Рет қаралды 1,352,191
A pitaia ou pitaya é fruto de um cacto natural de climas tropicais e subtropicais, que produz um fruto bizarro que pela sua aparência também é conhecido como 'Dragon fruit' ou fruto do Dragão. É adocicado e geralmente vermelho, sua casca possui uma textura que lembra escamas e por isso é chamada de fruta do dragão.
Embora esta fruta seja sensível à temperaturas baixas, você também pode plantá-la dentro de casa, em vasos. Ela também é uma ótima fruta para se plantar num pomar, sem falar nos inúmeros benefícios da pitaia para a sua saúde.
Passos a seguir:
1 - Em primeiro lugar, prepare um recipiente para receber as sementes, que podem ser compradas em lojas online ou em algumas lojas de jardim e sementes. Não sei dizer exatamente qual a raridade dessa semente mas em todo o caso, na internet se acha de tudo.
O vaso deve possuir ao menos 40 cm de profundidade e ter um diâmetro de uma palma e meia, no mínimo. Cascalhos ou cacos de telha cobertos com uma fina camada de areia no fundo do vaso ajudarão a dar maior vazão à água. Depois disso você pode preencher com terra.
2 - Coloque algumas sementes no vaso com espaço de 2,5 cm entre cada uma delas. Cubra com 2 cm de terra aproximadamente e regue, só até deixar a terra úmida. Nesta etapa você pode colocar um pano ou pedaço de filme plástico sobre o vaso para ajudar a manter a umidade e estimular as sementes, retire-o assim que for possível ver os primeiros brotos.
A germinação ocorre num intervalo entre oito e quatorze dias.
3 - A planta da pitaia deve ficar sobre luz solar direta, o máximo possível mesmo que tenha plantado dentro de casa, desta forma ela deve ficar em uma janela onde ela possa receber ao menos 8 horas de sol por dia.
4 - Você pode regar a planta duas vezes por semana sempre mantendo o solo úmido mas sem encharcar, lembrando que devem ficar apenas uma muda por vaso, quando elas alcançarem cerca de 8 cm você deve deixar apenas aquela que melhor se desenvolveu, arrancando as outras ou, se achar melhor, pode plantá-las em outros vasos.
5 - Para a fertilização você pode usar adubo orgânico, casca de ovo moída e depositada em volta do broto principal (esta só durante os primeiros meses de cultivo) e adubos ricos em magnésio.
6 - Nesta etapa você deve escolher entre plantá-la de forma samambaia ou usar apoio de estacas e amarras. Esta planta cresce de forma que suas folhas ficam despejadas e você deve escolher entre deixá-la em um local alto para que suas folhas não fiquem no chão ou usar uma estaca e amarras.
A estaca pode ser de bambu e deve ser inserida proximamente à planta, isto quando a pitaia já alcançou os seus 15 cm de altura. As amarras podem ser feitas com barbante, de preferência grosso, e devem ficar frouxas para não machucar a planta. Conforme ela for crescendo faça novas amarras. A pitaia pode alcançar uma altura de até 6 metros, você pode mantê-la num vaso pequeno mas o recomendado é realizar o transplante para o quintal, uma hora ou outra.
7 - Esta planta produz as suas flores durante a noite e é através dessas flores que nascerão os seus frutos. Este cacto pode levar de 3 a 5 anos para produzir seus frutos, vale a pena manter mais de uma planta em casa para uma maior produção, se bem que, quando começar a produzir, um cacto já será suficiente para abastecer você e sua família com o seu delicioso fruto.
visite: minhasfrutas.b...