Рет қаралды 169,099
Como o Rei Davi morreu?
Davi foi o segundo rei de Israel. Ele era um rei justo, um poeta, músico e um guerreiro aclamado. O rei Davi , também é famoso por compor os salmos contidos no livro bíblico dos Salmos.
O reinado de Davi sobre Judá é datado de 1010 a.C. a 1002 a.C., enquanto que sobre Israel é 1002 a.C. a 970 a.C.
Davi era o filho mais novo de Jessé, e passou a maior parte de seus primeiros anos como pastor. Ele nasceu na terra de Judá, em Belém.
A história de Davi está ligada historicamente às tradições e crenças judaicas, então se torna muito difícil separar o real dos elementos lendários.
Sua história, que foi passada ao longo dos tempos, diz que Deus apareceu ao profeta Samuel e ordenou que ele fosse a Belém e especificamente à casa de Jessé. Lá, Deus mostraria a Samuel o futuro Rei de Israel. Depois disso, Samuel deveria ungir o rei escolhido. Samuel foi a Belém e informou Jessé sobre sua missão. Jessé nunca pensou que Davi seria considerado rei e, portanto, disse a seus outros 7 filhos que passassem diante de Samuel. No entanto, Samuel o informou que Deus não escolheu nenhum deles.
Ele, portanto, perguntou a Jessé se ele tinha algum outro filho. Jessé disse a ele que o mais novo era um menino pequeno que cuidava de ovelhas. Samuel ordenou que Davi fosse trazido à sua presença. Quando Davi veio, Deus falou com Samuel e lhe disse para ungir Davi como o futuro rei de Israel.
Depois de vencer esta batalha, o rei Saul decidiu manter Davi permanentemente em suas tropas. Ele também ofereceu sua filha mais nova, chamada Mical, para se tornar a esposa de Davi. Isso fez de Davi seu genro. Daquele momento em diante, Davi e o filho de Saul, Jônatas, tornaram-se grandes amigos. O rei enviava Davi em expedições militares de tempos em tempos e era bem-sucedido o tempo todo.
Depois de algum tempo, o rei Aquis foi para a batalha contra os israelitas, liderados pelo rei Saul. Os filisteus não confiavam na lealdade de Davi para com eles, e decidiram isentá-lo da guerra. A batalha aconteceu no monte Gilboa, onde os filisteus conseguiram matar Saul e seu filho Jônatas.
Davi continuou a vencer muitas batalhas, inclusive aquela em que conquistou a fortaleza jebusita, e fez dela sua capital. Um dia, Davi cometeu adultério com a esposa de Urias, Bate-Seba. Bate-Seba engravidou e Davi ficou muito preocupado. Davi enviou Urias para uma batalha e instruiu seu exército a abandonar Urias no campo de batalha. Urias morreu na batalha e mais tarde Davi se casou com Bate-Seba.
Deus enviou o profeta Natã a Davi para lhe dizer que não estava feliz com o que havia feito a Urias e que haveria consequências para essas ações. Depois que Bate-Seba deu à luz, a criança ficou muito doente e morreu no sétimo dia. Ao contrário da expectativa de muitos, Davi se alegrou e festejou após a morte da criança. Absalão, filho de Davi, rebelou-se contra seu pai e partiu para a batalha em Efraim. Infelizmente, ele foi morto por um dos generais de Davi. Davi não se alegrou com a vitória, ao contrário, ele foi abalado pela tristeza. Para Davi, ele teria preferido morrer em vez de Absalão.
O rei Davi reinou sobre Israel até quando ficou velho e acamado. Depois de ficar acamado, seu filho sobrevivente mais velho, Adonias, declarou-se rei. Embora Adonias fosse o herdeiro natural de Davi, Bate-Seba e o profeta Natã temiam que ele os matasse; e eles imploraram a Davi que declarasse Salomão como seu sucessor. Salomão era filho de Bate-Seba. Seus planos deram certo e Salomão foi ungido rei de Israel. Antes de sua morte, Davi pediu para Salomão que matasse seus inimigos mais antigos. Davi também fez Salomão jurar que a linhagem de Davi e Salomão se tornaria a herdeira do trono de Judá para sempre. Davi morreu em 970 a.C, depois de governar Israel por 40 anos.
Devido ao tempo e às poucas informações existentes, as causas exatas da morte do rei Davi, são um mistério.
No entanto, em um salmo atribuído a Davi (Salmo 31), ele pede a Deus para ter misericórdia dele em seu "dia da angústia", o que sugere que ele pode ter passado por uma doença ou sofrimento antes de sua morte.
Há também uma tradição judaica que diz que Davi morreu de uma doença respiratória, mas essa informação não é mencionada na Bíblia.
No geral, a causa exata da morte do Rei Davi é desconhecida e permanece um mistério.
Até a idade exata de Davi, na época de sua morte, não é registrada na Bíblia, então não podemos ter certeza de quantos anos ele tinha quando morreu. Porém acredita-se que ele teria cerca de 70 anos quando veio a falecer.
Davi entrou para a história como um líder militar e político, poeta e músico, e como figura-chave na história da salvação do povo de Israel.
E foi assim que o Rei Davi morreu.
Se você gostou deixe seu comentário e inscreva-se no canal!!
Até o próximo vídeo