COMO UMA CRIANÇA LIDA COM O LUTO? | Histórias para ouvir lavando louça

  Рет қаралды 8,275

ter.a.pia

ter.a.pia

4 ай бұрын

O Lucas perdeu o pai quando tinha somente 3 anos de idade. Geralmente, os adultos acreditam que as crianças muito pequenas não entendem a morte, mas neste episódio, o Lucas reflete como a perda foi sentida instantaneamente e como a ausência o afetou ao longo dos anos.
Os pais do Lucas são de Caicó, uma cidade no interior do Rio Grande do Norte. Ao terem a intenção de construírem uma vida juntos, os dois se mudaram para a capital em busca de novas oportunidades.
Eles trabalhavam como comerciantes na capital, vendendo pastéis e alguns outros produtos regionais do interior. O pai do Lucas sempre fazia viagens ao interior para buscar suplementos e, em uma dessas viagens, ele sofreu um acidente fatal de trânsito.
O carro em que ele estava colidiu com outro veículo e o pai faleceu quando estava no hospital. A morte do pai do Lucas foi repentina e extremamente sentida por todos os seus familiares.
Com o passar dos anos, o Lucas passou a ter alguns comportamentos que eram considerados "estranhos" por algumas pessoas. Por exemplo, ele procurava estar sempre próximo da mãe e chorava com muita intensidade quando ela não estava por perto.
A angústia que ele sentia era muito forte e o acompanhava em qualquer lugar. Ou seja, apesar dele não ter conseguido colocar em palavras todo o desespero que sentia, ele externou todo esse sentimento muitas e muitas vezes.
Para o Lucas criança, a perda do pai também trouxe a possibilidade de perder a mãe em qualquer momento.
Embora tenha lidado com muita angústia, ao crescer, o Lucas encontrou na escrita uma maneira de colocar a sua dor para fora. Ele escreve poemas, crônicas e livros infantis.
No ano passado, a mãe do Lucas também faleceu. Com a partida dela, ele foi obrigado a confrontar todos os medos que sentiu ao longo da vida.
Ainda assim, o Lucas acredita que teve a chance de lidar com o luto de uma forma diferente. Como ele mesmo disse reflete em suas poesias, a dor da ausência nunca passa, mas o amor que sentimos por aqueles que partiram os mantém vivos em nossas memórias e dentro do nosso peito.
- Livro O dia em que o passarinho não cantou: amzn.to/3SAwJMz
- EP. Falando de morte com as crianças open.spotify.com/episode/0PC5...
Apoie o Histórias para ouvir lavando louça, acesse ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠orelo.cc/historiasdeterapia⁠⁠... e tenha acesso a conteúdos exclusivos.
"A história do outro muda a gente", o primeiro livro do ter.a.pia está disponível para compra. Garanta o seu aqui: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠amzn.to/3CGZkc5⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠
O Histórias para ouvir lavando louça é um podcast do ter.a.pia apresentado por Alexandre Simone e Lucas Galdino. Para conhecer mais do ter.a.pia, acesse ⁠⁠⁠⁠historiasdeterapia.com⁠⁠⁠⁠.
Edição: Manu Quinalha
Roteiro: Taís Cruz
Voz da vinheta: Raquel Lopes, apoiadora na Orelo.

Пікірлер: 14
@Diellyish
@Diellyish 4 ай бұрын
Eu me identifico muito com a história dele, eu perdi meu pai quando tinha 1 ano e minha mãe com 3 anos. Nunca me explicaram o motivo, eu fui saber adulta. Eles viviam invalidando o meu luto dizendo "a você nem conheceu seus pais era muito pequena, não tem direito de sofrer a perda deles" a verdade é que eu vive em uma família de luto, não pude chorar as perdas, e quando cheguei nos meus 28 anos tudo desabou. Não esquecemos, não podemos seguir em frente, isso nos marca pq a saudade é de algo que "poderíamos ter vivido".
@alexsa.ayres1970
@alexsa.ayres1970 4 ай бұрын
Meu aluno Vitorio de 6 anos perdeu a mãe para um câncer agressivo. Ninguém falava nada com ele. De espiruleta ele virou um menino calado. A avó materna ficou com o cel da mãe dele. Um dia, ele, pelo cel dele " viu" a mãe on line e mandou um áudio dizendo: mãe, quando você vai voltar? Você está demorando muito desta vez... Qdo a avó me contou eu chorei muito e prometi pra mim mesma sempre conversar com as futuras mães sobre a morte.
@monirafer74
@monirafer74 4 ай бұрын
A partida do meu filho mais velho sempre foi assunto com o irmão que é adulto hoje. Dentro do que ele entendia, tentei não esconder que doía mas fazia parte da nossa história.❤❤
@luciairenerizzi8964
@luciairenerizzi8964 4 ай бұрын
Continuo aprendendo com história do outro. 🕊❤✝️🙏🏼🕊❤🕊❤🕊🕊👍🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@eneidabueno8274
@eneidabueno8274 4 ай бұрын
Na linda e sensível poesia do Lucas, a imagem forte da chuva, como lágrimas imensas, poderosas e incontroláveis, e antes, a da nuvem cinza, que remete ao sentimento de pesar! Parabéns pelo podcast!
@claracarneirodebrito7933
@claracarneirodebrito7933 4 ай бұрын
No ano de 2021 o pai dos meus filhos, que já era mais o meu esposo faleceu. Na mesma semana o meu pai havia falecido. Sim, foram dois velórios dentro de uma semana. O meu pai eu já estava de certa forma preparada e eu nem sei explicar bem, mas Deus já havia me avisado. Agora quando o telefone tocou e eu soube que ele ( meu ex) havia falecido, eu engoli o meu choro e fui cuidar de meus filhos.A minha filha que tinha apenas cinco anos não queria ir, pois ainda estava abalada com a morte do avô. Eu levei mesmo assim. Ela chegou, olhou e deu um beijinho nele. Fomos embora para casa. Até hoje ela dorme comigo e de vez em quando ela ainda chora e eu converso com ela. Ela diz saber, que o pai olha por ela lá de cima.
@kathesofiadarosaschmidt5021
@kathesofiadarosaschmidt5021 4 ай бұрын
Gostei muito de como o Lucas contou a história dessa perda tão significativa. Tem um compasso lento e cuidadoso, poético até, que me envolveu muito. Obrigada por nos contar. ❤
@brauliolordello5893
@brauliolordello5893 4 ай бұрын
Muitíssimo importante pensar sobre isso. Quanto sofrimento poderia ter sido evitado ao se abordar de forma adequada a morte com as crianças...
@lucianarodrigues4792
@lucianarodrigues4792 4 ай бұрын
Sou māe e nunca tinha parado Pra pensar nesse assunto, Como abordar. Voces sap muito necessarios.
@dioneroscheltalcidio9642
@dioneroscheltalcidio9642 21 күн бұрын
Eu entendo perfeitamente o Lucas pq eu me pego chorando na madrugada , do nada, so de imaginar que a minha mae pode me deixar. Faco terapia, mas ainda não consegui entender ou aceitar que mãe tambem tem prazo de validade e isso é um sofrimento
@elietedesouza9537
@elietedesouza9537 4 ай бұрын
Cheguei! História comovente.
@marciarocha6534
@marciarocha6534 4 ай бұрын
Que emocionante😢😭
@malucameron
@malucameron 4 ай бұрын
Ai,Ale….. chorei com você aos 4’…..
@danielasimao8788
@danielasimao8788 4 ай бұрын
Jesus
Дибала против вратаря Легенды
00:33
Mr. Oleynik
Рет қаралды 5 МЛН
你们会选择哪一辆呢#short #angel #clown
00:20
Super Beauty team
Рет қаралды 30 МЛН
Casal gay - adoção
4:07
Pais de 3
Рет қаралды 670
Reencontro de almas | Histórias de ter.a.pia #65
7:11
ter.a.pia
Рет қаралды 60 М.