O abusador nunca assume responsabilidade por seus atos e tudo que dá errado na vida deles sempre tem um culpado, menos eles próprios.
@zethoficcial3 жыл бұрын
Meu pai ai, e ele vive levando tudo na sátira,
@zethoficcial3 жыл бұрын
Tudo é uma piada pra ele..
@Freedom-su6vo3 жыл бұрын
A única ( culpa) que uma vítima deve sentir, é a de ter se permitido ter insistido em uma relação abusiva. Essa culpa se tornará após um tempo ( aprendizado e consciência). Sei que é difícil chegar nesse ponto, mas acredite! É o rumo que automaticamente a consciência segue. Contato zero ajuda muito a se alcançar este estado de consciência mais rápido.
@francielesousa81593 жыл бұрын
Exatamente! A culpa que carregou é de ter feito dos tripas coração para fazer uma relação abusiva funcionar, achando que a pessoa iria mudar com minhas atitudes. Não carrego a culpa de ter “estragado” tudo, apesar da pessoa jogar isso na minha cara. Sei que ele que é paranoico e que dei o meu melhor!
@vitoriasouza58323 жыл бұрын
Não, nem essa culpa.
@vitoriasouza58323 жыл бұрын
@Zero Khan dependência causada por manipulações doentias.
@thaisrodrigues9947 Жыл бұрын
@@khan_zerosim.
@polianasantos34714 ай бұрын
A mãe quer sempre o melhor pro seu filho Nasceu pra isso aí, se vive disso esse trem pegajoso 😮 Vc perde uma vida mexer com esse povo
@Faby11043 жыл бұрын
Muito bem abordado esse vídeo. Percebo que principalmente as mulheres que sofrem numa educação castradoras são culpabilizadas quando não agem como "boazinhas" dentro do ambiente familiar, sendo obrigadas sempre a cederem para o benefício dos outros membros. Essa carga de não poder colocar limites cai muito mais em cima da mulher. Isso pode ser facilmente observado na criação de casal de filhos, onde as obrigações para a filha se diferem muito ao do filho. Criando assim, mulheres submissas e frustradas e homens abusivos e mimados. É isso que observo. Obrigada por mais um video.
@thaisrodrigues9947 Жыл бұрын
Não acho. Acho que cada caso é um caso. O maior abusador da minha família é minha mãe. Meu pai é vítima e cúmplice dela. Ele não colocou limites. Enfim.
@kekabhbr3 жыл бұрын
Hoje estou revestida por esse sentimento de culpa, e, como bem dito, tem-se amplificado. Por mais que saiba que a pessoa (o ex) é portadora de TPN, meu cérebro está condicionado a voltar à época do "love bombing", fazendo-me ficar remoendo minhas falas e atitudes, como se eu fosse responsável pela mudança brusca e repentina da forma com que eu era tratada. Sinto-me exausta, confusa, humilhada, culpada e, ainda, envergonhada por permanecer nessa dor e completo vazio. Entendo que essa dependência emocional está diretamente relacionada com minha infância, mas não consigo ainda superar isso, mesmo tendo hoje consciência de que afeta todos os campos de minha vida.
@alvaro314153 жыл бұрын
idem
@rejanecandido89953 жыл бұрын
Se puder faça terapia, ou entre em algum grupo que trata desse tema. O Facebook tem muitos que tratam desse tema. Mas tenha certeza, o tempo vai sarar essa ferida aberta. Vai ficar uma cicatriz, mas passa. Falo por experiência própria.
@mariateixeira54813 жыл бұрын
@@rejanecandido8995 vc me deu esperança com seu comentário. Vai passar? Passa mesmo? Está difícil suportar o minuto seguinte.
@carolmaciel093 жыл бұрын
@@mariateixeira5481 passa sim. Parece que cada dia que vc olha mais pra vc, e aceita que estava se relacionando com uma pessoa doente, a vida vai oferecendo curativos, esclarecimentos... passei 2 vezes por relacionamento com narcisistas, e cada vez que busco conhecimento e vai tudo se encaixando, minha culpa diminui. Mas permita que isso aconteça! Foco em vc.
@romildaduarte45753 жыл бұрын
Procure fazer terapia e um grupo de auto ajuda, não se culpe por nada. Passei 34 longos anos de minha vida em um relacionamento abusivo, foi muito difícil sair dele mas estou vencendo a cada dia e por certos momentos TMB me sentia culpada por tudo q aconteceu em minha vida e os por que disso, e o pq daquilo, e o pq eu deixei isso acontecer, e o pq eu permitir q alguém me tratasse daquela maneira, enfim...muitos pqs!!! O grupo de auto ajuda foi essencial em minha vida, aprendi a ter amor próprio, a me valorizar e acreditar q posso ser feliz e LIVRE!!! Hj sou outra pessoa e me orgulho da mulher q me tornei!!! Sem culpas e sem medo e com um auto conhecimento da porra!!! Acreditem, há vida dps de um relacionamento NARCISISTA!!! Sou prova viva disso ❤️ Tenho um grupo de auto ajuda, se quiser estou a disposição e acredite...vai ficar tudo bem 💖💖💖
@S.i.m.o.n.e11 ай бұрын
Obrigada pelo vídeo.
@rogeriooliveira32 Жыл бұрын
Meu maior erro no meu ultimo relacionamento, foi ter me permitido sofrer os abusos por parte da minha ex ABUSADORA!!
@ane22ist3 жыл бұрын
Tive um relacionamento de 14 anos com uma homem abusivo, levei 10 anos pra perceber isso... Eu era controlada, manipulada e não podia ter individualidade, enquanto obedecia ele, era super feliz com ele tratada como uma rainha... Quando comecei impor limite o negócio ficou feio, quais eram as imposições dele? Não podia ter uma fé diferente da dele, era vigiada quanto ao que eu lia ou assistia... Nada podia ser contrário da crença dele... Não podia usar determinadas roupas, nem estudar, odiava minhas amigas... Se eu quisesse fazer algo com meu próprio corpo não podia como tatuagem, escolher meu próprio tipo de parto, um silicone.... Ao longo dos anos parei de aceitar isso e meu casamento foi pro brejo... Depois da separação o cara ficou 10 vezes pior e o cara fez de tudo pra me prejudicar.... Me roubando, fazendo terrorismo emocional, chantagem... E sabe qual foi meu sentimento?????????? Eu só consigo pensar : eu devia ter ficado quieta.... Juro !!! Eu sempre penso que jamais devia ter batido de frente com ele ..... Sim é uma loucura isso, ser vítima e ainda se culpar !
@appesproduart3 жыл бұрын
Oi, que bacana seu post! Sim, muitas vezes a vítima vai buscar na infância a causa e se depara com traumas... e tendo coragem e atitude chega na Dor na causa. O que rola na vida é repetição uma espécie de loopin... o lance é aprender a se cuidar . Pra isso precisa se conhecer olhar pra si saber seus gosto onde de fato fica a vontade naturalmente e não por “ familiaridade” - bordas e limites restabelecidos intuição renovada sua saúde melhora novos ambientes e relações acontecem . Você aprende a distinguir o doentio do saudável . Solitude... leve ... em paz ... mais equilibrado no racional e no emocional. Madura... sem dramas sem culpa ou vergonha... não importa mais se vem esse doentio padrão de comportamento da família de origem ou outra fonte . O importante é que você já sabe estar atenta no presente conhece melhor o que dispara os gatilhos em você ! Começa a ser tão generosa e cuidadosa consigo como sempre fez com o outro se deixando em último lugar na fila. Tudo isso fica no passado e você segue livre mais esperta - diferente pra melhor. Como as águas que sabem se impor seguindo o seu caminho contornando as pedras. Ahow🍀💫✨
@mardrimoura3 жыл бұрын
Sabias palavras :-)
@appesproduart3 жыл бұрын
@@mardrimoura oi, estamos juntos no processo... libertação...do doentio pro saudável rs felizmente ✨🌿🌿🌿✨✨
@alexandredelimaziliojunior81333 жыл бұрын
Faz dois anos que vc salvou minha vida com seus videos. Muito obrigado. Você é o melhor aqui no KZbin abordando esses temas sempra de forma clara.
@toninha46583 жыл бұрын
Concordo com vc Alexandre. Muitos vídeos do Alan assisto varias vezes para fixar bem ba minha mente e por em prática na minha vida.
@_cave11663 жыл бұрын
Muita autoculpa e autoestima baixa!! É difícil o término! e quando quebrei o contato zero após o término a EX reforçou que a culpa por tudo de ruim foi minha!! Entro em um poço sem fundo!!
@mat7043 жыл бұрын
Como foi a quebra? Ainda nao quebrei mas tenho vontade todos os dias... Voces voltaram a ficar ?
@Juuxr2 жыл бұрын
@@mat704 Oi, como você está hoje em dia?
@Juuxr2 жыл бұрын
@Marcelo_Cave, como você está atualmente? Eu terminei com meu ex abusivo há quase 1 mês por conta do contato zero / tratamento de silêncio que ele estava fazendo comigo por alguma coisa (até hoje não sei exatamente o que foi, ele negou todas tentativas de conversar) que eu fiz que ele não gostou. Depois de 3 semanas com ele me ignorando ou fugindo de mim, terminei com ele por mensagem e ele só respondeu "ok, passar bem" e até hoje mesmo se eu estiver na frente dele, ele ignora, mesmo estando com nossos colegas... isso está me machucando muito, então decidi não ir para os mesmos locais que ele vai... mas o nosso grupo de colegas em comum continua saindo com ele e quer que eu saia com eles... mesmo sabendo da história toda (não é a primeira vez, é a terceira em 2 anos e 8 meses). Acaba que quem deixa de sair sou eu, para proteger minha saúde mental. E aí bate essa culpa... Eu queria saber se ela passa.
@mat7042 жыл бұрын
@@Juuxr voltei com ela, me fudi pra caralho, terminei e agora tô muito bem. Meti o shape, tô com grana e saindo com muita mulher kkk
@_cave11662 жыл бұрын
@@Juuxr Oie Juliana! Olha passa sim com certeza!! A culpa passa e outros sentimentos também. Eu tinha me culpado muito mas vi que as coisas aconteceram como tinham que acontecer e a pessoa me massacrou (sendo passiva agressiva), ela faz vc se sentir culpada. Existem pessoas maravilhosas por ai que sabem o é um relacionamento verdadeiro. Vc precisa ser forte e focar totalmente no seu desenvolvimento como pessoa em todos os aspectos do ser humano: Físico, mental, emocional, espiritual e material. Precisa desenvolver o desapego (para o desapego eu recomento o livro "Desapegue-se do Walter Riso) e a solitude (saber que a melhor cia que existe é a sua própria). Não volte mais com ele, evite ter contato evite qualquer tipo de conversa relacionado a ele. O grupo de amigos em comum é complicado, talvez seja melhor vc se afastar até se recuperar. Vc precisa focar em vc mesma. Ler livros que gosta, fazer atividade física, focar na sua profissão, focar no seu desenvolvimento espiritual (não falo de religião, falo de espiritualidade). Hoje eu estou muito bem, sou outra pessoa. Os vídeos ajudam muito a enxergar o buraco em que estamos e que temos que sair dele. O que me ajudou muito a sair de toda essa situação foram as palestras do Prof. Hélio Couto, procure no youtube. E tenho certeza que isso vai passar e vc vai se tornar uma pessoa muito mais forte e centrada. Eu tenho certeza que vc vai ficar muito bem e se recuperar focando em vc, e se desenvolvendo. Todos esses sentimentos ruim de uma relação abusiva vão ficar para trás e vc vai saber o seu verdadeiro valor. Um abraço e se cuide!
@Thaly_Marinho833 жыл бұрын
Estou separada a um tempo, e já estou casada de novo, e o sentimento de culpa tinha adormecido, porém a culpa cristã, e a culpa diária veio a tona, quando soube que a atual mulher coincidiu com o único momento bom que tive com ele. Ou seja, nunca houve momento bom. Foi tudo mentira. E tudo minha culpa. Até as traições era porque eu não queria ter relações. Quando eu pedia pra ele me reconquistar, ele me chamava de adolescente mimada. Entrei de cabeça no novo relacionamento, e graças a Deus ele não é abusivo. É o oposto do ex. Mas infelizmente a gente cria padrões, e acaba sucumbindo a eles. Nunca tivemos afetos, nunca tivemos amor. Como vamos procurar o que nunca tivemos?
@Juuxr2 жыл бұрын
Oi Thalita, como está sendo a sua relação com o seu atual? Ele te ajuda na luta para modificar esse padrão?
@antoniadenazaremota81713 жыл бұрын
interessante o manipulador culpa pelo fim mas também a outra parte também desenvolve auto culpa ...
@ZENITHGRACEDIAS10 ай бұрын
Tenho culpa por não ter percebido e conhecido sobre isso antes. Todas as evidências estavam lá desde o começo. Sorte que foi só namoro. Bati de frente desde o início os tratamentos de silêncio eram terríveis mas eu achava que tinha que entender sempre. Mas agora... jsei que ele é o problema.gratidao pelo conteúdo. Parabéns...
@mucathebest3 жыл бұрын
Fui criada pela minha mae sempre me culpando por tudo, inclusive agora q fui pedir ajuda a ela após o relacionamento abusivo, ela veio me culpar por t3r ficado com ele.
@juliasantos91033 жыл бұрын
Tô na mesma... forças amiga!
@Juuxr2 жыл бұрын
Caramba... minha mãe fez a mesma coisa. No caso, ela diz "não é a toa que o (ex) terminou contigo, você (...)", "por isso que o (ex) terminou contigo!". Inclusive antes do término aconteceu de ela falar algo igualzinho que ele me falava, assim que eu percebi o padrão que já se repetia desde a infância...
@julianapaolinelli3 жыл бұрын
Culpa, vergonha, medo da reação das pessoas (invalidação). Dependência emocional pela infância reprimida, amplifica a culpa...
@Juuxr2 жыл бұрын
Sim... hoje em dia a invalidação é a que mais me machuca. Horrível sentir como se você fosse a pessoa problemática.
@sophiacosta40043 жыл бұрын
Sim. Culpa, culpa, culpa. Por anos sofri a Síndrome do Apostador: " já investi tanto... vou tentar novamente". O tempo vai passando... E dps mais culpa. Nem sei como suportei por décadas.
@flordocampodocampo80243 жыл бұрын
Não tinha You Tube
@sophiacosta40043 жыл бұрын
@@flordocampodocampo8024 verdade. Vc tem td razão. Com a net o conhecimento chegou. ❤👏👏👏👏👐👐👐
@Juuxr2 жыл бұрын
Ai que vemos como é importantes trabalhos como o do Alan! Eu também só fui ter a certeza de que estava num relacionamento abusivo quando comecei a ver os vídeos dele... e aí, Deus é fogo: dias depois, uma colega minha confirmou que eu estava num relacionamento abusivo, e aí tive mais certeza do que nunca! Se eu não estou hoje em dia sonhando em voltar para meu ex é por causa do Alan (e o trabalho do André Massolini também me ajudou)
@vagnerdasneves3 жыл бұрын
Eu consegui enxergar algo sim. Muito triste! 😞 Gratidão pela apresentação!
@vitoriasouza58323 жыл бұрын
Consegui sair faz dois dias e tá foda. Tive que apelar pra justiça e minha cabeça tá fodida k.
@Juuxr2 жыл бұрын
Como você está agora?
@AnaCarolina-pv6jz3 жыл бұрын
Alan, você fala tudo que eu precisava ouvir a minha vida toda. Devo minha vida a você, gratidão é pouco.
@CKellY-zi4iu3 жыл бұрын
Eu acho que estou em um relacionamento abusivo. Por vezes acho que eu sou a abusiva, de tanto ele me dizer que eu não amo ele, não me preocupo com ele com o bem estar dele, não me importo com nada relacionado a ele. .. me sinto triste pelo fato de nunca fazer ele feliz e eu vejo que eu não estou feliz nisso. No momento em que estamos bem ja acontece alguma coisa pequena como sempre q vira uma tempestade e já vira uma briga discussão que fala até em separação. Depois ele diz q tudo aconteceu por causa de mim, q eu tenho q mudar. Q eu preciso ir no psicólogo. Ou de irmos no psicólogo juntos, pra ver oque está acontecendo com algum de nois dois...E eu me sinto culpada de tudo q acontece. Me sinto culpada dele não estar sendo feliz comigo.... e me sinto culpada e triste neste exato momento em dizer que quero embora que EU não estou feliz.... e ele começa a chorar, mal fala comigo , naquela tristeza que não tem fim. E eu vou me sentindo mais mal ainda com tudo isso... e quando vou ver. Ja esta tudo bem novamente..... e depois.. TUDO DENOVO!!!
@francielesousa81593 жыл бұрын
Não se sinta culpada! Essa culpa não é sua. Não seja responsável pela felicidade do outro, eu fiz de TUDO para fazer o outro feliz, mesmo ele sendo abusivo comigo, me anulei. E Qto mais tentava, mais me machucava. Se ele abriu uma brecha para irem ao psicólogo juntos, aceite!!!! Minha última cartada com o meu ex, foi essa, de irmos juntos ao psicólogo juntos, ele não quis!!!! Acabou me descartando com inúmeras acusações, humilhações e ofensas. A única culpa que carrego é a de ter insistindo tanto em uma relação que tinha todos os sinais que não iria dar certo e eu ignorava!
@CKellY-zi4iu3 жыл бұрын
@@francielesousa8159 obrigada. Me sinto como voce se sentia. Insistindo em algo que eu sei que não vai dar certo. Pior que agente quer acreditar que esse choro, que essa depressão em que ele fica, pode ser amor. E me faz sentir mal, em acabar com alguém que possa me amar.... e deixar ele sofrendo pelas filhas... :(to num ponto em que não quero nem sinto vontade de ir em psicólogo nenhum com ele. Desanimo, sem forças total pra isso. Só sinto forças pra seguir minha vida sozinha.. mas pra este relacionamento não tenho forças. Ou empurra com a barriga pra suprir ele. Ou largo de uma vez.
@CKellY-zi4iu3 жыл бұрын
@@j.r.4556 muito obrigada. Isso que eu não entendo. Sou tão ruim pra ele. Mas ele não me deixa. Ele não larga. Diz que a minha sorte é nossas filhas. Que o motivo dele largar seria só uma traição. Que ele queria ter um motivo pra largar de mim. Nao sei que é isso que eu não entendo. Na mesma hora q ele ta em guerra ele quer a paz.
@CKellY-zi4iu3 жыл бұрын
@@j.r.4556 Amem. Muito obrigada. Fica com Deus!!
@francielesousa81593 жыл бұрын
@@CKellY-zi4iu oh, meu bem! Eu empurrei com a barriga e talvez estaria empurrando até hoje se ele não tivesse me descartado, como se eu fosse uma pessoa má . Qdo estava dentro do relacionamento eu não entendia como abusivo. Sabia que tinha algo de errado, mas tentava me enganar achando que era normal. Só Deus sabe o que passei e ainda sofro ( é vergonhoso, mas mesmo após 3 meses de término, ainda gosto da pessoa). Eu procurei ajuda de psicólogo, psiquiatra, espiritual etc... pensei em me matar, e as pessoas próximas dizendo “ isso passa. Logo vc esquece”. Não!!! Não é tão simples. Quem tá de fora não vê nossa autoestima, amor-próprio, respeito serem destruídos e ao msm tempo não termos forças para sair. É um ciclo vicioso. Conseguimos um pouco de paz, mas logo tudo desmorona. Cada vez pior! Dói você ser uma pessoa boa, integra, honesta e ver a pessoa que vc depositou toda sua confiança e amor te humilhar, te culpar etc por coisas que só existem na cabeça dele. A gnt da o melhor e recebe o pior. Por favor, não é fácil! Mas procure ajuda para você poder pensar e enxergar as coisas com clareza.
@carlapriscila74443 жыл бұрын
Não tenho palavras pra te agradecer por trazer esse conhecimento Alan! Gratidão. Que Deus o abençoe.
@Margarida_Silva3 жыл бұрын
Grata pelo Excelente Vídeo! Sem dúvida que a Culpa aparece, é preciso ajuizar bem. O diálogo pós término é essencial, fugir e com tratamento de silêncio eterno, não ajuda! Acho infantil essas atitudes!!
@Juuxr2 жыл бұрын
E quando o abusador faz o tratamento de silencio eterno e foge? É infantil se a pessoa que sofreu o abusivo procura se afastar e não ter contato? Como ter diálogo pós término com um abusador assim?
@sophiacosta40043 жыл бұрын
👏👏👏👏👏Dizer NÃO pra quem não quer negorciar.
@karinesalvatierre79463 жыл бұрын
Parabéns, Alan! Excelente! Eu senti todos os tipos de culpa e muita vergonha até hoje. Apenas consegui abrir acontecimentos para minha psicóloga.
@isapc96123 жыл бұрын
Verdade... A única coisa que posso dizer que seguramente aprendi lidando com uma situação familiar de abuso de décadas foi estabelecer meus limites e saber colocá-los. E isso implica autoconhecimento e autocuidado. Independentemente do que a sociedade espera da posição de "amor incondicional", apenas cada um de nós sabe até onde pode suportar e é o que é razoável de se passar, para viver a vida com o mínimo de dignidade e sanidade.
@ormindaribeiro45683 жыл бұрын
nunca me senti nem sinto culpada só lamento uma coisa foi não ter o conheçimento mais çedo pois permaneçi nesse abuso durante ( 45 anos ) agora saí á quase 1 ano obrigada pelos seus ensinamentos que nos ajudam muito😂😂😂😂
@Juuxr2 жыл бұрын
Nossa, 45 anos! Você é uma guerreira! Como você está agora? Acredito que melhor do que nunca!
@priscilae.36223 жыл бұрын
O meu sentimento de culpa não foi porque em algum momento o relacionamento foi bom, mas sim por ter causado mau ao outro.
@delducadelduca31743 жыл бұрын
EI SENTIA MUITA VERGONHA DE TER DADO ERRADO NO RELACIONAMENTO...DELE TER ARRUMADO AMANTE.. POIS ELE MANTINHA O SILÊNCIO E O DISTANCIAMENTO...NÃO RESPONDIA...EU ERA A PRINCESINHA DELE DO NADA VIREI A BRUXA. ELE ESFRIOU DE UMA TAL MANEIRA QUE A INDIFERENÇA DELE DOÍA MUITO...
@veronicabarbosa3208 ай бұрын
Ja vi vários videos sobre esse assunto e achei ele se n o melhor um dos melhores. Explicação simples e fácil de entender.
@Wise_Perspective-en3 жыл бұрын
Excelente Video, veio na hora certa, eu me encontro nesta fase de separação, me esclareceu muita coisa, hoje percebo que essa questão da culpa sempre foi muito presente em mim, cresci num ambiente disfuncional onde vivi algumas situações citadas aqui. Parabéns Alan pelo seu excelente trabalho!
@mardrimoura3 жыл бұрын
Olá *Alan Mocellim* Temos que aprender a sermos *assertivos* admitindo nossos atos e comportamentos falhos, mas também, reconhecer que em determinadas situações, a culpa não é sua! A nossa criação, conforme bem explanado por você, acaba nos impedindo de sermos assertivos passando a nos culpar por tudo de ruim que nos acontece, principalmente nas relações sociais. Grato *_Marcelo Adriano_*
@ZENITHGRACEDIAS10 ай бұрын
Engraçado que coloquei limite desde o início sem saber que estava no tpn. Mesmo assim durou 6 meses. Mas não sinto culpa nenhuma. Já assisti mais de 50 palestras. Estou vacinada.. gratidão!!
@elisabetenevesdias10023 жыл бұрын
Sinto mesmo, essa culpa, pergunto sempre porque não vi antes,? mas cresci num ambiente que eu não prestava, eu não podia falar, criança não fala, essa relação so serviu para expor tudo o que estava dentro de mim, explodiu e eu me perdi, que bom que achei seus vídeos, estou aprendendo passo a passo gratidão
@Juuxr2 жыл бұрын
"Explodiu e eu me perdi, estou aprendendo passo a passo" não podia me identificar mais. Espero que você esteja bem. 😊
@MariaRibeiro-is3xp3 жыл бұрын
Nossa eu que descobri que Vivi 30 anos num casamento abusivo.so agora descobri e carrego todos esses sentimentos de culpa.
@alinematos89173 жыл бұрын
Com muito custo consegui conversar com ele e faze -lo perceber que as atitudes dele comigo estava errada. Ate que ele deu uma boa melhorada, mas era questao de tempo, sempre acontecia algo que ele nao gostava e demoronava tudo. Sempre me preocuva em pesquisar o comportamento dele, a fim de ajudá-lo. Ele é uma pessoa explosiva eacabei descobrindo que além do abuso ele tem TEI, o famoso síndrome do Hulk.. era de mais, ate com minha famila e meus amigos...ele dizia que eu sempre vou escolher ele, e nunca vou ficar do lado dele, nao conseguia ser eu mesma , tinha que ter cuidado com tudo o que se falava. Na última briga nao aguentei e dei um basta, me sinto muito culpada por que ele dizer que eu o abandonei na hora que ele mais precisava em questão do comportamento dele, ele me passou a responsabilidade de ser a unica pessoa a ajudar. Nunca tinha despreso dele, sempre fazia de tudo para me agradar , parecia que era deus no céu e eu na terra, parecia que eu tinha que viver so pra ele. Essa culpa que eu sinto é normal, me sinto mal em ter terminado e ter deixado uma pessoa que precisa de ajuda...pode me ajudar?
@Juuxr2 жыл бұрын
Oi Aline. Como está a situação agora? Ele parecia ser alguém controlador, mas que não queria ter a responsabilidade de mudar. Ou alguém com uma inteligência emocional extremamente baixa. Se você tentou conversar com ele de tudo quanto é jeito e ele continuava reagindo da mesma forma, então você fez o melhor que dava no momento... você pode ajudar a pessoa, mas ela tem que querer se ajudar primeiro... e só de você ter tentado tanto estar ao lado dele, mesmo com ele sendo assim, e tentando ajudá-lo, então você fez o seu melhor como namorada. Essa culpa não é sua. Você precisa se preservar também.
@Juuxr2 жыл бұрын
Pensei que talvez ele possa ser um codependente também com extrema baixa inteligência
@elianaoliveira63143 жыл бұрын
Obrigada por me fazer não sentir mais culpa seu conhecimento tem me ajudado muito👍🌻
@danieleluppo53652 жыл бұрын
Obrigada, Alan!
@flordocampodocampo80243 жыл бұрын
Mas eu sempre ouvi q “não devemos culpar os outros ! Q o problema esta em nos sempre”. Então não se sabe nem o q pensar
@zethoficcial3 жыл бұрын
Tudo tem seu equilibrio, quem pensa e age muito sem analisar o outro lado, é o problema.m
@Juuxr2 жыл бұрын
Já ouvi algo parecido: "Se o relacionamento não deu certo, então os dois tem parcela de culpa". Será mesmo? Me pergunto se isso faz sentido em uma relação abusiva. Talvez faça, se pararmos para pensar que o que foi abusado aceitou, mesmo que inconscientemente, se submeter a ser abusado; então, nesse sentido, ele teria uma parcela de culpa, sim. Mas é estranho, para mim, pensar assim. É como dizer que a pessoa que foi estrupada mas não reagiu contra tem sua parcela de culpa, pois ela não tentou evitar o ato. Oras, a pessoa pode ficar paralisada, em choque, pode ter medo, etc. Ainda assim é responsabilidade dela? Estranho...
@anapaulabusch15712 жыл бұрын
Muito obrigada! Você conseguiu me fazer entender e identificar um culpa que nem eu sabia ter.
@siegfrield1283 жыл бұрын
Alan, quero aqui, deixar os meus agradecimentos, gratidão pelo seu trabalho e dizer que o seu conteúdo é um dos melhores do KZbin. Assistir os vídeos tem me ajudado bastante nesse pós-término com a minha ex abusiva. Aos poucos, vou me redescobrindo e me reestruturando. Muito obrigado.
@taniamaratucci3023 жыл бұрын
Gratidão por tudo!! 🙏🏼🙏🏼🙏🏼
@Ana-ig8xt10 ай бұрын
preciosas palavras, obrigada pelo video!
@brunnogurgel3076 Жыл бұрын
Por que voce nao faz um podcast? Dá menos trabalho e os videos que ja tem sao ótimos pra copiar episódios se quiser. Vai aumentar seu publico e pode ate bombar, porque é um conteúdo de muita qualidade.
@josueomarluz65493 жыл бұрын
Muito obrigado amigo.
@fernandomateus21123 жыл бұрын
Alan eu percebi que sou co-dependente, qual personalidade sou? Queria estudar mais sobre co-dependente, vc poderia me indicar livros? Sou empata e co-dependente, qual é a personalidade co-dependente?? Ótimo trabalho vc está fazendo.
@pauloricardobobsin32773 жыл бұрын
Obrigado pelo vídeo, muito bom!
@daniellanogueira14873 жыл бұрын
Alan, além da culpa eu me sinto como se não tivesse mais a capacidade de fazer as pessoas me amarem, devido à dedicação que eu tive nessa relação, as tentativas de fazer tudo perfeito ter sido em vão. Vc tem algum vídeo que explica essa sensação de desvalor?
@fabi9726 Жыл бұрын
esse vídeo é importante, obrigada
@cristianealvarenga30703 жыл бұрын
Parabéns pelo trabalho.
@Prikashimira3 жыл бұрын
nossa descreveu minha história inteirinha !
@mariateixeira54813 жыл бұрын
Olá, Dr Alan! O senhor poderia fazer um vídeo se baseando no comportamento da Carla Diaz do Big Brother, no qual ela vive se submetendo ao desprezo do cara que ela gosta por migalhas de atenção, por gentileza? Acho que seria bem útil a muita gente seu parecer sobre isso, inclusive pra mim. Obrigada.
@A.PaulaBolsonarista223 жыл бұрын
Eu ñ culpo de fazer algo e sim de ter sido trouxa com bandeiras vermelhas continuei tentando salvar o demonio.
@alineangelini92973 жыл бұрын
Excelente conteúdo. Obrigada.
@melmeberak40193 жыл бұрын
Nao conhecia o canal mas estou gostando muito....
@lalloju_3 жыл бұрын
Mais um vídeo muito esclarecedor
@AlanMocellim3 жыл бұрын
Pretendo sim. Ainda estou pensando o formato e gostaria que fosse publicado em alguma editora de circulação nacional. Vamos ver como será, quem sabe para o fim do ano ou ano que vem.