Sou professor de Física e vou ter de lecionar Empreendedorismo. Não recebi nenhuma formação para isso. Pensam tanto nos alunos que se esqueceram que os mesmos precisam de professores capacitados para direcionar a disciplina. Passei 4 anos da minha vida estudando Física e vou ter de aprender Empreendedorismo sozinho em alguns meses. Não sou empreendedor, pois se fosse, não seria mais professor em um país que desvaloriza tanto esse profissional.
@ruteomenadasilva26263 жыл бұрын
Né isso. Busquem, aprendam, se reinventem! Traduzindo para realidade da nossa educação; improvisem.
@ambless7262 жыл бұрын
Querem copiar modelos estrangeiros mas não querem copiar a infraestrutura que eles têm. Só copiam o que é conveniente.
@lucianaszaz74533 жыл бұрын
A teoria é bem interessante. A prática é desafiadora, a evasão escolar devido a várias questões colocam a escola como não prioridade para a sociedade somente como está sendo frequentada para adquirir um diploma e histórico escolar, virou um negócio não um local em adquirir conhecimento para a realização dos sonhos e quem é professor sabe o esforço que é motivar a turma para ficar numa sala de aula e realizar as propostas oferecidas.
@luciaalmeida2473 жыл бұрын
Precisamos rever muita coisa, principalmente, o nosso salário. Fala sério! Na teoria é tudo lindo.!
@wilmagoianinha13643 жыл бұрын
A teoria é maravilhosa .... infelizmente não temos suportes e muito menos nossos alunos, eles não tem os recursos para tantas mudanças
@andreaPC243 жыл бұрын
Sou professora e estou aberta a fazer diferente, mais preciso receber capacitação de COMO levar isso ná prática. Já na LDB falaram muitas vezes da interdisciplinariedade mais na pratica, no dia a dia da realidade da escola não funcionou, e agora querem que praticamente unifiquemos biologia, quimica e fisica. Não sabemos como levar á pratica isso, estamos literalmente BOIANDO, não sabemos nem como começar. Chegaram os livros didáticos para escolha no ensino médio, onde se trabalha com projetos, mais cada editora trabalha projetos diferentes. Não sabemos como será e ninguem nos orienta. Fica muito dificil que nos seja EXIGIDO comprender os JOVENS, quando NINGUEM COMPREENDE o PROFESSOR. O professor tem apenas que se virar para se adequar, sem ningum tipo de compreensão ou orientação.
@antoniamarciasousadearaujo57953 жыл бұрын
Tem que repensar também que tipo de condição, valor e respeito o professor precisa para ter uma melhor autoestima, e uma melhor saúde ...
@desenharnatela28813 жыл бұрын
É o aluno que tem que se adaptar a escola ou a escola que tem que se adaptar ao aluno? A ênfase nas decisões de um aluno num período tão conturbado como na adolescência é uma cartada muito arriscada. Não conseguem entender que essa fase é um período de conhecer(experimentar) as várias áreas do saber. O Novo Ensino Médio desacredita a importância dos alunos terem contato com várias áreas do saber para depois disso escolher o que querem ser. O que norteia essa nova modalidade do ensino é enxugar a quantidade de disciplinas que o aluno cursa objetivando reduzir despesas estatais. O incentivo precoce à procura de uma profissão de jovens que ainda não são adultos para serem mão de obra empreendedora do modelo neoliberal e reduzindo, dessa forma, as ofertas de vagas no nível superior. Retrocesso! A educação não se volta para o conhecimento, para o gosto do saber, do aprender. A escola se reduz a formar massas para atender às demandas de um mercado de trabalho.
@silasc29053 жыл бұрын
Também tive essa impressão, pra mim essa BNCC só vai fragmentar ainda mais as disciplinas
@ambless7262 жыл бұрын
Só mais uma exclusão. Deixar aluno decidir algo sem mínimo de amadurecimento. Talvez ele decida não ir à escola mais kkk
@clarissealmeida35983 жыл бұрын
É interessante falar de educação da perspectiva da elite, realmente utópico. Todo esse discurso pra enaltecer um documento que só faz aumentar o gap social. O Instituto X fornece aulas de arte, música, natação em piscina aquecida etc enquanto as escolas estaduais nem sequer tem professor de matemática (educação pública sucateada com sucesso pela PEC241). É muito fácil falar sobre educação quando você dirige um instituto mantido por dinheiro privado e tbm público (facilitado pela BNCC) e não precisa se preocupar com as verdadeiras questões que abarcam a comunidade escolar. Além disso, a BNCC ainda faz esse favor de falar que o jovem deve crescer emocional e criticamente enquanto arranca as ferramentas necessárias pra formação cidadã com essa reforma do ensino médio.
@malvadinha2010pg2 жыл бұрын
Sem palavras! Obrigada pelo seu comentário. É exatamente isso.
@agustinho20173 жыл бұрын
Senhora Anna Penido, sou professor de filosofia do ensino médio e me senti agora desrespeitado pela senhora em dizer que; pensar criticamente, criar, argumentar, desenvolver empatia, colaboração, comprometimento, responsabilidade estão todas fora, hoje em dia, da escola. A senhora tem frequentado nossas escolas públicas para ter autoridade para falar isso? O que eu mais faço TODOS OS DIAS QUANDO ESTOU EM SALA DE AULA É TUDO ISSO QUE MENCIONOU, e penso que meus colegas, com a mesma disciplina, fazem ou tentam fazer a mesma coisa. O seu discurso está muito raso e aponta muito mais a "falta" do professor em sala de aula do que todas as adversidades que esse profissional encontra em seu dia a dia. E são muitas, muitas mesmo. Desde uma péssima gestão e aqui incluo direção e coordenação (que deveriam ser avaliadas pela secretaria de educação e não pela própria direção da escola) até a falta de apoio de agente escolar (mal se tem na escola), materiais tecnológicos de apoio e falta de comprometimento de país. Não temos apoio psicológico e assistência social dentro das escolas e imagine que estamos falando de um país com uma desigualdade tremenda que se reverbera em várias situações dentro da escola. (Não precisamos de mais infraestrutura, senhora Anna?) Saiba senhora, que somos professores e psicólogos, claro que nem todos se disponibilizam a isso, e nem os recrimino porque não tem formação, mas me vejo e vejo muitos tentando ajudar os alunos nessa questão. O tempo é um fator primordial dentro da sala de alua, senhora Anna, portanto conhecer as nossas juventudes (individualmente e com exclusividade) com 40 ou 45 alunos dentro de uma sala de aula é um pedido desumano vindo da senhora. Nem professor de faculdade consegue isso. Precisamos SIM de ajuda e de boa formação, cada vez mais, para nossos professores, mas se a senhora não degustar o TODO--- TODO O CONTEXTO ---- em que estamos inseridos, sua fala será vazia, bonita, com alguns erros, mas vazia em meio a tantas. Eu espero que eu esteja escrevendo para uma professora da escola básica que já passou por varias escolas, de varias regiões de São Paulo, da periferia à bairros considerados nobres, porque do contrário, a senhora está no mundo perfeito das ideias de Platão e eu imploro para que "pise no chão de pés descalços e sinta a aspereza da sensibilidade da pele com o peso de seu corpo sobre a terra." Eu preciso falar para não adoecer. Obrigado.
@panascimento10003 жыл бұрын
Em início, comecei a pensar que era inofensivo, ao longo do vídeo ficou transparente que essa senhora vive em uma realidade paralela. Obrigada por verbalizar minha dor também.
@karina.espartosa3 жыл бұрын
@@panascimento1000 Mesma sensação. Se o real objetivo fosse esse que é pintado no vídeo, teriam se preocupado em treinar e valorizar o docente e reduzir os estudantes por sala de aula ANTES. É tanto aluno que eu nem sei o nome de todos ao final do ano letivo quanto mais "o problema de cada um".
@patricialopes95783 жыл бұрын
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.... Acredito que seja um professor de filosofia fora "Bozo" e contra a BNCC neocapitalista... Ela fala a REALIDADE do que deveria ser as escolas, sou professora e sei do que estou falando. Atendo jovens fora da escola tbm. Eles detestam os professores, pois falam que tornaram-se todos uns militantes INSUPORTÁVEIS e intolerantes. Fora as Universidades que NÃO nos ensina a dar aulas. Os profissionais de licenciatura DEVERIAM EXIGIR nas UNIVERSIDADES essa preparação, mas o que temos hoje são CENTRO UNIVERSITÁRIOS que formam professores militantes, mas que não sabem o que fazer em sala de aula.
@Brunapets3 жыл бұрын
@@patricialopes9578 Olá Patrícia! Faço das suas palavras as minhas, sou formada em Licenciatura em Geografia na Uerj na Faculdade de Formação de Professores, porém me pergunte se saí da academia preparada para a sala de aula? Não! A minha universidade não nos prepara mesmo sendo uma faculdade de formação de professores, nesse momento estou inscrita em um curso do CEDERJ de extensão, e o curso em que estou inscrita é: BNCC do Ensino Médio: discussões & práticas, pois não sei absolutamente nada sobre a BNCC, as pouquíssimas aulas que tive de Didática e Metodologias foram horríveis, os Estágios Supervisionados de supervisionados só no papel, ainda não atuo, e estou perdida e completamente desestimulada (os professores mesmos que me receberam nas escolas públicas que estagiei, me aconselharam a não cair na sala de aula, e os motivos eu veria na prática ali com eles ( e o que vi realmente é pra sair correndo), e agora me deparo com o vídeo dessa educadora que se encontra fora da realidade da sala de aula no Brasil, e fora essa dualidade nojenta que não contribui em nada com a universidade (graças a Deus terminei a graduação no 1º semestre de 2018), então me livrei antes dessa militância sem fim nas universidades, mas agora me encontro desempregada, me inscrevendo em Processos Seletivos correndo atrás de contrato em alguma prefeitura, correndo atrás de cursos gratuitos como os do CEDERJ para o meu currículo, todavia o que menos quero é justamente a sala de aula!
@kellybarbosa88703 жыл бұрын
Perfeita colocação, o mesmo de sempre, desconhecem a escola de verdade 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@janilcelirne97883 жыл бұрын
É muito bonita essa conversinha pedagógica mas infelizmente não funciona, como saber o nome de cada aluno, quando se tem 22 turmas onde cada uma com 40 alunos, o problema de cada um? Livros didáticos um pior do que o outro, aluno com dificuldade desde o fundamental menor, querem que façamos milagre é? Fora a tecnologia que muitos nem tem acesso ao data show aliás não tem nem pincel que dirá data show. São muitas tensões no âmbito educacional.
@maximilianobrunodasilvagui99633 жыл бұрын
Reduzir a carga horária em regência, reduzir o número de alunos por turma. Poderiamos ter uma carga horária 50% em sala e 50% em planejamento, formação continuada e etc (dentro da escola). Informática na quantidade necessária e com profissionais específicos para manutenção dentro da escola. Sem as coisas que listei as mudanças citadas no vídeo ficará apenas no teórico.
@gloriamariaferreiramatos66212 жыл бұрын
Sendo assim, cada vez mais dou razão a afirmativa de Darcy Ribeiro: “A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto”.
@saraaraujoferreira65972 жыл бұрын
no projeto fazem parecer um plano perfeito, mas por trás visa o lucro
@adrianapissolipadrao90293 жыл бұрын
Falam tanto em mudança na educação, por que continuam avaliando alunos nos vestibulares pelo número de conteúdos que eles podem memorizar? As inteligências múltiplas são simplesmente deixadas de lado, as habilidades e competências também são menosprezadas. Na minha humilde opinião a mudança deveria partir dos vestibulares arcaicos e ultrapassados. Em países de primeiro mundo os alunos tem direito a coaching profissional com instrumentos eficazes que irão direcioná-los para a profissão de acordo com as habilidades e preferências. Mudem os vestibulares avaliem os alunos por habilidades e competências. Tenho um aluno autista que desenha o que ele aprendeu com detalhes, ele vai avaliado desta forma no vestibular? Não né? E a culpa é de quem? Dos professores??
@descobrindopravoce61553 жыл бұрын
Acho que os estudantes de hoje estão querendo demais, quer tudo e não se doa em nada.
@gilcianesousa67753 жыл бұрын
Engraçado que eu não precisei do novo ensino médio para ter em minha prática pedagógica a maioria do que ela cita no vídeo.🤔
@ambless7262 жыл бұрын
Que aluno é esse que a convidada fala rss ainda espero ver essa tal tecnologia fazer diferença de fato no aluno de forma produtiva. Tecnologia pra quê, para ficar de futilidade enquanto a aula acontece.
@anapaulagarciamacedoxavier98804 жыл бұрын
Exelente explicação, só orientações positivas, para crescimento não só para professores mas também para o aluno!
@encontrocomosnumeros55262 жыл бұрын
Não sei porque vocês insistem em pegar pessoas que não estão em sala de aula para dar cursos, ensinar a quem realmente está na ativa. A sala de aula para elas é um conto de fadas, afinal, eu posso escrever vários livros ensinado a fazer quando eu não sei como fazer, pois não faço parte da sala de aula. São muitos pesquisadores dizendo o que os professores tem que fazer sem nunca ter estado numa sala de aula.
@ruteomenadasilva26263 жыл бұрын
Pensaram em tudo menos no articulador de tudo isso, o professor. Professor deve atuar como psicólogo sem formação para isso.
@AlbaTaize9 ай бұрын
❤❤❤
@josianemga2 жыл бұрын
Realmente o ensino médio foi literalmente pensado por quem não faz e tão pouco conhece a Educação pública e sua diversidade.
@andreleonardopatriciosilva13193 жыл бұрын
Somente um discurso falacioso! Infelizmente.
@valdenir62602 жыл бұрын
É necessária uma "oficina". Tomo a liberdade de sugerir que curso possa focar mais em experiências. Possivelmente uma filmagem. Gostaria de "ver" como um professor pode conhecer a realidade de cada aluno.
@marklosshow2 жыл бұрын
"Dizem que é bem isso né: Eu vivo sempre no mundo da lua Porque sou um cientista O meu papo é futurista É lunático Eu vivo sempre no mundo da lua Tenho alma de artista Sou um gênio sonhador E romântica Eu vivo sempre no mundo da lua Porque sou aventureiro Desde o meu primeiro passo Pro infinito Eu vivo sempre no mundo da lua Porque sou inteligente Se você quer vir com a gente Venha que será um barato........."
@profatima20093 жыл бұрын
Revendo o conteúdo, pois é interessante e necessário, muito obrigada!
@lucimarcajazeira510710 ай бұрын
Gente, ela já entrou numa sala com mais de 35 alunos, juntamente com especiais??? mais de 200 dias????
@crisdedomi3 жыл бұрын
Ficará muito mais fácil manipular uma mente pouco esclarecida a partir no Novo Ensino médio, medíocre, aliás, médio não, pequeno, ínfimo. Enquanto sonho com mais literatura universal e brasileira, uma educação clássica com leituras esclarecedoras, clássicas, líricas, músicas, Álgebra, História (sem véus) e que de fato, desperte o aluno para sede ao conhecimento, surge uma porcaria de uma grade reduzida nas letras e na álgebra! triste fim da educação brasileira!
@valdenir62602 жыл бұрын
A divulgação e "visualização" de um " trabalho de campo", mas não com alunos "selecionados" ou com uma classe homogênea.
@Carvalho_6673 жыл бұрын
É isso mesmo, concordo plenamente, eu acredito na reforma do ensino médio
@adrianaviana98173 жыл бұрын
Desce da núvem, toma um café forte e entra no Brasil de verdade!
@jadsonbarros51994 жыл бұрын
Um lixo esse aumento da carga horária. Sem tempo de estudar em casa ou buscar outros professores.
@calopsitalibertaria18604 жыл бұрын
mt boa tanto a explicação quanto a descrição do que vai ser a BNCC
@PolianaLeonardeli3 жыл бұрын
Quanta informação mal posta...
@gandhi_assuncao3 жыл бұрын
Precisa de mais infraestrutura sim, não se pode normalizar a precariedade das escolas
@PolianaLeonardeli3 жыл бұрын
Essa mulher está falando direitinho a língua da direita
@Wdinilton3 жыл бұрын
Quem vê a prática pedagógica tendo como centro do processo o aluno e suas vontades são as ideologias "pedagógicas" progressistas, tais como o (des)construtivismo, por exemplo, ou seja, essa é uma visão totalmente esquerdista. O pensamento conservador foca na aprendizagem do aluno e no desenvolvimento da intelectualidade e coisas similares a essas.
@AlbaTaize9 ай бұрын
@wdinilton excelente colocação, parabéns ❤
@detudo5963 жыл бұрын
Maravilhosa ❤️
@Rafaeldegoessantos3 жыл бұрын
Boas ideias e reflexões.
@patricialopes95783 жыл бұрын
Ela fala a REALIDADE do que deveria ser as escolas, sou professora e sei do que estou falando. Atendo jovens fora da escola tbm. Eles detestam os professores, pois falam que tornaram-se todos uns militantes INSUPORTÁVEIS e intolerantes. Fora as Universidades que NÃO nos ensina a dar aulas. Os profissionais de licenciatura DEVERIAM EXIGIR nas UNIVERSIDADES essa preparação, mas o que temos hoje são CENTRO UNIVERSITÁRIOS que formam professores militantes, mas que não sabem o que fazer em sala de aula (falo por experiência, pois quando questionei uma professora qual ano iriamos aprender a Gramática, Produção Textual e a Argumentação em textos ela afirmou: - Na Universidade só aprendemos os teóricos, vocês deveriam ter aprendido isso durante os anos escolares) tudo o que aprendi foi na prática e com experiência em sala de aula, pois as Faculdades tronaram-se um antro de intolerância e militância política. Ao ler os comentários aqui vejo que as perspectivas não são boas, pois a ESQUERDA nesse país fez um ótimo trabalho. ACABOU com a e educação e fez uma lobotomia cerebral nos profissionais da educação, tirando dos mesmos a capacidade de lutar por mudança. Isso é triste, lamentável...
@eduardodepaulapinto3 жыл бұрын
Nossa, que texto falso. Estão devaneando numa escola utópica e de alunos que não existem. Vão na escola pública e vejam a baixa qualidade dos alunos. Nem educação básica eles têm.
@sileidegama43634 ай бұрын
Será que mora no Brasil? Nunca deu uma aula... teoria é fácil.
thiago biagio Quando a relação professor-aluno está ruim, parece que o professor sempre é o culpado. Lidar com uma geração mimada que tudo pode, exigir algo torna-se uma ditadura!
@araobrito44294 жыл бұрын
“Não existe metodologia boa quando o aluno não quer aprender”
@AlbaTaize9 ай бұрын
2024?❤
@mariaconceicaofreitas55233 жыл бұрын
Muito bom
@panthrvs2 жыл бұрын
Isso não é pensar, alisar e propor algo para a prática docente, isso é um mero amontoado de frases feitas que qualquer coach de autoajuda poderia formular. Melhorem.
@juliosantos17433 жыл бұрын
Um lixo esse aumento todo da carga horaria devia ser no maximo 4.00 hrs por dia.
@janeaparecidamilagresmacie44694 жыл бұрын
Fala show
@janilcelirne97883 жыл бұрын
E quando estudamos, ao voltarmos ficamos sem carga- horária, como conciliar? Ou o professor trabalha ou se recicla.
@luizfagner21123 жыл бұрын
Uma piada essa sua teoria. Acho que está dando orientação para uma pequena e insignificante parcela de professores. A senhora não conhece a realidade.