"Ser adulto é entender que há coisas que não têm solução". A.M. Chorei e paralisei com essa frase...
@celesterodrigues34854 жыл бұрын
Canal de utilidade pública. Ajuda muito a gente entender as dinâmicas adoecidas nos diversos tipos de relacionamentos. Era pra ter um milhão de inscritos, mas infelizmente, muita gente prefere se acomodar em vez de se autoconhecer pra sair dessas relações abusivas.
@rosyleneferreira76184 жыл бұрын
Verdade.
@ivetelina31692 жыл бұрын
Gratidão
@nathaliabastos69344 жыл бұрын
" ligado pela culpa". Essa é a chave. Eu preciso assistir esse vídeo toda semana rsrsr
@marceleluizepereiraferreir37004 жыл бұрын
Eu também
@katiacristina83943 жыл бұрын
Eu também sai de um casamento de trinta anos ,fiz de tudo pra salvar meu casamento ,em mim só ficou um cetimento de culpa que carrego comigo.
@martaseixas2464 жыл бұрын
Vc é magnífico ao explicar, os assuntos, é como se fosse vc o mentor de td q estuda e aprende e adquiriu em conhecimento. Vc é d+
@S.i.m.o.n.e Жыл бұрын
"Ser adulto é descobrir que há coisas que não têm solução". Perfeito.
@drovaris8 ай бұрын
Tinha um chefe que me falava um ditado sobre isso: "O que não tem solução, solucionado está."
@toninha46584 жыл бұрын
Ja fiz muito isso. Ajudar quem não acredita que precisa de ajuda. Depois de muito tempo aprendi que ninguém muda ninguém. Como na oração da Serenidade. " Só podemos modificar a nós mesmos. Aos outros só podemos amar."
@thaisrodrigues99473 ай бұрын
Hoje eu vejo que querer ajudar os outros na vdd não tem nada de nobre e sim arrogância de achar que quem tem que querer se ajudar é a pessoa. E muitas vezes queremos mudar as pessoas e isso é abusivo e desrespeitoso.
@Freedom-su6vo4 жыл бұрын
Infelizmente o melhor a se fazer é deixar a compaixão e a empatia pelos outros de lado e usar nossa inteligência emocional a nosso favor. O contato zero é o único remédio para termos uma saúde mental durante a vida. Quando temos essa consciência real, acordamos da Matrix, aceitamos que cada um tem sua realidade. É um crescimento de consciência muito doloroso mas é libertador. Devemos amar a Deus sobre todas as coisas e a nosso próximo como a nós mesmos, isso não nos obriga a conviver.
@daianavaz74624 жыл бұрын
Alan, teu canal foi um achado pra mim! Você explica e exemplifica de forma bem didática, tem me ajudado muito a mudar meu comportamento em relação a pessoas abusivas e tóxicas!
@mangusto7654 жыл бұрын
Parabéns, Dr. Alan! Sou um grande fã, acho que o senhor é um gênio. Seus posts são ótimos, não perco um. Lucidez, clareza, base técnica.... poucas vezes vi um professor tão bom. Se possível, tente falar mais sobre o tema "narcisismo". Grande abraço e muito obrigado.
@ivi80604 жыл бұрын
Eu acho que ele é um Anjo Guardião ☺
@ariannaarianna78973 жыл бұрын
Um dos melhores canais que já vi sobre o tema no KZbin
@mangusto7653 жыл бұрын
@@ariannaarianna7897 com certeza, amiga empata. É um conteúdo técnico.
@ariannaarianna78973 жыл бұрын
@@mangusto765 sim
@elianecsilva2442 жыл бұрын
@@MST2121 no perfil dele diz que ele é Dr em sociologia
@claudiamello25063 жыл бұрын
Vdd.Ser adulto é entender que tem coisas que nao tem jeito, que não adianta buscar ajudar o outro mas sim a nós mesmos.
@heloisahelena11592 жыл бұрын
Estão aqui somente pessoas que estão prontas p mudar nada nasce antes da hora Celeste, esses vídeos tem essa importância, está aqui pra quem está pronto p uma vida nova. Deus te abencoe Alan em tudo e por td.
@apareciddahelenaandreoli83824 жыл бұрын
Concordo plenamente. A unica coisa de importante em um relacionamento abusivo è So agradecer porque essa Pessoa esta fazendo voce ver aquilo que voce precisa curar em Voce. So isso depois Agradece a Liberdade em sair e poder ver aquilo que esta em voce....
@ariannaarianna78973 жыл бұрын
Acho que o pior não é tentar ajudar quem não quer ser ajudado e sim eles quererem que vc acredite que o vilão é vc .usaram meu sentimento de culpa dizendo que era péssima filha. Mas na minha distorção eu pensava que a minha mãe era igual a mãe dela e as irmãs ,que são boas pessoas . Ao perceber isso me livrei do sentimento de culpa.
@delducadelduca31744 жыл бұрын
Parabéns e obrigada pelo vídeo...vivi nesse conflito familiar e infelizmente meu ex marido era abusivo FIQUEI CASADA por 20 anos... Nem sabia que existia pessoas abusivas só DESCOBRI com a internet...divorciei...ESTOU mais leve mas às VEZES vem uma culpa esquisita...por TER vivido TÃO infeliz por 20 anos casada e por ser tão como falar boba...
@joaogabrielvallaperde99463 жыл бұрын
Antes de mais nada dê as suas mãos a você mesmo, pois somos nós os mais necessitados de nossa própria ajuda!
@nathaliabastos69344 жыл бұрын
Eu assisto todos seus vídeos e venho evoluindo e amadurecendo. Esse seu vídeo foi o melhor pra mim até o momento. Eu já estou nesse processo de entender q não posso ajudar minha mãe e mais, estou finalmente entendendo q eu ajo igual a ela, guardando as devidas proporções. Hj eu sinto uma " paz triste", paz por finalmente tirar essa responsabilidade das minhas costas e triste por saber que ela continuará vivendo infeliz.
@nathaliabastos69344 жыл бұрын
@@rosafranca7178 obrigada pelas palavras. Vou seguir seus conselhos.
@nathaliabastos69344 жыл бұрын
@@rosafranca7178 vi agora o que é essa técnica do contato zero. Bem, com a minha mae eu nao posso aplicar rsrs. Mas eu irei me afastar e tambem vou parar de me importar. Hj eu entendo q tem pessoas q gostam de viver no caos. Um exemplo: Ontem foi a maior briga aqui entre minha mae e minhas irmãs, eu ainda fico nervosa e com taquicardia, e hoje elas estavam conversando e rindo normal, como se nada tivesse acontecido ontem. Então, o problema sou eu, eu tenho q me retirar mesmo.
@ivi80604 жыл бұрын
@@nathaliabastos6934 o Arly Cravo fala sobre distância saudável, seria interessante se quiser conhecer o Canal e talvez te ajude também . Ele é o Alan são meus Anjos Guardiães 😂😂😂
@nathaliabastos69344 жыл бұрын
@@ivi8060 obrigada pela indicação. Vou procurar agora.😘😘
@ariannaarianna78973 жыл бұрын
@@nathaliabastos6934 eu faço pedra cinza por morar na mesma casa . Ha quase dois anos sem discussões e brigas . Ela está ficando depressiva. Parei de dar ibope
@elieneramos78583 жыл бұрын
Gratidão. Estou passando por um momento difícil onde coloquei final em mais um reacionamento com um narcisista de quase 2 anos. Há 5 anos rompi com um relacionamento de 18 anos com o mesmo transtornos de personalidade. Antes desde rompimento atual, me bati com um narcista perverso que deixou grávida de 8 meses e sumiu, hoje a criança tem 2 anos. Vim de uma familia disfuncional com pais também narcistas, sofrir muito sendo a ovelha negra...Chega de sofrimento nessa vida... Vou cuidar de mim, coisa que nunca fiz...Chega de vampiros e pessoas do mal em volta da minha vida.
@erlaniaoliveira96183 жыл бұрын
No meu relacionamento com o pai dos meus filhos eu chorava mais do que sorria. Meus filhos via e me pedia pra separar e eu continuava insistindo. Foram 17 anos esperando uma mudança
@karinesalvatierre79464 жыл бұрын
Muito obrigada pelo teu trabalho, Alan!! Muito valioso!! Tentei ajudar o ex- esposo por mais de 4 anos. Infelizmente tinha essa visão inocente de que poderia ajudá-lo!
@Wise_Perspective-en4 жыл бұрын
@Karine Salvatierre você disso tudo, é uma visão bastante inocente mesmo, de que querer ajudar. O pior é pensar depois no tempo que foi perdido nas tentativas, que poderia ter sido usado de outra maneira.
@suhsamel3 жыл бұрын
Vivi um relacionamento abusivo que no começo não parecia de forma alguma. Quase enlouqueci quando começaram as acusações, as críticas, os tratamentos de silêncio e os sumiço, as refeições. Tentei ajudar, achava que realmente a pessoa queria ajuda e jamais imaginei conhecer alguém desse jeito. Ele falava que iria mudar e que eu teria de ter paciência com ele, porém, diante de seus comportamentos estranhos procurei por informações e entendi o que acontecia. Foram dez meses de sofrimento e angústia, imagino uma pessoa que passa anos por isso. Gratidão 🙏
@TheZlatkin4 жыл бұрын
Toca em pontos fundamentais sobre a preocupação com o outro. Tenho, depois de muitos insucessos, me limitado aos que me pedem auxílio. É um exercício pq é terrível vc ver o outro se enterrando.
@silvanasantos77864 жыл бұрын
estou vivendo isso vivo com o abusador é é exatamente assim ele não se vê ele me acusa parece que vc sabe minha há vida
@lorranemaia3 жыл бұрын
Eu queria muito ter encontrado esse vídeo antes, me evitaria muito sofrimento.
@veronicaprodossimo71933 жыл бұрын
Casada com narcisista 10 anos tentando ajudar ele um viciado. Isso só prejudicou a mim mesmo. Agradeço o vídeo me ajudou muito. Obrigada.
@arianeestevammontes45182 жыл бұрын
Sensacional! É exatamente isso. A mudança tem que vir de dentro pra fora. Jamais mudaremos ninguém.
@fcg-e6t5 ай бұрын
Que conteúdo incrível!! Seus vídeos são muito necessários. Traz uma abordagem muito clara e aprofundada de questões tão complexas e importantes!! Vc faz diferença na vida de muitas pessoas!! Parabéns pelo trabalho!!
@Pati47463 жыл бұрын
Boa pergunta: "Quanto tempo você passa sofrendo e quanto tempo você passa feliz com essa pessoa?" No meu caso eu sei a resposta, porém a ignoro. Eu estou aqui chorando, porque a ficha caiu, eu preciso me posicionar para evoluir. Dr. Alan, obrigada pelo vídeo e parabéns pelo canal.
@marlenesilva35143 жыл бұрын
MUUUUITO OBRIGADA POR SUAS LIVES. FAZ SO 2 DIAS QUE COMECEI VE-LAS E JA ME SINTO MELHOR EM RELACAO AO PROBLEMA QUE VIVO COM MEU MARIDO ABUSIVO. SEU MODO DE EXPLICAR ME FEZ ENTENDER E ACREDITAR QUE A CULPADA NAO SOU EU E QUE NAO SOU OBRIGADA A VIVER SOFRENDO TANTO.
@valerialobao86342 жыл бұрын
Alan... é muito triste deixar a outra pessoa sozinha quando ela mais precisa de ajuda.
@leonardomota96793 жыл бұрын
Meus parabéns pelo vídeo! DR com essas pessoas é inútil, não existe qualquer senso de autocrítica na mente delas, mas manipular através de vários tipos de gaslight é o padrão...
@aline_loveYah10 ай бұрын
Allan, é uma dor muito grande, saber que tudo está tão claro e a pessoa ainda insiste, que vc é culpado, chega a ser surreal. Sendo filha de MN, já tentei muito salvar meu pai, mas ele sempre a protege, eu não sei se ele é igual a ela, ou se é muito codependente.
@luoliveira69844 жыл бұрын
É muito triste saber que não depende de mim. Que eu não posso fazer nada, entender que não posso mudar o comportamento do outro. 😓
@ivi80604 жыл бұрын
Se sentir confortável num Campo Minado deve ser mais triste ainda. 😞
@victoralves23644 жыл бұрын
Tive uma namorada com Transtorno de Personalidade Borderline e mãe narcisista. Ela fazia tratamento com psicóloga, tomava remédio controlado e mesmo assim, repetia corriqueiramente, comportamentos típicos do transtorno. O relacionamento ficou insustentável; arrumava briga comigo e com outras garotas por causa de ciúmes, me ligava a cada hora, me colocou chifres e etc.
@AlanMocellim4 жыл бұрын
Transtornos de Personalidade como Borderline exigem tratamento de longo prazo. Alguma melhora começa a ser vista depois de uns 2-3 anos de tratamento psicológico. O remédio, nesse caso, é só pra diminuir um pouco a ansiedade, mas não resolve o problema; o que resolve é terapia de longo prazo. Se ela ainda mora com a mãe isso é um agravante da condição dela, pois a tendência é que a mãe reforce comportamentos ruins nela. Acredito que borderlines, numa situação ideal, se mantendo em tratamento, podem apresentar melhora, mas não recomendo à ninguém que espere isso acontecer, porque é um tipo de relacionamento extremamente destrutivo, não vale a pena insistir.
@victoralves23644 жыл бұрын
Ela está sempre fugindo e voltando para a casa da mãe dela, o relacionamento delas é ruim: a mãe dela acusa ela de ter destruído um namoro bom que a mãe dela tinha, ela diz que esse ex namorado da mãe dela abusou sexualmente dela. Somos da Zona Oeste do Rio de Janeiro, a última vez que soube dela ela estava morando em São José dos Campos. Ela não tem amigos de longo prazo, costuma ir para casa de parentes mas não fica muito tempo. Ela tem uma irmã que a mãe dela rasga elogios, enquanto ela só recebe críticas.
@marceleluizepereiraferreir37004 жыл бұрын
Ele sempre reforça a ideia de que eu ajudo e de que sou especial e essencial inclusive para superar os problemas. No começo eu tento resistir a ideia e falo que sou imperfeita. Mas admito que infla o meu ego de uma maneira que tenho vergonha de reconhecer...
@MsJovannia2 жыл бұрын
Muita gratidão em nos dá entendimento tão precioso pois não é uma decisão fácil ter que se afastar e a convicção que insistir em querer ajudar é um precipício.
@vagnerdasneves4 жыл бұрын
Muito bom! Obrigado! Vou encaminhar pra algumas “MUITAS” pessoas. 😉
@marlenesilva35143 жыл бұрын
NOSSAAAAAAAAAAA! CADA PALAVRA SUA ENCAIXA NO MEU PROBLEMA. EU ME CULPO SEEEEEEEMPRE!!!!!!
@e.e.49864 жыл бұрын
Complicado isso...
@biaac23223 жыл бұрын
Já assisti várias vezes esse vídeo. Tento sair dessa relação, tenho recaídas. Eu tento mil vezes e não vai. O problema sou eu mesma, pq não é possível! Obrigada por me ajudar a pensar.
@belezaessencial4552 жыл бұрын
Conseguiu? ..como está hoje? Boa tarde
@Faby11044 жыл бұрын
Excelente video. Preciso conseguir internalizar esses ensinamentos. Sempre cai nesses enredos por não ter essa compreensão.
@PsicanalistaEliReis4 жыл бұрын
Vc e muito bom
@PsicanalistaEliReis4 жыл бұрын
@@rosafranca7178 sim isso msm
@martaseixas2464 жыл бұрын
Ele é muito bom mesmo, ele devia ser mais vistos, rede nacional
@PsicanalistaEliReis4 жыл бұрын
@@martaseixas246 logo ele aparece pra todos só continuar é uma construção msm
@ANABARROSCOBRA4 жыл бұрын
Dr. Alan! Estou com muito receio de que tenha muito à ttabalhar6. Urgente! Que Deus me ajude! Sua parte foi feita você é muito profundo Génio! Que doação maravilhosa! 🌷✨🌷✨🌟
@matryona23 жыл бұрын
Desisti da minha familia. Parece que nasci de novo.
@BRZuzu Жыл бұрын
No meu caso, acredito que baixa auto estima. Tenho TDA, isso tb prejudica bem esse ponto
@lucycrivellari4 жыл бұрын
Muito bom vídeo, gratidão!!!!
@cleusasalles38734 жыл бұрын
Nao perco seus videos !super otimo!inteligente sua linha de raciocinio😍
@denise_carneiro_soares4 жыл бұрын
Gosto muito das suas interpretações, um excelente terapeuta,
4 жыл бұрын
Vídeo maravilhoso, Alan! Tentar mudar uma pessoa dessa é pura perda de tempo. É muito melhor deixar essa pessoa vivenciar as perdas que ela mesma causou para si. Eu conheço um sujeito que já tem 50 anos e teve vários relacionamentos que acabaram por causa dele mesmo. Quando se cai conversar com ele, ele nega absolutamente tudo. Sujeito completamente tóxico. Nem perdi meu tempo, caí fora. Eles perdem as pessoas depois querem apelar, se fazerem de vítimas. Atualmente ele vem se vitimizado porque a mãe está com câncer. Fiquei sabendo através de terceiros. Sei que ele está postando esse tipo de coisa para limpar a barra dele com as várias pessoas que ele sacaneou na vida. Na mesma hora falei comigo mesma: " não queira saber e nem sinta pena. Ele não faz parte da sua vida". E pronto. Estou em paz e cuidando de mim.
@susanaterra3 жыл бұрын
Disse tudo!!!👏👏👏👏👏👏
@reginamarialanachaves67773 жыл бұрын
Você é excelente. Inteligente, preparado, simples... parabéns!! Não perco seus vídeos.
@claudiamello25063 жыл бұрын
Vc pode fazer um video sobre familia disfuncional?grata
@ElysRibeiroTerapeuta3 жыл бұрын
Conteúdo Top Dr. Agora ficou claro.
@simonedetavares3 жыл бұрын
.... já estive dos dois lados.... passei minha infancia e adolescencia lutando para convencer um parente caro a deixar um mau habito... nunca consegui, ele morreu e nn consegui.. entao, na fase adulta, passei a cometer o mesmo mau habito pelo menos duas vezes na semana causando transtornos em minha familia... ate que, um dia, nei filho me chamou para conversar sobre claramente.... ai, como um flashback eu me vi nele e vi meu finado parente em mim e deixei o mau habito como se nunca o tivesse cometido, senti uma serenidade (até hoje) , uma paz... agora estamos todos vivendo em harmonia em casa... que dizer dessa minha experiencia... É como se o que desejei que tivesse acontecido fosse agora uma realidade.... certa vez, um psicanalista me disse que eu era reflexo de meus pais, que eu precisava saber quem eu era... enfim, Dr Alan Mocellim que acha sobre isso que vivi?
@mulhervintage8684 жыл бұрын
Vídeo Excepcional!!!! 👍
@alexandrinafernandes243 жыл бұрын
Obrigada, Dr. Alan magnífico vídeo! Por experiência própria não adianta mesmo ajudar, o melhor é sair mesmo do "relacionamento" a bem da nossa saúde emocional.
@mariaaparecidaproenca63623 жыл бұрын
Você faz a gente se entender, trás alivio
@anapaulalopesdasilva32523 жыл бұрын
Maravilhoso👏👏👏
@suventura3 жыл бұрын
Gratidão Alan, consegui entender a minha situação.
@dilenenogueira37433 жыл бұрын
Super útil essas orientações!
@ThaisBarros2214 жыл бұрын
Excelente colocação
@martaseixas2464 жыл бұрын
Sempre comento seus vídeos, nunca ganhei uma fotinha sua com seu coraçãozinho, será q estou no canal incerto?
@alvarolima48104 жыл бұрын
Parabéns!
@jucianepereira34673 жыл бұрын
Demorei muito pra entender isso! Vídeo fantástico! Parabéns! 👏
@user-is7yp7xj4b4 жыл бұрын
Exelente!!! Grata!!
@daniellanogueira14873 жыл бұрын
Alan, será que há uma explicação para a pena que eu sinto da pessoa abusiva?