Gosto muito do alentejo e da cidade de beja eu fui soldado pá na base aerea n11 nos anos de 1975 1976 e tinha o n 28 75 sou de felgueiras distrito do porto um abraço para todos os meus colegas que lá estiveram comigo
@palmirafrancisco4010 Жыл бұрын
Inesquecível Eu estava lá,parecia que tinhamos ensaiado todos Lindo Viva o Cant Alentejano
@eduardomartins-zp6gk5 жыл бұрын
As minhas raízes Alentejanas de tantas memórias LINDÍSSIMO ADOREI
@adelinoaraujo9284 жыл бұрын
Simplesmente fantástico. Povo sacrificado ao longo dos tempos. Os poderosos que os exploram que cantem como eles. Ainda não vi nenhum sugador do povo ser eleito património da humanidade. Parabéns
@amadeubizarro78896 жыл бұрын
Viva o canto Alentejano. Quem não poderá gostar destas melodias, de um povo tão nobre como o Alentejano, que sofreu na carne a repressão da ditadura. É pena que muitos já se esqueceram da luta dos seus antepassados.
@36antoniobraga7 жыл бұрын
ORGULHO DA NAÇÃO, UMA PAIXÃO! NOBRE, SUPERIOR GENTE DA TERRA DO PÃO!
@perfeitopiedadepiedade61874 жыл бұрын
Obrigado pelo seu elogio amigo porque eu sou alentejano quem gosta do meu povo gosta de mim!
@fernandonogueira20989 жыл бұрын
E o que era popular torna-se fino e erudito, quando o letrado da cidade pega em algo de muita idade há muito tocado mas não escrito. É Portugal do cante alentejano das gaitas de Trás os Montes do Minho com verde campo do Ribatejo com melão branco e da Beira com beleza que esconde. fng
@sergioconforti57274 жыл бұрын
Incrível! Conheci o cante há dias atrás e fiquei bastante curioso para conhecer a sua história. Tenho visto a alguns vídeos e lido alguns textos.
@rodriguesheliodoro30994 жыл бұрын
Eu estou estufacto como toda a gente canta todos certos seja coro e o publico bravo
@dianapereira088 жыл бұрын
Incrivelmente belo!
@luisaoalentejoeumanacao69349 жыл бұрын
O ALENTEJO É UMA NAÇÃO
@antoniocalado93938 жыл бұрын
Magnifico !!
@adelinoaraujo9284 жыл бұрын
Se os nossos políticos tivessem capacidade para um evento destes de gente simples o que seria. O pobre contenta-se com pouco, mas demonstra capacidade de organização singular. Aprendam letrados. Viva os Alentejanos. Sou minhoto.
@mariamana20009 жыл бұрын
Magníficos!
@MegaMatosa9 жыл бұрын
O Alentejo é uma Pátria
@mcgsXXI9 жыл бұрын
Este som faz lembrar a procissão das velas em Fátima, não desfazendo, pois é algo de fantástico e sendo crente é o momento mais místico de todas as cerimónias nesse local especial.
@antoniomontemor36789 жыл бұрын
Pertenço a um grupo coral, só filmavam a assistência, e os esforçados que faziam ponto ou alto?
Este Diário do Alentejo não tem melhores profissionais para captar som e imagem? Ou isto é um vídeo feito por um telemóvel?
@mcgsXXI9 жыл бұрын
Vejo que a assistência é composta por grupos corais.Muito bem , mas quem está actuar não merece ser gravado e filmado em condições? Tenham dó, se não conseguem melhor, não coloquem no youtube.
@joaquimmatadomatado66644 жыл бұрын
Lindo é tão bom o ALENTEJO
@mcgsXXI9 жыл бұрын
O cante alentejano é , quer queiremos quer não, um canto masculino. Não resulta colocar as mulheres na frente nesta gravação muito fraca, ouvem-se demasiado as vozes femininas, daí fazer lembrar a procissão das velas. Não sou contra grupos femininos que cantem o cante alentejano, mas então vamos ouvir o cante no feminino . E assim não dá. Espero que se tenham divertido pois como espectáculo deixa a desejar a julgar por esta reportagem.
@marcosv.41807 жыл бұрын
Mc Gs O cante alentejano é um canto polifónico misto, só ocasional e especificamente feminino ou masculino em função da faina que os trabalhadores desempenhavam. Supor que só os homens cantavam corresponderá a supor que só eles trabalhavam no campo, o que está muito longe de ser verdade. Que prefira o cante masculino, e eu entendo-o, é outra coisa!
@mcgsXXI7 жыл бұрын
Ainda bem que falou nessa origem. Tem razão, mas não sei se era misto. Ou seja , calculo que o fosse nos campos enquanto trabalhavam homens e mulheres. No entanto, vivi no Alentejo nos anos 70 durante 3 anos, de 76 a 79 e verifiquei que as mulheres não iam a lado nenhum, iam comprar os produtos para as refeições e mais nada. Não estavam nunca no café e muito muito menos na taberna.Só as professoras da "cidade" ou seja Lisboa, Porto, não se referiam a Beja.... Portanto, quando e onde ensaiavam elas?
@marcosv.41807 жыл бұрын
Mc Gs Não sei em que parte do Alentejo vivia, mas não suponho que houvesse muitas mulheres capazes de dispensar, nalgum momento da sua vida, o trabalho agrícola, porque era a este que me referia. Os homens, de facto, tinham o campo e a venda/taberna, mas às mulheres também não faltariam ocasiões para cantar. A verdade, depois, é que o repertório, tão flexível em questões de género, revela uma utilização comum por homens e mulheres. Quanto a ensaios, não tenho a mínima dúvida de que as casas do povo se prestassem a organizar corais, mas havia inúmeras outras situações que se prestavam a isso: à costura, ao cante, à cozinha, ao serão...porque não havia televisão.
@delfinafernandes96866 жыл бұрын
Pois nos anos 50 e 60 as mulheres apanhavam a azeitona, mondavam e ceifavam e cantavam em conjunto com os homens.
@Mariana-wc1xf4 жыл бұрын
cala te eu sou de beja e isto foi o comentário mais desnecessário que poderias fazer, desde sempre mulheres e homens cantam alentejano faz parte da tradição informa-te sfv