Precioso testemunho. Tão precioso quanto belo. As imagens fluem com o discurso de uma forma comovente. Também se percebe a verdadeira identidade do entrudo que brota de uma necessidade da comunidade através do impulso individual do próprio mascarado se revoltar contra os constrangimentos sejam eles do ciclo agrícola anual, sejam da religião instituída, seja da polícia política. Bem hajam pelo trabalho de recolha e divulgação da Cultura portuguesa.
@antonioribeiro2818 Жыл бұрын
Maravilhoso
@bjrngumundsen9393 жыл бұрын
This has been one of the masks I've always loved and wanted. Unfortunately I've never had the opportunity to buy one of these masks. Amazing craftsmanship and a mask every collector would want to own. Brilliant video.
@rosapires38903 жыл бұрын
Que estás tradições muito nossas não acabem 🇵🇹
@luizamachado2152 жыл бұрын
Muito interessante! Espero que nunca se acabe
@destinyfet4 жыл бұрын
Lindo viva toda esta tradição. O carnaval-espectáculo de Ovar e companhia são uma perda de tempo. Isto É O CARNAVAL.Abraço de Podence
@joanofarcxxi9 ай бұрын
Adorei. Obrigada. Mas era muito fixe ter legendas en Ingles.
@gerryg10565 жыл бұрын
Muito obrigado. We have visited Lazarim twice, good memories. Museu de Caretos is worth visiting.
@RafaelOliveira-kj5ov6 жыл бұрын
Muito bom😉 Podiam ir cá ao entrudo no próximo ano😉
@pestanapereira Жыл бұрын
Tradição tão antiga quanto bela
@joaoportugues81594 жыл бұрын
Serão relacionados com os caretos de Podence ?
@Mediterrakeo4 жыл бұрын
Todos os rituais de Inverno com máscaras do Nordeste de Portugal estão relacionados entre si, desde as Festas dos Rapazes até ao Entrudo, encontrando-se a sua origem nos rituais pagãos de outrora. As máscaras de Lazarim, porém, tal como as conhecemos hoje, só aparecem no final do Séc. XX.
@fernandobrain1245 Жыл бұрын
Uma mentira contada muitas vezes, "quase" se torna verdade. Esta treta de tradicional começaram em final dos anos 80 e só nos anos 90 começaram a fazer estas mascaras e este "Carnaval". Estive em Lazarim por duas vezes entre 84 e 87, não existia nada disto. Querem fazer parecer que é uma tradição antiga. Há quem diga e ainda é vivo, que o carnaval era em Lalim e devido a desacatos passou-se a fazer em Lazarim.