Quando eu tinha uns 15 anos, estava na rua conversando com meu colega tarde da noite, e comentei com ele que às vezes eu pensava em por que Deus colocou uma árvore com frutos comestíveis no MEIO do Jardim do Eden com uma cobra dentro pra tentar o homem. Disse que parecia que Deus queria que o homem pecasse ao armar toda aquela situação. Meu colega não soube responder. No dia seguinte cheguei na igreja Maranata que frequento e ao final do culto o diácono entregou um dom em que o Senhor dizia que um jovem havia indagado se Deus foi quem fez o homem pecar. E Deus mandava dizer para aquele jovem que ao homem foi dado o livre arbítrio. Eu nunca me esqueci desse episódio da minha vida. Muitas vezes em que duvidei da existência de Deus eu lembrava desse episódio e pensava: Deus já falou comigo. Ele existe. Graças a isso fui perseverando na fé e Ele foi me concedendo mais experiências. Abraço! Parabéns pelo trabalho.
@Yuri1999_5 жыл бұрын
oi, se vc , como humano, deixaria uma arma ao alcance do seu filho com uma ordem, não pegue, pois se pegar coisas ruim aconteceram. me diz, quem está errado ? uma criança que não sabe nada da vida ou você que sabe desse fato e ainda assim deixa tal decisão a ela ?
@marrymacherrie37415 жыл бұрын
@@Yuri1999_ o homem tinha consciência. Nao era como uma criança indefesa e inocente
@meucanaldeherois19355 жыл бұрын
@@Yuri1999_ Ótima metáfora, meu bom.
@raiuanmarques72635 жыл бұрын
@@Yuri1999_ ainda bem que adão não tinha 6 anos né kkķk já pensou? Kkk kkk o fim do mundo
@Yuri1999_5 жыл бұрын
@@raiuanmarques7263 em relação a deus quantos anos acha q ele tinha? acho q se for passar de igual para igual nem mesmo era um feto.
@washingtonjund6 жыл бұрын
Gostei do vídeo, sou ateu encaminhado do canal do pirula e estou gostando dos seus vídeos, vivi por muitos anos o candomble, por esse motivo pensava em Deus como uma figura falha, tipo os orixás que fazem todo tipo de besteira durante sua vida, mesmo sabendo que os mesmos não são deuses
@jonathanbarbosa55666 жыл бұрын
washington da silva jund Assista o canal Mário persona ( que não é um pastor) é muito bom tbm
@michelribeiro61266 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/rIK4mpSobs9-mtE Assiste esse tb! É tão bom quanto! Estamos orando por vc!
@hamiltonneto81286 жыл бұрын
Seja bem vindo amigo, espero que desfrute muito dos vídeos, felicidades! 🇧🇷😃😃👍
@leandromadeira54146 жыл бұрын
@@jonathanbarbosa5566 Corroboro. Mário Persona dá aula.
@jonathanbarbosa55666 жыл бұрын
Garcia Rodrigues Oq é corroboro?
@leomiroliveira49274 жыл бұрын
Eu nasci dentro das igrejas evangélicas e ate os 15 anos nao tinha questionado mas apos um acontecimento na minha vida comecei a questionar mas Deus me mostrou sua infinita misericórdia durante 10 anos até ter 100% de certeza da sua grandeza e soberania
@iniciativatube90072 жыл бұрын
Estou nesse momento de questionamento faz mais de sei lá quantos anos. Estou hj com 37 anos rsrs
@filipenogueira73238 ай бұрын
Cheguei a conclusão que deus não existe
@MurosdoEvangelho6 жыл бұрын
Louvado seja Deus por ainda haver quem se preocupe em ensinar a Verdade, não em agradar homens.
@NATHAN-yw5do Жыл бұрын
Eu acho muito interessante, Porque de fato Deus cria mas não obriga ninguém a servi-lo e nem amá-lo . Víria a pergunta se Deus é tão bom porque eu sou obrigado a amar ele ... Por tanto nos dá a opção de conhecer o mal , porque ele sabe que ele é maior e melhor que o pecado Ele nos deixou livre para que vinhessemos amar ele por que ele é santo e soberano , não porque somos obrigados Essa é a verdadeira liberdade amar a Deus ainda que o mundo seja melhor para nossa carne ,podemos amá-lo porque ele nós deu liberdade....
@andreoliveira8846 жыл бұрын
Yago parabéns pelo esforço em trazer conteúdo. Graças a Deus pela sua vida meu camarada. Pra criticar sempre tem bastante gente, mas pra ajudar ou fazer melhor é raro.
@teologia.inteligente6 жыл бұрын
Complexo!
@gf90946 жыл бұрын
Realmente complexo mas muito bem explicado pelo Dois dedos. Gostei :)
@dsoul48246 жыл бұрын
@@giselly5745 E tú és um intolerante. Não sabe discordar sem ofender.
@huntersfight85706 жыл бұрын
@@giselly5745 A catolica e do mal; mas catolicos nao sao do mal; calvinismo e do mal; mas calvinistas nao sao do mal.
@10juninhoj5 жыл бұрын
Calvinismo incomoda, tira o mérito humano da salvação atribui a graça, sem trocas e nem obras para ser salvo, sem barganhas com Deus, isso incomoda demais as pessoas...
@victorluisdemedeirosvieira37305 жыл бұрын
Deus na sua insondável sabedoria vai equilibrando o bem e o mal na sua criação
@joasgundim50296 жыл бұрын
"Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!" Talves nao entender tudo seja mais um mativo para glarificar a Deus! Questão difícil!
@alessandronascimento34715 жыл бұрын
Acredito em Deus , mais ia ser melhor existir live arbítrio sem o pecado , o ser humano so peca porque o mesmo existe
@alfredoneto4524 жыл бұрын
@@alessandronascimento3471 o homem foi o primeiro a pecar, e não havia pecado humano antes da queda no Éden. Isso prova que mesmo que não exista pecado, o homem sempre usará o seu livre-arbítrio para o mal e, assim, criará o pecado.
@Julia-vd5nr3 жыл бұрын
li cantando a msc Romanos 11 do marco telles kkkk
@leonardoed4063 Жыл бұрын
@@alfredoneto452 Tudo hipocrisia desse Deus. Se o ser humano sempre tem tendência ao mal, é porque Deus criou esse ser imperfeito, logo é culpa dele e o Diabo vira a vítima desse tirano!
@rafaelneto892211 ай бұрын
A primeira tendência natural do ser humano é Deus, é o Bem e não o mal @@leonardoed4063
@erivaldoguimaraesdossantos30295 жыл бұрын
Na frase "Deus está no controle" acho que o Yago entendeu literalmente. Deus estar no controle significa que MESMO o homem com toda sua capacidade Deus sempre foi mais forte que ele!
@guilhermeoliveira67244 жыл бұрын
Bem, eu estive pensando muito nisso Yago. Alguns dias atrás Eu tava nos meus devaneios e me veio a mente a seguinte resposta pra isso: Temos em mente que Deus é antes de tudo, estava no princípio e é o princípio de tudo e nada acontece sem seu conhecimento e consentimento. Temos também o conhecimento de que tudo é fruto de sua vontade, que é perfeita e agradável. Tendo tudo isso em mente, voltamos ao princípio onde só existia Deus e sua vontade, que criou tudo que existe, então a vontade de Deus antecede tudo, porém o homem como um ser consciente é submetido a essa vontade que é boa perfeita e agradável. O homem tem a escolha de continuar submisso a essa vontade ou não e aí nasce o mal, se a vontade de Deus é boa perfeita e agradável e estava no princípio, então ela é inteiramente boa, Já que por meio dela tudo existe; Então a definição de maldade seria o contrário disso, a não submissão do homem a essa vontade primordial. Eis o primeiro pecado, a desobediência, que está dentro da não submissão do homem a vontade do Deus altíssimo.
@FilhoDoAltíssimo_70x76 ай бұрын
Rapaz, que comentário interessante
@karolalencar85796 жыл бұрын
👏👏👏👏👏👍👍 precisava dessa palavra... estava pecando infidelidade no coração e isso é abominável pra Deus
@presskeytoplay5 жыл бұрын
Levando em conta só a lógica, a saída que eu humildemente encontro esta relacionada a Deus conhecer bem todas as possibilidades possíveis que o comportamento humano pode gerar, como Ele fosse capaz de ler as infinitas possibilidades do caos (efeito borboleta) de forma tão fácil e intuitiva, tendo certeza que todos os "meios" levarão ao mesmo "fim", fim este que ele desenhou. Como se fosse um programador de um jogo.
@ivolopes37574 жыл бұрын
Na sua solução, basicamente Deus não tem soberania, ele apenas lê o futuro e "pré-determina" aquilo que já iria acontecer. Basicamente reduzindo Deus a um profeta. A Bíblia diz que Deus é de fato soberano e sequer um fio de cabelo cai sem o consentimento de Deus. Logicamente conclui-se que Deus sequer lê o futuro, pois o futuro que ele diz que vai acontecer, vai acontecer pq Ele é quem vai fazer ele acontecer desse jeito, portanto Deus não precisa "ler" o futuro e analisar infinitas possibilidades. Em outras palavras, você caiu na crítica que o Iago fez sobre pessoas que colocam toda a culpa no livre-arbítrio e tiram da soberania.
@presskeytoplay4 жыл бұрын
@@ivolopes3757 você interpretou mal o *todos os "meios" levarão ao mesmo "fim"* Creio que isso acontece porque Ele já decidiu qual o **resultado final**, e não porque ele só sabe o que vai acontecer. A mesma coisa sobre os **meios**, ele desenhou todas as possibilidades, e qualquer uma que acontecer, é da vontade dele.
@yuriwillian87904 жыл бұрын
@@presskeytoplay perfeito 👏🏾
@Artorias_izi3 жыл бұрын
Rapaz lukan aqui, por essa eu n esperava
@Miguel_.9783 жыл бұрын
Bem vindo ao molinismo
@pandeirodenylon4 ай бұрын
Deus é o poder em sua essência. Deus nos deu uma das coisas que chamamos de escolha, podemos escolher para onde vamos, tomar decisões etc.... A minha pergunta é sobre a oniciência de Deus. Deus fez Adão e Eva para pecar, para cumprir um propósito? Se Deus não fez Adão e Eva para pecar, ele sabia que eles pecariam? Mas se Deus sabia que eles iriam cometer o pecado, como explicar que Deus fez Adão e eva para não cometer o pecado se Deus sabia através da Sua Oniciência?
@oMarcosWillian6 жыл бұрын
Eu não sei o que ocorre comigo, mas eu nunca fico me perguntando sobre essas coisas! Kkkkkk Eu simplesmente aceito. É normal eu ser assim?
@christik1003 жыл бұрын
Completamente. O homem não compreende completamente as coisas de Deus
@andreoliveiraofc57713 жыл бұрын
Parabéns irmão, você é um grande homem !
@alberthmartins3 жыл бұрын
Igualmente cara kkk , eu simplesmente aceito e sem nenhum dificuldade
@TOShitposter3 жыл бұрын
Esse é o certo, não tem como alguém entender um ser maior que o infinito tendo uma mente finita.
@doug12683 жыл бұрын
Na vdd é burrice, releia com atenção o que vc escreveu
@mbsander6 жыл бұрын
O próprio Deus assume que também faz o mal (Lamentações 3:38) e as trevas (Isaías 45:7). "Porventura da boca do Altíssimo não sai tanto o mal como o bem?" (Lamentações 3:38) "Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas." (Isaías 45:7)
@lucasferreira63096 жыл бұрын
de manhãzinha, tomando um achocolatado com pão-de-queijo e aprendendo com esse discípulo do SENHOR, é muito bom cara!!
@Lendo_Reformando6 жыл бұрын
Eu li o livro o Cristão reformado e quando eu ia lendo só me vinha na cabeça a voz do Yago falando rapidamente como nós vídeos haha! Livro bom! Parabéns! Aprendi e me surpreendi muito! Deus abençoe sua vida!
@ronniecortex49364 жыл бұрын
"Deus ordena os acontecimentos da história de determinada forma que ele não é o responsável moral pelas decisões que os seres humanos tomam. Ele organiza a história de uma forma que certas decisões serão tomadas, mas de uma forma que ele não é o responsável moral ... Ainda que ele preordene a existência do pecado..." e aí Yago, como isso funciona: "NÃO SEI" KKKK "Se você não consegue explicar algo de modo simples é porque não entendeu bem a coisa ". Albert Einstein
@renatoanderson28604 жыл бұрын
É simples pra calvinistas Deus cria o homem pra pecar e o destrói por isso, é o mesmo que criar uma faca e a destruir pq ela corta/fura. Ou seja absurdo.
@alexbloom17242 жыл бұрын
Einstein estava errado
@illynameli2 жыл бұрын
Einstein não é inspirado pelo Espírito Santo, não era cristã, logo a frase é bonita mas não infalívelmente verdadeira. A não ser que ache um versículo que corrobore com o que ele disse
@ronniecortex49362 жыл бұрын
@@renatoanderson2860 deus louco
@renatoanderson28602 жыл бұрын
@@ronniecortex4936 mas Deus não é assim isso são doutrinas humanas.
@marcio.augusto.martins6 жыл бұрын
Gostei ! Essa trilogia é muito interessante. É simplesmente o pano de fundo de todo drama cósmico da redenção. O plano perfeito de Deus. Compreender isso é maravilhoso.
@TiagoMelo20176 жыл бұрын
Sem dúvidas esse é um dos melhores canais do KZbin!
@homero48263 жыл бұрын
Tiago fala de indução, Deus não induz ninguém ao pecado. Mas o mal, enquanto possibilidade, é razoável crer q Deus criou.
@CanalASenda6 жыл бұрын
10:50 "Aqui vc já entra em 'filosofeios', um negócio um pouco mais chato". Cara, é na filosofia que esse assunto será debatido com mais veemência, muito mais do que na teologia. Os argumentos de Agostinho são, talvez, os mais fracos. Alvin Plantinga tem um bom livro a respeito: Deus, a liberdade e o mal. Ele sustenta que um Deus bom e um mundo mal não é uma contradição lógica. Vale a pena conhecer.
@thalissonlima20676 жыл бұрын
Hum... Obrigado pela dica!
@01leohenrique5 жыл бұрын
Indico Gordon H. Clark - Deus e o mal, problema resolvido.
@dan_martim6 жыл бұрын
não sei porque, essas questões complexas eu nunca tive uma resposta que mi satisfaça . mas quando você fala entendo completamente. parabéns !
@MatheusHenrique-rq1ss6 жыл бұрын
Queremos os podcasts de volta! Haha
@DavidDaletBrazil6 жыл бұрын
10. Desde o princípio anunciei o futuro, desde a antiguidade, aquilo que ainda não acontecera. Eu afirmo: O meu propósito será realizado, certamente farei tudo o que me apraz. (Isaiah, 46) 7. *Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; Eu, Yahweh, faço absolutamente tudo!* (Isaiah, 45) 16. Vede! Eis que fui *Eu quem criou o ferreiro,* que sopra as brasas até darem chama *e forja cada arma para o seu próprio fim*. *E fui Eu quem criou o exterminador para gerar o caos.* (Isaiah, 54) 11. *Fez das trevas o seu esconderijo* , das escuras nuvens, cheias de água, o abrigo que o envolvia. (Salmos/Tehilim, 18) 6. Alguém tocará o Shofar, trombeta, na cidade sem que o povo se assuste e fique preocupado? *Pode ocorrer alguma desgraça na cidade sem que o próprio Yahweh tenha ordenado?* (Amós, 3) 12. constatarei que nem as mais densas trevas são obscuras para teu olhar, pois a noite brilhará como o meio-dia, porquanto *para ti as trevas são luz.* (Salmos/Tehilim, 139) 1. Então Salomão tomou a palavra e exclamou: *“Yahweh advertiu que habitaria uma Nuvem obscura!* (2 Crônicas, 6) 63. Do mesmo modo como foi agradável a Yahweh fazer-vos prosperar e multiplicar em número, *também lhe será agradável destruir-vos e fazer-vos perecer.* Sereis, pois, desarraigados da boa terra em que estais entrando para dela tomar posse. (Deuteronômio/Devarim, 28) 15. YHWH poderá me aniquilar; mas não tenho outra saída! No entanto, defenderei minhas atitudes e meu modo de andar diante dele. (Jó/Yob, 13) kzbin.info/www/bejne/mKK0hXaCd7h-g7s
@joasissouza2096 жыл бұрын
Dé véras
@tiagodesouza63196 жыл бұрын
up
@gemenesprimus5 жыл бұрын
Eu acho que o contexto do jardim nos revela principalmente sobre o amor de Deus; porque mesmo Deus dando tudo à humanidade, a humanidade ainda escolhe rejeitá-Lo, e mesmo rejeitado, Deus revela o seu amor pelo ser humano enviando Jesus para nos salvar de nossa própria escolha.
@samukaguitar31586 жыл бұрын
Eu acho que esse argumento ontológico foi o que melhor me esclareceu essa questão
@mxchagas6 жыл бұрын
Quando Deus ordenou que Adão e Eva não comessem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, qual era o plano dele, que eles comessem ou não comessem do fruto?
@igobarbosa50224 жыл бұрын
Me lembrou um trecho da música do Slayer: "Não pregue amor ao mistério". Seria mais fácilcil se só tivéssemos que obedecer...
@theoalmeida94454 жыл бұрын
Qual Nome Da Música ?
@matheusluiz57383 жыл бұрын
qual música mano?
@tobiasalex11583 жыл бұрын
Caraca kkkkk Slayer por aqui
@TheTourinho106 жыл бұрын
Uma leitura em Francis Turretini ajudaria a se afastar do argumento do mistério com relação a soberania e responsabilidade. Indico a leitura para evitar o argumento do mistério.
@cellosimao16 жыл бұрын
“Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas”. (Isaías 45:7) O mal e o pecado. Não confunda o mal com o pecado, pois Deus é Santo e não pode pecar. Pois Deus tinha o conhecimento do bem e do mal, mas o pecado surgiu depois e isso vou esclarecer quando for o tempo certo. O mal que existia era apenas uma adversidade para efeitos comparativos entre uma coisa e outra, e não como algo provindo de coisas malignas, e sim como algo perfeito, como um parâmetro para fazer diferenças e mostrar as belezas de tudo o que Deus criou em seus contrastes. Se não fosse assim, tudo seria exatamente igual, mas como nosso Deus é infinitamente diversificado, as belezas da Sua Criação tem todos esses aspectos que são imprescindíveis. Como a glória do Sol e a glória da Lua, a intensidade da energia de cada astro, apenas demonstra os parâmetros de intensidade e esplendor comparativo de cada um. O mal que Deus criou pode ser comparado com o limão, pois é azedo e ácidos em contra partida algumas outras frutas são muito adocicadas como a manga. Isso não quer demonstrar que o limão é mal, mas que isso é o que faz dar tempero no paladar. O mal que Deus criou é perfeito e serve apenas para temperar todo trajeto das nossas vidas, onde nas provas e nas lutas que passamos aprendemos a conhecer a Deus que nos enche do seu Espírito e nos dá a vitória. Comparativamente vamos usar a luz do dia e as trevas da noite: durante as horas do dia a maioria da população trabalha, ou o dia foi feito para nós fazermos alguma obra e durante a noite nós dormimos. O escuro da noite é perfeito para que o nosso corpo que agora é mortal venha a ter algumas horas de descanso, e isso não quer dizer que o escuro é maligno. As trevas que Deus fez é perfeita, como o conceito do positivo e o negativo na eletricidade, como os padrões das cores, e os elementos da química. Para mim tudo que Deus criou, ainda que eu esteja debaixo da dimensão mortal, tudo é perfeito. Entretanto na lista de tudo o que Deus criou, não está o pecado. Ainda que a Bíblia mostre que o pecado é a origem de todos os males, isso acontece por causa do justo juízo de Deus, pois cada um colhe o que plantou, e Deus dá o mal de acordo como o pecado. Portanto Deus deu livre arbítrio aos seres criados, quando plantou o jardim no Éden, e em todas essas coisas, aos meus olhos Deus fez em perfeição. “Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e guardar”. (Gênesis 2:15) E o Senhor Deus tomou o homem e o, pôs no jardim do Éden para lavrar. Lavrar! Por quê? O Senhor Deus colocou o homem que criara, no jardim no Éden para lavrar, sendo que tudo era perfeito? Lavrar significa preparar para o plantio. Significa que a dignidade dos frutos está nas mãos daquele que lavra a terra, e em outras palavras é porque os planos de Deus para o homem é que ele tenha mesmo no porvir, uma intensa atividade pela eternidade sem fim. O homem seria digno dos frutos e das flores usando suas mãos para lavrar o solo do paraíso. A meu ver o plano de Deus para o homem era e ainda é de uma intensa e extrema atividade incorruptível de construção interminável. Deus colocou o homem para lavrar, pois os seus planos para o homem eram de construir infinitas coisas através do homem, e aos meus olhos penso que Deus não fez o homem na imortalidade para ficar moscando no paraíso, mas fez com o propósito de que ele dominasse, construísse e trabalhasse para sempre em comunhão e alegria com Deus e com os céus. Deus colocou o homem para guardar o jardim. Por que guardar o jardim? Guardar do que? Que perigo havia? “Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. (Gênesis 2:16-17) Tudo era perfeito, como poderia ocorrer qualquer desequilíbrio? Devemos sempre lembrar que Deus deu o livre arbítrio, e no meu entender alguém poderia querer experimentar ou comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. O homem foi designado por Deus para o segundo trabalho que era de guardar o jardim no paraíso do Éden. O perigo que havia era mortal, pois Deus havia dito: No dia em que comerdes dela, certamente morrerás. E eis que surge o perigo: a morte. Morte: falência (a ausência da vida) múltiplas de todos os órgãos. Para mim a morte vem a ser a ausência da vida, ou a separação de Deus que é a vida. E o homem não guardou. Na mecânica quântica existem milhões de possibilidades , e o vacilo do homem era uma delas. Mas Deus conhece todos o finais possíveis, e quem escolhe é o homem.
@livrepensador32616 жыл бұрын
Quando alguém quer justificar algo, esse alguém da voltas e voltas.
@brendarocha33096 жыл бұрын
Colega para de textão , não adianta o medo de vocês e desmitificar aquilo que desde q nasceram foi "verdade" , agora o sensato pensa mal é mal e ponto final , Deus criou o bem e o mal , a soberania está nisso.
@cellosimao16 жыл бұрын
+brendah * Deus fez nascer a árvore da ciência e do mal, mas quem gerou o pecado foi o diabo, leia João 8. 44. O diabo é o pai da mentira, e o pai é quem gera a mentira. simples. Não confundir o mal com o pecado. Deus não criou e nem gerou o pecado. A serpente gera a mentira no paraíso do Éden.
@brendarocha33096 жыл бұрын
@@cellosimao1 então conte mais sobre Adão e Eva comer frutas e algumas plantas ? Se a gente n se alimentar acontece o que ? Explique o fato de Deus ter a enestesiado Adão para criar Eva , existia dor pra anestesiar ? Colega mal é mal e ponto final n tem meio termo o pecado se original por ter a essência maldade , o problema não estar no eterno ,mas na fantasia feita por Moisés..entende.
@cellosimao16 жыл бұрын
+brendah * você se esquece que Deus colocou o homem no jardim com a responsabilidade de guardar o jardim, e não deixar que ninguém comece daquela árvore. A única lei que Deus deu ao homem estava em suas mãos. E fez isso para que o homem tivesse o livre arbítrio. Entenda que Deus poderia deixar o homem como um robô, sem direito de escolher. Mas deu a responsabilidade de guardar o jardim.
@CaioDanielNunesSantos6 жыл бұрын
Essa doutrina é a mais desconfortável entre todas, porque atribui o que é prazeroso (a soberania) a Deus e o que é angustiante (a responsabilidade) a nós.
@matrixcorporation8006 жыл бұрын
Nem se juntar toda a existência poderá responder!! DEUS É DEUS e NÃO DEVE SATISFAÇÃO A CRIAÇÃO. PONTO FINAL. DOA A QUEM DOER. PAZ!
@lopes5_6 жыл бұрын
idiota
@rakvian6 жыл бұрын
Vo cria uns homi aqui, mas fodassi caguei pra eles.
@vitorlopes99676 жыл бұрын
Preguiça de pensar...
@laynemagalhaes79546 жыл бұрын
Que arjumento interigenti kkkkk panaca
@erysoares86 жыл бұрын
Pois essa resposta está clara pra nois
@isaquelimas4 жыл бұрын
Pra mim ninguém explica melhor isso do que o Vincent Cheung. Ele explica tbm a relação entre responsabilidade e soberania.
@GaPodrinho3 жыл бұрын
Rapaz... ver calvinista explicando pecado é um Xadrez 7D muito louco kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@TeologiacomFilipe4 ай бұрын
É mais fácil falar que Deus foi pego de surpresa, certo?
@MEUCristoJesus5 жыл бұрын
Se Deus não impusesse a CONSUMAÇÃO do pecado, ou seja, se Ele não "promovesse" o pecado, por causa da desobediência humana, o homem agiria em desobediência e sairia ileso, livre, e a justiça divina seria comprometida!
@amosxrl6 жыл бұрын
Soberania de Deus e responsabilidade do Homem é igual a um RPG de mesa, Deus faz o universo e as regras dele, e depois pergunta "o que você faz".
@mangalvnam20106 жыл бұрын
Pra mim parece mais um tirano incompetente, desastrado e abusivo querendo só jogar a culpa e as consequências de seus erros e c4g4d4s em cima dos outros, pra ficar só com o crédito, com a bajulação, com o louvor, com a adoração, e jogar a responsabilidade pelas shit happens nos seres humanos. Tipo assim: ele cria tudo, coloca tudo em movimento, cria a liberdade, cria as duas escolhas, o bem e o mal, cria a necessidade de responsabilidade, aí se esconde por trás de sua onipotência sobrenatural mágica, deixando os humanos se lascarem no desenrolar daquilo que ele colocou em ação... E o pior é que ainda somos obrigados a agradecer profundamente por isso, amar o ser que estabeleceu tudo isso, mas isso só por livre e espontânea pressão, porque sempre podemos optar pela maravilhosa câmara de tortura eterna, que esse gentil deus também delicada e sabiamente criou... (Interessante que além de sermos obrigados a escolher, a exercer a liberdade, além de só existirem duas escolhas, ou o bem ou o mal, ainda somos forçados a só poder escolher uma das escolhas, o bem, porque se escolhermos o mal, seremos castigados. E mais interessante ainda que o vídeo acima postado não tocou afinal no assunto realmente espinhoso da existência do mal em si: por que podemos escolher fazer o mal? Ora, porque o mal existe como escolha possível, claro! E por que o mal existe? Porque Deus o criou! E por que raios Deus criaria o mal!? Ora, só para que o ser humano pudesse ser livre NÃO o podendo ou devendo escolher, sob pena de castigo. Tão coerente, isso, né?)
@nessa_santos6 жыл бұрын
@@mangalvnam2010 compartilho do mesmo pensamento.
@amosxrl6 жыл бұрын
Infelizmente, no RPG de Mesa é impossível subir de nível sem ter problemas para resolver e desafiador os aventureiros é trabalho do mestre.
@feelkstuff69996 жыл бұрын
Você é burro ou só mal intencionado? Ele explicou claramente que o mal não foi CRIADO.
@mangalvnam20106 жыл бұрын
@@feelkstuff6999 Onde que ele explicou isso? E como ele poderia, se de acordo com a bíblia o Mal foi sim criado e criado por Deus, ou seja, pelo Bem Absoluto? O Mal não apenas TERIA que ter sido criado pelo Bem, o Mal na bíblia é necessariamente BOM, já que é mais uma das criações perfeitas de Deus. Como algo que Deus criou poderia NÃO SER BOM!?? E se Deus não criou o Mal, então QUEM criou, hem, hem? E se algum outro ser que Deus criara, criou o Mal, então indiretamente a responsabilidade pela existência do Mal ainda é dele mesmo, de Deus! E se a responsabilidade pela existência não é do ser humano, porque na bíblia Deus fica o tempo todo tentando jogar essa Sua responsabilidade pra cima das pessoas, castigando-as por algo que não fizeram!? Mal intencionado e intelectualmente desonesto aqui creio que não sou eu, não, ó! (Ah, mas as pessoas ESCOLHEM o pecado, escolhem praticar o Mal etc.! Sim, verdade incontestável. Mas se as pessoas escolhem o Mal às vezes isso só acontece porque obviamente o Mal já existe para que possa ser escolhido, a liberdade é binária, há o Bem e o Mal abertos para a ação humana, mas isso não foi estabelecido pelo próprio ser humano. De acordo com a besteologia da gibíblia, Deus é quem teria estabelecido isso, sendo então Dele a responsabilidade pela existência tanto do Bem quanto do Mal.)
@sarahmartins20156 жыл бұрын
Obrigada por ver meu texto e começar a responder sobre esse assunto polêmico! Parabéns mais uma vez pelo canal! Deus abençoe!
@mayconlopesadm4 жыл бұрын
Já li e assisti várias explicações sobre o tema. Nenhuma me convenceu.
@geansantos88656 жыл бұрын
Vi o vídeo inteiro e já foi respondido o meu primeiro comentário , concordo com a colocação do irmão do pensamento cristão entorno desta questão !
Cara eu to sendo muito edificado com essa série, Muito obrigado Yago, Que Deus te abençoe cara! Bora espalhar esses vídeos por ai!
@yuriki05 жыл бұрын
Olha que louco, discordava muito dessa posição do Yago. Rodei, rodei, tive várias crises de fé e abracei essa ideia do mistério.
@nate17353 жыл бұрын
Mistério é a fuga por causa das contratações calvinistas Deus odeia o pecado Mas Deus predestina que o pecado irá acontecer Se é decreto de Deus ê vontade de Deus Um ser supremo Divido Tendo vontades conflitantes entre si Eu sou pecador e inconstante Eu posso fazer isso Deus jamais
@rhuanandrey45293 жыл бұрын
@@nate1735 irmão, dedique um pouco de tempo para estudar sobre Soberania de Deus X Responsabilidade Humana, o vídeo de Hiago sobre o tema é um ótimo início, lá verás a base bíblica para essa ideia e a ideia completamente destrinchada, fica na paz.
@nate17353 жыл бұрын
@@rhuanandrey4529 Eu vi e ainda não faz sentido O vídeo tem várias contradições do qual ele usa o mistério como fuga Até mesmo manchando a a santidade de Deus seu maior atributo em favor de uma suposta soberania que ele interpreta
@jaircruz20243 жыл бұрын
@@nate1735 Deus decreta por um propósito maior. A crucificação de Cristo, e sua glorificação
@nate17353 жыл бұрын
@@jaircruz2024 Deus decretou a morte de Cristo e não as ações humanas individuais
@LuizFernando-dk3vp5 ай бұрын
As vezes eu penso: Não fui eu que comi a fruta no jardin do éden, foi adão. Não sou culpado por uma coisa que não foi minha pessoa que cometeu mas outro indivíduo. Não sou culpado por uma coisa que meu pai comete por exemplo. Se Salvação é individual pq a queda é coletiva??
@Brunoarantess_6 жыл бұрын
Yago vc foi refutado Pelo canal evangelho underground
@dionelioramos2836 жыл бұрын
Bruno Henrique, ele tem bom senso, mas ainda não dá pra dar ouvidos a ele.
@evangelhounderground6 жыл бұрын
graça e paz. boa tarde a TODOS. Quero expor duas questões nesse pequeno comentário, espero que me entendam. 1. No vídeo-resposta á esse vídeo do Yago, eu mostrei várias contradições bíblicas que envolvem a ideia central que ele expôs aqui. E como ex-calvinista, ainda não vi ninguém responder de forma 'contextualmente' bíblica (até mesmo porque a Bíblia jamais se AutoContradiz*). Falei no meu vídeo, e torno a repetir: Não tenho nada contra a PESSOA calvinista, minha contrariedade é com a DOUTRINA (jamais com as pessoas, até mesmo porque eu já defendi tal linha de pensamento). 2. MrFabianoLucas, eu acho que sou um dos cristãos não-denominacionados que mais discorda do Caio Fábio, porém, sou humilde e homem o suficiente para reconhecer quando ele fala com sabedoria, contudo: ele continua sendo igual a você, igual eu, igual todos, ou seja: Pecador e falho. Com relação ao Nicodemus eu mostrei por 'A' + 'B' que a doutrina que ele defendeu (na questão), que foi a doutrina do 'sofrimento eterno do ímpio' NÃO TEM BASE TEOLÓGICA/ETIMOLÓGICA, e com todo respeito do mundo á sua pessoa e a pessoa dele, mas até hoje não vi ninguém refutar a 'doutrina da destruição total do ímpio' de forma contextualmente/etimológicamente bíblica; todavia: reconheço a caminhada do Nicodemus e devo-lhe respeito até por decorrência de sua idade, mas academicamente falando ele foi refutado nessa; ele também falou sobre o justo morrer e imediatamente ir gozar do paraíso, essa ideia tbm não tem base bíblica quando nos aprofundamos no estudo da kairosfera (kairós.Vs.Chronos) lembrando que nossas Bíblia PT/BR possuem erros de traduções propositais, acidentais, e pontuações que não existem nos originais, a respeito da Kairosfera eu falo de forma mais detalhada no meu livro, e PARTICULARMENTE acho "loucura" qualquer pessoa, seja teólogo ou não, querer refutar a 'Kairosfera' (mas deixemos esse assunto para outra ocasião). E mais: Se você (em particular) não viu refutação, eu respeito, porém, dezenas de centenas de pessoas entenderam os vídeos-refutação*, tanto ao Nico quanto ao yago (entre outros que gravei acerca do calvinismo), e se sentiram satisfeitas com a explicação, e digo mais: muitos mudaram de ideia doutrinária depois disso. Fique na paz amigo, que Deus seja contigo e com sua família SEMPRE. OBS: Por favor não se sintam ofendidos se porventura vc me responderem e eu não voltar pra replicar/treplicar ..é que meu tempo tá escasso.
@evangelhounderground6 жыл бұрын
MrFabianoLucas Amigo, pelo visto vc está confundindo 'opinião pessoal' com 'doutrina', reveja seu conceito sobre isso. Sobre a questão homossexual eu ainda não gravei; contudo: receio que quando gravar irei levar muita pedrada, pois, trarei uma lógica etimológica explicita na Bíblia, porém, muitas pessoas ainda não á enxergaram, outras se fazem de desentendidas, no espaço de recesso do fim do ano para o ano novo eu terei mais tempo, não vou marcar data, mas lançarei (espero de coração que tu venhas a assistir). E volto a repetir: discordo em muitas coisas com relação ao Caio Fábio, principalmente no que tange a opiniões pessoais, quem me conhece sabe, porém: as opiniões pessoais dele (ao MEU ver) não são demoníacas igual as ideias contidas na doutrina calvinista (com todo respeito aos calvinistas, pois, não estou falando de pessoas e sim de uma doutrina); mas a visão sistemática ou religiosa jamais irá concordar em muito com o Caio (não quero necessariamente dizer que é o seu caso), e se alguém estiver lendo esse comentário e quiser saber mais acerca da minha visão a respeito do calvinismo, antes de me responder sem embasamento do que penso, convido a antes visitar meu Canal e assistir a playList onde eu falo dessa doutrina. Sobre o Caio, podemos falar mais depois, se quiser pode adicionar meu Whatsapp, ás quartas eu tiro o dia para atender alunos e interagir com os inscritos. A respeito do Nicodemus, vc jamais concordará comigo em detrimento á ele, pois eu apresento uma visão de cristão não-denominacional, seja em grupo ou fora de Grupo, e na fala dele ficou bem claro que ele não aceita a ideia de cristão fora de grupo, sobre hebreus10:24:25 eu gravei um vídeo, assista quando puder; o Nicodemus falou de parâmetros necessários para se manter um grupo religioso nos dias de hoje, e quando eu falo 'religioso' eu nem sempre estou usando o tom *pejorativo, mas eu apresentei vários pontos no vídeo onde eu o respondi acerca dos desigrejados, e depois disso ainda gravei vários outros vídeos a respeito disso, mas, por respeito a sua opinião eu estudarei a possibilidade de gravar um novo vídeo refutando o Nicodemus acerca desse tema (desigrejados), só não prometo que será por esses dias. Desde já obrigado pela atenção. Abraço e fique com Deus.
4 жыл бұрын
A Bíblia diz que Tudo provém de Deus. 2 Coríntios 5:18. Ela afirma que Ele criou todas as coisas inclusive o perverso para o dia da calamidade. Provérbios 16:4. Paulo disse que Deus fez vasos de honra e vasos de desonra. Uns para glória dEle e outras para condenação eterna. Romanos 9:19-24. A bíblia afirma que Deus criou o mal Isaías 45:7. Agora o que nós precisamos entender é que Deus usa suas criaturas para execução dos seus propósitos. Todas as criaturas servem a Deus, inclusive o diabo. Deus controla satanás e os anjos maus. Todos operam dentro de um limite estabelecido por Deus. Foi Deus quem deu ordem a satanás para fazer mal a Jó. Leia Jó 42:11. Deus controla os espíritos malignos. Leia 1 Samuel 16:14-16. 2 Samuel 24:1 - 1 Crônicas 21:1 Deus usou Satanás para incitar Davi a realizar o censo. 1 Reis 22:13-23. Juízes 14:1-4 Atente ao versículo 4 Onde se lê que os pais de Sansão não sabiam que aquilo vinha do Senhor. Ou seja foi o próprio Deus quem levou Sansão a transgredir seu mandamento. Qual o propósito disso ? Pegar os Filisteus que eram inimigos de Israel. Amós 3:6 .Tudo o que Deus faz é para glória dEle. Satanás não pegou Deus de surpresa no éden enganando Eva. Não! O Pecado estava dentro dos planos de Deus. Foi o próprio Deus quem determinou a entrada de Satanás no Jardim de Deus. Deus deu a satanás certo poder para tentar nossos pais. Nada pega Deus de surpresa. Isaías 46:9-10 . Quem enviou aquelas enfermidades sobre os egípcios? Êxodo 15:26. Não podemos afirmar que Deus é Soberano e desassociar dEle a criação do Mal. O mal está no coração dos homens. Pergunto quem criou esse coração mal? Deus faz tudo para sua glória.
@osvaldojensen55822 жыл бұрын
Toda criação está sujeita ao pecado. Perfeito só Deus o Eu Sou….
@gustavogusmao42853 жыл бұрын
Para todos que estiverem vendo esse vídeo depois de tanto tempo e lendo os comentários. Eu vou dizer o que Deus ""disse"" a mim. Eu estava tão focado em tentar entender a Deus e as suas decisões, o inferno, calvinismo, etc... Que com tanta vontade de entender a Deus, acabei só criando cada vez mais dúvidas a respeito dele. Independente de teoria, a prática é a mesma. Se isso tem gerado dúvidas na sua cabeça, esqueça de tentar entender a Deus porque não é possível, use seus esforços para fazer o que ele ordena. Evite o pecado, tenha fé e o adore.
@FilhoDoAltíssimo_70x76 ай бұрын
Exatamente, irmão 🙌
@rafaelteixeiradasilva61395 жыл бұрын
Eu gostaria muito,se o pastor Yago refutasse o vídeo do canal evangelho underground, que o mesmo fez um vídeo tentando refutar esse vídeo do Yago Martins, gostaria muito que isso acontecesse, forte abraço pastor Yago.
@brunolima36293 жыл бұрын
É algo em q eu estava refletindo: Deus é tão soberano e supremo em q mesmo sendo nós pecadores ainda assim nos escolhe e aceita pois sabe q mesmo com todo o pecado e consciência por livre e espontânea vontade decidimos segui-lo e servi-lo e isso não nos torna perfeitos mas nos aproxima dEle e através da graça dada a nós por Cristo somos reconciliados!!!
@luanaalmeida13986 жыл бұрын
Amei o vídeo, hoje mesmo estava pensando sobre essas coisas sobre predestinação, despois de uma palavra que eu ouvi de Augusto Nicodemos, e fiquei muito confusa, mas graças a Deus que vc fez esse vídeo esclarecendo essa questão, amei sua explicação.
@luisalyrio6 жыл бұрын
Minha dúvida, na verdade, nem é quanto ao pecado cometido por Adão e Eva, mas com relação ao que foi manifestado por Satanás ao querer assumir o lugar Deus e como surgiu este sentimento, tendo em vista, os anjos não teriam livre arbítrio e, a princípio, Deus não criou a inveja ou soberba, gostaria muito de esclarecer essa dúvida, se alguém puder me responder eu agradeço!
@fernando48856 жыл бұрын
Pois é, como que Lucifer iria se rebelar sendo que o mal, a soberba e a inveja ainda não existia? vc está correta em seu pensamento
@josiel50446 жыл бұрын
Eu penso que sempre existiu livre arbítrio. Inclusive para os seres celestiais. A questão é que quando Lúcifer viu Deus planejar a criação de seres à Sua imagem e semelhança (a humanidade) ele quis participar, mas isso lhe foi negado. E assim surgiu a primeira manifestação da inveja e da soberba. Lúcifer incitou a dúvida e acusou Deus de ser tirano, levando uma terça parte dos anjos convencendo com seu argumento, e depois convenceu Eva.
@luisalyrio6 жыл бұрын
@@fernando4885 ,Justamente, tenho essa dúvida.
@luisalyrio6 жыл бұрын
@@josiel5044 , obrigada = )
@crivofilosofico0103 Жыл бұрын
08:00 Para frente, é exatamente isso que é o livre arbítrio, ou chame do jeito que quiser. Aos poucos o Yago está entendendo que a não-possibilidade, transforma tudo num grande engodo, pois seríamos robôs. Portanto, só há amor a Deus, se houver a possibilidade de não amá-Lo. Isso não significa dizer que o ser humano é salvo por obras, mas pela graça. É preciso salientar que acreditar na graça, não implica em não acreditar no livre arbítrio. E vice-versa.
@hlservicos71136 жыл бұрын
Opa ! Acho que você leu os comentários em ! .kkkkkkkk, está menos eufórico . Kkkkkkkk , Deus abençoe. Esta um pouco mais fácil de acompanhar o seu raciocínio.
@ahmas19896 жыл бұрын
Era brabo mesmo! Parecia cantor de "repente".
@marilanaoliveira36016 жыл бұрын
@Giselle5253 Yago é uma benção ele abencoa muitos com seus videos vc que nao cre acha que é ilusão e nao respeita os outros.
@DavidDaletBrazil6 жыл бұрын
10. Desde o princípio anunciei o futuro, desde a antiguidade, aquilo que ainda não acontecera. Eu afirmo: O meu propósito será realizado, certamente farei tudo o que me apraz. (Isaiah, 46) 7. *Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; Eu, Yahweh, faço absolutamente tudo!* (Isaiah, 45) 16. Vede! Eis que fui *Eu quem criou o ferreiro,* que sopra as brasas até darem chama *e forja cada arma para o seu próprio fim*. *E fui Eu quem criou o exterminador para gerar o caos.* (Isaiah, 54) 11. *Fez das trevas o seu esconderijo* , das escuras nuvens, cheias de água, o abrigo que o envolvia. (Salmos/Tehilim, 18) 6. Alguém tocará o Shofar, trombeta, na cidade sem que o povo se assuste e fique preocupado? *Pode ocorrer alguma desgraça na cidade sem que o próprio Yahweh tenha ordenado?* (Amós, 3) 12. constatarei que nem as mais densas trevas são obscuras para teu olhar, pois a noite brilhará como o meio-dia, porquanto *para ti as trevas são luz.* (Salmos/Tehilim, 139) 1. Então Salomão tomou a palavra e exclamou: *“Yahweh advertiu que habitaria uma Nuvem obscura!* (2 Crônicas, 6) 63. Do mesmo modo como foi agradável a Yahweh fazer-vos prosperar e multiplicar em número, *também lhe será agradável destruir-vos e fazer-vos perecer.* Sereis, pois, desarraigados da boa terra em que estais entrando para dela tomar posse. (Deuteronômio/Devarim, 28) 15. YHWH poderá me aniquilar; mas não tenho outra saída! No entanto, defenderei minhas atitudes e meu modo de andar diante dele. (Jó/Yob, 13) kzbin.info/www/bejne/mKK0hXaCd7h-g7s
@gabrielposta6 жыл бұрын
@Giselle5253 MAS VC TA TRISTE? falta de Deus na sua vida
@DavidDaletBrazil6 жыл бұрын
Irmão foi o Criador quem fez tudo, não há essa disputa do diabo e o Criador, a vida é dual assim como o dia e a noite, 2 braços, 2 olhos, que Ele criou, a palavra Lúcifer/portador de luz, nem existe nas bíblias comuns, a não ser na tradução da vulgata latina tradução de Jerônimo, o Criador vê: desejo, intenção e motivação, os demônios não tem poder sem a escolha/livre arbítrio do homem. Quem escolhe o bem colherá o bem, quem escolhe o mal terá, a vida é um crivo 90 anos e então acaba a matéria, a alma/pendrive vai para outro plano. O Criador É, ELE não é todo o poder ELE É o PODER, ELE não está em todo o lugar, ELE É TODOS OS LUGARES, É metafísico/espíritual, É TUDO oque não vemos ex: tensão elétrica, e também TUDO oque vemos, sabemos que ELE É, mantemos nossa fé/coragem e oramos/desejamos, ser aptos/pedra lapidada/salvo, através do Verbo que se fez carne e por amor se entregou por nós na cruz a 2k anos atrás, sendo discípulos dEle, Ele não falava a tal língua estranha (labaxuria), mas Ele dá dons de falar idiomas (atos 2v11), Ele é quem dá poder aos governos, as sociedades secretas que são das trevas, Ele deixa o trigo crescer com o joio e no tempo certo fará a separação/o crivo/ a peneira. O Messias quando esteve aqui na terra a 2k anos, não fazia rituais/cultos, Ele ensinava/se reunia/conversava com seus discípulos, as vezes em um barquinho, a beira da praia, ia para lugares silenciosos como montes para meditar e desejar/orar para o bem e para ter forças para passar pelo cálice, Ele era simples, Ele É o próprio YHWH/Yah/Criador em carne, conheça mais sobre o teu Criador.
@patinhostudio5 жыл бұрын
Já que ainda não saiu um vídeo sobre a existência do mal eu gostaria de deixar registrado aqui uma dúvida No caso da reflexão que você apresentou de Agostinho Como o mal pode ser ausência do Bem se Deus é onipresente?
@joserubensmedeiros16105 жыл бұрын
O ser humano desconhece os mistérios da criação, nada sabemos, ninguém sabe. Somos "ilustres" desconhecidos de nós mesmos. A própria Bíblia deixa claro que _"O HOMEM NÃO CONHECE NEM O AMOR NEM O ÓDIO, TUDO PASSA PERANTE SEUS OLHOS"._ Até aquilo que vemos ou aparentemente vemos pode não ser o real. Tudo no mundo imaterial são especulações, não passa de especulações. Até nossas orações são muitas vezes erráticas, como a mesma Bíblia afirma, dizendo que "NÃO SABEMOS ORAR COMO CONVÉM" e que, por isso, "O ESPÍRITO INTERCEDE POR NÓS COM GEMIDOS INEXPRIMÍVEIS".
@f.asousa60306 жыл бұрын
Contraditório, como Deus predestina alguém para morrer no pecado sem ter direito de escolher e mesmo assim o responsável é o próprio homem e não Deus que o predestinou para o sofrimento eterno, com todo respeito calvinismo é mesmo um erro teológico.
@david86gomes6 жыл бұрын
O Calvinismo é um sistema que quase sempre se contradiz nas argumentações e principalmente na interpretação das escrituras. Argumentam tanto sobre Soberania de Deus, mas restringem o Deus Soberano com sua teologia Agostiniana estabelecendo o que Deus faz, o que Deus quer, mas esquecendo de quem Ele é, seu caráter e atributos.
@DanielFerreira-jr9de6 жыл бұрын
Existem calvinistas que creem na predestinação ao inferno, mas não são todos nem acho que sejam a maioria. Eu creio apenas na predestinação para o céu, o homem q vai para o inferno tinha liberdade para escolher o céu, mas ele preferiu o inferno pq o homem, a não ser q tenha o coração trocado por Deus ( predestinado), sempre vai escolher o pecado e o mal e Deus apenas o deixa fazer essa escolha. Os predestinados por outro lado tem o coração trocado para que passem a amar a Deus em vez de apenas amarem o pecado porque se Deus não fizesse essa troca, ele tbm escolheria o pecado. Imagina um homem q gosta de cebola e odeia chocolate, vc pode oferecer a ele uma cebola e um chocolate mil vezes e nas mil ele vai escolher a cebola e rejeitar o chocolate a menos q troquem o paladar dele pra q ele passe a gostar do chocolate. Espero ter esclarecido, fique com Deus.
@david86gomes6 жыл бұрын
@@DanielFerreira-jr9de A maioria dos calvinistas que conheço creem na dupla predestinação. Principalmente os que tem influência sobre o cenário teológico, ministerial e editorial brasileiro.
@f.asousa60306 жыл бұрын
@@DanielFerreira-jr9de eu entendi o que você quis dizer, mas da no mesmo, quando Deus predestina alguém para o céu e outro não automaticamente esse que não vai para o céu está predestinado a o inferno.
@lucasrzanatta72486 жыл бұрын
Os que não são salvos tem o direito de escolher, porém sem ter sua natureza transformada sempre escolherão o pecado.
@henrynster5 жыл бұрын
Acredito que de Deus, só venha coisas boas, um ser perfeito, logicamente faz coisas perfeitas, logo esse nível de vida aqui foi criados por seres com nível e divindade muito baixou, filhos Dele, então Ele não criou o pecado, mas sim fez com que seja POSSÍVEL o pecado existir, o mal só existe como possibilidade, devido a nós sermos limitados e imperfeitos, mas no caminho de encontrar as coisas de Deus, vamos evoluir, fazendo com o que o erro seja cada vez menos possível, e venha atitudes mais como as de Cristo Jesus veio nos mostrar pessoalmente o caminho na verdade da vida.
@fala_neves3 жыл бұрын
O problema dos teólogos está na soberania. O conceito de soberania é que precisa ser revisto e discutido e não o do livre-arbitrio. Biblicamente falando a responsabilidade do homem no conceito de livre-arbitrio é inquestionável, mas já na soberania, fica muito a desejar. Como se explicar soberania em Marcos 12 por exemplo? Este é um texto que se repete nas escrituras e que ninguém analisa. Isaías 5.1-7 Mateus 21.33-46 Lucas 20.9-18 Marcos 12.1-12 Nem vou falar de tantos outros textos do V.T que se opõe ao conceito entendido de soberania pq eles são vistos como textos antropomorficos, mas como que fica está história de Jesus aí sobre os vinticultores maus repetida 3 vezes nos evangelhos? Ser soberano não significa ser responsável por todos os acontecimentos, mas significa ser mais poderoso em todos os acontecimentos. Ser mais poderoso não significa ser o causador dos acontecimentos, mas significa que eu posso causar qualquer acontecimento como resposta. Um exemplo bem besta: A formiga não pica uma pessoa pq a pessoa a fez picar, a formiga pica pq é doida mesma, e como resposta da sua picada ela leva uma esmagada da pessoa, e deixa de existir, morre, pq a pessoa é mais soberana que uma formiga, mas isso não impede a formiga de picar as pessoas. Dessa mesma forma eu entendo o melhor conceito de Deus ser o soberano... Ele é sem dúvidas alguma o ser mais soberano que existe, mas isso não significa que ele é o causador das coisas que Ele mesmo condena. Ele ser o soberano se refere a Ele aplicar justiça com seu poder sobre toda a criação. Mas vcs não entendem essa coisa, querem insistir batendo na tecla errada e não conseguem avançar teologicamente. Uma coisa eu digo pra vcs... Abandonem as linhas teológicas que vcs estudaram, e voltem as escrituras de maneira neutra, pq aqueles homens do passado, que fundaram as teologias, a maioria deles era tudo perturbado, viciados, oprimidos, opressores, que na verdade precisavam da nossa ajuda. Agostinho,Lutero,Calvino, Etc... Etc.... Etc...
@jessikalaneerodrigues84136 жыл бұрын
" o ser humano dertupador do bem" acho que isso ja fala tudo. Deus quer que escolhamos o caminho que vamos seguir pq apesar de ser Tudo e não precisar de toda nossa adoração para ser Deus, ele deseja um relacionamento sincero com o seu povo. Ele não veio para condenar e sim, para salvar a humanidade dos seus próprios errros pq entende que somos falhos e necessitamos Dele para ter atos de bondade e justiça. Ele do desja q reconheçamos a dependência Nele, tenhamos transformação de vida e o amemos de todo coração como nosso Criador.
@iohanantudsque57046 жыл бұрын
Vicent Cheung não vê problema algum em falar que Deus é o autor do pecado. Ele é bem enfático com isso. Eu tenho muito receio de ter essa posição.
@lucaspodolski84386 жыл бұрын
Antes ele define os termos, "autor" não quer dizer que Deus é praticante do pecado; mas que ele decretou todas as coisas, inclusive o pecado.
@magodostruques91516 жыл бұрын
Kkkkkkk blasfemadores
@RodrigoSantos-hl3cn5 жыл бұрын
Kkkkk PR Iago você é muito Altentico natural Simples ....comprar os livros e ajudar a pagar minhas Contas ... Neh show .... Comparando seu livro Estamos nós Edificando e Ajudado o nosso irmão e Pastor servo de Deus ...e o conteu é benção muito Top show Deus abençoe seu projeto
@gilcardoso6866 жыл бұрын
A pergunta que não quer calar: Se não existisse o LÚCIFER no jardim do Éden para tentação de Adão e Eva, teríamos caído?? Se não, então o pecado de Adão e Eva não foi deliberado.
@opiniaodepalpiteiro6 жыл бұрын
Claro que não teriam caído, pois eram puros e inocentes quanto a mentira e engano ( o que deixava o casal em desvantagem brutal no diálogo com a serpente), não tinham a capacidade para desvendar a malandragem ( pegadinha) tramada pela serpente e Jeová ( Javé e Alá pra outros)
@namesor51706 жыл бұрын
Blasfêmia Edim
@opiniaodepalpiteiro6 жыл бұрын
@@namesor5170 A verdade é essa, ela (verdade) está pouco se lixando para sua crença. Só pessoas sem senso de justiça consegue crucificar o jovem casal.
@samuelflordarosa92045 жыл бұрын
@@opiniaodepalpiteiro E Deus sabendo da inocência do casal ainda os deixou expostos a esse pecado, é depois de consumado Deus ainda os puniu severamente por isso!! Entendi corretamente??
@opiniaodepalpiteiro5 жыл бұрын
@@samuelflordarosa9204 Todo o mal que existia no universo estava ali do lado de Adão e Eva ( na mente de Jeová, no fruto proibido e na mente do chifrudo que se fantasiou de serpente) sem que eles soubessem de sua existência, para Adão e Eva tudo era perfeito e bom, inclusive a serpente, logo, não tinham como indentificar a malícia da 🐍 falante, não tinham conhecimento da maldade, Jeová não tinha alertados da existência do tinhoso, Adão e Eva não sabiam que no jardim tinha o capeta, para que o cristianismo tenha validade é necessário crucificar o inocente e jovem casal injustamente.
@gabryelsoares87956 жыл бұрын
Yago, qual é o seu ponto de vista sobre o apelo na igreja para aceitar a Jesus?Sabemos que é Cristo que nos aceita e não o contrário,então como vc faz o apelo?
@apenasjunior16 жыл бұрын
Ele não interferiu! Simples assim, poderia, mas não interviu em respeito a sua própria criação.
@BastiãoAparecida8 ай бұрын
Prezado... Quando chega uma pergunta, escandalosa, sem princípio, sem meio e sem fim! O leitor deleta; limpa tudo!!!
@GabrielSoares-mm7io6 жыл бұрын
Faz um vídeo sobre as filosofias que a série do Karatê Kid apresenta. Acho que os dois protagonistas tem problemas. Ia ser bem legal uma análise sua sobre o assunto.
@maicondouglasoficial88794 жыл бұрын
Se deus sabe de todas as coisas , pq ele as fez do msm jeito sabendo que tudo ia acontecer Mesmo sabendo que as coisas ruins iriiam acontecer hj em dia ... Se ele ja sabia oq custava fazer de outra forma ele e deus
@amantedahistoria59436 жыл бұрын
Não adianta um Calvinista nem um Arminiano explicar assim, se como Calvinista você aceita a responsabilidade do homem mas ao mesmo tempo diz que foi Deus que pré-ordenou o pecado, há várias Contradições cara, Deus se torna o autor do pecado sim, por isso que acho que o Molinismo mesmo sendo mais complexo, é mais coerente, ele crer no Livre-arbitrio e na soberania de Deus, os dois existem é claro, a questão é simples: porque Deus não pode antes de ordenar, conhecer o que o indivíduo irá fazer? Ele é tão limitado assim? Ele só tem poder para ordenar sem conhecer antes as coisas? Ele não tem a capacidade de Pré-conhecer com base na sua onisciência o que aconteceria com o homem antes de cria-lo? Essa é a lógica da vida meu caro, não poderíamos nem estar aqui conversando sobre isso hoje, se ele não decidisse criar-nos mesmo sabendo antes que iríamos pecar, temos a responsabilidade aqui de obedecer e desobedecer e consequências disso nos sobrevirá, a questão é pelo fato de Deus ser onisciente, ele já conheceu isso tudo, mas conhecer não significar ordenar nada, existe vontade permissiva e soberana, você como pai não quer que seu filho sofra, mas as vezes você o deixa sofrer para ele aprender alguma lição, você antes de ter um filho, sabia que quando chegasse o tempo dele nascer, no futuro quando ele crescesse você tinha o conhecimento de que ele poderia passar pelas adversidades da vida, mesmo assim você decidiu ter esse filho com sua esposa. Você preferia que a raça humana não existisse ou que existisse mesmo sofrendo? Haveria alguma lógica em um mundo em que só houvesse o bem? Haveria lógica onde só houvesse o mal? Não! Por isso ele colocou as duas árvores no Jardim do Éden, a do conhecimento do bem e do mal, pra em meio a malignidade da vida, você ter a alegria de buscar ao senhor e ser salvo e também de mesmo estando na condição de salvo, caindo da graça, conseguir ser restaurado a graça. Sinceramente, é isso que me faz acreditar em Deus, Espírito e em Jesus Cristo, não precisa de muita evidência argumentativa, estudo muito, é bom, não deixe de estudar também, quanto mais conhecimento, melhor, mas também para quem faz um leitura da vida e do mundo assim, simples como fiz, entende que esse mundo dentre tantos outros que Deus poderia criar, faz sentido.
@lvinicios7776 жыл бұрын
Das 4 visões sobre providência, acho que a calvinista seria a pior. A melhor seria a Molinista, o teismo aberto parece interessante também (mesmo não crendo nele)
@amantedahistoria59436 жыл бұрын
@@lvinicios777 Isso!
@jssjessica6 жыл бұрын
@@lvinicios777 só tem essas? E tomismo e congruismo?
@meninomiel6 жыл бұрын
O Molinismo é a proposta mais coerente com a Bíblia, ao meu ver.
@mateusazaf4132 Жыл бұрын
Um bom exemplo é 2 Reis 19:25. O homem no contexto age livremente, mas Deus diz que ele já havia escrito "essas coisas há muito tempo".
@YllaSjofn Жыл бұрын
Pois é, o homem é livre para fazer exatamente o que Deus o obrigou a fazer... Tenso.
@mateusazaf4132 Жыл бұрын
@@YllaSjofn meu amigo, já tive crise de fé por essas doutrinas. Os calvinistas abaixam a bolam quando a gente toca no problema do mal, não sabem explicar. Fazem todo um enredo para dizer a verdade pertence a eles, o que não aparenta ter. Alguns versículos apontam sim, mas outros destorcem as doutrinas deles. E quando Jesus disse que queria salvar Jerusalém ? Ou quando o "SENHOR" FALA QUE se não fosse possível que se arrependessem ele não mandaria que se arrependessem Isaías. Ou o texto de romanos 5, onde é claro que a palavra todos é toda a humanidade (o pecado entrou por meio de um homem e a morte veio a todos - A salvação entrou por um homem e veio a todos). Tem muita conversa aí ainda...
@YllaSjofn Жыл бұрын
@@mateusazaf4132 Qual doutrina você acredita ser a mais correta?
@mateusazaf4132 Жыл бұрын
@@YllaSjofn por um lado o calvinismo diz ser a verdade, mas nos joga contra a faca, dizendo que Deus decretou todas as coisas. Basicamente ele diz que não pode existir livre-arbítrio fora de Deus, porque Deus é soberano. Isso não é coerente com as escrituras. Tenho temor ao Senhor por dizer isso, mas o calvinismo aparenta transformar Deus num mentiroso e obcecado por glória, o que as Escrituras não fazem. É fácil defender o calvinismo, pois é uma forma de pensar absoluta, "Deus decretou tudo". O arminianismo correto assim como o outro lado tem vários pontos fortes, porém em outros como a ênfase da responsabilidade humana é complicado... Não sei onde estamos com a cabeça querendo colocar Deus numa caixinha feita por homens em condições limitadas, o evangelho de Cristo é muito maior que tudo isso. Tem um canal chamado Teologar, ele tem um vídeo sobre a posição dele, talvez te ajude. Se possível ouça e leia bons pregadores arminianos, meu amigo.
@hugohenrique52716 жыл бұрын
Se seus livros for tão bom quanto seus vídeos, quero os 4 livros kk 👏🙌
@dulcealmeidaalmeida19456 жыл бұрын
ai fundiu a minha cabeça rsrsrsrsr, ainda não tou suficientemente grande ou adulta pra entender mas espero de como o Senhor abriu a mente de Lidia la em atos dos apostolos abra a minha também.
@johnesneiva45814 жыл бұрын
Cara...Que viagem! Deus preordena, ou seja, determina que alguns seres humanos irão praticar o mal, mas Ele não tem nenhuma responsabilidade sobre o roteiro produzido por Ele mesmo...🤔🤔🤔 Cara...O calvinista complica o simples e chama de "soberania divina". Ou seja...refutam quem entende de forma diferente mas fogem por essa tangente da soberania, ao invés de explicar o que refutam.
@joserubensmedeiros16104 жыл бұрын
Mas a tese calvinista é um pouquinho diferente daquilo que você disse na primeira linha de seu comentário. Segundo eles, Deus PREORDENA que todos os seres humanos, na condição de DEPRAVADOS TOTALMENTE, irão (todos eles) praticar a depravação, mas alguns poucos desses TOTALMENTE DEPRAVADOS são eleitos para a vida eterna.
@jaircruz20243 жыл бұрын
Deixe esse comentário no vídeo que ele explica isso. Não nesse, que é uma síntese.
@soobservo71126 жыл бұрын
As pessoas não querer fazer o que Deus ordena, mas querem saber o porquê disso.
@ALBISELL6 жыл бұрын
Veja como é fácil fazer religião Yago. Quando a contradição é explícita, a questão é varrida para baixo deste tapete chamado "mistério".
@peregrino27976 жыл бұрын
a Bíblia revela que a FÉ é um MISTÉRIO de DEUS COM OS SEUS ELEITOS.
@im_neo20796 жыл бұрын
Se Deus é soberano, como iríamos compreender? Ele seria Deus se a criatura pudesse compreender o criador? Uma cadeia pode compreender o marceneiro? Um vaso compreende o oleiro? Desculpe mas seu argumento é raso...
@nosdetiger70276 жыл бұрын
@@im_neo2079 Cara, como vc pode comparar coisas sem vida como vaso e cadeira. Com um ser humano provido de inteligência e razão.
@Serveli6 жыл бұрын
O problema é a predestinação. Se vc tirar está do cristianismo isso muda tudo. Muitos cristãos não aceitam a predestinação.
@mayvom16 жыл бұрын
O Yago está errado quando ,neste caso, apela para o "mistério", mas isso é um problema do Yago e não do Cristianismo Bíblico. (Sim, existem mistérios, que significa apenas: "aquilo que não conhecemos". Mas quando justificamos uma contradição lógica como um mistério, estamos de fato entrando em auto-contradição). A Fé Cristão Bíblica, por outro lado, não tem nada a ver com esses ""argumentos"" do Yago.
@MarciioRafael5 жыл бұрын
O ser humano se especializou em explicar o inexplicável. Ainda bem que me livrei a tempo dessa situação.
@Missy-vs7uj6 жыл бұрын
Vai começar o yago com pre destinação, como eu gostaria que ele entendesse a diferença entre Deus PERMITIR e Deus QUERER que aconteça. Porque se for assim, ainda concordando com o Pirula no ultimo vídeo (do canal dele), Pirula ateu, se ele for escolhido por Deus quer dizer que ele vai pro céu da mesma forma? Yago respondeu que não, porque um critério para que a pessoa seja escolhida seria ela aceitar a Jesus. Então chegamis a conclusão que Pirula não foi escolhido por Deus, qual deve ser a sensação de ser rejeitado por Deus? Qual deve ser a sensação de saber que Deus o condenou para o inferno e que fez você existir SÓ PRA ISSO? Enfim, fica óbvio que isso narra a imagem de um Deus mau, que cria seres para faze-los sofrer no final... Que nos da a sensação de um falso livre arbítrio.
@rafaeldesouzaaraujo88716 жыл бұрын
Não fazemos boas obras para sermos salvos, fazemos boas obras porque somos salvos. Acho que uma pessoa boa, isto é, que faz boas obras, não vai para o inferno. Independente de ter uma religião ou não. Mas Romanos diz que Deus faz vasos para honra e outros para desonra. Acredito na predestinação, porém isso não retira a nossa responsabilidade.
@Missy-vs7uj6 жыл бұрын
@@rafaeldesouzaaraujo8871 Porque não? Não existe "nós", somos apenas um algoritmo criado por Deus então, já que tudo que fazemos foi Deus que destinou, "você" não existe. É como se fosse um robo programado pra 'achar' que tem emoções ou escolhas, mas na verdade é só um softwere criando essa ilusão.
@rafaeldesouzaaraujo88716 жыл бұрын
@@Missy-vs7uj Olha o que diz Romanos 9: 13Como dizem as Escrituras Sagradas: “Eu escolhi Jacó, mas rejeitei Esaú.” 14O que vamos dizer, então? Que Deus é injusto? De modo nenhum! 15Pois ele disse a Moisés: “Terei misericórdia de quem eu quiser; terei pena de quem eu desejar.” 16Portanto, tudo isso depende não do que as pessoas querem ou fazem, mas somente da misericórdia de Deus. 17Porque, como está escrito nas Escrituras Sagradas, Deus disse a Faraó: “Foi para isto mesmo que eu pus você como rei, para mostrar o meu poder e fazer com que o meu nome seja conhecido no mundo inteiro.” 18Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer e endurece o coração de quem ele quer. 19Algum de vocês vai me dizer: “Se é assim, como é que Deus pode encontrar culpa nas pessoas? Quem pode ir contra a vontade de Deus?” 20Mas quem é você, meu amigo, para discutir com Deus? Será que um pote de barro pode perguntar a quem o fez: “Por que você me fez assim?” 21Pois o homem que faz o pote tem o direito de usar o barro como quer. Do mesmo barro ele pode fazer dois potes: um pote para uso especial e outro para uso comum. 22E foi isso o que Deus fez. Ele quis mostrar a sua ira e tornar bem-conhecido o seu poder. Assim suportou com muita paciência os que mereciam o castigo e que iam ser destruídos. 23Ele quis também mostrar como é grande a sua glória, que ele derramou sobre nós, que somos aqueles de quem ele teve pena e a quem ele já havia preparado para receberem a sua glória. O que nos esquecemos é que Deus está além do tempo, Ele é o Eterno. De cima para baixo temos a soberania de Deus, de baixo para cima temos a responsabilidade do homem.
@rafaeldesouzaaraujo88716 жыл бұрын
@@Missy-vs7uj Já que você está com o avatar da Lisa, ela é vegetariana. kzbin.info/www/bejne/iYS5YWWDib1of5Y
@Missy-vs7uj6 жыл бұрын
@@rafaeldesouzaaraujo8871 não adianta pegar versículos isolados e querer desturpar a palavra igual muitos fazem, nessa época Deus queria ser conhecido como o Senhor, pois ele era conhecido apenas como "Deus" como se fosse uma histórinha, e por isso aconteceu tudo isso, porque Deus queria que conhecessem ele pelo seu nome de Senhor e por quem Ele é. Vale a pena ver o contexto
@uedicebertolinodossantos24496 жыл бұрын
O mal sempre existiu ,assim como as trevas e o frio ,antes da luz ,tudo era escuro e frio !O mal já veio do céu !!!
@JohnBruce.6 жыл бұрын
Eu sou inscrito do canal do pirula mas se tornei agnostico por causa de seus vídeos Yago... Isso por q vc aborta de forma educada, bem explicativa, sem ofender ninguém, sem demonstrar magoas, difamação, incitação ao ódio contra quem pensa o contrario (OPINIÃO diferente) como outros youtubers "cristão" fazem.. E seu Deus existir de fato, é claro q eu percebo isso por q vc possui o espírito santo XD.. Logo eu estou no caminho certo XD
@Miquueias6 жыл бұрын
Não entendi, você diz que se um cristão apresenta a você a verdade de uma forma "menos educada" ele está dizendo mentiras? Como que isso necessariamente ocorre? Afinal, você virou agnóstico porque Iago tem a linguagem respeitosa, mas se um dia chegar a ser cristão é por causa das linguagens dos cristãos ou porque o Cristianismo é verdadeiro? Você está interessado na verdade, ou numa apresentação "bonita" dela?
@DanielFerreira-jr9de6 жыл бұрын
Fico feliz por vc cara, espero q venha a conhecer ao Deus vivo e a fazer o q ele te criou para fazer( se relacionar com ele). Te recomendo dois livros q são ótimos para explicar o cristianismo e argumentar a favor do msm, são eles: Cristianismo puro e simples e Não tenho fé suficiente para ser ateu. Cara, só quero q saiba q crer num Deus q te ama e deu a vida por vc não é um suicídio intelectual como muitos fazem parecer. Se Cristo é a verdade e o conhecimento busca a verdade então o conhecimento te levará a Deus. Que Cristo aja em seu coração e o leve a conhecê-lo porque nada mais na existência vai preencher o seu coração como Cristo pode preencher, existe em nós um vazio infinito q só pode ser preenchido por algo infinito q é Deus, quando tentamos preencher com bebidas, fama, dinheiro e etc nós somente tapiamos o vazio, fazemos parecer por um momento q ele foi preenchido, porém ele ainda está lá e nós ainda sentimos falta de algo pq nada além de Deus preenche esse vazio. Amigo, ficaria feliz se vc me dissesse seu nome para q eu ore por vc e talvez seu whatsapp para q eu converse contigo quando quiser. Cristo te ama e Deus o criou para ele, espero q se renda a esse amor e venha a conhecer Jesus e ser achado nEle. Deus o abençoe, tudo de bom para vc, abraços!
@Miquueias6 жыл бұрын
"Isso porque você aborda..." Se ele está interessado na forma de abordagem, e não no conteúdo do Cristianismo em si. Então ele nunca vai ser um cristão regenerado. Não sei de onde você tirou a ideia de que ter o Espírito Santo é falar educadamente, você viu Jesus sendo hostil com quem fazia comércio no templo? Jesus não tinha o Espírito Santo nem era Deus só por causa daquilo? Claro que não. Você precisa mostrar a relação entre ter o Espírito Santo e falar educadamente. "porque você tem o espírito santo Iago..." E se você admite que o Iago tem o Espírito Santo, você admite a existência de um Ser transcendente, Deus; em outras palavras você não é ateu nem agnóstico. Você só precisa realmente se apegar ao Cristianismo, não a parte "bonitinha" dele. A história do Cristianismo envolve morte, sangue e inocentes envolvidos. E é claro, a morte do maior inocente (Jesus) que você tem resistido até hoje.
@JohnBruce.6 жыл бұрын
@@Miquueias Falar educadamente de onde eu tirei ??? Deixando claro q não é só o falar bonitinho e sim suas obras.. Bem os exemplos, considerada a formação deles, as obras deles são do próprio Yago em seu video sobre falar palavrão kzbin.info/www/bejne/oYvLoHqGnrOhobM Temos tambem Rev Augustus Nicodemus kzbin.info/www/bejne/hYDFfYihnsp0hLs Uns dos maiores canais do youtuber kzbin.info/www/bejne/oZW7iZxjh5p5h68 E toda a igreja em si, não vemos ninguem em suas comunidades usando do palavrão, da mentira, da manipulação (tirando algumas igrejas), difamação, distorção e etc.. Como o Olavismo cultural faz.. E não estou admitindo q o yago tem o espírito santo, eu pressupus q caso eu esteja errado é provável q ele tenha.. Não sei qual parte do; Sou *agnostico* vc não entendeu.. E sim, sou agnostico por aceitar e assumir q não sei se algo existe, pode ser sim mas o fato é q não sei, e tambem não acredito no homem, a não ser q tenha embasamento científico, com conteúdo aceitável pela academia em geral e q passe pelo método científico.. Sentimentalismo ou teologia não são o suficiente para min, pois acreditar em cobras falantes, adão e eva, terra de 10 mil anos, mar se abrindo no meio ou cobras virando cajado (não estou ofendendo) ainda é muito mágico, istorico e mitológico pra min.. Já Jesus, sim acredito mas não em um homem q andou sobre as aguas, multiplicou peixes, morreu e ressuscitou e etc, apenas um homem historico assim como Maomé, Buda, Dracula e outros q tambem existiram..
@JohnBruce.6 жыл бұрын
@@DanielFerreira-jr9de Muito obrigado mas já li e tenho aki o livro "não tenho fé o suficiente para ser ateu".. Pois não tem lógica, ateu não é questão de fé e sim da falta dela. Ateísmo é a não crença em seres sobrenaturais, não só no Deus cristão, mas em todos os Deuses. Logo é ter fé q eles não existem, tipo, eu tenho fé q Thor, Odin, não existem ??? Sem contar q ao afirmar q ateísmo é fé, logo esta assumindo q ter fé em algo é uma atitude invalida, ou seja, todo tipo de fé é invalido..
@vitorlopes99676 жыл бұрын
Pergunta? Pecado seria classificação de atos ruins, imorais, ou o que seja, mas é uma propriedade intrínseca daquele ato, pela natureza? Ou pecado é um rótulo do que deus não queria que fosse feito?
@fabriciobezerra82636 жыл бұрын
Cheung está certo ao negar a ideia de paradoxos. Um paradoxo é apenas um nome mais bonitinho para contradições. Cheung não defende a ideia de autoria como se Deus pecasse ou como se houvesse um status ontológico do mal. O texto de Isaías, de fato, lida com um o mal relacionado a calamidades, mas o contexto deixa claro que essas calamidades resultam do mal moral. No mais, entendo que o termo "autor do pecado" não é o melhor. No entanto, seria mais pertinente tratar o argumento de Cheung apresentando com mais eficácia o que realmente ele defende acerca disso.
@asobrasdevincentcheung6 жыл бұрын
Até que enfim encontrei alguém de mente não limitada.
@alfredo.barbosa6 жыл бұрын
"Um paradoxo é apenas um nome mais bonitinho para contradições." Não, definitivamente não. Alguns exemplos de paradoxo: "Os últimos (na visão dos homens) serão os primeiros (na verdade)." "Bem-aventurados os mansos (que abrem mão dos próprios direitos), porque eles herdarão a terra; " (Mateus 5:5) Nenhuma contradição.
@fabriciobezerra82636 жыл бұрын
@Wilson Filho, eu conheço a crítica do Jonas, e também é vaga (pelo menos no livro). Quanto a discussão de termos, eu não tomei posição. Quanto a questão do paradoxo, aqueles que assumem a ideia que devem provar que a bíblia apresenta essas questões como paradoxais. A bíblia revela que responsabilidade pressupõe conhecimento, o que sugere a negação da qualquer contradição. Não confunda limitações epistemológicas com paradoxos e mistérios, há diferenças cruciais. Negar a importância da razão nessa questão, é assumir que 2+2 é igual a 5. A razão anda em conformidade com as Escrituras. Esse dualismo é comum no irracionalismo.
@douglasmagno55966 жыл бұрын
@Wilson Filho Creio que o Jonas Madureira embora seja um excelente pregador, não foi preciso nesta crítica.
@douglasmagno55966 жыл бұрын
Não sei o porquê a maioria das pessoas odeia o Cheung sem nem ter lido nada. Não digo que seja o caso do Yago, mas a maioria das críticas que ouço são bem rasas.
@adeilltonfilho6 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo! Impressionante como Santo Agostinho é iluminado, pois é bastante sábio questionar a existência do mal, sendo nada mais do que um deturpação do que é bom, isso explica também o porquê do mal não se sustentar em si mesmo. Fascinante! Pois, de certo modo, atenua o efeito caótico do paradoxo em questão, oferecendo uma oportunidade abrandar o problema, que, pode-se fazer assim; A existência foi feita por Deus, logo, tudo que foi feito é bom. Ao se deturpar o que é bom se faz o mal, todavia este mal prova a existência do que é bom, como o frio prova a existência do contrário, que é o calor, portanto o mal não é bom, mas a sua "existência" mostra o que é bom, ratificando, assim, que toda existência é boa, onde o mau pelo mau não existe. Sendo análogo aquela situação de quando algo de ruim nos acontece, quando na verdade, tratava-se de algo bom, por exemplo, alguém que é demitido, e depois se descobre um grande empreendedor, e sem relativizar, diferenciando a existência do que é bom e do que é ruim, é possível por fim admitir que tudo é graça, tudo é bom.
@emilysiqueira31016 жыл бұрын
Muito bom, parabéns pelo ótimo conteúdo.
@marcosmacedo99726 жыл бұрын
Belo vídeo apesar de sua complexidade, como homem dificilmente conseguiríamos desvendar todos os mistérios de Deus, ou nós seríamos um.
@kasumarusp6 жыл бұрын
" Deus não criou o mal, mas Deus cria situações de maldade..." kkkkk
@paulo28236 жыл бұрын
Esse assunto é tipo um paradoxo. Acredito eu que: Deus não criou o mau, mas nós criamos o mau deturpando oque era bom.
@lupercal64616 жыл бұрын
Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas. Isaías 45:7 Duvidas ?
@gabrielreis27276 жыл бұрын
Há uma grande diferença entre o mal e o pecado amigo
4 жыл бұрын
A Bíblia diz que Tudo provém de Deus. 2 Coríntios 5:18. Ela afirma que Ele criou todas as coisas inclusive o perverso para o dia da calamidade. Provérbios 16:4. Paulo disse que Deus fez vasos de honra e vasos de desonra. Uns para glória dEle e outras para condenação eterna. Romanos 9:19-24. A bíblia afirma que Deus criou o mal Isaías 45:7. Agora o que nós precisamos entender é que Deus usa suas criaturas para execução dos seus propósitos. Todas as criaturas servem a Deus, inclusive o diabo. Deus controla satanás e os anjos maus. Todos operam dentro de um limite estabelecido por Deus. Foi Deus quem deu ordem a satanás para fazer mal a Jó. Leia Jó 42:11. Deus controla os espíritos malignos. Leia 1 Samuel 16:14-16. 2 Samuel 24:1 - 1 Crônicas 21:1 Deus usou Satanás para incitar Davi a realizar o censo. 1 Reis 22:13-23. Juízes 14:1-4 Atente ao versículo 4 Onde se lê que os pais de Sansão não sabiam que aquilo vinha do Senhor. Ou seja foi o próprio Deus quem levou Sansão a transgredir seu mandamento. Qual o propósito disso ? Pegar os Filisteus que eram inimigos de Israel. Amós 3:6 .Tudo o que Deus faz é para glória dEle. Satanás não pegou Deus de surpresa no éden enganando Eva. Não! O Pecado estava dentro dos planos de Deus. Foi o próprio Deus quem determinou a entrada de Satanás no Jardim de Deus. Deus deu a satanás certo poder para tentar nossos pais. Nada pega Deus de surpresa. Isaías 46:9-10 . Quem enviou aquelas enfermidades sobre os egípcios? Êxodo 15:26. Não podemos afirmar que Deus é Soberano e desassociar dEle a criação do Mal. O mal está no coração dos homens. Pergunto quem criou esse coração mal? Deus faz tudo para sua glória.
@Superirmãoss3 жыл бұрын
@ mas me dá medo de Deus quando penso nele assim porque eu sinto um nada e com muito medo do mal para o meu futuro .
@leonardoed4063 Жыл бұрын
Sim, eu tenho uma dúvida? Se Deus for assim como não desejar Blasfemar pesadamente contra ele?
@wallacelima2852Ай бұрын
Eu achava a teologia calvinista absurda estudando por mim mesmo, e ouvindo um calvinista explicar se tornou mais absurda ainda.😅
@preliassoaresoficial4 жыл бұрын
Pensem num argumento confuso, sem nexo, desconexo, pseudo-filosófico. Falou, falou e não disse nada. Só enxeu linguiça. Afinal, quem criou o mal? Foi o homem? Foi satanás? Foi Deus? Outrossim, o homem não tem o livre arbítrio mas ao mesmo tempo é responsável por aquilo que Deus pré-ordenou? Faça-me um favor, Iago Martins!!!
@luisguilherme13036 жыл бұрын
Eu gostaria que você fizesse um vídeo sobre eucaristia e sobre a ceia evangélica. Gostaria de saber as principais diferenças e sua opinião sobre o assunto!
@rakvian6 жыл бұрын
"Nada sai do plano do divino" Então o divino planejou o mal também. A não ser que "nada" seja o mau.
@Rafael-yh6yw3 жыл бұрын
S. Deus planejou, pré ordenou o mal, de forma que o ser humano pudesse não escolhê-lo (o mal), se assim desejasse, colocou situações na frente do ser humano, dando a ele o poder de escolha
@RenanCcrazy6 жыл бұрын
Sempre pensei assim: "Deus criou o bem e mal mas ele escolheu o bem, agora pq ele criou o mal..... talvez simplesmente pra o bem fazer sentido."
@asobrasdevincentcheung6 жыл бұрын
7:15 - Meus argumentos precisam ser melhor lidados em vez de simplesmente chamar meu livro de horroroso. Agora, não sei porque tanto alarde com esse assunto de "Autor do Pecado". Deus é Soberano e o homem não é livre, responsabilidade humana não pressupõe liberdade humana e tudo que Deus faz/decreta é bom e justo por definição.
@Miquueias6 жыл бұрын
Sou um leitor e estudioso dos livros de Cheung e das Escrituras, e tenho certeza que você não é Cheung pra dizer "Meus argumentos..." kkkk. Enfim, uma dúvida que ainda não cheguei a ver nos livros de Cheung ser esclarecida - porque ainda me falta ler muitos sobre esse tema - e, gostaria que você diretamente me respondesse se possível. Se tudo o que Deus faz por definição é bom, o mal não seria bom? Creio que então seja necessário você definir mal e bom também.
@douglasmagno55966 жыл бұрын
@@Miquueias recomendo a leitura do livro Sobre o bem e o mal do Cheung. Mas resumindo Deus não "faz" o mal, ele decreta. E o mal não existe ontologicamente,logo não é "feito"
@Miquueias6 жыл бұрын
@@douglasmagno5596 Eu tenho esse livro, só me falta um pouco mais de tempo e dedicação pra ler. Obrigado pela resposta.
@asobrasdevincentcheung6 жыл бұрын
@@Miquueias, sobre os "Meus argumentos", leve na brincadeira, rsrsrs. Eu de fato não sou o Cheung. Sou apenas um estudioso das obras dele como você. Mas respondendo à sua pergunta, Deus decreta o mal e isso é bom e justo. Como não há um padrão pelo qual Deus é julgado, antes Ele é o padrão pelo qual tudo é julgado, é bom e justo que Deus tenha decretado o mal. Embora o mal seja algo "não bom", é bom da perspectiva dos decretos de Deus que exista o mal. Agora não se deve confundir o seguinte: se eu afirmo que tudo que Deus *faz* é justo, e Deus *decreta* o mal, não se deve pensar que eu estou dizendo que Deus "faz" o mal no sentido de "praticar" o mal. Parece que você fez a pergunta confundindo essas palavras. Embora fazer (no sentido de "praticar") o mal seja pecado descrito assim pelo próprio Deus, decretar o mal não o é. Se fosse, Deus teria que criar uma Lei para si prescrevendo que seria pecado para Ele não decretar o pecado. Mas não há tal preceito nas Escrituras, logo é impossível acusar Deus de fazer algo moralmente mau ou errado.
@steniophellipe4376 жыл бұрын
Responsabilidade humana, não pre-supõe liberdade humana?? Você tem noção de tamanha imbecilidade que tem nessa frase? Ou Deus é de fato responsável por tudo ou há de fato vontades dissonântes da sua!!! Caso o contrário, a lógica inexiste no argumento calvinista.
@marcelodias12803 жыл бұрын
Como isso se relaciona com o fato que passaremos a eternidade como Deus sem termos a possibilidade de escolhermos "quebrar o contrato"?
@macunbero1006 жыл бұрын
e essa caneca de ancap aí hein? kkkkkkk
@mariomartins61796 жыл бұрын
Achei que só eu tinha percebido KSKSKSKSK
@lvinicios7776 жыл бұрын
Mano do céu... 😂 😂 😂 Creio que ele não seja, mas talvez tenha uma quedinha e tal... 😂
@TheLipi1236 жыл бұрын
@@lvinicios777 Em uma conferência ele disse que o sonho dele era ser ancap mas n consegue pq ele tenta e Deus n deixa kkkkj kzbin.info/www/bejne/hIm5gJmcr5yog5o 41:35
@MrXxBrunoxX096 жыл бұрын
Talvez Deus não intervenha no mal da terra hoje, pois o maior mal que hoje vivemos foi criação dos homens e cabe somente ao homem por um fim nele.
@elifeleteneris6 жыл бұрын
Sim. Ele criou o mal. No princípio só tinha Ele. Portanto tudo que vem após veio Dele.
@suporte12526 жыл бұрын
Existe um livro que tem por titulo "O DEEUS QUE EU NÃO ENTENDO" do autor CHRISTOPHER J. H. WRIGHT. Ele trata desta questão de uma maneira muito honesta, respeitando as limitações humanas ao tentar entender essa questão em sua totalidade e a soberania sem limite de Deus sobre toda essa questão.
@rodrigoeiras89356 жыл бұрын
"Deus pré ordenando um acontecimento (pecado), mas do homem tomando a decisão a respeito desse acontecimento como um ser consciente (????) e livre (hahhahahahah). Ou seja, Deus ordena os acontecimentos da história (guerras, mal, pecado) de determinada forma que ele não é o responsável moral pelas decisões (?????) que os seres humanos tomam. " Será que só eu consigo enxergar o absurdo do pensamento calvinista? Mano do céu.
@renatoanderson28604 жыл бұрын
Eu vejo tmb, calvinistas são mais que contraditórios.
@laurentisantonio73674 жыл бұрын
Não é só você irmão. Acho bizarro pensar assim...
@rodrigoeiras89354 жыл бұрын
@@laurentisantonio7367 bizarro é a palavra perfeita
@joaomarcos36794 жыл бұрын
O castigo de Deus seria como a resposta para isso. Deus castiga o homem pelo pecado, e isso não significa que Deus castiga o homem por aquilo que Ele mesmo criou, pois a partir do momento que o homem escolhe algo além de Deus (O fruto), ele está abrindo mão de tudo aquilo que Deus lhe ofereceu. Isso significa que o pecar é resultado da escolha consciente e livre do homem. Deus ordena sim os acontecimentos maus, mas isso não inclui o pecado gerado. Diversas vezes Deus usou na Bíblia de situações de guerra e de exílio para punir o povo de Israel ou até como forma de provação para seus escolhidos, mas isso não significa que Deus é mau. Ter o controle sobre as situações más e pre-ordenar coisas é bem diferente de criar o pecado que é gerado por um coração que escolhe estar longe de Deus. Dar a escolha a alguém de fazer o bem ou não, não é criar ou se responsabilizar pelo mal...do contrário, o próprio caráter de Deus estaria em jogo aqui, a sua própria natureza divina e seu infinito amor.
@joaomarcos36794 жыл бұрын
Sugiro que você leia o comentário de Mario Simão logo abaixo do seu, ele explicará isso de uma maneira mais completa...
@igobarbosa50224 жыл бұрын
Queremos... Ele já sabe o nosso "querer", e portando as consequências que virão. Mesmo assim não há culpa moral ? A onisciência de Deus exclui a possibilidades de fazermos algo que ele não saiba que faremos... Se não ele não seria Deus
@bernardobraga64306 жыл бұрын
A argumentação do vídeo sugere que Deus imputa a responsabilidade de seus desígnos maus sobre suas criaturas. Esse Deus parece muito com Eva no paraíso, que culpa a serpente por sua decisão má.
@yasminsaverio97012 жыл бұрын
Às vezes parece que o mal é inerente ao bem e que o bem só pode existir se o mal também existir.