Coral Lorenzo Fernandez- Vira Virou (Kleiton Ramil) em Montes Claros(MG)-1995

  Рет қаралды 419

Norte das Geraes Cultura

Norte das Geraes Cultura

Күн бұрын

O Coral Lorenzo Fernandez, de Montes Claros(MG), sob a regência de Clarice Sarmento, interpreta "Vira Virou", de Kleiton Ramil,da dupla Kleiton e Kledir, no projeto Quatro Cantos, em 1995 em Montes Claros(MG).
O Coral Lorenzo Fernandez, criado no Conservatório Lorenzo Fernandez, nos anos 1970, em Montes Claros, já se apresentou em várias cidades em praticamente todas as regiões do país e até no exterior. Tendo por vários anos a maestrina Clarice Sarmento como a sua regente.
Vira Virou é um fado composto por Kleiton Ramil. Foi lançada primeiramente pelo grupo vocal MPB4, em 1980, intitulando o seu LP desse ano, tendo se tornado um dos seus grandes sucessos.
A história da música é a seguinte, segundo depoimento de seu autor:
“ A Almôndegas, a minha primeira banda, tinha acabado em 1978, 79. Eu namorava uma menina que havia viajado para a Europa e me convidou pra ir junto, já que os pais dela moravam lá. Não lembro bem como é que foi, mas o namoro acabou e eu fui viajar sozinho. Fiquei uns dois meses e pouco viajando com um violão a tiracolo. Foi muito enriquecedor, eu nunca tinha ido à Europa. No meu retorno, o último País que passei foi Portugal. Lá, conheci uma cantora, que não era profissional ainda. Ela tinha uma voz muito bonita e eu fiquei falando: “Ah! Por que você não canta, não faz alguma coisa com música”? Quando voltei pro Brasil, ela me pediu pra compor uma canção”, relata.
“Então, Vira virou foi feita para essa cantora que era muito novinha, devia ter uns vinte e poucos anos. Mas a música - isso que eu acho mais interessante - fala de Lisboa, fala do passaredo, que eu realmente vi enquanto tomava uma cervejinha, vendo os pássaros voando, muito bonito. A música, na sua essência representa não só a história de Lisboa. Eu escrevi falando de Lisboa porque era uma cantora portuguesa e eu achava interessante o argumento. Mas o conteúdo emocional, fala de uma paixão pela Europa. Até porque meu avô era espanhol e eu fiquei maravilhado.
Eu a compus em Porto Alegre, em 1979. Lembro que estava desenvolvendo um encadeamento de acordes onde uma nota era mantida fixa para passar pro acorde seguinte, ou seja, coisas que eu estava experimentando há muito tempo em composição e funcionou com perfeição. Depois de muitos anos tentando, chegou. E a outra coisa interessante é que eu criei a melodia e a harmonia juntas. A melodia começava num acorde e penetrava de forma dissonante no acorde seguinte. Os músicos entendem isso com facilidade. Eram notas que se eu fosse usar de uma maneira simples, podia não funcionar bem. Mas como eram notas de passagem, o final de uma frase melódica entrava no acorde seguinte.
Então, quando escrevi: Quero ver o passaredo/ pelos portos Lisboa/ voa,voa, que eu chego já a rima não está no final, está no meio da frase. Eu fiquei muito atento a isso na letra inteira”, explica.
E tem também, além dessa questão técnica, uma questão mais espiritual. Eu sempre fui uma pessoa, até certa idade, bastante… não digo pessimista, mas muito fechada, muito pesada. E eu lutava contra isso. Quando criei a letra de Vira virou me coloquei o compromisso de não escrever a palavra “não”, nem escrever palavras negativas: “nunca”, “jamais”. Eu me policiava pra não escrever. Então a música tem todos os elementos. Por isso que eu tenho o maior carinho por essa canção, Eu percebi que ali eu atingi uma maturidade como compositor. O que seria um presente pra uma cantora de Lisboa, voltou pra mim como um dos maiores presentes na minha vida”, conta emocionado.
Por fim, a inspiração. A cantora que pediu a música foi Eugenia Melo e Castro, portuguesa que já tem mais de 35 anos de carreira…
Vira Virou
(Kleiton Ramil)
Vou voltar na primavera
E era tudo o que eu queria
Levo terra nova daqui
Quero ver o passaredo
Pelos portos de Lisboa
Voa, voa, que eu chego já
Ai, se alguém segura o leme
Dessa nave incandescente
Que incendeia a minha vida
Que era viajante lenta
Tão faminta d'alegria
Hoje é porto de partida
Ah, vira, virou
Meu coração navegador
Ah gira, girou
Essa galera
#corallorenzofernandez #viravirou #kleitonekledir

Пікірлер: 2
@herculesgoncalves703
@herculesgoncalves703 3 жыл бұрын
Grande coral do qual tive a honra de participar inclusive em viagens internacionais. Tempos memoráveis!
@nortedasgeraescultura4901
@nortedasgeraescultura4901 3 жыл бұрын
Hércules, não sabia que havia participado do Coral Lorenzo Fernandez. Também participei na década de 1980. Grande Coral! Grande Clarice Sarmento!
Loi Damasceno- Um século depois- Festival Canta Minas 1994
5:25
Norte das Geraes Cultura
Рет қаралды 865
1ОШБ Да Вінчі навчання
00:14
AIRSOFT BALAN
Рет қаралды 6 МЛН
Люблю детей 💕💕💕🥰 #aminkavitaminka #aminokka #miminka #дети
00:24
Аминка Витаминка
Рет қаралды 1,5 МЛН
Apostólico Solidário - Asilo São Vicente de Paulo Montes Claros ▬ Igreja Apostólica
30:53
Igreja Apostólica Montes Claros - MG
Рет қаралды 3,9 М.
Milton Nascimento "Cancoes e momentos"
16:31
Carolina Murphy
Рет қаралды 57 М.
Vander Lee- Entrevista à Rede Globo MGTV em Montes Claros -2005
2:34
Norte das Geraes Cultura
Рет қаралды 1,1 М.