E nos bairros periféricos - onde se mais precisa de verde - é onde menos tem, formando verdadeiras ilhas de calor. Essa ideia de pequenos vasos como mobiliário urbano é sensacional, vou adotar no meu prédio.
@SaoPauloNasAlturas9 ай бұрын
e principalmente árvores que tenham lugar pra suas raízes respirarem, algo que ainda não aprendemos a fazer na maior parte da cidade....
@vitordelima8 ай бұрын
E onde menos tomariam conta também. Sei lá em que planeta o povo que comenta aqui vive.
@tsz58688 ай бұрын
O interior de São Paulo onde fica a Mata Atlântica é tão quente quanto as capitais do Nordeste. Portanto não é presença dessas árvores e dessa mata úmida que faz a temperatura baixar. Vocês estão tecnicamente errados. Mais árvores em São Paulo e a cidade vai virar um Ribeirão Preto da vida com aquele calor úmido e abafado do interior.
@HenriqueGarciaCosta7 ай бұрын
@@tsz5868 O clima do interior do Estado é completamente diferente do da capital, muito mais quente por sinal. Boa parte da sensação térmica alta, assim como as enchentes, na cidade de São Paulo são causadas pela falta de áreas verdes O asfalto e o concreto absorvem mais calor e aumentam a temperatura superficial. As árvores impedem esse calor de se acumular nessas áreas e melhoram a absorção da água onde são plantadas
@tsz58687 ай бұрын
@@HenriqueGarciaCosta Tem enchentes no Brasil inteiro e nos lugares em que tem mato, mato e mais mato. Tem enchentes também em outros matagais como a Indonésia e em as enchentes eram um pesadelo dos colonizadores na Autrália. Essa história de que é o concreto e o asfalto que causa enchentes é um mito que é desmentido todos os anos em vários lugares do mundo. O Brasil tem muitos planaltos e o relevo é assim por causa das chuvas. Particularmente a capital paulista tem um relevo totalmente acidentado que torna o uso da bicicleta como meio de transporte coisa para atletas profissionais. Esse relevo é por causa das chuvas que causam enchentes.
@taniavega62999 ай бұрын
Madrid está verde....um intenso trabalho mas valeu.....
@regianesimoni-fox67509 ай бұрын
Nossa! Que projeto fantástico!!! Imagina se isso fosse capaz de ser introduzido em São Paulo e outras grandes cidades do Brasil 🥰🥰🥰
@SaoPauloNasAlturas9 ай бұрын
Obrigado!!! Se puder, manda o video pras amigas!
@vitordelima8 ай бұрын
E durante o vídeo nem comentam sobre bairros de "manos" na França.
@leonardopcbernardes9 ай бұрын
Já disse outras vezes e repito, seu conteúdo é excelente! Se o vídeo tivesse 40 min assistiria tranquilo! 👏🏻👏🏻👏🏻
@mariomend64808 ай бұрын
No caso de um país tropical como o Brasil, vasinhos na rua não minimizam a temperatura nem dão sombra. Temos mais plantas crescendo espontaneamente nas brechas das calçadas do que eles tem com todos estes vasos. No caso das cidades brasileiros o grande problema é a fiação exposta e excessiva que impede o plantio de árvores.
@thalesrossi01Күн бұрын
Fiação exposta, cultura dos muros devido a negligência pública com a segurança pública, desdém da importância da calçadas enxergando como parte dos terrenos privados... o próprio muro diminui a circulação do ar.
@matcelinautagawa51539 ай бұрын
Adoro assistir são Paulo nas alturas , sempre muito interessante.
@Gabriel-uh4ek9 ай бұрын
Em Belo Horizonte -MG, está acontecendo o inverso! Muitas arvores foram cortadas, muitas áreas verdes com grama deram lugar a muros nas rodovias... O progresso por aqui segue sendo o contrario infelizmente.
@TVINCONSERT9 ай бұрын
Para mim, nesse sentido, o projeto mais espetacular foi o realizado em Medellin! Espetáculo, um exemplo tão perto.
@matheusmenes52359 ай бұрын
E quem não quer ficar mais verde? Excelente pergunta, Raul. Moro em São Carlos, no interior paulista. Aqui, infelizmente, boa parte da população só pensa em morar em condomínios fechados, longe do centro, em casas com muitos aparelhos de ar-condicionado. As árvores são vistas como inimigas do progresso e que trazem estragos nos temporais cada vez mais devastadores que as mudanças climáticas trouxeram. O caminho aqui será muito longo…
@carmiloimoveis33149 ай бұрын
Por aqui se falou em IPTU Verde um tempo atrás para dar desconto em edificações sustentáveis, mas parece que não rolou. No nosso prédio começamos a cobrir a laje com plantas e ficou bem legal. Na calçada é mais complicado, tivemos muitas mudas destruídas ou furtadas antes de conseguir fazer um jardinzinho na frente do prédio e sempre dá problema.
@regianesimoni-fox67509 ай бұрын
Eu acredito, meu cunhado plantou dois coqueiros na frente da Oficina dele e foram roubados duas vezes!!! E acredite as câmeras depois mostram que era uma senhora!!! Um senhora que conseguia derrubar no meio da noite só com as mãos e levava arrastando pela rua pra casa dela. Eles acharam os coqueiros, acho que a senhora tinha alguma condição mental né? Então pra levar mudas de plantas são segundos né?😢
@thalesrossi01Күн бұрын
Justamente porque não é um movimento coletivo infelizmente, assim como se alguém derrubar um muro dentre outras 1000 casas essa pessoa se tornará alvo
@thythyli9 ай бұрын
Raul! Vc podia falar sobre os jardins de chuva e florestas de bolso que tem sido feitos aqui em São Paulo.
@luizfelippereis10019 ай бұрын
Buenos Aires tem feito algo parecido. Fui início de 2023 e agora em 2024 e de lá pra cá a cidade recebeu inúmeros canteiros com flores. Um charme.
@rodrigocunha35749 ай бұрын
Nobre kamarada Raul(permita-me assim chamá-lo. rs), sou admirador do seu trabalho e tô sempre na expectativa de um vídeo sobre a arquitetura brutalista. Parabéns demais pelo empenho, pesquisa e dedicação! Abç frt
@arletedosanjosgrespan75119 ай бұрын
Que legal! Toda iniciativa verde é muito bem vinda!
@tacianaassuncao77179 ай бұрын
Você simplesmente é um gênio da arquitetura! Iremos ao lançamento do seu livro
@sidneyteixeirajr9 ай бұрын
Algo tão simples que não exige perda importante de espaço... E tão necessário nesses tempos de agravamento dos fenômenos climáticos, principalmente chuvas intensas no Sudeste... Aqui, em Rio de Janeiro e em São Paulo, poderíamos investir muito mais em jardins de chuva, aumentando a permeabilidade. No Rio de Janeiro, onde posso falar melhor, a Fundação Parques e Jardins é cada vez mais desmantelada... Enfim, de qualquer forma, temos alguns exemplos de algumas iniciativas interessantes, inclusive aí na Capital de São Paulo (Floresta de Bolso no Largo da Batata).
@ezefer8 ай бұрын
Permeabilidade do piso deve ser o objetivo, sem isso vasos serão levados pelas águas das chuvas, quando não ficarem submergidos nelas. Enterrar fios e plantar árvores, essa sem dúvida será a melhor solução natural. Se cada residência adotar uma árvore (1m2 mínimo) de permeabilidade teremos milhões de metros quadrados com as árvores conduzindo as águas direto para o solo... Mas como sempre, só vira prioridade quando a água bate na b...
@kauevampiro71869 ай бұрын
É tão bom ver natureza em meio a urbanização. Triste aqui nos trópicos ainda ocuparmos nossas ruas apenas com carros e asfalto.
@arquitetobenycoelho9 ай бұрын
Será que daria certo aqui? Vandalismo é terrível no Brasil.
@fabianofigueiredo11809 ай бұрын
Raul, ainda não vi todos os seus vídeos, estou chegando agora. Minha sugestão seria mostrar o projeto da nova estação Santa Marina linha laranja, um projeto péssimo onde já foi cortada mais de 100 árvores para construção de uma passarela.. uma linda praça desapareceu, apenas para mostra uma obra que ganha votos, pois se tivesse feito enterrado como varais estações da Paulista, não atrairia votos
@penelope5289 ай бұрын
👏🏼👏🏼👏🏼
@alexandrinobruno9 ай бұрын
Obrigado..!!
@hpedro35129 ай бұрын
👏👏👏
@diegogaspar31419 ай бұрын
Excelente. No Brasil, o verde estaria presente na maioria dos condôminos horizontais? Esta no planejamento imobiliário? Uma curiosidade.
@pedromangue22959 ай бұрын
Medida simples, essa dos vasos, que seria facilmente aceita nas periferias secas de São Paulo.
@sergios.86905 ай бұрын
Lugano- Suiça, há um lago, que não tem marginal de carros, msd casas, kilometros de casas sem carro e passagem cheia de vasos em volta da margem. Ai se pode usar a palavra bucólica.
@MatheusCayresdeMello9 ай бұрын
Falou tudo: isso é o que acontece quando se confia nos cidadãos! Aqui no Brasil os cidadãos acham que o governo precisa assumir tudo, e no fim não temos nada em troca. É dificil viver em comunidade, eu mesmo queria plantar nos canteiros do condomínio onde moro, mas vejo tanta gente pisando nos gramados que não confiaria de plantar nada neles
@josemedrado59789 ай бұрын
Salvador/BA não quer...está trocando áreas verdes por vias elevadas 😢😢😢😢😢.
@rafac73849 ай бұрын
Mas isso seria efetivo em São Paulo? A cidade adotar um novo estilo arquitetônico "verde", com mais plantas nos prédios?
@kevinjonasalvares6 ай бұрын
Em SP, é muito concreto, pra ser mais efetivo, tem que criar áreas gramadas com árvores de verdade.
@fabianosouza71999 ай бұрын
Imagine, Raul. Se deixarmos pra que os cidadãos tomem conta de suas praças, áreas ajardinadas, áreas públicas. De quem o poder público vai cobrar os x% nos contratos de 'benfeitorias'?
@jovicepo4 ай бұрын
O documentário do Street Films tem disponível inteiro em algum lugar?
@rogerio49859 ай бұрын
Pequenas soluções que somadas produzem um efeito notável na cidade. São Paulo está começando timidamente a implantar pequenas soluções como jardins de chuva e calçadas permeáveis. É pouco mas já é alguma coisa. Não é fácil mudar a mentalidade do concreto
@miriamzagatto22058 ай бұрын
Um tanto cética quanto à implantação de algo similar aqui em SP, Os canteiros e praças que já temos, e que são poucos, são mal cuidados, inclusive pela população. Temos um enorme trabalho de educação, quase um enxugar gelo, com o lixo nas ruas. É desanimador ver a nossa relação com o lixo.
@mauricioavanzi34029 ай бұрын
Pois é, enquanto isso, São Paulo abre licitação para a ampliação da Marginal Pinheiros, cuja obra deve trucidar uma imensa, literalmente imensa área verde que ainda nos resta.
@liabarrosk9 ай бұрын
Eu moro em frente a uma praça, sabemos que é proibido pela prefeitura plantar qualquer coisa nela sem autorização. Quem já tentou, teve a muda arrancada por um vizinho.
@Ballistic-vn6em9 ай бұрын
Onde eu moro, as pessoas ODEIAM árvores. Não podem ver uma árvore na frente de casa que vão lá e cortam porque "as árvores sujam a rua com folhas". Depois essas mesmas pessoas reclamam do calor insuportável.
@muriloperez15997 ай бұрын
Porto Alegre e BH são cidades bem arborizadas no Brasil ...
@marciofabiano53949 ай бұрын
Creio que nosso país tem as cidades mais verdes do mundo
@gabrielsilva-pl3dx9 ай бұрын
🤡
@gabrielsilva-pl3dx9 ай бұрын
Com certeza São Paulo e salvador não são essas cidades
@caioxalves9 ай бұрын
Prefeitura de Fortaleza faz algo parecido.
@veloso37267 ай бұрын
Ok
@kevinjonasalvares6 ай бұрын
Dps da França, Inglaterra, Portugal, Espanha... devastar.e explorar suas florestas, e as florestas das suas ex colônias nas Américas e África, acham que fazer canteirinhos com florzinha, e minis árvores em Paris, vai salvar o clima.
@Simstiger9 ай бұрын
o que acontece se a pessoa falecer?
@feliperogerionunesdeolivei97959 ай бұрын
Eu soube que a França está passando por uma grande crise econômica. Como as cidades francesas estão reagindo em meio a essa turbulência?
@_guiborg9 ай бұрын
e BH indo na contramão do mundo
@renatoalceuamaranti40678 ай бұрын
São Paulo bem que poderia ir na onda, mas infelizmente a CRACOLANDIA não deixa, os prefeitos e governadores NAO RESOLVEM.
@matheusbertelli9 ай бұрын
Pode ser bem radical mas se o governo obrigar a todos os donos de casa e prédio a terem uma árvore na frente de suas casas, em alguns anos teríamos um verde gigantesco.
@naty_flesch9 ай бұрын
Eu fui pra Paris ano passado e achei bem verde, mas eh a cidade mais chata e subestimada da Europa
@muriloperez15997 ай бұрын
Chata ?
@andersonsccp74898 ай бұрын
Paris mais verde ok Mas também mais pobre com a criminalidade aumentando.
@ttrs169 ай бұрын
Paris, a cidade mais superestimada do mundo! 😂
@muriloperez15998 ай бұрын
A mais linda, disparado. Óbvio que tem problemas, mas é espetacular.