APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas! www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
@urielsilvaribeiro Жыл бұрын
Entendi
@patrickalmeida7605 Жыл бұрын
13:31 cara eu amo a sua explosividade e criatividade explontania kkkkkkk
@listmork Жыл бұрын
entendi
@caltamoio6705 Жыл бұрын
Sim, comente mais sobre essa série. Por favor.
@otartaro1 Жыл бұрын
3, 2 ,1 pra sair Cidades Obscuras do Schuiten e Peeters no Brasil( pipoca e Nanquim? Figura? Companhia? ) O Alexandre já cantou várias pedras...é realmente muito profeta ou muito influente.
@AderbalPassando Жыл бұрын
Entendi. No meu caso, sou autista, Asperger, e o problema de comunicação me acompanha há anos e só recentemente descobri isso. Basicamente sua encenação de casal brigando acontece comigo muitas vezes e é com as pessoas em geral. Sempre me acham frio e distante ou ranzinza e estressado quando falo... e isso muda totalmente a recepção do que digo. As pessoas já se indispoem previamente a querer me entender. Então tenho opiniões ignoradas, decisões consideradas autoritárias e falta de tato social porque não "douro a pílula". Eu vivo nesse inferno onde as pessoas consideram o que eu falo uma afronta ao ego. E o que atrapalha é que adoro um palavrão também... aí ferra tudo. E diferente de você, não sou sexy... Então quando o cara é feio, a má vontade impera.
@hgkoba4276 Жыл бұрын
Então você está preso a sua situação? Não consegue flexibilizar sua persona social? Força aí.
@porondeandajao Жыл бұрын
Essa parte do enlouquecimento através do isolamento em uma função que perde o seu propósito me lembrou do livro Deserto dos Tártaros.
@PedroHenrique-hz6bc Жыл бұрын
A cena do casal brigando foi muito boa. Faça mais, Linck, faça mais!
@vanelaozao Жыл бұрын
Sobre esse pesadelo, lembrei do comediante Afonso Padilha que falou algumas vezes sobre ter pesadelos recorrentes onde tudo oq ele conquistou foi um sonho e ele acorda pobre igual já foi um dia. (ri de nervoso) Enfim, acho mega sensacional quando um desenhista com expertise em uma área - como esse que estuda tanto a arquitetura - se aventura em trabalhar em uma mídia diferente, é sempre uma mistura que dá num resultado inspirador e original.
@jojocosmico67496 ай бұрын
As artes das prisões do Giovanni Battista me lembraram muito as arquiteturas em Berserk...
@pedrochagas8923 Жыл бұрын
Acho que vc fazer uma relação entre cidades invisíveis do Calvino e essa série de quadrinhos ia ser daora
@otartaro1 Жыл бұрын
3, 2 ,1 pra sair Cidades Obscuras do Schuiten e Peeters no Brasil( pipoca e Nanquim? Figura? Companhia? ) O Alexandre já cantou várias pedras...é realmente muito profeta ou muito influente.
@eduardoreis7147 Жыл бұрын
Ótimo vídeo. Comunicação é entender, chegar a um significado dado por outro. No fundo é ter a epifania da compreensão plena do outro. Como seres humanos tentamos obstinadamente entender, dar significado às coisas. Existe um mal-estar tremendo quando não entendemos algo, assim, muitas vezes inventamos significado para as coisas, como por exemplo as religiões fazem. A verdade é que a vida não tem significado e isso causa angústia. Vivemos muitas vezes no "automático" para evitar esses confrontos existenciais, mas nem sempre conseguimos.
@MarceloAntonioCGFLeme Жыл бұрын
Com certeza, ao menos eu quero mais vídeos de Cidades Obscuras kkkk podia ter uma série do QNS sobre essa série de quadrinhos, no tempo e na ordem que possível for para você! E sobre religião, eu acho que MONSTRESS tem uma discussão bem interessante sobre religião que pode ser muito proveitoso. SPOILER: podemos até, no dilema da protagonista, pensar a respeito da "fome" de absorver tudo ao seu redor que certas religiões tem e da luta contra a despersonalização daqueles que tem uma dentro de sí
@PiterMorbid Жыл бұрын
Adorei. Voto por mais cidades obscuras no canal! Um que tem uma tese interessante é A Febre de Urbicanda. Ele elabora de modo fascinante como a configuração do espaço influencia nas relações sociais.
@tecioantoniodossantos7924 Жыл бұрын
Como estudante de engenharia e arquitetura e aficionado por história e mitos, achei interessante o quadrinho, gostaria de saber mais sobre essa série Cidades Obscuras.
@eduardomoreira9811 Жыл бұрын
Tenho que dizer, essas músicas que estão acompanhando o vídeo trouxeram uma ambientação fenomenal junto das imagens e da sua fala, parabéns!!! A imersão ficou muito boa
@bryanbauch Жыл бұрын
O editor da Figura deixou escapar na live do 2quadrinhos q as editoras estavam brigando pelos direitos dessa série e q alguma provavelmente já tinha fechado, pra quem quiser ver foi na última live sobre a pré venda do Toppi nos últimos dez minutos da live, eu acho
@41.4D Жыл бұрын
1:29:34, mais especificamente
@LeonardoMoreira_ Жыл бұрын
Simplesmente incrível, esse sentimento eu sinto corriqueiramente pois minha esposa é japonesa, as vezes ainda a barreira da fala acontece, nos comunicamos em inglês ou seja ambos não em seus idiomas maternos, e cultural diversas vezes, e a angústia que sinto com isso é absurda, chega a ser hilário hahaha Ótimo vídeo, como sempre.
@FagnerAlves Жыл бұрын
Curiosamente, estou no meio da produção de um episódio de podcast sobre a Torre de Babel e sua referência ao fim da escrita cuneiforme. Coincidência incrível.
@FagnerAlves Жыл бұрын
Søren Kierkegaard escreveu que, todas as eras de destaque têm sua própria versão do mito do Fausto.
@Sk-ud9uy Жыл бұрын
Se eu puder recomendar trabalhos que se seguem nesses mesmos temas, estes com certeza seriam os vídeos "Gaming's harshest architecture: NaissanceE and alienation", "The Soul of a Library", e"The architecture of Fumito Ueda". Todos de Jacob Geller, acabam até utilizando-se de mesmas referências, como: carceri d'invenzione. Uma referência em um dos vídeos recomendados que pode interessar é o manga "Blame!", que mistura a premissa da torre de Babel com um pouco de ficção científica. Uma leitura no mínimo interessante. Eu entendi!👍
@mrTakaranomuro Жыл бұрын
A briga de casal foi ótima
@Boris.Becker. Жыл бұрын
Mas esse foi um quadrinho maravilhosamente bem escolhido, bem escrito e bem desenhado. Vídeo da Hora 🐲
@fujiwara2137 Жыл бұрын
O fato de não existir a comunicação, me lembra a fenomenologia que tem uma certo momento da intersubjetividade. A importante mudança do objeto ser subjetivo na percepção e descrição própria do sujeito sobre determinado fenômeno vivido, era outra maneira de análise realista ao mundo para que sujeito deixasse como ser humano para seus papéis. A linguagem ser considerada parte da intersubjetividade, pois não é própria e individual do sujeito, construída por sujeitos e suas relações entre si, os estilos de comportamento para ser incluídos no mundo hodierno, a comunicação é um fenômeno de idéias e pensamentos de cada indivíduo para o outro de maneiras diferentes, visto como Fenomenologia não ser uma teoria do sujeito individual, e sim, da relação deste com outro, deste com o mundo e como vivenciou, como adquiriu na experiência originária. O vídeo me lembrou disto, e ótimo vídeo.
@Mussoi7000 Жыл бұрын
essa é uma das melhores obras q vc já apresentou no canal
@johnnymarvel4116 Жыл бұрын
Lembrei de Doutor Estranho: Shamballa, li a muito tempo e a memória pode me trapacear, mas pelo que recordo, o Estranho passa boa parte do tempo sozinho, tentando desvendar um mistério deixado pelo antigo mestre, onde ele acaba indo a um lugar afastado, enorme e repleto de segredos, no final da história fica uma sensação estranha, pois não dá pra saber se o Estranho conseguiu ou não o que queria. Ou pelo menos é o que eu entendi de uma história que li a mais 10 anos atrás.
@niggazaire4926 Жыл бұрын
👊🏿
@LucasDaniel-yj9zv Жыл бұрын
Sim, eu entendi! E concordo plenamente que é difícil nos fazer entendidos no mundo de hoje, inclusive quando as emoções estão afloradas, pois é aí que ninguém entende ninguém, mesmo quando buscamos nos fazemos ser entendido ao máximo, afim de evitar até mesmo esses conflitos desnecessários! Literalmente seu vídeo lavou minha alma quanto a forma de pensar e de se comunicar do ser humano. Já havia pensado várias vezes sobre isso e desta forma que foi abordada, porém nunca tinha visto alguém debater sobre e a analogia deste quadrinho me fez refletir mais ainda sobre a comunicação. Algo que tento constantemente fazer em minha vida, pois sei da importancia, mas percebo sempre que as pessoas preferem nao compreender ou se fazer do compreendidas nos dias de hoje. Obrigado. E parabéns pelo trabalho.
@marcosdias9496 Жыл бұрын
Eu não tinha captado um terço nem dessas referências, nem dessas interpretações. Sim, continue fazendo vídeos de Cidades Obscura - ajuda muito a entender ou pegar detalhes na série.
@necyification Жыл бұрын
incrivelmente é facil entender a sensação de não ser entendido e se identificar com isso porque é algo que constantemente acontece
@nandoinacio2854 Жыл бұрын
ENTENDI. Adoro o seu canal e sou inscrito há algum tempo, mas assisto sempre vários vídeos seus seguidos e de verdade esse foi o vídeo que mais me transportou para dentro de uma obra. Gostaria de ver mais vídeos com esse tema de história, de narrativa, pois confesso que sou leigo para esse tipo de obra, mas me atrai muito. Obrigado pelo ótimo vídeo e continue sempre. Abraço.
@Major.Nero.Vulpi.001 Жыл бұрын
O terremoto em Portugal foi uma coisa realmente rara e apocalíptica para a época. Aconteceu em um dia de feriado religioso, primeiro veio os tremores terríveis que rasgaram a terra e derrubou casas e igrejas e matou muita gente, daí no meio do desespero e da correria a galera pensou em fugir pro único espaço amplo, a céu aberto e sem construções altas em volta: o porto. Que era muito grande e admirado na época até por outras nações... Só que daí veio a tsunami. Como resultado óbvio matou mais uma porrada de gente e acabou de destruir com o que sobrou do lugar... Aí você pensa, pô agora acabou né? Só que não. Como era dia de comemoração religiosa, nas casas e igrejas e afins a galera tinha o costuma de acender velas para os santos e Jesus e tudo o mais... Como resultado final do desastre o que sobrou de pé literalmente pegou fogo. As casas e as mobilias eram feitas principalmente de madeira, virou tudo lenha pro incêndio... Realmente é de impressionar esse episódio.
@Major.Nero.Vulpi.001 Жыл бұрын
Eu fiquei sabendo desse ocorrido histórico no livro " Boa ventura! " de Lucas Figueiredo. É um livro muito interessante.
@jvflecki Жыл бұрын
Ótimo vídeo! Esperando que essa série saia por aqui logo. Lembrou o romance Piranesi da Susanna Clarke, que mistura essa ideia das prisões do Piranesi com a metafísica de Narnia e conta uma história muito parecida, de um homem preso em um mundo entre construções clássicas e um oceano infinito, obrigado a catalogar a vida nesse espaço fora do mundo.
@alberto_pessoa_professor Жыл бұрын
Uma análise dessas só mostra o quanto podemos aprender com quadrinhos. Muito obrigado por trazer uma série tão interessante!
@joaogabriel-sk4zl Жыл бұрын
Entendi. Trás mais das cidades obscuras professor elas são maravilhosas.
@nilsonstsouza Жыл бұрын
Que o "não entendimento" verbal nos faça caminhar ou abrir caminho para oq sentimos (tipo intuição?) Que a "fixação" na interpretação do que nos acontece passando tudo através da linguagem verbal possa abrir espaço à ação dos sentidos e às outras linguagens ..
@08Karimi Жыл бұрын
Esse foi o primeiro quadrinhos que eu li depois de ter visto um vídeo teu. E caramba, fascinante.
@thslful Жыл бұрын
Comenta aí mais da série. Aproveita e comenta também das obras do Jodorowski, Vendo o vídeo parece bastante com as ideias que o Jodo costuma jogar nos projetos dele
@AndreOliveira-bj4qm Жыл бұрын
Melhor canal de quadrinhos e melhor encenação de briga de casal no KZbin! 🤣❤️
@koztha Жыл бұрын
Essa série merece ser comentada de cabo a rabo, ela é fantástica.
@niltonjardimjunior Жыл бұрын
Essa questão da incomunicabilidade lembra o meu trabalho. Sou professor de história no ensinou fundamental e na eja.
@BINOPINE Жыл бұрын
Entendi, mas só por 2 minutos, daí não entendi mais nada, PORÉM, voltei a entender depois de 1 minuto e por aí vai. Parabéns pelo vídeo, como sempre, perfeito
@pedrodeoliveira8827 Жыл бұрын
Cara, tem que comentar todas essa série. Confesso que depois que assisti o primeiro vídeo que tu fez, enviei para o contato de várias dessas editoras novas pedindo que tragam essa obra completa para cá. Ninguém respondeu
@danielmendes4443 Жыл бұрын
Me lembrei de Jorge Luiz Borges. Fale mais sobre cidades obscuras! Só uma observação: o Brasil não é ocidente, é ocidentalizado.
@matheusgomessoares6180 Жыл бұрын
É mais fácil de considerarem Japão ocidente que nós skks
@danielmendes4443 Жыл бұрын
@@matheusgomessoares6180 concordo!
@RodrigoAlves-rh5fe Жыл бұрын
@@danielmendes4443como assim o Brasil não é do ocidente? Poderia explicar melhor isso?
@RodrigoAlves-rh5fe Жыл бұрын
@@danielmendes4443ficaria muito grato se respondesse.
@danielmendes4443 Жыл бұрын
@@RodrigoAlves-rh5fe caramba Rodrigo, legal por perguntar. Eu achava que o Brasil era um país ocidental por localização geográfica e tb por ser herdeiro da cultura europeia. Mas descobri que a divisão ocidente oriente é uma divisão ideológica e de poder criada pela Europa na época do colonialismo e que nós estamos incluídos fora do ocidente até hoje, pelos europeus e pelos EUA,que pelo poder que tem, ficou dentro. É uma divisão que depois que o colonialismo clássico foi embora, foi herdada pela divisão norte-sul do mundo e antes disso, a divisão primeiro e terceiro mundo da guerra fria
Жыл бұрын
Sim, por favor, traga mais dessa série, creio que entendi boa parte das coisas que dissestes, fiquei deslumbrado com essa hq, espero que alguma editora traga pra nós.
@fe_lipeocostac Жыл бұрын
Vídeo importantíssimo para os dilemas que tenho vivido. Obrigado, compartilharei .
@StationSquareW11 ай бұрын
Tendeu. Zoas, curti o tema e acho que tem muito a ver. Quem tem um projeto (como uma empresa) dedica tudo de si pra crescer, mas a falta de entendimento entre todos só piora com mais gente entrando no projeto
@cronwell Жыл бұрын
Quero me fazer entender pra vc! Seus vídeos são muito necessários! Não encontro nada parecido! Muito obrigado!!!🙏
@ThePallanas Жыл бұрын
Também me interesso por mais vídeos da série!
@anarcoteropode Жыл бұрын
Fiquei muito afim de ler esse quadrinho! Tomara que alguma editora traga ele em breve :)
@candioco Жыл бұрын
Quero que fale mais mais de linguagem!!! É uma área fascinante. Ótimo video!
@marciosantos6962 Жыл бұрын
Esse foi o primeiro quadrinhos apresentado nesse canal que fiquei interessado em ler. Parece belo. Por favor, comente mais sobre as outras histórias dessa série.
@kronsjdr Жыл бұрын
Quero muito ler esse quadrinho.
@Michael-vu2zp Жыл бұрын
poucos canais me trazem uma reflexão durante o dia obrigado
@rafaelvallew3 Жыл бұрын
O tema fez lembrar um conto que escrevi quando estava no auge do isolamento gerado pela pandemia.
@allanrodrigues1105 Жыл бұрын
Eu me lembrei muito do Castelo do Kafka, tem essa pegada labiríntica e um inspetor também. Também queria pedir, por favor!!! fale de A Menina do Outro Lado. Achei uma piração sobre a morte e os mundos espirituais
@41.4D Жыл бұрын
De longe, um dos meus vídeos favoritos do canal. Uou!
@ivyjmarinho Жыл бұрын
Excelente série. Comente mais, Prof. Fiquei encantado com os temas e com a arte. O vídeo também ficou muito bom. Depois das tentativas de comunicação e amor nada sobrará.
@sarafernand Жыл бұрын
Seria muito legal saber mais sobre essa série. E tbem sobre mitologia 🥰
@bonner0763 Жыл бұрын
Na intro do video, quando você disse que ao falar ninguém o entende. Parecia o meu primeiro dia lecionando matemática na educação de SP no noturno.
@emoliv76 Жыл бұрын
Sugiro que você aborde a intersecção dos quadrinhos dessa série com filmes, musicas, livros infantis, documentários, guias de viagem e etc.
@hitchcoca Жыл бұрын
Uma vez recebi uma notificação de resposta sobre algo q respondi no FB, não lembro, tem muitos anos isso. Quando fui ver, alguém me dando maior chamada! Aí fui ler o q escrevi e o post e vi que não tinha nada a ver uma coisa com a outra. Meio que queimei largada. Eu comecei a ler umas palavras e interpretei um negócio aleatório na minha cabeça, não sei como. Desde então eu entendi que mesmo que eu pense que entenda, talvez não tenha entendido nada
@MarcosRodriguesPsicologo Жыл бұрын
Cara, adoro seu canal! Quero tudo o que você falou pra eu falar que quero, mas não lembro mais pra digitar aqui!!!
@gabriza66 Жыл бұрын
Conheci por acaso o canal e tô amando
@giulyanoviniciussanssilva2947 Жыл бұрын
Sempre pensei na galera da Torre de Babel criando uma língua de sinais para terminar a torre. Enfim belo quadrinho qualquer "obra" que a arte remete as ilustrações do Gustave Dore e de outros artistas similares tem o meu fascínio.
@gabrielmatos7730 Жыл бұрын
Quando sai um novo vídeo falando sobre Friedrich Nietzsche?
@CelestialArrogancia Жыл бұрын
13:30 você falou com bastante propriedade 🤣
@igorcaramaschi8098 Жыл бұрын
Entendi, comente mais sobre a série
@anaquinteiros2 ай бұрын
Muito bomm, continua ! Inclusive o do Borges
@manuellyra3522 Жыл бұрын
Link atuando me fez rir 😂😂😂😂😂
@IvanNeryCardoso Жыл бұрын
Tô doido pra ler esa série, espero que alguma editora lance por aqui logo!
@brunocaldas8847 Жыл бұрын
Pô Link depois dessa faz um vídeo sobre o mangá Blame, fala muito sobre esse tipo de ''terror arquitetônico'' daria uma ótima resenha
@Luis.Perez. Жыл бұрын
Entendi, compreendi e assimilei. Aulas... 👏
@henriquecarvalho880 Жыл бұрын
Aquela dose semanal gostosa de desespero existencial quando o linck só chega na sua cara e manda "e vc acha que consegue entender as pessoas? Pois é PENSOU ERRADO!"
@ThePallanas Жыл бұрын
Muito bom o tema da obra! 👍🏽
@emersonpenerari Жыл бұрын
Entendi! Péra um poco... entendi foi nada, rsrsrs...! Fiquei curioso, não conhecia essas obras e pirei principalmente por servir como um tratado sobre arquitetura, um dos assuntos que mais me interessa (outro assunto que me fascina é justamente a filologia, já fiz parte do Conselho Branco, que estudava as obras de Tolkien, muito antes dos filmes do Peter Jackson). Torcendo para a Figura, a Comic Zone ou a Pipoca e Nanquim se interessarem em adquirir os direitos. Obrigado por apresentar essa edição magnífica, Alexandre. E, se quiser comentar as outras edições, agradeço de antemão!
@christianbarros3118 Жыл бұрын
Já quero essa saga toda no canal
@hazok4351 Жыл бұрын
Cara, muito legal seu conteúdo. Eu não consigo parar de ver seus vídeos, hehe. Você gosta de Avatar? O desenho da Nick, que tem umas graphic novels seguindo as histórias depois do final... Oq vc não traz pra discussão a sequência de quadrinhos The Rift ou North and South, ou até a primeira, a The Promise, que têm umas ideias legais sobre tradição vs progresso, recuperação e identidade pós colonialismo, etc.? Acho que a mais legal de todas é The Search, da busca do Zuko pela mãe, mas essas outras são mais nos temas que vc aborda
@samueljosias8279 Жыл бұрын
Quero mais quadrinhos sobre linguagem tbm
@antoniocunha3912 Жыл бұрын
Manda ver, Professor. É só escolher todas as alternaivas que tá de boa!
@ElTomatoEAFan Жыл бұрын
Esperando ansiosamente o momento em que você vai falar sobre Aurora nas Sombras…
@gabrielfraga1742 Жыл бұрын
Tem um excelente livro chamado piranesi também
@MTd2 Жыл бұрын
É parecido com Blame! de Tsutomu Nihei, que é arquiteto por formação. É muito parecido!! Já leu?
@leonardodeangeloferreira4921 Жыл бұрын
Me fez lembrar mais "O Castelo" de Kafka
@MatheusCoelhohc Жыл бұрын
Na parte que tu comenta dos teus sonhos Alexandre, a descrição me lembrou do clipe da música daydreaming do radiohead
@May8Day Жыл бұрын
Vendo isso agora eu lembrei da série que saiu esses tempos, Silo da Apple+
@lucas_zampar Жыл бұрын
Entendi. Quer dizer, mais ou menos. Mas, muito bom. Deu vontade de ler e apreciar o desenho.
@AndreBossan Жыл бұрын
Cara, adorei este vídeo. Continue esbrandando estoves desta vardioria.
@felipebatista7469 Жыл бұрын
Grande sarjeta! ARRASOU!
@gabrielartur8205 Жыл бұрын
Me parece muito q o quadrinho tb tenta passa uma espécie de busca pela "verdade", ou o esclarecimento. Mostrando que é impossível alcançar essa verdade fora de nós mesmos, pq pra isso vc teríamos q entender o nosso redor, e o nosso redor é um edifício sem uma lógica aparente.
@denilsonguilhermino2942 Жыл бұрын
Lembrou Kafka....bem interessante.
@TheRhavs11 ай бұрын
Nossa, vc já fui stink bomb do Otomo, Linck? Lembrei demais pela descrição da hq
@felipeferreira3517 Жыл бұрын
Entendi! Tão pouco sei, que nada entendi. Tamanha é a confusão que paira sobre esser ser, que por não ser entendido, ficará assim por sem entender.
@willssilva Жыл бұрын
tem que fazer um vídeo para a obra inteira
@JacaRJ Жыл бұрын
Isso é real, uma vez estava sozinho com outras 5 pessoas que se comunicavam por Libras, me senti como um alien pois nem eles me entenderiam e muito menos eu os entendia
@KarmaTorino Жыл бұрын
Quase nos 100k hein Linck
@GiPelagio Жыл бұрын
mais vídeos sobre Cidades Obscuras, por favor!
@EricMSouza Жыл бұрын
Que quadrinho incrível!
@Mysticraven100 Жыл бұрын
Me lembrou um pouquinho, mas só um cadim mesmo, do livro Piranesi, da Suzanna Clarke
@diegoalves348 ай бұрын
Adoraria ver vc falando sobre a epopéia de Gilgamesh.
@tarcisioeumesmo9840 Жыл бұрын
Não entendi mas gostei, show de bola!!!
@edsonkock6052 Жыл бұрын
Cadê a sua editora para lançar esses quadrinhos maravilhosos ?
@leonardosantiagodesouza3921 Жыл бұрын
essas ilustrações do Giovanni estão presentes na arquitetura de Darksouls
@crismcpol Жыл бұрын
fale de sua coleção de quadrinhos
@AnalyticSort Жыл бұрын
Stanislaw Lem, o autor de Solaris, ativamente escreveu sobre essa questão da incomunicabilidade, principalmente nas suas histórias pessimistas. Acho a análise de qualquer uma dessas histórias renderia muita discussão, seja o próprio Solaris ou outros romances dele.