amanhã tenho um seminário na escola sobre negritude tinha uma pauta totalmente inspirada no discursos de falsas negras, vou passar a madrugada trocando minha pauta após esse video,
@DCENTROO6 жыл бұрын
Graças a Deus cheguei a tempo 🙏 essas meninas como Nátaly além de serem muito meninas ainda nao sabem nada do que e nascer com a pele escura ela apenas repete aquilo que o movimento negro ensinou pra ela
@leecover1006 жыл бұрын
Kkkkkkkkkk essa droga é da boa. Estudou? Estuda de novo porque não entendeu nada...
@raphaellasilva16586 жыл бұрын
então... acho que sobre as cotas seria muito mais proveitoso ser levado em conta apenas a renda das pessoas do que a cor porque tem branco na periferia e mestiço e negro na classe média/alta (mesmo que seja em menor quantidade). oq cê acha?
@yasfotosed42686 жыл бұрын
*FALOU TUDOOOO, ARRASOU* somos mestiços aceitem gente, não é ruim, se aceitem simples... somos BRASILEIROS!
@thaisesantos92836 жыл бұрын
Não sei como não tinha te descoberto antes, VOCÊ É MARAVILHOSA, VEJO MUITO DAS MINHAS OPINIÕES NOS SEUS DEPOIMENTOS. Sou Parda e tenho muito orgulho disso! Obrigada por enriquecer o meu conhecimento em cada vídeo.
@julianamaria71386 жыл бұрын
Estou passada com seus vídeos... meu Deus vc é o tipo de "youtuber" que eu precisava na minha vida, e não de mestiças e pardas que se auto declaram negras só pq tem o cabelo crespo e ganham patrocínio da salon line/seda como uma que apareceu ai... Na minha cabeça havia uma grande confusão sobre isso tudo, várias pessoas estavam falando de colorismo e tals, do tipo "ah eu sou negra clara" NÃO, VOCÊ É PARDA/MESTIÇO ... Obrigada mil vezes por trazer o meu senso e minha mente de volta, estava me sentindo "abduzida" ganhou mais uma inscrita, não consigo parar de ver seus vídeos desde ontem !!
@DCENTROO6 жыл бұрын
Já era hora de uma retinta chegar pra ocupar “ o seu lugar de fala “ negra autêntica ainda sim somos uma extrema minoria on line
@julianamaria71386 жыл бұрын
Etnia Brasileira por Lívia Zaruty Espero um dia não sermos mais uma minoria on line, quando eu era pequena ninguém "clarinho" batia no peito e se dizia negro , hoje em dia virou mais uma moda por aqui deixar o cabelo natural crescer , e se ele crescer enrolado demais você é negra... sem noção essa nossa realidade!
@wedsonnobre34824 жыл бұрын
Lívia Zaruty um dia vamos ser maioria 😭😭😭😭
@hellenasantoz4319 Жыл бұрын
Estão brigando comigo que uma bebê mestiça mas pra Branca e Preta, estão tudo ofendido por isso, além de praticarem Blackfinshing com ela
@DCENTROO6 жыл бұрын
*O QUE E SER PRETO NO BRASIL?* E ter a cor escura e MARCA na pele RETINTA com características negroides no inteiro corpo e rosto ... e aquele que mesmo alisando o cabelo continua sendo lido socialmente como CRIOLO SUJO, FEIO E POBRE .. E a pessoa de COR e não o pardo que pode no dia que quiser ser visto como branco pela sociedade . Pessoas pretas não tem privilégios pela sua aparência , então não venha me dizer que voce e um "negro" de pele branca ou clara que sabe que e mais privilegiado do que um preto ... Assuma a sua mestiçagem e pare de querer tomar o lugar o preto !
@girlblackinkorean31036 жыл бұрын
Sou parda e gosto de alisar o cabelo pois eu me sinto melhor,e sofri por causa disso. Algumas pessoas me criticaram dizendo que odeio a própria raça (negra),e alguns militantes tentando força barra com discurso pronto. É complicado.
@felipehedler42346 жыл бұрын
Etnia Brasileira por Lívia Zaruty eu sou um Negro que se enquadra nestes requisitos (pele mais claro,cabelo liso natural e etc) mas eu moro no Sul do País e onde moro tem muitos alemães incluindo a própria família da minha mãe mas meu pai e Negro,minha dúvida é simples isso não mudaria pq mesmo eu sendo negro de pele mais clara por aqui sou considerado bem negro pq tem quase ninguém da minha cor....Meu apelido é Negão rs......Tu não acha que muda quando os parâmetros são outros ?
@ricosilva90656 жыл бұрын
Felipe Hedler cara,já ouviu aquela expressão: urubu na guerra é frango?! Tipo isso, o que necessariamente não é, acaba sendo. Vc temm sangue de negro e tals concordo, mas vc não é preto, no sul eles te consideram negão e pode até ser ( olhando por essa perspectiva). Mas se colocar vc do meu lado, te chamaria de pardo ou dependendo ate branco pois , eu sou de pele escura mesmo.
@felipehedler42346 жыл бұрын
Rico Silva Na Vdd Não é facil entender pois acaba sendo diferente dependendo da comparação,me sinto estranho as vezes por conviver com a familia da minha mãe "Primos,Tios,Avós e etc."Eu sou o único diferente(Cor) mas isso é o Brasil ne...........
@garfielddesegunda58776 жыл бұрын
Felipe Hedler cara vc não poderia ser descendente de indígenas no Rio Grande do Sul la existe um racismo enorme pra quem é indígena nem consideram como gente dizem que são animais pior de tudo isso é verdade já vi isso acontece porquê os gaúchos são tão racistas em relação com indígenas?
@llaracicllon6 жыл бұрын
O sistema de cotas do Brasil na França é chamado de discriminação positiva...e é proibido . Cotas deveria ser pra pobres (no pior das hipóteses) independentemente da cor.
@Emanuelle33262 жыл бұрын
concordo
@bethdellart6 жыл бұрын
Negro verdadeiro? Então não tem mestiço fudido, que sofre preconceito por ter cabelo afro, que tá na favela passando perrengue? Você tá muito alucinada de achar que pode existir alguém de pele escura nunca sofreu preconceito, não existe isso. Agora falar de privilégio pardo é foda. A gente se fode talvez um pouco menos que o retinto, mas tbm é discriminado pro caralho. Eu sou parda e sempre sofri discriminação pelo meu cabelo, isso fudeu bastante minha auto estima e até hoje fode. Só hoje tenho orgulho do meu cabelo, parei de sofrer com alisamento e os caralho. Sei que a pele retinta faz o preconceito ser mais foda, mas não vem dizer "mestiço" tem vida de branco porque não tem. Cê não tem o mínimo de empatia, é muito arrogante, e pior, arrogante com quem tá do seu lado.
@p.raquelizidoro79696 жыл бұрын
Beth Bé Concordo. Ela é arrogante pra caralho e não tem empatia com quem está do mesmo lado dela.
@francardoso8446 жыл бұрын
Beth Bé oxe fia eu tb sofri preconceito e sou branca tem gordo q sofre pq é gordo..tu sofre pelo cabelo.. Eai uma coisa n tem nada haver com outra ter cabelo crespo e sofrer por isso nao te faz preta se fosse assim minha mãe seria negra só pq tem o cabelo crespo? Obvio q não.. Uma coisa n tem nada haver com a outra, cor é cor e cabelo é cabelo. Se é q tu me entende.
@NMSQTTP6 жыл бұрын
Então, o que eu vejo de tudo isso é que, apesar de uma pessoa mestiça como a Beth, poder "alisar o cabelo dela e acabar com isso", sofrer por ter um cabelo crespo não deixa de ser uma questão racial, já que o cabelo crespo é visto como feio, justamente porquê é uma característica ligada à pele negra. Então, ao meu ver, apesar do mestiço sofrer menos, o que ele sofre é uma questão racial sim, aliás, como tudo que remete à negritude, como as religiões afro, por exemplo, que são vistas desde sempre como " do demônio ". Então, a sensação que me dá à partir disso, é que, mesmo sendo mestiço, se você tem traços ou outra característica qualquer que remetem à estética do negro, e é olhado diferente por isso, não deixa de ser uma descriminação racial. Enfim, é assunto pra muito pensar, fico de olho nos debates, e espero aprender um pouquinho com cada um.
@marcellealves87466 жыл бұрын
Concordei com tudo o que disse
@nohasinshy79176 жыл бұрын
Essa mulher odeia branco pelos seus vídeos se percebe ,fala tanto do direito dos negros e os brancos pra ela é a escória muito triste isso . Ela deveria habitar em um planeta só de negros, já que odeia brancos .
@laisaraujo77906 жыл бұрын
Maravilhosa! Que Deus abençoe sua luta e dê muita força na sua caminhada. Eu estou cansada de ver tanta gente aqui no KZbin enchendo a boca dizendo que é negro se aproveitando de gente que não é vista, que não tem voz que trabalha de dia para comer a noite. Isso é revoltante 😠 Fiz uma limpa no meu canal e exclui muita gente que vem com esse papo cansativo, estou de saco cheio Somos Brasileiros filhos de vários povos e etnias não temos o direto de se apropriar de nada. Sou mestiça filha de branca com pardo, bisneta de Índia e francês. As pessoas precisam parar de ser tão hipócritas e se olhar no espelhos. Somos mestiços somos Brasil.
@DCENTROO6 жыл бұрын
Olhar no espelho e fundamental e sim me incomoda esse grupo que está no KZbin levantando bandeira racial contra as pessoas em nome de ser NEGRO
@anacarolinabraga4555 жыл бұрын
Eu não sei, as vezes fico mal, passei grande parte da minha infância/adolescência ouvindo de pessoas brancas que sou negra, por outro lado, ouvi também muito de pessoas Negras Retintas que sou branca e que devia calar a boca... Na escola - quando era criança - eu até evitava pintar a cor da pele dos desenhos que recebia, por não saber de que cor deveria colorir, afinal, sempre que pedia o lápis de cor, me davam o da cor clara, mas quando olhava para mim, não me identificava com aquele tom... Sou Negra de pele clara, como dizem os norte-americanos, mestiça, parda, como dizemos aqui... Mas eu nunca sei o que fazer, as vezes não sei o que dizer quando me perguntam de que cor sou, isso porque tenho 18 anos... Minha família é uma mistura de Europeus, com Africanos e Indígenas, como por exemplo meus bisavós maternos, e meus avós paternos... Todos os meus irmãos por parte de mãe, são brancos, de olhos e cabelos claros, ouvia muito que era adotada por ser a única de pele escura (não somos todos do mesmo pai). Minha mãe teve sim mais privilégios em sua vida, porém, meu pai, veio da periferia e conseguiu propor um futuro pra mim, melhor do que ele teve, mas isso não vem ao caso... Eu só não sei o que fazer/dizer quando olho para essas duas situações... Eu entendo seu lado, eu sei que nunca vou chegar aos pés de pessoas com pele escura e conheço a realidade de pessoas com pele mais escura que a minha, pois conheci muitas dessas pessoas... Mas quando se trata de mim, eu me perco, pois até hoje quando pego um lápis de cor, fico sem saber qual devo usar.... Talvez ninguém leia isso, eu só, estou desabafando mesmo... Pois ainda escuto muito que não sou negra, mas também escuto muito pra eu calar a boca porque sou negra... Não sei, porque já disseram que sou mulata, já disseram que sou parda, já disseram que sou branca, já disseram que sou negra e já disseram que sou amarela e minha mãe disse que quase colocaram na minha certidão de nascimento que eu era indígena, mas mudaram de ideia ao verem a cor do meu pai... Então eu não sei, continuo perdida e magoada as vezes quando as pessoas começam a dizer o que acham que sou, como de eu fosse obrigada a ser o que elas dizem que sou... Não sei... Deixa pra lá
@B.Biologa Жыл бұрын
Na verdade, você é mestiça porém, de pele clara. Eu lhe entendo nesse sentido pois, como não se tem nenhuma identificação racial para várias misturas, eu me considero parda, só pra dizer que tenho alguma identidade racial. Talvez eu fosse mestiça, assim como muitos da população brasileira. Diga simplesmente que você é parda. Se implicarem, você é parda de cor clara, pronto! E... qualquer coisa, pinte de um marrom claro a sua cor de pele. Não coloque muita força no seu punho pra ficar suave a cor. Espero ter ajudado. Fique bem e não se "bata" tanto com isso. 😉 Bjus!!
@arcanotelurico59466 жыл бұрын
Eu não sou negra. Menos ainda, branca. E nem pensar ser "parda". SOU MESTIÇA E BRASILEIRA. Tudo que consegui nessa vida foi por mérito e não por cor. Não me orgulho e nem me envergonho de ter "lábios grossos" "nariz chato" e cabelo pixaim!"! Não me fiz com minhas mãos. Faço, todos os anos, relaxamento da raiz do meu cabelo, por que é ruim de pentear ele, ao natural, e não por que tenho vergonha de ter cabelo pixaim. Quando alguém diz que não sou negra por que não tenho a pele muito escura... escuta o que não gostaria de escutar! Posto que, não me valho de ser NEGRA para conseguir regalias! Entretanto tenho MARAVILHOSOS AMIGOS NEGROS e não menos MARAVILHOSOS AMIGOS BRANCOS e VERMELHOS! Só não tenho e nem quero ter "amigos" safados. Ser vítima de racismo? Não dá pra contar as vezes... mas ser vítima de preconceito... é mais vezes! Dai, criei uma RAÇA da qual quero e mantenho uma grande distância: RAÇA SAFADA, que não respeita ninguém, nem a si propria! São mais de meio século vivendo nesse país, vendo e ouvindo todo tipo de barbaridade, por ter nascido como nasci e SER como SOU!
@annieribee6 жыл бұрын
Arcano Telurico 👏👏👏👏👏
@Angela-se5vt6 жыл бұрын
👏👏👏👏👏
@Angela-se5vt6 жыл бұрын
Eu acho que não deveria existir cota pela cor da pele,deveriam ensinar que pessoas são iguais independente de cor,religião,orientação sexual ou qualquer outra coisa. As vezes penso que não cresci nesse lugar em que as pessoas não gostam da outra pela características física, eu sou branca,cresci perto de crianças negras e pra mim ela eram iguais a mim,acho q todo ser humano tem capacidade de crescer independente de qualquer coisa,falam tanto que o USA é um país racista ,mas teve seu presidente negro! Não sei oq é sofrer com racismo,mas sei oq é ser julgada por aparência, pois sempre fui muito magra e alta,as outras meninas tinham curvas e eu parecia uma criança,acho q todos nós passamos por algum tipo de bulling,e isso é ridículo, eu ensino minhas filhas que pessoas são iguais,todo mundo devia fazer isso,mas a maioria ensina o preconceito,temos q amar e respeitar mais as pessoas,todos temos características diferentes,mas temos direitos e temos q ser tratados iguais,em relação a ajuda do governo acho q eles tem q parar de dar o peixe e ensinar a pescar,pq tem pessoas q não tem oportunidades ou tiveram e não souberam aproveita - las,vamos nos ajudar ao invés de ficar um apontando o erro do outro!
@margaridapedreira3464 жыл бұрын
Verdade Lívia. Se o mestiço diz que é mestiço e não negro, as pessoas acham que você está com vergonha da cor. É muito frustrante tudo isso. Ainda mas em um país que não deveria existe uma situação dessa jamais. E o estereótipo?? Sim, o mestiço não pode alisar o cabelo, não pode escolher uma base da cor da pele, tem que ser base para negro, mestiço tem que dizer que é negro e não pode namorar branco porque senão estará com vergonha da cor ou pior ainda, dizem que " querem clarar", se pintar o cabelo de loiro tá querendo "atacar os brancos", "gerar polêmica", agora quem são os brancos no Brasil?? O mestiço?? gente é um absurdo.
@joserobertodasilva6619 Жыл бұрын
Meu "amor"faça como eu , fico com quem quero é. Final
@lettdesign6 жыл бұрын
Que mulher 💖 Quanta lucidez, clareza em pontuar os dois lados de maneira saudável. Um achado nesse youtube 💖💖
@josibergamo6 жыл бұрын
Que Maravilhosa!!! Sou filha de pai branco, descendente de europeus com mão mestiça, descendente de índios e negros. Nunca soube se me declarava branca, parda ou sei lá o que ( ainda esperando pela palavra mestiça nos formulários). A única certeza que sempre tive é que não sou negra. Digo isso porque já vi muita coisa errada. Na 4ª serie do ensino fundamental lembro que me descrevi mulata em uma atividade que a professora havia passado aos alunos (me descrevi assim, porque eu queria ser negra, eu queria ter cabelão e ter a cor da pele, esse era o sonho da menina de 9/10 anos ). Quando a professora leu o que eu havia escrito, mais que depressa ela correu me mostrar o que era um negro/mulato, com um ar de que ser negro fosse errado. No ano seguinte , já em outra escola uma outra professora (muito mais preconceituosa por sinal) orientava todo mundo a começar se autodeclarar negro, porque isso nos dava previlegios ao chegar no vestibular, além disso, segundo ela, esse era nosso direito, uma vez que todos descendiam de negros africanos. Na época não dei tanta importância para essas situações, mas atualmente, volta e meia me pego pensando quantas pessoas foram mal instruídas por essas professoras e quantos negros mais elas prejudicaram através desses discursos tortos. É triste!
@DCENTROO6 жыл бұрын
Muitos mestiços por conta de não terem um estética “ racial “ padrão acabaram virando massa de manobra de pessoas politicamente oportunistas
@guilhermeapura20026 жыл бұрын
Só sei de uma coisa NÃO PARE DE FALAR A VERDADE NÃO PARE AINDA QUE EXISTAM 10 mil youtubers repetindo a mesma ladainha do movimento negro afinal de contas alguém precisa ser sensato e falar a verdade isso me inspira também a querer algum dia também falar no youtube sobre esse assunto.
@DCENTROO6 жыл бұрын
nao irei parar .. larguei tudo que me impedia de falar a verdade ... So se o youtube sair do ar pra eu parar e olhe la! rs
@rafaelablackcat64306 жыл бұрын
Guilherme Apurá faço de suas palavras as minhas
@helowart_6 жыл бұрын
Sou negra, de pai e mãe negros. A verdade é que não há tempo pra tanta discussão, trabalho desde o 16 e só hoje, em uma posição financeira melhor, hoje com 25, consigo entender melhor o silenciamento que há. Tenho privilégios no qual não posso reclamar. Bom, só queria dizer obrigada por conseguir disseminar um pouco mais da realidade.
@DCENTROO6 жыл бұрын
Abs e saiba que todos os frutos de seu trabalho vc conquistou por merecimento creio que nenhum sucesso financeiro na vida de uma mulher cai do céu !
@MegaCaroline19896 жыл бұрын
Desculpa o linguajar, mas vc é foda!!!! Cada dia mais te admiro e me identifico com vc. Por isso parei de seguir várias youtubers de beleza que se diziam "negras" por conveniência. Uma delas até apareceu aí. Diz que tem cabelo crespo, mas não chega nem perto disso. Afinal de contas, negro tá na moda. Feliz Natal minha fada!!💞💜🎅
@DCENTROO6 жыл бұрын
💪🏿
@yumiy.42706 жыл бұрын
Caroline Oliveira verdade...negro tá na moda desde que...vc não seja negro...estranho isso ne..se um branco usa dread falam que è lindo, descolado, top, um negro de frear, è nojento...è marginal e etc..è foda isso.
@alinemorallesdemarchi56866 жыл бұрын
yumi Y. , não é verdade? Quando comento em algum vídeo as pessoas caem matando em mim, no caso desta questão de cotas, realmente, vc pega cota por afrodescendencia, gente, vc vê gente parda usando cota, pessoas morenas, negros mesmo, aqueles imigrantes africanos, haitianos, os que ainda vivem em região quilombola, esses negros, vc não vê em uma faculdade, esses negros estão em sub empregos, esses negros trabalham em serviços, como auxiliar de serviços gerais e sofrem preconceito principalmente de mestiços, teve um angolano onde faço estágio, que foi vítima de um ato racistas que eu fiquei chocada pois envolveu diversas pessoas, algumas cuidadoras de idosos, pegaram jóias de idosas um rapaz moreno do almoxarifado, pegou coisas do estoque, e colocaram no armário desse angolano no vestiário, esse mesmo moreno do estoque com uma outra morena deram queixa de roubo, neste asilo, e um rapaz branco gravou o vídeo desse moreno abrindo o armário do angolano e o avisando injustamente e o moreno disse o seguinte, isso que da contratar esse tipo de gente, como mandaram no grupo de whatsapp, desse local,onde acabaram puxando câmeras do local o vídeo e descobriram essas pessoas que tinham feito isso,foi muito ruim
@robsoncarvalho36976 жыл бұрын
Caroline Oliveira você e linda ❤💘
@ludrisafrance6 жыл бұрын
+yumi Y. 👍
@lizduarte56636 жыл бұрын
De qualquer forma se um mestiço que está no (meio a meio) escolhesse levantar a bandeira negra, não seria algo relevante ? A ponto de que quanto mais negros forem enxergados nesse país onde só os brancos são os bons, melhor seria ? Antigamente o padrão era os brancos e ponto, você não acha q mesmo os mesticos ‘errando’ em se assumirem negros, isso já é uma evolução pra sociedade e que com o passar do tempo o negro vai finalmente conseguir seu espaço. Eu sou mestiça segundo as características q você citou e a partir do momento q comecei a sair do padrão branco, senti o preconceito de muitos em reparar meu cabelo e etc. As vezes me sentia triste e tal, mas decidi não voltar atrás pq querendo ou não essa também é a história do meu povo e muitos negros passam por isso constantemente com naturalidade, eu não quis me camuflar como branca pra não sofrer coisas q parte do meu povo sofreu, acredito q minha geração está aqui pr lutar de alguma forma. Enfim, adoraria saber sua opinião sobre isso, bjo.
@DCENTROO6 жыл бұрын
Pessoas lidas esteticamente como mestiços são maioria no Brasil 🇧🇷. Se todos decidirem se levantarem no lugar do preto ( o maior interessado ) a minoria vai desaparecer completamente coisa que ainda já acontece muito hoje em dia ! E por essa razão que não somos representados de verdade em lugar nenhum, até aqui no KZbin dar pra contar nos dedos quantos pretos tem !Por que ao invés de se levantarem na nossa frente por que vocês não abrem e permitam o nosso lugar pra falar? Afinal sou EU que sei da minha dor de ser preta RETINTA e não uma pessoa de pele clara ou branca ... a colaboração de toda sociedade deve existir mais sem querer tomar o lugar daqueles que são as verdadeiras vítimas do sistema☝🏾 ser preto não é transição capilar é nascer e carregar na pele o peso da cor e do fenótipo preto ..
@wedsonnobre34825 жыл бұрын
Lívia Zaruty verdade livia meu irmão é pardo minha mãe e negra e o pai dele é branco e ele se declara negro eu digo sempre a ele vc é pardo e pronto eu acho isso uma sacanagem comigo que sou preto de verdade ter minha voz calada por pardos que não sabe nem oque é ser preto tem pessoas ai por you tube a fora falando de minha cor sem saber oque é carregar a minha cor. Ja fui apelidado de macaco de petróleo de varios nomes ruim como pardo pode ser preto se preto sofre muito mais acho isso uma baita covardia com os retintos como eu
@sarahribeiro95176 жыл бұрын
amo sua sinceridade nos vídeos, sou parda e aprendi MUITO com esse vídeo, obrigada❤
@DCENTROO6 жыл бұрын
😘
@alessacaldeiradearaujo6775 Жыл бұрын
Nossa adorei vc !!! Mds vc tem coragem de falar oq ninguém fala !! ❤
@greenicecube256 жыл бұрын
Seu discurso faz sentido até você meter partido político no meio.
@EloisaEnzo3 ай бұрын
Concordo plenamente com vc .
@juwupal6 жыл бұрын
Eu sou a mistura de tudo. Eu tenho decendência da Polônia,África,Japão e Índia acabou que eu sou parda com a bunda gg e olho levemente puxado e cabelo cacheado
@lari37536 жыл бұрын
Emily Drawn Nossa
@behgomez10956 жыл бұрын
Nossa. Vc tem uma beleza diferente. (Elogio)
@JessicaMashiro6 жыл бұрын
Bicha, então tu é uma beldade!
@Sinc61286 жыл бұрын
Emily Drawn Aqui no Brasil Você não tem direito de se declarar mestiço, ou é preto ou é branco. O extremismo chegou a esse ponto.
@lais.v.m6 жыл бұрын
Cara, eu também. Sou indígena, árabe, portuguesa e afrodescendente. Acabou que sou branca/parda (só me considero parda pq sou a segunda geração de “embranquecimento” da minha família (minha avó era preta e meu avô branco, minha mãe também casou com um homem branco)), do cabelo cacheado/crespo e dos olhos pequenos.
@FrancineSilvaN6 жыл бұрын
Menina, esse assunto sempre me confunde. Sou mestiça. Meu pai era negro e minha mãe é branca. Nasci com todos os traços negroides do meu pai, mas por minha mãe ser branca, minha pele saiu mais clara que a do meu pai. Na infância e boa parte da adolescência fui lida como negra. Digo isso pois sofri racismo explícito. Na escola, na família da minha mãe... Ex: eu era a empregada nas brincadeiras com meus primos, na escola fui chamada de macaca, me mostravam revistas com homens negros musculosos na capa e diziam que era eu. Se eu revidava, os professores brigavam comigo, pois eu era vista como "forte", do tipo: Ah, ela aguenta. Em um trabalho, me perguntaram se eu estava de visita, se eu era a filha da faxineira. Foi uma situação constrangedora, pois eu era a química que começaria a trabalhar lá. Enfim, eu sempre me vi como negra. Só na vida adulta começaram a questionar isso. Até que ouvi: Você não é negra. Parei e pensei: É, sou mestiça. Analisando outra realidade diferente, mas igual a minha. Minha irmã é retinta. Porém tem todos os traços finos da minha mãe. Ela nunca sofreu racismo explícito, pois é vista como a negra "aceitável", "bonitinha". De todo modo, ninguém nunca questionou a negritude dela, por causa do tom de pele. Essa questão me dá um nó na cabeça, por causa da minha experiência pessoal/familiar. Nunca foi fácil entender minha posição no mundo. Nunca foi fácil compreender os "rótulos" por causa da minha herença genética. Ser mestiço confunde, por isso é bom refletir. Seus vídeos estão me ajudando nesse processo. É uma luta diária entender nossa posição no mundo, os desabores e privilégios. Mas, a gente continua. Quem disse que seria fácil? Enfim, parabéns pelo vídeo.
@nuriabarreira62855 жыл бұрын
Ola Livia ,eu me chamo Nuria e moro em Paris,quase todos os dias e inevitavel nao ver seus videos ,aqui existe um ditado para as coisas de luxo,ou de alto nivel ."la cremme de la cremme " e vc se encaixa perfeitamente nesse ditado.Obrigada .😘
@Lucilla35ify6 жыл бұрын
Parabéns até que enfim alguém que fala a verdade eu sou parda não me sinto negra ou branca sou parda você é maravilhosa acabei de conhecer seu canal já e apaixonei!
@DCENTROO6 жыл бұрын
Bem Vinda querida 🙌🏾🇧🇷
@testemunhoonline3 жыл бұрын
Muito bom esse vídeo Na época da minha faculdade fui chamada para o PROUNE mas minha mãe e eu decidimos não entregar a documentação. Fiz particular pois eu pensei da forma que Lívia está falando. Não foi fácil pagar. Entendam que foi preciso.
@renatocortez496 жыл бұрын
Adorei o vídeo!!!Eu me encaixo nessa categoria e sinto que a diferença de mim para um negro de pele bem retorna é gritante.A forma que a sociedade me vê é bem diferente !! Parabéns!
@DCENTROO6 жыл бұрын
Exatamente ☝🏽
@abbasilvernight6 жыл бұрын
Oi Lívia, não nos esqueçamos que famílias como a de Lázaro Ramos são classe média ou rica, tem condições melhores de sistema de saude, melhor educação e melhores segurança e trabalhos
@gabilopes15646 жыл бұрын
Admirada com a inteligência e sinceridade dessa mulher!!! Maravilhosa💖
@SonicLion26 жыл бұрын
Lívia, você acalentou meu coração com sua voz! Precisamos de mais pessoas como você que não têm medo de enfrentar o establishment cultural!
@DCENTROO6 жыл бұрын
@rafinhajardim6 жыл бұрын
Cota é atraso, no sul do país tem muito branco de olho azul passando fome nas roças e sem direito a educação, boa parte nunca entrou numa sala de aula, cota deveria ser para famílias de baixa renda ( pobre) aí sim seria justo quem não teve acesso a boa educação receber cota.
@akaiavxit94685 жыл бұрын
Lívia, então como mestiça(avós negros e brancos, pais mestiços, não tenho índio na família) qual o meu papel na sociedade? Qual deve ser meu papel na sociedade? Posso usar coisas de preto e branco? Me ajuda !
@joBraga186 жыл бұрын
Nossa gata, você falou tudo!! Esse canal está ajudando a muita gente a abrir os próprios olhos!!
@DCENTROO6 жыл бұрын
👏🏽👏🏽
@vrustonehenge41516 жыл бұрын
oi, aqui no meu estado os concursos e cotas sao diferentes pra negros e pardos, existe cota pra negros (de verdade imagino eu) e pra pardos. o que acha disso? pq por exemplo sou parda de pele escura (e traços finos) e ja ouvi muita merda na vida por conta disso, mas tenho noção de que isso não é nem 1% do que qualquer negro sofreu. acredito que cotas separadas de negros e pardos seja uma boa "solucao" pra esse enegrecimento mas gostaria de saber o que você acha. abraços
@denisesg8206 жыл бұрын
Lembrei daquela pesquisa com crianças ,onde elas sempre escolhem um tom mais claro de negro como bonito e o mais escuro feio.
@douglasmalthus6 жыл бұрын
Minha avó paterna era alemã, na colônia onde ela nasceu, no sul, não havia negros, mas vi pessoas que tinham cabelos crespos, eram em sua maioria loiros, mas havia cabelos crespos, não tão crespos quanto dos negros, mas eram, então o que você falou é fato: cabelo crespo não é exclusivo dos negros! A espessura dos lábios, formato do nariz, do crânio e, principalmente, a cor da pele tem que ser levado em conta na hora de aferir se a pessoa é negra ou não, mormente em se tratando de quotas!
@monabrisaa6 жыл бұрын
Uma vez eu disse que era parda pra uma professora de artes, ela disse que esse termo não existia, ou eu era afrodescendente ou branca, mas acontece que minha cor é de água suja e meu cabelo é ondulado, ou seja, PARDA.
@saraheloisa68732 жыл бұрын
Ué, essa professora acha que os indígenas são afrodescendentes?? 😂😂😂😂😂
@annavitoria98495 жыл бұрын
Meu pai é pardo quase branco(a mãe dele era índia), minha mãe é negra. Nasci uma mistura dos 2(cabelo crespo/cacheado) e meu rosto tem traços negros(nariz largo e labios volumosos) . Tem gente que fala q eu sou morena, tem gente que fala que sou parda/mestiça, já me chamaram de amarela e também tem gente que fala que sou negra. Alguém me explica q raça eu sou!!?
@LucasPereira-gb9gf9 ай бұрын
Mestiça/pardo ,eu tbm sou mestiço/pardo
@fabianacostrov42854 жыл бұрын
Cota não deveria ser atrelado a raça. E sim a condição social e econômica da pessoa. Fica complicado caracterizar se é branca, negro, mestiço...... Somos uma mistura de tantas raças. Temos misturas de brancos, negros e indígenas em nossas famílias
@lucianashinohara8245 жыл бұрын
Muito obrigada Zaruty por este vídeo. Foi esclarecedor demais pra mim, pois a partir de hoje, consigo compreender quem realmente sou. MESTIÇA!💖☺️
@omeucanaltemperini6 жыл бұрын
5 minutos de vídeo e eu já me apaixonei! Parabéns pelo vídeo e pelo canal! +1 inscrita
@peekaboo77136 жыл бұрын
gente, e agora? eu sou negra? meu pai é preto minha mãe é "branca?" não sei, mas eu tenho nariz grande, bunda grande, e cabelo crespo, todos me veem como negra, mas meus ascendentes não são. :/
@MARCELYMN6 жыл бұрын
Falando em cotas, que papo é esseeeeeee???? Você argumenta que "negro não tem conhecimento/cultura" mas é contra as cotas? Quer dizer que quem não teve acesso à cultura e educação formal tá liberado ficar de cabeça baixa pro resto da vida? Vc se deu conta que se contradisse? Gente, recorte! Colorismo é reconhecimento de "privilégios" dada a gradação de cor pele. Não entendi nada!
@DCENTROO6 жыл бұрын
A cultura está aí pra quem quiser .. estuda quem quer mais a maioria conforme o próprio IBGE comprovou está largando a escola POR FALTA DE INTERESSE 👈🏿 e gravidez precoce! MENOS HIPOCRISIA MINHA SENHORA acorda pra cuspir e vou repetir MINHA COR NÃO É UMA DEFICIÊNCIA COTA por cor de Pele e o mais puro RACISMO
@suzaneoliveira45135 жыл бұрын
Sou a favor de cota pra preto, pra que assim eles finalmente terão a oportunidade de serem ignorantes como vc citou.
@flavianavieira99656 жыл бұрын
Maravilhosa!! Tá uma confusão isso, eu mesmo conhece uma menina filha de branca, com o pai moreno eram de classe média, estudava em colegio particular, fez cursinho pré vestibular enfim teve um monte de benefícios toda a vida dela... E entrou na faculdade de medicina com cota racial, ela é morena de cabelo cacheado, com traços finos, mais é isso se aproveitou de uma brecha e se declarou negra.
@DCENTROO6 жыл бұрын
Muitos fizeram isso tem alguns que até inventaram origem que não existia que eram de baixa renda eram filhos de empresários
@RicardoSantos-xy5rp6 жыл бұрын
Somos resultado de uma mistura de raças, se for ter uma cor predominante a que mais ou a que representa a originalidade brasileira é a parda ou morena como queira, sou pardo (moreno) nunca me considerei ser negro e muito menos branco. As cotas deveriam ser destinados apenas para os negros o "original" e não para pardos.
@marianaferreirageo6 жыл бұрын
Olá! boa tarde. Fiquei com dúvida em relação ao que você disse sobre pardos falarem sobre racismo em palanque. Não é importante que haja uma abertura e união para que as vozes sejam ouvidas? Sou filha de negra com mestiço. Meus dois irmãos tem a pele mais escura que a minha e já sofreram muito por isso. Em lojas, na universidade, na escola, etc. Moramos na periferia e o fato de passar o sofrimento com meus irmãos que foram mais discriminados do que eu significa que não conheço a discriminação? Desculpa, mas deu um nó na minha mente. Obrigada, abraço
@cib436 жыл бұрын
Muito obrigada pelo vídeo! Por mais negros com voz e lucidez!!!!
@DCENTROO6 жыл бұрын
obrigada!
@matheus_filipe5 жыл бұрын
Fui apresentado aos seus vídeos graças a estagiária lá do trampo... incrível como você vem demolindo minhas visões de mundo, mudando minhas percepções e não está sendo gostoso isso, mas está sendo necessário. Obrigado pelos esclarecimentos e pelos vídeos.
6 жыл бұрын
Uma vez ouvir a professora da 4 série dizer que só existe 2 cor o Preto e o Branco as outras cores são inventadas. Se eu uso cabelo liso fico branca se uso cacheado- crespo sou negra, sinceramente me considerava amarela ( tinha me esquecido da cor parda) Minha mãe é branca filha de Índia meu pai é meio índio filha de Negra. Sinceramente essas coisas nos confundi muito. Só sei de uma coisa, somos todos obra de Deus cada um a sua forma. Bjs
@totalpoesia78056 жыл бұрын
Eu sou negra com orgulho e não nego minhas origens. Sofri sempre com.o racismo desde os meus 7 anos de idade. Ninguém moldou as minhas ideias. Eu me considero negra apesar da pele clara. Meus pais são negros. Sou neta de escravos. Sou gente. O mundo é uma pluralidade o Brasil é plural. Cresci ouvindo um rapaz na escola me dizendo "sua negra" é isso me irritava pois me via gente. Hoje sei o que é o problema racial. Posso ser o que for para os outros. O que importa é o que sei e o que sou NEGRA.
@nandolacerda64826 жыл бұрын
Fale mais sobre isso, por favor, o youtube precisa disso urgente
@DCENTROO6 жыл бұрын
To chegando. .. e so o início
@rafaelesteves12536 жыл бұрын
Concordo potencialmente com você. Cota na universidade é uma medida eleitoreira. Não passa de muleta pra calar a boca da população, quando quem realmente precisa não está usufruindo desse "benefício". É preciso melhorar o ensino de base, como vc mesma disse, e alcançar as pessoas pobres para que elas possam chegar na universidade sem necessitar de cotas e poder competir de igual com as demais pessoas. Isso sim é reparação. Parabéns! Vc é 10!
@mateusr94466 жыл бұрын
Parabéns pelo seu trabalho,o único canal do KZbin que entende do assunto e fala a verdade
@DCENTROO6 жыл бұрын
💪🏿
@rebecacosta68856 жыл бұрын
Fiquei um pouco na dúvida... Na minha certidão sou considerada parda, e realmente sou a mais clara da família. Mas minha mãe é negra e meu pai já é um pouco mais claro, porém, não é branco. Eu sou mesmo parda?
@lizandra33306 жыл бұрын
Parabéns! Seu discurso reflete inteligência e esclarece perfeitamente como estão manipulando a mente das pessoas para gerar uma separação que só serve para perpetuar as desigualdades e facilitar para as elites e a nova burguesia em ascensão, deixando a minoria negra de verdade sempre sem chances.
@karladias62476 жыл бұрын
Senti como se já tivéssemos sentados e batido um papo ao vivo. Você é muito coerente e eloquente. Avança!
@rafaelablackcat64306 жыл бұрын
Adoooooro essa mulher , ja disuti umas duas vezes com a Nathaly Nery , ela insiste em se dizer negra.
@DCENTROO6 жыл бұрын
Ela gostaria de ser mais NÃO É ! Não entendo o problema de ser mestiça por que pardo tem que ocupar o lugar do negro ?
@rafaelablackcat64306 жыл бұрын
Etnia Brasileira por Lívia Zaruty penso da mesma forma que você ! Amo ouvir o que você fala , pois vejo que nem tudo esta perdido , não da pra dividir o mundo entre pessoas pretas e brancas ! E os mestiços? Continue fazendo vídeos sobre esse assunto parabéns 😘
@rafaelablackcat64306 жыл бұрын
José Alves sou sexo querida ? N entendi rs
@beyonceknowles38846 жыл бұрын
Não gosto de pessoas com o iphone 7s falando de negros que moram na favela é tão ironico
@laurarocha90656 жыл бұрын
Lindíssima, falou tudo!!!! Mulher, você é demais.
@arturkadosh6 жыл бұрын
Cara que serenidade de na fala, que verdades ditas, tudo que nao ouvi, eu aprendi aqui, obg .
@elainepassos81046 жыл бұрын
Cara vc fala tudo que eu penso.To amando,vc é de uma sensatez sem igual,uma sapiência que poucos possuem.
@ennzoeshinaia6 жыл бұрын
Só tenho uma coisa pra dizer pra você: você é tão linda por dentro, quanto é por fora s2 adorei seu video! disse muita coisa que muitos gostariam de dizer e não dizem! não ganhamos nada dividindo o pais entre negros e brancos e sim unindo todos como Brasileiros e lutando juntos para que TODOS possam ter uma vida digna!
@luadesaturno89396 жыл бұрын
Eu sou parda. quando falo na frente de uma ou um negro que sou parda, eles me chamam de racista, dizem que sou negra (morena) e falam que não quero me aceitar, ai passei a fala que sou negra de pele mais clara, ai ela vem e fala que eu tô tirando o direito dos negros e blá blá blá. Não estou falando que ela ta errada, tô falando que fiquei confusa.
@denisesg8206 жыл бұрын
Eu gostaria muito que vc falasse também sobre os negros que não gostam de outros negros ,tem um tom mais claro e ficam dizendo que não são negros e sim morenos. Se sentindo mais branco ao ridicularizar pessoas mais escura que ele.
@edilenenascimento42146 жыл бұрын
Galadriel de Iscandar 👏👏👏 interessante ... eu também ja vi negros tendo preconceito com a própria pele!
@chillmusic6 жыл бұрын
Galadriel de Iscandar Pior que já vi muita gente assim, sentindo se superior por ter tom de pele mais claro... 😥
@gracyanny32176 жыл бұрын
Galadriel de Iscandar é exatamente isso q eña ta fznd
@BeatrizSantos-oo1wz6 жыл бұрын
Galadriel de Iscandar i
@mirandacardoso90656 жыл бұрын
Galadriel de Iscandar Eu tenho uma prima que não aceita a cor que tem,as fotos que ela posta é com efeito Photoshop para ficar branca, muito triste a pessoa não se aceitar
@3pipokinha5 жыл бұрын
Lívia fico triste sabe ... (Espero que entenda) eu trabalhava no Mac Donalds pra ajudar minha mãe e meus irmãos ... Meu padrasto era negro ...e sempre me ensinou que preconceito e racismo são errados .. então eu sempre soube desde de criança a respeitar as pessoas e todas as criaturas que existem ... Ok . Um belo dia de trabalho naquele lugar explorador me chega uma mulher parda com 4 meninas brancas como eu e uma menina negra .. e eu as atendi ... A tal mulher parda estava no celular e não falava comigo ..e as 5 meninas falando ao mesmo tempo qual sorvete queriam .. daí eu com muita educação e calma escutei cada uma ...as 4 meninas brancas pediram milk shake ... E a menina negra não sabia o que queria .. (e aquela fila enorme e o Macdonalds tem tempo de atendimento e o gerente desgraçado me apressando) .. então eu disse a mulher parda que continuava a falar no celular ...eu: Moça ela ainda não sabe o que quer vou fazer os 4 milk shakes ... enquanto faço ajuda o "anjinho" a escolher ... então me virei e fui fazer os pedidos . Quando me virei ele estava quase pulando o balcão para me bater ... Ela me disse a seguinte frase: "isso que vc fez é inaceitável". Eu sem entender nada perguntei: moça o que eu fiz? . Ela respondeu: " vc fez os pedidos só das 4 meninas brancas ... E não fez o da Júlia ... Vc é RACISTA! . Eu disse: moça eu pedi pra senhora ajudá-la a escolher e assim que eu terminasse de fazer os milk shakes eu já fazia o sorvete dela ... Me perdoe não sou racista e isso é uma acusação muito séria. Ela começou a chorar dizendo que ia me processar .. e logo depois desse episódio me demiti ..pra mim foi a gota d'água ... Meu padrasto era chamado de saci ... Negrinho do pastoreio e nunca se abalou sempre se mostrou forte e com a cabeça erguida ... Eu tinha orgulho das pessoas negras ... hoje tenho medo . Por favor não me entendam mal ... Foi uma experiência que queria compartilhar e se eu fui errada me ensinem a melhorar. Te amo Lívia obrigada pelo vídeo ❤
@arya0line2334 жыл бұрын
Você é estranha isso sim
@3pipokinha4 жыл бұрын
@@arya0line233 porque doida? Kkk
@tacioneves6 жыл бұрын
é a tal da polarização neh, ou é negro ou é branco, ou é direita ou de esquerda, e por aí vai
@amarimlima4856 жыл бұрын
+Desmascarando fakes, pior de tudo é que se quer criar uma subpolarização entre negros mais claros e negros retintos. Só o negro muito escuro tem legitimidade para falar de negritude? Entendo que não.
@carloedujesus6 жыл бұрын
Lívia você é incrível! cada vídeo enobrece minha alma. Então... todos nós somos mestiços, eu mesmo não sei como falar e me comportar com o negro brasileiro, tenho uma dificuldade e não falo sobre o assunto por também ter sérias dúvidas sobre o tema e talvez por eu ser branquinho e poderei ser mal interpretado e obviamente a ser processado. Enfim, sou filho de brasileiro mestiço de italiano com português e também português com índio e suíço. Meu! sou brazuca, você é linda! amo você.
@gisele_soarez6 жыл бұрын
O que vale é a genética, eu filha de mae branca e pai negro tenho características sociais, físicas e genéticas entao sim sou negra 😑 Acho que vc é coerente em mta coisa, mas ta querendo segregar negro só quem nasceu de pai e mae negros. Isso nao é verdade.
@DCENTROO6 жыл бұрын
O que vale a genética ? E onde entra então as cotas raciais por cor de pele !
@luescorpion29656 жыл бұрын
Olhando a foto vc é negra mesmo, não precisa ser puro para ser negro, e sim ter característica africanas fortes
@patyzinhaacastro6 жыл бұрын
Obrigada!
@gabzdosunoo5 жыл бұрын
Você não é só negra. E a parte branca sua? Sumiu?
@victoriagutierrezdapaixao64455 жыл бұрын
Meu pai é negro e minha mãe é branca, e eu acabei puxando muito para o lado da minha mãe! E sempre fiquei “ ué o que eu sou?” Pois sou muito “branca” para ser “negra” e hoje em dia eu percebi que eu não sou nem um nem outro e sim os dois ao mesmo tempo! Tenho no meu DNA os dois e tenho orgulho dessa mistura! Nunca é bom colocar as coisas de um lado ou do outro!. Amei o vídeo é super concordo com o que você diz! Sou brasileira!.
@ailtonsantosaos6 жыл бұрын
Sou totalmente contrário à Lei das Cotas, deveria sim, existir cotas sociais, porque é injusta com os brancos pobres que moram nas mesmas favelas em que os negros . As minhas primas são brancas e foram apenas criadas pela mãe, que trabalha até hoje como diarista, elas passaram muitos perrengues financeiros. Hoje as minhas primas tem bons empregos e podem falar que conseguiram tudo, apesar do pai inexistente e da Lei das Cotas que beneficia em muitos casos, negros/pardos com condições financeiras bem superior aos que realmente precisariam.
@micheldolagoamaro83066 жыл бұрын
Já vi pessoas com fenótipo branco (com olhos claros inclusive), inscreverem-se como "quotistas" em certame em função de um antepassado negro distante...sendo pessoas que no Brasil jamais seriam discriminadas racialmente!
@Jacqueline15806 жыл бұрын
sempre disse isso sou parda, mestiça sim!!!
@DCENTROO6 жыл бұрын
Todos nós 🙌🏽🙌🏽🙌🏽🇧🇷
@victoriagaspardeoliveira99336 жыл бұрын
Deixa eu fazer uma pergunta, no caso essas pessoas, na qual me enquadro, que tem pai/mãe branco, mas não vieram claros nem escuros, são considerados pardos?
@wadsoncordeiro14806 жыл бұрын
sou Branco com o nariz largo, e minha mãe é branca e têm a bunda grande, herdei dela. Não entendo muito sobre esse assunto, mas adorei esse vídeo, muito informativo e esclarecedor, parabéns.
@decaralimpa19126 жыл бұрын
A fala mais coerente do KZbin. Apoio plenamente. Negros são os de pele escura, os pardos, no Brasil, estão se aproveitando da onda do politicamente correto. Parabéns pela coragem de vir à público trazer sua verdade.
@ErickQueirozSNIPES6 жыл бұрын
E um pardo que é filho de pardo? Os movimentos negros defendem cotas na universidades, porém esqueceram da escola básica.
@EccolaporLauraLuz16 жыл бұрын
Também moro na Italia, ha 3 anos, e duas vezes aqui fui abordada como prostituta (toda coberta por causa do frio, ou vestida normalmente cheia de mala do lado) por ser “mestiça brasileira”. Porque minha mãe é branca, meu pai preto, ou seja, minha pele não é tão retinta assim. Queria saber sua opinião sobre isso. Isso não é racismo não?
@misstaylorxd6 жыл бұрын
Não sei se esse vídeo é direcionado a uma youtuber específica, talvez Nataly Ahram, que eu pessoalmente gosto muito. Mas, não posso deixar de pensar que, na minha opinião, você tem um ponto de razão quando afirma sobre a preferência de pardo para representar o movimento negro ao invés de pessoas realmente negras. Acredito que o problema é que é um assunto muito delicado e não acho que nenhuma das 2 vertentes tenha realmente razão nas proposições. É difícil desconsiderar a ascendência negra em alguém pardo. O problema é que abusos ocorrem e você tem toda a razão de reclamar. Eu me considero parda descendente de indígenas, porque de fato é o que sou, mas, como a mistura na minha família é enorme tenho tbm ascendência negra, porém minha criação é totalmente voltada a uma cultura europeia/cristã sem qualquer vínculo com uma cultura afro além da cor marrom. No meu caso não me vejo nem um pouco como negra e sim com raízes indígenas (sou de manaus-am). Por vezes sou colocada como negra por alguns amigos, o que não importa muito pra mim, mas, pessoalmente opto por não fazer uso de cotas por não me identificar msm com a cultura. Nasci num contexto diferente e querer colocar tudo num mesmo pote é algo que me deixa desconfortável porque as pessoas não me perguntam o que sinto ou como me identifico. Não acho que sofra o mesmo preconceito de alguém realmente negro. É uma situação complicada.
@kikadrikaa6 жыл бұрын
Olha.. vc tirou um peso das minhas costas, pois eu nunca soube quem eu era... Não era negra e nem branca, assumi a identidade negra q eu sentia q não era a minha... Mas mesmo sendo de origem pobre e vivendo em periferia, ao tentar mudar a rota da minha vida encontrei dificuldades, mas não as mesmas q minhas amigas negras c pele escura tinham. Hj sei quem eu sou e estou ciente de minhas origens, e q sou efetivamente brasileira... Posso legislar pela causa negra, como apoiadora da causa.
@thiagotorres44106 жыл бұрын
Espero que a Nataly dê uma bela resposta.
@DCENTROO6 жыл бұрын
Haaa essa pago pra ver !
@thiagotorres44106 жыл бұрын
Isabele Infelizmente ela foi alienada pela pigmentocracia escravista, que buscava separar os negros por tons de pele.. Infelizmente esse sistema deu muito certo. Desuniu os negros e os colocou uns contra os outros. Ninguém mais sabe quem é negro e quem não é, e assim ninguém derruba o sistema racista..
@yumiy.42706 жыл бұрын
Isabele ela só está falando a verdade. Aceitem que tem mestiço!
@paulinhads6 жыл бұрын
Os brancos casados com negros e que tem filhos mestiços não contribuem com nada pra vcs então né ..
@annieribee6 жыл бұрын
também gostaria de ver a resposta da Nataly, concordo muito com a Lívia (não com tudo), mas acho a Nataly sensata e tem bons argumentos. O debate deveria continuar, é sempre bom entender todos os pontos.
@mariannefk5 жыл бұрын
Lívia, eu não sei como me comportar em relação aos temas que você discute neste canal! Não sei o que pensar e nem o quê comentar. Você é de direita, esquerda, religiosa, como você se definiria? Eu te conheci essa semana, e tô confusa. Bjinhos da Alemanha
@cesarantonio48646 жыл бұрын
Primeiro video sobre movimento negro que consigo assistir ate o final. Parabens, voce foi pragmatica e incisiva, tambem acho muito errado esse discurso de promoção da cisão social presente no Brasil pos PT, ora somos todos Brasileiros, mestiços, afro e euro descendentes. Ganhou meu like e meu respeito!
@DCENTROO6 жыл бұрын
👏🏾
@gabrielbacarin20506 жыл бұрын
Mulher, vc é foda demais, você é inteligente demais cara, aprendo muito com vc, muitas vezes ouvi, " seu palmito ", "vc tem a vida feita"
@brunopouneu6 жыл бұрын
Sou um Brazuca pardo E amo teus vídeos . ❤️
@DCENTROO6 жыл бұрын
BRasil 🇧🇷
@fabianorosolen27946 жыл бұрын
Até que em fim um vídeo de uma pessoa sensata e honesta nos seus pensamentos!... Chega de vitimismo!!!
@guilhermeapura20026 жыл бұрын
Senti uma leve indireta no minuto 17:11 para a Gabi do papo de pretas que sempre faz vídeo rindo... só acho kkk
@DCENTROO6 жыл бұрын
Que coisa , né? 😂
@guilhermeapura20026 жыл бұрын
sim kkk
@susanacruz93716 жыл бұрын
Ue, então, se é tão fodona, porque não disse o nome da Gabi?!
@guilhermeapura20026 жыл бұрын
Ela não é obrigada e ela não e ela não tá se achando a fodona, será que ela te incomodando de alguma forma??
@susanacruz93716 жыл бұрын
Guilherme Apurá Será?! Vou refletir sobre isso.
@Issis20236 жыл бұрын
Lívia melhora um pouco o volume dos videos,estão ótimos, mas sem fone fica baixo o volume .E obrigada pelos vídeos, estão muito bons os temas!
@marcelodireitajiujiteira16246 жыл бұрын
O Brasil precisa de mulheres igual a vc negra linda. Bjusssss lindona