Quando o assunto é escravidão, Sidney Chalhoub é leitura obrigatória para qualquer estudante. Não só pra quem cursa a disciplina História em uma universidade, mas, também para qualquer pessoa que queira saber mais sobre nossa história. Seu livro "Visões da Liberdade" é um dos melhores sobre o tema. Tive o prazer de fazer um seminário sobre essa obra. Recomendo a leitura.
@ietecheremlevy7 жыл бұрын
excelente vídeo!
@CapoeiraAltoAstral12 жыл бұрын
Muito bom..Obrigado..
@alipiojr37795 жыл бұрын
acabei de ler o livro: " visões da liberdade" de autoria do entrevistado e o mesmo fala de interferências da justiça para mediar litígios entre senhores e escravos ( assim com nesta entrevista), nesse caso, O Governo tinha ciência da ilegalidade. a Lei de 1831 estava em vigor, afinal nunca foi revogada, as autoridades tinham ciência, como citei acima, participavam de julgamentos de litígios, não aplicavam a justiça por conivência
@mariadobairro48807 жыл бұрын
Não tem cabimento permitirem uma mulher dessa entrevistar...ela simplesmente fode a aula maravilhosa q esse cara dá...ou q deveria né
@joaopaulo-jt4tu5 жыл бұрын
realmente !!! Como esse programa não viu isso, uma profissional se capacidade.
@pokejhonnie6 жыл бұрын
Muito bom
@UlissesVakirtzis11 жыл бұрын
Excelente para a formação dos professores, que muitas vezes não tem tempo para se atualizarem. Como diretor de escola recomendarei este canal!!
@krukkykrukky5 ай бұрын
tá igual à qualidade de tua escrita, uma tremenda porkria.
@brizuelaledesma12 жыл бұрын
Muy interesante, gracias. Podrian subir videos sobre la Guerra de la Triple Alianza contra Paraguay, me gustaria conocer la perspectiva brasilera sobre este genocidio. Saludos
@mrsCiccone1006 жыл бұрын
brizuelaledesma hey, procure por "Francisco Doratioto - Guerra do Paraguai". Doratioto é um historiador brasileiro que passou mais de 8 anos estudando o tema, e teve acesso à documentação inédita quanto a participação inglesa. Recomendo!
8 жыл бұрын
adorei a entrevista do Chalhoub. vai me ajudar bastante compor meu texto para o tcc, pois ese historiador, ou melhor seus escritos, é part da minha bibliografia.
@washingtoncharles616012 жыл бұрын
Fantástico ...
@alexsandroalvesrodrigues84669 жыл бұрын
Muito bom.
@janainabotelho34784 жыл бұрын
A entrevistadora não deixa o Chaloub desenvolver o seu pensamento. Ela interrompe ele incessantemente.
@zinaldasantos18373 жыл бұрын
Tem certificado?
@deodatosouza65376 жыл бұрын
Por que os negros no Brasil, onde a escravidão teria sido "mais sofrida", conseguiram conservar e desenvolver suas tradições, sua cultura, sua religião, enquanto os dos Estados Unidos foram tão fortemente assimilados pela cultura branca? A influência negra na língua inglesa, por exemplo, é quase nula, enquanto o português do Brasil tem inúmeras contribuições negras.
@historiadodireito12 жыл бұрын
procure por: Histórias do Brasil (8/10)
@lauroalmeida75089 жыл бұрын
Como sempre prof. Sidney sendo muito claro. Contudo, volto a repetir, essa entrevistadora é muito despreparada e em muitos casos incoveniente.
@RevistaCanindeTV8 жыл бұрын
+lauro almeida Não diria despreparada e sim que interfere muito na reflexão do Professor.
@deodatosouza65376 жыл бұрын
Ruy Barbosa não disse (51' 30") que seria TÃO absurdo indenizar os escravos como os senhores; ele disse "ANTES indenizar os escravos", reconhecendo que a escravidão, embora legal, tinha sido imoral.
@krukkykrukky5 ай бұрын
entrevistadora boa, acrescentando conteúdo relevante e enriquecendo a entrevista. Péssima câmera!
@silvialuz95347 жыл бұрын
Se a entrevistadora não falasse nada, nada mesmo seria perfeito.O professor e hiper competente
@brizuelaledesma12 жыл бұрын
muchas gracias.
@silvialuz95347 жыл бұрын
Sempre assisto as entrevistas. O único problema é a entrevistadora que não sabe entrevistar. Quer saber mais que osconvidados,, interrompe e não deixa-os falar. Silêncio, Monica vc é mesmo interessante do que eles.Você não se controla.PSIU, Isso ocorre em todos os programas. Desistimula.Silencio também é falar.
@limalima15804 жыл бұрын
Silvia Luz. o papel da entrevistadora é isso mesmo. existe entrevista que o entrevistado se perde nas perguntas ou quer prolongar assuntos que não faz parte das perguntas. essa mulher é ótima jornalista e entrevistadora. Parabéns. Saudações.
@silvanaantoniolliramos998210 жыл бұрын
parabéns ao professor por todos os esclarecimentos que nos são negados na formação estudantil. A entrevistadora se mostrou muito "sabidinha", por vezes se tornou chata.
@lenonoliiveira9 жыл бұрын
ótimo vídeo, único problema é a entrevistadora ser mal educada e interromper frequentemente o professor.
@silvialuz95347 жыл бұрын
lenonoliiveira concordo com voce
@jackssp7804 жыл бұрын
A Entrevistadora Faz INTERVENÇÕES PONTUAIS. Ela é Muito Inteligente. Ela Participa da Entrevista Mostrando Também o Seu Conhecimento. ENTREVISTA DINÂMICA. Saudações.
@deodatosouza65376 жыл бұрын
Quando convém, diz-se que a Igreja mantinha o povo na ignorância, fazendo todas as suas falas e documentos escritos em latim. Quando convém, diz-se que os escravos eram alfabetizados (40' 30") por necessidade do culto. A questão da escravidão ainda é vista com olhares muito partidários.
@library47376 жыл бұрын
Seria legal se o progessor fosse negro , mas fazer o que , o uNico negro deve tar vendo os carros no estacionanmento
@claudiachagas64226 жыл бұрын
Excelente conteúdo, entrevistadora e entrevistado. A minha sugestão é que a câmera não faça tantos closes e se mexa tanto, subindo e descendo, abrindo e fechando o quadro causando cansaço em quem assisti.
@mariadobairro48807 жыл бұрын
Essa mulher é o Galvão Bueno das entrevistas..mds! Qta intervenção
@agnaldogoncalvesdasilva72143 жыл бұрын
Espantoso de bom! Mônica uma profissional brilhante. Adoro o dinamismo participativo de suas entreVISTAS. Um programa incrível com ótimos entrevistados e entrevistadas. Meus parabéns a todxs envolvidos na elaboração e transmissão dos programas.
@r.s.n.marques94749 жыл бұрын
A condição do negro liberto ou do negro no Brasil foi difícil, entretanto, comparando com as do Estados Unidos das Américas, veremos que existiram avanços importantes no campo social. Até hoje o preconceito, nos Estados Unidos, continua muito forte como uma forma de não aceitação do espaço adquirido por eles. Na luta pela liberdade de direitos se destacam Malcon X, Martin Luther King e hoje um negro ocupa o cargo mais importante, o de Presidente. O pré-conceito é mais forte no Sul do País americano. O Professor Chalhoub - Historiador - coloca de forma essa condição do negro ao prestar, com clareza, dados numéricos e também das Leis vigentes no Brasil. O negro deixa de ser escravo e passa a ser "livre"/liberto. Em tudo passa a a vagar à procura de trabalho pelos grandes centros. Continuou ser escravo, de alguma forma.
@krukkykrukky5 ай бұрын
escravos existiam e ainda existem em todas as cores, e não única e exclusivamente em uma, conforme teu "pensamento".
@r.s.n.marques94749 жыл бұрын
Seria interessante se, no próximo vídeo, a imagem não fosse cortada. Apesar da qualidade do áudio ser ótima a filmagem do vídeo deveria ter um ângulo mais distante e assim manter as proporções. Só uma critica saudável.
@univesptv9 жыл бұрын
Revista Caninde Obrigado. Esses vídeos foram publicados em 2012. Esse tipo de corte não é mais adotado.
@r.s.n.marques94749 жыл бұрын
Satisfação em ver um ótimo trabalho do qual comungo. Parabenizo e obrigado pela atenção.
@univesptv9 жыл бұрын
Obrigado!
@r.s.n.marques94749 жыл бұрын
***** Assisti onte, 16/06/2015, uma entrevista com Boris Fausto e constatei que o antigo modelo, entrevista com corte, foi retirado. Ficou ótimo porque assim podemos ter uma visão de todo o ambiente e assim ficar mais iterado com a química da entrevista.
@Samiraa24086 жыл бұрын
Gente que mulher mal educada. Nossa um absurdo!! estragou a entrevista.
O poder que o senhor tinha, de dar alforria, era um instrumento de controle sobre os escravos, porque estes dependiam da avaliação que o senhor fizesse deles?! Será que o senhor escolhia, para libertar, os escravos mais trabalhadores e mais bem comportados, os mais sadios?! O lógico é que ele libertasse os mais inconvenientes, e daí teríamos que os escravos se comportassem mal para serem libertados! O prof. Chalhoub faz um tour de force para negar o aspecto humanitário presente na alforria, sempre pintando os escravocratas com as piores tintas possíveis.
@mrbr45875 жыл бұрын
"...sempre pintando os escravocratas com as piores tintas possíveis. .." É sério isso!!! Ou você é louco, ou é burro...