Рет қаралды 50,339
O QUE FAZER QUANDO ALGUÉM ESTÁ RINDO DE VOCÊ
Rir com a pessoa une. Rir da pessoa afasta. Rir junto é dizer a pessoa que a entende, que pensa igual. Rir da pessoa significa que a julga e a considera inferior e ridícula.
Gelotofobia: Fobia do riso alheio que causa tensão e agressividade, medo de ser ridicularizado a ponto de considerar qualquer riso como dirigido a ela, produz fantasias a respeito do que a pessoa estaria rindo sobre ela.
......................................................................................................
Agendamento psicoterapia on-line ou presencial: WhatsApp 11 99787-4512
Contato pelo WhatsApp clicando diretamente aqui: rb.gy/zdrmq
www.marisapsico...
Atendimento presencial: Rua Bela Cintra, 968 (prox Av Paulista - Metrô Consolação e Metrô Paulista)
Psicólogo presencial em São Paulo região da Av Paulista, Consolação, Cerqueira Cesar.
Seja membro do clube de canais: / psicólogos em são paulo
E-books Gratuitos www.marisapsico...
E-books já publicados: TOC Transtorno Obsessivo Compulsivo. Transtornos de Personalidade. Depressão. Tratamentos psicológicos. Ansiedade. Pânico. TDAH Déficit de atenção. Hipocondria. Esquizofrenia. Anorexia. Obesidade. Agorafobia. Tratamento para alcoolismo. Auto estima. Ansiedade infantil. Timidez. Bournot . Ejaculação Precoce. Superando a dor da separação. Como manter a sanidade mental na quarentena. Insônia. Neurose de Abandono. Borderline. Etc.
Participar do grupo no Telegram: t.me/Psicologo... Este vídeo se propõe a apresentar situações nas quais um psicólogo pode atuar no processo de psicoterapia, não tendo função de tratamento.
A psicoterapia é o seu espaço para receber orientação, refletir, se conhecer, mudar comportamentos, pensamentos e sentimentos, este vídeo não substitui a terapia.
Canal de cortes: / @cortespsicologosemsao...
Canal Principal goo.gl/32B3B6
Marisa de Abreu Psicóloga CRP 06/29493
_________________________________________
Porque as pessoas riem
O riso provoca sensação de bem estar devido ao hormônio produzido que ativa o sistema imunológico, reduz o estresse e melhora a digestão. Alguns demonstram atração, mesmo sem querer, ao rir para a pessoa. Alguns se treinam para rir do que é bom mas outros para rir dos defeitos dos outros.
O riso costuma vir da surpresa: Piadas e colocações engraçadas do dia a dia tem como base o inesperado.
Ser enganado pelo riso do outro: De forma geral gostamos de rir, e tendemos a rir só de ver o outro rindo, e nessa pode vir uma grande decepção quando a pessoa inicia o contato rindo, nos contagia, rimos juntos para em seguida perceber que a pessoa está rindo de nós. Essa decepção causa um amargo.
Em algumas famílias é comum rir das crianças que ainda não tem destreza para as atividades, andar, falar, pegar objetos e até entender o funcionamento das coisas. Receber risos de deboche de adultos que se sentem superiores como se eles tivessem nascido sabendo tudo pode levar para o longo da vida uma fragilidade maior quanto ao riso do outro.
Do que os debochados riem:
De algo que a pessoa fez errado por inabilidade.
De algo que foi vexatório mas impossível de evitar.
De uma característica física pouco comum.
De algo positivo em você mas como a pessoa não tem essa característica tenta diminuir em você.
Sarcasmo é a munição do passivo agressivo.
O que fazer:
Aceitar que todo mundo entra numa situação ridícula as vezes, isso só te torna humano.
Aceitar e falar sobre suas situações ridículas e inábeis, e contar para quem você confia de inicio e depois para qualquer um sem ter medo de julgamento.
Entender que a pessoa está rindo do que passa na cabeça dela e não do que de fato está acontecendo, está rindo da interpretação que ela faz da situação. Mesmo que ela esteja rindo de algo a seu respeito ainda é a construção dela sobre isso que a faz rir, essa construção é baseada na história de vida dela, e não sobre você.
É possível que uma pessoa ria mais de você quando você fala uma palavra errada quando essa pessoa já se envergonhou por isso. Mas você pode dizer que ela é expert em português, e talvez ela só tenha se tornado expert pela a motivação do vexame que sentiu em algum momento.
São pessoas que riem do outros para que, na comparação, se sintam acima destas pessoas. Ela precisa dar luz à falha do outro para parecer mais inteligente.
Como estas pessoas procuram se destacar através do desmerecimento do outro tirar o holofote dele pode ajudar, ou seja, não expressar reação ou mudar de assunto.
Fazer perguntas sobre a colocação dele para que fale mais pode mudar o destaque que ele procura para o negativo na fala dele, tornando obvio que ele é o ridículo é ele.