Excelente aula com dicas importantes aos avaliadores que "ainda tropeçam" em sua inexperiência. Gostaria muito de assistir a aula de validação do relatório estatístico. O curso é EAD?
@laudomaster Жыл бұрын
Oi Adrian. O curso está no formato de vídeo aulas gravadas.
@zanelato17739 ай бұрын
Porque só área construída do imóvel é considerada, a área do terreno não conta?
@laudomaster9 ай бұрын
Tudo em avaliação de imóveis depende do CONTEXTO de cada caso. Na avaliação de casas, sempre use a ÁREA CONSTRUÍDA, sendo que a variável dependente é R$/m2 de ÁREA CONSTRUÍDA. A ÁREA DO TERRENO pode ou não ser uma das variáveis do modelo, dependendo do contexto. Esta característica (ÁREA DO TERRENO) "explica" as diferenças nos preços dos imóveis da amostra? Caso positivo, ela também é mais uma variável a ser usada na avaliação. Caso negativo, ela não precisa ser usada e o perito avaliador usa apenas a ÁREA CONSTRUÍDA. Em casas populares, normalmente não se usa área do terreno, pois as construções superam sempre a área do terreno, com sobrados e "puxadinhos". Para as casas de classe média, em bairros consolidados, antigos ou não, normalmente também se considera somente a área construída, pois as áreas de terreno são as mesmas ou com poucas diferenças. Porém, nestes 2 casos anteriores, deve-se analisar se a área do terreno tem ou não importância. E esta análise vai depender da amostra que você está usando. As áreas de terreno são diferentes? Esta característica "explica" as diferenças de preços dos imóveis da amostra? Então verifique com calma. Já em casas de alto padrão, dentro ou não de condomínios fechados, a área do terreno passa a ser uma variável importante. Porém, também vai depender da amostra. No caso de apartamentos, nunca se leva em consideração a área do terreno. Use sempre a área privativa do apto. A situação das áreas comuns pode ou não ser usada como variável, mas também vai depender do contexto de cada caso. A estrutura das áreas comuns (recreação, elevadores, portaria, etc) é importante na sua amostra? Então crie alguma variável para isto. Mas nunca a área do terreno.
@brunabruna73053 жыл бұрын
Excelente explicação!!! Por favor, estou com uma dúvida. Neste método de inferência não se utiliza a idade aparente dos imóveis?
@laudomaster3 жыл бұрын
Olá! Obrigado pela mensagem! A idade aparente pode ser usada como uma das VARIÁVEIS do modelo de comparação no método de inferência estatística. Tudo vai depender do CONTEXTO do imóvel avaliando e da amostra utilizada. Um abraço!
@denizebandeira1843 жыл бұрын
@@laudomaster Se possível , você poderia explicar como considerar a variável idade no INFER? é uma variável qualitativa decrescente?
não entendo como fazer a avaliação de uma casa só utilizando a área construída e o terreno? não deveria influenciar na amostra ?
@laudomaster Жыл бұрын
Depende de cada caso... Na avaliação de casas, sempre use a ÁREA CONSTRUÍDA, sendo que a variável dependente é R$/m2 de ÁREA CONSTRUÍDA. A ÁREA DO TERRENO pode ou não ser uma das variáveis do modelo, dependendo do contexto. Esta característica (ÁREA DO TERRENO) "explica" as diferenças nos preços dos imóveis da amostra? Caso positivo, ela também é mais uma variável a ser usada na avaliação. Caso negativo, ela não precisa ser usada e o perito avaliador usa apenas a ÁREA CONSTRUÍDA. Em casas populares, normalmente não se usa área do terreno, pois as construções superam sempre a área do terreno, com sobrados e "puxadinhos". Para as casas de classe média, em bairros consolidados, antigos ou não, normalmente também se considera somente a área construída, pois as áreas de terreno são as mesmas ou com poucas diferenças. Porém, nestes 2 casos anteriores, deve-se analisar se a área do terreno tem ou não importância. E esta análise vai depender da amostra que você está usando. As áreas de terreno são diferentes? Esta característica "explica" as diferenças de preços dos imóveis da amostra? Então verifique com calma. Já em casas de alto padrão, dentro ou não de condomínios fechados, a área do terreno passa a ser uma variável importante. Porém, também vai depender da amostra. Entendeu?
@kidaway Жыл бұрын
@@laudomaster sim fez sentido. Mas como imputar o fator área no Excel para avaliação de fator e como por no infer32
@laudomaster Жыл бұрын
Não dá para te explicar por aqui... Faça o meu curso. Eu explico tudo lá.@@kidaway
@kidaway Жыл бұрын
@@laudomaster já estou fazendo 😅😂
@laudomaster Жыл бұрын
Que bom! Seja bem-vindo! A resposta de sua dúvida está lá no curso. Qualquer coisa, eu estou disponível na plataforma do curso. Um abraço! @@kidaway
@windsonsm73 жыл бұрын
Parabéns pela explanação. Sobre a ferramenta Infer-32, ela não possui gráficos de dispersão amostral? Creio que facilitaria bastante nessa análise de pontos influenciante
@laudomaster3 жыл бұрын
Obrigado Windson! O INFER-32 apresenta sim o gráfico de dispersão. Além disso, para a verificação da existência de "pontos influenciantes", ele apresenta também a tabela de "efeitos de cada observação na regressão", onde a "distância de Cook" de cada elemento deve ser menor que o "F tabelado". Um abraço!
@windsonsm73 жыл бұрын
@@laudomaster obrigado pela prestatividade! Irei observar com mais atenção essas ferramentas no Infer.
@wallacebelchior11893 жыл бұрын
muito bom.
@wanderleybarcelos33242 жыл бұрын
Parece que esse software é melhor que o sisdea 🤔
@angeloantoniorebelo40622 жыл бұрын
Muito boa aula. Mas saiu muitos intens da amostra. Geralmente as partes questionam quando a amotragem e pequena