vocês são essenciais na vida de alunos de ri e muito obrigada por nos ajudar sempre! continuem com o canal !!! não imaginam a diferença que fazem na vidas das pessoas!!
@constantinosandey2680 Жыл бұрын
# Eu sou de Moçambique e curso RI. suas aulas tem sido muito importantes pra mim no auxílio de compreensão das demais manifestações das RI quer sobre teorias,...
@anabeatrizderezendeflores74894 жыл бұрын
Eu gostaria de fazer uma ressalva sobre o comentário da Fer, se não for muita prepotência da minha parte rs, em que ela fala que partindo da teoria de Marx e Engels, o Comunismo levaria à anarquia e não a um regime totalitário como vimos na história. Mas, na verdade, o Anarquismo seria um modelo econômico de ruptura do Capitalismo que supera imediatamente o Estado, enquanto que o Comunismo, segundo a teoria marxista, seria posterior ao Socialismo, em que este seria um período de transição após o Capitalismo, onde o poder passaria da burguesia para o poder popular, e somente quando a população conseguisse se organizar com autonomia, o Estado seria superado e alcançaríamos o modelo econômico do Comunismo. Pra quem tiver interesse no assunto, essa explicação está melhor embasada no vídeo da socióloga Sabrina Fernandes sobre o Socialismo, no link kzbin.info/www/bejne/sIHCg6eXbqdgadU. Ela é marxista e tem um canal incrível, o Tese Onze :)
@LucasFelix-z7h11 күн бұрын
Com todo respeito ao seu posicionamento, acho importante trazer algumas ponderações sobre as distinções que você fez entre o anarquismo e o comunismo, especialmente na questão da transição e superação do Estado. Você mencionou que, no comunismo marxista, o Estado seria superado após o período de transição socialista, enquanto no anarquismo haveria uma ruptura imediata com o capitalismo e o Estado. Embora essa distinção faça sentido no nível teórico, ela não se sustenta bem quando analisamos as experiências práticas que buscaram implementar o marxismo. Regimes que se basearam na teoria marxista, como a União Soviética ou a China, não avançaram em direção à superação do Estado. Pelo contrário, o que observamos foi a consolidação de um aparato estatal ainda mais centralizado, muitas vezes acompanhado de autoritarismo. Essa "transição socialista" para o comunismo, na prática, nunca saiu do papel. Além disso, a ideia de que o poder passaria da burguesia para o "poder popular" também levanta dúvidas práticas. Quem garantiria que esse poder permaneceria com o povo? Na maioria dos casos, vimos o surgimento de uma nova elite burocrática ou partidária que acabou monopolizando o poder em nome do povo, mas sem, de fato, distribuir esse poder de forma igualitária. Já no caso do anarquismo, eu concordo que a proposta de ruptura imediata parece mais coerente no que tange à rejeição do Estado, mas a história também mostra que modelos anarquistas enfrentaram enormes dificuldades práticas. Um exemplo clássico é a Revolução Espanhola, onde os anarquistas conseguiram estabelecer experiências de autogestão, mas enfrentaram desafios gigantescos para coordenar essas estruturas em larga escala e resistir a pressões externas. Isso revela que, na ausência de uma estrutura mínima de organização central, é muito difícil manter coesão social e econômica. Acredito que é fundamental não apenas analisar a teoria, mas também refletir sobre os resultados concretos dessas tentativas. Não estou desmerecendo as aspirações de nenhum dos dois modelos, mas acho importante reconhecer que tanto o comunismo quanto o anarquismo enfrentam dificuldades significativas para superar o capitalismo e o Estado de maneira viável, especialmente quando falamos de experiências em sociedades complexas. Por fim, sua recomendação do vídeo da Sabrina Fernandes é interessante, pois ela realmente tem um olhar crítico sobre o socialismo. Porém, mesmo entre marxistas, há debates profundos sobre como evitar que o poder fique concentrado e sobre as lições que precisamos aprender com os fracassos históricos. Essa é uma discussão rica, e acredito que reconhecer esses limites nos ajuda a evoluir a teoria e a prática.
@josimarpriori4 жыл бұрын
Belo vídeo, parabéns aos professores. Gostaria de deixar uma observação: o termo marxiano diz respeito exclusivamente à obra de Karl Marx. Já o termo marxista refere-se tanto a Karl Marx quanto aos inúmeros autores e correntes que se inserem na tradição do pensamento dele. Há uma curiosidade sobre isso. Marx teria dito certa vez: "tudo que eu sei é que eu não sou marxista".
@EmDuplaComConsulta4 жыл бұрын
Josimar Priori obrigado pelo esclarecimento!
@josimarpriori4 жыл бұрын
Imagina, recentemente, para entender um pouco mais do sistema político estadunidense, acabei assistindo o vídeo de vocês a respeito. Gostei tanto do vídeo e da proposta do canal que, desde então, sempre que posso, tenho visto outros. O conteúdo é muito bom e tenho aprendido muito com vocês. Tenho formação em ciências sociais (o que inclui ciência política), então é bacana entender um pouco mais sobre o universo das relações internacionais como um campo de conhecimento próximo ao que me dedico.
@EmDuplaComConsulta4 жыл бұрын
Josimar Priori opa, que legal! Muito obrigado pelo feedback, a gente gosta muito dessa interdisciplinaridade. Abre muitos caminhos legais de pesquisa e de interesses comuns ;)
@marialopes52832 жыл бұрын
vocês salvam tanto os alunos de ri, muitooo obrigada
@rodrigo-m9l2 жыл бұрын
obrigado pelo video
@iagobraga46902 жыл бұрын
Sobre a falta de debate sobre a teoria da dependência, especificamente a TMD, cabe ressaltar a questão da repressão militar e a repulsa da academia brasileira, lembrando que muito o que foi produzido por intelectuais brasileiros como Marini, Bambirra e Theotonio durante o regime empresarial-militar está ainda em espanhol ou em outras línguas devido o exílio e a tradução para o português muito recente e de modo escasso, mesmo que sejam figuras muito celebradas fora do Brasil pela América Latina e mesmo pela Europa.
@Marcos-cp4ry2 жыл бұрын
video muito legal!! gostaria de ouvir mais da parte de superestrutura que é fenomenal!!
@juliovictor26224 жыл бұрын
por favor continuem fazendo vídeos assim, vcs são muito bons!!!
@herminiodealmeidafilho19492 жыл бұрын
Esse casal e muito jóia, obrigado pela ajuda a entender as teorias
@BlendaAndrade4 жыл бұрын
Maravilhosos!
@vitorlengruber78024 жыл бұрын
Muito obrigado pelo vídeo! Vocês são demais!!
@hamiltonjunior74923 жыл бұрын
Excelente explicação! Obrigado, professores
@biaterumenbiaterumenarnold62633 жыл бұрын
Muito bom, gostei demais
@raphaelcoupe15694 жыл бұрын
Ótimo conteúdo professores. Que ajuda.
@lordlincolnwayne4 жыл бұрын
Pensei que o KZbin não tinha me mostrado o vídeo novo. Olhei na página do canal agora a pouco hahaha
@beatrizfranco29843 жыл бұрын
cara, vcs são muito bons professores!!!
@carolm65234 жыл бұрын
adoreii, so fica melhor esse canal
@leonardort61842 жыл бұрын
Gente a faculdade Furg RS estão com vagas abertas para relações internacionais 30 vagas.podem usar notas das últimas cinco edições do Enem 2022/2 Cidade de Santa Vitória do palmar boa sorte
@anabeatrizderezendeflores74894 жыл бұрын
Ótimo vídeo!!! Obrigada por compartilharem tanto conhecimento com a gente ☺️
@kelskener2 жыл бұрын
Deterioração dos termos de troca
@alyssoncarval2 жыл бұрын
bom vídeo, apesar dos graves erros teóricos
@iugigx0074 жыл бұрын
Lembrei do João Carvalho
@mateuscarvalho26904 жыл бұрын
Muito bom, realmente me ajudaram com a prova kkkkkk
@mrighetti2 жыл бұрын
Qual a melhor faculdade EAD em Relações internacionais ?
@EmDuplaComConsulta2 жыл бұрын
Ixi Miguel, não sabemos dizer :/ procure pelo Guia do Estudante e outras listas com faculdades de RI, pode ser que te ajudem
@presidentedavermelhapi.97284 жыл бұрын
Eu tenho uma ideia de criar uma terceira via que não seja o capitalismo nem o socialismo porque nenhum dos dois não concordo .