São pessoas iguais a vc😊 que fazem do nosso mundo um lugar melhor. 😅 Thank you!
@testpilotbrazil9 ай бұрын
Obrigado !!!! E são comentários como o seu que nos incentivam a prosseguir !!
@cmteandersonasa9 ай бұрын
Obrigado pelo empenho em ajudar a aviação no Brasil!
@testpilotbrazil9 ай бұрын
Obrigado !!✈️✈️✈️
@williamamh16406 ай бұрын
Ajudou muito! Parabéns
@testpilotbrazil5 ай бұрын
Obrigado !!
@cmteheiss9 ай бұрын
Muito obrigado pelo vídeo! Poste mais vídeos sobre a legislação porque sua didática é muito boa. E obrigado novamente!
@testpilotbrazil9 ай бұрын
Obrigado!!
@RicardoBCRespo9 ай бұрын
Excelente seu vídeo, Penna. Parabéns pelo capricho e por contribuir voluntariamente para ajudar a comunidade Aeronáutica.
@testpilotbrazil9 ай бұрын
Obrigado!!
@Dalton.Hupalovski9 ай бұрын
Excelente vídeo, apenas uma correção no minuto 6:55, O1 segundo em comando de aeronave single pilot (copiloto) Obrigado pela contribuição com a comunidade aeronáutica!
@testpilotbrazil9 ай бұрын
Obrigado pela correção . Nas legendas eu já corrigi . Bons voos !!!
@mariaaparecidacaires18369 ай бұрын
Muito legal esse vídeo, gostei de assistir, parabéns pelo seu trabalho
@testpilotbrazil9 ай бұрын
Obrigado!!
@mariaaparecidacaires18369 ай бұрын
@@testpilotbrazil 👍👏
@Cmte.Pastorelli9 ай бұрын
Muito obrigado por ajudar a aviação!
@testpilotbrazil9 ай бұрын
Obrigado !!!
@alexandrematta30889 ай бұрын
Obrigado Penna ! Foi bastante elucidativo. Um abraço !
@testpilotbrazil9 ай бұрын
Obrigado!!✈️
@WilliamFollmann9 ай бұрын
Parabéns pelo excelente video explicativo das mudanças! 🤜🏻🤛🏻🚀
@testpilotbrazil9 ай бұрын
Obrigado 🤙
@cmtergomes9 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo!
@testpilotbrazil9 ай бұрын
Obrigado Comando!!
@crystianosemensato5629 ай бұрын
Muito obrigado! Excelente vídeo
@testpilotbrazil9 ай бұрын
✈️✈️ obrigado !
@kelvinpfeiffersilva9 ай бұрын
Muitíssimo obrigado pelo vídeo de grande valor!
@testpilotbrazil8 ай бұрын
Obrigado !!
@EFS_JUNIOR9 ай бұрын
Muito obrigado cmte, bons voos! Abs
@testpilotbrazil9 ай бұрын
Obrigado!!✈️✈️
@eeric_br9 ай бұрын
Parabéns pela aula Penna! Já recebi de uns 3 grupos diferentes....rs
@testpilotbrazil9 ай бұрын
Obrigado! que bom , parece que foi útil ! rsrsr
@luciolemos65927 ай бұрын
Sobre o diario de bordo em aeronaves de baixa utilização, apesar de voce comentar no video que nao tem um prazo de validade e que pode continuar utilizando, eu entrei em contato com a ANAC e eles me retornaram dizendo que será preciso sim a mudança do diário para avioes de baixa utilização.
@testpilotbrazil7 ай бұрын
Grato pela informação! Espero que a ANAC divulgue para todos . Abraço
@ultraleve9 ай бұрын
Muito bom!!!
@testpilotbrazil9 ай бұрын
Obrigado !!✈️✈️
@andretravensolo8 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo. Uma dúvida. No caso nos campos que não são preenchidos é obrigatório colocar um ( - ) traço ? Obrigado
@testpilotbrazil8 ай бұрын
Realmente eu não sei se é obrigatório. mas eu coloco, até porque fica claro que nada mais pode ser lançado ali
@Mortarileo9 ай бұрын
Muito obrigado pela contribuição! 👏🏼👏🏼 Como seria o preenchimento das novas siglas, onde ocorreram diversos trechos onde dois tripulantes revesaram entre piloto em comando e co-piloto?
@testpilotbrazil9 ай бұрын
Olá ! Isto acontece na aeronave que voo . Quando pedimos para confeccionar o Diário de bordo, pedimos para inserir um campo em cada etapa para especificar a função de cada piloto, em cada etapa . Se o seu DB não tiver isso , use o campo de Ocorrências e especifique a função em cada etapa . E quando for pedir novo DB , peça para incluir este campo extra
@janseytura6743 ай бұрын
Cmte Penna, obrigado por compartilhar! Tenho dúvida quanto ao voo onde (Trip. Simples), no qual ambos os pilotos são Cmtes, como fazer o lançamento corretamente? E como fazer o lançamento em voos com Trip. Composta (ex. 2 Cmtes + 1 Copiloto)? Muito obrigado! Forte abraço, bons voos!
@JoaoPiresAlmeida9 ай бұрын
Ricardo, tudo bem? Parabéns pelo video. Gostaria de perguntar o seguinte: Esses modelos dos anexos da portaria, são modelos de exemplo, certo? Os diários não precisam ser exatamente iguais aos anexos, podem ter outros layouts, como muitos, desde que possuam os campos exigidos pela Anac, como no caso desta última portaria 14096, os da função à bordo e base contratual, correto?
@testpilotbrazil9 ай бұрын
Exato ! Perfeito o seu entendimento: não precisa ser igual, mas deve conter, no mínimo todos os campos previstos no modelo. Eu mesmo pesso para confeccionar já com libras, hora zulu, etc
@JoaoPiresAlmeida9 ай бұрын
@@testpilotbrazil Obrigado Ricardo. Fiz uma outra pergunta sobre outras categorias de aeronaves acima e gostaria de saber o seu parecer.
@CeHolzer9 ай бұрын
Obrigado Penna pelo excelente vídeo. Gostaria de esclarecer uma duvida, numa aeronave Dual Pilot, voando com tripulação Composta (No caso 3 Comandantes), quais códigos deverão ser utilizados para cada Piloto? Grato pela atenção e um grande abraço.
@testpilotbrazil8 ай бұрын
Olá!Obrigado. Demorei na resposta porque precisei pesquisar sobre o assunto. Seja tripulação composta ou de revezamento, lançar o tempo que cada piloto efetivamente exerceu determinada função e o código respectivo. Neste caso, P1, P1 e O3. Assim como, quando voamos com apenas 2 comandantes, um é P1 e o outro O3
@robertomantovani7779 ай бұрын
Excelente vídeo!!! Tenho uma dúvida quanto a base contratual, aeronave de Aerolevantamento cada hora está em um local diferente, nossa base contratual seria a cidade da empresa, porém a aeronave não volta com frequência para essa cidade, ficamos vários meses fora dela, trocando a tripulação, e em cidades diferentes, como proceder dessa forma e qual o tempo máximo que um tripulante pode ficar fora da base?? Obrigado
@testpilotbrazil9 ай бұрын
Obrigado ! O RBAC117 fala sobre base contratual: (f) Base contratual. (1) Um operador aéreo engajado em serviços de transporte aéreo público deve: (i) determinar a base contratual de cada tripulante e informar a cada tripulante a sua base; ou (ii) incluir no manual detalhes de como é feita a determinação da base contratual bem como procedimentos que assegurem que qualquer alteração na base contratual do tripulante não afete adversamente a segurança operacional. Pelo exposto, entendo que a base possa ser alterada, desde que haja um Manual que especifique como isto será feito, e quenão prejudique a segurança de voo.
@testpilotbrazil9 ай бұрын
Já a Lei 13.475, sobre afastanento de base: § 2º Os tripulantes de voo ou de cabine empregados nos serviços aéreos definidos nos incisos II, III, IV e V do caput do art. 5º terão como período máximo de trabalho consecutivo 21 (vinte e um) dias, contados do dia de saída do tripulante de sua base contratual até o dia do regresso a ela. § 4º Quando prestarem serviço fora da base contratual por período superior a 6 (seis) dias, os tripulantes referidos no § 3º deste artigo terão, no retorno, folgas correspondentes a, no mínimo, o número de dias fora da base contratual menos 2 (dois) dias. O aerolevantamento se enquadraria nisto também (inciso IV do caput do art 5) Porém, o parágrafo 6, cria excessão para estes serviços, se houver acordo coletivo e FOMENTO OU PROTEÇÃO A AGRICULTURA: § 6º As disposições do caput e dos §§ 1º, 2º, 3º e 4º deste artigo não se aplicam aos tripulantes empregados nos serviços aéreos definidos no inciso IV do caput do art. 5º em atividade de fomento ou proteção à agricultura, que poderão ter os referidos limites reduzidos ou ampliados por convenção ou acordo coletivo de trabalho, desde que não ultrapassem os parâmetros de segurança de voo determinados na regulamentação da autoridade de aviação civil brasileira.
@danielhenriquetostes2 ай бұрын
Tudo bem Ricardo?? Pra acionamento em solo apenas pra manutenção de Motor, sem quer haja decolagem portanto, ao relatar o acionamento e corte no diário de bordo, as horas disponíveis pra próxima manutenção e horas totais de celula mantém-se inalteradas, certo? Obrigado!
@fabiomenezes24289 ай бұрын
Os diários geralmente tem um campo para cada linha identificado como PC ou Rubrica PIC ou os dois campos, conforme o seu modelo. Pode por esses novos códigos nesses campos que mensionei ou obrigatoriamente deve ser em observação?
@testpilotbrazil9 ай бұрын
Pode ser nestes campos . Mas , pelo meu entendimento, se for de médio/alta utilização , tem de usar o novo modelo a partir de outubro. Entendo isto , porque a ANAC foi explícita neste novo modelo
@antoniosaturnino93069 ай бұрын
Bom dia Cmte, grato e parabéns pelo vídeo, por gentileza uma dúvida: DB de baixa utilização, digamos que houve a mudança de regra(1º de Abril) na linha de N°4, Pág 42/ diante do exposto posso lançar por exemplo P1 a partir da etapa 4 na mesma página mesclando a regra anterior com a nova ou preciso encerrar a página e passar a lançar a nova regra na próxima? Obrigado.
@testpilotbrazil9 ай бұрын
Entendo que não precisa encerrar a página, pois o efeito só é aplicável a partir de 1 de abril de 2024, no seu exemplo, a partir da linha 4. desta forma não estaria descumprindo nenhuma recomendação da Portaria.
@jcmm819 ай бұрын
Obrigado pelo vídeo Ricardo. Infos sobre o voo realizado, temos no log book dos. GPS (no meu caso 3 a bordo), temos no MFD ( no meu caso Dynon D100), temos na CIV digital. Já é hora do mundo mudar isso para um documento único digital e automatizado. Ex: GPS se comunica com o site da ANAC.
@danielhenriquetostes5 ай бұрын
No campo “ base contratual “ , pode deixar em branco quando na sua ausência?
@testpilotbrazil5 ай бұрын
Se você opera 121, 135, ou recebe salário para voar no 91, é MANDATÓRIO ter uma base contratual.
@marquinhossiebert90828 ай бұрын
Se aplica para aeronave agrícola, por se tratar de aeronave monoplace?
@testpilotbrazil8 ай бұрын
Olá ! se aplica sim. Oi usaria o código de piloto em comando P1
@JoaoPiresAlmeida9 ай бұрын
Aviação Experimental e Agrícola, entre outras, precisa também conter esses campos da função e base contratual no diário?
@testpilotbrazil9 ай бұрын
Sim para função, todos precisam. Base contratual 1) experimental: se não for remunerado para voar, não precisa, assim como qualquer outra aviação em que o piloto não seja remunerado. 2) Agrícola: precisa de base contratual, como preve a Lei 13475: IV - demais serviços aéreos especializados, abrangendo as atividades definidas pela Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica) e pela autoridade de aviação civil brasileira; No entanto, a própria Lei dá exceção para limites fora de base para agrícola: § 6º As disposições do caput e dos §§ 1º, 2º, 3º e 4º deste artigo não se aplicam aos tripulantes empregados nos serviços aéreos definidos no inciso IV do caput do art. 5º em atividade de fomento ou proteção à agricultura, que poderão ter os referidos limites reduzidos ou ampliados por convenção ou acordo coletivo de trabalho, desde que não ultrapassem os parâmetros de segurança de voo determinados na regulamentação da autoridade de aviação civil brasileira.
@JoaoPiresAlmeida9 ай бұрын
@@testpilotbrazil Valeu Ricardo. Gratíssimo pelas suas informações!
@RATINDEXA3209 ай бұрын
Nos EUA ifr real é só dentro de nuvem e/ou sem referencias com o horizonte (ex. noturno em cima do deserto). No brasil IFR real é só estar em plano IFR?
@testpilotbrazil8 ай бұрын
Sim, se estiver voando IFR no plano, já lança como IFR na CIV
@lucianojosetoneto45979 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo. Tenho uma dúvida, aeronave single pilot Ex: Phenom 100, que voa com copiloto que não é checado, pode ser lançado no diário de bordo e na civ as horas do copiloto?
@testpilotbrazil9 ай бұрын
Olá ! Neste caso não . Tem de ser checado . Abraços !
Olá! Demorei na resposta porque precisei pesquisar sobre o assunto. Seja tripulação composta ou de revezamento, lançar o tempo que cada piloto efetivamente exerceu determinada função e o código respectivo. No caso do seu exemplo, sim, P1 + P1 + O3
@FerreiraWINGS7 ай бұрын
@@testpilotbrazil Penna, tudo jóia? Primeiramente, muito obrigado pela atenção e disposição em responder meu comentário/pergunta. Penna, sua resposta me gerou outra duvida… Bom, a parte dos códigos ficou claro pra mim, era o que imaginava e o que atende a lei do aeronauta, trip composta, dois comandantes e um copiloto (P1 + P1 + P3), entendo ainda que a ANAC exige que tenha um comandante designado para aquele voo, quero dizer, entre os dois comandantes, um é o encarregado pelo voo, isto acredito que pode ser compreendido por sendo o responsável pelo voo (entre os dois P1) aquele que assina o fechamento do voo no livro de bordo, estou correto? Na parte a qual você diz que deve-se lançar o tempo que cada piloto exerceu determinada função, como isso é possível na pratica? Como lançaria no livro de bordo, por exemplo o Cmte, em trip composta, que naquele voo iniciou o voo no Jump Seat? Aonde nas três primeiras horas ele não exerceu função no cockpit, nas três horas seguintes ele fez as atividades do Copiloto uma vez que este foi para o crew rest, nas próximas tres horas ele atuou como cmte substituindo o cmte quando o copiloto voltou do descanso e o comandante foi descansar, e nas ultimas duas horas novamente ele ficou fora de atividades, quando o cmte voltou do descanso e retornou-se ao cockpit a configuração da decolagem. Esse comandante que estava no Jump, vai logar 6 hrs de voo sendo 3 de P1 e 3 de O3? Seria isso?
@testpilotbrazil7 ай бұрын
Olá ! Muitas vezes o Diário de Bordo não atente exatamente o que queremos explicitar. Mas , vc está correto no exemplo que citou , com horas P1 e O3 para um mesmo tripulante , seja lançando o nome dele duas vezes (em duas linhas) , seja utilizando o campo “observações “.
@testpilotbrazil7 ай бұрын
O importante é que o diário de bordo reflita o que efetivamente ocorreu naquele voo. Quanto ao responsável ,entre os dois P1 , também acredito que a assinatura sirva para essa discriminação , ou se preferir, também pode usar o campo observações
@mauricioguazzelli44279 ай бұрын
Obrigado pelo vídeo comandante! Porém surgiu uma dúvida, com relação ao lançamento dessas horas no SACI. Haverá alguma modificação no sistema? Se não, como será possível realizar o lançamento dessas horas, principalmente no tocante a função de Copilot em aeronave single pilot. Desde já obrigado.
@testpilotbrazil9 ай бұрын
Olá ! No SACI já está sendo feita a diferenciação entre copiloto para : a) aeronave dual comando , b) single pilot e C) single pilot por força de regulamento. Inclusive no meu canal tem uma aula sobre a CIV e falo um pouco sobre isso
@marcosaudax99079 ай бұрын
Olá. Um piloto já formado que está voando com outro Cmte para que consiga o endosso de uma nova máquina na categoria HMNT, por exemplo, uso o código P1 para o Cmte e uso I1 ou I2 para o piloto que vai ser endossado?
@testpilotbrazil8 ай бұрын
Olá ! não sei a resposta exata, mas acredito que seja P1 e I1. Mas não seria I2, pois este código é para mudança de função, alguem que já está habilitado no equipamento e apenas está mudando de função (nocaso, indo para Comando no equipamento).
@Preflightservicosaeronauticos9 ай бұрын
Bom dia, tudo bem? Obrigado pelas informações. Por gentileza, em um G550: - Como deve ser preenchido tripulação simples? P1 e O3? - Como deve ser preenchido tripulação composta? - Como deve ser preenchido tripulação de revezamento?
@testpilotbrazil8 ай бұрын
Olá! Demorei na resposta porque precisei pesquisar sobre o assunto. Seja tripulação composta ou de revezamento, lançar o tempo que cada piloto efetivamente exerceu determinada função e o código respectivo. No seu caso: tripilação simples : P1 e O3. Composta: P1, P1 e O3. Revezamento: P1,P1, O3 e O3