Recentemente tivemos também o Robert Pattinson no Diabo de Cada Dia. Excelente e perturbadora atuação!
@ezecebim87043 жыл бұрын
vddd, cara. mt bom. o filme inteiro é mt bom tbm
@gustavogirotto3 жыл бұрын
@Vitaro Muzy Abri uma exceção porque o Max também fez isso no vídeo. :) acho que o ponto é serem figuras que deveriam inspirar a confiança dos fiéis, e isso tem em todas as denominações. Mas entendo sua visão também.
@PCSmith983 жыл бұрын
@Vitaro Muzy o pastor entrega a vida para Deus ao viver uma vida conjugal fiel com a sua esposa. Pastores que cometem adultério são afastados.
@drgustavoribeiro3 жыл бұрын
Excelente
@penelopealvarenga23263 жыл бұрын
Tem tbm "O Crime Do Padre Amaro", não vou dar spoiler, mas os padres do filme têm atitudes horríveis, principalmente o Amaro, do título. Acho que o filme ainda ta na Netflix, pra quem tiver curiosidade.
@eduardos.macedo3 жыл бұрын
Já li o livro, é uma obra excelente.
@ellysantana50863 жыл бұрын
Sim! Já li o livro e vc sai odiando todos os padres do mundo kk
@mieshocked14502 жыл бұрын
Aí sim, Eça de Queiroz e a cultura nacional!
@Doralima113 жыл бұрын
Igualmente com O nome da Rosa, obra literária e cinematográfica não pode ser deixada de lado desse arquétipo! vídeo incrível, Max!
@roberciferreiradesa23153 жыл бұрын
Ouso dizer que para mim, está entre as 10 obras literárias de todos os tempos.
@wowwow79593 жыл бұрын
Pois é.. como ficou de fora???
@MatheusCReges3 жыл бұрын
@@wowwow7959 Porque a lista é sobre padres, não monges
@cristianogiansante78493 жыл бұрын
Na graduação nós fizemos uma boa discussão acerca desse filme, em como mostrava as diferentes visôes da Igreja no final da idade Média. Esse periodo de ruptura da era medieval pro renascimento, da transição do campo pra cidade - esta ultima que se torna o local de surgimento do burgues e seu comércio, é um momento muito rico. No caso das Ordens Católicas, os Beneditinos representam o tradicional e os Franciscanos, uma nova visão e perspectiva da fé cristã junto ao pensamento racional.
@wowwow79593 жыл бұрын
@@MatheusCReges e monge não é padre?
@RafinhaThunder3 жыл бұрын
Sou um católico "novato", e gostei muito da sua análise. Tem que denúnciar esses falsos que se dizem "padres". Isso é bom para toda a comunidade.
@hiagopiettro81373 жыл бұрын
Um das figuras religiosas do cinema que mais me amedronta desde criança quando assisti pela primeira vez, e que encaixa exatamente o perfil de um líder religioso egoísta e pragmático, que é facilmente capaz de ir contra tudo que prega pra benefício próprio; é o Bispo de O Feitiço de Áquila. Ele fica no meio-a-meio entre o realismo e o sobrenatural fantasioso, e por isso me chama tanto a atenção, apesar do filme não ter sobrevivido tão bem ao tempo, na minha opinião.
@marianaharrison63073 жыл бұрын
Foi o primeiro personagem desse arquétipo que me veio à mente quando li o título do vídeo, além do Frollo. Aliás, tem algumas semelhanças entre esses dois personagens...
@rodrigobispo24163 жыл бұрын
O Feitiço de Áquila merece muito uma nova versão! É um filme muito bonito, que se feito para uma nova geração, poderá ser um grande sucesso.
@MarianaBonfim3 жыл бұрын
Aqui no Brasil tem que rolar o Pastor maligno, aquele que enriquece as custas da ingenuidade dos fiéis.
@thabatakaroline47963 жыл бұрын
Nossa sim!!!
@uemersonsouza34912 жыл бұрын
Além do "Gado Medíocre" que julga uma pessoas sem nunca ter conhecido ela...
@melanciafeliz2 жыл бұрын
Vai ter mais sequência do que velozes e furiosos...
@alemed3 жыл бұрын
O padre de “O pagador de Promessas” também é um bom exemplo desse arquétipo
@altairgames75693 жыл бұрын
Padre Olavo
@anatomiadeumacena3 жыл бұрын
Oi Max! Parabéns pela escolha da thumb, porque eu só vi o Frollo e já cliquei porque Corcunda de Notre Dame é meu filme favorito da Disney fora das Princesas. Mais uma vez você discursou lindamente sobre o tema e me deu muito boas sugestões. Brigada. Sucesso pra você, tanto aqui quanto no #PodcastCenaAberta, com Mikannn e Ph.
@fernandagessoni9053 жыл бұрын
Oi Max! Que vídeo legal! Eu queria acrescentar a categoria de "padres malignos" o Bispo de "O feitiço de Áquila", um cara bastante perturbado e perigoso!
@crumblemuffin12573 жыл бұрын
O que me faz ter o Frollo como o meu vilão favorito da Disney é q ele n é magico,ele n tem a magia negra do Doutor Facilier,ou a feitiçaria da Ursula. Ele é gente. Claro,tem a Cruella e a "mãe" da Rapunzel,mas ele é o mais "humano" dos vilões pra mim
@anthonyfilms49053 жыл бұрын
Concordo. Ele é o mais "humano" dos vilões da Disney.
@mieshocked14502 жыл бұрын
É fascinante como ele é o mais humano e o mais desumano de todos...
@Silviamorello3 жыл бұрын
Outro filme que merece menção é o O Nome da Rosa. Missa da Meia-Noite brilhou ao misturar o fanatismo religioso ao terror.
@denisefreitas67273 жыл бұрын
Que vídeo incrível, Max! E quanta dica de filme bom, obrigada!
@michellemenezes12323 жыл бұрын
Frollo é o pior e mais realista vilão da Disney justamente pq ele usa sua religiao pra comenter coisas horriveis e dizer q é no nome de deus , Infelizmente existem muitos frollos na vida real
@marcosoliveira18443 жыл бұрын
Cara faltou tu falar do filme "" Sob o sol de satã" de 1987 (palma de ouro), e outro filme bem recente é ""Fé corrompida" de 2017 do roterista de Taxi Drive
@Carol-qt1ix3 жыл бұрын
Amei que tu não esqueceu Missa da Meia Noite, amei essa série
@tuliobalieiro64713 жыл бұрын
Nos filmes "O feitiço de Áquila" há o bispo de Áquila, que movido por luxúria e ciúmes amaldiçoa os protagonistas e "O bosque de Karadima" sobre o padre chileno de mesmo nome que abusou de vários garotos.
@spaul083 жыл бұрын
Esse canal é genial sobre cinema
@mauschen26373 жыл бұрын
eu estava escutando fogo do inferno quando recebi a notificação, que coincidência
@juniortapajos36663 жыл бұрын
Da hora, um pub bem contextualizado, fiquei com vontade de mais conteúdo assim que monstra a evolução dos arquétipos ao longo do tempo. Fica o pedido Abraços
@tritaoph3 жыл бұрын
Max, você já viu o filme "Valerie e sua semana de Deslumbramentos"? Nele tem um "padre" bem bizarro que assombra a vida de uma menina inocente, é mtu bom!
@jeanguimaraes55273 жыл бұрын
Ao subverter algo que geraria conforto, como padres, e sensação de inofensivo, como crianças, o terror torna-os desconfortáveis e ofensivos, respectivamente, gerando mais medo que um monstrengo ou mascarado com um facão na mão.
@NUCLEARDASH3 жыл бұрын
A idéia de que padres trazem conforto pra maior parte do mundo é insana, mas infelizmente bem real. Eles não precisam de subversão pra trazer desconforto de forma alguma.
@AndrePeppers3 жыл бұрын
Boa teoria.
@AndrePeppers3 жыл бұрын
@@NUCLEARDASH Sob a ótica anticristã e/ou ateia de uma minoria, isso q vc escreve faz algum sentido. Para a maioria da população cristã no ocidente (talvez pro seu incômodo) vc escreveu asneira. A figura do padre e do pastor traz conforto espiritual para aqueles que o buscam, são psicólogos antes msm da psicologia existir como ofício. 🤙
@NUCLEARDASH3 жыл бұрын
@@AndrePeppers Desculpa, eu não entendi, só leio "Muuuu muuu muuuuu".
@NUCLEARDASH3 жыл бұрын
@@AndrePeppers Fala isso pras centenas de vítimas de abuso, aproveitamento financeiro, dentre várias outras merdas cometidas que eles a igreja se recusa a falar sobre. ✌ Quando a vítima for alguém que você se importe, talvez abra o olho, corninho. Quero dizer, carneirinho*.
@andrecarneiro70813 жыл бұрын
Incrível ! O filme mais recente que percebi essa temática foi no filma da Netflix o diabo de cada dia. É muito interessante ver essas personalidades incoerentes em filmes, para mim causa o efeito muito real.
@RonieLucca3 жыл бұрын
Muito bom , eu particularmente gosto muito do "Feitiço de Áquila" poderia ter incluído mas seu vídeo é irretocável.
@Lucyannaleal3 жыл бұрын
Amei o vídeo❤ parabéns pelo estudo!
@adaianafabiana3 жыл бұрын
Parabéns Max, seu canal é uma aula de cinema, muito obrigada
@jimrose763 жыл бұрын
Os Pilares da terra .série do período medieval, os Borges nível max. E outra obra que recomendo Profeta fora da lei.
@marciovelho7473 жыл бұрын
Caraca, eu nunca tinha parado pra notar que esse arquétipo sequer existia. Bom, deve ser porque padres no geral já me geram desconfiança, então padres malignos sempre me soaram como algo natural hahaha Ótimo vídeo, Max!!
@fantaghiro13893 жыл бұрын
E o interessante é que o Crime do Padre Amaro, clássico da literatura portuguesa protagonizado por um padre corrupto, foi adaptado para o cinema mexicano, com Gael Garcia Bernal no papel.
@veronicaferreira10343 жыл бұрын
Vídeo mt bom! Surpreeendente. Adoro suas análises.
@personalgamerbr_3 жыл бұрын
Lembrei dos 3 primeiros jogos de Assassin's Creed com o vilão Rodrigo Borges.
@erickrabello3 жыл бұрын
Achei que vc citaria os líderes religiosos de "O Feitiço de Áquila", onde um condena e o outro salva. Dessa forma, o filme mostrou dois arquétipos numa mesma obra. Outra obra que imaginei que seria citada seria "O Pagador de Promessas".
@AnaLugia2563 жыл бұрын
Imaginei q ele tbm iria citar "Anjos e Demônios" q fala exatamente dessa corrupção da igreja
@LucasRodrigues-jl1mq3 жыл бұрын
Essa serie é muito boa. Você poderia fazer um video sobre "Missa da meia-noite".
@brunochavesanimais9 ай бұрын
Acabei de ver o filme "A Hora do Lobisomem" ou "Bala de prata" e vim direto para este vídeo.
@2010tatanka3 жыл бұрын
Brilhante como sempre, Max !
@Eva-Mina3 жыл бұрын
Excelente vídeo, Max!
@RBorn743 жыл бұрын
Como citados acho outros exemplos clássicos, e bem interessantes como o The Name of the Rose (1986), Brimstone (2016) e The Devil All the Time (2020).
@vinilaurentino2 жыл бұрын
Não é necessariamente um vilão, mas o primeiro padre “sem vergonha” que vem à cabeça é do filme “O auto da compadecida”. Acabei de assistir “Missa da meia noite”. Muito bom, como quase todos os trabalhos desse diretor. Os trabalhos dele são incríveis, pois ele conta boas e assustadoras histórias de terror sem apelar pros tradicionais clichês do gênero.
@lucasmarieldossantosdesa47223 жыл бұрын
Exelente vídeo, Max!
@marinaprass3 жыл бұрын
Mare of Easttown é outro exemplo de obra audiovisual de 2021 que trabalha esse arquétipo de forma interessante!
@brunomartuciramos67693 жыл бұрын
recomendo ver Graças a Deus, do diretor frances François Ozon, que é um tipo de Spotlight contada sobre o ponto de vista das vitimas, até o momento tem no telecine.
@cashstl773 жыл бұрын
Eu estava exatamente pensando no Frollo ontem kkkkkk que coincidência, mano. Muito bom o vídeo.
@Rodrigo29823 жыл бұрын
Cada video do max é tipo uma tese pra TCC
@projetonopalcodavida3 жыл бұрын
Vale lembrar do filme O Pagador de Promessas, de Dias Gomes. Que fala sobre a intolerância religiosa.
@wellingtonmacena1053 жыл бұрын
Muito bom o video. Parabens
@francianedeoliveiraguedes1923 жыл бұрын
Ótimo vídeo!
@brenosobral95003 жыл бұрын
Acho q uma das maiores subversões em missa da meia noite é dar uma redenção breve para o padre pall (no diálogo no início do episódio final) e transferir o papel de vilão totalmente para o líder religioso leigo (a beata bev keene) colocando os q se dizem saberem mais sobre deus como os piores.
@cristianpaiva97703 жыл бұрын
Faltou falar de El Club (2015). Ótimo vídeo, Max.
@tinyspongebob3 жыл бұрын
Me lembra também de Castlevania, que a Igreja medieval foi a causadora de toda a história, pela condenação da Lisa, ou vilã ativa pela deturpação dos eventos, como na terceira temporada
@Nickmaldito3 жыл бұрын
Max. Gostaria de pedir um vídeo sobre um filme q eu acho um tanto quanto único. O filme " Orca, a baleia assassina". Esse filme pode não ser sensacional, um marco de sua época e tem quem não goste. Mas acho q esse filme te uma história não vi de repetir depois dele, acho q não tem algo como ele nem antes. Pois ele parece q vai ser como o filme " Tubarão" mas com pouco tempo de filme ele muda de caminho p se tornar algo como Moby Dick as avessas e sendo bem triste. Espero ter te dado uma ideia ou despertado seu interesse. Se tiver lido o comentário, obrigado pela atenção.
@83Jarbas3 жыл бұрын
Tem também um bispo maligno em Robin Hood-O Príncipe dos Ladrões (1991) e em Vampiros de John Carpenter (1998). Glauber Rocha também colocou um bispo que se alia a políticos corruptos em Terra em Transe (1967).
@celiolgfilho3 жыл бұрын
Missa da Meia Noite vale muito a pena! Para mim é a melhor obra do Flanigan!
@lucasfreire24323 жыл бұрын
Seria legal que se fizesse um sobre os bons padres do cinema. Jesus teve Judas, mas também teve Pedro.
@venusbcarmesim273 жыл бұрын
E hoje vemos como os padres malvados estãoo em alta hoje em dia. Poucos são como o Padre Julio que fez a minha catequese e sinto orgulho por isso. E muitos são como o Frollo, Heidnik, etc.
@Boris.Becker.3 жыл бұрын
Ótimo video!
@paulasegantini46853 жыл бұрын
Esse a paixão de Joana darc eu assisti , mas me deu uma ansiedade bem grande as trilhas sonoras , as vozes , e os ângulos hahaha e a primeira vez que vejo alguém falando dele
@augustoganzert73513 жыл бұрын
No filme Cinema Paradiso tem o um padre que censurava os filmes que iam ser exibidos no cinema.
@joaofrancisco36553 жыл бұрын
Tecnicamente não é um padre mau, ele tá mais pra um alívio cômico mesmo. Ele até ajuda o Alfred e Salvatore em uma parte do filme
@akarudie3 жыл бұрын
Mais uma excelente aula! 👏👏👏👏👏👏
@eduardooliveira74333 жыл бұрын
Max, antes mesmo do iluminismo, na renascença, os clérigos católicos já eram vilanizados. Dois exemplos são "A divina comédia" e " O auto da barca do inferno".
@sabrinits3 жыл бұрын
Seus vídeos são muito bons!
@gururajs3 жыл бұрын
Eu amei Missa da Meia Noite
@iarayah3 жыл бұрын
poxaaa faltou o padre malvadeza do filme Elvira. Eu sei que vc pegou uns filmes mais cults e tal, mas esse padre do Elvira é um dos que mais emblemáticos pra mim!!!
@proibidosabertos3 жыл бұрын
Conteúdo extraordinário
@emmerichpaulo3 жыл бұрын
Excelente mais uma vez
@edurockforever3 жыл бұрын
Faltaram muitos outros exemplos de padres em filmes e series de terror como Colheita Maldita, Exorcismo de Emily Rose, True Detectives e muito mais. Fora os padres da ficção científica como do Quinto Elemento e Padre de 2011. Seria interessante também citar padres que abusavam sexualmente de crianças e depois viraram filme. Enfim esse vídeo com certeza merecia uma segunda parte.
@vitorlhamas1693 жыл бұрын
Esqueceu de falar sobre A Papisa Joana e Má Influência. E tem a 1ª temporada da série O Exorcista.
@JuliaOliveira-ll4sm3 жыл бұрын
Tem um filme de 2016 com a Dakota Fanning chamado amaldiçoada que trás esse arquétipo do homem religioso maligno de una forma realística mas que beira o sobrenatural, esse filme é bem pesado mas é muito bom
@jaquelinemachado62193 жыл бұрын
O documentário The Keepers foi uma das coisas mais assustadoras que já.
@marca83683 жыл бұрын
Não é do cinema, mas o Padre Pucci do Jojo's Bizarre Adventure também é um padre bastante horripilante
@JosephDGuedes3 жыл бұрын
um padre que tem como poder um espírito vestido de sadomasoquista e depois evolui pra um espírito que tem a cabeça de um cavalo no lugar do pinto e reseta universo, visualmente ele é bem sinistro já
@mikemorton43293 жыл бұрын
Só do cara ser um manipulador bem antes do Dio conhecer ele
@elderleon18443 жыл бұрын
"Como um ateu eu mesmo não posso moralmente gostar do arquetipo do fanático religioso que é mau simplesmente por ser religioso da mesma forma que não gosto do arquetipo do ateu que é maligno por ser ateu (principalmente por o primeiro ser mais frequente)" - mother basement
@joaoricardolima95443 жыл бұрын
Tem também o padre de O Feitiço de Aquila.
@marcelogoto3 жыл бұрын
E você, Max, está um verdadeiro mosqueteiro com esse cabelo comprido, barba e cavanhaque
@leorib53933 жыл бұрын
O Reverendo Kane era um padre? Pelas roupas que ele usa, eu sempre pensei que ele era um pastor quaker.
@MrsDream-xz4hc3 жыл бұрын
Nooooooosssa o Padre de A Missa da Meus Noite que coisa doida essa série
@mariaalexandrapilar34093 жыл бұрын
Tava lendo sobre o corcunda agorinha e claro que vou vou ver o vídeo também
@gabrielfragachumilhas89093 жыл бұрын
Não esquecendo de dom Hélder Câmara, Leonardo Boff e padre Cícero no Brasil, três exemplos marcantes de figuras religiosas que usaram a igreja e os preceitos católicos em favor do povo, em momentos de completa penúria da história brasileira.
@eduardograczyk34123 жыл бұрын
No caso de Boff foi usar a Igreja em favor da ideologia.
@evertonoliveira42653 жыл бұрын
Gosto muito tbm da figura do padre irlandês em Sons of anarchy
@gilbertagenor8243 жыл бұрын
Que trajetória sinistra 😔😔🤣🤣😲😲
@nandoinacio28543 жыл бұрын
O documentário "João de Deus" também é nessa linha
@rinda-sh9cs3 жыл бұрын
Tenho o vhs Disney e dvd
@83Jarbas3 жыл бұрын
Antes do Iluminismo já havia padres corruptos e gananciosos na literatura. Por exemplo, ainda na Idade Média, no Decamerao, de Giovanni Boccaccio e nos Contos da Cantuaria, de Geoffrey Chaucer.
@VictorSGomezrj3 жыл бұрын
O padre do filme O Código Da Vinci não foi mencionado por você. Abraços
@Blisteryn3 жыл бұрын
Faltou o padre Marcelo Rossi, que me fez dançar Erguei as mãos, isso é imperdoável!
@oolhodocavalo3 жыл бұрын
Faltou falar do melhor personagem de sons of Anarchy o P.e Kellan Ashby
@popcornenglishonline95483 жыл бұрын
Lembrei dos quadrinhos da DC Vertigo: Preacher.... algo do tipo kkkk
@jose-ulisses3 жыл бұрын
S temos muitos exemplos de padres (líderes religiosos) malvados no cinema é porque eles existem na vida real. Podem não ser a regra. Mas também não são casos isolados. São bem frequentes. Líderes religiosos com poder para agir sobre milhares de pessoas, para extorquir dinheiro ou manipular a consciência política temos muitos.
@marlonfurlan68933 жыл бұрын
Então, menino Max, gostei, visse?! Um abraço.
@cesargratao70783 жыл бұрын
Senti falta do bispo malvado de O FEITIÇO DE ÁQUILA.
@ritacarvalho70233 жыл бұрын
El Club é bem chocante
@rodrigodecarvalhosoares10033 жыл бұрын
Cadê "O feitiço de Aquila"?!
@altairgames75693 жыл бұрын
Faltou mozguls de beserk e os padres Anderson e maxwell de Hellsing
@pedrocarvalho31113 жыл бұрын
Nossa Juiz Claude frollo o meu favorito
@lissaz3443 жыл бұрын
Padre bom só em Fleabag 😏
@shounenquest50083 жыл бұрын
Agora temos o Pucci em jojo
@Edumtavora3 жыл бұрын
Tudo bem que não é filme mas tem o padre Jesse Custer da série/quadrinhos "Preacher". Um grande deboche com esse arquétipo do padre. Personagem complexo e cheio de idiossincrasias.
@thyagoamancio44602 жыл бұрын
Faz de palhaços de circo e quando eles se tornaram horror no cinema
@BrunoRochadesenhista3 жыл бұрын
Zero defeitos
@pedrorezende64443 жыл бұрын
Acho triste somente esse lado ser o mais apresentado hoje. Essa desconstrução, não somente da igreja católica, mas da religião tem sido um sucesso. Acho que deveria ter o lado oposto no filme, o da virtude. Mas acho que quando fazem esse arquétipos maléficos, são feitos na má fé mesmo. É óbvio que existe más sacerdotes, mas tentam fazer do mal o todo, ofuscando o que já foi bem feito pela igreja católica ou pelos bons sacerdotes. Enfim, triste!
@evysmpc3 жыл бұрын
Discordo. A Igreja Católica e seus membros, em especial, foi, durante séculos, muito aclamada, saudada e quase categorizada como imaculada, enquanto tudo de podre que a envolvia era colocado por debaixo dos tapetes. Esse poderio precisava ser desmistificado, e as obras cinematográficas ajudam nesse sentido quando colocam uma figura religiosa no papel de vilão, ou simplesmente humanizando-o, porque daí as pessoas começam a se perguntar o por quê de alguém de carne e osso ter o poder de falar por Deus. É preciso suscitar a dúvida, a desconfiança e o critério na mente das pessoas... e isso não prejudica aqueles que são realmente devotos ao sacerdócio; apenas diminui as forças e a influência daqueles que não são.
@pedrorezende64443 жыл бұрын
@@evysmpc o que vc comentou é verdade. Mas o problema não é esse. A mídia só mostra essa figura maléfica de lideres religiosos. Quantos filmes de sucesso ou figuras emblemáticas no cinema são aclamados pela massa? É raro! Os filmes quando exaltam santos ou figuras religiosas dignas de respeito são bem esquecidos
@alvarochaves19993 жыл бұрын
Se bem que existem casos de padres corruptos e/ou pedófilos na vida real...
@luizfernandesmoreirateixei73153 жыл бұрын
Isso para nos alertar que os lobos sempre falam de Deus e se fazem de castos. Já conheci gente que foi "expulsa" por pensar fora da caixinha.