Рет қаралды 5,443
1º curso do Programa de Exposições Temporárias do Museu Judaico de São Paulo: "Cristãos-novos: os judeus que construíram o Brasil"
Convidamos a todos para participarem das aulas, que levam a discussões de elementos que compõem o livro "Os judeus que construíram o Brasil", publicado em 2017 por Anita Novisky. Essa foi uma de suas últimas obras, e teve a coautoria de Lina Gorenstein, Eneida Beraldi Ribeiro e Daniela Levy, que fazem parte do corpo docente deste curso.
_
Aula 1 (31 de março)
O contexto ibérico e instauração de um tribunal para os judeus: a perseguição às mulheres
com Lina Gorenstein
A aula começa respondendo a questão: "quem foram os cristãos-novos?", e apresenta a vida dos judeus na Península Ibérica, desde a convivência até a perseguição, culminando com a expulsão dos judeus da Espanha, a conversão forçada em Portugal e a instalação do Tribunal da Inquisição. Continua mostrando a história de mulheres cristãs-novas, consideradas pelos inquisidores como as principais mantenedoras do criptojudaísmo.
Aula 2 (07 de abril)
A Inquisição, o Brasil e seus letrados
com Eneida Ribeiro
O cotidiano colonial brasileiro não era apenas de trabalho braçal e ativismo religioso. Havia, entre a população muitos leitores e alguns escritores. Em particular, essas pessoas e suas famílias foram as que mais sofreram com as ações inquisitoriais. Nessa segunda aula, pretendemos acompanhar parte do cotidiano de alguns desses brasileiros e como enfrentaram as diversas maneiras de atuação do Santo Ofício onde não houve instalação de tribunais.
Aula 3 (14 de abril)
Cristãos-novos e a Inquisição na economia luso-brasileira
com Daniela Levy
Nessa aula mergulharemos no universo econômico do Brasil colonial e a intensa participação dos cristãos-novos na dinâmica mercantil.
Discutiremos o papel do engenho e a ligação dos cristãos-novos com a indústria do açúcar; a expansão territorial brasileira e uma nova análise sobre a motivação dos bandeirantes; a exploração do ouro e dos diamantes e o financiamento da Revolução industrial inglesa; e os bastidores desse contexto, com a atuação inquisitorial e o sistema de confisco de bens.
Confira: bileto.sympla....