Excelente Vídeo... ajuda à abrir a mente de todos aqueles q querem investir neste SISTEMA de auto geração de energia elétrica!!! Creio q este seja um Caminho Sem Volta... mesmo pagando uma taxa pra Concessionária sem muitos benefícios para os bônus excedentes, ainda assim eh mais vantajoso q o Sistema de Cobrança Atual... com retorno certo, a longo prazo!!! Creio q no FUTURO o Sistema dos Telhados da Tesla Motors, apresentado a poucos anos, irá se tornar padrão em inúmeras construções residenciais pelo mundo todo!!! Portanto, vejo q estamos APENAS engatinhando na era dos Painéis Solares... a humanidade junto com os políticos soh precisam ser mais conscientes, e tornar as coisas mais faceis!!!
@orlandomarquesfilho30545 жыл бұрын
A explicação sobre o objetivo ficou redundante mas de um modo geral deu o recado. Queria aproveitar para sugerir o seguinte: se tudo gira em torno do KW, porque cobrar o custo da manutenção da rede e da iluminação pública ( que sempre foi cobrado na conta de luz tradicional) pelos meios rudimentares usando cobrança por bancos com emissão de papelada e de toda a burocracia que envolve este tipo de cobrança, podendo descontar direto os KWs armazenados pelo sistema bidirecional ou mesmo cobrar na próxima produção do sistema fotovoltaico. Tenho comentado isto nas palestras em que participo aqui no Rio, mas sem resultado. Eu e/ou qualquer outro que comunga com esta opinião, poderíamos abrir este questionamento pelo facebook . Pois na hora da venda falar sobre mais este detalhe para o cliente enfraquece a venda, mas se estivesse embutido na produção seria muito mais fácil o diálogo com o interlocutor potencial cliente.
@CanaldoEngenheiroViajante5 жыл бұрын
Olá Orlando, Desculpe-me mas não consegui entender o seu argumento. Simplificando, o problema central é que se todos tiverem um sistema fotovoltaico on-grid e ninguem pagasse a conta de luz, não haveria como financiar a manutenção do sistema elétrico. Como você sugere resolver esse problema? Você poderia explicar de uma outra forma. Obrigado
@AntonioAraujojunior6 жыл бұрын
Muito bom o vídeo, obrigado por compartilhar essas informações. 👏👏 Vou deixar minha opinião, realmente a concessionaria de energia elétrica do seu estado nunca vai te pagar em dinheiro os créditos excedentes. Uma maneira que você pode receber dinheiro da concessionaria. É você ser um acionista (ter ações, ser um sócio) dessa empresa, assim você vai receber dividendos, juros sobre capital próprio e valorização da ação. 😁👍 Hoje com a nova resolução da ANEEL N° 482 Art. 2º VII - geração compartilhada: pode usar os créditos excedentes para outra residencia e reduzir ou zerar a conta das duas.
@aguinaldoneves98927 жыл бұрын
PARABÉNS!!!
@FranciscoSilva-yl8px5 жыл бұрын
Hj mesmo q aneel taxar em 100$ é bom o sistema vale a pena... Porq vc não vai pagar conta mais. Além de pagar próximo da taxa mínima... sem sustos na conta. Todo mês sua conta será mínima... E por essa razão a aneel não que o sistema SOLAR.. Mas não tem mais volta o sistema solar vai predominar no Brasil...
@marisebelcastro83336 жыл бұрын
Parabéns pelo esclarecimento e bem detalhado da coisa, tirou muitas dúvidas,obrigada.
@ZORROTJ10005 жыл бұрын
Conseguiu saber como está funcionando no país em que vive? Como está essa relação entre o gerador de energia e o distribuidor?
@CelsatBrenergia5 жыл бұрын
Na verdade quem se dar bem é quem está produzindo, pois o inversor de tensão on grid não funciona se não estiver conectado na Rede Elétrica. a concessionária já tem energia na sua Rede de Distribuição portanto o usuário não vende nada apara a concessionária. é o que eu sempre digo a energia gerada pelos usuários On Grid só potencializa a Rede da Distribuidora reduzindo queda de tensão mas a noite não serve para mais nada. Resumindo quem se dar bem realmente são os usuários de Energia Solar On Grid. Não trabalho em nenhuma Concessionária de Energia Elétrica e nem para a Aneel é o que eu realmente acho. PS: Se continuar assim todas as Concessionárias terão que fechar suas portas. E por min que se fechem para todo o sempre.
@experienciascomdeus5296 жыл бұрын
10, gostei muito boa explicação
@douggcarvalho50866 жыл бұрын
Só descordei dos Carros Elétricos poluirem... Pq nas casas q possuem um Sistema Elétrico Fotovoltaico instalado, seja ele Off ou On Grid, com potencial acima daquilo q um Veículo Elétrico consome, automaticamente essas pessoas estarão poluindo bem menos q as outras, ao se utilizar do Veículo Elétrico... mesmo nos países com Usinas Termoelétricas!!! Isto eh matemática simples... mas creio, q talvez não seja bem isso q ele tenha dito... o rapaz do vídeo eh muito inteligente!!!
@ailtonsantos28877 жыл бұрын
Parabens pelo 🎥, tudo que buscarmos para não sermos dependentes 100% de um sistema que serve para desvios de verbas púlblicas , e enriquecimento ilícito
@StarDustJJ7 жыл бұрын
Ótimo vídeo. Parabéns!
5 жыл бұрын
Posso gerar minha energia elétrica sim
@savanasoares70886 жыл бұрын
Rapaz ótima explicação, parabéns!
@m.ronaldo74057 жыл бұрын
Projeto Fotovoltaico ! Se tem noção de rede elétrica BT, basta seguir o diagrama ( que em geral faz parte do manual de qualquer inversor ). Rede, Quadro Proteção AC, Inversor, Quadro Proteção DC, Painéis Fotovoltaicos ( Aterramento separado AC/DC ) Para homologar seu sistema on-grid contrate um eletrotécnico com registro no CREA e pague o preço justo pelo serviço.
@knv_vll47697 жыл бұрын
Caro Engº viajante; gostei da tua didática lançando mão de exemplos simples, por ex.: "relógio girar ao contrário" para uma fácil compreensão do gde público. Abs.
@CanaldoEngenheiroViajante7 жыл бұрын
Muito Obrigado! Abs
@felipesales54697 жыл бұрын
parabéns pelo video! Só corrigindo um equívoco aos 15:14 do video: nesse caso você está falando do sistema ON GRID, e não do OFF GRID (no off grid, se faltar energia energia da concessionária, sua casa continua com energia, a das baterias (entra no automático ou no manual, dependendo do sistema).
@CanaldoEngenheiroViajante7 жыл бұрын
Perfeito Felipe, foi um erro meu. Você está correto, neste momento estou falado do sistema ON GRID. Valeu!
5 жыл бұрын
Energia elétrica de indução
@antoniofelipevargasdarosa65596 жыл бұрын
Hoje em dia são mais de 20 mil unidades geradoras. Crescimento exponencial!
@elderhenrique86046 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo, mas eletronicamente ele nao funciona, sem o sinal da rede o inverter on grid não libera a energia dos painéis para sua casa, existe outro problema, os medidores, os modelos digitais utilizados no brasil são unidirecionais, ou seja medem sua geração como consumo. precisaria substitui-lo por um bidirecional ou instalar mais um unidirecional.
@agnaldobarros677 жыл бұрын
Olá, Tenho que montar um sistema de internet via rádio e CFTV para um local distante e pretendo usar um sistema de energia solar. Vou usar 05 equipamentos, todos 12V e 1A pesei em um total de 10A para ter uma reserva. Quais equipamentos irei precisar? Qual seria o custo aproximado?
@jtagsf40986 жыл бұрын
pra quem tem grana sobrando pode colocar energia solar, vai render fácil mais que uma renda fixa, ainda mais que a energia só sobe, aqui em casa pagamos só tarifa minima, porém na real energia solar e eolica não são confiavéis, a solar tem que ter sol e a eolica vento, se não tiver nada disso como ficamos? dai temos que ter carvão, hidreletricas, nuclear e por ai vai porque são fontes de energia confiáveis e ai que é o problema, gastamos muito em energia solar e eolica porém temos que gastar para manter todas as outras fontes confiaveis a disposição 24 hrs por ai, por isso essas fontes ainda são pequenas, e por isso a Dilma queria uma tecnologia para "estocar vento" kkkkkk o governo não pode comprar baterias para armazenar energia para quando precisar
@reidneyoliveira13186 жыл бұрын
Boa noite prof.mas você pode compartilhar o seu sistema com alguém. Digo integrar mais uma residencia no seu cpf ou CNPJ correto.
@CanaldoEngenheiroViajante6 жыл бұрын
Sim Reidney, se duas residências estão em um mesmo CPF ou CNPJ é possivel "transferir" o credito excedente da unidade geradora para outra unidade consumidora de mesma titularidade. Contanto, que estejam na mesma àrea de concessão, ou seja, deve ser a mesma empresa de distribuição de energia pelo menos (Eletropaulo, Light Elektro,...). Isso se chama Autoconsumo Remoto. Também existe a Geração Compartilhada em que é possivel compartilhar em CPFs diferentes, mas esse é um pouco mais complexo.
@lucascorreia26127 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo, preciso entra com algum projeto junto a concessionária para que eu seja considerando um microgerador e seja colocado um medidor bidirecional?
@CanaldoEngenheiroViajante7 жыл бұрын
Lucas, Não é bem um projeto. Na verdade é necessária uma documentação que faz parte dos trâmites burocráticos em que são informados os dados técnicos da sua futura instalação. Com isso a concessionária poderá fazer um "projeto" de adaptação com o novo medidor.
@viniciuspuf7 жыл бұрын
Oi Pedro e oi Lucas. Primeiramente parabéns pelo vídeo. Precisamos realmente divulgar o potencial da energia solar e quanto isso pode ser benéfico para nossa matriz energética. Sobre a pergunta do Lucas, na verdade é um projeto sim, inclusive deve conter memorial descritivo, diagrama unifilar, diagrama de implantação e diagrama da entrada de energia, além de ter que ser recolhida uma ART, mesmo para os menores sistemas. O que acompanha o projeto realmente pode ser tratado como documentação e/ou burocracia, que seria a solicitação de acesso e alguns outros documentos informando as unidades consumidoras que receberão créditos de energia.
@viniciuspuf7 жыл бұрын
Aos 5:37 do vídeo você cita que o maior consumo de energia elétrica ocorre à noite. Porém isso deixou de ser a regra há muitos anos. Em alimentadores de centros urbanos, os maiores consumos estão concentrados entre 12h00 e 15h00, principalmente devido ao aumento de cargas de máquinas utilizadas para refrigeração (ar condicionado, por exemplo). Inclusive existem vários estudos mostrando que a larga utilização de sistemas FV em centros urbanos pode auxiliar no alívio dessa carga nestes horários. Cito um deles: www.labeee.ufsc.br/node/382 ,
@sergiomurilo18736 жыл бұрын
Essas placas vai esquentar mais ainda o mundo
@leonardooliveiranunes29126 жыл бұрын
Sérgio Murilo e as concessionárias vai roubar mais o seu dinheiro
@eletronicaneox11407 жыл бұрын
Otimo video e bem explicativo ! Mas queria deixar um comentario que ja existe baterias que duram uns 12 anos que as baterias de Carbon e Gel que não custam tão caro , e as baterias tradicionais estacionarias duram em media apenas 3 anos. Então o Off Grid será em breve uma opção boa para produzir energia Off Grid ! Em Minha casa eu uso Off Grid e consegui uma economia de 60% ! Pode ver ai meu canal ! Abraço .
@CanaldoEngenheiroViajante7 жыл бұрын
Isso mesmo, eu também acredito bem mais na tecnologia Off Grid que está evoluindo bastante. Valeu pelo comentário. Vou ver sim! Falou!
@AntonioFerreira-lw5me6 жыл бұрын
Boa noite qual melhor potência 260 ou 325
@marcossantos79087 жыл бұрын
Louvável sua atitude de esclarecer sobre energia solar, mas alguns pontos importantes merecem uma revisão. 1- Você disse sobre medidor de energia girando ao contrário. Não é assim que funciona. Existe um medidor especial para esse fim, o MEDIDOR BIDIRECIONAL. Ele é um medidor digital que tem duas marcação, uma é o consumo da rede pública e a outra a quantidade de energia produzida, ai sim é feito o cálculo para saber se o cliente está devendo ou tá no crédito. IMPORTANTE, se a concessionária flagrar o medidor rodando para trás, o cliente será MULTADO. 2- Sobre a validade dos créditos, você está certo, são 60 meses, mas lembro a você que já foi pior, eram 36 meses. Minha dica é não criar um saldo demasiadamente grande que você não possa gastar rapidamente. Crie um "poupança" de energia para 6 meses de consumo. Exemplo se seu consumo mensal for de 300 Kw, crie uma poupança de no máximo 1800 Kw. Caso extrapole essa margem de poupança, minha dica é controla sua produção. Qualquer fábrica faz isso. Por que uma fábrica vai produzir 1000 carros/mês se ela só vende 800? Isso é só um exemplo. 3- Uma ultima coisa. Quando você diz que a energia não tem intermediário para chegar em casa, não é bem assim. Existe a companhia geradora ( hidrelétrica, termoelétrica, nuclear) e a companhia distribuidora ( Light, Enel, CEMIG, CELESC, etc). A distribuidora compra da geradora, e revende para nós, ai está o tal intermediário. Se eu não me engano ainda tem mais uma , as donas das LINHAS DE TRANSMISSÃO, que eu tenho quase certeza que são uma terceira empresa. Concluindo, acho que hoje vale a pena investir em energia elétrica, quem pode claro. Simplesmente porque o Kwh está muito caro. Hoje eu pago R$ 0,85 é a pouco tempo atrás era R$ 0,56, é já sabemos que vai aumentar muito mais. Países, como a Alemanha, com irradiação solar muito menor que o Brasil, já investem profundamente em energia solar. Se a Alemanha está investindo, deve ser porque vale a pena. O grupo italiano ENEL S.p.A, veio para o Brasil a pouco tempo e vai montar no Piauí a maior usina solar da América Latina, porque no Piauí tem a melhor produção solar do Brasil. Para ela mesma gerar e distribuir sua energia. `Não sou da área, só estou aprendendo, gosto do assunto. Pode não parecer, mas é um assunto muito vasto.
@marcossantos79087 жыл бұрын
Uma dica para quem quer ver quantas empresas estão envolvidas em energia elétrica no Brasil. Não consegui contar, mas por alto são mais de 250 empresas. www.ons.org.br/institucional/membros_associados.aspx?area=1
@CanaldoEngenheiroViajante7 жыл бұрын
Olá Marcos Santos Esclarecendo os pontos levantados: 1- Você está certo nesse ponto e eu estou ciente da necessidade de um Medidor Bidirecional. Mas em minha explicação eu fui simplório de propósito para tentar deixar o vídeo mais acessível. Eu falo momentos antes "Para simplificar a explicação...". De qualquer forma, vou colocar um comentário alertando disso que você falou. 2- É uma coisa que deve ser pensada no momento do dimensionamento do seu sistema. Na minha opinião esse prazo deveria ser de 12 meses para compensar as diferenças de consumo nas estações do ano. Mas de qualquer forma eu acho que a sua capacidade produtiva, em potência instalada ou melhor a potência média esperada, não deveria ser muito maior do que o seu consumo médio anual. Como você disse no seu exemplo da montadora. 3- Realmente quando eu falo "não tem nenhum intermediário" fica confuso. Mas não foi isso que eu quis dizer. A minha intensão é fazer uma comparação com um produto qualquer. Vou dar como exemplo o serviço de correios. Nele você precisa de pessoas trabalhando para ter o sua carta entregue. Se tiver uma greve, sem cartas. Agora, pensa nas concessionárias e distribuidoras de energia. Você paga pela manutenção. Se tiver uma greve dos funcionários, vai continua funcionando tudo. Claro que vai parar rapidamente por falta de manutenção. Enfim, o ponto é o seguinte, o que eu quis dizer é que o investimento em infraestrutura é feito, principalmente pelo governo e o consumidor paga pelo serviço de manutenção. Enfim, os meus comentários nesse vídeo é para levantar um problema para energia solar em micro geração ou geração distribuída. Não tenho nenhuma crítica a fazer sobre macro geração como você citou da companhia italiana. Eu somente levanto um questionamento com relação ao modelo de micro geração de energia que estamos adotando. E o questionamento é o seguinte: "Idealizando, imagine se todo mundo produzisse energia solar em suas casas e empresas. Quem vai pagar a manutenção do sistema elétrico nacional?" Obrigado pelo comentário
@attilarivera7 жыл бұрын
diz aí q eu cagaria um côco descascado mas eu não sabia q a porra da ENEL era Italiana!?!?!?!? kkkkkkkkk e olhe q um côco descascado tem muitas farpas!!!! kkkkkkkkk
@pureprice-purolouvor50237 жыл бұрын
A maioria das linhas de transmissão são de propriedade das geradoras ou seja: do operador nacional. o vídeo ficou muito bom para público conssumidor. Quanto ao relógio girando para traz, tem muita gente fazendo isso e mostrando no youTube. As concecionárias só ligam com Kit homologado, projeto assinado por engenheiro etc. isso fica em torno de 9 mil reais. O filho de Deus que dispõe desse montante hoje, não esta pensando em economizar energia. Parabéns a todos, o debate está muito esclarecedor.
@jairoluz32937 жыл бұрын
Alem doque voce precisa de todo um sistema aprovado pela Aanel e regulamentado, quanto ao exedente, voce tambem pode transferir para outra casa.
@neyjosjos32157 жыл бұрын
dependendo do tamanho geração de energia off grid a pessoa fica auto suficiente e não necessita mais da energia da concessionaria.
@CanaldoEngenheiroViajante7 жыл бұрын
Sim, no off grid a pessoa pode ficar 100% independente da concessionária. O problema que eu aponto no vídeo é o sistema on grid (mais amplamente utilizado), que mesmo que a produção seja superior a demanda, ainda há a dependência da concessionária.
@douggcarvalho50866 жыл бұрын
@@CanaldoEngenheiroViajante Sou meii leigo no assunto, então poderia me explicar se este sistema off grid, eh o mesmo apresentado pelo dono da Tesla Motors, no seu Projeto do TELHADO SOLAR... Ou o da Tesla Motors eh mais eficientes e auto sustentável???
@Wendel896-k5d7 жыл бұрын
Sem duvida que isso é ilogico, energia eletrica é vendida, a iniciativa de reduzir o gasto com a mesma é individual, pessoal, é um investimento proprio, o que as empresas distribuidoras de energia tem a ver com a escolha individual, me desculpe, nada, a opção de integrar e compartilhar a energia gerada com a rede externa é também individual, e que só é ultilizada para reduzir o custo que tornaria o projeto individual inviavel, é como sair da casa dos Pais e pedir mesada, criar um sistema autonomo, individual, e continuar dependendo do sistema principal de geração de energia, e ainda querer receber por isso, é um pouco, ridiculo..
@FranciscoSilva-yl8px5 жыл бұрын
Equalização kķkķķķkk brinco né.... Ou seja as claras a aneel quer continuar ganhando seus bilhões... se deixa de ganhar em cima de todos Ela faz essa oque vc falo sobre equação. Pra mim as claras é ele vai roubar em cima de quem não gera??? Ou seja quem não tem o sistema é justo ela pagar a conta deles no valor que está.... E não a aneel aumenta a conta Esse problema não é de quem gera. E muito menos de quem não tem geração.. A Aneel que se lasque pra lá.... Eles incentivam em o sistema SOLAR em 2012 em 2014 vê um crescimento tentaram barrar com taxa de 83% não foram ouvidos em 2016 tentando novamente taxar... Kkķķkk sabe porq né a perca delas foram significativas. Mas nada lém de uns trocados pra eles. Apenas 40 milhões mês deixando de arrecadar com casas com sistema.... Agora vc vir falar oque é justo ou NÃO.... A Aneel é uma empresa de bandidos. E falam na cara dura que eles não podem perde e vai repassar o custo a outros usuários da rede... Kķkķķķkk oque tem a ver os que não tem sistema em casa... Muitos desconhecem essa alternativa de geração. É justo uma empresa aumentar pro lado deles.. Não. Não é.... É a mesma coisa o gover dirá parte só seu salário pra dar pra quem ganhar menos... É justo não... Mas afirma que é injusto os geradores com a concessionária é sacanagem.... Todos que usam o sistema paga a taxa mínima de $40. $80. 150$ em 110v. 220v .380v. Por fim já existe uma taxa sendo paga pelos pontos de geração.. Mas os ladrões tem duas instituições lucrar em cima com 63% e quebrar com o seguimento SOLAR. Tentar fazer as pessoas desistir kkkkkkkkkk Já era não tem mais volta quem entra sabe q é bom e espalha.. Vou explicar no próximo comentário
@almiranterio7 жыл бұрын
Do momento em que o vídeo foi postado até a data de hoje (agosto 2017), a energia elétrica teve um aumento de 56% pelas concessionárias. Hoje, ainda é caro o sistema de energia elétrica fotovoltaica, por isto achar que ainda não vale à pena. O vídeo chega a ser desanimador!
@CanaldoEngenheiroViajante7 жыл бұрын
A intenção do vídeo não é desanimar. Mas sim informar sobre a tecnologia e seu funcionamento. A conclusão traz à tona a discussão de algo que pode ser um problema para o futuro, isso tendo em vista o modelo atual e evidências como a resolução normativa que altera valor pago pela energia produzida. O aumento da energia elétrica, que você bem informou, é um reflexo do cenário econômico atual e, pelo menos, espera-se que seja passageiro. Não se pode contar com essa possibilidade a longo prazo. Mesmo porque o cenário econômico tem reflexos inflacionários no preço dos equipamentos também. Obrigado pelo comentário
@almiranterio7 жыл бұрын
Respondendo de traz pra frente, acredito que os preços dos equipamentos irão diminuir uma vez que várias empresas irão fabricar e até mesmo no Brasil, se é que já não existe. E quando a oferta é grande, o valor diminui. O aumento da energia elétrica é sim um reflexo do cenário econômico atual, anterior e bem anterior. Tenho 44 anos e sempre, desde criança ouço falar "como a energia está cara", "apaga a luz", "não demore no chuveiro"... Quanto à resolução normativa, já mudou desde a postagem deste vídeo. E tudo que é relativamente novo, é caro. Assim como computadores, notebooks, internet e smartphones. Lembra o quanto era caro? Hoje qualquer pessoa tem um smartphone por exemplo. Bom, acredito que vai ficar barato! O grande problema para o futuro são os políticos e suas políticas, mas isto é um assunto para uma outra discussão. Obrigado também por responder ao comentário.
@josemanuelreispereira95207 жыл бұрын
NÃO SE ESQUEÇA-O QUE O SISTEMA FUNCIONA NO MASSIMO 30 ANOS QUANDO LA CHEGAR TODA A REDE NÃO SERA MICRO GERAÇÃO, TERÁ O PROBLEMA DO AUMENTO DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉCTRICA PELO O AUMENTO DA POPULAÇÃO JÁ ERA OS SISTEMAS DE PRODUÇÃO ANTIGOS POSTOS HOJE ESTARÃO OBSOLETOS TEREMOS DE REINVESTIR NO SISTEMA NÃO TENHA-O MEDO DE PRODUZIR ENERGIA PORQUE ELA SERA CONSUMIDA TERÃO E DE GERIR BEM ESSA ENERGIA POIS DAQUI A 50 ANOS ELA SERA MUITO ESCASSA OS SER HUMANOS VÃO PASSAR AS PASSAS DO ALGARVE POIS O PETRÓLEO VAI ACABAR E SERA PRECISO RENOVAR O AR POIS ESTARÁ TAO POLUÍDO QUE SERA IRRESPIRÁVEL TEREMOS DE GASTAR MAIS ENERGIA PARA O LIMPAR SERA UM SICLO VICIOSO NÃO SEI COMO E QUE O SER HUMANO VAI SOBREVIVER SE NÃO ENCONTRAR ALTERNATIVA A ESTE GASTO CONSTANTE DE ENERGIA TEREMOS DE ENCONTRAR FORMA DE PRODUZIR ANTIMATÉRIA, O FAZER COMO OS FRANCESES FABRICAR CENTRAL ATÔMICA QUE TRANSFORMA ÁGUA EM ENERGIA ELÉTRICA, FUSÃO A FRIO ESTAREMOS A MUDAR A CIÊNCIA QUE JÁ CONHECEMOS VEREMOS D´AQUI A UNS ANOS PONHA-O AS MENTES A FUNCIONAR
@PauloAfonsoPASdaPAZ6 жыл бұрын
O vídeo teve boas intenções, mas, não trouxe nada de ÚTIL só disse me disse, conversa pra boi dormir. Tinha que se focar em dados técnicos, fórmulas matemática... A exemplo, pode-se sim reduzir a zero o gasto de energia com TV, ILUMINAÇÃO, COMPUTADOR e até, incluir neste sistema simples, a GELADEIRA e assim fazer um pequeno investimento, para se reduzir o custo de energia elétrica e NÃO ELIMINAR. Esta é a parte INTELIGENTE, porque, porque ainda não é possível ELIMINAR totalmente a dependência de consumo de energia elétrica. Quanto ao retorno dentro deste ideal Inteligente de projeto, fica em torno de 1 a 3 anos. Observação: Pode-se comprar direto da China, ou dos Mercados Livres brasileiros, ou internacionais a um preço muito baixo, fazendo com que, o investimento seja a CURTÍSSIMO PRAZO, desde que, se saiba o que está fazendo. Quer reduzir ainda mais seu custo de energia elétrica, então, elimine seu chuveiro elétrico e opte por a gás e ou melhor ainda, por aquecedor solar. Seus equipamentos de energia solar que podem ser trocados por gás, como forno... Etc... Secadores de cabelo, chapinhas... Consomem muito, daí, pode até utilizá los no Sistema de Geração de Energia Solar, mas tem que tee discernimento e entendimento de como fazer isto, sem, sobrecarregar o sistema. Mas jamais querer economizar consumo energia, jogando tudo nas costas da geracao de energia solar, pelo menos, por enquanto, enquanto esta tecnologia, ainda é muito arcaica e muito tímida. Dos fatos, há outras possibilidades que podem se somar, tal qual e como, para quem tem essas opções, a geração de energia elétrica via vento, via uma queda da água, um riacho... Fogão de cozinha a hidrogênio, através da hidrolise da água... O fato e que, só a Geração de Energia Solar no momento, NÃO É ECONÔMICAMENTE VIÁVEL a curto e médio prazo, a não ser, com o objetivo de REDUZIR PARTE DO CONSUMO.
@fabiomoreira72167 жыл бұрын
Na Italia não existe esse roubo de minimo vc paga o que vc consome .