DOUTOR. ANTÓNIO MANUEL P. SILVA: etnicidades na História Antiga do Noroeste Peninsular- 1ª parte

  Рет қаралды 17

Vitor Oliveira Jorge

Vitor Oliveira Jorge

11 ай бұрын

.
Palestra:
«Comunidades imaginadas» - etnicidades na História Antiga do Noroeste Peninsular
por
- Doutor António Manuel P. da Silva, investigador do CITCEM e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da ADECAP
Resumo:
O empréstimo do título do célebre livro de Benedict Anderson serve de eixo condutor para uma análise sobre as questões de identidade e etnicidade dos «povos» registados nas fontes clássicas e na epigrafia do noroeste peninsular. Mais do que a arqueologia, é o olhar dos estrangeiros que documenta esses grupos populacionais, na maior parte dos casos indicando-nos apenas o seu nome; ocasionalmente fornecendo-nos alguns dados etnográficos ou de carácter. Assim, o debate pode fluir segundo três linhas: o modo como essas comunidades antigas (se existiam na forma como as imaginamos) se autoidentificavam e imaginavam a si próprias como coletivo distinto dos vizinhos; o modo como os invasores, e logo administração colonial, os reconheceram e imaginaram; e, naturalmente, a nossa própria conceção - largamente também imaginária - sobre esse passado, tão distante e tão estrangeiro.
________________
COLÓQUIO ORGANIZADO NA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO NO DIA 24 DE OUTUBRO DE 2023, PELO "CITCEM - CENTRO DE INVESTIGAÇÃO TRANSDISCIPLINAR CULTURA, ESPAÇO E MEMÓRIA" (INSTITUIÇÃO ANFITRIÃ) E PELAS ASSOCIAÇÕES CULTURAIS E CIENTÍFICAS "SOCIEDADE PORTUGUESA DE ANTROPOLOGIA E ETNOLOGIA (SPAE)" E "ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA COOPERAÇÃO EM ARQUEOLOGIA PENINSULAR - ADECAP".
Objetivo do Colóquio: debater, através de intervenções de fundo por investigadores convidados, casos e questões que convoquem as relações múltiplas entre três disciplinas afins, História, Antropologia, Arqueologia.
Tais relações são tão profundas e frequentes que possivelmente não se pode fazer qualquer trabalho numa delas sem, de algum modo mais ou menos explícito, implicar as outras, tomadas no seu sentido amplo.
De facto, todas são disciplinas históricas, lidando com a historicidade radical do ser humano e das comunidades em que este vive; todas são disciplinas antropológicas, na medida em que implicam ou propõem uma determinada visão do ser humano e da sociedade; por fim, não se é humano sem uma muito particular relação com a paisagem, o espaço, os objetos de todas as dimensões - esse "mundo objetal" é aquele sobre que se debruça a arqueologia, procurando dele (permita-se o esquematismo da afirmação) "extrair" informação histórica e significação antropológica.

Пікірлер
Palestra pela Prof.ª Tânia Casimiro: O lixo como hiperobjecto
1:35:46
Vitor Oliveira Jorge
Рет қаралды 28
Palestra: Objetos como reflexo de permanências culturais
1:32:29
Vitor Oliveira Jorge
Рет қаралды 124
Bike Vs Tricycle Fast Challenge
00:43
Russo
Рет қаралды 24 МЛН
POV: Your kids ask to play the claw machine
00:20
Hungry FAM
Рет қаралды 16 МЛН
Conferência: Um prelúdio ao fim dos Perdigões: o registo arqueofaunístico
1:33:54
Palestra: A MITIFICAÇÃO DE UM PAÍS: O PAPEL DO SPN/SNI E DE ANTÓNIO FERRO
2:06:34
Bezerra da Silva no Centro Espirita
9:54
Daniel de pla
Рет қаралды 3,6 МЛН
Quem Me DESPEDIU ? Moacyr conta como e por que  saiu do SBT
9:34
Moacyr Franco Oficial
Рет қаралды 1,7 МЛН
PALESTRA: "COMO SE CONSTRÓI UMA CIDADE. O CASO DE LUCUS AUGUSTI"
1:36:09
Vitor Oliveira Jorge
Рет қаралды 260