Diagnóstico da Trombose Venosa Profunda

  Рет қаралды 1,726

Robson Miranda

Robson Miranda

Күн бұрын

Olá eu sou Robson Barbosa de Miranda cirurgião vascular da Clínica fluxo e hoje nós vamos falar sobre diagnóstico da trombose venosa.
O diagnóstico da trombose venosa é um diagnóstico causa alguma dificuldade do ponto de vista Clínico, ou seja muitas condições simulam um quadro de trombose venosa. Podemos dar o exemplo do trauma, do inchaço por insuficiência cardíaca, um um problema ortopédico como cisto de Baker, um hematoma muscular depois de um movimento.
Então o diagnóstico clínico é bastante pode confundir a gente costuma falar, e isso é dado de literatura, que baseado somente no diagnóstico no exame Clínico e na história Clínica do paciente nós vamos errar o diagnóstico em 50% das vezes. Dessa forma é muito importante que algum método complementar seja realizado.
Você precisa ter um método complementar para trombose e na grande maioria das vezes o diagnóstico complementar é definido através de um método de imagem que é o ultrassom-Doppler. O ultrassom-Doppler é um método completamente não invasivo. É um ultrassom comum que a gente associa informações de fluxo sanguíneo e que pela junção da imagem da visualização do trombo ou pela ausência de fluxo no modo colorido com o Doppler chegamos ao diagnóstico que aquela veia ou aquela artéria estava obstruída. Dessa forma é muito importante que haja essa complementação do diagnóstico com o exame de imagem.
Em algumas situações não é possível, não é adequado ou é tecnicamente complicado fazer o diagnóstico com o ultrassom então a gente lança a mão de outros métodos de imagem como por exemplo a tomografia computadorizada ou até mesmo ressonância nuclear magnética.
Esses dois métodos por serem mais caros e menos disponíveis a gente vai relegar para algumas situações clínicas muito específicas como, por exemplo, trombose de vasos do tórax ou do abdômen. Nesses casos é a tomografia e a ressonância passam a ter o lugar muito importante e às vezes até como primeira indicação de método de imagem.
Existe uma outra técnica, um outro exame que ficou muito popularizado na pandemia do COVID 19 que é o teste do dímero D.
O que que é o dímero? É uma substância que é produzida no organismo no momento que os trombos são desfeitos. Então, a formação de um coágulo dentro da veia ou dentro da artéria gera ao mesmo tempo que começa o processo de trombose a também um processo de tentar desfazer aquele trombo. E nesse processo de tentar desfazer aquele trombo há formação de algumas substâncias. Essas substâncias são detectáveis e uma delas é o dinheiro D. O problema do dímero D é que ele é um método muito sensível, ou seja qualquer trombose vai aumentar o dímero D. Mas ele também é muito inespecífico, ou seja, várias outras condições podem formar dímero D elevado. Um exemplo muito comum é uma infecção, um quadro infeccioso. Uma outra situação, por exemplo, uma Erisipela. A erisipela é um quadro que lembra um pouco uma trombose venosa. Se você tiver uma Erisipela e se basear somente no dinheiro D você pode incorrer em diagnóstico errado de trombose venosa profunda. Gestação pode dar um nível aumentado de dímero D. E o que é clássico: pós-operatório.
Lembrando que muitas vezes a trombose venosa pode acontecer no pós-operatório. Você faz a manipulação operatória e você precisa acabar aquele sangramento, forma um trombos dentro da região operada, que é normal, e faz parte para coagular o sangue. O dímero D em qualquer pós-operatória vai estar aumentado então ele é um exame que não serve de triagem.
Então você pega lá os fatores clínicos que você vai colocar no score. A gente tem uma classificação de risco com base naquela classificação de risco. Se o paciente tem maior probabilidade ou menor probabilidade de trombose. Se ele tiver uma probabilidade baixa você pede o dímero D, e se esse dímero D estiver elevado você obrigatoriamente tem que fazer o Doppler.
Mas se o paciente já tem uma um score de risco muito alto, ou seja uma classificação de alta probabilidade clínica de trombose, então não tem jeito, você tem que fazer ultrassom. Ou seja, de alguma forma o diagnóstico da trombose venosa passa por um exame de imagem, e isso é muito importante
#trombose, #trombosevenosa #diagnosticodatrombose

Пікірлер: 4
@danielasilveira4212
@danielasilveira4212 2 ай бұрын
Gostei das explicações . Gratidão.
@RobsonMiranda
@RobsonMiranda 2 ай бұрын
Obrigado
@victoriamils1023
@victoriamils1023 16 күн бұрын
Muito obrigada, Dr. Ajudou bastante.
@RobsonMiranda
@RobsonMiranda 15 күн бұрын
Que bom que lhe ajudou!
Trombose em viagem aérea? Preciso fazer o exame de Dímero D?
11:13
7 Dicas paar evitar trombose em viagens aereas
3:26
Robson Miranda
Рет қаралды 45
HAH Chaos in the Bathroom 🚽✨ Smart Tools for the Throne 😜
00:49
123 GO! Kevin
Рет қаралды 12 МЛН
Secando vasinhos com espuma. #vasinhos #varizes #aplicação
0:39
Robson Miranda
Рет қаралды 21 М.