Manu, estou aprendendo sobre essas questões nessa pandemia. Tendo que lidar com a solteirice, sem poder encontrar/conhecer ninguém (com interesse afetivo-sexual), vendo muito pouco minhas amizades. Em vez de cair numa carência tenebrosa (na qual já caí por muito menos), estou aprendendo a estar comigo mesma, abraçar minhas dores, meus medos. Percebo que muita vezes quero estar com pessoas, principalmente parcerias afetivo-sexuais, pra não encarar ou encarar com colo essas partes difíceis. Agora tenho entendido como posso ser acolhida de outras formas, estou diluindo minhas estratégias para lidar com isso. Meus gatos, meus amigos, a arte, atividades físicas, comida, TERAPIA... Nunca demais de cada coisa, mas sempre nutrição de todas. É um prazer imenso. E ainda sim é uma dor insuportável. E tudo bem
@jainabarreto66303 жыл бұрын
Simmm, dieta balanceada de fonte de afeto
@manuela97633 жыл бұрын
Também estou nessa!!
@brancozfj3 жыл бұрын
Me lembrou uma frase da Clarice, se me permite compartilhar: "Agora sei: sou só. Eu e minha liberdade que não sei usar. Grande responsabilidade da solidão. Quem não é perdido não conhece a liberdade e não a ama. Quanto a mim, assumo a minha solidão." LISPECTOR, Clarice. Água Viva. 1973.
@val73453 жыл бұрын
@@brancozfj maravilhoso!!!
@rosibatista40723 жыл бұрын
@@brancozfj Clarice foi uma mulher que tbm tentou se desvendar e quando leio textos dela me entendo um pouco. Amo o poema dela Eu.
@olhosnaescuridao3 жыл бұрын
Esse vídeo me acertou de um jeito que vou tomar café e depois ficar pensando, olhando pra parede.
@gracielleazeredo203 жыл бұрын
Oi! Eu te entendo. Somos dois.
@vitaminbombom3 жыл бұрын
Também te entendo, Rafa
@wlkya3 жыл бұрын
farei o mesmo! 😅
@valeriaalmeidabenedito64469 ай бұрын
Tbm
@JoaoTiago1823 жыл бұрын
Manu, vivi isso dias atrás, no meu aniversário: me sentindo muito só e cheio de dilemas, me sentei com duas amigas, isolados em outra cidade e simplesmente conversamos. Pensei que meu aniversário seria só sobre mim (o que me dava medo, porque seria melancólico) e foi o contrário. Me permiti escutar, ao invés de repetir os mesmos problemas, e me conectei ao ver que tem gente passando por coisas, ouvindo outros dilemas. Me senti menos só, menos autocentrado, e até mais “útil”, sabe? Esse canal e Flor&Manu têm me ajudado bastante, obrigado!
@Arthur-ex7re2 жыл бұрын
As vezes eu fico me perguntado se o povo que anda em festas ,q vivem as custas de seguidores do intagram , ou até mesmo quem gosta de ostentar , se sentem a mesma solidão por quem tem gosto por leitura , café e bons momentos marcantes intensos. Sou ex DJ e saí desse mundo pois não me identifiquei com o povo que frequentava as festas , achava todos fúteis , os amigos daquela época riam de mim, por dizer que eu era muito melódico. Então, sempre vem essa pergunta na minha cabeça.
@isadoralima40943 жыл бұрын
Sobre seu canal ser um espaço de compreensão e pertencimento, devo gritar que SIM. Muitas vezes me senti acolhida por vc e por nossa comunidade. Me sentir "menos cagada" (como diz o bom e velho Manu kkkkkkkkk) tem sido crucial para minha saúde mental
@nayanafonseca86863 жыл бұрын
Eu vendo o vídeo desempregada e com o relacionamento em crise... E sim super dá pra entender que ouvindo o outro a gente se sente menos só.
@gilmaracerqueira48033 жыл бұрын
"você escuta, porque é inteligente escutar para se sentir menos só."
@erikaalves53943 жыл бұрын
Sabe manu!! Eu faço terapia junguiana desde de 2015, quando tive um surto, estava tão afastada de mim, nessa loucura de vida, em ser aceita, em ter aceitação e fugindo total e não respeitando o meu espaço interno, e foi através dessa dor de me perder totalmente que hoje consigo me posicionar, consigo olhar o outro, fui criada por pais controladores e perfeccionistas, e é um trabalho diário de saber o que é meu e o que é do outro, e o que faço com todo esse " balaio de gato" kkkkk de quem sou eu!!!! Gratidao pelos seu vídeos, gratidão por me ajudar a entender tantas coisas!!!
@barbarababiy183 жыл бұрын
E algo que compreendi nas terapias é que eu sempre fui muito desapegada. Nunca me incomodou estar só em lugares, eu me desafiei a gostar de estar só e aprendi a amar isso. Ir ao cinema sozinha, estar num restaurante sozinha sem procurar o celular pra me distrair, ou mesmo um panfleto. Porque a sociedade não está preparada nem pra ver uma pessoa que nunca viu antes, sozinha numa mesa sem buscar parecer estar ocupada, aguardando alguém ou se distraindo. Tenho muitos momentos que me sinto só, mas quase nenhum deles são referentes à estar sozinha em algum lugar.
@luiara75753 жыл бұрын
Esse mês eu li "A insustentável leveza do ser". É muito interessante como o narrador vai descrevendo o modo de pensar e o porquê dos personagens pensarem/agirem assim. Entender não significa concordar e se ver no outro não significa que você é o outro, mas a gente realmente se sente menos só nesses processos (seja com pessoas reais ou personagens de um livro kkkkkk).
@dreis13703 жыл бұрын
Amo a frase "Nem incrível nem terrível, apenas humano" ... parece que vivemos numa constante ilusão onde quando não estamos nos sentindo o centro do mundo, estamos nos sentidos os piores seres dessa terra, como se não houvesse um meio do caminho. Acompanho o canal há muito tempo e justamente por sentir que aqui não preciso ser perfeita, que tudo bem ser meio cagado as vezes, tudo bem ter medo, se sentir inadequado, tentar e não conseguir, que dói mas não vou morrer disso, que a vida as vezes é trágica mesmo que me sinto tão acolhida. Lá fora parece um mundo de massinha em que tudo é perfeito e se você não é a culpa é sua. Sei que cabe a nós a responsabilidade do que fazemos com o que sentimos mas fica muito mais leve com a consciência de que nem tudo está ao meu alcance e que se eu tentar e não conseguir posso tentar novamente e assim seguimos.
@isabelasouza8000 Жыл бұрын
Dreis, curti no passado e curtiria de novo... E tudo isso que vc falou implica trabalho, movimento, mover-se para encontrar pessoas, mover-se para tentar compreender a sua própria trajetória e mover-se para ouvir e tentar compreender o outro. Tão bom colocar a mão no peito e falar : sou toda cagada, sim Senhor, tipo frauda de neném, rsrs. Abraços pra vc e agradeço pelo comentário.
@thalitaaureliano77863 жыл бұрын
Faz todo sentido o que voce disse sobre ouvir para se sentir menos só. Fiz isso hoje mais cedo na academia ouvindo uma mulher que perdeu seu filho. Somos pessoas diferentes, vidas diferentes, idades diferentes, universos diferentes... E ainda assim, OUVIR e tentar entender me ajudou - talvez tenha ajudado ela tambem. E é muito menos angustiante do que se fosse a busca por um date kk
@thaisefarias507 ай бұрын
Não sei te dizer se é contraintuitivo, mas pra mim faz MUITO sentido o ouvir pra compreender melhor a mim mesma. Então eu ouço e quero saber dos problemas dos outros porque eu me sinto melhor sabendo que não sinto sozinha.
@Samanta-ws7yv3 жыл бұрын
Só quero voltar para o Brasil. Me sentir parte, ter uma mini rede de amigos, cuidar e ser cuidada! Com esse vídeo, eu me senti menos só. 🧡
@leonammelo59643 жыл бұрын
Gostaria de recomendar uma série animada que se chama The Midnight Gospel. É algo bem colorido, meio psicodélico, mas cada episódio traz uma reflexão interessante. Este vídeo me lembrou de um EP, onde o personagem reflete sobre a solidão, sobre as dinâmicas de uma conversa. Ao mesmo tempo em que nós estamos só, existem várias outras pessoas ao nosso redor que se encontram passando pelo mesmo; talvez realmente seja mais interessante buscar ouvir para nos sentirmos menos só. Sejamos a diferença que queremos ver no mundo.
@alinedamata5823 жыл бұрын
Já assisti duas vezes e sinto que ainda tem coisa que não apreendi. É muito boa mesmo!
@jonascesar3 жыл бұрын
Essa série é ÓTIMA!!
@eu3043 жыл бұрын
@@jonascesar o último capítulo é a coisa mais tocante e emblemática que já vi numa série.
@katiuscademetino40593 жыл бұрын
Eu comecei a fazer terapia por causa dos seus vídeos. Aos 17 anos desenvolvi depressão depois que minha mãe morreu, nessa época foi muito complicado e eu não senti ajuda na terapia, comecei a tomar remédios e foi um período sombrio. Agora já mais madura e com muita vontade de parar de sofrer eu encontrei seu canal da Flor e Manu, foi de tanto escutar de você: Faça terapia eu concluí que talvez eu devesse tentar de novo. Quase um ano após eu já me sinto muito melhor comigo mesma. Obrigada!
@gomes-23993 жыл бұрын
A internet e as redes sociais tem favorecido essa necessidade da gente se acostumar com nossa solidão, se conhecer mais, se bastar. A ideia das redes surpreendentemente não aproxima, mas constrói um espaço imaterial de ego, individualidade, que ficar sozinho é mais prático pois as relações estão sendo substituídas pelo vínculo digital.
@cecilialeandro7563 жыл бұрын
🤔 Eu tenho estado muito só. E tenho me percebido só. E hoje orei a respeito disso, dessa solidão. Essa dificuldade de comunicação da dor, por exemplo. Foi assim que comecei a oração de hoje, questionando a Deus essa dificuldade no meu mundo, no mundo todo! E esse vídeo, cara, fantástico! Me deu respostas ótimas! Ah, como Deus é bom... Não é fácil, não é trabalho fácil estar conectado com Deus, e nem é fácil estar conectado com a gente mesmo... pq , como foi dito, a gente não é igual nem à gente mesmo! Tipo, “de perto, ninguém é normal”... Mas teve muita lucidez nessa fala, que coisa boa de se ouvir, traz um aprendizado valoroso (pra gente e pro nosso entorno - mesmo que vc não esteja tendo uma intenção altruísta, essa visão abre portas de amor / empatia)
@lucienetausch83923 жыл бұрын
Amizades, leituras, natureza, vc mesmo se preenchendo e vamos caminhando!
@Ana_Martini3 жыл бұрын
oi, Emanuel: TODOS os seus vídeos fazem muito sentido e, sim, SEMPRE me fazem me sentir menos só. eu continuo por aqui :)
@andresaduarte13583 жыл бұрын
Outra coisa que lembrei. Algum tempo atrás, eu sofre de síndrome do Pânico e geralmente acontecia durante a noite, principalmente quando eu estava sozinha. Eu morava em um apartamento e quando acontecia eu mim debruçava na janela do meu quarto com grade para respirar. Com isso, eu olhava para as casas e apartamentos e imaginava a quantidade de pessoas que tinha ao meu redor, cada um com seus problemas e vidas e que se eu morresse naquele momento a vida simplesmente continuava. Isso mim acalmava e mim fazia se sentir menos sozinha no mundo.
@claudiarodrigs3 жыл бұрын
"Nos sabermos sós sem estarmos sós.... Abrirmos a cabeça para que afinal floresça o mais que humano em nós..."
@suzanafurquimdamota4153 жыл бұрын
Manu, Graças a Deus eu te encontrei, estou aqui, desde o ano passado e maratonei seus vídeos...Juro, que encontrei uma egregora, onde me sinto pertencente a algum lugar... De verdade, vc me ajudou para um casseta!!...😂...Flor também... Me desconstruí e me reconstrui em várias situações...Isso também é muito difícil, mas libertador...Saber que existem pessoas que passam pelas nossas angústias é um lugar de acolhimento... Além de ouvir vc.... também ouço os comentários do pessoal aqui... E isso me faz rever e como diz vc, (dar contorno) e entendimento a meus sentimentos e pensamentos...Sou melhor pq vc me ajuda. Cara!!! Tú, Tá cumprindo direitinho com o seu propósito ...rs Manu, Pescador de Almas🙏beijos ...Obrigadasso ❣️
@analuciavalencaferreira81653 жыл бұрын
Às vezes penso que superestimamos tanto o amor romântico porque ele nos envolve em um certo êxtase, que nos faz falta, que nos faz nos sentirmos mais vivos, êxtase esse que não experienciamos em muitas situações de nosso cotidiano.
@brancozfj3 жыл бұрын
Eu já tinha reparado nisso quando na adolescência eu era considerado o psicólogo dos amigos, até pensava em cursar psicologia pela facilidade de entender o sentimento dos outros e alguma possível saída. Eu sempre estava disposto a ouvir porque assim me sentia junto, conectado de alguma forma a eles. Mas na verdade eu sempre me senti à parte, solitário mesmo perto deles, como se eu entendesse que todo mundo é diferente de todo mundo mas eu um pouco mais diferente, mas talvez era apenas coisa do meu ego de adolescente rebelde e incompreendido.
@flaviadv3 жыл бұрын
Excelente! Emanuel o seu conhecimento é colocado de forma iluminadora, esclarecedora, para nós, não terapeutas. Obrigada!
@thalitaaureliano77863 жыл бұрын
Há um tempo eu descobri que quanto mais eu partilhava o que estava me angustiando, mais eu acabava me compreendendo apenas por estar externando/compondo uma narrativa para que o outro pudesse compreender e assim eu acabava me compreendendo melhor. O magico disso tambem, é que quando eu partilho minhas angustias as pessoas se sentem confortaveis em partilhar as delas, criando assim fortes laços e ambientes propicios a receber 'confissoes' que na minha opiniao, nos ajudam a caminhar para um processo de 'cura' ou maior compreensao.
@jlzldro0101 Жыл бұрын
Manu acredito dias atuais tá difícil estabelecer relações, seu canal vem ajudar muitas pessoas como eu procura se identificar tempos onde relações entre homem mulher não são mais as mesmas ,3stou tentando seguir um caminho na espiritualidade e valorizar meu eu ,parabéns seu canal contribui muito todos nós.gratidao.
@andresaduarte13583 жыл бұрын
Isso mim fez lembrar da cultura dos estados unidos: lá eles tem encontros com grupos de pessoas e cada grupo é para determinado problema... Como por exemplo para pessoas que perderam alguém,pessoas em tratamento de câncer, depressão, usuário em tratamento e etc. Eu sempre mim perguntava para que servia, pois parece algo incômodo falar de coisas pessoais para pessoas que vc nem conhece. Agora com sua explicação entendi.
@fefemac13 жыл бұрын
Manu, que interessante! nunca tinha pensado por essa perspectiva… será que sou “ a amiga que escuta”, “que tem os conselhos”, em uma tentativa de me sentir menos só? obrigada! Adoro seus vídeos!
@alinehenriques62123 жыл бұрын
Hoje foi um dia que me senti particularmente SO. Moro a 5 anos em outro pais longe da Minha familia e melhores amigos de vida. Estou a mais de 5 anos so, aprendi muita coisa com isso, inclusive a ser sozinha oque antes era um monstro horrivel. Me deparei com o seu video hoje., A minha solitude ultimamente, tem vindo da necessidade de compartilhar a vida com outra pessoa; um jantar, uma conversa, uma frustracao, uma alegria Sei la, nao so puramente identificacao...
@jadeharumiuchiyama68933 жыл бұрын
"ouvir para sentir menos só" é muito real, eu sofro uma dor mas o outro também sofre dores também (iguais ou diferentes) É tipo tá tudo bem ter sentimentos tristes, a destruição da individualidade narcisista
@ozanadrams3 жыл бұрын
Sem condições pra estes vídeos 🤦♀️do Emanuel. São muito mais benéficos, agregadores e reveladores que a terapia q fiz!!!
@gracaveiga92992 жыл бұрын
Faz todo o sentido pra mim. Já há alguns anos compreendi q meu maior desafio nesta vida é aprender a me comunicar. Encontrar uma forma afetuosa e efetiva de expor meus sentimentos e pensamentos. Sem ofender, sem insultar o interlocutor e principalmente sem esperar que le seja telepata 😅
@manuela97633 жыл бұрын
Me peguei respondendo mentalmente pra minha professora de mindfulness “pratico pra me sentir amada”
@suecavalcante3 жыл бұрын
Fez sentido essa relação da escuta "amorosa". Eu acabo dizendo isso pras pessoas que gosto de ouvir porque eu acabo aprendendo também, e tendo um outro ponto de vista ou até no momento da conversa, despertando outros pontos de vista. E sim, partilhar ideias, reflexões.
@amor__fati3 жыл бұрын
Com toda certeza esse canal é um espaço de compreensão, de acolhimento. O percurso da autoescrita e as lives aos sábados complementam - ou melhor, ampliam essa compreensão. A escrita de si como cuidado de si. É impressionante como é potente a gente tentar perceber/responder essa pergunta aparentemente simples "como me sinto quando..." ! Obrigada, Manu!!
@viviangarrido13 жыл бұрын
Emanuel, você é lindo no seu esforço de compreensão humana.
@juliapaiva53893 жыл бұрын
Meus últimos 5 ou mais anos de vida de traumas, desilusões, pessoas e sofrimentos se interligaram com o meu 2020 e o meu 2021. Sinto que todos os dias eu tomo algum ensinamento do passado, ou situações iguais com pessoas diferentes, desilusões voltando em aprendizado com outras pessoas, ressignificação de traumas. Sinto uma solidão no meio desse processo, me sinto espectadora da minha própria vida em determinados momentos.
@aninhalibras Жыл бұрын
A cada dia entender nossos afetos e interpretar adequadamente o meu e das demais pessoas serve para construir uma comunidade, sociedade, nação melhor! De fato o saber ouvir é mais saber!
@barbarababiy183 жыл бұрын
Obrigada por compartilhar a reflexão. Eu me identifiquei com a pessoa que busca esforço e multitarefas no trabalho e academicamente para me sentir valorizada. Enquanto isso, meus “músculos” de relacionamento são praticamente inexistentes. Interessante como a maneira desproporcional a qual buscamos focos na vida, resulta na nossa vida! Faço terapia a 3 anos e estou no processo de treinar outros músculos da vida e buscar mais equilíbrio.
@gabrielafernandes45263 жыл бұрын
"Quem sou eu? E você é como eu me sinto quando."
@micaelaalaniz91583 жыл бұрын
Olá Manuel! Ao longo dos anos, percebi que quando eu escutava as aflições e medos dos meus amigos, nao me sentia tão "sozinha" (em poucos momentos da minha vida me senti de fato solitária) mas de alguma maneira pensava que nao estava sozinha no barco, e isso me reconfortava... hehehe. Na realidade sempre achei mesquinha essa sensação. Foi curioso e talvez esclarecedor te escutar nesse video.
@tatianaguimaraes93373 жыл бұрын
O desafio maior é a comunicação, como se olhar para tentar se sentir e então se expressar Esse trecho do narcisismo do centro do mundo, me lembrou um trecho da música do Paulinho da Viola Eu sou assim quem quiser gostar de mim eu sou assim (Meu mundo é hoje)
@deisemantovani12853 жыл бұрын
Maravilhoso Manu. É esse sentido mesmo, de várias solidões serem demonstradas pra que se saiba que neste campo da solidão, sempre tem alguém ao lado com sintomas do mesmo. E nessa equiparação possamos perceber nosso tipo de. Solidão e olhar do outro.
@vittoriazucco99013 жыл бұрын
com certeza o seu trabalho faz a gente se sentir menos só. essa identificação preenche muito!!!!
@silviorobertojesus6093 жыл бұрын
Manu, eu te escuto e entendo sim! Total sentido e obrigado por partilhar seu conhecimento e tempo conosco!
@RaquelADV3 жыл бұрын
Que massa! eu sempre gostei de ouvir os problemas alheios, as dores dos outros. Eu me sinto menos sofredor, tipo não sou a única pessoa que tem problemas. Agora vi que isso realmente faz sentido. O ruim é que não é fácil chegar nessa profundida com as pessoas. Conversas profundas genuínas sobre o sofrimento do coração não é com qualquer um.
@eloisastiegler63613 жыл бұрын
Sobre a identificação, sentimento de compreensão e acolhimento através dos conteúdos que você compartilha, Sim!!! ♥ Cinema, literatura e música são os meios que eu utilizo para compreender a existência humana e os seus afetos.
@catarinavieirabraga Жыл бұрын
Você sempre faz eu me sentir menos só (e mais normal, e mais humana)
@Vanessa435363 жыл бұрын
Gracias Manu… Pra mim, a identificação gera um acolhimento muito grande, voltei a ler Clarice Lispector por isso, me sinto em casa, é como se ela escrevesse minhas profundezas! Assim como outras leituras, os ensinamentos de Buda, por exemplo, ou na dança; com algumas bailarinas que me identifico muito… E as tuas falas, os diálogos com a Flor, as falas da psicanalista Maria Homem, também me acolhem muito! Acho que estar só é uma condição humana, estando em parcerias ou não, mas a compreensão disso é o que faz diferença, pra mim!
@leticiapassos47823 жыл бұрын
amo esse canal e Flor&Manu, vocês são uma ótima companhia e você tem feito muito bem esse trabalho de abordar questões e nos fazer sentir menos só... é mindsblowing ver alguém que tem tanto conhecimento assim abordando questões que a gente, muitas vezes, sente que é um problema nosso, solitário, como se houvesse um problema em nós. às vezes definido como sentir demais, o que traz muitos sofrimentos, ainda mais em um mundo onde parece que todos sentem "de menos" e consequentemente sofrem menos por isso, por lidar melhor, às vezes parece até que não sentir é a solução pro sofrimento(sei que não, apatia deve ser horrível, mas nesse mundo parece que quem sente menos é o melhor). vocês são meus amigos dos papos profundos, não converso tanto sobre isso com meus outros por não ser muito a praia deles... obrigada!! :) e por fim, adoro quando você fala sobre psicanálise (lembrando da live e da flor lendo um comentário), acho muito interessante e tento me autoanalisar kkkk
@PaolaBenevides3 жыл бұрын
Tua fala é um intertexto da minha/nossa (auto)escrita, sinto muita afinidade. A linguagem pode fracassar, mas quando a gente apreende o silêncio como nossa essência primordial, podemos enxergar o tamanho certo das coisas, canalizando para ações mais simples e construtivas. Às vezes, os pensamentos nos trazem sofrimento com as identificações equivocadas, pelos estímulos doentios se normalizando. Por isso é preciso estar sempre atent@. Obrigada pela sua abertura e pelo seu direcionamento! ❤
@viniciusfilipin57143 жыл бұрын
Olha eu nunca comentei nada no KZbin mais eu precisava dizer q esse vídeo me fez sentir menos só
@vallopes6093 жыл бұрын
Só queria dizer que esse é um ótimo jeito de usar as redes! Mtos aprendizados nesse vídeo, Manu.
@liliatss9805 Жыл бұрын
Esse é com certeza o vídeo mais importante deste canal.
@giselemiranda80873 жыл бұрын
Justamente nesses momentos, não sinto conexão por parte de ninguém conhecido. Aí nesse ponto, sigo sozinha mesmo.
@cinthiadesouza2023 жыл бұрын
Oi Emanuel! Acabo de rever esse vídeo em um momento difícil, e me sinto melhor e mais calma ao fim dele. Obrigada!
@saralima43833 жыл бұрын
Para mim fez todo sentido o vídeo. Somos comuns e isso é bom! Bert Hellinger já falava que somos comuns. Seu vídeo faz todo sentido para mim. Estou aprendendo a me sentir confortável em ser comum. Obrigada!!
@cintiamerscher16142 жыл бұрын
Eu me senti menos só com essa mensagem. Muito obrigada.
@evangelinaintra12612 жыл бұрын
Ser comprendido e ter amigos que façam sentir-se comprendido é a melhor contenção na vida. Mas isso se aprende de velho 😄🤷♀️
@isabellyoliveirax3 жыл бұрын
Sim Manu, me senti menos só! 💛
@fernanda_iacovo3 жыл бұрын
Tapa com luva de pelica! Fez muito sentido
@LuaMiziara3 жыл бұрын
É q se todo mundo sofre automaticamente ngm sofre sozinho pq compartilhamos essa condição de "sofredores" hahaha
@viviansilva82753 жыл бұрын
E maravilhoso ouvi vc! Rsrs E sim ouvi as pessoas a nossa volta faz parte desse processo de habitação no mundo! Minha existência e conflitos tbm é vivido por outras pessoas! E as vezes por seres q possui o mesmo nome... Valeu Manuel! É agregador ouvi vc. Um abraço!
@andrezakscorreia3 жыл бұрын
te respondendo, emanuel: sim, todos os seus vídeos faz eu me sentir menos só. você é necessário. ❤️
@Leinadalivad3 жыл бұрын
certamente!!!!eu me sinto menos só ouvindo vc!!!
@lizziesue31573 жыл бұрын
Foi uma surra, 😂. Fui nocauteada é um tanto quanto difícil, pois quando tentei compreender outros eu caí na armadilha de ser boa. Pois do jeito que vc diz parece fácil separar as coisas, só que não. Enfim agora vou pro meu lugar escuro e úmido pensar em como mudar isso. 😂😂😂
@santiagodias90503 жыл бұрын
sim cara, voce conseguiu fazer eu me sentir menos só
@juanaturismo3 жыл бұрын
Sempre faz sentido e faço muita escuta ativa para me perceber mais...
@AnaLage3 жыл бұрын
Mas eu acho que ela quis dizer que "ninguém vai sofrer sozinho" é que todo mundo vai sofrer individualmente hahahha tipo "não fica triste que vc tá sofrendo, todas as pessoas do mundo tão sofrendo também" xD
@claudiaml543 жыл бұрын
Concordo que seja isso
@renan86993 жыл бұрын
É isso mesmo, tava procurando esse comentário. Hahaha.
@AMDBREU Жыл бұрын
Sim Manu, cada vídeo é mais entendimento, mais compreensão e tenho conseguido fazer esse movimento de realmente entender meu narcisismo. Gostaria de indicar o filme " sick of myself" lembrei mto aqui dos vídeos vendo esse filme.
@eusouquemsou97192 жыл бұрын
É muita angústia a ser desabafada. Obrigado.
@thaisewenzel11 ай бұрын
Explica basicamente como chegamos nessa sociedade que vivemos hoje, ninguém sabe muito bem o que fazer, todo mundo quer ser compreendido e visto
@isisfranco47323 жыл бұрын
Você me fez me sentir menos só com esse vídeo.
@silmarrocha89683 жыл бұрын
Sim faz muito sentido. Que vídeo sensacional, na vdd tudo está conectado. Perguntas importantes que nos levam a reflexão para uma possível compreensão e mudança. Muito obrigada, me inscrevi canal.
@DREW200ful3 жыл бұрын
Cada vídeo é como uma pílula para mim. Aprendo muito com vc, Manu. Sinto que a minha existência ficou bem mais leve. Carreguei muito peso atoa. Muito obg! ♥️🙏🏻
@RbbDeiane3 жыл бұрын
Suas reflexões me auxiliam pacas!💫💞💫
@mariodalsanto3 жыл бұрын
Muito bem colocado sobre a noção de pertencimento e amizade.
@gislaine40653 жыл бұрын
Obrigada pelo vídeo! Sobre essa questão do amor romântico é bom saber que quando eu encontrar não vai ser a solução dos meus problemas, ter consciência, penso muito nesse ditado: "antes só do que mal acompanhado". Realmente ouvir os outros ajuda muito, tenho amigos na mesma situação, essa identificação de que estamos no mesmo barco em um mundo instagramer cheio de cenários do Pinterests é muito importante! O seu vídeo salva vidas☺️
@juliadiasottoni61163 жыл бұрын
Manu, eu nunca tinha pensado por essa ótica. Abriu muita coisa aqui. Obrigada.
@p.barbara2402 жыл бұрын
Obrigada por esse vídeo! Era exatamente o que eu estava precisando ouvir!
@eduarda37013 жыл бұрын
Eu não sou o centro do universo, tenho que tirar isso da minha cabeça.
@tatianaguimaraes93373 жыл бұрын
Perfeito Ouvir os outros é se identificar e não uma ação solidária E não nos sentimos tão só
@ffigueirafilho3 жыл бұрын
Manu, seu conteúdo é incrível, e a música de abertura e fechamento dos seus vídeos é maravilhosa. Eu gosto demais, muito mesmo. Poderia aqui revelar quem a compôs?
@rosanasantos71412 жыл бұрын
Antes só do que mal acompanhado...ditado mais certo...
@aprendizembuscadaverdade30813 жыл бұрын
Eu te amo! Obrigada!
@tassiaoalmeida3 жыл бұрын
Manu! Tudo bem? Já foi feito algum vídeo sobre o medo de ser feliz? A gente passa batido sempre nesse assunto, mas acho tão fundamental. Só uma sugestão. Obrigada.
@Belerofonte643 жыл бұрын
Obrigada Manu, espetacular. Ouvir ao invés de ser ouvido, para sofrer menos.
@ionarafreitas3 жыл бұрын
Sim, você me faz sentir menos só. Me traz de volta ao mundo real e a racionalidade. A CONSCIÊNCIA. Obrigada, Manu ❤️
@dreis13703 жыл бұрын
lembrei de um vídeo do FM em que vocês falam que o bom de ser solteiro é que você pode colocar a culpa da sua infelicidade no amor romântico! Quem tem um relacionamento romântico já era, tem que inventar outro motivo kkkkkkkkkkkkkkkk
@orlandocesarnevesneves92883 жыл бұрын
Manuuu, você trás muito entendimento para o meu processo de construção aqui, irmão...Gratidão!!!
@Daniella_estrela3 жыл бұрын
Estava pesando sobre esse tema essa semana.Não queria sentir a necessidade de me expressar , nem de ter carinho, atenção e me sentir pertencida. Já ouvi, eu ouço muito mas sinto que ninguém me ouve.
@hvaokii3 жыл бұрын
Achei um pensamento primeiro meio egoico e depois empático, vc precisa escutar e entender a dor do outro, para entender e compreender a sua dor pra se sentir menos só. Vc precisa ver que o outro também sofre, pra não sofrer tanto. E aí vc se solidariza pra escutar e compreender a dor do outro e consequentemente vc escuta e compreende as suas dores.
@isacristina96573 жыл бұрын
Eu tbm tive este mesmo raciocínio...e percebo como estamos ao mesmo tempo,paradoxalmente todos ligados. Paz e bem á todos nós. 🤗
@lucineivieira41923 жыл бұрын
Amei esse e outros vídeos seus. Fiquei curiosa em saber quem é esse pesquisador do século XVII, que vc mencionou, quero pesquisar sobre ele! Abraços!
@nadialemanski93893 жыл бұрын
Com certeza você está nos fazendo sentir menos sós!! Muito obrigada pelo seu trabalho enriquecedor 🙏🏼🌻
@pereira_felipe3 жыл бұрын
Fera de mais!
@reginaparpineli82443 жыл бұрын
Quando vemos (enxergamos) o outro, vemos a nós mesmos. Obrigada, Manu, esse vídeo é muito esclarecedor! É um trabalho diário mesmo, uma construção. Ficarmos à vontade e felizes por sermos humanos e semelhantes. Nos reconhecermos.
@laramacario95573 жыл бұрын
Me questiono por vezes a dificuldade que temos de olhar o outro ou até mesmo nos conectar com ele na posição de escuta . Pelo menos na minha experiência já me peguei ao invés de ouvir completamente o que o outro tem a compartilhar das suas dores colocando os meus a frente para comparar . Não sei se é uma coisa de nos colocarmos tanto como protagonistas de uma narrativa que parece que nenhum sofrimento supera o nosso , dai perdemos a conexão de fato com o outro. Enfim, processos. Ver esse vídeo já foi o primeiro passo.
@dantealmeidaladeira15353 жыл бұрын
esse é o vídeo mais importante da história desse canal!!