ENTREVISTA QI - COVID 19 - A autópsia de um equívoco.

  Рет қаралды 369,567

Qi News

Qi News

4 жыл бұрын

André Dias, PhD., é Doutorado em Modelação de Doenças Pulmonares pela Universidade de Tromso, na Noruega. A instituição que o acolheu é uma das mais prestigiadas do mundo na área de investigação em epidemiologia.
www.helmholtz-muenchen.de/epi...
Depois de ter publicado um artigo no jornal ECO e de ter escrito nas redes sociais sobre a forma, na sua opinião injustificada, como o mundo está a lidar com a pandemia do novo coronavírus, começou a ser insultado e a ser alvo de ataques de cibernautas que não aceitam, simplesmente, a sua versão dos factos.
Esta entrevista foi feita à Qi News no dia 11 de Abril de 2020.
Fontes e outras leituras:
• Video
eco.sapo.pt/opiniao/um-seculo...
www.cebm.net/covid-19/global-...
• Why lockdowns are the ...
• Dr. John Ioannidis Ann...
www.euromomo.eu/
covid19estamoson.gov.pt/
www.who.int/csr/resources/pub...
www.rt.com/op-ed/484622-exper...
www.france24.com/en/20190228-...
www.ecdc.europa.eu/en/publica...
earthobservatory.nasa.gov/ima...
www.reuters.com/article/us-he...
www.bbc.com/future/article/20...
www.govtech.com/em/health/Soc...
www.nytimes.com/2020/03/17/up...
www.who.int/docs/default-sour...
www.publico.pt/2020/03/12/soc...
www.jn.pt/nacional/covid-19-e...
www.worldometers.info/coronav...
www.dailymail.co.uk/sciencete...
www.ft.com/content/f3136d0a-6...
www.pordata.pt/Portugal/Esper...
www.euro.who.int/en/health-top...
www.gatesfoundation.org/
evm.min-saude.pt/
blogs.mathworks.com/loren/202...
www.land.nrw/sites/default/fi...
• Video
• Video
/ im_bill_gates_cochair_...
www.zdf.de/nachrichten/politi...
www.sciencedirect.com/science...
www.salute.gov.it/portale/cald...
evm.min-saude.pt/#shiny-tab-d...
www.dn.pt/vida-e-futuro/mais-...
www.vettimes.co.uk/news/foot-...
• Video
• Questioning Convention...
• Perspectives on the Pa...
• Video
www.economist.com/graphic-det...
ourworldindata.org/coronavirus
thehill.com/opinion/healthcar...
www.nature.com/articles/d4158...
www.nature.com/articles/d4158...
www.socialstyrelsen.se/statis...
unherd.com/thepost/nobel-priz...

Пікірлер: 1 400
@gidabruno6092
@gidabruno6092 4 жыл бұрын
Esta situação toda favorece aos "donos do mundo" não ficarão impunes por tantas maldades
@carlosmatias1592
@carlosmatias1592 4 жыл бұрын
Obrigado pelos esclarecimentos. Um bem haja e não desista de nos esclarecer. Infelizmente os políticos são de má qualidade e só temos jornaleiros.
@ricardopereira9262
@ricardopereira9262 4 жыл бұрын
www.euromomo.eu/graphs-and-maps Actualize-se sff
@carladiasmendes8938
@carladiasmendes8938 4 жыл бұрын
Não tenho nem de perto os estudos e os conhecimentos que o André tem ... Mas estou atenta e questiono todas as situações que me parecem exageradas, como se não houvesse mais nada no mundo que componha um cenário que se apresenta sem que eu tenha controle... agradeço o seu trabalho...complementou muitos das minhas reflexões . Obrigada por sua coragem... Deus o proteja a si e a outros como o André para que o mundo siga a evolução e não o domínio.
@andreazille4512
@andreazille4512 4 жыл бұрын
www.linkedin.com/pulse/erros-na-an%C3%A1lise-de-andr%C3%A9-dias-sobre-pandemia-hugo-penedones/?published&fbclid=IwAR1AzpT6eqGyEov-UUEZp5LwyEbwyvMojmZfyg_sUtHseDx_D4GPvFGUN_w
@joselimaguerreiro9530
@joselimaguerreiro9530 4 жыл бұрын
@Pedro Couto e Santos Assunto: mais um nobel anticonfinamento NOBEL DA QUIMICA 2013 professor Levitt explica em 35 minutos clarificadores a acção precipitada passivel de danos irreversiveis dos Governos Vale a pena ver, bom fim de semana. kzbin.info/www/bejne/mJ2QpI2am7GWe80&feature=share&fbclid=IwAR3IeL0A0q2A47d_G73eFmiOcOd45g4mPyu9J9Osa9kKw_z2WiOw_A8Ewy4
@rikardocarvalho
@rikardocarvalho 4 жыл бұрын
@@joselimaguerreiro9530 LOLOLOLOLOL..... um nobel da quimica a opinar sobre doenças epidemiologicas e economia.... Sao estes os especialistas que têm como argumento ?
@rikardocarvalho
@rikardocarvalho 4 жыл бұрын
Ou seja... é preciso vir um "doutor" para complementar as tuas "reflexoes". Entao para isso nao era preciso os estudos dele..... voce só com o seu feeling conseguiu concluir o mesmo. Foi a mesma sabedoria que o "doutor" usou ...feeling cibernetico. O rapazolas armado em intelectual é informatico... bolseiro que quis dar uma de premio nobel. Mas como discursa para a carneirada cheia de sede para ouvir teorias da conspiração..... tornou-se um gajo famoso.... lol
@fatimareis9862
@fatimareis9862 4 жыл бұрын
Obrigada pela sua informação,
4 жыл бұрын
Deus! Este é o vídeo nacional mais informativo e decisivo de sempre. Obrigado pelo trabalho verdadeiramente jornalístico. Só lamento só agora ter vos encontrado.
@elsachiara3210
@elsachiara3210 4 жыл бұрын
André, sou de Economia. Tenho algum conhecimento de Matemática, Econometria, Probabilidades e Estatística. Mas, ainda que não tivesse, tudo o que dizes é de tal forma absolutamente compreensível que só uma grande estupidificação da humanidade pode justificar que as pessoas não entendam nem vejam o evidente. Lamento imenso que estejas a ser massacrado. E não: nunca te vão dar razão. Mas é por causa de pessoas como tu que o mundo "pula e avança"! Obrigada por tudo, André! Bem hajas!
@Mackwiss
@Mackwiss 4 жыл бұрын
este individuo não tem formação na area onde se denomina especialista. Não há qualquer razão logica para ouvir este "phd" nesta altura.
@josegoncalves5201
@josegoncalves5201 4 жыл бұрын
Aí vai elsa twitter.com/Mathletics1984/status/1252583539704545280?s=20
@ruiferreira6578
@ruiferreira6578 4 жыл бұрын
Sff mantenha-se na economia. Como sabemos os trabalhos dos economistas são precisos, sempre correctos e num fazem asneira... Ou talvez deva ouvir outros economistas aqueles que certamente critica porque não são carneiros...
@crisf4482
@crisf4482 4 жыл бұрын
então vc olha apenas matematicamente, sem os dados corretos e sem nenhuma noção da implicação médico-hospitalar. ou seja, nem matematicamente a sua análise é correta
@andreserradias
@andreserradias 4 жыл бұрын
@@Mackwiss A tese é publica. Não custa muito a encontrar. Se nem isso conseguem, abstenham-se de comentar em topicos demasiado complexos.
@paulolourenco5409
@paulolourenco5409 4 жыл бұрын
O peso da normalização, tal como refere o autor, é imparável. Um dia destes ainda vamos ter decisões políticas baseadas em número de "likes" nas redes sociais...
@ruialexandre6197
@ruialexandre6197 4 жыл бұрын
Sou biólogo mas não epidemiologista. Tenho ao meu colo o "Microbiologia Médica", da LIDEL. No capítulo de introdução à epidemiologia mostra um exemplo de uma curva de doença epidémica. Não é uma curva normal ou gaussiana. Tem um crescimento muito rápido, exponencial e uma descida lenta. Não é uma curva simétrica.
@sergioseisemeia
@sergioseisemeia 4 жыл бұрын
Mesmo que não esteja 100% certo, a verdade é que já fazia falta um pensamento diferente e acertivo sobre o tema. Este unanimismo baseado no medo e com consequências devastadoras para as democracias tem de ser criticado. Nem que seja para (se) obrigar a repensar e reflectir sobre outros ângulos.
@Mackwiss
@Mackwiss 4 жыл бұрын
o problema é precisamente que este individuo está 100% errado. Pelo simples facto de não ter qualquer formação em medicina, epidemologia ou imunologia. Ouvirmos esta pessoa seria o mesmo que se tivesse um cancro, em vez de ir ao médico e seguir os conselhos médicos, fosse ao departamento de informática da sua universidade local e pedisse a qualquer programador desse departamento para lhe curar o seu cancro.
@cfod18
@cfod18 4 жыл бұрын
Justamente, o unamismo de uma mesma ideia neste tempo leva a criar menos expectativas para mais soluções
@panoptico4514
@panoptico4514 4 жыл бұрын
imagino que tenhas um Nobel para dizer q um PHD em modelação de doenças pulmonares não entende nada... Faça uma análise técnica rebatendo os argumentos que é mais útil!
@joaovieira2008
@joaovieira2008 4 жыл бұрын
excelente entrevista, deixou-me mais elucidado que qq notícia, programa ou tanta treta que se lê por ai. Obrigado vou partilhar
@ondaazul2020
@ondaazul2020 4 жыл бұрын
partilhe mas partilhe também a verdade www.linkedin.com/pulse/erros-na-an%C3%A1lise-de-andr%C3%A9-dias-sobre-pandemia-hugo-penedones/
@carloslopes15
@carloslopes15 4 жыл бұрын
Depois de ver o vídeo e dar uma vista de olhos pelos comentários fiquei sem saber se estava no KZbin ou no congresso nacional de epidemiologistas, com a quantidade de técnicos de saúde, por estas bandas, transformados em comentadeiras....
@reginaduartemoreira3957
@reginaduartemoreira3957 4 жыл бұрын
Não é preciso ser especialista para se perceber que a gripe, embora mate muita gente por ano, fá-lo ao longo de sete ou oito meses; já a Covid19 tem taxas de mortalidade muito maiores e condensadas num curto período de tempo. E, como diz o primeiro comentário, nunca se viu em surtos de gripe camiões da tropa ou camiões frigoríficos a transportarem centenas de caixões como se está a ver nesta pandemia.
@monicavictor100
@monicavictor100 4 жыл бұрын
😹😹😹😹😹😹
@callmeyang
@callmeyang 4 жыл бұрын
A WHO/OMS está claramente nos bolsos da China e fundos do deep state americano através da UN/ONU como é o caso deste exercício e simulação que vivemos “Pandemic Flu - Event201 - ID2020 - Scenarios for the future of technology & International development” em preparações e funcionamento desde pelo menos 2005. Devemos mesmo confiar neste criminosos com a nossas liberdades?
@infesta270
@infesta270 4 жыл бұрын
Mass manipulation, everything is Coronavirus with these tests. False positives! Wake up!
@Sirikazy
@Sirikazy 4 жыл бұрын
@@reginaduartemoreira3957 eu vou pedir que lhe enviem diploma xD enfim a que ser bem apretado para nao querer ver....
@ruipedrovilarinho5560
@ruipedrovilarinho5560 Жыл бұрын
Nunca esqueci este vídeo. Vim revisitá-lo 2 anos e meio depois.... Sucesso para as suas iniciativas. Continuo grato por ter tido acesso a esta informação - ajudou-me imenso.
@dcantunes
@dcantunes 4 жыл бұрын
Muito interessante, sobretudo depois de observar os gráficos oficiais. Bem haja às pessoas que têm cabeça por pensar por si, que têm capacidade de sentido crítico e com coragem para não alinhar com o que parece ser um unanimismo que ninguém pode questionar.
@manuelcvaz
@manuelcvaz 4 жыл бұрын
Mas como é que se pode comparer "confinamento" e "sem confinamento", nem é bem sem confinamento, é o "do nothing" ?
@joaogradiz3010
@joaogradiz3010 4 жыл бұрын
Oscar Maximo nem é uma questão de confinamento. É que apesar de a gripe ser sem confinamento, existem tratamentos antivirais e vacinas é que baixa drasticamente a mortalidade... para o corona não há nada, daí o confinamento. Nem tem comparação. Se não houvesse tratamento da gripe ela certamente mataria muito mais!
@joaomacedo4359
@joaomacedo4359 4 жыл бұрын
Já olhaste para os gráficos? 😂 Já nem o sr André Dias fala dos gráficos desde que eles deixaram de concordar com ele
@CD-pi8xq
@CD-pi8xq 4 жыл бұрын
João Macedo , kzbin.info/www/bejne/qJuvkGeFeJuMnJo
@cslc3980
@cslc3980 4 жыл бұрын
João Macedo “Estupido é saber a verdade, ver a verdade, mas ainda assim acreditar na mentira”...você insere-se na estupidez
@gca666
@gca666 4 жыл бұрын
Todo o argumentário está assente num gigantesco equivoco: a forma da curva de distribuição da infecção, quer haja medidas de confinamento, quer não haja é sempre igual à de uma distribuição normal (isso é obvio). A diferença está nos numeros absolutos associados a essa curva. Podemos ter distribuições normais com máximos de 10 ou máximos de 1000. Ambas são distribuições normais, só que com efeitos completamente diferentes.
@sofiacalvet4821
@sofiacalvet4821 4 жыл бұрын
Obrigada!
@Hevoise
@Hevoise 4 жыл бұрын
Exatamente.
@anapereira1781
@anapereira1781 4 жыл бұрын
É por isso que estamos em casa... Para evitar que os números aumentem exponencialmente e estamos a conseguir por isso os números são os que estás a apresentar.
@mcpeth8166
@mcpeth8166 4 жыл бұрын
Faz sentido, mas não explica porque em Italia não morreu mais gente que seria normal para um ano mau . A abordagem deveria ser de confinamento de grupos de risco, capacitar cuidados descentralizados para evitar aglomeração em um par de hospitais, indicações à população para comportamentos de cuidado, sendo um deles SAIR à rua todos os dias para exposição UV e reforço de nutrientes e vitaminas básicas (o episodio da praia de carcavelos não tem absolutamente nada de perigoso dada natureza dos virus pulmonares). Em suma, não se fechava 90% do país, e sim 10, 15%. Agora venha a epidemia de suicidios, de desemprego, de dificil retoma economica, de questões psicologicas em crianças e familias, de atraso em curriculos escolares, de conflito institucional europeu e de too o mundo ocidental em geral, pois vai ser uma zaragata politica a partir daqui, não tenham dúvidas, e quem se vai lixar é o mexilhão, disparar de dívidas soberanas, etc etc etc.
@fabionogueira7050
@fabionogueira7050 4 жыл бұрын
@@mcpeth8166 Explica sim, pois não podemos esperar que morra mais gente que num ano mau, quando num ano mau anda tudo na rua e com o COVID 19 tudo ficou em stand-by. Comparar dados de confinamento com não confinamento é no mínimo descabido. Mas todas as dúvidas que levanta são reais e o futuro vai ser difícil. Mas cá estaremos, juntos, para seguir em frente!
@tiagomonteiro-henriques4570
@tiagomonteiro-henriques4570 4 жыл бұрын
1) O problema está mal colocado: a questão central não é a mortalidade, mas a mortalidade prematura evitável. 2) É verdade que se encontram casos de gripe todo ano e que a atividade gripal se pode estender naturalmente até maio, mas, ao contrário do que é afirmado não há surtos de gripe em abril (e.g. www.cdc.gov/flu/about/season/flu-season.htm). 3) Há que ser preciso na linguagem! A constituição não está suspensa! O que estão suspensas são algumas liberdades e estão suspensas ao abrigo da própria constituição que, como não poderia deixar de ser, prevê casos como o que estamos a atravessar. 4) Em Portugal a mortalidade não é maior que os valores médios? Excelente! Significa que as medidas que foram tomadas surtiram efeito. Ainda assim, é cedo para estes cálculos e sabe-se que houve um aumento na mortalidade geral durante o fim do mês de março, nunca antes observado (www.dn.pt/pais/houve-ou-nao-mais-mortalidade-em-marco-12035736.html?fbclid=IwAR0lDHnQKN4lgDdaMP8lht9_41l4lA7ln-bCs_NvX2BVO5Jivl0u9MT09-U). Ainda é cedo para analisar abril. 5) Infelizmente é conhecido, de tantos outros surtos epidémicos mundiais (os de ébola são exemplos paradigmáticos), que a mortalidade por outras causas aumenta durante o período dos surtos. Nós não somos diferentes dos africanos: as pessoas deixam naturalmente de querer ir ao hospital, pois têm receio de se expor ao agente patogénico, sobretudo quando padecem já de outras doenças e se sentem frágeis. Felizmente há hoje possibilidade de pelo menos minimizar estas questões. As consultas pela Internet, diretamente com médicos de família ou outros médicos, poderá ser uma enorme ajuda em detetar casos que necessitam de intervenção urgente. 6) O suicídio é sem dúvida um problema bastante estudado e que devemos acompanhar com muita atenção. Combate-se com muita solidariedade, para não deixar colapsar os projetos de vida das pessoas e com muito apoio que tem de estar sempre disponível e ser pró-ativo no encontrar das pessoas que possam precisar dele. Não se combate deixando outras pessoas morrer para não destruir a economia. 7) Dizer que as duas últimas épocas de gripe foram muito amenas é falso. Das duas últimas só a atual (2019/2020) foi amena. Reparando nos gráficos, vê-se claramente que há um excesso de mortalidade na época gripal 2018/2019 pois sobe bem acima da linha-base da mortalidade. Por exemplo nas épocas gripais de 2013/2014 and 2015/2016 não houve subida significativa em relação à linha base - ou seja, essas sim foram amenas e não 2018/2019 como é dito (ver Fig. 2 deste atrigo: www.euromomo.eu/methods/pdf/european_excess_mortality_2017_18.pdf). 8) É cometido um erro grave quando se fala em esperança média de vida. A esperança média de vida à nascença(!) era, em 2017: 83.4 anos (mulheres; não 82!) e 77.8 anos (homens; não 74!); os dados estão aqui: www.pordata.pt/Portugal/Esperança+de+vida+à+nascença+total+e+por+sexo+(base+triénio+a+partir+de+2001)-418. Mas o erro grave não são estas diferenças. Aquelas são as esperanças médias de vida para quem nasça hoje e que sofra (durante toda a sua vida) as taxas de mortalidade atuais! Ou seja, quem tem hoje 65 anos (e já sobreviveu às taxas de mortalidade das faixas etárias anteriores) tem uma esperança média de vida superior: as mulheres espera-se que, em média, vivam até aos 85.9 anos e os homens até aos 82.6 anos! Os dados estão aqui: www.pordata.pt/Portugal/Esperança+de+vida+aos+65+anos+total+e+por+sexo+(base+triénio+a+partir+de+2001)-419. É muito diferente do que é afirmado e é um erro grosseiro que é feito. Este artigo é também interessante: www.dn.pt/vida-e-futuro/esperanca-de-vida-em-portugal-aumentou-15-anos-em-menos-de-uma-decada-11341026.html. 9) Diz-se que a 'curva normal' (em forma de sino) significa que o vírus está em 'roda-livre' (talvez quisesse dizer roda-viva?). Muitos países têm-se afastado bastante da dita 'curva normal' (em forma de sino) apresentando agora grandes caudas (de novos casos ou de novas mortes) no sentido do tempo cronológico (o que significa que diminuíram o contágio, mas não totalmente). Mas a questão que se impõe é: qual seria a forma da curva esperada caso as medidas funcionassem bem e diminuíssem o contágio a zero? A resposta é: uma 'curva normal', ligeiramente mais bicuda, mas igualmente em forma de sino! Ou seja, ser em forma de sino não permite concluir nada! A diferença é que, no cenário da roda-viva, a curva teria o seu pico 86 dias após o primeiro caso, com cerca de 1 milhão de pessoas infecciosas (e no fim teríamos 9.4 milhões de infetados acumulados); no cenário em que controlamos a curva (parando o contágio a 100%) teríamos o pico 51 dias após o primeiro caso, com cerca de 4 mil pessoas infecciosas e um total de 20 000 e infetados acumulados, quando os números começassem a estabilizar. Já sabemos que não estamos a controlar a 100%; mas qual o cenário de que estamos mais próximos? 🤔. Experimentem por alguns valores aqui: gabgoh.github.io/COVID/index.html. 10) A ideia que a OMS faz um alerta em janeiro/fevereiro com base em redes sociais é patética. A China faz o primeiro aviso à OMS a 31 de dezembro de 2019! A 7 de janeiro já tinham o DNA do vírus sequenciado e a 10 de janeiro o genoma foi comunicado à OMS. Passados poucos dias um grupo alemão já tinha desenvolvido o teste PCR (que agora se usa) e que foi distribuído pela OMS pelo mundo. Há boas linhas do tempo neste livro, traduzido para portugês por estudantes de medicina portuguesas (covidreference.com/pt). 11) Quando não sabemos de um assunto, estudamos. A janela para análise deste vírus é bastante grande em comparação com outros e até 2.3 dias antes dos sintomas aparecerem, reduzindo-se depois em 7 a 12 dias, podendo ir a 22 dias em crianças (doi.org/10.1038/s41591-020-0869-5 e www.ecdc.europa.eu/sites/default/files/documents/COVID-19-Discharge-criteria.pdf). Ainda assim, há doentes que facilmente ultrapassam estes valores, testando positivo passados 38 dias, 33 dias, 34 ou 26 dias após a admissão no hospital... (academic.oup.com/biolreprod/article/doi/10.1093/biolre/ioaa050/5820830). 12) 30% de mortalidade não significa obrigatoriamente a extinção humana (mas seria muito triste, claro). Basta que as pessoas com 20 anos não sejam afetadas, por exemplo, que é o caso. Neste caso significaria (e significará) é uma descida da esperança média de vida, mas nunca a extinção. A peste-negra matou entre 30 a 60% da população europeia na Idade Média, em surtos que matavam 50% da população das cidades (como Paris, Florença). Os surtos foram depois reaparecendo por mais de 300 anos! Há que estudar história! Os números dados pela OMS são sempre "case fatality rates", ou seja, taxas de fatalidades entre os casos diagnosticados com testes laboratoriais !), i.e. aqueles em que as pessoas se queixam ou ficam tão doentes que vão ao hospital e são testados; é o padrão que se usa e ainda bem, caso contrário nada se conseguiria fazer, nem compreender. 13) É completamente normal os valores da fatalidade (por casos diagnosticados/testados laboratorialmente) descerem ao alargar-se muito os testes, sobretudo porque esta doença tem fatalidades muito diferentes entre os vários escalões etários (sendo quase nula abaixo dos 40 anos). Porém a fatalidade continua muito elevada se olharmos para os escalões etários acima dos 60/65 anos. 14) Há estudos científicos que demonstram que as medidas surtiram efeitos (science.sciencemag.org/content/early/2020/03/25/science.abb4218). (continua)
@MrStellarParadox
@MrStellarParadox 4 жыл бұрын
Quanto é que recebeste para contestar esta posição de forma tão elaborada? Ninguém, a não ser alguém com uma agenda, como evidentemente é o teu caso, se daria a tal trabalho!
@DiegoPalhocaSC
@DiegoPalhocaSC 4 жыл бұрын
@@MrStellarParadox incrível, parece que o povo de Portugal é tão louco quanto o povo aqui no Brasil. Essa sua pergunta é um absurdo!
@TheJohn1w
@TheJohn1w 4 жыл бұрын
A expressão mortalidade prematura evitável não é redundantememre circunstancial? Toda a mortalidade excepto aquela causada por doenças graves e já em fase terminal, caiem nessa categoria
@tiagomonteiro-henriques4570
@tiagomonteiro-henriques4570 4 жыл бұрын
Não recebi nada, @@MrStellarParadox. Fi-lo inicialmente para uma amiga (que me pediu opinião sobre o vídeo) e o texto foi crescendo de tal forma que achei por bem publicá-lo. Tinha também trocado mensagens com o André (no Facebook), nas últimas semanas, onde tentei demovê-lo desta sua posição, mas acabei por desistir. Considero a posição do André desadequada da realidade e perigosa nas suas consequências. Tentei sempre ser o mais objetivo e científico possível. Acredite, não tenho outro interesse que não seja ajudar as pessoas a estar bem informadas e a protegerem-se o melhor que puderem (é o que desejo para os meus familiares e amigos, mas também para a população em geral, como não poderia deixar de ser).
@tiagomonteiro-henriques4570
@tiagomonteiro-henriques4570 4 жыл бұрын
Talvez, @@TheJohn1w. Se calhar poderia ter escrito melhor. É mais uma questão terminológica, creio. Mas parece-me que pode haver mortes prematuras (normalmente considera-se prematura se ocorrer antes dos 70 anos, mas depende do país), que não são evitáveis nem com tratamentos, nem com comportamentos (como em doenças incuráveis, ex: alguns tipos de cancro, algumas doenças degenerativas, etc.) e outras que se podem evitar (ou por terem cura e estar disponível, ou por estarem relacionadas com comportamentos que podem ser controlados, ex: alguns acidentes vasculares cerebrais, alguns cancros como o do pulmão, etc.). Obrigado pela pergunta; fez-me refletir mais sobre o assunto.
@cmdcostagomes
@cmdcostagomes 4 жыл бұрын
Acabei de ver a entrevista e só tenho que lhe agradecer e notar que ainda há homens honestos íntegros que são fieis ao que a ciência nos ensina. Obrigado! Bem Haja.
@joaoolx
@joaoolx 4 жыл бұрын
A questão Central aqui é: "Uma vez que os numeros actuais estao influenciados pelas medidas de confinamento impostas por toda a Europa, deveriamos usar esses mesmos numeros para comprar com a média dos ultimos anos?" Com as medidas de confinamento, é obvio que a mortalidade é mais baixa. Quer dizer que as medidas tomadas estao a resultar e até evitaram surtos de gripes "normais". Se quisermos fazer essa analise de forma criteriosa, não deveriamos usar antes números de um país que não tenha imposto quaisquer medidas de prevenção?
@danielpereira8132
@danielpereira8132 4 жыл бұрын
óbvio
@aerozy
@aerozy 4 жыл бұрын
A longo prazo nao devido a falta de imunidade colectiva. Por causa do confinamento ira haver segundos surtos logo que vier o frio. Se tivessemos todos imunizados isso nao iria ocorrer.
@Freakhealer
@Freakhealer 4 жыл бұрын
www.euromomo.eu/graphs-and-maps nao é mais baixo
@Freakhealer
@Freakhealer 4 жыл бұрын
@@aerozy isso é uma suposiçao se contermos nao havera segundo surto
@andreserradias
@andreserradias 4 жыл бұрын
Não é óbivo que a mortalidade é mais baixa. Não ha qualquer relação de medidas e momento que foram tomadas e abrandamento de infecção ou mortes. Não há qualquer prova prévia que confinamenteo de pessoas saudaveis mude o quer que seja.
@manuelpinto2752
@manuelpinto2752 4 жыл бұрын
Excelente video. Eu sem qualquer formação médica, mas lendo muito sobre este assunto, sou genericamente da mesma opinião. Isto só demonstra o poder dos média para o bem e para o mal ... bem como a irresponsabilidade politica ....
@Hevoise
@Hevoise 4 жыл бұрын
Por que é tão difícil entender que o problema não é a taxa de letalidade, e sim de que precisamos evitar que todos precisam de internação ao mesmo tempo, porque os sistemas de saúde não vão dar conta! A transmissibilidade do COVID19 é imensamente maior do que da gripe comum e é esse o grande problema.
4 жыл бұрын
Exacto. Alguém que me entenda. Ninguém quer que chegue ao ponto de profissionais de saúde tenham de escolher quem vive e quem morre.
@TheJohn1w
@TheJohn1w 4 жыл бұрын
Eu não percebo como se pode afirmar que é "imensamente maior"... Em nenhum país o número de infectados ultrapassou 1% da população.
@TheJohn1w
@TheJohn1w 4 жыл бұрын
Agora que não temos capacidade hospitalar para tantos casos, nunca tivemos... Daí que morrem cerca 16 pessoas por dia de pneumonia comum
@FernandoTrindadePT
@FernandoTrindadePT 4 жыл бұрын
O gajo é estúpido. Tem óculos de Penafiel e só vê mortes... porque é só isso que interessa para ele.
@CD-pi8xq
@CD-pi8xq 4 жыл бұрын
Hevoise Papini , Se a taxa de transmissibilidade é superior a uma gripe "comum" como explica a semelhança das curvas?
@ellie8602
@ellie8602 4 жыл бұрын
Wow! Thank you so much! I am sharing this with my friends in the USA because we are looking for actual data and facts. Opinion news is what dominates in our country. Social media and regular media create fear. No good decision is ever made from fear! Muito obrigada!!!
@s.deoliveira4109
@s.deoliveira4109 4 жыл бұрын
Muito bom. Objectivo, fundamentado.Muito esclarecedor. O melhor vídeo que já vi sobre o assunto. Tenho grande orgulho em que seja português! 👍🏻👋🏻👋🏻👋🏻👋🏻👋🏻👋🏻👋🏻👋🏻👋🏻🇧🇫
@NumbByDawn
@NumbByDawn 4 жыл бұрын
Os picos da gripe sazonal não estiveram associados a medidas de distanciamento social. Não é honesto comparar esses números com os da covid-19, onde foram tomadas precauções numa escala sem precedente.
@kulzer1970
@kulzer1970 4 жыл бұрын
Mas viu a hora completa de vídeo do André ou ficou-se pelo título ou pelos primeiros minutos? É que esse (sempre um dos sempre mesmos) argumento cheira um bocado a isso... As coisas acabarão por sair e o poço quase sem fundo em que vamos todos cair por causa disto, acabará por sacar algum juízo pótumo e tarde demais, claro... Aí, muitas pessoas e políticos irão engolir as suas próprias palavras, cruas e a frio e já ninguém quererá saber do vírus... Se tivesse sido o Ébola ou Mers, etc., teriam talvez fuzilado todos para evitar espalhar? Pena que nunca se pesquise a sério e apenas se "carneire"... Já se informaram a sério sobre o vírus e de como os números surgem e são feitos??? É que é claríssimo que não... ;-) sempre o mesmo...
@marcelocscatalao
@marcelocscatalao 4 жыл бұрын
É sempre uma variável, mas todas as mortes de vários países estão dentro das médias dos outros anos todos... Portugal foram 3000, em Itália a média está nos 24000, explique estes números... Morrem em Portugal 6000 por pneumonia explique estes números, na totalidade morrem 124000 em Portugal explique estes números.... 🤔
@josemiguelgomes4082
@josemiguelgomes4082 4 жыл бұрын
@@kulzer1970 Estou completamente de acordo consigo. O senhor Telmo Marques limitou-se a focar a parte em que o dr. André falou das medidas que os governos tomaram para combater o vírus. O próprio não garante que os números não fossem os mesmos, caso o confinamento social não fosse decretado. O sr André teve sempre a humildade de explicar que não era um epidemiologista mas, pelos vistos, ainda há quem ache que alguma parte dele não tenha sido honesta.
@joaomacedo4359
@joaomacedo4359 4 жыл бұрын
Como é obvio Telmo e ninguém parece estar a querer entender isso, toda a base de raciocínio dele assenta nisso e é uma comparação tão primária que só mesmo vinda de um tipo que é informático e se está a tentar passar por médico...
@DVargas
@DVargas 4 жыл бұрын
A comparação é honesta e tem mesmo de ser feita. Estes técnicos trabalham com estes dados que são recolhidos continuamente. O que não quer dizer que o isolamento não interesse também. Claro que interessa! Qual o resultado dessas medidas de distanciamento? Esse assunto é abordado, veja aos 9:31 sobre os efeitos da quarentena chinesa. Também fala na Suécia (25:50) que não adotou medidas de distanciamento e que está a passar por esta crise sem grandes dramas. Há mais por dizer (muito mais mesmo) mas tudo o que fica por dizer não retira nenhuma validade ao que aqui é dito.
@Olip57
@Olip57 4 жыл бұрын
Muito bom! Parabéns pela excelente exposição. Obrigado!
@tiagomalves
@tiagomalves 4 жыл бұрын
this has aged so well...
@gabrielcarvalho2634
@gabrielcarvalho2634 4 жыл бұрын
Gostei imenso da sua explanação. Muito obrigado pela sua clareza e fundamentação
@elianabragam
@elianabragam 4 жыл бұрын
A melhor entrevista e opinião q lí até hoje sobre essa pandemia absurda. Parabéns ao Dr André Dias! E obrigada.
@rikardocarvalho
@rikardocarvalho 4 жыл бұрын
lol... absurda. opah ha com cada um. Vai para a rua amiga..... vamos ver se voltas
@d1dg2
@d1dg2 4 жыл бұрын
Fácil então. Faça a sua vida normal, pode começar por um banho de sol na praia, vá para o pé dos seus familiares mais idosos e pode ser que nada aconteça.
@VadiodaXT
@VadiodaXT 4 жыл бұрын
O tempo o dirá... E espero (e faço votos) que o André esteja certo. porque se tiver certo ou próximo disso, é bom sinal. Embora os aspiradorzinhos tenham estado desligados... Vamos ver, ou a ver vamos... OBRIGADO ao canal e ao André pela partilha. e até lá... vamos continuar a fazer o que se tem feito para prevenir.
@lilianasilvacouto1705
@lilianasilvacouto1705 4 жыл бұрын
Parabéns pelo contributo e partilha da verdade. Obrigado.
@ruialves6791
@ruialves6791 4 жыл бұрын
É sobretudo pelo mecanismo do contágio, jamais pela argumentação lógica que se propagam as opiniões e as crenças das massas. (Psicologia das multidões) Gustave Le Bon
@crisgoncalves-Coach-PNL
@crisgoncalves-Coach-PNL 4 жыл бұрын
Grata pela informação e coragem de expor contra as tendências catastróficas. Foi muito importante esta informação para mim e para poder passa-la a outros ;-)
@as4805
@as4805 4 жыл бұрын
Sabedoria espontânea
@ondaazul2020
@ondaazul2020 4 жыл бұрын
Passe sempre informação; desinformação como a do menino André anda por aí muita... www.linkedin.com/pulse/erros-na-an%C3%A1lise-de-andr%C3%A9-dias-sobre-pandemia-hugo-penedones/
@dhcmatias
@dhcmatias 4 жыл бұрын
Uma abordagem diferente ao tema, com algum fundamento, mas que se "esquece" de algumas considerações importantes: a capacidade dos sistemas de saúde de lidar com um número muito acrescido de casos de infecção e que já se encontravam no limite em países como Espanha e Itália o que gera o colapso desses. A Suécia pode dar-se ao luxo de não ter medidas tão restritivas já que o sistema de saúde tem estrutura para lidar com uma crise desta dimensão. O aplainamento da curva não afecta especialmente o formato da mesma mas sim a altura do pico, e assim a distribuição mantém-se normal: o formato da curva não prova o não funcionamento das medidas de contenção. No entanto, é um facto que a pandemia só estará resolvida quando se atingir imunidade de grupo e por isso, as medidas de contenção devem ser levantadas a partir do momento que os sistemas de saúde se encontrem preparados para lidar com o acréscimo no no número de pneumonias atipicas graves, o que no caso português parece ser durante as próximas semanas.
@joaomacedo4359
@joaomacedo4359 4 жыл бұрын
E além disso está a comparar estatísticas com lockdown contra estatísticas sem lockdown.... O lockdown além de minimizar as mortes de COVID19 (é o objectivo) também minimiza outra grande quantidade de mortes (acidentes de viação por exemplo, que todos os dias tira a vida a muita gente e neste momento baixou para... zero). Esse senhor é engenheiro informático e está a vender peixe como se fosse especialista em doenças pulmonares, um fraude.
@as4805
@as4805 4 жыл бұрын
Sabedoria espontânea
@as4805
@as4805 4 жыл бұрын
@@joaomacedo4359 sabedoria espontânea
@mTchongo
@mTchongo 4 жыл бұрын
Até que enfim, alguém com juízo aqui, e que sabe do que fala.
@cslc3980
@cslc3980 4 жыл бұрын
João Macedo então pela sua lógica devemos ficar todos para sempre em casa para não morrer mais ninguém..ninguém trabalha, não circulam carros nem aviões...e pronto...viveremos eternamente
@ajmartins353
@ajmartins353 4 жыл бұрын
Vale a pena ouvir a explicação, tem lógica. Esperemos que tenha razão e que os raios ultravioleta acabem com o vírus. Precisamos de continuar com as nossas vidas!
@tomasbarreiros3085
@tomasbarreiros3085 4 жыл бұрын
Gostaria de respostas a algumas questões que me chamaram a atenção e parecem desafiar a lógica. 1) Se a curva na China, mesmo com o isolamento foi "normal" (uma curva de Gauss) -- e por isso o cientista qualifica o isolamento de medida inútil --, a lógica não faz supor que pode ter sido "normal" exatamente porque houve o isolamento e que seria bem pior se não houvesse? 2) Se as notificações da OMS sempre têm "ruídos", então, os padrões comparativos não se alteram. Se um alerta "com ruído" que não ultrapassa certo nível é considerado irrelevante, mas o do coronavírus "com ruído" ultrapassou esse nível, não importa se há ruído ou não, pois os padrões comparativos se mantêm, ainda mais quando se considera que, conforme o próprio pesquisador diz, houve desde outubro alerta de anormalidade. 3) Essa justificativa relacionada a Bérgamo parece não se sustentar diante dos fatos: no Brasil, hoje, quatro estados estão com taxas de ocupação de UTIs acima de 90%, fato inusitado, que nunca ocorreu em outros picos de gripe.
@leonardoschwinden7987
@leonardoschwinden7987 4 жыл бұрын
3) a ocupação de UTI não pode estar sendo induzida de certa forma pelos médicos que muitos deles receberam tratamento direcionado para covid19?
@tomaseonbarreiros8382
@tomaseonbarreiros8382 4 жыл бұрын
Só vi depois os comentários de Tiago Monteiro-Henriques, muito mais completos, profundos e qualificados.
@alecknathan2357
@alecknathan2357 4 жыл бұрын
@@leonardoschwinden7987 de forma alguma o que determina a ocupação é a taxa de saturação de O2 no sangue e as CTs...literalmente os pacientes que temos estão a se afogar e morrerão sem a intubação
@JFCREGO
@JFCREGO 4 жыл бұрын
em relação ao ponto 1: como as medidas foram tomadas durante o período de contágio, se essas alterações fizessem alguma coisa, veríamos na curva real uma distorção no antes e depois das medidas. Como a curva não se altera, mostra que as medidas não tiverem nenhum efeito na progressão normal da curva.
@ruialen4994
@ruialen4994 4 жыл бұрын
Taxa de ocupação de UTI? Precisamos saber se as cidades obedecem a algum critério para ter um certo número de UTI's considerando os numeros da população. Existem cidades onde a população reclama a falta ou insuficiência de leitos de UTI para seus familiares. Vejam nas portas dos Pronto-Socorros...
@ppereirex
@ppereirex 4 жыл бұрын
Obrigado 🙏 excelente trabalho!
@ondaazul2020
@ondaazul2020 4 жыл бұрын
www.linkedin.com/pulse/erros-na-an%C3%A1lise-de-andr%C3%A9-dias-sobre-pandemia-hugo-penedones/
@LuizCarlos-mn7oq
@LuizCarlos-mn7oq 4 жыл бұрын
Parabéns Por Seu Canal 👏👏👏🇧🇷
@bicas.d
@bicas.d 3 жыл бұрын
Um grande obrigado ao André Dias. Cidadão e ser humano exemplar. Um grande abraço André.
@antoniofilipe9935
@antoniofilipe9935 4 жыл бұрын
É mais fácil enganar alguém do que convencê-lo que foi enganado.... vocês sabem quem são.....
@rodrigofarinha5068
@rodrigofarinha5068 4 жыл бұрын
E é frustrante para quem tenta explicar o erro, porque no final a maioria não sabe reprogramar o seu pequeno cérebro e pe sar fora da caixa
@panoptico4514
@panoptico4514 4 жыл бұрын
Imperdível... kzbin.info/www/bejne/rnaklXWiotWgrtU
@ruiferreira6578
@ruiferreira6578 4 жыл бұрын
Amigo, quando a maioria lhe disser que parece merda, tem consistência de merda e cheira a merda, não tente provar. É um conselho da maioria...
@ondaazul2020
@ondaazul2020 4 жыл бұрын
www.linkedin.com/pulse/erros-na-an%C3%A1lise-de-andr%C3%A9-dias-sobre-pandemia-hugo-penedones/
@DanielPintoBigshot
@DanielPintoBigshot 4 жыл бұрын
Viva Dr. Efectivamente tem razão, o resto é tudo conversa...
@nunocordeiro939
@nunocordeiro939 4 жыл бұрын
Muitos parabens André. Os meios de comunicação social são uma fábrica de cidadãos servis e crentes , estupidificadora. A loucura está em ainda acreditar que nos querem bem e nos informam devidamente. Obrigado pelo conteúdo.
@Freakhealer
@Freakhealer 4 жыл бұрын
O link que ele falou. www.euromomo.eu/graphs-and-maps
@Freakhealer
@Freakhealer 4 жыл бұрын
Verifica o conteudo. A mim parece que falou cedo demais
@ondaazul2020
@ondaazul2020 4 жыл бұрын
www.linkedin.com/pulse/erros-na-an%C3%A1lise-de-andr%C3%A9-dias-sobre-pandemia-hugo-penedones/
@heldersilva6672
@heldersilva6672 4 жыл бұрын
Nuno Cordeiro, só um aparte... O euromomo.eu (de que fala o vídeo) é também um Meio de Comunicação e informação social. Desculpe, mas a génese do seu comentário, implicando que fontes de informação são instrumentos "estupidificadores" para "cidadãos servis e crentes", é, no essencial, patética. Só um exemplo aparte para que você perceba: Os sites da ESA e NASA são também Meios de Comunicação Social. O próprio facto de você ter escrito isso, num canal de youtube, enquanto dando a entender que concorda com o autor do canal, mas afinal não concorda porque ele é "estupidificador"... 😮🤨 Vá-se lá perceber...
@moradiacampolide8995
@moradiacampolide8995 4 жыл бұрын
Excelente informação e excelente coragem !...😊
@netlynce2772
@netlynce2772 4 жыл бұрын
As pessoas em geral digerem sem questionar tudo o que lhes é dito (neste caso sobre o famoso CVD-19) nos telejornais e entrevistas em que todos pouco mais fazem do que repetir o que já foi e continua a ser repetido vezes sem conta. Às vezes fico com a impressão que o sentido crítico dos cidadãos em geral tem vindo a ser hipotecado a uma velocidade realmente alarmante. Fico muito grato por teres a coragem, dares a cara e expores certeiramente e com inteligência os teus esclarecimentos nesta área da epidemiologia de doenças pulmonares. No que me toca vou enviando o link da tua entrevista aqui no KZbin a outras pessoas na esperança de que no mínimo fiquem com uma perspectiva diferente das mesmíssimas notícias com que têm vindo a ser bombardeadas desde à meses para cá. Mesmo com a dita desobediência civil, vai ser difícil mudar alguma. Os estados e governos do lado deles têm o poder, a tecnologia de informação e manipulação e se isso não chegar o braço armado que não se fará rogado em impor à força o que seja necessário. À vista de todos aqui à dois dias a brutalidade com que a polícia agrediu meia dúzia de miúdos e miúdas adolescentes que bebiam umas cervejas à noite na via pública em Faro. Nos telejornais nem uma palavra em defesa da agressão por parte da PSP aos miúdos... antes muito maldosamente o comentário que estavam "A BEBER DUAS GARRAFAS DE ÁLCOOL" , sim, foi mesmo assim com estas palavras. Um grande Bem-Haja para ti e um muito obrigado por esta entrevista.
@nunopenteado
@nunopenteado 3 жыл бұрын
🤦🏼‍♂️
@MariadaFonte0
@MariadaFonte0 4 жыл бұрын
André Dias teria sido importante ter-se feito também o levantamento dos muitos países onde não foram impostas medidas tão graves de paragem nacional e confinamento rigoroso, não foi apenas a Suécia .
@nunooliveira1628
@nunooliveira1628 4 жыл бұрын
E também o desvio de mortalidade diária em Itália e Espanha
@coach2run
@coach2run 4 жыл бұрын
A Suécia já tomou algumas medidas de restrições. E não está nada bem classificada no ranking de mortes por habitantes.
@MariadaFonte0
@MariadaFonte0 4 жыл бұрын
@@nunooliveira1628 está nas fontes do video, e a itália está farto de ser explicado o que se passou
@lboymusic
@lboymusic 4 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/fHTKlpRrpJh0grc
@Luis3alsa
@Luis3alsa 4 жыл бұрын
@@nunooliveira1628 Espanha maioria apenas em Madrid! Itália no Norte... O que agrava ainda mais a situação.
@JoaoRomeiro
@JoaoRomeiro 4 жыл бұрын
Parabéns pela entrevista esclarecedora. Parabéns ao entrevistado pela clareza e coragem. Infelizmente não ver dá o valor e o destaque devido a quem sabe do que fala.
@edwinarmstrong5635
@edwinarmstrong5635 4 жыл бұрын
Tinhas de dizer a tua baboseira. Falas sem dizer nada, com a capacidade crítica de um acéfalo!
@Mackwiss
@Mackwiss 4 жыл бұрын
Ouvir um "phd" em computer science durante uma pandemia é o mesmo que ouvir um sapateiro a falar de pesca... ou seja, até pode ver a pesca como um hobby mas não faz dele um especialista na área.
@infesta270
@infesta270 4 жыл бұрын
CONFINADOS DEVIAM ESTAR TODOS OS POLÍTICOS, NÃO EM CASA MAS NA PRISÃO!!
@hgaso8060
@hgaso8060 4 жыл бұрын
Aqueles que verdadeiramente acreditam que aqui se trata de um vírus, perderam o controlo sobre a sua vida. O vírus é apenas uma distracção para o que está para vir.
@infesta270
@infesta270 4 жыл бұрын
@@hgaso8060 verdade! E quando se aperceberem verão o futuro que deixam aos seus filhos e netos... atraímos o que desejamos. Vírus é um farsa. PROBLEMA, REACÇÃO E A SOLUÇÃO VEM AÍ PARA OS "ESPERTOS".
@droit2411
@droit2411 4 жыл бұрын
Na prisão não que são despesa para o pagador de imposto. Deveriam ser torturados e empalados em público. Mas antes disso, todos os seus bens assim como activos do governo deveriam ser confiscados e leiloados para pagar séculos e séculos de roubo ao pagador de imposto. Política é a arte da ilegitimidade. Consiste em tornar o que é ilegítimo em algo legítimo sem que ninguém se aperceba disso. É demoníaco e assustador. Qualquer agente integrante é necessariamente um filho da puta inescrupuloso, desde o mais pequeno (que às vezes nem noção tem daquilo que é o sistema) até aos filhos da puta que lá estão em cima que muitas das vezes ninguém sabe quem são. Se alguém discorda e se sente ofendido com aquilo que escrevi então que và à merda e saiba que é cúmplice de tudo isso.
@rodrigofpteixeira
@rodrigofpteixeira 4 жыл бұрын
@@droit2411 Se a ignorância pagasse imposto você estaria falido.
@rodrigofpteixeira
@rodrigofpteixeira 4 жыл бұрын
@@infesta270 Vírus é uma farsa? Farsa de quem? Como? Porquê? Vocês têm jeito para inventar histórias.
@Salvaterraband
@Salvaterraband 4 жыл бұрын
QI News, por favor invistam numa tradução desta entrevista para inglês! Esta informação é preciosa, ainda não é tarde para refrear o medo exacerbado que por aí vai! Eu partilharei sem parar!
@andreserradias
@andreserradias 4 жыл бұрын
ja tem legendas disponiveis em ingles, espanhol e alemao. tem que selecionar nas opcoes do video.
@hbilha
@hbilha 4 жыл бұрын
3 perguntas: • As mortes por covid substituiriam as mortes por gripe comum, ou o total de mortes seria covid + gripe comum? • Há alguma maneira de estimar qual seria o nº total de mortes por Covid sem as medidas de confinamento? • Conheço pelo menos 2 pessoas (+ o Boris Johnson) que tiveram covid e precisaram de ajuda do ventilador para respirar, pela primeira vez na vida. Tudo não passou de pânico? Foi por precaução?
@Guergeiro
@Guergeiro 4 жыл бұрын
1. Normalmente as pessoas são testadas após a morte. Se derem como positivo para covid19, são declarados como covid19, independentemente de terem morrido de diarreia. 2. Há. Não nesta altura uma vez que ainda não chegámos ao fim não podemos saber tudo. Mas são feitos estudos depois tal como foram feitos na gripe suína. 3. Não foi pânico. Foi necessidade. Se apanharmos uma pneumonia grave também podemos passar por isso. Acho que toda gente, incluindo o André Dias, ao dizer que sabe que as consequências clínicas são diferentes de uma gripe. Nota: muito provavelmente o covid19 já andava no meio de nós antes de ter sido identificado o paciente zero, tal como é comum com qualquer doença que tem sintomas normais de gripe+pneumonia.
@diogoafonso7506
@diogoafonso7506 4 жыл бұрын
@hbilha O Boris Johnson não esteve no ventilador...
@nunooliveira7325
@nunooliveira7325 4 жыл бұрын
@@Guergeiro 1 sao considerados covid19, porque foi muito provavelmente o covid19 que provocou a diarreia, pois de covid19 ninguém morre.
@mTchongo
@mTchongo 4 жыл бұрын
Breno Salles , o que refere no ponto número 1. é MENTIRA. Os clínicos sabem bem distinguir uma morte por covid de uma morte por outra causa num doente com covid. Não insulte a nossa inteligência!
@as4805
@as4805 4 жыл бұрын
@@mTchongo antes de dizer isso fale com um perito em autópsia
@teresamoral7714
@teresamoral7714 4 жыл бұрын
Há que pensar que em 2016 e noutros anos anteriores estava toda a gente na rua sem nenhuma precaução. Que aconteceria em 2020 se todos estivessemos "livres", a assistir a concertos e espectáculos em salas fechadas. Seguramente os números teriam disparado ainda mais do que já fizeram. Não se podem comparar os resultados se as condições foram totalmente diferentes.
@karnoportugal
@karnoportugal 4 жыл бұрын
Ai e não existia vacina de gripe, pois não?
@veesurf
@veesurf 4 жыл бұрын
Olá Teresa, isto deve ajudar a perceber melhor: kzbin.info/www/bejne/ppCkqqiel9ODhas&feature=share&fbclid=IwAR0kvCybh7mKa4M2prKJTbDebdR5yRGzQF0ZfDbRqnT0KAh4IRa5_eW8zyA
@Guergeiro
@Guergeiro 4 жыл бұрын
Tira a vacina da gripe sazonal que dão aos velhinhos todos os anos para ver se não acontece o mesmo ou pior.
@josegoncalves5201
@josegoncalves5201 4 жыл бұрын
Ui www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/04/enterros-triplicam-e-cemiterio-de-manaus-abre-valas-comuns-para-vitimas-do-coronavirus.shtml?
@PedroDuarteFonseca
@PedroDuarteFonseca 4 жыл бұрын
Muito esclarecedor. Obrigado pelo vídeo! Neste momento, pela análise dos dados estatísticos disponíveis, são cada vez mais os especialistas (virologistas e epidemiologistas) que concordam que o modelo Sueco é o mais apropriado para lidar com esta situação. Este pânico que se vive atualmente não faz qualquer sentido. Estamos a entrar num buraco do qual pode ser muito difícil sair.
@myway2869
@myway2869 4 жыл бұрын
Um dos vídeos mais importantes que vi ultimamente
@joaoMartins-vo9lu
@joaoMartins-vo9lu 4 жыл бұрын
O pânico vai ser útil para a vacinação em massa!
@ricardopereira9262
@ricardopereira9262 4 жыл бұрын
lolololol...... pena ainda nao haver vacinação contra a parvoice. ate la... tens de esperar
@hdenikdelvalle
@hdenikdelvalle 4 жыл бұрын
Melhor analise que já assisti! Longo! Mas vale muito a pena! Parabéns!
@JoseRamos-rh6yx
@JoseRamos-rh6yx 4 жыл бұрын
Toda a argumentação do André é falsa. Matematicamente errada, estatísticamente errada, epidemiologicamente errada. Basta observar os gráficos, sejam do EUROMOMO, sejam do SICO - eVM. É mentira que a mortalidade mundial seja a esperada! Não é erro de um PhD, é pura manipulação intencional. E cito mesmo a declaração do "EuroMOMO Bulletin, Week 16, 2020": "Pooled mortality estimates from the EuroMOMO network continue to show a marked increase in excess all-cause mortality overall for the participating European countries, coinciding with the current COVID-19 pandemic. This overall excess mortality is, however, driven by a very substantial excess mortality in some countries, primarily seen in the age group of 65 years and above, but also in the age group of 15-64 years".
@fernandaferreiraandrade8200
@fernandaferreiraandrade8200 4 жыл бұрын
Análise muito lúcida e bem fundamentada e credível face ao que um mês após o seu poste está a acontecer, inscreve-se na mesma linha de raciocínio do que o muito conhecido Professor Raoult! Um muitissimo obrigada!!!
@Teodoro1959
@Teodoro1959 4 жыл бұрын
Semana 29 e continua a "bombar"..., continuo à espera...
@carloscarvalho6809
@carloscarvalho6809 4 жыл бұрын
Quantos irão morrer derivado do confinamento social? Qual vai ser a taxa de suicídios provocado pelo confinamento social? Quantos morreram devido a outras causas, devido ao medo de entrarem em hospitais? Qual vai ser a taxa de desemprego? Quantos empregados de supermercado ficarem contagiados devido ao contacto com os clientes? Responda quem sabe!
@zephirusvideos
@zephirusvideos 4 жыл бұрын
Tudo isso é verdade. Mas não é preciso ter um doutoramento para perceber que se toda a gente andar na rua à vontade e o virús se espalhar por 90% da população, e a taxa de letalidade de covid19 se mantiver por exemplo nos 3% em Portugal, o resultado teórico de mortos seria de 277 mil mortos. Óbvio que não seria num só dia nem 2 nem 3 mas como já se viu por todo o mundo, o virus alastra de forma muito rápida. Este número, mesmo que espaçado em 2 ou 3 meses significava o colapso completo do nosso país. Não haveria nenhum profissional de saúde para atender o que quer que fosse, não haveria polícia na rua. Seria o caos completo. Isto é super evidente ainda para mais quando epidemias sempre existiram ao longo da História e está tudo mais que estudado. Respondendo mais directamente. Os empregados de supermercado, na verdade, estão menos expostos ao vírus agora do que se tivessemos todos a passear como se nada se passasse. A taxa de desemprego e a quantidade de empresas a fecharem seria ainda maior, pelos motivos que já expliquei. Enfim, isto é tudo tão óbvio que, como disse, não é preciso doutoramentos. Mantenham-se em casa se puderem, aí sim estão a ajudar quem tem de continuar a trabalhar. Se não o puderem fazer, protejam-se porque estarão a proteger-nos a todos.
@joaomacedo4359
@joaomacedo4359 4 жыл бұрын
Quantos irão morrer derivado do confinamento social? Vai morrer muito menos gente que iria de outra forma morrer de COVID19. E entretanto vão morrer também muito menos gente que iria morrer em outras situações, por exemplo acidentes de viação, atropelamentos, acidentes de trabalho, etc. Qual vai ser a taxa de suicídios provocado pelo confinamento social? Não sabemos. Mas provavelmente bastante menos do que os mortos por acidente de viação que não estão a haver neste momento. Em termos estatísticos como a taxa de suicídio é relativamente baixa, mesmo que aumente devido ao desemprego ou ansiedade não irá nunca superar a taxa de mortalidade diária por acidentes de viação / atropelamentos que é tradicionalmente muito alta e baixou para quase zero. Quantos morreram devido a outras causas, devido ao medo de entrarem em hospitais? Não Sabemos, provavelmente nada de especial, mas há montes de hospitais exclusivamente abertos para doentes não-covid. Em circunstancias normais (sem confinamento) a malta que trabalha nas urgências costuma-se queixar que a maior parte dos doentes que lá vão são casos que na verdade são não urgentes e só servem para entupir as urgências, imagino que nesta fase os hipocondríacos vão menos, e quem tem mesmo de ir, vai. Qual vai ser a taxa de desemprego? Deverá subir para 15-20% provavelmente mais dependendo de quanto tempo a economia demora a reabrir. Quantos empregados de supermercado ficarem contagiados devido ao contacto com os clientes? Há alguns dados sobre isso, mas não de uma fonte fidedigna, diria que alguns, dado que se demorou um pouco até toda a gente começar a usar mascara e outros procedimentos de segurança. Responda quem sabe!
@catiaparrinha
@catiaparrinha 4 жыл бұрын
No site indicado, por país, é possível ver bem o pico acima da média, para países como Bélgica, França, Itália, Holanda, Espanha, Suécia e UK. Tenho pena que se referira às pessoas que morrem, como os "velhinhos", estes velhinhos podemos ser nós ou os nossos familiares. Não é com medo que a nossa espécie se extinga, é por respeito de quem cuida de todos nós, por vontade de voltar a ver quem mais gostamos. Qual seria a solução, primeiro constatar que afinal é 10 vezes superior a uma gripe normal e depois agir?
@askaturtle
@askaturtle 4 жыл бұрын
Muito obrigado, "duma enorme hipótese" passará directamente para teoria.
@asfgsousa
@asfgsousa 4 жыл бұрын
Agradeço a sua opinião... vou ficar a pensar no que disse. Foi difícil encontrar o outro lado da moeda nesta altura e o senhor foi isso para mim... Obrigado
@clorofilaazul
@clorofilaazul 4 жыл бұрын
"difícil encontrar o outro lado da moeda"? Há tantos, mas tantos que dizem coisas contrárias à chamada "mainstream" que até enjoa! Isso não quer dizer que a "mainstream" esteja errada. Mas afirmar que é difícil encontrar algo diferente apenas demonstra falta de pesquisa. Dito isto, este vídeo não merece metade da atenção que está a ter.
@edgarbatista81
@edgarbatista81 4 жыл бұрын
#= Eu mesmo , um caso patológico , no cardápio deste coronavirús , e com sessenta e cinco anos , sofrendo do BPCO ( obstrução pulmonar crónica ) hipertensão , e colesterol acima da média há quinze anos , sei muito bem o que sofro com a gripe , mesmo vacinado , que em princípio passa com quinze dias de antibiótico , como este ano em fevereiro . Mesmo sabendo que a gripe mata 2.000 pessoas por ano aqui na Suíça , o certo é que nunca assisti a uma lista necrológica , num tão curto espaço de tempo ...e não me venham com as desculpas , que os depósitos dantescos de urnas , em centros de patinagem , ou mega frigoríficos no maior centro alimentar de Paris , ou camiões frigoríficos , um pouco por toda a Europa , seja à causa do receio , medo , ou temor das agências funerárias . Mesmo em picos de gripe , a minha esposa que trabalha em cardiologia num hospital regional , há trinta e cinco anos , uma gripe normal nunca teve tanta contaminação como este vírus , e um funcionário gripado passava despercebido , ao ficar em casa . Sendo eu, um simples leigo em medicina , não compreendo como uma tripulação como é o caso do porta aviões Charles de Gaule, que durante três meses não teve contacto com o exterior , só depois de uma escala no porto de Brest , do treze ao desasseeis de Março , tem agora 1.046 contaminados , ( após três dias de contactos familiares em terra ) ... O mesmo se passa com o porta aviões americano Theodore Roosevelt , com 669 casos ( 1 morto ) . E isto , é só uma gripe ? Oh Dr André ,mesmo não percebendo patavina no campo científico , o que vejo ao quotidiano , em vários canais europeus , sobre o Covid-19 , ensina-me que o remédio reside no consenso mútuo, colegial de vários cientistas , e não em teorias pessoais como é o seu caso , onde não existe contraditório , por isso vale o que vale e o sr como experto na matéria sabe bem que é assim . Aqui não se trata do ( Monólogo da Vagina ) ...estão em causa a vida de milhões de seres humanos . A mim , não me convence .🤔🤔😎
@sergiocoelho61
@sergiocoelho61 4 жыл бұрын
Pela teoria deste senhor, parece que todos anos, em vários pontos da Terra, nomeadamente em Bergamo, Madrid etc, etc, há cadáveres por todo lado, porque é tudo normal. É do tipo do fulano que vai em contra mão na autoestrada e os outros todos é que vão mal.
@brunex17
@brunex17 4 жыл бұрын
Edgar Batista ,tudo o que você diz,era o que eu gostava que o André respondesse,e os exemplos dos Porta Aviões dizem isso,
@edgarbatista81
@edgarbatista81 4 жыл бұрын
❗️= Só um pequeno ( ) Não referi atrás , o que é de real importância , o estado de saúde , que se quer exemplar e essencial nessas tripulações militares e a sua idade jovem . Mesmo no meu tempo de marinheiro , uma gripe a bordo , não tinha estas consequências , mesmo em 1973 . O que é curioso !...🤔🤔😎
@mdnivel1
@mdnivel1 4 жыл бұрын
"...não compreendo como uma tripulação como é o caso do porta aviões Charles de Gaule, que durante três meses não teve contacto com o exterior , só depois de uma escala no porto de Brest , do treze ao desasseeis de Março , tem agora 1.046 contaminados..." Ainda bem que disse 1046 contaminados e não 1046 doentes. O ter o virus não quer dizer que se fique doente e que tenha algum problema com isso. Cada um de nós lida com dezenas de virus todos os dias, sim, mesmo confinados em casa!
@edgarbatista81
@edgarbatista81 4 жыл бұрын
mdnivel1 #= Não pense que sou daqueles , que " comem " tudo o que os respectivos midia nos sevem , longe disso . Talvez o sr não esteja ao corrente do relatório de experts ade hoc , para descobrir os focos essenciais para a propagação deste vírus nos respectivos países . Todos tiveram incidência , em megas concentrações internacionais estratégicos a três países , Áustria , num festival Internacional numa estação de ski , pequena para a massa de milhares de participantes , Mulhouse ( França ) concentração evangelista , numa sala com três mil pessoas de vários países , e um jogo de futebol Atalanta - Valência 40.000 adeptos dos dois países . Incompreensível é a tese deste profissional , a querer fazer passar este vírus , como uma gripe banal ...🤔🤔😎
@lmvlp
@lmvlp 4 жыл бұрын
Sr. Dr., Parabéns. Tenho 76 anos, licenciado em Eng. Civil, reformado. Fui docente convidado do Instituto Superior Técnico durante 12 anos.Julgo que assim, nesta nossa sociedade tão sensível aos títulos e tão complacente com a ignorância, os meus parabéns terão mais força. Compreendi a sua opinião mas, como ignorante na matéria continuo com muitas dúvidas que só seriam desfeitas com estudo para o qual, hoje em dia, não estou, como compreenderá, preparado. Tem recebido uma multidão de insultos? Espero que eles lhe sejam indiferentes. Os cães ladram mas a caravana passa. Os políticos e os jornalistas? Estão bem uns para os outros. Continue e o meu muito obrigado.
@mariatomaz5741
@mariatomaz5741 4 жыл бұрын
Excelente para o ministro da saúde do Brasil
@mariatomaz5741
@mariatomaz5741 4 жыл бұрын
O senhor que fala em ignorância, como pode achar isto uma boa análise, quando, esse indivíduo tem um discurso tão básico e uma análise tão redundante. baseada em futurologia. Só falta dizer que que "
@guilherme9a
@guilherme9a 4 жыл бұрын
@@mariatomaz5741 O discurso tem de ser o mais acessível possível, pela quantidade de gente ignorante que o possa ver. Espero que tenha sido básico suficiente para a Maria entender. Nada do que foi dito tem haver com futurologia. Ele usou factos do passado, chamado historial. Quem não conhece a história está condenado a repeti-la. Se tem medo, compre um cão. E a opinião é como o **, cada um tem o seu. Mas é muito perigoso quando a opinião pública se baseia em medo e pânico, porque cria exactamente isto. Não a conheço e não pretendo chateá-la ou aborrecê-la, foi apenas um desabafo.
@mariatomaz5741
@mariatomaz5741 4 жыл бұрын
sr dr. eng. (caixa baixa) como sabe, devido à sua idade, eu entendo que o senhor tenha essa opinião. até porque os dados que esse senhor usa como comparação para análise, estão certos. o que está errado não são os dados, é a análise. explico porque, melhor, sugiro que o senhor doutor engenheiro, consulte um site mundial que é este World metrics coronavírus, onde encontrará pormenor toda a informação referente, tanto à taxa de contágio como à taxa de mortalidade. sendo o senhor um doutor engenheiro saberá analisar um gráfico. provavelmente irá constatar como a análise desse dr PARABÉNS (aqui caixa alta) para além de estar errada, é completamente redundante. as pessoas que sabem falar num precisam de recorrer a discursos básicos para se fazerem entender. antes pelo contrário, usam um discurso simples e claro e transparente.porém o doutor PARABÉNS, utiliza uma forma simplista e simplória, só porque não tem conhecimento suficiente para usar outra. porém concordo que o pânico é um factor desencadeado de algumas situações pouco claras. mas para se conseguir perceber isso não basta ser doutorado...
@mariofaria8139
@mariofaria8139 4 жыл бұрын
Eu estou totalmente de acordo com o Dr. André Dias. Isto já não é um problema de saúde mas um problema politico e que um grande numero de pessoas com letargia mental, não está, ou não quer ver. Há que olhar para tudo e compreender que gente com grande poder (aparentemente o assunto está a ficar feio para eles), que em formação romana da falange, regalam o medo para vender segurança. A verdadeira pandemia é o medo. Não podemos deixar de lutar.
@tr10151
@tr10151 3 жыл бұрын
Vim só cá desenterrar esta pérola. Infelizmente há muitas famílias que não podem desenterrar os pais e avós que tiveram de enterrar. Muitas delas da sua responsabilidade.
@patriciaeva6126
@patriciaeva6126 4 жыл бұрын
Obrigada por partilhares o teu trabalho connosco!
@carlosneto500
@carlosneto500 4 жыл бұрын
Excelente André Dias, obrigado pelo seu contributo que tomo a liberdade de partilhar.
@pedroazevedo8527
@pedroazevedo8527 4 жыл бұрын
Viu-se o que aconteceu na Suécia. É deixar os velhos... (velhos esses que são pais, são avós, são tios, são amigos, são pessoas). Mais do que autoproclamados génios, precisamos do consenso da comunidade científica, que, depois de debater posições, chega à mais consensual. Viva o bom senso e a ponderação!
@albinofonseca5229
@albinofonseca5229 4 жыл бұрын
Tudo muito bem explicadinho e fundamentado, mas há uma coisa que gostava de ver esclarecida. Nas outras pandemias quantos médicos e enfermeiros morreram?
@kikotheoneandonly
@kikotheoneandonly 4 жыл бұрын
Muito obrigado pela partilha deste interessante vídeo. No entanto, e sem querer entrar em confrontação profissional, porque não tenho quaisquer bases médicas para o fazer, há alguns pontos que (no meu entender) são perfeitamente cruciais e que nunca foram abordados ao longo da prelatura deste investigador... 1 - um dos aspetos mais devastadores deste vírus é o período de permanência do mesmo no organismo e a duração da sintomatologia. Enquanto que numa gripe tanto a recuperação dos infetados assim como a degeneração (nos casos em que acontece) para uma situação de gravidade clínica com consequente fatalidade do paciente são ambas muito rápidas, no caso do Covid-19 elas estendem-se ao longo de semanas. Isso provoca o entupimento das unidades de saúde e o consequente colapso de todo o sistema, que deixa de conseguir dar resposta. Há pessoas contaminadas em Fevereiro que estão a falecer agora em Abril, o que muito raramente acontece com o vírus da gripe. Não tenho dúvidas algumas que os modelos estatísticos estariam agora a subir pelo teto se a Europa não tivesse entrado em confinamento, e as famosas curvas de distribuição normal teriam tido, assim, picos devastadores; 2 - muito raros são os casos em que gripes ditas normais deixam mazelas permanentes nos infetados, mas no caso do Covid-19 temos uma quantidade verdadeiramente assustadora de casos em todos os níveis etários de problemas pulmonares crónicos que acompanharão os doentes recuperados pelo resto dos seus dias, provocando dificuldades respiratórias graves e incapacitantes; 3 - nunca foi comentado qualquer caso em que um surto de gripe tivesse literalmente assoberbado as UCI's de todos os hospitais de um país e de ter obrigado a uma seleção empírica de quem poderia ou não ser ventilado dada a insuficiência da quantidade de ventiladores disponíveis e o período totalmente anormal de permanência em ventilação assistida. Este facto parece que também foi bastante esquecido na dissertação... 4 - Por fim, e já que ele fala de ruído, parece que está a expurgar de uma forma bastante leviana o impacto que as medidas de confinamento estão a ter na estabilização da mortalidade nos indicadores aos quais se reporta para justificar a aparente normalidade deste surto. Se eu tiver uma pessoa infetada em casa e obrigar toda a gente a isolar-se cada um no seu quarto durante um mês ou mais, garantidamente que vou ter um quociente de infeção absolutamente equiparável a anos anteriores, ou, possivelmente, ainda menor... mas não por causa da menor letalidade da doença mas sim das medidas que tomei. Se um estatístico ignorar esse facto e reportar-se exclusivamente aos números, poderá, então, afirmar que tudo está a correr bem e que não há razões para preocupação, quando a realidade não é de todo essa. Tudo a correr bem!
@Sirikazy
@Sirikazy 4 жыл бұрын
Não entenderem nada do que a pessoa falou. Nada. Volta a ver. Eu mesmo vi várias vezes. Falas muita coisa que ele exemplificou porque estão a suceder.
@masterxyr
@masterxyr 4 жыл бұрын
@@Sirikazy diz-me lá o minuto no vídeo onde ele menciona a diferença de tempo médio de um recobro de uma gripe A ou B em relação a esta? onde estão os números para que eu possa consultar, visto que percebeste tão bem
@kikotheoneandonly
@kikotheoneandonly 4 жыл бұрын
Mais ainda, o próprio site Euromomo ao qual ele tantas vezes se refere abre agora com um mapa onde o excesso de mortalidade face ao que seria expectável é marcante. Este senhor parece que se escuda por detrás de uma batina científica para lançar umas opiniões que não são nada mais do que isso... opiniões!
@polycordfilmworks486
@polycordfilmworks486 4 жыл бұрын
Bruno falhaste o objetivo do video. Já agora ouviste do vírus VSR, que afeta SÓ crianças e que esse sim ou as mata ou deixa mazelas? Segundo os relatórios do ministério da Saúde Italiano 90% dos mortos eram de idades superiores a 79 anos e "todos" tinham 3 doenças concorrentes, Diabetes, Hipertensão arterial, e Cancro. Quanto tempo achas que esses velhinhos iam viver mais? Dois meses? Três? Além disso está mais que provado que o somatização vai com certeza fazer com que apanhas mesmo a doença...
@marcelle5017
@marcelle5017 4 жыл бұрын
@@polycordfilmworks486 na minha cidade faleceu uma pessoa de 41 anos e aí
@joaocelestino7343
@joaocelestino7343 4 жыл бұрын
Que analise tão factual, analisar dados depois de serem tomadas medidas... A questão central é mesmo essa! Será que a cabecinha de doutorado não se apercebe que os números são baixos devido ao confinamento? Senão seriam semelhantes proporcionalmente aos da vizinha Espanha mas com um sistema de saúde a colapsar mais rapidamente?
@guilherme9a
@guilherme9a 4 жыл бұрын
Ele realmente explicou isso, o que ele não teve em conta é que a maior parte das pessoas não percebe nada de matemática e por isso não vão perceber metade do vídeo. Recomendo primeiro ver vídeos a explicar o que é uma distribuição normal por exemplo. Por outro lado, a gripe matou em janeiro mais de 3000 pessoas em Portugal e não houve estas medidas completamente idiotas. Se ficássemos proibidos de conduzir, já ninguém morria de acidentes de viação, mas essa não é a solução. Medidas equilibradas e bem fundamentadas é uma coisa, isto é um disparate enorme.
@infesta270
@infesta270 4 жыл бұрын
Cala-te porque n sabes o que dizes..... só dizes o que ouves ..... e que "eles" ( és um deles) querem que tu digas.. Investiga!Deves ter uma licenciatura em burrologia de 3 anos...
@infesta270
@infesta270 4 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/fYi1k3x_lrWJbZo The Anatomy of Covid-19 Humanity is not a virus. Covid-19 is an attack on humanity. Everyone in America can test positive for Covid-19 assuming they have an immune system. What they're calling a test is not a test - its a scarlet letter. The coronavirus is the body's exosomes. These are secreted by the cells under numerous conditions. Duke-trained Doctor Andrew Kaufman explains it all in a concise 30-minute presentation. After, you hear laymen like myself ask questions. Please share, steal, reupload, monetize, condense, and spread as you see fit. You are the land's immune system. This video is everything you need to spread the word. Call out the Minutemen who will still listen. Tell them we need them now more than ever.
@guilherme9a
@guilherme9a 4 жыл бұрын
@@infesta270 uhhh tão mau que ele é! Como é que adivinhaste que eu sou pago para dizer estas coisas?? Fogo, e agora...terei de mudar a minha identidade, como vou fazer agora que descobriste tudo?! Eu fiz esse curso, mas fiquei confuso porque eras professor em mais de metade das cadeiras. Normalmente não respondo a labregos e azeiteiros mas por ti faço uma excepção ahah deves tar com tantas saudades do teu seat ibiza do puxanço ahah beijos!
@infesta270
@infesta270 4 жыл бұрын
@@guilherme9a kzbin.info/www/bejne/n3bWapKoesefm9k kzbin.info/www/bejne/q4KQYp-Pfa9qnaM kzbin.info/www/bejne/iWHOoHVpnKqDa68 kzbin.info/www/bejne/fHTUoJyMo8pjr80 kzbin.info/www/bejne/hIW8iKiclLp0oZY
@marceloandrj
@marceloandrj 4 жыл бұрын
Por favor, existe alguma referência de oscilação gráfica em relação aos países do hemisfério sul? Provavelmente os gráficos teriam modelos diferentes, mas seriam uma ótima referência para nós, por exemplo, do Brasil.
@aclg07
@aclg07 4 жыл бұрын
Obrigado pelo contributo 🙂
@TheTr2010
@TheTr2010 4 жыл бұрын
Porquê o jornalixo não fala de Taiwan? Será que não interessa falar de Taiwan? Porquê? Continua com o excelente trabalho. Os meus parabéns. Continua a remar contra a maré, a verdade agradece.
@andrealecrim2427
@andrealecrim2427 4 жыл бұрын
@@SupaSand ahaha Comunistas em todo lado
@vascolima6872
@vascolima6872 4 жыл бұрын
quem manda na oms é a china que fabrica dados
@bobbyze68
@bobbyze68 4 жыл бұрын
Nunca houve tanto Profeta como hoje!!! Digam por favôr a este Senhor que aprenda que um discurso destes para ser bem compreendido nao deve ultrapassar 15 minutos!!! Quantos aos numeros que evoca, ainda a Procissao vai no adro!!!!
@fernandadias4265
@fernandadias4265 4 жыл бұрын
Só por isso, valeu a pena aplainar a curva...
@nelsonalmeida8437
@nelsonalmeida8437 4 жыл бұрын
Fabulosa esta entrevista
@nunodafonseca47
@nunodafonseca47 4 жыл бұрын
Subscrevo totalmente as suas palavras. Parabéns
@fernandadias4265
@fernandadias4265 4 жыл бұрын
Absolutamente compreensível, falta encarar a capacidade dos serviços nacionais de saúde para tratar os infectados...
@rodrigofarinha5068
@rodrigofarinha5068 4 жыл бұрын
Este vídeo prova mais uma vez que os modelos computacionais não são 100% fidedignos e que a vida económica e social não deve parar nas vertentes sociais que não sofrem com isto, porém poderia muito bem continuar a 100% visto que o número médio de mortes na Europa está abaixo, com excessão de algums países como Itália e Espanha que têm populações mais envelhecidas e com morbilidade pulmonar (Itália apenas) por isso l, argumentos como:" as mortes em faixas etárias na Itálias estão maiores do que nos últimos 4 anos" não são plausíveis porque há intervalos de gripes e para além disso o confinamento levou à "preservação" do vírus por mais tempo do que era suposto naturalmente. E não me arrisco a entrar na área política visto que pode ser, como pode não ser exatamente visto que as circunstâncias e ideologias são diferentes, mas em relação à questão dos mídia não há qualquer dúvida de que se aproveitaram da situação para vender informação com dados públicos errados por parte da OMS. Não é plausível parar a economia e parar a sociedade quando não há valores exponenciais nas médias de mortalidade, pelo contrário, as taxas de suicídio dispararam e basta meia dúzia de cliques no Google para obter essa informação. É triste os políticos terem de seguir as ondas populares, e inocentes obviamente, para manter a sua carreira em pé, cria se um paradoxo político baseado na intelectualização da opinião popular e sem justificação para tal.
@ellenwarming1986
@ellenwarming1986 4 жыл бұрын
excellent and so clearly explained. I wish it was in english, would it be posible to get the interview in english?
@alexandragomes290
@alexandragomes290 4 жыл бұрын
It doesn't deserve your attention, it is full of gross errors.
@tiagomendes8376
@tiagomendes8376 4 жыл бұрын
Tenho consideração pelo André, mas a entrevista não me parece razoável. Primeiro, começa por criticar as medidas por haver poucos mortes. Ora, em termos puramente argumentativos, não podemos criticar medidas X que são tomadas para evitar Y e depois dizer, perante a ausência de Y (número enorme de mortos) que X é desnecessário. É formalmente inadmissível. Segundo, desvaloriza a questão do "colapso do SNS", apenas focando-se na "mortalidade total". Isto também demonstra, se não alguma ignorância, alguma incapacidade para perceber o que é a gestão de um país. Será que nalgum desses anos de grande pico de gripe houve colapso do SNS? Provavelmente, uma grande tensão, mas não um colapso. Até porque - é o terceiro ponto - a gripe, não obstante ser mortal, tem uma boa imunidade na comunidade, o que não acontece com este Corona Vírus, que teve sempre muita incerteza. Quarto, a incerteza relativa ao CV impõe prudência. Outra questão é se houve exagero, manipulação de dados ou desinformação. Nisso, estou mais alinhado. Mas temos sempre também de criticar as decisões tendo em conta a informação à altura, e não a informação de hoje.
@cslc3980
@cslc3980 4 жыл бұрын
Tiago Mendes a diferença deste vírus para os outros é somente uma: marketing, mediatismo e assédio da imprensa..caso contrário ninguém conhecia o vírus
@Shark00n1337
@Shark00n1337 4 жыл бұрын
@@cslc3980 Lol, o homem dá 4 preocupações válidas e tu vens com teorias de marketing
@plara009
@plara009 4 жыл бұрын
Olá. Respeito a tua visão, mas não se pode comparar dados de meses com dados de 1 ano. Sobre os dados de Espanha por exemplo, consulta o site epdata.es em que comparam as mortes em Março de 2019, e em Março de 2020, ou seja comparando igual período de tempo.. e vê por ti a diferença. Pode ser válido o que dizes, mas não comparemos o que não tem comparação e deixemos as análises para daqui a 1 ano. Por agora eu prefiro ouvir a profissionais formados que trabalham na área todos os dias. 😉
@joseeduardorochaalmeida2369
@joseeduardorochaalmeida2369 4 жыл бұрын
Desde já agradeço este vídeo em contra corrente e a coagem da sua gravação. Fiquei mais baralhado e paradoxalmente mais esclarecido. Vamos aprender muito mais com o evoluir da doença. Muito obrigado
@aemarques
@aemarques 4 жыл бұрын
O site euromomo.eu diz hoje exatamente o contrário do que este senhor alega: «The latest pooled estimates from the EuroMOMO network show a marked increase in excess all-cause mortality overall for the participating European countries, related to the COVID-19 pandemic. This overall excess mortality is driven by a very substantial excess mortality in some countries, primarily seen in the age group of 65 years and above, but also in the age group of 15-64 years.»
@kulzer1970
@kulzer1970 4 жыл бұрын
Tal como nas "épocas" passadas... Aí diria e o mais provável é que disseram, que tem havido muita sobre-morte devido a, pasme-se, GRIPE!... Tem a ver com o passar da tal "sinusóide" e TUDO a ver com o que o André diz. Já vi que não viu/ouviu tudo e nem sabe como a sobre-morte é contabilizada... ;-)
@ondaazul2020
@ondaazul2020 4 жыл бұрын
Guardado na secção "aged like milk"
@DrSophy
@DrSophy 4 жыл бұрын
Obrigada pelo vídeo mas a razão para tais medidas é evitar o colapso do sistema nacional de saúde de cada país e evitar a transmissão entre os profissionais de saúde. Tal como vários colegas afirmaram noutros comentários nunca se viu um número de profissionais de saúde infectados tão grande e isto dá que pensar... se tais medidas não fossem adoptadas a mortalidade seria muito maior, não teríamos médicos e enfermeiros suficientes e pior que isso teríamos de escolher os sobreviventes!
@nunojorgenjstudio7954
@nunojorgenjstudio7954 4 жыл бұрын
Ele explica isso. Porque se centraliza os casos nos hospitais de referência.
@infesta270
@infesta270 4 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/b3K6c55tbaifq9E 1641: COVID 19: abominação da desolação: um vírus simulado
@inesamaral6793
@inesamaral6793 4 жыл бұрын
E os lares?! Como explica isso?
@joaocoutinho25
@joaocoutinho25 4 жыл бұрын
Antes de mais parabens pela sua coragem de dar a sua opiniao , pondo em causa a sua propria carreira e imagem
@umaluku
@umaluku 4 жыл бұрын
missão cumprida então.
@renatogodinhorg
@renatogodinhorg 4 жыл бұрын
SINCERAMENTE... OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO.
@PedroLucas-hk3vo
@PedroLucas-hk3vo 4 жыл бұрын
Falta o autor do video refletir num pequeno pormaior... a mortalidade observada é esta PORQUE a Europa está quase toda em confinamento e como tal a maior parte dos SNS dos países não estão em overflow. SENÃO a mortalidade seria muitíssimo maior, em valores absolutos. E que em todos os locais onde o SNS fez overflow, as morgues também fizeram overflow. PhD não é igual a bom senso. Ainda ontem li outro PhD desta área no Observador a escrever que o Brasil estava muito melhor que Portugal no ataque à doença porque tinha menos mortes por milhão. Esqueceu-se de ver e dizer que eles fazem 300 testes por milhão, enquanto nós fazemos 20.000+ testes por milhão...como tal o valor das mortes por covid é irrelevante.
@infesta270
@infesta270 4 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/fYi1k3x_lrWJbZo The Anatomy of Covid-19 Humanity is not a virus. Covid-19 is an attack on humanity. Everyone in America can test positive for Covid-19 assuming they have an immune system. What they're calling a test is not a test - its a scarlet letter. The coronavirus is the body's exosomes. These are secreted by the cells under numerous conditions. Duke-trained Doctor Andrew Kaufman explains it all in a concise 30-minute presentation. After, you hear laymen like myself ask questions. Please share, steal, reupload, monetize, condense, and spread as you see fit. You are the land's immune system. This video is everything you need to spread the word. Call out the Minutemen who will still listen. Tell them we need them now more than ever.
@Sirikazy
@Sirikazy 4 жыл бұрын
Dá para entender que não vistes todo o video.... Porque os argumentos que queres validar estão bem simplificados e relatados pelos cientista. Típico. Vai ver o vídeo e depois anda cá dizer ao mesmo nível porque está errado mas com factos não com meras opiniões de treinador de bancada.
@Sirikazy
@Sirikazy 4 жыл бұрын
Sigo preferindo PhD que o bom senso.... Pelo menos um estudou e sabe o que está a fazer seja bem ou mal. O bom senso e uma moeda ao ar. Depende só bom senso ou da moeda de cada um....
@micheldeslandes4339
@micheldeslandes4339 4 жыл бұрын
@@Sirikazy se eu tivesse paciência, até via o monólogo todo. Mas quando um suposto PhD não consegue ter o poder de síntese para resumir a sua mensagem... eu não vou ter a auto-disciplina de o escutar até ao fim. A mensagem que eu apanhei, logo desde o início é que "toda esta reação é um exagero!". Para mim, o corolário disso é, "eu preferia que deixassem andar e de ver montanhas de cadáveres amontoados à porta de hospitais que não tiveram capacidade para os tratar, do que de estar a passar por isto". A mensagem que eu, e 90% da população que concorda com as medidas das autoridsdes, percebeu das autoridades, foi que estamos em quarentena para dar tempo ao SNS de reforçar a capacidade e para evitar subidas vertiginosas no número de doentes e mortos. (Flatten the curve) De qualquer forma a lógica que ele parece usar, é semelhante à de tantos outros que advogam a teoria da conspiração em tantas outras coisas. A de, se as ferramentas não são perfeitas o fenómeno não existe. Um pouco como dizer, se uma vitima de violação não consegue dar uma descrição detalhada nem identificar o seu agressor, então não foi violada.
@micheldeslandes4339
@micheldeslandes4339 4 жыл бұрын
@@Sirikazy se eu tivesse paciência, até via o monólogo todo. Mas quando um suposto PhD não consegue ter o poder de síntese para resumir a sua mensagem... eu não vou ter a auto-disciplina de um escutar até ao fim. A mensagem que eu apanhei, logo desde o início é que "toda esta reação é um exagero!". Para mim, o corolário disso é, "eu preferia que deixassem andar e de ver montanhas de cadáveres amontoados à porta de hospitais que não tiveram capacidade para os tratar, do que de estar a passar por isto". A mensagem que eu, e 90% da população que concorda com as medidas das autoridsdes, foi que estamos em quarentena para dar tempo ao SNS de reforçar a capacidade e para evitar subidas vertiginosas no número de doentes e mortos. (Flatten the curve) A par disso, ele usa os mesmos argumentos de todos os autores de teorias da conspiração: "Se a ciência não é perfeita, não é válida e é para dietar ao lixo". Um pouco como dizer a uma vítima de violação: "Se você não consegue descrever ao pormenor o seu atacante e não o consegue identificar, é porque não foi violada!". A isso, eu respondo, a mortandade que passou por Itália (e o que evitámos em Portugal) é bem verdadeiro e nem sequer precisa de nenhum teste para comfirmar.
@ricardoc6272
@ricardoc6272 4 жыл бұрын
Isto é só uma amostra das incoerências ditas neste video: "A declaração de quarentena (...) muito provavelmente acelerou a infecção, (...) porque a partir do momento em que tu tens 10% a 15% de infectados numa infecção pulmonar, o que tu estás a fazer é meter uma pessoa infectada em cada casa. E se tens uma pessoa infectada em cada casa as probabilidades de infecção disparam." Com 15% de infectados estamos a meter uma pessoa infectada em cada casa? Com que fundamento? Até parece que as pessoas não viviam com os seus respectivos familiares em casa antes da quarentena. Que raio de lógica é essa que assume que uma quarentena propriamente dita perde em relação ao contacto físico/social do quotidiano, quando estamos a tentar atrasar a disseminação de um vírus? Pensava que eu, estando infectado (por exemplo), faria pior em visitar a casa dos vizinhos, ou de amigos. Mas pelos vistos, segundo o video, ao ficar na minha própria casa as "probabilidades de infecção disparam". Ok.
@Olip57
@Olip57 4 жыл бұрын
Veja o que diz o Director da Organização Mundial da Saúde: kzbin.info/www/bejne/nYWUgZaumLubiKc. Explique isto?
@ricardoc6272
@ricardoc6272 4 жыл бұрын
@@Olip57 Já tinha visto e o que esse homem disse não se escreve, é completamente absurdo e está a ser altamente críticado por isso. Basta ver a chacina nos comentários ao vídeo. Diz que estamos a levar a infecção para casa; então antes viviamos onde? Na rua? Se eu for trabalhar, onde contacto com muita gente, não levo o vírus para o local de trabalho? Se o meu seio familiar não estiver infectado, não será mais provável contrair o vírus saindo de casa e contactando com infectados, no trabalho por exemplo? Não tentem reinventar a ciência disto que é muito básica.
@Olip57
@Olip57 4 жыл бұрын
@@ricardoc6272 Pois, eu sei que aquilo que este personagem disse é ridículo mas é uma pequena amostra do nível de desinformação que vem duma instituição (OMS) que, à partida, está a gerir o desenrolar desta pandemia. Tem uma autoridade formal que já começa a não poder ser questionada em plataformas como o Facebook, e brevemente em outras. O problema é que existem muitas peças do puzzle que não são bem como nós pensamos ou como nos têm dito. E se o vírus não for bem aquilo que nos dizem? Como é que nós, podemos provar o contrário? Afinal, estamos em "guerra" contra um inimigo "invisível". Por falar em reinventar a ciência, aí é que talvez esteja o grande problema. As estruturas cientificas actuais, estão totalmente corrompidas com interesses económicos e são estruturas científicas de consenso e não do método científico. Aconselho e investigar o Dr. Stefan Lanka, biólogo e virologista que conseguiu defender num tribunal alemão que o vírus do sarampo não existe. Tem aqui um vídeo interessante, com legendas em espanhol, de uma entrevista concedida em 2018: kzbin.info/www/bejne/rGqqlWWpbMpmh7M. Segundo o Dr. Stefan Lanka, acredite ou não, vírus como nos é definido, não existe.
@josepinanavarro5383
@josepinanavarro5383 4 жыл бұрын
Muito obrigado André Dias. Um grande abraço.
@acciampolini
@acciampolini 4 жыл бұрын
Aqui no BRASIL EM MANAUS foi um desastre muitas mortes e lá tem muito muito sol e 35 graus
@paulo.galvao
@paulo.galvao 3 жыл бұрын
nem mais, essa foi só uma das asneiras ditas aqui
@tocaesoterica6445
@tocaesoterica6445 4 жыл бұрын
Infelizmente as pessoas só acredita no que quer e não nas evidências.
@infesta270
@infesta270 4 жыл бұрын
Voçê é o resultado do que pensa. Esta satisfeita(o)?? DUVIDO...
@ScaryManiac
@ScaryManiac 4 жыл бұрын
Ups.... www.linkedin.com/pulse/erros-na-an%C3%A1lise-de-andr%C3%A9-dias-sobre-pandemia-hugo-penedones/
@rogeriosimoes8778
@rogeriosimoes8778 4 жыл бұрын
Parabéns pela sua coragem em expôr as suas ideias com base na sua formação. Agradeço o seu video, estudei estatística e agora entendo a razão dos numeros Covid19 Pt não serem em percentagem e sem comparação com os anos passados. Cumps.
@susanapinto2098
@susanapinto2098 4 жыл бұрын
É uma perfeita parvoíce estar a fazer esta comparação, tendo em conta de que o número de mortos neste momento é inferior ao que seria se não houvesse isolamento. As pessoas não são parvas, e sabem perfeitamente que todos os anos morrem milhares, por causa da gripe sazonal, mas querer encontrar uma explicação para uma teoria da conspiração, que não existe, tornar-se ridículo. Vivemos num mundo em que o primeiro pensamento é "estão a mentir, bora lá contrariar o sistema e criar uma revolta nova!"
@alexandrepires7884
@alexandrepires7884 4 жыл бұрын
Brilhante, bate certo com tudo o que está a acontecer na realidade ,quando chegarmos á semana 19 teremos a prova maior.
@gthirane
@gthirane 4 жыл бұрын
Poderosas aspersões de factos contra a superstição e histeria dos média. Muito obrigado pelo video, não se deixe abater pelo baixaria dos ataques dos supersticiosos .
@guilherme9a
@guilherme9a 4 жыл бұрын
Muito obrigado pelas preciosas informações, felizmente nem todos cedem ao medo. Isto serve também para provar o quão facilmente vamos com a corrente e somos obrigados a adoptar medidas com as quais não estamos de acordo. As pessoas morrem e vão continuar a morrer, são factos. Cabe-nos a nós aprender a lidar com esse facto e a evoluir para que sejam as mortes as menores possíveis e de causas o mais naturais (idade por exemplo). Espero que aos poucos a população em geral vá ganhando mais espírito crítico porque o povo é quem mais ordena. Resta-nos estar informados, e unidos, pelas causas certas e com o radar de espírito crítico ligado no máximo.
@denisegalluzzi1980
@denisegalluzzi1980 4 жыл бұрын
André Dias: PARABÉNS PELA LUCIDEZ, CHOCANTE E PREOCUPANTE, QUASE APOCALÍPTICA!!!!!
@deleterium
@deleterium 4 жыл бұрын
Como explicar o aumento de casos nas cidades próximas do equador, onde há muito sol e radição UV? No Brasil, estado do Ceará, continuam a crescer exponencialmente o número de casos confirmados, em um dos estados com menos dias chuvosos por ano! E no interior do Pernambuco, com clima semi-árido e aumento dos casos?
@alexandrecosta2989
@alexandrecosta2989 4 жыл бұрын
a
@jpaquete
@jpaquete 4 жыл бұрын
Não percebo, olhando para o próprio site que ele referencia euromomo.eu/outputs/zscore_country_total.html CLARAMENTE se vêem picos grandes nos países mais afectados (Espanha, Italia, França). Portugal mantém-se flat porque fizemos a quarentena mais a tempo do que os outros. Senão a tivessemos feito tinha sido o mesmo descalabro. Isto só de ver os gráficos que ele diz. Portanto não se queira acreditar que isto é uma época de gripe normal porque não é. Vejam os numeros no link!
@snedcor
@snedcor 4 жыл бұрын
O que interessa não é o tamanho apenas do pico, é a duração do mesmo, os outros são grandes e longos, quer dizer que morre muita gente por um largo período de tempo
@jpaquete
@jpaquete 4 жыл бұрын
@@snedcor está se, a comparar alhos com bugalhos. Ocasião actual onde houve quarentena com outras em que não houve. Com quarentena mesmo assim houve picos pronunciados o que, aconteceria, se se deixasse o fenómeno em roda livre. Uma, chacina. Como é óbvio nunca houve gripes e que se tivessem de abrir valas comuns. Esta tese cai pela base além de ser perigosa.
@snedcor
@snedcor 4 жыл бұрын
@@jpaquete mas quais valas comuns? Em NY? Isso foi para libertar as morgues de incógnitos que estão nos 30 dias de intervalo para serem identificados... Nada a haver com o COVID-19, isso foi desmentido
@snedcor
@snedcor 4 жыл бұрын
@@jpaquete Mas que chacina? Morreu gente, muitas nem directamente pelo vírus. Sabe quantos morrem por ano de gripe e Pneumonia?
@jpaquete
@jpaquete 4 жыл бұрын
@@snedcor portanto está tudo ok. 99 % do mundo esta a alucinar. Epa olhem para os números do grafico nos países mais afectados o valor de Z por favor deixem de wishfilull thinking e de teorias da treta. Querem deixar isto em roda livre. OK gripe de 1919 foram só 19 milhões. Só se acharem que o mundo tem gente a mais.
@frankgatsbybeats3999
@frankgatsbybeats3999 4 жыл бұрын
Faz uma analise aos níveis de CO2 para perceber-mos os seus níveis agora que está todo o mundo parado.
@as4805
@as4805 4 жыл бұрын
LOL
@avilaverde3086
@avilaverde3086 4 жыл бұрын
Onde eu poderia fazer esta análise para os dados do Brasil?
@luisduarte9161
@luisduarte9161 4 жыл бұрын
André Dias, força aí! Eu tenho partilhado publicamente as minhas desconfianças sobre todo este processo (não posso passar daí), mas sendo um especialista na matéria já não estamos no campo das desconfianças, mas dos factos. E os factos são claros! Criou-se um MEGA-EMBUSTE que não se percebe ainda quem pretende servir...
@sarabronzedasilva9986
@sarabronzedasilva9986 4 жыл бұрын
Talvez a uma Nova Ordem Mundial... 👍🏻
Cronologia: de pneumonia misteriosa a mais de 150 mil mortes por covid-19
21:39
Why It Was Almost Impossible to Make the Blue LED
33:45
Veritasium
Рет қаралды 23 МЛН
IQ Level: 10000
00:10
Younes Zarou
Рет қаралды 10 МЛН
WORLD'S SHORTEST WOMAN
00:58
Stokes Twins
Рет қаралды 112 МЛН
Они так быстро убрались!
01:00
Аришнев
Рет қаралды 1,6 МЛН
80 Year Olds Share Advice for Younger Self
12:22
Sprouht
Рет қаралды 1,6 МЛН
#QiCurtas - O dinheiro não é tudo?
2:49
Qi News
Рет қаралды 855
CORONAVÍRUS - A Verdade Que Ninguém Fala
15:22
Dr. Frederico Porto
Рет қаралды 1,7 МЛН
Estraca - Jornalixo
4:25
EstracaOfficial
Рет қаралды 652 М.
Aula inaugural | Curso de Extensão Improbidade e Controle Responsivo
2:59:40
Escola Superior do MPSP
Рет қаралды 625