O jornalismo da TV Cultura é sempre elegante e, não só informativo, mas também reflexivo!
@draculas91732 ай бұрын
@@jandermuniz2113 diferenciado
@evandroevangelistaamaral50832 ай бұрын
Pena que só tem um lado ( esquerdo ).
@andrerosendo80762 ай бұрын
Atualmente, aos 45 anos e após inúmeras frustrações e desilusões, vivo solitário de humanos, mas próximo dos animais e plantas. A melhor escolha da vida!
@willians.francisco2 ай бұрын
O que será de você na sua velhice solitária sem uma companhia pra dividir suas frustrações, tristezas e alegrias? De que vale por exemplo ter dinheiro e não ter com quem dividir o que ele pode proporcionar em termos de viagens, passeios que são tão mais agradáveis quando se está em uma boa companhia? Você ainda é novo, não desista assim tão facilmente. Já dizia o Todo Poderoso Deus, o homem não foi feito para ficar só.
@fredfonseca20032 ай бұрын
não solitário, você usa a internet
@victorstauffenberg1770Ай бұрын
Te entendo perfeitamente meu amigo, tenho 35 anos e prático a solitude, Deus me livre morar com alguém kkkk, tem gente que não consegue viver sozinho e eu sinceramente não entendo pq.
@drexlerfortnight-ef8fw6 күн бұрын
@@willians.francisco Esquece essa falácia. Os tempos são outros. É melhor morar só com Deus do que colocar uma cobra dentro da sua casa. Vivemos em tempos líquidos. Num mundo de aparências.
@alssnco3 ай бұрын
A maioria dizendo que prefere passar frio, mas quase ninguém quer ficar sem relacionamento.
@lpf38683 ай бұрын
Preferir uma coisa a outra não significa que não gostaria da outra. O problema é quando a outra traz mais sofrimento que a uma.
@Franc732 ай бұрын
Disse bem, a solitude é pra poucos, a maioria não aguenta.
@ricardosantos962Ай бұрын
Chego a pensar que para me roubar a solitude a outra pessoa tem de me ofertar algo muito bom, pois os espinhos realmente foram dolorosos em experiências anteriores, entretanto após viver alguns anos em solitude sinto falta de companhia, penso que ter uma cia que os espinhos não sejam tão intensos ou dolorosos pode ser uma alternativa positiva, acho que o comodismo, experiências frustradas e alguns complexos interferem no julgamento das pessoas sobre o que é melhor para si em relação à companhia, acredito que o ser precisa de companhia para ser mais feliz e pleno em vários senão em todos os aspectos da vida, pois o ser humano é um ser social; Penso que tenho meus espinhos também e é sempre um jogo de limites, há espinhos que não é possível se tolerar.
@manoelpereira297328 күн бұрын
Tá bem na moda falar que é melhor ficar longe de relacionamentos, investir na carreira e que tudo é mérito. Na prática, ngm consegue se virar sozinho, uma hora o frio te pega!
@ricardosantos96223 күн бұрын
@@manoelpereira2973 Verdade!
@rosanavaleriadossantos1313 ай бұрын
Eu vou até onde aguento e até onde a relação não se torne indigna. Temos que ser flexíveis e resilientes na relação, mas existe um limite.. e o limite é quando a situação se torna indigna. Quando começamos abrir mão demais, continuar sendo generosos demais e recebendo "ferimentos" estendendo nossos limites e nos anulando em favor de um "calor" que não mais existe.
@renatofernandesoffc2 ай бұрын
Isso! Longânimos sim mas reconhecendo seus limites também...
@mariaraqueldefreitassousa37882 ай бұрын
Melhor cada um na sua
@fredericafrida48153 ай бұрын
Fascinante como as pessoas têm um discurso totalmente desconexo. Vivem penduradas nas redes sociais em busca de relacionar-se, de ser visto e no presencial preferem a solidão. Relações fantasiosas , na expectativa de que , no virtual não sofrerão... ledo engano. Apenas potencializam seus "frios", nunca irão se acostumar, caso se acostumem, cuidado, viraram zumbis. O único coerente com a natureza humana, foi o último entrevistado, parabéns!! Como sempre... Pondé arrasando...
@Franc732 ай бұрын
@@Þþþþţexatamente.
@tiagof56232 ай бұрын
@@fredericafrida4815 Rede social e solidão é quase a mesma coisa. Na realidade, q é o q importa, as pessoas estão sozinhas.
@fredericafrida48152 ай бұрын
@@tiagof5623 para mim, rede social ( utilizada de forma compulsiva) é uma droga que restringe a liberdade de ser livre, detona suas sinapses e faz a pessoa mergulhar num mundo imaginário e burro... ao mesmo tempo que é ótima, é péssima, como tudo , saber usar , mas para saber usar precisa ter consciência ...
@felipebarroso12422 ай бұрын
Ótima observação!
@GABTANCREDO28 күн бұрын
Lembre-se caro colega, cada um enxerga fora muito somente o que traz dentro! Dentro do seu mundo de valores, medos e percepções, você sente que sem uma rede com vários contatos humanos você se tornaria um zumbi. E projeta isso fora. Nem todos pensam, sentem e vivem assim! Hoje busco o mínimo de relação humana possível, e NUNCA em toda minha vida me senti mais harmônico, amoroso e feliz comigo mesmo. Pois eu soube mergulhar para dentro de MIM mesmo... As pessoas vivem penduradas em acessórios " FORA " e em geral ignoram o que são de fato dentro, em algum momento da vida inevitavelmente terão de se confrontar com elas mesmas, e resolver isso, esse bocado de expectativas, carências e programações mentais mesmo dentro de religiões e culturas aprendidas. Mas apenas te deixo a certeza de que essa é muito somente a sua verdade, e que naturalmente ela não é absoluta, talvez então você vire um zumbi se tiver que viver apenas com você mesmo por alguns anos, e isso não parece tão positivo assim também!
@psicosoma4047 күн бұрын
As pessoas não tem noção do que é viver passando frio.
@gabibonza2 ай бұрын
A dor dos espinhos certamente é maior que a do frio.
@fredfonseca20032 ай бұрын
depende da intensidade de cada um
@brunoscarpa21672 ай бұрын
É preferível arriscar do que passar uma vida inteira com medo, passando frio. Qualquer relação humana está sujeita a ter coisas boas e ruins.
@ramonflister72083 ай бұрын
Ótimo tema! Vários relacionamentos curtos e rasos não dão amparo a experiência afetiva de fato
@henriquecm28643 ай бұрын
Não é tão simples assim, o humanidade mudou muito de gerações passadas para hoje e isso trouxe novas formas de pensar e agir
@m11hsilva3 ай бұрын
@@henriquecm2864 neh!?
@wolfs40432 ай бұрын
Frescura dessa geração
@cassiopantoja3 ай бұрын
Kkk como é lindo ver pessoas que moram num país tropical e que não sabem ideia do que é frio dizerem que preferem o frio. Vai fazer essa mesma pesquisa na Sibéria pra ver o resultado.
@gabibonza2 ай бұрын
E também é lindo ver pessoas defendendo que os espinhos nem sempre machucam, que é possível sobreviver aos ferimentos... Sobreviver sim, mas não isento de sequelas.
Como dizia Vinicius de Moraes, vai! Encare o frio e os espinhos da vida.
@cristinamaltaleite1989Ай бұрын
Jesus em mim, depois de anos, foi tirando meus espinhos e plantando amor em meu coração! Não precisamos ser porco-espinhos pra sempre ❤ Em Cristo somos nova criação, as coisas velhas ficam pra trás e tudo se faz novo !!!
@GABTANCREDO28 күн бұрын
Eu não passo mais frio , aprendi a viver em solitude absoluta... Fui casado 3 vezes, harcore demais. Hoje sou um homem calmo, sensato, equilibrado, sem apegos e sem carências em geral... Me sinto hoje em um estado mais "budista", semelhante a isso dentro das nomenclaturas que existem para "estados" humanos né? Então realmente não quero mais mulher na vida, mas talvez isso mude, sabe-se lá, a única coisa que tenho certeza nessa vida é da impermanência de todos os estados. Mas no momento tenho 40 anos, poderia me arriscar um pouco mais, mas estou tão feliz, completo, harmonioso e pacífico comigo e com a natureza da vida, que não quero de forma legítima uma relação. As chances são muito pequenas de dar "certo" ( dentro do que eu penso ser, dar certo), em geral serão outras temporadas de 5, 7 ou 10 anos como foram as anteriores, ainda mais nessa geração líquida atual. Não dá, se eu estivesse levemente carente e necessitando realmente de calor humano, eu iria a luta sim novamente, mas a completude dentro da solitude que sou capaz de viver hoje, não me causa tal necessidade. A minha relação comigo mesmo não está medíocre, não me sinto ferido, depressivo ou carente de alguma forma, nada disso. Logo, não há por que arriscar esse belo estado, que em verdade, é a primeira vez que estou podendo desfrutar na vida, um estado raro e muito precioso, estou curtindo cada momento.
@PedroPaulo-s4s2 ай бұрын
O grande problema é que escolhemos nossos cônjuges através de critérios sexuais. E só sexo não se sustenta. Ninguém quer sexo 24 hs.
@julianaesquivel7267Ай бұрын
@@PedroPaulo-s4s perfeita sua colocação!!
@sandrinhav2 ай бұрын
Passar frio também é uma dor
@dayanealmeida66722 ай бұрын
A maioria das respostas: "Eu prefiro passar frio." Apenas pessoas fugindo da dor e que não sabem lidar com a própria natureza.
@gabibonza2 ай бұрын
Pode até ser... Mas, e o que as terá deixado assim?
@renatofernandesoffc2 ай бұрын
Tanto o frio qnt os espinhos são inevitáveis, o sofrimento virá pra tds...
@mssabia2 ай бұрын
Todos preferem a solidão , mas na prática não funciona assim !
@alexandresantos28602 ай бұрын
Realmente somos feitos para nós relacionarmos: pesquisas feitas com a terceira idade comprovam que nesse grupo os que tem amigos vivem mais. Como cada um em si é um "mundo a parte" os relacionamentos nos enriquecem através das experiências , diálogo e convívio , ter o com quem partilhar a vida é oportunidade de crescimento
@robertopresbiteriodacosta40423 ай бұрын
O filosofo citado, disse tb, so na solidao o individuo e livre!
@brunoscarpa21672 ай бұрын
eu acho que é mais uma questão de solitude do que de solidão...
@marcelokohlАй бұрын
Das pessoas que dizem que vivem solitárias na maioria das vezes só estão vivendo a uma distância segura, umas com uma distância maior outras menor. E a solitude é muito importante, até necessária, pro conhecimento próprio.
@Henrique_31413 ай бұрын
Vejo que há um conflito cada vez maior quando se trata desse tema. Biologicamente falando temos o impulso primário em encontrar um parceiro/parceira, porém com o mundo moderno tomando um rumo cada vez mais individualista, as pessoas estão colocando mais na balança para entender o quanto vale a pena criar um vínculo/compromisso. De certa forma indo ao contrário da nossa natureza.
@petruslogus73 ай бұрын
Assim como o Pondé disse que não somos porco-espinhos e nem sempre os espinhos machucam, e por isso seria mais lógico, segundo a natureza humana, aprender a lidar com os espinhos, também me ouso afirmar que nem sempre o frio machuca. E sendo assim, me permito exercer o meu direito de escolher, ao menos por agora, o frio ao invés dos espinhos, porque assim como NEM SEMPRE os espinhos machucam, NEM SEMPRE o frio machuca, nem sempre o frio mata. Já experimentei tanto a dor dos espinhos, como o desconforto do frio, e por experiência própria asseguro que a primeira doeu muito mais. E como os animais são adaptáveis ao habitat que escolheram viver, creio que é possivel criarmos uma camada mais grossa na pele pra resistir esse frio. Assim como a solidão pode ser uma desgraça pra algumas pessoas, pode ser liberdade e conforto para outras, e ai onde entra a solidão X Solitude. E por fim esse dilema acaba sendo apenas mais uma questão de escolha do que uma mero questão de qual dor é mais preferivel. Qual contrato de dor você escolhe hoje pra viver? Talvez la na frente eu queira buscar o calor apesar dos espinhos. Mas hoje, eu escolho o lado do frio, eu escolho suportar o frio com uma camada mais grossa de pele que eu desenvovi ao longo dos anos e das minhas vivencias.
@perpetuafreitassiqueira42292 ай бұрын
Deixou GD sabedoria 🔥
@perpetuafreitassiqueira42292 ай бұрын
Nem tão distânte para ter que dormir. Qd visitar. Nem tão próximo para sempre querer almoçar.
@angelinaconde23693 ай бұрын
Obrigada por compartilhar...🌻
@lorenkircher7 күн бұрын
Acredito que a própria metáfora já dá a resposta. Devemos ter nosso espaço e conviver esporadicamente com quem gostamos. Aí sentimos "pouco frio e poucas dores dos espinhos." Gostaria de lembrar também que temos seres maravilhosos com quem convivemos e que nos tiram essa sensação de frio que são os animais. Então não necessariamente precisamos de outros seres humanos para nos sentirmos acolhidos.
@LeonardoAlves-lz4ef2 ай бұрын
Reparei que a galera jovem prefere passar frio. Mas acredito que todos eles nunca foi casado
@Mels-z1c3 ай бұрын
8:40 Os espinhos do porco espinhos só são ativados em situação de defesa, quando estão entre eles os espinhos ficam em formato de cabelo petado pra trás. Então que nossos espinhos só fere quando estamos revidando uma agressão ou arrumando confusão.
@gabibonza2 ай бұрын
Quem nunca espetou o próximo a troco de nada, que atire a primeira pedra...
@marlenepereira53042 ай бұрын
Moro só e amo minha liberdade! Preencho minha vida com várias atividades!
@mariaedut152 ай бұрын
Eu gosto de pessoas, mas não gosto de convívio íntimo, só superficial.
@warleyleoli7497Ай бұрын
Problema de querer outra pessoa é que nós mesmo fantasiamos demais a outra pessoa na nossa mente... aí depois quando a realidade chega a gente acorda, uns tarde demais já com filhos.
@marciadoria19352 ай бұрын
Bom dia! Gostaria de ouvir o professor Pondé falando sobre o livro, Sociedade do cansaço, do filósofo Byung-Chul Han. Gostei da leitura, mas gostaria de ouvir do professor suas contribuições a respeito do conteúdo desse livro. Obrigada
@ZimPereiraa3 ай бұрын
Adoro a risada do ponde
@Suzana-f6i3 ай бұрын
Os que disseram preferir passar frio, provavelmente não tiveram boas experiências de relacionamento. Quem vive bem, não pensa assim.
@wolfs40432 ай бұрын
Exatamente a geração atualmente e só frescura
@prof.vieira1508Ай бұрын
As feridas, o sofrimento fazem parte da vida. Imagina privar uma criança de aprender andar (ainda que seja de bicicleta) porque pode cair, se ferir! Vamos criá-la numa bolha? Quem não gosta de estar na companhia dos outros só está interessado em si mesmo e se revolta contra tudo que é bom e certo. Cada um de nós tem o seu espinho. Por isso, devemos nos precaver de ir ou permanecer muito tempo (ou mais que três dias) na casa de alguém, pois o outro há de se cansar da gente, nossa presença será inconveniente. Uma certa distância é prudente! Porém, lembremo-nos de que melhor é serem dois do que um, pois e um cair, um levanta o outro; mas ai do que estiver só, pois que caindo, não terá como se levantar. Acompanhado, um aquece o outro no inverno da vida. Sozinho, perde calor para o meio ambiente e morre de hipotermia!
@leiturass.a2 ай бұрын
Tem uma frase muito boa do Cs Lewis: Os únicos lugares onde não precisamos temer as contingências do amor é o Céu ou o Inferno.
@ronnymarquesweb2 ай бұрын
Pelo as respostas dos entrevistados demonstram certo egocentrismo . A melhoria quer viver uma relação sem ter que passar pelos espinhos
@saymoncabral13463 ай бұрын
É cada entrevistado que aparece. 😂😂😂
@dayanealmeida66722 ай бұрын
Foram na USP. Kkkkk
@andressacaroli4116Ай бұрын
Amar é sempre um risco e inevitável se machucar as vezes.. Espinhar
@Geludis2 ай бұрын
Muito bom!
@Meegazord2 ай бұрын
Impossível não se sentir machucado de alguma forma, o pessoal tá meio burrinho nas ruas.
@lpf38683 ай бұрын
Comparar uma situação de natureza selvagem com o estado de direito atual não tem nada a ver. A necessidade de estar junto na natureza era real, questão de sobrevivência. No mundo atual, as pessoas continuam precisando das outras, mas não precisam ficar junto fisicamente com medo dos predadores. Tudo tem seu lado positivo e negativo. O ruim é invalidar a opção das pessoas por aquilo que é o menos pior pra elas. Lembro de que uma vez este senhor disse que não ter filhos era egoísmo. Olha que bobagem! Egoísmo é colocar deliberadamente alguém neste mundo só pra satisfazer sua necessidade social de aceitação (quando não pensam em ter alguém que cuide na velhice). E não dá pra comparar os outros animais. Na natureza eles não têm escolha. No mundo atual as pessoas têm escolha. Eu acho que se é pra dizer que alguém é egoísta é justamente quem tem filhos.
@sa18an363 ай бұрын
@lpf3868 concordo em partes, principalmente a questão dos filhos. Mas o que ele quer dizer é que sim, precisamos uns dos outros como forma de socialização. Hoje em dia vivemos em grupos de milhões de pessoas. Peguemos a cidade de São Paulo que tem mais de 10 milhões de habitantes, realmente não precisamos nos preocupar com predadores ou coisas similares da vida selvagem; mas desde o ônibus que você pega para ir trabalhar até a água que chega na sua casa, são pessoas trabalhando; sem dizer na questão de comunicação uns com os outros. Ter uma vida social mais saudável significa ter melhores relações com as pessoas, principalmente com quem você convive: familiares e colegas de trabalho. As pessoas que preferem ficar sozinhas (entrevistados) são pessoas que provavelmente não souberam e não sabem lidar com os próprios sentimentos, com os conflitos que nos afligem como indivíduos em interação uns com os outros, com as traições, decepções etc... A maioria das pessoas que eu vejo que são rancorosas, são as que mais são sozinhas. Lidar com nós mesmos e com os outros é extremamente importante e negar isso, mesmo na sociedade atual que tem muitos meios de """"sermos auto-suficientes""" é negar a realidade da nossa própria natureza.
@robervalaugusto763 ай бұрын
Equilíbrio é a solução, então. Pega, pegar e não se apega.
@mariaraqueldefreitassousa37882 ай бұрын
Eu prefiro ser so tambem. Eu me acostumei a ser so, filha única e tambem eu já nascí com a natureza de fazer tudo por conta própria.
@wolfs40432 ай бұрын
Prefiro os espinhos tenho facilidade de dr resolução aos problemas, adoro dores de cabeça
@marlenepereira53042 ай бұрын
Eu moro só e gosto muito,amo minha companhia! Adoro a minha liberdade!
@flaviomacedo916320 күн бұрын
Vamos reconsiderar com Spinoza "sub specie aeternitatis".
@eberdasilvavalle13743 ай бұрын
Por favor, diga-me na região Sudeste, onde há fri!!!
@melckhrambrendonehren2 ай бұрын
Bom dia
@oliviadallarosa4414Ай бұрын
Eu passo frio faz anos.
@cintiaelaine12 ай бұрын
Acho qie as pessoas não entendem o que de fato eh passar frio ou se machucar. O ser humano eh um ser social e esse, o frio é um agente o qual vc nao controla, espinhos machuca e muitas vezes machucar nos fortalece, ostras não produz pérola feliz
@PauloRoberto-br2do2 ай бұрын
Ótimo tema, erraram apenas nos entrevistados parece que fizeram a pesquisa em frente a USP.
@ervaldopassosdasilva853528 күн бұрын
Se realmente aqueles preferem passar frio não deveria nem colocar o chuveiro da vida no morno
@AndreLuisCanta2 ай бұрын
As relações podem nos ensinar e nos permitir aparar os nossos espinhos, né... A responsabilidade é nossa.
@nomade_33-j2s3 ай бұрын
muito bom
@raikaramorim5175Ай бұрын
Seria interessante um dia encontrar um filósofo que estudou Biologia a fundo, pois as falas dos filósofos sobre a Biologia são muito superficiais, e na verdade, a verdade se encontra na Vida. Se quiserem falar sobre a espécie e os traços orgânicos, que estudem a Biologia e parem de se concentrar em devaneios existenciais.
@joseluizfrazao942817 күн бұрын
Dr.Ulisses disse certa vez que a experiência não serve pra nada porque quando ela chega já se está velho.o que adianta um velho cheio de experiência.
@ronykur26352 ай бұрын
Como usar meu espinho para espetar o alheio fazendo com que ele conheça a dimensão da nossa distância...?
@nomade_33-j2s3 ай бұрын
👏🏻👏🏻👏🏻
@evandroevangelistaamaral50832 ай бұрын
Muitos dos entrevistados aí morrerão de hipotermia
@PobreeCansadoАй бұрын
se acostuma, mas tem um limite e para isso existem roupas e abrigos, para isolar a temperatura do corpo a mantendo estável. caso não se acostuma-se não haveria costume entre os povos que são originários de regiões geladas de nadar na agua fria e tomar banho frio. para quem diz q não pode divagar filosoficamente demais sobre usos e costumes tipo a esquerda costuma fazer por aí, seria legal lembrar desse detalhe, conjuntura de fatos sobre o frio e suportabilidade do mesmo, apesar q no mais por diversas vezes ele tem argumentos mto bons( um pequeno vacilo ou outro, ñ desmerece exatamente o trabalho de ninguém, desde q saiba manter o nivel) e o dilema do porco espinho em si é mto bom( isso realmente faz todo sentido).
@korreia76223 ай бұрын
Se for pu Muié, eu prefiro me espetar dodiiiinhuuuuuu "do q na mão sozinho" ( frio) 😅kkkkkk
@crisolive1967Ай бұрын
Hoje em dia tudo é diferente da época de shpoenhauer, dá pra viver sozinho sim, a pessoa aprende a se prover sem maiores dilemas. Não somos porcos espinho, somos humanos dotados de raciocínio e independência.
@patriciapadilha41592 ай бұрын
Quanta gente medrosa!!! Preferem não viver!!!
@higorvaz38342 ай бұрын
Por que não chamaram o Karnal para falar deste assunto?
@Bholder13 ай бұрын
As pessoas só se esqueceram que o frio mata viu. E rápido kkkk. Prefiro me machucar que morrer. O que não te mata te fortalece. Ha estudos que dizem que em grupo na maioria das situações se vive mais e melhor que sozinho. Enfim, cada um escolhe a forma que vai morrer kkk
@Bholder13 ай бұрын
Eu acredito muito como nestes filmes de fim do mundo sabe? Quem sobrevive?? Aqueles que se unem. Os que se afstam e ficam sozinhos morrem, de frio, por animais, sem comida, etc... o futuro do mundo são as pessoas em maior grupo, isso é provado cientificamente.
@gabibonza2 ай бұрын
Dependendo do tamanho e da quantidade de espinhos que entrarem em você, pode ser letal também hein...
@Bholder12 ай бұрын
@@gabibonza verdade mas isso é um escolha sua também. No caso das pessoas em volta vc escolhe e dá forma que vc vai tratá-las também vai variar como vão te tratar.
@CarmenGarcia-eh3mm3 ай бұрын
Personalidade Spinoza
@sucote1003 ай бұрын
Só não comentaram sobre a SANTA mãe do Schopenheur, que era uma mulher: "a frente de seu tempo" tanto que o pai dele se mata por causa dela. E ao marido morrer ela abra um "salão de festas". Talco no salão?
@marlenepereira53042 ай бұрын
Vou procurar o meu porquinho espinhp!😂😂😂😂😂😂 Se eu achar te conto!😂😂😂😂😂
@MarcileiaSSousa2 ай бұрын
👍🏾😃🤔👀 Bom dia.📝📖📚📚📚📰📻📺🖥️💻📱🎧▶️🤔😃👍🏾
@josildomartiniano3763 ай бұрын
Se hoje sou espinho , espinho não machuca a flor.
@aldasimoes29573 ай бұрын
Kd a Tais?
@danilorochabarcelos3 ай бұрын
👏👏👏👍👍👍🙏🙏🙏🙌🙌🙌
@sociedadedospoetasvivos74203 ай бұрын
The People lies (dr. House)
@alfaiateMM3 ай бұрын
Schopenhauer era o livro de cabeceira do Raul seixas
@ervaldopassosdasilva853528 күн бұрын
O espinho verdadeiro é o que eu tenho
@Mat127-n3lКүн бұрын
Os dois lados vc pode sofrer
@Glauciene23Ай бұрын
Fica muito triste se machucar com o espinho, Sr. PONDÉ?
@marciamagalhaes66192 ай бұрын
Os entrevistados falam como se fossem vítimas e perfeitos ,apenas são machucados, nunca machucam ninguém. Somente o último entrevistado demonstrou maturidade e senso de realidade. Somos machucados, sim. Mas não devemos esquecer que machucamos também, ninguém é perfeito. Não existem alecrins dourados quando se trata de seres humanos.
@flaviomacedo916320 күн бұрын
Friedrich Nietzsche nos salvou dele.
@mazioalhandra2 ай бұрын
Fico curioso porque não tomamos em consideração que o outro do outro somos nós mesmos. Portanto, somos levados a crer que somente o outro tem espinhos para furar. E os nossos espinhos? Precisamos ser um pouco mais generosos com os espinhos alheios, porque os nossos podem ser muito piores do que os deles...mas valorizamos mais o espinho alheio, porque alimentamos a ilusão de que o fato de não frequentemente os nossos não nos furar eles não existam.
@quintellatv9049Ай бұрын
Essa expressão do "frio" não é muito boa, hein? 😅 Claro que as pessoas se adaptam ao frio. Quantas pessoas moram em lugares com temperatura tão baixa? 🤷🏻♂️ Fora essa parte, o conteúdo está muito bom
@robervalaugusto763 ай бұрын
Explicação rasa e curta do Pondé.
@saymoncabral13463 ай бұрын
Ele sempre foi raso e genérico.
@linovieirapacheco-ecosdoca55663 ай бұрын
Quem avisa do perigo ⚡ amigo é: Aviso ⚠️ importantíssimo aceite a Jesus Cristo em vida agora depressa urgente correndo rápido já!! escapa d condenação eterna do lago de fogo 🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥 eterno Apocalipse 20:10 a 15. Apocalipse 21:15. Marcos 16:15 a 20. Marcos 9:42_48. Lucas 16:15. Lucas 12:20. Mateus 10: 28 João 14:1_6. Lucas 16: 19_31. Hebreus: 9 :27.
@alfaiateMM3 ай бұрын
RaulRaul
@MarceloCNАй бұрын
Para os feios apenas a solidão.
@JorgeHenrique-ts3qe2 ай бұрын
Eu prefiro sentir frio nao preciso de ser humano pra ser aquecido se eu quizer me aquecer compro um cobertor
@betatube71983 ай бұрын
prefiro passar frio!...🤣🤣🤣
@guilhermecostafotografia3493 ай бұрын
Jesus escolheu os espinhos.
@veluassis3 ай бұрын
O problema não é o frio. O problema é a serra na cabeça 24 horas. Imagino cortando uma árvore pra fazer uma Tora? Quantas tiras precisam e quantas mulheres serão serradas?
@cromo98113 ай бұрын
shopenhaur
@rosanamattos72762 ай бұрын
Hoje em dia o espinho é fácil, o ser humano tá perigoso, mata por qualquer coisa, dentro e fora de casa. É melhor só que mal acompanhado
@vaniasouza2373 ай бұрын
Desamparo
@esdrascondellodesouza76962 ай бұрын
Os opostos se atraem; os canalhas se unem.
@IzzyN0okami15 күн бұрын
Isso é uma Evangelion referência?
@ellenlage582120 күн бұрын
Só vítimas nas ruas,
@zebozamtrevi70443 ай бұрын
Velho igual a vc,odeia frio...😂😂😂
@vaniasouza2373 ай бұрын
Ver o espinho do outro, segundo o Pondé, é mais fácil.