Muitíssimo obrigada por ter postado este vídeo! Aliás eu estou lendo toda a obra de Freud e seus vídeos estão me ajudando sobremaneira! Grata!
@psicjoilson2 ай бұрын
P-E-R-F-E-I-T-O! o conteudo, principalmente na fala em quem expões a ideia de não fechar questão, não se permitir colocar viés (teórico) na fala do paciente. É uma fala complexa essa sua, porém bem responsável com o que pretende a psicanalise. Uma coisa é a teoria, outra coisa é o que ocorre na clinica!
@jeffersonbaldin47342 жыл бұрын
Fala sobre o relaxamento na psicanálise
@WellingtonCorgozinho6 жыл бұрын
Oi Ale, curso psicologia e estou estudando este caso, seu vídeo me ajudou a esclarecer alguns pontos que ainda estavam obscuros para mim. Obrigado!
@AleEsclapes4 жыл бұрын
Olá Wellington, é sempre bom poder ajudar!!! Agradeço pela sua audiência. Um abraço, Alê Esclapes.
@jwallacetavares91753 жыл бұрын
Muito obrigado, eu gostei muito da sua didática.
@AleEsclapes3 жыл бұрын
Olá Wallace, boa tarde. Eu é que agradeço pela sua audiência e também pelo elogio. Um forte abraço Ale Esclapes.
@veronicasinhor4 жыл бұрын
Gostaria de ouvir mais sobre o projeto. Adorei o vídeo! Obrigada por compartilhar
@AleEsclapes4 жыл бұрын
Talvez futuramente faça um Webnário sobre o tema. Obrigado
@Manives3 жыл бұрын
muito bom mesmo
@gisellekarine51255 жыл бұрын
Excelente vídeo. 👏👏👏👏 Curso psicologia e estou estudando esse caso.
@AleEsclapes4 жыл бұрын
Obrigado
@rafaelarodrigues60733 жыл бұрын
vídeo incrível! tenho uma apresentação pra fazer sobre ela e esse vídeo me ajudou muito !!!!
@AleEsclapes3 жыл бұрын
Olá Rafaela, agradeço o elogio e também a sua audiência. Um abraço, Ale Esclapes.
@deniserb47545 жыл бұрын
Excelente! Muito obrigada!
@AleEsclapes5 жыл бұрын
Muito obrigado pela audiência !!!
@solangealmeida40704 жыл бұрын
muito bom,
@AleEsclapes4 жыл бұрын
Obrigado
@marcelasoares24863 жыл бұрын
quais eram os conflitos e como eles operavam na conversão histérica de Elisabeth?
@AleEsclapes3 жыл бұрын
No canal existem vários seminários de Web sobre o tema.
@hildavalerio16684 жыл бұрын
Ale, gostaria fazer especialização em Psicoanalise, preciso começar a me informar mais. Obrigada por compartir teus conhecimentos.
@AleEsclapes4 жыл бұрын
Obrigado
@jimmygs06 жыл бұрын
Olá Ale, sou novo no canal, primeiramente muito obrigado pelo contéudo de qualidade. Como sugestão creio que seria extremamente interessante se vc abordasse as outras obras de freud (Tavez de forma cronologica), como vc fez em estudos da histeria, fazendo um apanhado geral, sugiro abordar Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, o caso dora, etc. abrçs!
@AleEsclapes6 жыл бұрын
Olá Gabriel, procure no canal porque uma parte desses vídeos já estão disponíveis. Outra coisa interessante é que mensalmente de fevereiro a novembro eu faço Seminários de Web onde abordo todo mês uma obra de Freud. Acompanhe em www.apsicanalise.com/index.php/blog-psicanalise/128-proximos-eventos
@antonioalbertodejesusarauj75124 жыл бұрын
professor Ale gostaria que você comentasse sobre o uso do simbolo carteceu que a psicanalise utiliza
@AleEsclapes4 жыл бұрын
Não conheço esse símbolo.
@rafaelfrigo6 жыл бұрын
Olá, Ale Esclapes, muito bons os vídeos! Aproveitando a deixa, fiquei com uma dúvida relacionada ao seu vídeo sobre A GRADE de Bion: Você disse lá que quando uma pré-concepção tem uma realização negativa, isso PODE gerar pensamento (conceito), desde que SE SUPORTE A FRUSTRAÇÃO envolvida. Pois bem, minha dúvida é: o que está envolvido nesse "suportar a frustração"? Como isso acontece no desenvolvimento emocional humano? Suportar é o mesmo que "controlar" ou "submeter-se à frustração"? Entendi que a "Grade" dá testemunho de uma espécie de "genese" do pensamento, em Bion. Pois então, como se dá essa dependência do pensamento em relação à frustração (que já não estaria no âmbito do pensamento propriamente dito, mas o da emoção, ou algo assim??). Enfim, se topares responder, vai ser ótimo! :D
@AleEsclapes6 жыл бұрын
Rafael, muito obrigado pela audiência! Vou gravar um vídeo com as respostas das suas perguntas - acompanhe o canal. Até lá dê uma olhada em uma série chamada Conceitos Iniciais aqui do canal.
@rafaelfrigo6 жыл бұрын
Que nada, eu é que agradeço pelos vídeos, muito bons mesmo! Já olhei todos, kkkk... adorei a história da histeria, muito bom, bem apresentado, simples e rico ao mesmo tempo, show. Aproveito pra comentar: fiz um esquema ou resumo de seu video sobre a grade de Bion num pequeno blog que mantenho, com as devidas citações, claro - espero que não seja problema? O link para minha publicação é o seguinte: euemtorno.wordpress.com/2018/05/06/a-grade-de-bion-esquema-a-partir-de-ale-esclapes/
@AleEsclapes6 жыл бұрын
Rafael, o seu cometário acabou ficando retido para análise e só foi liberado hoje. Sempre que mencionar a fonte não tem problemas. Obrigado !!!!
@elizabeteteixeira13856 жыл бұрын
Oi Ale! Estou estudando "totem e tabu" e tenho muitas questões. Como dica de um futuro vídeo coloco p vc esse tema: o incesto para a psicanalise. O que acha? Forte abraço!
@AleEsclapes6 жыл бұрын
Oi Elizabeth, Vou gravar um vídeo sobre isso, mas incesto em psicanálise, é ... incesto mesmo. A questão toda é a elaboração imaginativa da INTERDIÇÃO ao incesto que se consagrou em psicanálise com o nome de CASTRAÇÃO. Nesse sentido, é pela ótica da fantasia de interdição ao incesto que se pode melhor explorar esse tema em psicanálise. Então pesquise o tema da castração e do Édipo para uma melhor apreciação do tema (isso em Freud).