DRA. EDIANA RICHELI (NEUROEDUCAÇÃO) - PODPEOPLE

  Рет қаралды 44,423

PodPeople - Ana Beatriz Barbosa

PodPeople - Ana Beatriz Barbosa

Күн бұрын

CONVIDADA DE HOJE: Dra. Ediana Richeli
Neuropsicopedagoga, com foco em neuroalfabetização e atendimento a crianças com transtornos de aprendizagem. Atua também como professora de ensino superior, desenvolvendo cursos e projetos voltados para a educação inclusiva.
Hoje, vamos discutir sua trajetória de superação, os desafios enfrentados em sua carreira e os métodos que ajudam crianças a alcançarem seu potencial. Também falaremos sobre a importância da avaliação detalhada para a alfabetização de crianças com autismo, TDAH, dislexia, discalculia e síndrome de Down.
_
REDES SOCIAIS DA CONVIDADA:
- INSTAGRAM: / dra.edianaricheli
- KZbin: ‪@EdianaRicheli‬
_
Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
/ @podpeopleanabeatriz
🔔SE INSCREVA NO CANAL E ATIVE O SININHO PARA RECEBER AS NOTIFICAÇÕES DE NOVOS EPISÓDIOS.
💌 Contato comercial/ parcerias: podpeopleoficial@gmail.com
🎧OUÇA O PODPEOPLE TAMBÉM NAS DEMAIS PLATAFORMAS:
💚 Spotify: [spotifyanchor-....](www.youtube.co...)
💜 Deezer: [deezer.com/sho...](www.youtube.co...)
-----
🧠 REDES SOCIAIS DO PIPINHO:
- Instagram: / podpeople_
- Trends: @podpeople_@trends.net
-----
ANFITRIÃO: DRA. ANA BEATRIZ BARBOSA (BIA)
❤️ Siga as redes sociais da Bia:
- Instagram: / anabeatriz11
- Trends: @anabeatriz11@trends.net
- Twitter: / anabeatrizpsi
- Facebook: / draanabeatriz
- TikTok: / draanabeatriz11
- Site - draanabeatriz....
-----
[#podcast](www.youtube.co...)
[#podpeople](www.youtube.co...)
[#pipinho](www.youtube.co...)
⚠️ AVISO LEGAL - DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO ⚠️
Se você deseja criar um canal de edições com conteúdo do PopPeople, ficamos satisfeitos com a ideia, mas é fundamental que você esteja ciente das seguintes diretrizes:
1. Não reproduza integralmente nosso conteúdo; crie suas próprias edições.
2. Aguarde um período de 48 horas antes de publicar as edições.
3. Evite conteúdo sensacionalista e respeite nossos convidados.
4. Inclua links para o episódio oficial no KZbin.
5. Faça menção a @podpeople_ nas redes sociais.
6. Em caso de violação, entraremos em contato e, se necessário, tomaremos medidas legais.
7. Esteja ciente de que as regras podem ser atualizadas, portanto, mantenha-se informado.

Пікірлер: 140
@natielisilvacostalima1459
@natielisilvacostalima1459 10 күн бұрын
Sou agente comunitária de saúde e hoje de manhã estava ouvindo o episódio enquanto me arrumava pra trabalhar. Na minha visita pude acalmar uma vó que está aflita por causa do neto que está dando muito trabalho na escola. Ele tem TDAH e precisa de ajuda. Teve que fazer uma prova fora da sala, do lado de fora com a porta fechada pra se concentrar. Ele tem 10 anos. Com o que tinha ouvido no episódio eu puder dar algumas sugestões pra vó e dizer a ela que o neto não é maldoso nem preguiçoso nem burro como alguns acham. Ele tem um funcionamento diferente do cérebro. Conversamos bastante ela me agradeceu. Então eu agradeço pelo conhecimento disponível aqui. ❤
@CarolinaVellei
@CarolinaVellei 3 күн бұрын
Parabéns pelo seu trabalho, ele é fundamental. As pessoas precisam desse contato humano individualizado pra não entrar em pânico. Essas informações são muito importantes ❤❤
@neivazanetti6024
@neivazanetti6024 11 күн бұрын
Lecionei para Educação Infantil até ano passado e sempre tive crianças atípicas em minha sala desde o final.dos anos 80, época em que não existia nenhum diagnóstico. Sempre me dei muito bem com eles, aliás eles me amavam! Por esse motivo, muitas vezes acabei pegando alunos "problema" que ninguém queria. Descobriram que eu dava conta. Na realidade me identificava com essas crianças, porque sempre fui uma criança "diferente" na escola. Nem só quando criança, mas ao longo da minha vida escolar e profissional. Não me encaixava em grupo nenhum , só descobri o motivo quando fui numa palestra da Dra. Ana Beatriz numa Feira do Livro e ela falou sobre o TDAH. Comprei o livro e devorei. Realmente sou e faço terapia e tratamento com psiquiatra para não sair do prumo. A melhor coisa foi saber o que me faz diferente,porque posso me tratar e também ajudar. Minha filha me achava o máximo como mãe e profissional, porque sempre pensei fora da caixa e a incentivei a ser muito criativa. Meu neto de 10 meses me ama e eu estou amando viver esse período com ele. É pura fantasia e muita energia. Amo! Ana Beatriz, você e teu livro me ajudaram muito.
@kellengregate8622
@kellengregate8622 10 сағат бұрын
O olhar médico que deixa o professor sem saber o que fazer, professor não é médico. Dra Beatriz já tentou alfabetizar alguém? Então pq o médico não acredita que uma pessoa que tem um funcionamento cerebral diferente possa aprender junto com outras crianças e o mesmo professor não pode ensina lo tbm. Não seria problema de ensinagem? Todas as pessoas aprendem do mesmo jeito??? Bizarro, que papo cheio de preconceito, os laudos na escola servem para invalidar e excluir as crianças, tbem para incapacitar os professores que tem sua área sendo invadida por médicos e terapeutas que vem dizer do que o aluno não é capaz. Cada um é diferente e qual é o professor que está dando conta de ensinar os neurotipicos se não tiver muitas ferramentas para isso? Que papo "inclusivo", como se toda pessoa que apresenta TDAH aprendesse do mesmo jeito, todos os super dotados, todas as pessoas têm necessidades diferentes, já pensou separar todo mundo pq encontra barreiras na escola? Então fica assim uma sala pra alunos com altas habilidades, os medianos, os fracos, os deficientes, os que.nao param quieto, os que tem crise, os que têm problema em casa, os que sofrem abuso e violência... O que de fato tem a ver separar as pessoas pelo seu modo de funcionar, não cabem na fôrma? Que fôrma é essa? Dras passem a forma e vê quem cabe nela, pq só aí no estúdio de vcs deve existir umas 4 fôrmas diferentes entre vcs três. Ahĥh não esquece de mandar a.receita, pq pra dar certo isso o q vcs estão falando só se tiver receita e fôrma. Vai ver a recita é o laudo e a forma é siga pra salinha lá no fundo q vc só cabe lá!
@gloriamatos1765
@gloriamatos1765 11 күн бұрын
Eu dou aula em escolas públicas do Rio de Janeiro e nós, professores, colocamos os alunos que apresentam dificuldades de concentração ou são incluídas, para fazerem prova em locais mais calmos. E fazemos isso mesmo quando os alunos não têm laudo. Até porque muitas famílias não aceitam que seus filhos apresentam dificuldades que precisam ser tratadas. Ainda ouvimos muito: "meu filho não é maluco, ele é normal, não tem nada..." é difícil!
@estrela.decristo
@estrela.decristo 10 күн бұрын
Ou seja, a inclusão que não inclui, bem pelo contrário: Exclui!.
@ritakamla3498
@ritakamla3498 10 күн бұрын
Sou professora em turmas dos anos finais do Fundamental. Falo com propriedade. A colocação da Bia é muito razoável, pois toda escola deveria ter várias salas ou vários espaços disponíveis para os atípicos. Não temos como dar conta de tudo e de todos, lembrando que as salas estão superlotadas e abafadas. Além disso, após a pandemia e com o uso exacerbado de tecnologias digitais, percebi que os/as estudantes esqueceram como se conversa, o respeito aos turnos de fala é quase inexistente, a maioria grita e deixa a acústica (que já não era boa) de toda a escola insustentável e desumana. Então, a estrutura espacial também deve passar por uma revolução.
@lorennacarvalho9763
@lorennacarvalho9763 10 күн бұрын
Passamos mais tempo chamando atenção do barulho e intermediando conflitos do que dando um conteúdo . Prova que está tendo déficit em níveis de interpretação e matemática.
@carlagaspar6578
@carlagaspar6578 8 күн бұрын
Estou gostando muito desta discussão! Parabéns por trazer esse assunto à público. Sou professora de Sala de Recursos e no meu município fazemos um trabalho de estimulação cognitiva que acontece no contraturno. Aqui há o transporte que busca as crianças em casa, há esse trabalho nas escolas e também em um centro onde recebe alunos de escolas que não oferece o serviço. Entretanto gostaria de pontuar que o grande problema é a falta de políticas públicas que atendam a escola, precisamos de salas de aula, com menor número de alunos salário que possa levar o profissional a ter uma matrícula, para que ele possa estudar e planejar. O PNE Plano Nacional de Educação, prevê muitos direitos mas que não são colocados em ação. Há a necessidade da saúde de oportunizar aos atípicos e suas famílias, neurológistas, terapeutas, fono, psicólogos etc. O professor está exacerbado de tarefas e sem apoio assim como as famílias. Desta forma não há como estudar, a Formação Continuada precisa ser oferecida de forma séria, produtiva de forma que toda comunidade escolar possa participar de fato. Precisamos lembrar também que a INCLUSÃO não se refere somente a pessoa com deficiência... A escola é para todos, como prevê a Constituição. Um abraço a todos ❤
@lorennacarvalho9763
@lorennacarvalho9763 7 күн бұрын
@@carlagaspar6578 A lei é boa e se tem recursos e profissionais, mas não contratam os profissionais necessários para a inclusão , além do que não se tem limite da quantidade de alunos da educação inclusiva dentro da sala de aula regular , em turmas cheias com alunos típicos e atípicos e todos estes tendo necessidades e formas de aprendizagem diferente , fica difícil
@michelledacruzsilva3588
@michelledacruzsilva3588 10 күн бұрын
O que percebo pela minha vivência é que tudo está ficando apenas a cargo do professor. Em algumas realidades, se o professora sozinho não busca aprender, a equipe gestora permanece a parte como se não tivessem responsabilidade sobre essas questões.
@genycandida1646
@genycandida1646 10 күн бұрын
Bia, esse tema é maravilhoso. Adorei vc falar sobre a necessidade de ter atividades de acordo com cada crinaça. Queria muito que vc trouxesse o Gabriel Salomao do Lar Montessori, para falar sobre como Maria Montessori desenvolveu as atividades para as crianças trabalharem de forma individual, seguindo os interesses deles. O que a escola necessita é de mudança....e a mudança esta na metodologia. "Dar a cada um o que cada um precisa" . Temnum livro "mente absorvente", onde ela explica tudo sobre o funcionamento da mente da criança. ❤traz o Gabriel Bia
@AmyeSheldon
@AmyeSheldon 10 күн бұрын
Até existem professores qualificados em minha cidade Ana, eu sou uma dessas pessoas, mas a demanda é tão grande que nao damos conta em uma sala de 40 alunos não conseguimos dar conta, seria necessário menos alunos, mais materiais...o professor também precisaria ter uma carga horária menor e um salário melhor para poder ter tempo de pensar e estudar melhores estratégias para ajudar esses alunos.
@suzanfox77
@suzanfox77 7 күн бұрын
Acho um absurdo, nós professores, termos que explicar o óbvio... Não terminei de assistir ao episódio, mas se ficarem colocando a responsabilidade somente no professor, pra mim será inútil...
@ritadecassiafrancisco9621
@ritadecassiafrancisco9621 11 күн бұрын
Que máximo, tbm sou Neuropsicopedagoga, que orgulho!!! Gratidão!
@katiamonteiro8439
@katiamonteiro8439 8 күн бұрын
Sou amante da educação, me apaixonei por neurociência. Me formei em neuropsicopedagogia esse ano, e fazendo pós-graduação em ABA e deficiência intelectual. Quero fazer a diferença na vida de outras pessoas! ❤ obrigada por trazer profissionais, que por muitas vezes não tem tanta visibilidade como deveria.
@ritadecassiafrancisco9621
@ritadecassiafrancisco9621 11 күн бұрын
Eu escolhi a Neuropsicopedagogia pq eu era uma criança difícil e as professoras me puniam kkkkkk quis ser diferente dessa realidade! Consegui !!!
@aparecidacarvalhomartins9475
@aparecidacarvalhomartins9475 11 күн бұрын
Que aula maravilhosa 🙏🏻, sigo a Dra. Eliana Richeli desde 2021e como essa pessoa humana, humilde, rica em conhecimento cresceu, evoluiu, se transformou em uma gigante na sua área. É merecedora de tudo... PARABÉNS 👏🏻💐🧠🧩🌻💙🤗
@EdianaRicheli
@EdianaRicheli 10 күн бұрын
Que maravilha seu depoimento! Amei ❤ Conte comigo ❤❤❤❤
@mariceleoliveira653
@mariceleoliveira653 11 күн бұрын
Sou grata a Eliana, sou aluna de curso dela. Graças aos seus ensinamentos eu consegui auxiliar minha filha e meus alunos em sala. 🙏🏻👏🏻👏🏻😍
@EdianaRicheli
@EdianaRicheli 10 күн бұрын
Obrigada pelo carinho e confiança em meu trabalho ❤
@valmistelao.a.torres3342
@valmistelao.a.torres3342 10 күн бұрын
Sou professora do fundamental II de uma escola municipal no interior da Bahia, enfrento essa dificuldade em sala de aula também, temos a sala de recurso que "ajuda", mas acredito que os professores precisam de uma ajuda maior, principalmente hoje, pois os casos atípicos têm aumentado.... Precisamos colocar a teoria na prática de verdade, o sistema necessita mudar e agir.... Parabéns por essa conversa de utilidade pública 👏👏👏👏
@Anna-em1lx
@Anna-em1lx 9 күн бұрын
Lutem!! Procurem Sindicatos… Ministros da educação!! Façam Greve!! Não aceitem essa tortura!!
@user-mv1fv4vc2s
@user-mv1fv4vc2s 9 күн бұрын
Ela é minha inspiração ❤ amo❤ e você Doutota Ana❤ Alex❤ está Professora me fez vê outro mundo na Educação ❤ amo!! U, sonho realizado esse encontro de vocês ❤❤
@brunaalonso8208
@brunaalonso8208 9 күн бұрын
Estou encantada com as palavras de carinho da Dra.Ediana, com certeza procurarei conhecer mais sobre o seu trabalho. Parabéns por esse amor que você transmite pelos pequenos e pela sua profissão!
@taisaldridge
@taisaldridge 8 күн бұрын
Concordo que o sistema de ensino precisa ser diferenciado para o aluno neurotipico. Algumas aulas precisarão ser em salas de recurso sem que retire totalmente da convivência com alunos típicos. Aqui na Europa acontece exatamente assim. Se o nível de atipicidade é muito elevado, existem escolas especializadas fantásticas. Muito apoio pras famílias também. Quem sabe um dia isso chegue na rede pública no Brasil 😊
@taisaldridge
@taisaldridge 8 күн бұрын
E torcendo muito pra que chegue em todas as camadas da sociedade! E também no ambiente de trabalho!
@livianelima4465
@livianelima4465 10 күн бұрын
Amando quanto conhecimento compartilhado acho isso lindo aprendendo muito os Professores não tem motivação em nada Minas gerais é o exemplo salário defazado a maioria paga do próprio bolso para ir trabalhar sistema não funciona escolas na maioria das vezes a internet é péssima um caos espero que mude esse governador está acabando com a educação municipalizando escolas sem necessidade enfim uma vergonha só Deus na vida de cada Professor..
@elizangelamariadeavilagonc9439
@elizangelamariadeavilagonc9439 16 сағат бұрын
Amei assitir essa aula, isso para mim foi uma aula, aula de humanização, aula de querer aprender e não ficar buscando justificativa para não sair da zona de conforto, a sequência e a necessidade didática. Amei!!! Obrigada, já vou seguir a Dra. Ediana ❤❤❤❤
@leudagrieger9309
@leudagrieger9309 7 күн бұрын
Entendo perfeitamente a fala dessa doutora, nós professores temos a obrigação de buscar conhecimento e atuar de forma adequada, oferecendo conhecimento com qualidade e incluindo de fato através de saberes, buscas e entrega. Isso é educação. Quanto ao sistema infelizmente, perde-se muito tempo com o que não tem nada a ver, sobrecarrega e cobra sem analisar.
@iaralopes990
@iaralopes990 10 күн бұрын
Muito boa essa profissional, já fiz curso e não me arrependo. Aprendi muito...
@ritadecassiafrancisco9621
@ritadecassiafrancisco9621 11 күн бұрын
Com certeza Dra Bia, não existe preparo, muito triste. Mas existe a cobrança...
@PolianaAlves-m3f
@PolianaAlves-m3f 10 күн бұрын
Que vídeo maravilhoso! Obrigado Dr Ana Beatriz,Dr Ediana.
@bialeite2656
@bialeite2656 8 күн бұрын
Tema de excelente qualidade, só nos mostra quanto precisamos aprender cada dia mais e mais 🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉 parabéns Inclusão é necessidade ❤
@carolinecosta-q8l
@carolinecosta-q8l 10 күн бұрын
Bia estou em busca do meu diagnostico, demorei 5 anos a mais pra terminar o ensino médio mesmo sendo semi presencial, a dificuldade de aprender e as crises intensas para sair na rua sem que tenha alguém comigo dificultam muito minha vida e a falta de compreensão familiar, hoje tenho 23 anos e é o meu primeiro ano na faculdade e a cada vez que preciso ir ao polo parece que vou morrer por conta da crise, passo muito mal, além da dificuldade para aprender certas matérias, acho de suma importância o trabalho que vocês fazem e me ajuda a lidar um pouco melhor comigo mesma e me entender, obg.
@amandagundin9776
@amandagundin9776 9 күн бұрын
Que privilégio estar sentada junto com a Dra. Ana Beatriz. Sucesso Ediana, que muitas famílias sejam beneficiadas com o seu trabalho!
@deisedossantoslopes
@deisedossantoslopes 6 күн бұрын
Ameeeeeeeeiiii!!! ❤❤❤ Deus seja louvado por tamanho conhecimento sendo transmitido de forma tão linda!!! Parabéns, parabéns, parabéns!!!
@lissandracaetano6543
@lissandracaetano6543 8 күн бұрын
Parabéns Ana Beatriz! Trazendo sempre pessoas importantes para nos informar mais ainda, estou amando principalmente o assunto da intoxicação digital á nossas crianças... Bravo!👏Está muito bom seu podpeople
@gizelisouzadeoliveira6913
@gizelisouzadeoliveira6913 10 күн бұрын
Maravilhoso podcast! Já seguindo a dra. Ediana. O que me angustia é que a superdotação nunca é mencionada quando se fala de educação inclusiva. Nunca se pensa que o indivíduo que se acha muito diferente dos demais, a falta de interesse por um único assunto, a depressão na adolescência (que é muito comum na superdotação não identificada), o hiperfoco tbm são características da superdotação. Esse assunto precisa ser mais difundido, e quando se vê alguém atípico a superdotação deve constar na lista de suspeitas para um diagnóstico diferencial. Lembrando que tbm existem os duplo excepcionais.
@EdianaRicheli
@EdianaRicheli 10 күн бұрын
Apesar da superdotação estar dentro da Educação Especial vejo ela com muito cuidado, por isso estou estudando bastante a respeito, para depois poder falar melhor a respeito 🥰
@alessandramourasantos646
@alessandramourasantos646 10 күн бұрын
Que aula! Amei!Parabéns pela clareza ao explicar e por defender os professores que estão tentando dar o seu melhor. Obrigada por esta palestra!❤
@lilianaparecidamartinssilv8102
@lilianaparecidamartinssilv8102 Күн бұрын
Parabéns a equipe Podpeople pela escolha do tema super necessário e da profissional. Parabéns Ediana foi uma aula incrível.
@editeribeiro6290
@editeribeiro6290 10 күн бұрын
Incrível meu neto iniciou seu livro em novembro 23 e conectava comigo para escrever os episódios online eu sou sua dopamina. Ele detestou as 2 últimas escolas. Durante sua escrita nos encontramos eu, ele e as primas, e tínhamos que coletar acessorios para o livro, no período de férias escolar e eu ficava perguntando a ele sobre a figura da árvore colossal e o universo corta terra. Ele me falava só qdo iniciar as aulas. Na primeira semana de aula ele me manda a foto da árvore da entrada do colégio e do universo corta terra , justamente os lugares de descanso de sua mente pq foi ali que ele encontrou o espaço para dar margem a sua imaginação . Após concluído o livro ele gravou no pen-drive e deu a sua professora. Acho que ela esqueceu pq até o momento não lhe deu retorno e ela sempre incentiva suas ideias . E o livro mostra claramente o reflexo da escola sobre sua desenvoltura emocional. Assim que ele for revisado vou entregar ao diretor da escola para ele expor pq mui colegas dele investe esse tema, só faltando a vovó Tizorinha e a Ana para direciona-los .Ele é apaixonado por essa escola
@editeribeiro6290
@editeribeiro6290 10 күн бұрын
Engraçado lembrei de meu pai ao chegar na empresa procurando meu irmão pelo apelido ( engenheiro eletrico) qdo na portaria se referiram a ele pelo nome, Dr Barreto, e direcionou-o para o departamento que ele chefiava. Ao ver que seu filho era o chefe do setor surpreendeu-se. Meu irmão sorriu e falou" pai esse é o departamento dos mutilados e problemáticos. Meu pai falou agora entendi é um doido chefiando vários doidos e ali era onde se concentravam os mais inteligentes. Questiono: Quem realmente era essa equipe que a empresa mantinha pelas suas habilidades e competência?, Era ali naquele setor de problemáticos que resolviam o que ninguém conseguia. Meu cunhado dizia que meu pai era o melhor químico do mundo pq todo certinho conseguiu fazer 8 doidos kkk
@BeatrizLimaDaCunha
@BeatrizLimaDaCunha 2 күн бұрын
Eu tenho TDAH e sou Dislexia, passei no curso de Psicologia que é o meu sonho, fui fazer a faculdade com meu laudo tudo certinho e mesmo assim sofre muito no meu período académico entrei em depressão e tive que sair da faculdade para cuidar da depressão, nunca conseguir voltar a fazer novamente a faculdade de Psicologia por conta do que sofre na mão dos professores da faculdade. Hoje tenho 30 anos e continuo com meu sonho de ser uma psicóloga.
@roselisw1860
@roselisw1860 9 күн бұрын
Dra maravilhosa ❤
@anas2xu
@anas2xu 4 күн бұрын
Dra Ediana maravilhosa. Que episódio incrível. Gratidão Bia e Alex. 👏☺
@graziane86
@graziane86 10 күн бұрын
Sou fisioterapeuta e estou fazendo pós graduação em ABA estou amando.❤ adorei esse pod. Muita luz para vcs 3. 😊
@pizzinhag3mer959
@pizzinhag3mer959 9 күн бұрын
O que é ABA?
@graziane86
@graziane86 9 күн бұрын
A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma abordagem da psicologia que é usada para tratar pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ABA pode ajudar a desenvolver comportamentos sociais, acadêmicos e atividades da vida diária. Também pode ajudar a reduzir comportamentos como agressões, estereotipias, autolesões, agressões verbais e fugas. não é exclusiva para o TEA e pode ser aplicada em outros contextos, como educação, ambiente empresarial, clínica e esporte.
@suanesilva6690
@suanesilva6690 6 күн бұрын
Bia, vc já deve saber, mas eu senti no coração de falar: Você é um verdadeiro instrumento de DEUS, abrindo espaço pra temas que são tão importantes nesse mundo que está sendo muito desumano com nossas crianças, e muito mais ainda com os pequenos que precisam de um olhar mais especial! Deus te abençoe e proteja, e te faça cada vez maior e mais forte❤
@zilmaassuncao4872
@zilmaassuncao4872 11 күн бұрын
Tenho um filho autista procura sempre estudar mais para ajudar meu filho, parabéns pela abordagem
@ritadecassiafrancisco9621
@ritadecassiafrancisco9621 11 күн бұрын
Concordo plenamente, ainda passo por isso, "suas crianças não sabem as letras, não lêem, números". E eu trabalhando a área socioemocional... não dão valor!
@jaquelinesantanadosreis5605
@jaquelinesantanadosreis5605 3 күн бұрын
Amo estas contribuições dra.Ana❤
@suzananunes2778
@suzananunes2778 4 күн бұрын
Que entrevista maravilhosa. Ganho sempre assistindo ao conteúdo Obrigada pelo conhecimento compartilhado.
@polianaperazzoli
@polianaperazzoli Күн бұрын
Muito bacana ouvir essa troca especializada e esclarecedora para os profissionais da educação. Gratidão
@Escuso
@Escuso 8 күн бұрын
As perguntas estão muito boas, parabéns pessoal 👏🏼
@luffygamer9025
@luffygamer9025 8 күн бұрын
Fiz minha pós em neuropsicopedagia influenciada pelo trabalho lindo da doutora Ediana Richelle.
@megquel
@megquel 11 күн бұрын
a questão não é somente as leis, nem o sistema, é o compromisso de muitos educadores que não fazem mais questão. O preparo e treinamento desse professor é na base. Na licenciatura, onde o currículo se encontra defasado. Nem na mesmo nas grandes faculdades há a inclusão de componentes curriculares realmente eficazes, com uma ementa válida, com professores legítimos para essa função.
@renatacoutinho1613
@renatacoutinho1613 8 күн бұрын
Concordo super com você! Um professor nunca poderia se recusar a aprender, a base do trabalho dele é o saber e o saber está sempre em movimento.
@hello_Bibi
@hello_Bibi 6 күн бұрын
O professor não se recusa a aprender, mas os cursos de formação continuada ofertadas, até mesmo pelo município, são muito rasas. E convenhamos, um médico faz cursos e é reconhecido por eles, condicao de trabalho e financeiramente, mas e o professor, faz, faz e nada muda, as salas estão cada vez mais lotadas, tem salas que estão com 5 crianças com laudos diferentes e mais 23 tipicas, outra, criança com TEA tem direito a um professor de apoio mas, não o tem. O professor vai ficando desgastado com tanto que é cobrado,exigido mas nada melhora para o professor.
@camilalucena7925
@camilalucena7925 4 күн бұрын
​@@renatacoutinho1613 não é recusa. É falta de dinheiro e tempo para fazer os cursos, comprar os livros... Só adiconam mais funções, sem desenvolver as condições para tal.
@tatianaalmeida3027
@tatianaalmeida3027 3 күн бұрын
​@@hello_Bibi Exatamente!!
@kellengregate8622
@kellengregate8622 10 сағат бұрын
Professor tem que ter um leque pra ensinar, quem ensina vários pq da diferentes possibilidades de aprender, ensina quem tem algum tipo de deficiência tbem.
@user-sl7in8ln9j
@user-sl7in8ln9j 4 күн бұрын
Moro nos EUA e tenho uma filha atipica de 2 anos, e as escolas aqui funcionam como a dra disse, sao salas reduzidas ( maximo 5/6 crianças) 2 professores especializados para ensino regular mas tem muitas atividades que sao integradas com as turmas da escola como esportes brincadeiras algumas materias funciona muito bem
@amsterdarodrigues6677
@amsterdarodrigues6677 10 күн бұрын
Que entrevista maravilhosa enriquecedora👏👏
@juliacs0101
@juliacs0101 6 күн бұрын
Nossa que incrível que foi!!! Obrigada a todos ❤
@danieladuarte8333
@danieladuarte8333 5 күн бұрын
Boa tarde. Que conversa construtiva. É exatamente o que os brasileiros estão vivendo. Sou mãe atípica do Emanuel de 8 anos. Ontem eu e meu esposo estivemos na reunião da escola municipal que ele estuda. Ele é laudado e a falta de vontade das professoras em aprender ou estudar ou a se capacitarem é enorme. Falei para a professora que estou fazendo o curso gratuito ABA do ministério da educação que elas poderiam estar fazendo, mas a vontade e o interesse em aprender é zero. Uma vereadora que encontrei me informou que aqui em minha cidade Ituverava foi tida como a pior colocação no estado de São Paulo na categoria de educação há alguns anos e recebeu o incentivo de capacitar educadores gratuitamente e vocÊs acreditam que o interesse dos educadores foi ZERO? É decepcionante!
@morganajoanaa
@morganajoanaa 10 күн бұрын
Ana, tenho uma tia com uma história de vida maravilhosa, ela teve percas significantes e tem um discernimento extraordinário sobre o luto e sobre a vida. Se por acaso quiser saber mais sobre, te mando um email.
@RoseaneTresler
@RoseaneTresler 10 күн бұрын
Mtoooo bommm amei ! Mto aprendizado!
@nedjmabrandao
@nedjmabrandao 9 күн бұрын
Que entrevista sensacional!!! ❤
@professoraanamiriacequalini
@professoraanamiriacequalini 8 күн бұрын
Maravilhoso conhecer a Ediana!! Parabéns!!
@karlanianamonteirorezende3889
@karlanianamonteirorezende3889 9 күн бұрын
Maravilhosa Dra Eidiana ❤❤
@leudagrieger9309
@leudagrieger9309 7 күн бұрын
Ano passado passei por uma situação constrangedora, tinha um que ficava distraído, e eu pedir pra uma coleguinha, olha assim que fulano estiver distraído vc pode colocar a mão no ombro dele pra ele voltar para terra, usei essa expressão! No dia a seguinte a mãe dessa aluna veio na escola revoltada porque a filha estava na escola pra estudar e não ficar perdendo tempo com pessoas retardadas. Enfim tirou a filha da escola. Eu acho que a sociedade ainda tem muito repúdio pelo o diferente. Ainda existe muito preconceito!
@profwelmapereira
@profwelmapereira 10 күн бұрын
A prof. Ediana é admirável e necessária! Através dos seu conhecimento ajuda diversos professores interessados em evoluir. Vivencio essa realidade onde trabalho!!!
@llynhagatinha
@llynhagatinha 2 күн бұрын
Apaixonada ❤❤❤ obrigada por compartilhar 🫶🏻
@the_king5411
@the_king5411 11 күн бұрын
Tenta chamar o rodrigo silva teólogo arqueólogo ele vai agregar bastante com o conhecimento bíblico dele
@suzanamorais4988
@suzanamorais4988 11 күн бұрын
Amo a Dra Bia de paixãooooo
@lucimarafelipedesouza2795
@lucimarafelipedesouza2795 11 күн бұрын
A sala de recursos não dá conta das demandas atípicas de dentro da sala de aula comum, o coensino seria mais adequado, mas aí o investimento necessário nunca vai ser bancado de roema correta pelos governantes. Já existe uma linha na educação especial debatendo a questão do currículo ser aplicado de forma " integral" as crianças com DI ou TEA, e o quanto isso é de fato relevante para essas crianças.
@Tiamay280
@Tiamay280 10 күн бұрын
Muito bom!
@liviaantonio7268
@liviaantonio7268 9 күн бұрын
Nos municípios da baixada do Rio de Janeiro (Duque de Caxias, Sao João de Meriti e Nova iguaçu) existem os professores de apoio. Somos nós que ficamos em sala de aula com as crianças com deficiência dando suporte e acessibilidade à criança atípica, enquanto o professor regente dá a aula normalmente. A criança tem a interação e a aprendizagem em conjunto com a turma e o PEI é fundamental, pois é esse documento que adapta o conteúdo para as crianças.
@sandraanaana
@sandraanaana 11 күн бұрын
Boa noite. Tudo de bom pra vocês ❤
@Lucycap
@Lucycap 10 күн бұрын
Olá, Dra! Boa noite. Convide a doutora Daiane Fraga, ela sabe tudo a respeito da Neurociência Infantil. Super enriquecedor.
@BETABASTOS1
@BETABASTOS1 10 күн бұрын
Muito bom!!! Uma pena que ficou mal explicado a parte sobre o AEE nas escolas.
@user-mv1fv4vc2s
@user-mv1fv4vc2s 9 күн бұрын
Que emoção ❤❤❤
@ritadecassiafrancisco9621
@ritadecassiafrancisco9621 11 күн бұрын
Sempre foi comigo, por isso me coloco no lugar....
@myablemos
@myablemos 5 күн бұрын
Entrevista maravilhosa
@Clausara3006
@Clausara3006 11 күн бұрын
Como ela.ve muitos professores se especializando em neuropsicologia e as escolas não valorizam esses professores no sentido do aprendizado individual?
@tesslynnmachadoleal2146
@tesslynnmachadoleal2146 5 күн бұрын
Método Montessori trabalha com a alfabetização fonética Filho TEA, 4 anos, começando a ler Começou desde os 2-3 anos com o trabalho fonético Começou falar palavras com 3 anos Fala algumas coisas mas não tenho um diálogo- troca que vai e vem, mas seguimos estimulando
@julianamagrinivitaliano9744
@julianamagrinivitaliano9744 6 күн бұрын
Amo a Dra Ana Beatriz, mas quero fazer uma crítica construtiva: deixe o convidado terminar um assunto sem interrupção e também deixe o Alex participar mais da entrevista!!!
@editeribeiro6290
@editeribeiro6290 10 күн бұрын
Tive uma ideia. Fazer um resumo desses comportamentos e dar na escola e, presentear o diretor com o livro " mentes inquietas ", que servirá como porta de entrada para identificar às crianças atípicas nela existente
@arianeoliveira1375
@arianeoliveira1375 9 күн бұрын
Muito bom! Dr, chama a Sandra Puliezi, para poder participar do podcast.
@ritadecassiafrancisco9621
@ritadecassiafrancisco9621 11 күн бұрын
Precisa ter nas escolas um psicopedagogo ou Neuropsicopedagogo, pra ajudar os professores.
@cibeliadias3698
@cibeliadias3698 10 күн бұрын
Ameiiiii❤❤
@RenataAlmeidade
@RenataAlmeidade 11 күн бұрын
Minha filha é TEA. Mas acredito que da mesma forma que ela tem o direito de estudar as crianças típicas TMB tem.
@nayaraestudante949
@nayaraestudante949 4 күн бұрын
1:1514 - livro: "BNCC Sob o Olhar da Pedagogia Histórico-Crítica: Impactos e Possibilidades de Superação das Limitações para o Ensino na Educação Básica."
@mariaivanetepereirtadealme9107
@mariaivanetepereirtadealme9107 8 күн бұрын
A sala de recurso com atendimento AEE existe,porém em horário extra turno.
@lucimeiresilva8547
@lucimeiresilva8547 9 күн бұрын
Sugestão de convidada: Sandra Puliese
@amandagundin9776
@amandagundin9776 9 күн бұрын
Ediana: "A cobrança é maior porque a gente é muito normal para ser diferente, e é muito estranho para ser normal (...)" (Autismo nível 1 de suporte)
@MariaDoCarmo-me6su
@MariaDoCarmo-me6su 2 күн бұрын
@zema, veja nos 45 minutos. Fica a dica!
@user-wh8ix7ll1n
@user-wh8ix7ll1n 11 күн бұрын
Governador de Minas, olha a dica! 👏👏👏👏
@soniafortesdoprado6755
@soniafortesdoprado6755 2 күн бұрын
Minha neta foi diagnosticada com TDAH e moramos em Brasília. Na Rede Pública daqui tem a sala de recursos para o Ensino Fundamental. Acontece que agora ela está no Ensino Médio e não tem esse acompanhamento! Acho um absurdo! Tipo vc já é adolescente, então: "Se vira..." Isso é abandono!
@tatianatarapanoff7899
@tatianatarapanoff7899 11 күн бұрын
Atenta
@megquel
@megquel 11 күн бұрын
eu passo por isso
@lissandracaetano6543
@lissandracaetano6543 8 күн бұрын
@podpeopleanabeatriz Lhe trago aqui uma super dica: você trazer aqui também: Mayra Gaiato, mestre em Análise do Comportamento (ABA) e Neurocientista pela FMUSP.
@user-ls3tt1hu6o
@user-ls3tt1hu6o 8 күн бұрын
Adorei o trabalho dela.Mas sinto falta de alguém que fale das crianças do Fundamental 2 e até mesmo com materias e tal.
@andressaandy2782
@andressaandy2782 6 күн бұрын
👏👏👏👏
@simonenichele5539
@simonenichele5539 8 күн бұрын
Na escola que minha filha estuda, a criança atípica possui monitoria em sala de aula.
@zulmiramartinsdefreitas3673
@zulmiramartinsdefreitas3673 11 күн бұрын
Boa noite
@hello_Bibi
@hello_Bibi 6 күн бұрын
Como a Bia interrompe, fala junto com o outro, não deixa a convidada concluir as respostas. Por exemplo, ela não concluiu sobre os mitos sobre o autismo. 🤦‍♀️
@jjfaustino1499
@jjfaustino1499 8 күн бұрын
Excelente colaboração! alguém conseguiu achar o cientista que ela mencionou no minuto 1:34:00? Stanless the Heine algo assim, não consegui ENCONTRAR!
@jjfaustino1499
@jjfaustino1499 8 күн бұрын
bem, no final ela menciona um livro do cientista e ficou mais fácil de identificá-lo, segue: Os Neurônios da Leitura: Como a Ciência Explica a Nossa Capacidade de Ler - Stanislas Dehaene
@pchamada
@pchamada 6 күн бұрын
Bom dia! Como faço para participar da comunidade Ser Humano Sustentável?
@laudiceiabudal1115
@laudiceiabudal1115 10 күн бұрын
Na creche onde atuo tem um aluno de 4 anos, tem esse comportamento de não aceitar as mudanças e grita muito, choro, é agressivo , tentamos pois me vejo no lugar da prof da turma, conversar com ele tentando acalmá-lo, mas temos muitas dificuldades, o que se pode fazer nesse caso?
@luannasimoes
@luannasimoes 11 күн бұрын
Boa noite queria entender como aqui tá em live e no Spotify já tá pronto kkkkkkkk🤣🤣🤣
@FreakOutParaPara
@FreakOutParaPara 6 күн бұрын
Eu quero mais tempo pra poder me formar 😢
@priscila5_por1
@priscila5_por1 10 күн бұрын
Faltou da terapia. Possivelmente os pais brigavam muito. Como o pai tratava a mãe ?
@janiaos
@janiaos 6 күн бұрын
Dr como fazer para agendar uma consulta com você? Ainda atende?
@estrela.decristo
@estrela.decristo 10 күн бұрын
18:30 festa estranha, com gente esquisita
SHEYLLI CALEFFI (OS PERIGOS ONLINE) - PODPEOPLE #164
2:04:13
PodPeople - Ana Beatriz Barbosa
Рет қаралды 27 М.
THOMAS SCHULTZ (PSICÓLOGO DE RELACIONAMENTOS) - PODPEOPLE #158
1:53:09
PodPeople - Ana Beatriz Barbosa
Рет қаралды 269 М.
АЗАРТНИК 4 |СЕЗОН 2 Серия
31:45
Inter Production
Рет қаралды 1 МЛН
At the end of the video, deadpool did this #harleyquinn #deadpool3 #wolverin #shorts
00:15
Anastasyia Prichinina. Actress. Cosplayer.
Рет қаралды 19 МЛН
DR. DIEGO TAVARES (DEPRESSÃO E TRANSTORNO BIPOLAR) - PODPEOPLE #162
2:28:28
PodPeople - Ana Beatriz Barbosa
Рет қаралды 93 М.
DR. FERNANDO LEMOS (PLANETA INTESTINO) - PODPEOPLE #165
2:49:32
PodPeople - Ana Beatriz Barbosa
Рет қаралды 80 М.
DR. FABIO SCHMIDT (PSIQUIATRA ESPECIALISTA EM BORDERLINE) - PODPEOPLE #140
1:39:16
PodPeople - Ana Beatriz Barbosa
Рет қаралды 106 М.
LUCAS SCUDELER (OS SEGREDOS DOS RELACIONAMENTOS) - PODPEOPLE #149
2:20:30
PodPeople - Ana Beatriz Barbosa
Рет қаралды 273 М.
HELOÍSA CAPELAS (SELF-KNOWLEDGE) - PODPEOPLE #134
2:18:39
PodPeople - Ana Beatriz Barbosa
Рет қаралды 279 М.
DR. FELIPE BATISTELA (PSIQUIATRA DOUTORANDO EM NATUROPATIA) - PODPEOPLE #130
1:47:12
PodPeople - Ana Beatriz Barbosa
Рет қаралды 129 М.
DRA. DANIELLE LODETTI (NEURONUTRIÇÃO) - PODPEOPLE #124
2:24:25
PodPeople - Ana Beatriz Barbosa
Рет қаралды 140 М.
Entrevista com Dra. Ana Beatriz Barbosa  | The Noite (11/10/22)
38:42
The Noite com Danilo Gentili
Рет қаралды 3,2 МЛН