Se os países produtores de commodities (soja, milho, ferro, carne, etc) seguissem o exemplo dos produtores de petróleo e diamantes e criassem uma organizações do tipo da OPEP (petróleo) ou De Beers ( conglomerado de empresas no comércio de diamantes) e controlasse a oferta desses produtos, talvez estes produtos deixariam de ser considerados de baixa complexidade. Também poderíamos caminhar para um choque econômico como foi o do petróleo nos anos 70, digo, mais intenso. A produção de alimentos familiar ou empresarial não são simples. A simplicidade é para os que desconhecem o que é produzir alimentos. Na verdade falta este setores serem mais organizados frente ao mercado.
@gabilolwtfbbq3 жыл бұрын
Ótimo vídeo. Mas lembrando que apesar de ter as discussões de países como México (maquila) não estar associado a altas complexidades genuínas, esses gráficos medem correlação (e não causalidade). Porque com certeza entram outros fatores que influenciam (e até a econometria tenta encontrar correlações fortes que possam indicar causalidades). Essa forma de mostrar indicadores é muito forte e ainda bem que você é um divulgador do assunto. O máximo que vi disso foi softwares como um iramuteq, que fazia mais relações de marketing, e do smartpls.
@cortesdeesquerda-y2l3 жыл бұрын
Gostaria que vocês falassem da Multilaser e da Positivo. Porque elas não viram superpoderosas empresas multinacionais?? Por que os "investidores" não apostam nelas?
3 жыл бұрын
Aqui: kzbin.info/www/bejne/p5a6l4KunbV8bdU
@cortesdeesquerda-y2l3 жыл бұрын
Muito bom. Eu vi a sua tese sobre leões comerem carne há alguns meses. Porém, continuo sem compreender o motivo pelo qual, um bilionário como Jorge Paulo Lehman não investe na tecnologia brasileira. Ele e outros poderiam fazer isso. Será que a questão é que eles preferem se ater a negócios mais promissores ou há algum "grande acordo internacional da Burguesia" pela manutenção de uma certa estrutura de oligopólios determinada? Uma empresa multinacional como Multilaser poderia "comer" uma boa fatia do mercado sulamericano, por exemplo. Não?
@Jamhael13 жыл бұрын
@@cortesdeesquerda-y2l uma boa observação que tenho a respeito disso me veio com a recente "treta" da China com fábricas européias de chips - embora a China tenha as fábricas onde os celulares e computadores são montados, ela não detém o conhecimento técnico ou os meios fabris para produzir os chips necessários para ter a autonomia tecnológica necessária, estando "presa" à empresas européias que detém esse conhecimento e base tecnológica. No caso da Lenovo e Positivo, eu vejo a mesma situação - dependência de tecnologia especializada importada. Outro fator pode ser o foco comercial, onde é possível que as duas empresas estejam se focando no mercado local ao invés de tentar se expandir para o mercado global.
@cortesdeesquerda-y2l3 жыл бұрын
@@Jamhael1 Em todo caso, acho que é uma pesquisa que Paulo Gala, André Roncaglia, Fausto e toda essa galera boa podia fazer pra nos ajudar a entender. Eu 'acho' que é complicado pro Brasil adotar um modelo produtivo complexo porque não é do interesse do capital. Mas aí é achismo. Sou pessimista. Queria que eles apresentassem ideias e propostas para expandir nossa complexidade econômica. Bem como faz o Fausto no Razões Para Acreditar. A doutrina neoliberal domina tudo. Até nossa visão de utopia.
@MrJoel4703 жыл бұрын
Multilaser entrou na bolsa mes passado
@pedrorocha51402 жыл бұрын
Me pergunto se as classes empresariais, políticas e educacionais pensam em colocar o Brasil na rota do desenvolvimento?
@Guelfilucas19963 жыл бұрын
Obrigado pelo vídeo! Gosto muito desse tema!
@guilhermeteixeira70953 жыл бұрын
21:47 Onde encontro informações sobre ECI desde os anos 1960? Olhando pelo site do OEC só tem até 1998.
@ruan04083 жыл бұрын
Será que seria possível um pais subir a escada da complexidade conscientemente usando os tais produtos de alta conectividade? Existe algum estudo que tente checar se a coréia usou os produtos de alta conectividade de sua época para subir a escada? Esses produtos poderiam ser quase como atalhos ao desenvolvimento. Stepping stones se quiser.
@kinho0273 жыл бұрын
Fiona Treguena...é assim que escreve? Manda a referência, Galla 😀