Pesquisem sobre a experiência do "Apagador Quântico de Onda Retardada", que é uma extensão dos experimentos da dupla fenda. Os resultados são impressionantes!
@stronks1002 ай бұрын
Opa, obrigado pela dica.
@rayvianasampaio379Ай бұрын
Cristiano : nesta experiência uma das possiveis interpretações é que , em determinadas circunstâncias o futuro pode afetar o passado !! E se nestas condições for êste o caso , como fica a relação causa e efeito ??
@zebraacf4 күн бұрын
ENTÃO EXPLIQUEM PORQUE O DETECTOR COLAPSA A ONDA. FUNDAMENTEM A RESPOSTA.
@ELCaballero_111 күн бұрын
Pro pessoal que não entendeu, não é a consciência do observador ou o próprio observador, que geram a quebra de onda em particula, mas sim o próprio ato de ser observar.
@victorsilvagalvaodeoliveir89209 күн бұрын
mas se eu medir e descartar a medição sem olhar, continua o padrão de interferência
@david.cabral2 күн бұрын
Um observador humano presenciando o fenômeno não altera o comportamento. É o sensor que interfere.
@walesckochimendes97643 ай бұрын
Eu gosto muito de previsão do tempo, sei sites confiáveis de meteorologia e tenho em casa alguns instrumentos de meteorologia. Volta e meia vejo o pessoal fazendo previsão do tempo no modo aleatório e minha esposa vinha falando das previsões do tempo na rua prevendo castrofes... e eu perguntava para ela: "quem disse isso?" com o tempo ela aprendeu que não podemos levar em conta qualquer um falando besteira... e sobre o colchão, tenho um conhecido que entrou para uma empresa de venda de colchões e o cara dando o treinamento de vendas meteu um colchão quântico... e ele falou que não falaria tal asneira para o potencial comprador.
@mirraje2454 күн бұрын
Então o medidor é que causa interferência, e por isso, o comportamento da luz muda?
@luanafreiberger27 күн бұрын
De que forma o sensor interfere no experimento?
@wevertonleite1960Ай бұрын
É chato quando a pessoa ta falando sobre um assunto e usa os termos " nós, a gente" etc como se ela fizésse parte do projeto ou do estudo.
@felipevcosta5 күн бұрын
Essa interpretação do observador não é por causa do inglês por que tem gente nos EUA que vê assim.
@ToninhoMesquita28 күн бұрын
Esses caras aí tão dando bobeira, o baguiu funciona na mente sim, é bíblico, só botar fé 👍🏽👍🏽👍🏽
@jaodasilva19802 ай бұрын
Erraram de categoria confundindo percepção (visão) com consciência. O IMENSO problema que vejo com a "parte mística" do negócio é que milhares vendem isso para fins financeiros, aí ferrou tudo mais ainda!! Abs :))
@cesarmello153820 күн бұрын
Todavia, pense assim...colocar uma M qualquel que meça a passagem da partícula atômica ou sub-atômica aí fudeu...não há interferência e aí?
@flavio71025 сағат бұрын
Aí é o Gato de Schrödinger. 😅
@demetriushernandes22 күн бұрын
se o uso de uma palavra inapropriadas para explicar um fenômeno natural desencadeou uma "religião" imagina o que uma "palavra errada" pode desencadear nas religiões e na politica...
@polastreli9402Ай бұрын
Pior que no final ele comenta algo interessante de se falar, veja o curriculo de quem está falando ... hoje temos físicos com doutorado dizendo que a terra está parada, temos químicos falando que a terra tem 6 mil anos ...
@victorsilvagalvaodeoliveir89209 күн бұрын
Ele manda olhar currículo, mas quem um dos iniciadores da defesa do poder de influência pela observação é um mero NOBEL da física ( Eugene Wigner)
@felipevcosta5 күн бұрын
Física Quântica e Psicologia Vide Jung e Pauli O problema é que os físicos são muito cartesianos. Físicos não são quânticos 😂
@andrey102 ай бұрын
Vou dar o like quântico.
@thiagodias4703 ай бұрын
Obviamente o sensor interfere no experimento. Não tem nada de místico 😅
@natanael44413 ай бұрын
Isso é óbvio, o problema é que aí você tem duas perguntas: como ele interfere no experimento normal e como ele interfere na fenda dupla atrasada,?
@am_Pit3 ай бұрын
Não é óbvio não.
@mad_vegan2 ай бұрын
Não é tão simples assim. A forma como o sensor interfere não pode ser explicada pela física clássica. Por exemplo, é possível decidir posteriormente se a medição vai ser armazenada ou destruída e isso afeta estatisticamente o resultado.
@luisclaudiodaltro40643 ай бұрын
Místico quântico😂
@libniferreirarocha32143 ай бұрын
Tem um monte de erros nessa informação: 1 não tem como lançar eletrons um por um de cada vez. Então não se sabe se os eletrons estão interferindo entre si. 2 ninguém nunca fez eletrons passar por dupla fenda, eles não muito pequenos e a dupla fenda para eletrons seria em tamanho atômico. O que fazem é passar os eletrons por um cristal que se SUPÕE funcionar como dupla fenda. 3 o tal observador é um aparelho eletromagnético que interfere na trajetória do eletron e não sabemos se altera ou corrige a trajetória. Mas até que enfim alguém passou mais perto de uma ciência de verdade, pois a maioria dos divulgadores sempre passam a informação errada sobre esse assunto.
@natanael44413 ай бұрын
Primeiro que o cristal efetivamente se comporta como uma fenda dupla segundo que se lançar um elétron por vez nenhum dos dois padrões se forma (sim, já fizeram isso) e terceiro (nesse caso o seu terceiro ponto mesmo) é justamente a indagação, e piora no experimento da fenda dupla ateasada
@libniferreirarocha32143 ай бұрын
@@natanael4441 Não tem como saber se o cristal se comporta como dupla fenda para eletrons. Talvez sim para luz, mas os eletrons se interagem com a matéria de forma diferente. Não tem como saber se estamos lançando um eletrons de cada vez porque não tem como medir um eletron individual e talvez não se possa medir um grupo de um milhão. Tudo isso são conjecturas. Indo mais longe, é impossível medir uma molécula individual, imagine um eletron. A tecnologia que temos hoje não é capaz disso e é por esse motivo que ninguém ainda bateu o martelo. Nas revistas de ciência atualmente tem mais ficção que ciência de verdade.
@marildacarneiro-vl7jh3 ай бұрын
Honorato explica melhor . Não gostei desse da explicação desse prof . Até Sacani se sairia melhor.
@natanael44413 ай бұрын
@@libniferreirarocha3214 Tem como saber, por dois motivos, o primeiro é que cristais são organizações periódicas, então os cristais são basicamente múltiplas fendas duplas segundo que a interação eletrônica é quantizada, então o comportamento é relativamente previsível (nesse caso em termos probabilísticos), já sua putra objeção, o feixe serve justamente pra analisar o comportamento, se você colocar apenas um elétron, ele sempre vai se comportar como uma partícula já que é por definição adimensional isso somado ao princípio da incerteza faz com que qualquer coisa que a gente conheça atualmente invalide o experimento, por isso se analisa feixes
@libniferreirarocha32143 ай бұрын
@@natanael4441 Este é um problema de modelos. O que sabemos é apenas modelos matemáticos. O cristal é uma estrutura periódica mas na dimensão atômica e o eletron é subatômico. Não tem como saber como o eletron atravessa o nível intra nuclear. Não dá pra saber se ele passa pelo núcleo ou sofre desvio de rota. O que se pensa ser previsível é na verdade um caos. A questão de se lançar um eletron individual é ainda mais fantasiosa. Não tem como saber se foi lançado apenas um eletron, isso é possível apenas na imaginação. Não é possível nem controlar a tensão para fazer isso de tão minúscula que é. O máximo que podemos fazer atualmente é mudar um átomo de lugar com o microscópio eletrônico e com muito cuidado pra não queimar a amostra.
@samyventura30433 ай бұрын
Gostei do comentario do Sacanni: eu entendo...mas respeitar....kkkkkk