Antes de tudo, parabéns pelo vídeo esclarecedor Dalenogare. Não li o livro e interpretei a adaptação de maneira diferente. [SPOILER] Ao meu ver, Jake sofria de Alzheimer (ou outra doença mental degenerativa). E revivia suas memórias diariamente misturadas com ilusões. A mulher, de fato, um amor idealizado (ou perdido). Já as ligações telefônicas uma tentativa (do cérebro) de trazê-lo de volta ao presente. E ele/ela ignora. E o título "Estou Pensando em Acabar com Tudo" o momento em que o protagonista tem ciência da sua enfermidade e pensa em suicídio - a cena dele dentro da caminhonete me passou esta sensação. Os diálogos com o porco me levaram mais adiante nesta teoria. Em dado momento, Jake diz para o bicho animado "Nós somos um só" (ou algo parecido). O animal é conhecido por ter órgãos semelhantes aos humanos e o fato dele ter sido devorado por larvas - comido por dentro - seria uma alusão a condição demente do personagem. [/SPOILER] Abraço e sucesso com o canal. Estou sempre por aqui assistindo e curtindo suas críticas.
@dalenogarecriticas4 жыл бұрын
Opa, que legal ver você por aqui, Getro! Pois é. Os telefonemas no livro claramente são usados como reality check - no filme fica bem direcionado para essa tentativa mesmo. Obrigado por compartilhar tua visão! Abração!
@Kelly.Regina13154 жыл бұрын
🎵Você que gosta de horror e terror, se inscreva no canal do Getro 🎤
@IsmaelAngelus4 жыл бұрын
Um crossover inesperado e sensacional entre dois dos meus youtubers favoritos! :D
@LeonardoGaliza4 жыл бұрын
Que crossover!
@YAN-wz4bl4 жыл бұрын
getrooooooooooooooooooooooo adoro seu canal
@brunoferreira52224 жыл бұрын
A cena da casa com os pais foi extremamente tensa, estranha e incomodada. Simplesmente sensacional
@kennedyalvesmoreira97374 жыл бұрын
Leu o livro brother?
@MsMisidolos4 жыл бұрын
@@kennedyalvesmoreira9737 no livro eu não achei essa parte incômoda como no filme. Ver aquelas expressões, sorrisos etc piorou tudo lol
@Luterario19934 жыл бұрын
No livro é bem mais perturbador, na minha opinião.
@ruthvitoria53024 жыл бұрын
@@Luterario1993 qual que e a diferença do livro
@quartzoclockstudios4 жыл бұрын
Para mim foi a melhor de todas. a atuação da tony e incrível. eu ri muito.
@nilsondouglas72904 жыл бұрын
O filme dá algumas dicas que o casal se trata da mesma pessoa. Visto que na ida até a casa, um é o especialista em cinema e na volta é outro. Acredito que o Alzheimer também é bem retratado, pois tem um fator genético envolvido. O pai dele tinha, sendo assim o Jake ou a versão feminina idealizada também, visto que em vários momentos não lembravam de algumas situações (ex: quanto tempo tinham de namoro, como se conheceram sempre mudava a versão etc). A pouca habilidade social do Jake, e uma visão de pertencimento a algo acabava gerando uma necessidade de controle excessivo (ex: no carro querendo saber os pensamentos da companheira idealizada, ou quando ela insistia para ir embora e ele esperava o tempo dele para sair da casa). Tudo isso acabou culminando com uma velhice solitária, algo que ele já se preocupava (ex: momento que fala que os idosos não são valorizados na sociedade, e quando fala que a namorada idealizada é formada em gerontologia). Na minha interpretação o filme é sobre, tempo, solidão e idealizações simbólicas não alcançadas.
@MsMisidolos4 жыл бұрын
Sim, no filme tem muito mais dicas que na verdade ‘todos’ os personagens são ele mesmo.
@lisrocha41664 жыл бұрын
Li o livro alguns dias antes de ver o filme então tava tudo bem fresco ainda. Gostei do livro e da adaptação, acho que um realmente complementa o outro. {Spoiler} Como ja sabia da dupla personalidade foi facil sacar e ate ficou obvio demais aquelas cenas no carro. Toda vez que ela começava a pensar em algo fora do que ele queria ele tentava puxar conversa. Notei as varias e sutis trocas de figurino dela e tbm de nome, em um primeiro momento ele a chama de Lucy, depois Louisa e por ultimo Ames, o que me leva a pensar que ela pode ser uma de varias tentativas de criar a mulher ideal; essa teoria me é reforçada pela cena de quando ela vai atrás do Jake na escola e tem varios copos da sorveteria no lixo. Sobre o final, prefiro o do livro pela surpresa do plot twist porem o final do filme tbm tem sua força. Realmente uma obra que cada vez que for revista iremos notar algo novo.
@arnaldoluiz52434 жыл бұрын
Professor, existe a possibilidade de uma crítica sobre Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças?
@pauloagi974 жыл бұрын
As atuações estão maravilhosas. Incrível como o Kaufman usou diálogos em cima de diálogos pra confundir ainda mais nossa cabeça.
@janegomes15174 жыл бұрын
Fiquei agoniada o tempo todo, me identifiquei com vários sentimentos em diversos momentos da vida: juventude, casamento, solidão, felicidade, esperança no futuro, medo da velhice, da doença, abandono, filhos com vergonha dos pais embora lhes seja grato, revolta ... gente, senti um turbilhão de coisas. Filma impactante e desconfortável.
@bfiori4 жыл бұрын
Acabei de ver o filme com vários questionamentos em mente e, ao abrir o KZbin, dou de cara com esse seu vídeo analisando, com spoilers, livro e filme e muita coisa ficou clara na minha mente. Quero voltar a ver o filme nos próximos dias. Adorei o vídeo. Grd abç.
@C0LATERAIL4 жыл бұрын
A coisa mais bonita do filme é aquele papel de parede verde contrastando com a moça de cabelos vermelhos. xD
@thscarvalhoo4 жыл бұрын
Assiste "Beanpole", filme russo de 2019, que você verá uma fotografia contrastando bastante essas duas cores. Um dos melhores que já vi.
@igorsilva36574 жыл бұрын
Achei os planos bonitos, a montagem muito boa e o elenco. A história não curti. Pelo que entendi é uma metafora, mas acho que poderia ser feito de outra forma. Não li o livro. Só analisando o filme.
@GuilhermeOliveira-ic8mz4 жыл бұрын
Like pra não esquecer
@MsMisidolos4 жыл бұрын
Igor Silva se puder leia. O final do livro faz bem mais sentido e aí vc entende as metáforas iniciais. Já no filme o final traz mais metáforas que ficam bem difíceis de serem entendidas .-.
@thiagorezende4724 жыл бұрын
Que é praticamente o cartaz de Mother, do Aronofsky. Aliás o filme é cheio de imagens que fazem referências a outros filmes, como inclusive O Iluminado rs. Mais um baita filmaço do Kaufman!
@gabreu8544 жыл бұрын
também li o livro e confesso que estava ansioso para ver o que o kaufman faria com aquele final. por ser um roteirista e diretor cujo o trabalho está coberto de temas melancólicos, como perda, passagem do tempo, solidão e morte, imaginei que seria um final ainda mais brutal que o do livro. quando percebi que o filme estava tomando um rumo diferente, fiquei de início triste. entretanto, assim como vc, refleti sobre aqueles últimos 20 minutos do filme e percebi como, mesmo diferente, a essência da solidão de Jake foi mantida. são resoluções diferentes, mas que no final terminam em melancolia e morte (repare a trilha sonora após os aplausos, repare a tela azul que vai tomando Jake enquanto seu rosto se torna sério). no final, não há esperança; há apenas uma tentativa de mudar o seu destino através de ilusões. por fim, acredito que são dois finais perfeitos no que ambos (iain e kaufman) se propõem a fazer. gostei muito do seu vídeo e corroboro com tudo que vc disse. forte abraço!!
@nathaliavaleriano80154 жыл бұрын
Eu sou daquelas que acha q o filme já é um cult! Gostei demais dele mas confesso que precisei desse seu vídeo para esclarecer algumas coisas que no filme não ficaram claras pra mim. Obrigada pelo excelente trabalho Dale, mas dizer isso pra vc já é praxe né
@cristinalves4 жыл бұрын
Oi, Dale. Li o livro depois da sua indicação no vídeo de prévias de roteiro adaptado. Eu realmente tive uma grande sensação de estranhamento lendo e adorei a virada do final, apesar de que achei que poderia ter sido melhor desenvolvida. Eu consegui apreciar o filme e realmente é uma adaptação feita por alguém que tem enorme domínio sobre os temas discutidos no livro. Sobre o final, me emocionou muito a cena da Namorada abraçando o Zelador, porque deu uma humanidade e sensibilidade enorme a esse personagem dentro de uma história sobre como pessoas com doenças mentais são excluídas e esquecidas pela sociedade e acho que isso é uma coisa que falta ao livro. Mas senti falta sim de pontos de discussão chave como a história do "irmão" do Jake, a história da namorada com o homem que a observava na infância (como uma analogia a uma depressão ou ansiedade que sempre esteve ali) e teria sido incrível ver uma excelente cena da morte/suicídio revelando esse aspecto de que todos são um. Duas obras, dois excelentes resultados.
@canalracionalizando97564 жыл бұрын
Excelente como sempre Dalenogare. Li o livro graças a indicações suas na live sobre melhor roteiro adaptado (adorei a indicação). Sobre o filme acho que a melhor definição para ele é a de experiência desconfortável hahaha, adoro algumas escolhas do Kaufman, e acho incrível como ele consegue formular questionamentos existências, sob a ótica dos relacionamentos. Vejo esse filme de modo semelhante ao "Mãe" do Aronofsky, uma produção rica em detalhes, e felizmente complexa em suas interpretações, algo excelente, e que acaba deixando o filme tendo como ponto forte o fato de não render interpretações rasas. Parabéns pelo conteúdo, adoro seu canal. Obs; Acompanho desde o vídeo sobre a crítica de "Era uma Vez em Hollywood", sucesso pelo crescimento. E qual o segredo desta oratória formidável ??? Acho incrível seu modo de conduzir o vídeo somente por escolher as palavras mais apropriadas. Obrigado pelo conteúdo.
@sergiofranczak75954 жыл бұрын
Com certeza a qualidade dos comentários são melhores do que os próprios filmes.
@canalracionalizando97564 жыл бұрын
Me desculpa, a qualidade de quais comentários ??? Fiquei meio perdido aqui kkk
@Lulullfr Жыл бұрын
EXCELENTE! Assim que o filme acabou eu percebi total a intenção do diretor em proporcionar uma experiência. E eu fui muito sensível a ela. Me identifiquei em vários momentos. Senti dor de cabeça, ansiedade, muito medo, fiquei meio perdida no tempo, confusa, angustiada e até náuseas em alguns momentos de cenas dentro do carro que me passavam uma sensação de claustrofobia.
@igorvasco54184 жыл бұрын
Não li o livro, mas durante o filme em alguns momentos fiquei com a impressão de haver uma possibilidade de serem a mesma pessoa. E agora que você me dá essa informação sobre o livro, minha cabeça simplesmente explodiu
@webhertinho4 жыл бұрын
São kkk
@amigodaoncaoficial24263 жыл бұрын
Prezado. Você é um mestre. São poucos filmes que me emocionam. Esse filme me trouxe muitas questões e abordagens. Sua análise me emocionou também, ao ponto de me fazer comprar o livro. Charlie Kaufman está entre meus "objetos" de estudo. Seria um enorme prazer poder te ouvir em algum desses podcasts. Conhecer um pouco da sua jornada. Não tenho mais palavras, muito obrigado.
@zwcho4 жыл бұрын
Nossa!!! Sua análise é tão rebuscada e bem elaborada que fico imaginando como seria você analisando um filme como "Sharkado", isso seria possível?? Hehehe Parabéns pelo canal!!
@sergiofranczak75954 жыл бұрын
A análise foi melhor que o filme.
@TheBelleBear4 жыл бұрын
Parabéns pela leitura. Me fez entender alguns pontos q tinham passado batido. Amei o filme e já quero muito ler o livro.
@daniellegoncalves19904 жыл бұрын
Acabei de assistir o filme e, ouvi tanta gente falando mal que eu já estava esperando o pior rs. Mas não foi o caso. Gostei de verdade do filme! Levei uns minutos para digerir o que eu tinha visto, mas depois fiquei realmente satisfeita com o que eu vi. Gostei do Kaufman deixar aberto a interpretações. A minha foi igual a sua, mas vi algumas análises sobre metáforas para relacionamentos e achei tmb muito interessante! Foi uma boa sacada do Kaufman ao meu ver! Não li o livro, mas pelo o que você comentou foi uma adaptação bem respeitosa. Espero que o filme seja reconhecido então com a indicação em alguma premiação, talvez de roteiro adaptado ou até mesmo direção. E o elenco está maravilhoso! Sobretudo a atriz que faz a Lucy, o pai do Jake (que infelizmente eu não sei os nomes) e a Tony. Pra mim, esse filme foi uma grata surpresa! Estava esperando odiar, mas gostei mto! :) Ps: tmb acho que seja um thriller psicológico, mas confesso que a cena da Lucy entrando na escola realmente me assustou, assim como outros momentos hahahaha. Fiquei o tempo td esperando pelo pior! kkk
@monicamarraccini95913 жыл бұрын
Estou terminando o livro que certamente vou reler, revendo o filme e este seu vídeo que é um presente para quem adorou esta obra. No filme apreciei também as trocas sobre cinema e literatura dos dois. Não assisti Woman under Influence, mas quero muito. Tocante também o que ele diz sobre David Forster Wallace, personalidade fascinante e objeto de um filme ótimo que vi na Netflix. A menção ao suicídio do mesmo ali já é uma dica e tanto do que vem. O poema da protagonista é um momento espetacular. Sim, um filme que divide como todos os melhores. Muito obrigada pela excelência do canal.
@angelobarros14784 жыл бұрын
Dalenogare, li o livro após seu vídeo sobre roteiros adaptados do oscar 2021. Gostaria de agradecer pela sugestão, pois me fez atentar a vários detalhes do filme que passariam imperceptíveis. Obrigado!
@JuliaOliveira-gy6jl4 жыл бұрын
Nossa eu acabei de ver o filme e entendi algo completamente diferente. Eu amei e vou ler o livro. Pensei que se tratasse de sobreposições e identificações, com situações cotidianas da vida, mostrando como ela pode ser passado, futuro e presente ao mesmo tempo; como pode haver esperança e não, ao mesmo tempo. Mas é incrível!
@zahdoquejust4 жыл бұрын
Parabéns pela coesão reflexiva e, olha só, pela capacidade de transmitir o que é sentido durante a leitura. Senti o "susto" como da primeira vez. Acompanho o canal há poucos meses, não lembro de uma análise e de uma recomendação nesses moldes. A ressignificação midiática é sempre complexa, ainda mais nesses casos - não assisti ao filme, tive receios do resultado. Mas sua crítica, todavia, é tão boa, que me inspirou a vontade de assisti-lo. Permita-me o questionamento: E se eu gostar mais da crítica do que do filme? É apenas uma positiva provocação acadêmica, não precisa responder. Agradeço bastante pelo vídeo.
@dalenogarecriticas4 жыл бұрын
Obrigado! É um filme que tem um desfecho bem divisivo - já vi que alguns fãs do livro se revoltaram, por sinal. Sobre a provocação - acontece sempre e acho positiva. Eu gosto também de ver a paixão de alguns críticos que eu acompanho por determinados filmes que, particularmente, eu não tenho uma estima tão alta. Abraços!
@Kuraimade4 жыл бұрын
Gostei muito do vídeo!!! Conheci o canal agora, adorei o formato Achei mara sua objetividade, detalhes, dicção... Vou revirar seu canal em busca de novas ideias de livros *-*
@heliovanderlinden63374 жыл бұрын
Sabendo da repercussão do filme, arrisquei fazer o contrário: vi a crítica com Spoiler e depois vi o filme. Confesso que foi bem proveitoso, até porque o filme dá margem para outras interpretações também. As citações a outros filmes é incrível: o discurso de John Nash no filme Uma Mente Brilhante, ao receber o Nobel, foi, ao meu ver, o mais marcante, no final do filme. Em relação ao trabalho de crítica e análise, não há concorrentes para Delanogare, sempre um prazer assistir aos vídeos, parabéns.
@darkwirt62404 жыл бұрын
Adorei as duas obras. Achei completamente justificável as mudanças para o filme. O melancolismos foi tratado de uma forma majestosa; Incrível analise Dale .
@cristinakendall86804 жыл бұрын
Que legal assistir você fazendo uma análise literária! ♥️
@TheFetedees4 жыл бұрын
Eu ainda estou tentando analisar...não sei se é falta de entendimento ou pq realmente não gostei mesmo. Sua crítica é impecável! Parabéns!!!
@cel.-13404 жыл бұрын
Também não gostei.
@luangabriel91714 жыл бұрын
Vou assistir o filme essa noite e amanhã eu volto para ver o seu vídeo :)
@UhesleiFagundes4 жыл бұрын
Adorei esta análise com spoilers...queria tanto mais vídeos como este por aqui... Mt bom
@cahofling4 жыл бұрын
Adorei a análise e o contraponto com o livro, que fiquei com vontade de ler.
@denisefreitas67274 жыл бұрын
Resenha perfeita do livro! Vou ver o filme. Adorei o vídeo.😀
@flafodra4 жыл бұрын
Muito boa a análise. Engraçado que eu cheguei a mesma conclusão sobre o filme, sobre o final, sem ter lido o livro, ou mesmo ter visto algo sobre o filme, fui assistir sem saber de nada. Então acredito que apesar de caminhos diferentes ainda assim o diretor dá várias pistas sobre o que realmente está mais explícito no livro.
@tangerinastar4 жыл бұрын
Kaufman fez uma adaptação surreal e ao mesmo tempo atrativa, adorei o filme, muito bom ver que está gerando tanto debate
@medmustafa4 жыл бұрын
Fiquei decepcionado com o filme porque enquanto asstia pensei se tratar de um filme de serial killer. A narrativa me induziu a achar que Lucy seria a próxima vítima e a história confusa se tratava do modos operandi de Jake através do tempo, em que ele conhecia uma garota levava até os pais e depois as matava na escola onde trabalhava. Pensei no pote se sorvete em quantas vezes ele tinha feito aquilo. E que as moças no loja de sorvete seriam vitimas em cativeiro. Tem também aquela coisa do papel da mulher frente ao homem e a conversa sobre a música ser sobre abuso e tal. E as ligações de outras mulheres, que poderiam ser tambem. Não vou escrever mais sobre pois já errei mesmo na interpretação. Desconsiderando o livro, a história seria mais interessante se fosse assim.
@rafaacarolinaa4 жыл бұрын
Queria saber mais sobre as referencias de cinema mesmo, o efeito Kuleshov, o formato 4:3 e as maquiagens usadas no cinema antigo pra mostrar envelhecimento... fora as falas das proprias personagens sobre o cinema.
@antoniovieira5804 жыл бұрын
Confesso que fiquei confuso um tanto, mas adorei o filme. Bem profundo e reflexivo na minha impressão. Me lembrou um pouco “The machinist”
@leticiamnmelo4 жыл бұрын
acabei de ver e estou super reflexiva. obrigada por mais uma crítica impecável, Dale.
@tonibst14 жыл бұрын
De todas as novidades da semana, esse era o que eu mais queria assistir.
@EDaleno4 жыл бұрын
Até a casa dele eu achava que seria apenas um filme indie-morno-estranho. Mas excelente!! Grande abraço .
@MatheusOrtler4 жыл бұрын
Interessante análise. Acho também que o filme utiliza os elementos surrealistas para permitir qualquer tipo de interpretação. A angústia da primeira parte se transforma em inúmeras possibilidades (práticas e de emoções) na segunda.
@marceloresende38074 жыл бұрын
Dale, se gostou do romance, recomendo "Foe" do mesmo autor, traduzido para o português como "Invasor". O livro já teve os direitos de adaptação adquiridos pela Anonymous content.
@Nanda-ku2yw4 жыл бұрын
Comecei a ler o livro por sua causa. Quando terminar vou assistir o filme e vir correndo ver esse vídeo 😁
@iurerafaeldecastrosantos55944 жыл бұрын
Que susto tava destraido, vi rápido e pensei que fosse com o canal...ufa, gosto do teu conteúdo😊
@12bendi4 жыл бұрын
Eu li o livro no começo do ano e gostei muito, só que o filme... Para mim, mudou a proposta visceral do livro, mas o filme é muito lindo e brilhantemente dirigido, e eu conheço gente que só assistiu o filme e gostou.
@rosilenelemos87404 жыл бұрын
Na minha opinião,acho que cada um pode sentir o filme a sua maneira. Acho que a namorada de Jack não queria mais ficar com ele,mas foi ficando e dizendo sim pra ele até que chegaram até o final da vida juntos.
@danielasiqueirasilva30354 жыл бұрын
Amo análise de livros. Quero muito esse livro, muito.
@michelycordeiro24824 жыл бұрын
Gosto de assistir filmes assim. Passei mais de 02:00hrs assistindo o filme, me esforçando pra entender, dei vários finais e no final continuo sem entender nada. Devia ter visto esse vídeo antes onde vc diz "pra não esperar um final concreto pros seus filmes kkkkkk. Obrigada por desenrolar um pouquinho da confusão que ficou aqui 😅👍👏.
@walbersimplicio67344 жыл бұрын
Vi o filme só agora, não li o livro ainda. Gostei de mais!! Eu percebi que o Jake era o zelador logo de cara. Quando acontecem as discussões sobre o tempo, eu já esperava algo surrealista, mas fiquei muito surpreso no final. Realmente fiquei com a impressão de algo "Lynchiano". Gostei de mais do filme e vou ler o livro certamente.
@pauloricardosalgado18884 жыл бұрын
Sou apaixonado pelos roteiros de Charlie Kauffman.Espero que "Estou Pensando em Acabar com Tudo" receba 2 nomeações ao Oscar: Roteiro adaptado e atriz coadjuvante (Toni Collette)
@IsmaelAngelus4 жыл бұрын
Esse vídeo foi mais uma senhora aula do Dale. Wow.
@elisatenorio6294 жыл бұрын
Eu li o livro e acho que isso me fez ser mais paciente. Achei o filme um pouco longo demais, e mesmo tendo lido o livro o final me causou uma grande confusão kkkk Mas gostei do encaminhamento, foi interessante mesmo sendo completamente diferente do material original
@felipeguimaraes48734 жыл бұрын
Você sempre nos salvando hhahhahahah OBRIGADO!
@theonlygoia4 жыл бұрын
Vou assistir em breve o filme, aí voltarei aqui pra ver o vídeo haha mas meu like com certeza já é garantido! ❤
@fernandez_rocha4 жыл бұрын
Vim correndo ver sua crítica antes de ir ver o filme. Muito bom!
@gsgluna4 жыл бұрын
Acho que quase todos aqui tomaram susto... Klk..
@maressaeduarda90413 жыл бұрын
simplesmente incrível!
@GustavoSilva-mg6tb4 жыл бұрын
Nos primeiros 20 min de filme eu já tinha me tocado que nada ali era real mas sim tudo fruto dos pensamentos do zelador, dos conflitos mentais dele, quando o Jake coloca a música no carro e ao mesmo tempo mostra o zelador ouvindo aquela música naquela peça de teatro na escola fica claro isso, dali pra frente eu só tentei pegar as dicas que o filme ia dando, aquela menina da lanchonete é a mesma que o zelador via sendo excluída na escola então ele tinha um certa empatia por ela pois ele sofreu o mesmo quando mais novo (o jake falou isso no carro), é uma doidera, e no final pelo que eu entendi ele se matou, bem doido esse filme, cheio de interpretações, adoro filme que te faz pensar até a cabeça esquentar
@Felipe.Ferreira4 жыл бұрын
Interessante e muito respeitosa sua análise. Tanto ao livro, filme, como a seus expectadores aqui. Obrigado!
@h2costa4 жыл бұрын
Descobri que o zelador era o Jake. Acho que se tivesse lido o livro, gostaria mais. Vou procurar ler agora
@crcury4 жыл бұрын
Ótima análise!! Parabéns!!! Mas talvez no filme, a namorada tem vários papéis, não só representa o Jake, as vezes namoradas diferentes, com personalidades, histórias e até a interpretação da atriz fica diferente. Acho que ele teve várias namoradas, nomes diferentes, umas mais falantes outras introspectivas. No fim ele está relembrando tudo, antes de se matar, acho que não está com alzheimer, o inconsciente é atemporal, por isso não linear.
@rafaelamonteiro44664 жыл бұрын
Tive essa impressão também que ele está relembrando mas também que são lembranças confusas misturada com fantasias, idealizações...
@Asapjoao4 жыл бұрын
Eu gostei mais do final do livro.
@marcoviniciusespindola3 жыл бұрын
Ótimo filme, melhor agora com sua análise!!! Thanks!!!
@SkyRezende4 жыл бұрын
Eu amei o livro e li de uma vez só, mas não curti muito a adaptação. Se eu pudesse recomendar algo, diria para lerem o livro e depois (se quisessem, assistirem o filme).
@amandacristinaconceicao29424 жыл бұрын
Já vi. Diferente, interessante.
@pedrosales19514 жыл бұрын
A cena em que eles estão no carro me deu uma vontade imensa de assistir Uma mulher sob influência do John Cassavetes e as relações entre as duas obras
@rafaelamonteiro44664 жыл бұрын
Senti a mesma vontade até pausei e fui pesquisar sobre esse outro filme e o autor e me interessei bastante.Vou procurar pra assistir depois.
@thiagomelo8994 жыл бұрын
Terminei de assistir, não li o livro, pra ser sincero esperava um final mais conclusivo, muito surrealista pra mim (E eu gosto do Synecdoche por exemplo).
@MsMisidolos4 жыл бұрын
Concordo. Eu entendi o que ele quis passar com o surrealismo, mas muita coisa só vai fazer mais sentido pra quem conhece as referências teatrais e tal. Para mim não tem lógica fazer um filme que é basicamente pra ele mesmo. Os outros 99%, como ele falou nesse vídeo, não vão entender e vão odiar. Ele poderia ter posto só um pouco de razão nesse final, no meio de tanta metáfora.
@Profebibireis4 жыл бұрын
E eu adoro de histórias assim, filmes que deixam uma pulga atrás da orelha como “O iluminado”
@joyceamandadossantos63123 жыл бұрын
Nossa, nunca senti tanto medo e desconforto como nas cenas da visita! Que genialidade! Eu amei o filme! 😍
@vitorantonangelo88822 жыл бұрын
Excelente análise!! E quanto àquela quantidade gigantesca de copos de sorvete jogados no lixo próximo à escola? Quando vi me deu a sensação de ser "repetição da história", como se encaixa na mensagem final de idealização da parceira?
@ni_n__ho.oh__n_in4 жыл бұрын
Agora preciso de ler o livro!
@melissacarvalho63644 жыл бұрын
Que legal achei várias interpretações para esse filme ele me prendeu pelo diálogo inteligente mas as vezes me deixava confusa.Gostei de ter achado esse canal para ver os comentários sobre esse filme.Spoiler. Eu achei que a análise dela era sobre a vida sobre nossas decisões,sobre a pressão da sociedade,preconceito,depressão e depois as doenças degenerativas mentais.Uma hora eu pensava que eles eram a mesma pessoa no outro eu pensava que o jake era o senhor que limpava a escola e ela um ser imaginário da sua mente.
@marcellesantos48774 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo! Excepcional
@onirax4 жыл бұрын
Ótima análise. Um reparo: a pronúncia é Poline Kêiel.
@lagerthalothbrok72594 жыл бұрын
Que susto! Quando vi a notificação fiquei até triste pensando que não faria mais vídeos kkkkkkk
@priscillaalbuquerque33794 жыл бұрын
😆😆😆😆
@tedmiyaz83424 жыл бұрын
Um filme onde o personagem desencadeia o auto-boicote. Bloqueios: (vitimismo) fragmentou sua personalidade( Lucy) para atribuir a ela o dom de consciência que ele desenvolveu, rejeitava suas capacidades. Preferia se entregar ao entorpecimento das suas desilusões ( seja familiar ou social). Jake agora faxineiro, velho, termina sua carreira na mesma escola, sobre o mesmo pátio ( agora varrendo) morando na mesma fazenda, onde jamais superou seus traumas e complexos do passado( o filme mostra bullying, uma família desequilibrada, deixa muitas nuance de preconceito no ar, muito natural na sociedade que vivemos, porém na maioria das vezes, avassalador para quem sofre). O tempo( Física de Newton) é somente a oportunidade para provocarmos decisões conscientes daquilo que temos como conhecimento, as decisões conscientes( física quântica), "APLICADAS" sobre a vida, poderia mudar o RUMO desta história. Assim, vemos a fatalidade do tempo e suas implicações destrutivas( causa e efeito), quando o homem escolhe procrastinar ( Ele tem bloqueios :crenças, paradigmas) a sua vida, "deixar sempre para o amanhã". Ainda ele com a tomada de consciência, experimentando insights, tendo conhecimento e lentes para discernir a realidade, ele escolheu continuar suportando o vitimismo das suas desventuras. O fim é descrito pela sua melhor personalidade fragmentada( Lucy) , " como as ovelhas, neste lugar sujo e sombrio, não pensam, somente comem, dormem e cagam...." OU como os porcos mortos, corroídos por vermes, descritos por ele, "são pesados, e seu pai e nem o tempo poderiam cuidar deles. Enfim, ele não " acaba com tudo" , apenas outra desculpa e mais um murmúrio para não romper a tragédia do seu tempo e ousar ser protagonista da PRÓPRIA vida. Enfim, ele não "acabou com tudo", simplesmente desistiu de lutar contra ele mesmo.
@MVEspiritualidadeUrgente4 жыл бұрын
Os diálogos, as idas e vindas da história e saber que o livro (ainda não li) são ainda mais complexos, me fez lembrar do magnífico livro da William Faulkner: O Som e a Fúria. Estou pensando é um filme que causa estranheza, mas muito bom.
@Anna-pv4tv4 жыл бұрын
Dale,não li o livro e acabei de assistir o filme.Me pareceu um " teatrão", fiquei pensando numa adaptação para uma peça (enxugando, é claro) Em alguns momentos achei lento. Como cinema, gostei muito da cena na lanchonete, acho que foi bem idealizada e realizada. abs.
@marijdro3 жыл бұрын
Vi várias análises aqui no youtube na esperança de encontrar alguma explicação para as mensagens/ligações do "Homem" para a "namorada" do Jake. Você fez um breve comentário, mas também não explanou muito sobre. Minha questão maior não é sobre o teor da mensagem em si, mas quem era esse homem, porque as mensagens/ligações vinham do próprio número da namorada? Fiquei perdida pois em certo ponto não se fala mais nisso já que o celular descarrega. (não vi o filme, apenas li o livro)
@allex.cst32 жыл бұрын
Obrigado pelo vídeo. Muito bom.
@yonecruz4 жыл бұрын
Eu achei que fosse a mesma pessoa ou que eles fossem irmãos na cena em que ela aponta a fotografia na parede dizendo ser ela.
@Magnumbborini4 жыл бұрын
Incrível análise! Eu adorei o filme, pois estava com saudades desse surrealismo dentro da cultura americana (que o David Lynch fazia tão bem). Agora vou atrás do livro.
@grm65514 жыл бұрын
Eu acho q eu sou um fã hardcore do livro kkkkkkk. Não gostei do final do filme. Não queria q o Kaufman tivesse alterado, pelo menos não as partes essenciais. Mas gostei das alterações q ele fez no meio, mostrando o envelhecimento dos pais do Jake, por exemplo. Achei o filme fantástico, c/ exceção do trecho final. Mas respeito a liberdade artística de Kaufman, q é um gênio do cinema.
@MsMisidolos4 жыл бұрын
Concordo. No começo e meio teve algumas adaptações que até gostei (tipo a mãe ter pedido pra ela ir ao porão e não ela ir entrando sem motivo kkkk). Acho que no livro ela comenta que achou que eles envelheciam muito rápido, não? .-.
@grm65514 жыл бұрын
@@MsMisidolos não estou lembrado dessa parte do livro não. De qq modo, foi uma sacada muito maneira do diretor. Eu fiquei c/ medo dessa parte, mesmo já tendo lido o livro kkkkk. Foi uma das melhores partes do filme p/ mim
@MsMisidolos4 жыл бұрын
Fui procurar, na verdade foi algo bem pequeno: "Ela está quase implorando. Está perto de mim o suficiente para que eu possa ver mais linhas e rugas em seu rosto. Ela parece mais velha, cansada, exausta. Não é como gostaria de me lembrar dela." Realmente foi uma boa sacada o que ele fez sobre isso!
@grm65514 жыл бұрын
@@MsMisidolos Nossa, realmente! Bem lembrado! Faz ainda mais sentido agora! 😊
@ronyscicleta16133 жыл бұрын
Acho que em um suspiro de genialidade o Sr. Kaufman acabou entrando na teoria de Carl Jung do subconsciente coletivo, para os mais familiarizados com a obra de Jung o twist não é tão impactante assim, em Psicologia e Alquimia, Jung descreve um estudo que foi realizado com dezenas de pacientes em que foram analisadas as estruturas dos sonhos e a relação do subconsciente que no filme é representado pela namorada, para os impactados recomendo a leitura, está tudo lá.
@LeonardoGaliza4 жыл бұрын
Quando puder faz uma análise de TENET também. Vi um pessoal falando que o filme exige ser visto pelo menos uma segunda vez pelas nuances (inclusive vi gente dizendo que mudou de opinião após a segunda vez... e para melhor).
@dalenogarecriticas4 жыл бұрын
Pretendo fazer uma análise com spoilers - talvez após o lançamento no Brasil!
@fernandoazevedo15504 жыл бұрын
Acabei de assistir o filme e confesso que estou pensando em acabar com a Netflix
@angelicalirio49744 жыл бұрын
Filme enfadonho!
@Na_jornada_la_e_ca4 жыл бұрын
Kkkkk
@Helena2016-t6c4 жыл бұрын
kkkkkk
@kennedyalvesmoreira97374 жыл бұрын
Full merda o filme né, brother?!
@MovieTipsx4 жыл бұрын
Nós kkkkkkk
@manoelagomes50214 жыл бұрын
Estou pensando em assistir.
@ThiagonaTela4 жыл бұрын
Apesar do estilo peculiar, vi muita massagem do Charlie Kaufman no próprio ego. Ainda assim, é um belo e melancólico estudo sobre relacionamentos, zona de conforto, imaginação deturpada e velhice. Interpretei o longa à partir de dois pontos de vista: o da jovem (Jessie Buckley) e do Jake (Jesse Plemons). Se quiserem conferir, aqui está o link: kzbin.info/www/bejne/l5eQdoBsnMtljs0
@Nosferatus..4 жыл бұрын
Esse filme me lembrou o Sinedoque New York do kauffman, os dois me deixaram pensativo com o surrealismo e metáforas na história
@tamylaoliveira8334 Жыл бұрын
Eu amei esse filme amo filmes metáforicos ❤
@Player_Teddy4 жыл бұрын
eu vendo o pessoal criticar o filme fico triste por esses jovens que veem filmes mexendo no celular, ai depois reclama que não entende nada e classificam como um filme ruim
@claramarques24504 жыл бұрын
Dalenogare, e sobre as diversas "profissões" da personagem? É como se ele abarcasse o mundo com as pernas. Essa parte eu confesso que não entendi.
@LilyanLilee4 жыл бұрын
eu tb gostei muito dos dois, tive duas experiências diferentes, gosto mais do livro, mas o filme tem cenas maravilhosas também. Dalenogare, a capa da edição física vem dizendo que o Charlie Kaufman é diretor de Brilho Eterno? Do E-Book esta assim rs
@dalenogarecriticas4 жыл бұрын
Sim, hahahaha.
@IsadoraSecol4 жыл бұрын
Fiquei extremamente desconfortável. Queria até parar de ver haha
@joelmarques1914 жыл бұрын
eu tive que parar na metade do filme pra almoçar e comecei a achar tudo a minha volta muito estranho.
@biancafestuccia25094 жыл бұрын
@@joelmarques191 EU TAMBÉM!!!!!!!!!!
@luizfernandoalves22244 жыл бұрын
Eu parei por uma semana dei uma respirada e voltei nossa que tenso
@FabricaDeRico4 жыл бұрын
Olá Dale! Viu sobre o Francis Coppola? estão reeditando poderoso chefão 3. Se puder falar mais sobre isso em vídeos futuros agradeço!
@leemotosuwa4 жыл бұрын
Não tem a ver com o vídeo mas tenho que comentar. Que olhos lindos.
@GabrielCarneiroPandeiro4 жыл бұрын
Oq achou do diálogo direto do filme Uma Mente Brilhante no recebimento do prêmio Nobel? Vê alguma vinculação com a narrativa? Adorei ouvir sua leitura de ambas as obras. Obrigado
@MarceloRodokas4 жыл бұрын
Na questão de o Filme ser confuso como um sonho, isso me lembra o filme Last Highway do David Lynch
@carlamachado14574 жыл бұрын
Me ajudou muito este vídeo. Muito bom
@juniorpereira41564 жыл бұрын
A cena do discurso é uma alusão à uma mente brilhante?