Aos 20 anos perdi minha mãe,foi o momento em que mais desconheci e conheci sobre o mundo,sobre a vida e sobre mim,e percebo que até hoje é uma história que não cessa em se atualizar.Foi o momento mais rico da minha vida até hoje
@davidlucas_4 ай бұрын
Perdi a minha aos 18, quando passei para Psicologia. Definitivamente não é um processo fácil, tive que readaptar muitas coisas e hoje sigo bem. É sempre um evento muito dramático e transformativo, especialmente quando temos essa proximidade. Espero que esteja bem, Flavio.
@flaviocaleffi74654 ай бұрын
@@davidlucas_ estou bem muito obrigado
@lucasgambit72484 ай бұрын
Sugestão de tema: O que está por trás da "obsessão coletiva por viagens"? Sabemos que viajar tem seus prazeres e benefícios, e tudo mais. Mas vejo que hoje isso é moda e até obrigação: se você não tiver um "currículo" de viagem, é visto como não interessante. De todas as modas atuais, essa foi a única que NÃO ENCONTREI análises a respeito, pois as pessoas parecem não se atentar a esse lado. Seria mais uma autoafirmação moderna? Uma "FOMO" ligada a "não pode ficar de fora dos destinos mais badalados"? Uma fuga de casa? Dá pra ver inclusive que as pessoas sempre vão aos mesmos destinos pré definidos, sempre cronometrado, horário pra tudo, tudo muito controlado e previsto. Bem diferente de viajar a trabalho, ou retiro, ou uma aventura. O que mais se vê são currículos e obrigações de viajar para se fazer uma autopromoção. Suspeito de tudo que é muito "modinha" e dessas "pandemias de comportamento" que se transformam em obrigações sociais, e quem não segue é inferior ou deixado de lado de alguma forma. Beijos Maria e equipe!
@antoniorobertodasilva37164 ай бұрын
Nooossa, que interessante esta sugestão como assunto!?
@rodrigomachado52914 ай бұрын
Creio que essa seja uma “pandemia de comportamento” só nas classes altas.
@Ellanore____4 ай бұрын
A indústria do turismo está ai! Muita logica de consumo por trás! Consumir o mundo, consumir o mundo, consumir o mundo... tem gente até pagando para morrer a milhares de km abaixo do nível do mar!
@lucasgambit72484 ай бұрын
@@Ellanore____ kkkkk sim!
@rpmtts4 ай бұрын
amei a sugestão de tema, Lucas. Já ouvi de algum pensador brasileiro que essa ideia de viagem da classe média é/será uma verdadeira breguice daqui um tempo. E eu, particularmente, concordo. Vê-se que já perdeu o sentido. Acho interessantíssimo esse tópico começar a ser discutido/criticado.
@sibila_mozer4 ай бұрын
Muitos lutos reunidos aqui. Q alívio ouvir Maria agora.
@felipedomontemp44 ай бұрын
Fato curioso: acabo de assistir, na plataforma Star+, à história biográfica do estilista de alta costura Cristóbal Balenciaga que narra sua trajetória no exigente mundo da moda francesa. Chamo atenção pro fato de que, na história, cada vez que perdera algum ente querido (mãe, companheiro, sócio) ele, enquanto artista que era, percebe suas criações tornarem-se mais autênticas e honestas. Apesar da tristeza que a perda ocasionava, ao atingir o último estágio do luto, o da aceitação, é surpreendente ver o quanto se desabrocham verdades ocultas e de valor terapêutico inestimável, onde a única fatídica descoberta aqui é a de si mesmo.
@_guiborg4 ай бұрын
já vivi 2 lutos pela mesma pessoa numa relação de idas e vindas... um vídeo antigo da MH sobre luto até me ajudou também neste processo! da segunda vez foi mais intenso, porém mais fácil... no final da primeira temporada a gente estava desgastado e acomodados um com o outro... daí eu fui trocado... mas ainda tinha vontade de voltar (quando na verdade o luto não tinha se consolidado de fato, pois havia essa esperança) e anos depois passamos a nos reencontrar... da segunda vez eu estava mais tranquilo pq eu me entreguei 100% a cada encontro e fiz o que deu (como diz a Débora Secco) e obviamente acabou denovo depois de um tempo kkkk... ele me trocou denovo e é isso... kkkk tem coisas que não dependem de mim... o luto pelo fim de uma relação é como o luto pela m0rte física... os dias vão continuar vindo pra vc... então viva e continue... se encontre nesse processo! observe a saudade, os gatilhos para cada situação e sentimento que aquela pessoa te despertava... sejam os bons ou ruins... e tente ver em você (no você daquela época e contexto!) o pq disso... o que conectava vcs... etc... é uma forma de ver e reinterpretar o passado, honrar essa relação e transformar isso numa lembrança... usar isso pra molhar quem é você hoje e vida que segue de cá! com o tempo vai ficando mais leve e ocupando menos espaço... a saudade vem, a nostalgia vem, mas vc sente, agradecer e passa... tenho muita coisa nova pra fazer, muita gente nova pra conhecer e muitos boletos pra pagar em vez de perder tempo com isso tbm... deixe o passado lá atrás no lugar dele e é isso! kkkkkk
@camilasousadutton51293 ай бұрын
A gente vai vivendo muitos lutos ao longo da vida, para além da perda das pessoas que amamos. É um luto constante até de quem somos. Doído e doido demais.
@Vanessa.844 ай бұрын
A vida continua mas a saudade a pena de si mesmo é constante mas o bonito o milagre é o nascimento da pessoa que se foi em vc como ela verdadeiramente era
@antoniorobertodasilva37164 ай бұрын
Manter acesa a "chama" da Pulsão de Vida, requer intermitentemente uma reconciliação com o Real da Pulsão mortífera que paira sobre todos nós, o tempo todo.
@falcongomes90354 ай бұрын
Eu sempre quis entender isso. Mesmo estudando psicanálise
@antoniorobertodasilva37164 ай бұрын
@@falcongomes9035 Gomes... A literatura psicanalítica freudiana é clara em relação a Pulsão de Vida e Pulsão de Morte em sua Metapsicologia. Poderia discorrer, sem problemas, sobre minha ponderação mas, prefiro sugerir que recorras à citada fonte literária.
@cor7.4i204 ай бұрын
fantástico ... o luto não é apenas a perda do outro, é a perda de parte de si ... e redescoberta de tudo isso, muito obg
@jeymessonrodrigo25264 ай бұрын
Minha mãe morreu quando eu tinha 14 anos,hoje tenho 31, é foi recentemente que percebi que passei pouco mais de uma década pra elaborar o Luto,cujo o qual soltei após um tempo de meditação totalmente voltada pro Perdão.Eu carregava uma mágoa enorme dela,o que me fez enxergar melhor que,para além do luto da perda,eu fui atravessado por um sentimento que fazia com que eu percebesse minha mãe como uma "Mãe falha". Tolice Minha!!!! Hoje em dia eu me sinto aliviado por ter superado essa fase e ter compreendido tudo para além das fases do LUTO.
@robertoalves63486 күн бұрын
Ninguém tem culpa: Somos vítimas de vítimas! As falhas de pai e mãe é bem antes deles, isso já vem lá das cavernas e dos animais!!! Amém
@agnaldotorres25754 ай бұрын
A vida é muito triste
@danicarvalhopersonal66524 ай бұрын
Essa mulher é muito incrível.❤
@marcelogalvani57844 ай бұрын
Quando minha Mãe morreu, eu morri junto
@gabrielalba50024 ай бұрын
tenho 24 anos, sai de casa faz 3 anos, amanhã faz 5 meses que minha mãe morreu, ontem se ela estivesse viva estaria completando 43 anos, minha mãe tinha depressão, era viciada em álcool, e nossa relação era muito entrelaçada, esta sendo um processo muito grande pra min.
@PalestraBotulismo4 ай бұрын
Muitos vivendo em função do outro, do passado.... temos que olhar para dentro de nós e buscarmos objetivos, metas, sonhos, prazeres. Viver em função de outrem é a pior felicidade que existe, é a total escuridão. O outro é o outro e não a gente. O outro não entende a gente nem compartilha emoções e sensações.
@luizfelipegomesesantos7744 ай бұрын
maria, você roteiriza seus vídeos pro youtube ou vai no flow da sua consciência mesmo? bjs vey te amo
@ccgior42994 ай бұрын
Quantas verdades na palavra luto
@adrianaoliveira51952 ай бұрын
Reflexão radical de quem sou eu.
@jaciarajunqueira17614 ай бұрын
Boa noite Dra Maria.3 anos perdi meu pai e minha mãe,a perda da minha mãe até hoje me doe,minha psicóloga tem tentado me ajudar, difícil viver sem minha mãe. Gratidão. Shalom
@elianagomesalixandria66664 ай бұрын
❤EU PERDI UM AMIGO HA MUITOS ANOS E ATE HJ NAO NAO ACEITO A PERDA E UM LUTO INFINITO SAUDADES ETERNAS❤ ❤OTIMA TEMA❤ ❤GRATIDAO ❤
@anaclaras.87364 ай бұрын
Gostaria muito de ouvir sobre a cobrança interna, sobre diálogos internos punitivos.
@davidcosta3554 ай бұрын
Um vídeo forte, reconfortante e acima de tudo transformador. A morte me assombra, me excita com o novo mas ao mesmo tempo a finitude insiste em perturbar meus padrões de auto sabotagem e apego, trás uma necessidadeENORME de querer me agarrar às coisa e pessoas como se não houvesse amanhã. Não dá pra ser onipresente e agarrar tudo, a palavra "morte" trás essa ideia de "tudo bem também mas lide com isso a partir de agora", paralisa mas brinca com a vontade mortal de descobrir qual o meu próximo passo ou como vou sair do looping mental, da mesmisse, me reinventar e criar um novo sujeito.
@Helel-hj2ym4 ай бұрын
Meu eu acho interessante nunca te vê está voltado de criar um novo sujeito Eu acho interessante ... Agora sobre o apego Tragam o veneno Sócrates.. que apego é este a vida ... Bom mais aqui sou eu tão narciso de mim Mais li sim o seu .mais veja falei de mim Narciso .
@davidcosta3554 ай бұрын
@@Helel-hj2ym falou tudo
@KarinaMatos-r9o2 ай бұрын
Queria ter possibilidade econômica para ter a maria como minha analista
@Gabriel188854 ай бұрын
A gente tem que se amar mais!❤😂
@Gabriel188854 ай бұрын
Todos relacionamentos me leva a crer que vai ter traição, não existe relacionamento perfeito para sempre!
@professoraashjansadiqueadi45994 ай бұрын
Acho que minha mãe, infelizmente, nunca elaborou o luto de ter todos os filhos em outras cidades, sendo a única que vive essa realidade entre as amigas da mesma geração.
@helianasantos20024 ай бұрын
Todos os lutos da nossa viagem pelo planeta é um aprendizado real. Vc sempre muito precisa nas suas colocações independente do tema. Parabéns!!!
@murielvolz88554 ай бұрын
Maravilhosa!
@adrianaoliveira51952 ай бұрын
Maria do céu...
@AnabelaCruz4 ай бұрын
Realmente são muitos lutos... Talvez o mais difícil seja encontrar na vida "nascimentos" que permitam ir lidando com as perdas sem que elas acabem por dominar a nossa vida, sem que passemos a olhar para a vida como um "jogo" no qual se perde mais do que se ganha... Obrigada pelo vídeo. 😘
@Helel-hj2ym4 ай бұрын
Bom noite Ana bela e só pensar sobre .. Aqui tem algo Sim fazer lutos .. cada de forma sei lá .tá Mais o depois até de luto feito .. Este renascimento com aspas muito bom Porque na certa em todos as percas não foi difícil pra mim .. se comparado a muitos ou mais depende de quem tá . Mais o que me fez pensar E este renascimento com aspas Porque não acho exatamente que depois de uma tragédia... Eu tenha que começar denovo uma nova casa do mesmo ( metáforas ) tamanho.. ou sequer fazer outra sei lá posso mais quem sabe um aluguel... Me lembrou um texto meu mesmo Onde olho pra montanha e pensou denovo não ...a planície também e viver .. se não quero não quero . Não escrever ele mais sim renascimento ""aqui eu pensei estou vivo não morri só perdi e laborei até morra também . Boa noite ..
@juniorfalanque58814 ай бұрын
sempre incrível e incisiva!!
@foco-e-proposito4 ай бұрын
Perdi minha mãe há uns meses e é horrível
@liegetolfo99334 ай бұрын
Perdi meu pai e é muito doloroso
@thaylanegomess4 ай бұрын
Muita força é coragem pra vocês.!!! Jesus de o consolo.🤍🙏
@anacardoso25174 ай бұрын
Abraço 😢
@nadiehdeslandes5874 ай бұрын
Encontrei o que eu buscava nesse exato dia. Os ensinamentos e reflexões que vc traz são de uma riqueza ímpar, MH!!!❤ Gratidão. Adoro seu jeito de falar pra gente! ❤
@JulianaCardoso-op3ju4 ай бұрын
Mariaaaa, maravilhosaaaa❤
@victorrodrigues77414 ай бұрын
Q bom te ouvir.. consigo fixa mais a ideia de como me resgatar.
@thaylanegomess4 ай бұрын
Que mulher maravilhosa!!! Que canal útil. 👏👏
@territoriobike14 ай бұрын
Maria Homem arrasa. Nesse vídeo me parece que sua entonação sai um pouco diferente.
@juliabarros45224 ай бұрын
Tb tô gripada Maria homem
@vaniasouza2374 ай бұрын
Relevante!
@alexandrinobruno4 ай бұрын
Obrigado, Maria..!!
@anacardoso25174 ай бұрын
Aceitar ❤
@lucianamaffra16074 ай бұрын
Obrigada ❤
@alinedourado73494 ай бұрын
Obrigada Meury
@vitovitovito36934 ай бұрын
👏🏻👏🏻👏🏻
@kennedymarc12764 ай бұрын
Perfeito :)
@Helel-hj2ym4 ай бұрын
Nao trocaria um segunto de agora por todo meu passado até este momento .. Se podesse foltar ou passado dar a vida a quem se foi eu nao faria. Porque não. Eu ja vivi . Um "amor " vamos vamos dizer que tivesse um um platônico. Que nunca aconteceu ou se tuver uma" rejeicao " aqui se ouvir ... o luto é quase na hora . Lógico não quer não quer ja era. Sim poderia sentir mais tic, tac, rapidinho.. mais se não ficar assim ia passar tambem . E"'' eu vivi" ..um amor platônico até que passou vi que não ia dar fiz outa coisas ou beijei outra bocas ou não ...mais vivi .. Acoso platônico ou não quando se tem também nao se faz outras coisas ? Se platônico so foi ilusão a carne que nao teve ...todo resto não ue .. então ele acaba no momento que esperança realmente o vídeo disse bem quando a esperança acaba . A esperança é alimento do amor .." Vivi . Que diferença faz o outro aqui ? Nenhuma e amor platonico se tiver o outro é o que? Platônico nao é... Nunca tive ... Agora . Ja literalmente pessoas tipo irmão irmã e sublinho de uma vez morreu. aqui não sei como eu fiz mais fiz teve uma ajuda da filosofia não vou sitar .ta . Passou vivi o luto . Agora casamento . Veja so. Foi no máximo um ano antes ..eu sabia . Mais ta ... Veja aqui quando foi no dia de. Resolver tudo tudo os bens tudo assinar um acordo na faculdade vale vai para o juiz e no dia deu certo . Uma hora . Eu ja tinha feito o luto e nunca mas . Ai pode ficar trazar depois mais sabia Nunca mas e trazar também era questão de tempo nunca mas . Eu so perguntei para a moça da faculdade onde fica a sala do liberdade juiz que elas .. mais faz muitis anis ja .. sorriu... Agora . Veja se não morrer primero meu pai vai palhativo câncer estamos cuidando ey cuidar ta. So que nem morreu ja esta elaborado o luto tudo bem sei vou ficar triste queto e alguns momentos queto em devaneio e um leve topor leve aqui eu sei porque ja senti topor droga natural do organismo .iberada mesmo eu sei topor e como um remédio não tomo imagino só que deve ser igul o natural estafo de topor .. mais faz as cousas em estafo de topor mesmo .. E pronto e segue meu e assim Agora Veja eu vivi . Tudo eu vivi Então como trocar um segundo de vida por algo que ja vivi não da ... Se tivesse com brigas vai com meu pai vai não tenho... Mais e morrer eu vivi não tem poderia eu vivi . Pronto eu sou assim assim sou Mais li os comentários e sim vi as dor ... E gosto por ser contraste diferente de mim ...as formas de cada um . Bom eu vivi então é so dor ai pode sentir ate chorar talvez choro se meu pai ir primeiro mais e si chorar ai meu tudo bem . mais ja ta elaborado antes porque eu sei se não ia demorar mais um pouco mais E seuo bem wue tres dias depois estarei sim trabanhado pensado em fazer minha casa melhorar e isso.. o mesmo Vivo sente ainda mais um pouco... Porque e interessante.. Eu pego no colo ... E da hora a fala mais vice sozinho ..ou obrigado o obrigado e maus dificil de escutar... Mais eu digo e nao tem que agradecer. E assim mesmo ..digo msis agradece entao pronto. Fim..