Essa live sim que deveria estar em horário nobre em rede nacional e televisiva 🎉
@edgarrodriguez8973 Жыл бұрын
O problema é que o Todos pela Educação da Brahma também é difundido e apoiado pelo Plim Plim dos Marinho. Nunca vai acontecer.
@italoveloso3346 Жыл бұрын
"vc vai aprender a ser seu próprio patrão" "Vc vai poder explorar a vc mesmo, e quando der errado a culpa é sua" 😢
@eletronicagomes4427 Жыл бұрын
Pra resolver é fácil: deixe que outra pessoa seja o seu patrão. Daí ele vai poder te humilhar ganhando dinheiro e assim você resolve seu problema cognição intuitiva.
@Weilavieira Жыл бұрын
@@eletronicagomes4427 A questão não é ter ou não patrão e sim não ter mais direitos trabalhistas. E quando você "falir"? E ficar doente? Ou inválido e não poder mais exercer sua profissão? E FGTS? Férias? Disciídios? Abono Salarial? Aposentadoria? Essa é a discussão. Fora a quantidade de impostos que as empresas pequenas, microempresas pagam é desvantajoso.
@aline_pesquisasocial Жыл бұрын
E a fábrica dos antidepressivos agradecem
@angelicadellamonicatercala3038 Жыл бұрын
@@eletronicagomes4427 A questão aqui é que o que está na pauta não são os direitos trabalhistas, mas sim a oportunidade de competir em pé de igualdade.
@giuliamonteiro8214 Жыл бұрын
@@eletronicagomes4427sim, é assim que se resolve os problemas sociais 😂
@elaineleite8712 Жыл бұрын
Atenção rede nacional! Cancelem as novelas e passem esse vídeo a todos! É isso que o Brasil precisa assistir!
@olivachumbo Жыл бұрын
Rita, muitos professores sequer entenderam que o novo ensino médio ameaça o emprego deles. É uma pena.
@carlapatriciadonascimentop8017 Жыл бұрын
Verdade, tem muito professor tapado que não está enxergando essa ameaça.
@juliuspin4514 Жыл бұрын
Então quem não concorda com vocês é entendem diferente são tapados? Será que não são vocês que estão errados e são tapados?
@olivachumbo Жыл бұрын
@@juliuspin4514 "Então quem não concorda com vocês é entendem diferente são tapados?" Julius, peço desculpas se o meu comentário não é preciso e claro. Para aclará-lo, vou tentar explicar alguns pontos que notei na sua pergunta, que a compreendo como retórica. Esse pontos são sentidos dados ao termo "entendem" no meu comentário. Um primeiro sentido de entendimento no meu comentário é de a temática não ter a atenção que merece de alguns colegas professores. A meu ver, infelizmente, o dia-a-dia de um docente do ensino básico no Brasil é extenuante, brutalmente exaustivo. Assim, é compreensível que a categoria não queira, ou mesmo não tenha, gastar energia tentando entender toda a complexidade temática. Pois ela já foi vencida pelo cansaço físico e psicológico causado pelo trabalho. Logo, se reservam ao silêncio. Um sentido distinto é este: quem discorda de mim está errado; eu estou certo. Longe de mim ser juiz tão impregnado de maniqueísmo vulgar. Ao contrário, consigo ver um gradiente extenso entre as diferentes posições, discursos, gestos e pensamentos assumidos pelas pessoas. Se uma pessoa não quer debater um tema, não significa que ela nada saiba acerca dele. Pode ser apenas uma postura de blindagem psicológica, disposição e tempo para a disputa, ou mesmo conhecimento insuficiente do tema. Tenho muitos colegas que não abrem a boca para dizer absolutamente nada acerca do Novo Ensino Médio; eles apenas trabalham. Isso não me parece que são tapados ou errados; pode apenas ser uma postura de blindagem do psicológico. Contudo, essa postura pode custar muito, assim penso. Agora, vem um outro sentido de entendimento: a real compreensão das implicações do não se interessar pelo tema, não estudá-lo, não brigar por ele, não levantar a bandeira do tema na comunidade. Afinal, a educação é um bem comum. E não compreender a gravidade da questão é não entender absolutamente nada do que está acontecendo na educação brasileira desde 2017. Para finalizar meu pequeno texto, Julius - ainda não sei dizer muito com pouco texto, desculpa! -, não passou pela minha mente qualquer linha de juízo pejorativa com intenção de separar professores entre tapados e errados, certos e inteligentes. Esse mundo divido não acrescenta nada à vida, à comunidade a nós: trabalhadores e cidadãos, estudantes, professores.
@alessandrauchoa8239 Жыл бұрын
Me preocupa a saúde dos professores e professoras. Parece que ninguém observa isso.
@isabellyoliveiranunes8498 Жыл бұрын
Era isso q eu tinha comentado hoje com minha amiga ,como fica nossos heróis ?
@katiarodriguesdecarvalho3081 Жыл бұрын
"Professoras e Professores do mundo, uni-vos." Qual projeto de escola sonhamos? "Uma escola que pense o Brasil." Uma escola que desenhe um novo modelo de sociedade, que esteja focada no bem viver, na transformação de realidades injustas, no direito à aprendizagem, no meio ambiente e que essa construção seja coletiva.
@sebastiaohenriqueissa223 Жыл бұрын
Educação de qualidade não pode ser produto de mercado!
@Donizete.Silva1 Жыл бұрын
Não sei como definir este canal. Poder sentir que há outras pessoas juntas nestas lutas é infinitamente confortante.....
@juliahaicki2187 Жыл бұрын
Eu vejo com desespero acontecer na educação o que já acontece no SUS há anos!! As Organizações de Saúde fazem exatamente isso, administram o dinheiro público, terceirizam o serviço.
@mariagirleidedasilva3736 Жыл бұрын
Eu tenho um neto de 12 anos na escola pública. E apoio vcs em todas essas explicações que muita gente não tem acessu a tudo isso. Temos juntos
@ziulsepol6771 Жыл бұрын
Este tema seria do meu TCC, mas acredito que talvez no futuro explore melhor ele. É um problema tão atual, mas na faculdade a gente não escuta preocupação com isso... Falta educação política também dos professores de ensino superior!
@andremachado5539 Жыл бұрын
Essa matéria é ótima, nota 1000. Os professores hoje estão em muitas cidades do interior de São Paulo, vivendo como celetistas. Contratos precarizados e prestação de concursos (pagos) anualmente. Ansiedade e doença dos professores.
@angelasalesmoreira1656 Жыл бұрын
Em Pernambuco são muitos professores contratados, não tem direito a maioria das coisas, podem ser demitidos no fim do contrato ......é uma lástima
@angelicadellamonicatercala3038 Жыл бұрын
Sem contar que perderam 6 abonadas anuais, REF.aos meses de 31 dias e não receberão pois o máximo de aulas mensais pagas são 200. Já o Hosp.Servidores querem privatizar e pagamos, assim como nossos dependentes. Tiraram o abono para o Representante de escola participarem das reuniões do sindicato. Ou seja, estão tirando todos os direitos, sem contar que não querem pagar nem o piso salarial.
@NuzziFilmes Жыл бұрын
A reforma do ensino médio precisa estar no centro do debate. Tenho dislexia e todos os colégios que eu tentei entrar, me impediam pq falavam que eu não era daquele lugar. Eu fui parar na arte pq era os únicos colégios que me aceitaram. Então a reforma precisa amparar todas as pessoas. E quando eu falo todas, não quero dizer todos os discursos. Quero dizer que os cegos, mudos, autistas, dislexia, sindrome de down, paralisia... Esses grupos que penso quando falo inovar. Sobre acesso a classe trabalhadora.... Então acho importante a gente perceber as nuances do discurso. Acho que muitas vezes esses erros surgem, pq não é fácil refletir sobre o presente. Então outras provocações que já fiz aqui, é pra mostrar que queremos ter voz. Fazer a crítica a partir do debate, entender e perguntar. Não quero mais que outras pessoas passem oq a gente passou. Quando falamos em inovação, é perceber que esses grupos não tem voz. E dar acesso a esse grupo já vai ser uma revolução. Pq a luta dos discursos nos colégios estão brigando sobre hegemonia, enquanto dia a pós dia não estamos integrando. Existem muitos colégios que só tem grupos de pessoas com características diferentes do normal. Isso está errado em essência. E infelizmente esse lobby não é tão grande, mas temos força que vcs não fazem ideia. Falo isso pq já passei por colégio de direita e de esquerda, e todos negam esses grupos. E infelizmente esses grupos quando não tem acesso acabam caindo na marginalidade.
@monicaandrade756 Жыл бұрын
Pulverizar esse vídeo é essencial ... gratidão pelo alimento cognitivo
@eltonconceicao1137 Жыл бұрын
Grato por esta serviço necessário ...É sempre bom ouvir quem pesquisa as temáticas sociais...❤❤❤❤
@anacarolinauntem7980 Жыл бұрын
Percebo que muitos não estão preocupados com este NEM porque são de escolas particulares e acham que essa deforma não irá atingi-los. Seria legal uma live falando dos impactos apenas nas escolas particulares. Já que muitos vivem nas suas bolhas e não estão preocupados com quem está fora dela. Mas a partir do momento que perceberem que seus filhos irão se prejudicar também, talvez entendam a importância em ajudar a revogar este absurdo!
@Cassia-rk1ge3 ай бұрын
Grande Guilherme! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@nathg8660 Жыл бұрын
Mt importante essa série, a gente precisa entender melhor essa conjuntura. É tanta coisa acontecendo q a gente fica perdido.
@albertoluizfreitasmoncao2807 Жыл бұрын
Exposição perfeita sobre o neoliberalismo na educação pública !!!
@eduardosc7385 Жыл бұрын
Neoliberalismo em escolas tomadas por pensamentos econômicos heterodoxos? Kkkkk. Se esse país tivesse o mínimo de educação, as pessoas entenderiam minimamente que esse país está há anos luz do tal "neoliberalismo ".
Жыл бұрын
Isso vem de muito tempo atrás. "Anglos", "Objetivos", "Poliedros", que se estabeleceram e ganharam força, "coincidentemente" em uma época em que o ensino público começava a declinar vertiginosamente.
@monicamockery Жыл бұрын
Lecionei em todos! Infiltrada, hihii
@Quefremartistas Жыл бұрын
Cara, eu juro que se essas coisas não tivessem acontecendo/acontecido, eu poderia jurar que estava ouvindo um áudiobook de fanfic do Brasil. É a beira do absurdo...
@kassiasimoesgarcia Жыл бұрын
A gente já vê e percebe isso. A escola para crianças com necessidades especiais daria um capítulo à parte. É um terror. Gente que live necessária. Aliás a série está fantástica. É exatamente isso, essa transferência de poder, para o indivíduo, a ideologia meritocrata, a precarização proposital. Aí é de rasgar todos nós por dentro.
@andrediniz3034 Жыл бұрын
Necessidades especiais? Não se usa esse termo mais, que absurdo.
@elizabethdellacolette9527 Жыл бұрын
Acho que o sucateamento neoliberal da educação também pode ser aplicado pra área da saúde... Tantos conceitos que a profª Giuliana falou que eu consegui alocar nessa área.
@marsomariaalmeidafiorillo733411 ай бұрын
O sistema é bruto, como um polvo, alcança a todos os setores, Elizabeth. Sigamos o que orientou o nosso Marx: Trabalhadores do mundo, uni-vos! Que sejamos fortes pra lutar.
@luked.s.3808 Жыл бұрын
Essa live é necessária chegar em todos os ambientes escolares, e fora deles também, a sociedade precisa parar de aceitar essas roubadas calados e caladas, precisamos de olhos mais atentos.
@albertomonteiro4162 Жыл бұрын
Nós, professores, que vivenciamos o chão da escola e não apenas supomos saber, ganhamos ânimo e impulso com momentos como esse. Agradecido demais pela oportunidade.
@anamariarodriguessantos5903 Жыл бұрын
Essa exposição trouxe à tona muitas das minhas preocupações.
@mariadasgracasdasilvaceia7218 Жыл бұрын
Boa noite! Aprendi muito com essa live porque pude sistematizar o pensamento, racionalizar situações que eu e muitos de meus colegas temos observado. Em nossa escola estadual temos procurado resistir ao máximo aos tais itinerários loucos, adotando estratégias pensadas em grupo.
@tadeu9617 Жыл бұрын
Politizar o afeto! Vamos!
@profa_camila2006 Жыл бұрын
Professoras e professores substitutos da rede municipal de Fortaleza trabalham em situação precária desde a gestão Roberto Cláudio: sem direitos trabalhistas e CLT. Trabalha-se 40h/semana, mas recebe-se salário de 20h/semana. Aos Docentes dos anos iniciais são empurrados materiais de fundações e institutos, tirando-lhes a autonomia.
@jonatancarvalho9666 Жыл бұрын
Ai Rita vc sempre fazendo esse trabalho limpo e ótimo parabéns ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
@marizadasilva1660 Жыл бұрын
Tenho visto esse assunto pipocar ultimamente, não estou familiarizada. Sei que vim ao lugar certo pra saber! Super obrigada!
@grazielapenasso8650 Жыл бұрын
Aqui no Paraná as escolas já são empresas com metas autiíssimas para os professores. Tudo q a professora falou já acontece aqui.
@elianapizagomesdemellocamp7303 Жыл бұрын
É muito triste.
@larissawelteremidio3533 Жыл бұрын
Sistema Positivo de ensino 😅
@jonnybeaver1945 Жыл бұрын
Muito triste né, Graziela? E agora o governador eleito pela maioria do povo paulista, menos eu, está trazendo TD isso ai do Paraná fortemente p cá..😔
@angelasalesmoreira1656 Жыл бұрын
Também aqui em PE
@valterscofield11 ай бұрын
Aqui em São Paulo está acontecendo a mesma coisa. Hoje eu sai do planejamento escolar e sai com dor de cabeça de tantas "metas" a seres cumpridas ao longo do ano. Chega a ser desumano!
@simoescarioca Жыл бұрын
Eu acrescentaria a fala final da Giuliana sobre a escola que queremos que é fundamental que os e as professor@s se organizem como classe, em seus sindicatos. A luta só pode ser coletiva e o sindicato é um espaço fundamental
@ausparis47 Жыл бұрын
Parabéns pelo debate.
@edna41579 Жыл бұрын
A escola que a gente quer passa por uma pedagogia transformadora e passa pela pedagogia histórico-crítica assim com entende Saviani e que vem a quase 50 anos sendo construída em várias espaços e por muitos educadores progressista neste país 💪
@jarbasvespasiano3540 Жыл бұрын
Excelente reflexão Giuliana, sou professor de escola pública, é impressionante como sua pesquisa toca no centro nevrálgico do problema
@mariadasgracasdasilvaceia7218 Жыл бұрын
Agradeço aos professores Guilherme e Giuliana pela discussão tão essencial. Ajudou-me como profissional apaixonada pela educação pública e também como avó de uma criança de 8 anos estudante da rede particular.
@michaeldeoliveira5966 Жыл бұрын
Infelizmente a muitos anos os alunos já são estimulados a competir entre si, pois esta é a realidade do mercado de trabalho na nossa estrutura social e econômica atual. Não me recordo de ser preparado emocionalmente pra lidar com questõe sociais, políticas e sobre pontos importantes de cidadania, mesmo no modelo atual. Pelo pouco que vi sobre o novo modelo, não é a solução, mas precisam sim haver mudanças.
@simoescarioca Жыл бұрын
Excelente!!!! Da gosto ver uma jovem tão comprometida com a educação transformadora! Novas gerações chegando com sonhos e disposição de luta! É um conforto para velhas professoras lutadoras, como é o meu caso. Parabéns Guilherme, sua contribuição para esse debate está sendo fundamental!!!👏🏻👏🏻👏🏻
@nandafprado Жыл бұрын
O tipo de live que te faz reavaliar como a sua própria educação te adoeceu, não tenho mts professores que admiro na minha infância, estou aprendendo hj pois sempre me considerei "autodidata"(outra coisa que neoliberal ama pois resulta em pessoas que não se organizam coletivamente), não conseguia acompanhar as escolas por ser TEA, me interessava em um assunto e hiperfocava, não conseguia acompanhar as rápidas transições de história para matemática e ciências, geralmente ao final do dia só queria me aprofundar cada vez mais em apenas uma das matérias. Na escola aprendi os benefícios e malefícios, por um lado os professores dos assuntos que eu hiperfocava me achavam genial, tão curiosa será no futuro uma matemática ou bióloga, por outro lado eu apenas precisava melhoras o gerenciamento do meu tempo, pois deixava de prestar atenção nas outras matérias. Já naquela época eu ficava pensando em eficiência, em tirar as melhores notas nos simulados, o material do vestibular era prioridade então toda aquela minha vontade de questionar deveria ser suprimida nos assuntos que não eram prioridade. Segui me cobrando disciplina e gerenciamento de tempo até conseguir meu primeiro emprego, onde tbm aprendi sobre inteligência emocional e fui aprendendo tbm que minhas raivas e frustrações devem ficar da porta do trabalho para fora, se antes não devia questionar tudo que não era prioridade, hoje não questiono nem o meu emprego pois questionar vai contra "o planejamento". Sou da área de TI e amava a faculdade, lá havia o questionamento, vc estava em um grupo discutindo soluções para um problema, hoje sou uma peça que deve seguir um set restrito de regras para ser facilmente substitutível, recebo tasks e não problemas, o problema já foi descrito a solução que devo seguir tbm, se questiono algo estou sendo rude até mesmo pq "quem acho que sou para questionar a solução desenhada pelo chefe?", isso tem me adoecido demais, pois para suprir minha necessidade de me sentir útil tenho voltado aos estudos em faculdade torcendo por voltar a ter o questionamento de volta na minha vida, mas me encontro em um MBA (risos de nervoso) que ensina justamente sobre gerenciamento de tempo e inteligência emocional, pq as pós graduações (diferente de um mestrado ou doutorado) tem foco na educação neoliberal sucesso profissional...busquei uma educação libertadora e caí no poço sem fundo do neoliberalismo rsrsrsrsrs
@marcianunes6184 Жыл бұрын
Saia disso, não adoeça novamente. Faça outra faculdade, faça outro mestrado ou doutorado. Desejo tudo de melhor p vc!😊
@katielesilvadeoliveira3763 Жыл бұрын
Discussão maravilhosa 👏🏽👏🏽👏🏽
@otaviosilva4767 Жыл бұрын
Discussão necessária. Obrigado por compartilhar conteúdo. Eu trabalho em Escola do Maranhão, é triste trabalhar com esse estrutura. Nosso trabalho é precarizado, os alunos são prejudicados em conteúdos.
@AntonielCampos Жыл бұрын
Parabéns pelo trabalho de conscientização. Precisamos entender o que é Educação Neoliberal e as consequências deste tipo de educação para combatê-la. Este vídeo nos instrumetaliza intelectualmente para que possamos nos posicionar frente essa nota realidade.
@alessandrovaz3055 Жыл бұрын
Parabéns pela discussão que foi realizada nessa live. Todas as pessoas deveriam assistir.
@apogianeli Жыл бұрын
Necessário, como sempre! ❤
@LETICIADASILVA-rh8mi Жыл бұрын
Que delicadeza e potência. "Que nos ajude a pensar essa coisa que a gente ainda não foi capaz de pensar, Chamada Brasil.."
@paulacastroalmeida2839 Жыл бұрын
Meu deus! Eu procurando material para legitimar a minha aula, refutando o ensino do conceito de psicoadaptação para os alunos do 2º do ensino médio na disciplina de Projeto de Vida, me deparo com esse vídeo da Ritinha/Guilherme. Perfeitoooo! A profª Giulana Mordente é cirurgica! Lá em 2018 fiz um artigo sobre isso em uma pós em educação do IFSul e fui MUITO criticada. Ouvir a professora falar justamente o que foi colocado no meu artigo, me deixa bem contente.
@rangernomade Жыл бұрын
Eu sempre escuto muito "temos que nos organizar"... Mas o que vamos fazer? Filiação a partidos? E segundo... O que podemos fazer na prática para lutar e mudar toda essa avalanche de reformas e injustiças?? Eu vejo os colegas professores completamente alienados sem nem saber o que pensar em fazer... O que dirá realmente fazer algo na prática...
@TemperoDrag Жыл бұрын
Quem trabalha com educação e está sindicalizado pode propor greve. Quem é secundarista e está organizado pode propor paralização. São dois exemplos rasteiros,mas para ilustrar o poder de se unir
@rangernomade Жыл бұрын
@@TemperoDrag Eu sou sindicalizado aqui no Sind-UTE/MG nosso sindicato está conseguindo algumas vitórias contra o Zema... Mas a casse não vai para greve ou para as ruas... (Alguns já falam que não vão fazer mais greve porque não adianta...) Vivo atualizado colegas das loucuras do governador... Das políticas Neoliberais... Me chamam de teórico da conspiração... De comunista.... Mas declaro-me comunista sim! Gostaria de me filiar ao PCB e acompanho a comunada toda no KZbin! Amo seu trabalho Rita ! 💕
@ednagomes6507 Жыл бұрын
Tudo tao bem fundamentado nesta preciosa conversa...! Grata, grata, grata aos dois! O vídeo "01" há foi precioso! Informação de qualidade, e casada com a democracia, é TUDO de BOM! Seguimos atentos, alerta. Paz e Bem.⚘🌿
@aderlibr2987 Жыл бұрын
Porque a tv não tem programas com você? É tão importante e necessário ter essas pautas , eu adoro te ouvir, só abre cada vez mais a mente. Você é necessária
@lailahelenacampossilva1564 Жыл бұрын
Eu sou pedagoga, e me senti amarrada ao trabalhar com as crianças pequenas. Pq td elas que deveriam criar, sabe? Pintura com pés e mãos, pintura livre, nada desenhado pra se trabalhar, a secretaria do munícipio é arbitrária. Querem inovar, e eu super apoio, mas existem coisas que funcionavam bem antes.Não precisa mexer. No caso do ensino médio, devem aumentar a grade curricular pra ensinar, política, econômia, educação financeira, arte, filosofia, sociologia... jamais deveriam ser conteúdos excluídos. Por falta de competência pra inovar com inteligência, querem banir coisas que dão certo...ou pelo menos deveriam dar. Todos devem ter acesso ao prestar um concurso público, um teste pra ingressar na universidade, e pra se manter nela. Não se incentiva pessoas ao estudo, dificultando os acessos. Os professores de escolas públicas estão sofrendo muito. Mais que antes. GUILHERME VC É LINDOOOO.
@marciodesouza6393 Жыл бұрын
Entre um momento e outro, na transição do governo nefasto para o atual, parecia óbvio a revogação desse projeto de Ensino Médio. Penso que o momento não seja para "pausa". É momento de ação no sentido da defesa da Educação. Parabéns pelo debate.
@adrianoyorkshire Жыл бұрын
Essa live que estou assistindo 5 dias depois é ótima. Aqui na Inglaterra, nosso primeiro-ministro (bilionário do setor financeiro) fez um todo discurso há alguns meses para enfatizar a necessidade de fortalecer a educação prática, executiva e técnica voltada para o trabalho. Principalmente por causa do BREXIT, que a grande força de trabalho explorada vazou e deixou milhares de vagas abertas. Enfim, o discurso pegou muito mal e um movimento social deu inicio, liderado por artistas, como sempre, ao mesmo tempo em que uma greve de professores exigia melhorias nas condições de trabalho e salários. A sociedade organizada mandou o primeiro-ministro tomar aquele lugarzinho - literalmente, aí ele parou com a palhaçada.
@zenildaaraujo5997 Жыл бұрын
Estou emocionada com sua fala!
@karladasilvamero9828 Жыл бұрын
Gratidão, por ser tão comprometido com as discussões sobre educação e sua resistência. Admiro muito seu trabalho! Sou professora da rede municipal do Rio e bem desmotivada quanto ao sistema. Ouvir vocês, trás novos saberes e reforça o quanto é necessario nos inquietar. Gratidão!❤
@andressatremea8790 Жыл бұрын
Conteúdo de qualidade, de fácil entendimento e de importância nacional imensurável... Parabéns Dona Rita, por alimentar a nossa criticidade de forma significativa!!!!
@samuelcarneiro3723 Жыл бұрын
Eu trabalhei em uma famosa escola de Niterói -RJ, entre 2005 e 2009, que "pregava" ( durante as reuniões semanais de "capacitação dos educadores" ), que os alunos eram nossos "clientes", que nós éramos "prestadores de serviços educacionais", que a instituição vendia um produto chamado "educação". Inclusive, o cargo de Diretor da unidade recebia o título "GERENTE PEDAGÓGICO".
@monicat160 Жыл бұрын
Gratidão pela série, Guilherme. Mais um vídeo esclarecedor. Muito grata, Giuliana.
@gabizinhazambrano Жыл бұрын
que feat! uma honra ter tido aula com a Giu, professora maravilhosa
@GiulianaMordente Жыл бұрын
❤!!!
@ANGELOEBM1 Жыл бұрын
Para quem viveu na pele o que são esses grandes grupos educacionais, uma alento de esperança. Obrigado
@pedrinhorafael Жыл бұрын
Muito boa essa conversa 👏👏👏
@sirleyfurtado159 Жыл бұрын
(Alagoinhas - BA) Todo início de ano as escolas públicas divulgam o calendário das matriculas. As escolas particulares oferecem um verdadeiro cardápio de serviços. Em uma peça publicitária de uma dessas escola, a proposta era de "transformar o seu filho em um empreendedor", fiquei chocada! Exatamente como a Senhora exemplificou professora. Agradecida Guilherme, agradecida Giuliana!
@agdagoncalves6466 Жыл бұрын
Estive no Sul por uns quatro meses e percebi a diferença na forma de agir dos cidadãos "ricos, brancos, de olhos azuis"que não gostei muito. Vocês deram show aqui! A Professora foi certeira em tudo o que disse. É bem por aí! E, infelizmente, não duvido que consigam. 😔
@kassiadasoares Жыл бұрын
Excelente conteúdo. A gente percebe tudo isso, mas professora falando de forma organizada percebemos o entrelaçamento dos temas.
@andreagoncalvesdossantos5087 Жыл бұрын
Muito agradecida, Guilherme! Esses seus vídeos estão sendo extremamente importantes para a levar esclarecimentos sobre o que de fato está acontecendo na educação brasileira! 🙏🏼💮
@leandrogomes1423 Жыл бұрын
bom demais
@LauanaOH Жыл бұрын
Sofri muito mais consegui terminar o video até o final. Muito interessante, importante e essencial essa discussao mas o som cortando e as interferencias me afectaram muito para apreciar esse debate. Eu sei que esse é um problema muito particular e nem todos tem sensibilidade auditiva mas se pudessem melhor para as proximas lives eu serei eternamente grata. Excelente video e muito obrigada por trazer essa discussao a tona.
@risco_zero Жыл бұрын
Foi insuportável, eu desisti na primeira vez, dp com a cabeça fresca voltei pra conseguir terminar. Quando forem fazer live não usem a entrada nativa do notebook/pc/smartphone, usem um fone.
@martacecin Жыл бұрын
Oi! Te adoro!👍🎉 🥰
@elianapizagomesdemellocamp7303 Жыл бұрын
Rita vc fez uma abertura muito clara sobre o que significa a Educação de comércio
@tuiarasol Жыл бұрын
Live fundamental pra gente se atualizar e se aprofundar neste tema que tanto impacta o presente e futuro do nosso país! Obrigada ❤
@jamillynascimento4179 Жыл бұрын
O que levamos anos para melhorar, como acesso a formação superior, acesso a educação, etc., em 06 anos foi desmontado e piorada drasticamente.
@PollyannaAlves Жыл бұрын
Obrigada pela Live importantíssima! 👏👏👏
@flaviobarreto5463 Жыл бұрын
Salve, camarada Guilherme!
@michaeldeoliveira5966 Жыл бұрын
muitos aprendizados .
@MiguelTadeuVicentim Жыл бұрын
Gratidão imensa! É muito bom me sentir em sintonia comigo mesmo. Os ataques são tantos que deixamos de acreditar em nós (mim). Nossa Escola, nosso futuro, são a utopia que teimamos realizar.
@sandrapollo9461 Жыл бұрын
Parabéns Guilherme, por trazer sempre temas e pessoas com tamanho relevância . Tinha que estar em cadeia nacional.
@nadjarossana8883 Жыл бұрын
Gente, sou super fã... a cada vídeo desse canal sinto minha cabeça fervilhar. Já quero ver o próximo. Parabéns a todes os envolvidos na pesquisa, criação e compartilhamento desse movimento consciência cultural, social e política. 🎉🎉🎉🎉🎉🎉❤
@CarolineZanatta-h7u4 ай бұрын
Gostaria de agradecer por esse vídeo. Estou tentando fazer meu TCC sobre a reprodução do capital na área de bens e serviços educacionais, materializada no movimento todos pela educação. Está muito difícil, pq não tive acesso a um ensino nesse tema e não tenho dinheiro (sou professora da rede municipal). Vocês fazem toda a diferença. Ajudam com um norte para onde eu posso (sozinha) pesquisar! Muito obrigada por isso! Essa é a verdadeira democratização do conhecimento como forma de resistência.
@alfredogeoal Жыл бұрын
Uma das melhores séries de um excelente canal.
@MarilandeFatimaMLeida Жыл бұрын
Excelentes ensinamentos!!! Parabéns! Canal essencial à reflexão sobre as mudanças no ensino médio!!! O povo brasileiro é facilmente iludido... 😢
@monicamockery Жыл бұрын
Boa noite!!! Lecionei em escolas privadas por 30 anos, mas, explodiu tudo e fui demitida no final de 2018, hihihi
@miltonsilveirapereira5594 Жыл бұрын
Ótima reflexão!
@geizaaguiar Жыл бұрын
Guilherme, acompanho seu conteúdo a muito tempo e nunca passei por aqui para no mínimo agradecer. Decidi escrever hoje para deixar registrado o meu total agradecimento por tudo e por tanto, as suas falas e dos professores que você trouxe é de extrema importancia para todo o contexto que estamos vivendo hoje e principalmente para minha formação. Fiz minha graduação em filosofia e não consegui finalizar a mesma, devido o meu TCC esta parado. Me deparei durante a escrita com necessidades psicológicas e de trabalho, sendo assim, não tive tempo nem psicológico para leitura e escrita, não me senti acolhida pelo ambiente acadêmico, pelo contrário, e com isso só me distanciei cada dia mais dos estudos. Vale ressaltar que meu estudo é focado na sexualidade em Michael Foucault, e os seus conteúdos é o que me mantem mais próxima de um conteúdo acadêmico, mesmo estando longe dele (no momento). Então de todo o meu coração, muito muito obrigada! ❤ Que os seus conteúdos cheguem ao máximo de pessoas possíveis, pois não há palavras para descrever a preciosidade de todas as suas falas! ✨
@biancam3689 Жыл бұрын
Quanta informação boa!
@thaisrodrigues245 Жыл бұрын
Conversa muito necessária. Parabéns !! Sou recém formada e estou muito triste com este NEM.
@wendelfreitastutti94599 ай бұрын
Tempero Drag,somente gratidão por postar.
@mirtesmarotti4086 Жыл бұрын
Cadê Ritinha ??? D Rita 🌹 Fale sobre a grilagem Brasil a fora Em especial na ilha d boipeba PF 🙏🏼 PF🙏🏼 PF 🙏🏼
@alicecampos716 Жыл бұрын
Que conversa extremamente necessária e urgente!! Obrigada por tudo!!
@deboratoquetto1596 Жыл бұрын
Maravilha!
@angellpex Жыл бұрын
Live espetacular 👏👏👏 Merecedora inclusive de horário nobre na mídia televisiva. O Brasil (brasileiros) necessitam urgentemente "crescer" em termos intelectuais para não serem varridos para o esgoto da ignorância atrevida! Meus parabéns!!!
@renatademelosouza1118 Жыл бұрын
Que pesquisa importante!!! Parabéns a doutoranda e ao canal por nos apresentar este estudo❤
@mtmirian Жыл бұрын
Obrigada por mais essa aula. 💝💝
@graceramos2192 Жыл бұрын
Obrigada querido ❤️❤️❤️gosto demais das suas falas e,da Ritinha TB!
@Massalai1 Жыл бұрын
Gui é brilhante. Rita idem!
@marielfranco1504 Жыл бұрын
Clarísimo, muy buena invitada! GRACIAS !
@isabellycristina30617 ай бұрын
Tenho 16 anos estou no novo ensino médio e é surpreeende a qualidade desse quadro! obrigada. Estou fazendo um projeto de ciências sobre esse tema
@catarinacapim9495 Жыл бұрын
Amigues! vivo fora do Brasil há anos e posso dizer que a mercantilização da educação é uma coisa global que se extende como um fungo! Em 2006 através do tratado de Lisboa, para as diretrizes da instrução de toda a comunidade européia, já transformaram a escola dentro da lógica neoliberal. Eu sabia que isto viria ao Brasil, mas não previ quando. Agora chegou. São muito pertinentes as questões abordadas neste video, mas queria indicar uma coisa que é tida como tabu: a descolarizacao da sociedade. Em 1974, vários filósofos e pedagogos se reuniram no Mexico para firmar o manifesto pela descolarizacao da sociedade, inclusive assinou Paulo Freire . Eram diretrizes do socialismo utópico que denunciavam o monopolio da educação pela escola. A ideia era baseada na instrução livre e fruto de movimentos populares como as comunidades educantes. Ja na época, eles viam a fragilidade da escola como serva do padrão do momento, seja dos regimes totalitários, seja do capitalismo e o seu monopólio como o fim do conhecimento. A descolarizacao caiu no esquecimento até mesmo pela esquerda radical, pois a proposta era muito libertaria. Mas estas questões são ainda vivas, creio que seja difícil haver uma emancipação política e social sem a possibilidade de ter acesso livre ao conhecimento e autonomia para fazer- lo Parece coisa difícil, mas não é. Participei de comunidades educantes no Brasil, participo no exterior e como mãe, meu filho não foi escolarizado, mas istruido livremente, porque isto ainda é legal em alguns Países. Acesso, pesquisa e extensão deveriam ser reavaliadas como fontes de apprendimento e de trocas. Como este canal. Parabéns!!
@comentarista7670 Жыл бұрын
"amigues" 🤣
@malvinachristinablancnasci7958 Жыл бұрын
Acho vc maravilhosa 😻 continue está luta 😍
@angelicadacosta2764 Жыл бұрын
Estas discussões já apontam caminho, por isso dar sugestões não decreta nada tenha certeza, pois permitem experimentações e reflexões, qu nos ajudam a descobrir caminhos. Por isso continuem nos dando possiveis caminhos...
@admjffelipe Жыл бұрын
Super necessária essa trilogia de vídeos para a formação de luta política e mobilização contra esse absurdo de deforma.