É estudante ou profissional da saúde? Conheça o Instituto de Psicologia Baseada em Evidências: inpbe.com/?src=bio-eslen
@gessualdoseixasoliveirajun1129Ай бұрын
Qual e-mail para indicar professores?
@PedroLTQАй бұрын
Essa discussão é SEM PRECEDENTES. É A GRANDE COISA que deveria estar pautando o MUNDO!
@sabrinatelma8337Ай бұрын
Inclusive os políticos deveriam passar por "testes" e terem critérios mínimos para poderem se candidatar. Assim como é para médicos, pedreiros, etc...que precisam ter conhecimento e habilidades específicas!!!
@ebenincaАй бұрын
Corre o risco de excluir intelectuais organicos, reduzir o acesso das classes mais baixas a politica, entendo que o melhor seria ter algum tipo de treinamento fornecido pelo estado gratuitamente logo que for eleito, ou antes de se candidatar.
@yrotsuk6979Ай бұрын
@@ebeninca teste não é diploma, não seria exigido diploma, mas sim conhecimento para passar na prova do teste. Querendo ou não, o politico precisa sim ter conhecimento sobre a area, caso o contrario, acontecerá varios problemas durante seu mandato. Entendo sua preocupação com as classes mais baixas, e está correto, porém, é necessario citar que, não é só por que é de uma classe mais baixa que irá ser um bom politico, pode ser que tenha mais chances de ter um carater bom, entretanto, boas intenções sem conhecimento, pode causar problemas gigantes ao pais, temos grandes exemplos de boas intenções com má planejamento no Brasil, e dessas não podemos mais colecionar, como de exemplo: a lei de salario minimo e a atual pec que está sendo discutida atualmente, a pec do 6x1, onde mesmo não estando em vigor, temos casos preocupantes de politicos defendendo-a sem nem mesmo ter lido;como pode ver, todos com ótimas intenções, mas com pouco embasamento.
@yrotsuk6979Ай бұрын
@@ebeninca É uma boa alternativa este treinamento! porém, pode ser muito facilmente enviesado para que certos politicos continuem no poder, mesmo que com outra cara
@giovanne_Ай бұрын
Em frente de todas as prefeituras deveria ter um telão mostrando toda a arrecadação que a cidade teve no mês, e para onde é direcionado cada gasto do dinheiro. E cotidianamente os cidadãos deveriam entrar nas instituições públicas para acompanhar, cobrar e questionar os representantes políticos. Acompanhar cada projeto e os gastos públicos, apresentar as necessidades que a cidade tem e depor aqueles que não cumprem suas funções. O Povo é que manda nos políticos e não o contrário. A política não deve ser tratada só de quatro em quatro anos, confiando seu voto em um candidato e nunca mais pensando nisso. Ela deve ser rotineira e contínua, com poder popular sobre os congressos e parlamentos.
@pablodimopoulos3496Ай бұрын
Nada fornecido pelo Estado é gratuito.@@ebeninca
@fernandawanzuitaАй бұрын
Muito obrigada por terem a coragem de trazer um assunto que é tão mal interpretado pela maioria da população. Muito obrigada! O melhor episódio do Eslen Podcast até aqui.
@anapaularochaferrari5843Ай бұрын
Ótimo podcast! Acho que o.mundo ainda não está preparado para isso😢 ... mas tudo começa com uma ideia, discussões, reflexões...quem sabe um dia❤Tudo inicia pela educação.
@galdutroАй бұрын
Muito grato pelo Eslen trazer debates importantes para seu público no KZbin. Um deleite ser inscrito nesse canal que abrange temas tão diversos.
@renato10jsАй бұрын
Impressões que tive ouvindo esse excelente Podcast. Ações possíveis: - Escolher bem em quem vamos votar - Cobrar boas decisões de quem foi eleito - Proposta de lei para criar uma espécie de concurso público para se tornar elegível - Programa de conscientização dentro do horário eleitoral e dentro do plano de ensino - Entender de educação financeira para não dependermos tanto do estado (porque ele não solucionará o problema em nossa geração) - Obter e compartilhar conhecimento sem menosprezar e desprezar os outros e com respeito Impressões: - A melhoria será demorada e provavelmente nem a geração dos que nascerem em 2024 terão grandes benefícios dos frutos de uma semente que pode ser plantada hoje. - Tristemente os corruptos e os que tem o alcance do poder venceram, com a impunidade eles e as próximas gerações deles continuarão a colher os benefícios da falha que existe na política.
@jonatassantos4969Ай бұрын
Para mim um dos melhores episódios do podcast, obrigado eslen pela oportunidade de ter acesso a esse conteúdo
@haysllamoreira1728Ай бұрын
Vitor e Eslen foram sensacionais no conteúdo entregue! Conteúdo riquíssimo e que a maioria das pessoas não quer ouvir. Precisarei rever esse podcast no futuro, com toda certeza. :)
@JoaoAndrade-zd2fiАй бұрын
parabèns pela coragem de trazer um tema tão relevante. As casas legislativas tem uma importancia enorme e é desesperador ver como as pessoas votam: compra de votos ou total desinteresse (querendo indicação em quem votar) e isso atinge todas as classes e de espectros políticos diferentes. Um belo exercício de olhar o problema na cara e refletir quais outros caminhos podem ser tomados.
@pedrobotelho8939Ай бұрын
Trabalhei com marketing político durante um período desse ano, e chega ser bizarro o quanto a propaganda está intimamente ligada com a política, e quando eles abordam isso no vídeo é sem dúvidas uma verdade. Acho que a população ficaria assustada se tivesse a consciência de o quanto despreparo existe nos candidatos, e que de fato a construção de narrativa e visão pessoal transmitida por eles durante a campanha eleitoral quase nada tem a ver com o que eles até mesmo acreditam.
@phpaduaАй бұрын
Simplesmente fantástico! Este podcast poderia ser transmitido a toda a população brasileira, despertaria um nível de consciência e quem sabe passaríamos a ter uma política realmente válida, de qualidade, preparo. Muito bom mesmo 👏🏻👏🏻👏🏻
@srsan1172Ай бұрын
Cacete, que episódio bom. Sem fanatismo, sem discurso emocionado. Apenas informação.
@lucasvettorato7087Ай бұрын
Tema excelente, pesquisei bastante sobre o sistema politico chinês uns meses atrás e é interessante como o sistema atual deles ja é uma versão bem mais sofisticada que algumas propostas desse autor, quem se interessou pelo podcast realmente recomendo se aprofundar em como funciona o sistema político de lá.
@alexdebona4659Ай бұрын
Obrigado Lucas, vou pesquisar sobe
@GabrielBARBOSA-kf8weАй бұрын
Sistema político chinês kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@ianborges1232Ай бұрын
É uma ditadura
@ZoltanOChivayАй бұрын
@@GabrielBARBOSA-kf8we Baita argumento
@pedrooliveira3283Ай бұрын
@@GabrielBARBOSA-kf8we ignorante e convicto. Como mencionado no vídeo, estude um pouco antes de opinar
@adrianavieiranunescustodioАй бұрын
Sinceramente um dos melhores podcasts que já assisti na vida, o Vitor muito cirúrgico pra fazer as considerações, muito sensato, e imparcial, que cara inteligente e preparado pra essa conversa, e o Eslen conduziu muito bem o tema do episódio, simplesmente perfeito, meus parabéns e obrigada por compartilhar esse papo extremamente necessário pra formação de uma opinião mais crítica sobre tudo que envolve esse tema tão polêmico, o conhecimento liberta sempre!!!!!!
@rodolfosoares7540Ай бұрын
Que episódio incrível e extremamente necessário! Acho que ainda não tem nada nessa temática que tenha essa maturidade no assunto!
@gustavocm005Ай бұрын
Um dos melhores episodios que eu ja vi, gostei muito da conversa e dos temas abordados, voces dois deram uma aula de conhecimento e sabedoria, sou fãzasso.
@helenam5672Ай бұрын
Que episódio maravilhoso, apontamentos de altíssima qualidade! Eu sou uma grande fã do Vitor, rapaz brilhante!
@PabloCastilho-i5jАй бұрын
Simplesmente uma das mentes mais brilhantes que já conheci: Vitro Andrade. Obrigado por esse presente, Eslen e Vitor.
@SrRaposo-xo8zjАй бұрын
Pow podcast muito bom. Acho q se os princípios da ciência fossem aplicados na política estaríamos muito a frente. Acho q muito q foi falado no podcast tem na China hoje. O senso comum é q lá é uma ditadura, mas eles meio q tem uma forma de eleição indireta. E o partido Comunista Chinês exige que os candidatos que queiram entrar na política façam uma prova e mostrem conhecimento para que possam participar (e depois podem ser eleitos no local de onde vem). Lá também quando eles vão fazer qualquer mudança é sempre consultado especialistas na área, seja área militar, saúde, meio ambiente e etc. Além disso o partido comunista coloca metas e objetivos para as cidades e regiões administradas. Caso o administrador não atinja ele é retirado. E em caso de corrupção o político nunca mais vai participar da vida pública. Tenho uma dica de convidado que pode completar esse debate: Ricardo Costa de Oliveira. Ele é um especialista, aqui da UFPR, sobre as famílias tradicionais brasileiras que mandam na nossa sociedade. Elas estão na política, empresariado, no judiciário. É bem interessante ver q elas estão a séculos aqui e como as novas famílias se inserem nesse sistema. E temos um pouco da resposta de porquê o Brasil não ''vai para frente''. Visto q o interesse dessas famílias sempre é contemplado em contradição aos interesses da nação. Obrigado pelo trabalho Eslen e equipe. Um abraço!
@wadson9593Ай бұрын
Obrigado a ambos pelo qualidade e conhecimento...
@laramiranda9026Ай бұрын
Muito, muito, muito bom! Que coisa boa ouvir uma conversa sensata, imparcial e interessantíssima. Obrigada Eslen por trazer esse conteúdo, incrível!
@Daniel-cd5mqАй бұрын
Imaginar que teremos pessoas no poder capazes de olhar para todos.... é de fato uma utopia,mas seria lindo ver isso.
@DouglasxlopesАй бұрын
É imensurável o quanto que eu aprendo a cada podcast! ❤
@marialemos6167Ай бұрын
Que entrevista maravilhosa, uma das melhores, Eslen e entrevistado, obrigado por darem essa oportunidade de conhecer melhor a política 🎈🎈🎈🎈
@TheAnacc85Ай бұрын
Excelente ! Por mais discussões assim de forma clara.
@luciasantos1679Ай бұрын
Maravilhada com esse episódio! Parabéns aos 2!
@RosaneCastilhos-gy9sqАй бұрын
Que garoto bom.... podcast sensacional
@medsupremo6081Ай бұрын
Platão, um dos maiores filósofos da Antiguidade, descreveu sua visão de uma cidade perfeita em sua obra "A República". Nessa utopia, ele propõe um modelo de sociedade baseado na justiça, na harmonia e na especialização de funções, onde cada indivíduo desempenha o papel mais adequado à sua natureza. Basicamente, o que foi debatido como nesse episódio. Na Grécia Antiga, eles já tinham a solução.
@giovanne_Ай бұрын
E legitimava a escravidão
@veritasluxmea7717 күн бұрын
Primeiro que não eh uma utopia, você está usando um termo equivocado e anacrônico. Segundo que não eh uma obra essencialmente politica, mas acidentalmente. E assim eh porque nessa obra ele faz uma analise da alma humana. A politeia eh uma expansão da própria noção de alma.
@ProfAlexNinaАй бұрын
Muito boa entrevista. Convidado excelente 👏👏👏
@Luan-sq7xfАй бұрын
Obrigado Eslen, Vitor e envolvidos! Outro conteúdo de excelentíssima qualidade! Continuem, por favor!
@r0xff418Ай бұрын
Muito obrigado 🎉🎉🎉 Esse é o tipo de vídeo que devia passar em todas as escolas
@gabrielx1ful11 күн бұрын
Que episódio foda. Abriu minha cabeça em vários aspectos
@ianealmeidasАй бұрын
Dois gigantes de conhecimento ❤
@88willanАй бұрын
Na minha opinião, esse deve ter sido um dos conteúdos mais ricos que eu já assisti no KZbin. Esse conhecimento vale muito!
@ricardograngeiroАй бұрын
Assunto bom demais. Que mais pessoas possam ver esse conteúdo. Parabéns
@weslleyporto1184Ай бұрын
Vitor precisa estar mais aqui! Muito foda o podcast!
@pricgl4418Ай бұрын
1. Mesmo com os problemas, voto universal ainda é melhor do que ter "escolhidos", pq sim é elitista, no sentido de que apenas quem tem condições financeiras conseguiria fazer parte dos escolhidos ao voto. 2. Além disso, Não existe um consenso nem entre especialistas, vejam médicos formados que receitam cloroquina e outros que não. 3. Falar que a escala 6x1 pode ter consequências, mesmo diante de tanta evidência (suas 50 horas, por ex) dos danos individuais, seria escolher deixar os danos ao indivíduo em vez que fazer os que lucram sobre essa saúde mental ter que pensar em alternativas ao próprio negócio!!!! Pelo amor!! 4. Gosto de dialéticas, pata temas assim seria importante ter alguém para contraponto, pq são tantas coisas para contrapor que a gte termina o podcast com o peso de uma tonelada de dizeres preso na garganta. AMO vc, Eslen, APESAR de vc ser mais direita do que eu gostaria, embora eu saiba que é menos do que alguns te consideram rs 5. Obrigada por ajudar a colocar tanta reflexão na vida de tanta gte ❤
@alexdebona4659Ай бұрын
Um conteúdo extremamente necessário! Moro em uma cidade pequena onde temos muitos hooligans e por isso tenho muita dificuldade em conversar e debater idéias… tento usar um ensinamento do Eslen: “pergunte!”… mas é difícil de fazer as perguntas “certas”. As crenças estão encostadas sem espaço pra questionamentos ou dúvidas!
@henriquemitsuo9405Ай бұрын
Eslen, seu podcast precisa ir para o YT podcast, poderia alcançar mais pessoas
@juninsrsАй бұрын
Incrível, ótimo assunto.
@donanafazeconta9530Ай бұрын
Esse é mais um papo que me coloca a pulga na orelha
@douglasjunettiassad8587Ай бұрын
Não sou especialista na área, mas gostaria de estimular uma reflexão. Quando o Vitor diz que os economistas especialistas devem decidir sobre os rumos das decisões práticas me soa meio ingênuo. Posso estar interpretando errado a visão demonstrada, mas não existe economia apartada da política, a pergunta não é só "essa medida é boa?", mas sim "essa medida é boa pra quem?". Não sei se fui claro na mensagem, mas a "epistemologização" da prática politica me parece uma forma de equalizar as ciências sociais como exatas, porém o mundo não funciona assim.
@MarceloGutierrezdeOlАй бұрын
Ele tem uma visao mqis tecnocrata da coisa. Mas a administracao publica nao funciona assim. Alem disso ele esquece que os deputados e senadores possuem equipes que podem apoia-los tecnicamente nas decisoes
@alansales773Ай бұрын
Otima conversa, parabéns !
@daimon00000Ай бұрын
Muito bom esse papo, mas gostaria de enfatizar três pontos problemáticos: que a discussão foi limitada à democracia liberal, representativa, que não esgota o significado da democracia. Esse sistema favorece todos os problemas apontados aqui. Alguns autores sequer consideram esse regime uma democracia. Um outro ponto é que a política não trata da verdade, mas de valores, preferências, razoabilidade, escolhas, prudentia. Ter a "verdade" não garante uma boa decisão política. O saber técnico é muito importante, mas não é suficiente na política. Um ótimo economista pode ter preferências políticas temerárias, mesmo sobre sua área. A crítica leva a afirmar que só técnicos então deveriam decidir ou fariam as melhores escolhas políticas. Mesmo pessoas bem informadas e formadas podem ter escolhas políticas diferentes sobre um mesmo tema. Por último, o modelo sugerido pelo autor não resolve o grande problema político da democracia representativa, que é um grupo de pessoas tomar decisões que afetariam a todos. Apenas troca-se uma oligarquia por outra mais especializada. O convidado chegou a falar em especialistas em ética para tomar decisões sobre valores, o que é não só ingênuo quanto autoritário. Toda a ideia se baseia no mito da neutralidade técnica.
@marcellogianfelice448Ай бұрын
impecável
@rebecareis87Ай бұрын
Bravo! Vivemos numa democracia representativa, e ser especialista em ética não é garantia de que a representatividade será efetiva. Além disso, imagine colocar isso como um pré-requisito para poder votar, ou como um peso a mais na contagem de votos: quantas facções criminosas não passariam a colocar pessoas pra se "especializarem" nisso, para poderem controlar o sistema? Basta ver que, hoje, muitos colocam pessoas para se formarem em direito, tirarem OAB, e inclusive passarem em concursos para polícia, magistratura etc. Todas as ideias colocadas no podcast são muito interessantes, mas me parecem algo que não sobreviveria além do campo das ideias.
@moanaluzАй бұрын
Gente, eu preciso tomar coragem e assistir as aulas de filosofia da ciências do vitor no inpbe. Eu achei tão difícil...😢😢 que deixei pra depois. Ele é um genio
@luaurrutigaray4450Ай бұрын
Absurdamente bom, que qualidade de episódio!
@thalitalima7355Ай бұрын
Muito bom 👏👏👏👏
@larisblueАй бұрын
Prática Baseada em Evidências em Política ❤
@IranPhellipeSilvaАй бұрын
Democracia é um processo falho, tô ansioso pelo episódio!
@fernandabarboza7525Ай бұрын
Uau! Adorei esse episódio! 😍
@vanessagoncalves7149Ай бұрын
mds que conversa sensacional!!!
@cintiasedenho27 күн бұрын
Eu certamente já fui uma hooligan, atualmente me reconheço como hobbit, acreditar que um dia seremos todos vulcanos é utópico, mas encontrar uma pauta desta sendo discutida aqui me deu um pouco mais de esperança no futuro do país.
@Lamartine.brazilАй бұрын
Cara, que episódio fenomenal. Muito bom, mesmo, abriu muito minha mente. Me pergunto se talvez uma população bem educada e não tapada por fanatismos já não nos levaria bem próximo a uma epistocracia... apesar de ter sido um bom episódio, foi também um banho de água fria kkkkkk enterrou minhas esperanças de que a política brasileira algum dia funcione minimamente 😭😭😭😭
@RAIDEXbrАй бұрын
Que conteúdo foda! Muito obrigado aos envolvidos por esse episódio!
@vcortinesАй бұрын
Que aula incrível!!! Foi um prazer conhecer o Vitor. 😊
@luizeduardozpАй бұрын
Excelente Podcast. Me considero Volcano, sinto exatamente dessa forma, é complicadissimo tudo isso. Desilusão é o resultado padrão. O negocio das camaras tematicas poderia dar certo, porém o interdisciplinar avacalharia a questao. O argumento de autoridade tb fica complicado, houveram medicos que defenderam cloroquina na pandemia. Se houvesse bom senso do cara nao querer dar pitaco em tudo, principalmente no q nao entende, ajudaria. O psicologico do mundo esta perdido. Metas de governanca seria algo bacana, mas teria q estruturar, acredito q o longo prazo deveria ser priorizado, mas a maioria quer retorno imediato. Parabens pelo podcast e obrigado pelo debate.
@Tree-92Ай бұрын
O livro tá custando R$ 1873,00! Mas o frete é grátis. Aproveitem!
@sabrinatelma8337Ай бұрын
Estava ansiosa com esse episódio ❤
@altruismoeficazАй бұрын
Muito legal o papo, uma boa introdução ao tema proposto. Gostaria de tentar contribuir com a discussão. Geralmente quando falamos de política existe uma falta de distinção entre questões normativas e empíricas. Os valores morais definem o que é certo e errado e o que devemos buscar políticamente, enquanto a parte empírica serve para obtermos a melhor maneira de concretizar tais valores. Por exemplo, numa sociedade em que se busca as melhores evidências políticas e a epistocracia, é preciso discutir quais metas que se deseja buscar, será uma sociedade antropocêntrica ou baseada na proteção dos indivíduos sencientes de todas as espécies? Daremos prioridade aquelas que estão na pior situação? É preciso considerar todos com a imparcialidade temporal e assim tomar as decisões pensando no longo prazo? Há muitas questões para fundamentar, se faz necessário, portanto, definir também o que é importante e o que vale a pena priorizar e buscar, não só discutir os meios políticos. Esse debate é ainda mais profundo dada a discordância moral das pessoas, haja visto que se uma pessoa fala que é de esquerda ou de direita, vegana ou não, a favor do aborto ou não, isso instiga o tribalismo, sem conseguir uma análise fria e do que realmente é melhor para todos os envolvidos. Poucos filósofos traçam esse debate, a maioria estando altamente enviesada e confundindo também o que é fato do que é valor moral, mas fica a sugestão para uma nova discussão complementar no canal. Parabéns pelo trabalho!
@altruismoeficazАй бұрын
Dica de leitura: Reasoned Politics, do autor Magnus Vinding, e está disponível gratuitamente (em inglês).
@mclovin.9xАй бұрын
Excelente conteúdo, LIKE no vídeo.
@matheuskobАй бұрын
Muito bom!
@andreviniciusvieira5538Ай бұрын
Democracia = quanto menos "entendido" + poder de decisão.
@perlabarbosa4998Ай бұрын
Contextualizando, essa é a real definição de democracia. Pra chegarmos perto a exercitarmos a raiz do conceito de democracia, só vai pela educação…olha só o conceito de conscientização que o Freire já discutia e implementou. Mas pra manter poder e privilégio, nada melhor que “a fabricacao do consentimento (Herman & Chomsky, 1988).
@donanafazeconta9530Ай бұрын
Por exemplo… meu irmão é um cara muito inteligente cognitivamente, estudioso… só pra ter ideia, o trampo dele é segurança de redes de grandes empresas. Um dos focos de interesse dele como hobby é mudança climática. Ele acredita com certeza absoluta que não existe emergência climática. Digamos que ele fosse um candidato habilitado… e aí?
@felipemonteiro6177Ай бұрын
Daniel Khaneman, nobel de economia por descrever vieses cognitivos, caiu ele mesmo num viés quando disse em 2016 “Donald Trump não vai ganhar porque não conheço ninguém que vai votar nele” Voto é influenciada por emoção. Por mais que estude, a tomada de decisão será enviesada.
@alexdejesus80801Ай бұрын
Ótimo papo, vou ler esse livro! Tenho uma dúvida sobre esse modelo de governo. Eu sintro o problema entre poder e divisão, sinto q dividir a legislação por setores de voto de especialistas daria a certos grupos um poder desproporcional que pode pulverizar o poder centralizador do governo federal em poderes setoriais que criaria um eterna guerra entre os setores. Como esse poder pulverizado lidaria com em uma guerra ou confrito extremo, ou quando temos uma sociedade em guerra civil ou com Extrema insatisfação popular? A história diz q em momentos assim um lider centralizador funciona melhor nas tomas de decisão e que os cargos de liderança teriam q estar alinhado ao lider. E nesse caso não tem como ter uma democracia nesses moldes. Outro exemplo q poderia dar ruim é quando um setor entra em confrito com outro, sem uma lider com poderes reais não ha como lidar corretamente.
@oemirtonАй бұрын
Que episódio foda
@rodolfosoares7540Ай бұрын
Que episódio! 👏🏾
@giovanne_Ай бұрын
Creio que o Eslen Deveria ler classicos Anarquistas como Bakunin e Kropotkin. E tambem a sociologia nacional de Jesse Souza no Livro "A elite do atraso" e os livros do Darcy Ribeiro.
@zoenoyoutubeАй бұрын
Debate de alto nível 🤌🏻
@laisfurtadoniwa9866Ай бұрын
Eslen, seria possível trazer alguém para falar sobre adestramento de cães baseado em evidências?
@jeffersonnobrega6315Ай бұрын
Boa 😂
@JessicamatsuАй бұрын
Doi parar, e perceber o quanto nós estamos FOD*DOS
@thiagooliveira8010Ай бұрын
Episódio espetacular 🤌
@daniel_AugustАй бұрын
Gostei muito da conversa, mas ainda achei que vocês não abrangeram um ponto MUITO importante. Posso estar errado, mas sinto que todo mundo quer ter voz própria, quando o assunto são políticas sociais, exemplo: Grupos LGBTs exigem certos direitos e grupos religiosos por vezes, gostariam de cercear esses direitos, por motivos religiosos... Como que um agente externo, estudioso de política seria porta voz de causas tão opostas? Será mesmo que um grupo religioso ficaria calado ao saber que o pessoal LGBT ganhou mais direitos, só por que é o cientificamente correto de ocorrer?! Sinto que um governo, como o discutido no livro, tiraria um pouco esse senso de pertencimento social, e traria um grande senso de autoritarismo, quando o assunto é politica social.
@israelqueiroz3752Ай бұрын
48:00 "embora eu não decida quem é o piloto, ainda assim os aviões não caem" Sim, mas se o avião cair, o piloto e a compania inteira perdem. O politico que toma decisões erradas perde o quê? Mesmo os raros que vão presos saem no lucro. Além disso, eu posso optar por nunca voar de avião. Nesse sistema onde eu não escolho o político, eu poderia optar por não seguir leis das quais eu discordo??
@rebecareis87Ай бұрын
Que debate rico! - Quanto ao tópico sobre quem estaria mais apto ou menos apto a votar, é muito complexo querer definir esse nicho, porque muito provavelmente o critário deixaria muito a desejar. Imaginando, por exemplo, um município onde a maioria das pessoas é pobre, não tem acesso a saneamento, educação básica, transporte etc. A pessoa mais apta a votar é aquela que estudou mais? Que teve mais acesso a conhecimento? Ou aquela que, diariamente, vive os impactos da má gestão e da falta da boa aplicação dos recursos públicos naquele município? O risco de uma "elitização" da escolha dos representantes é grande nesse caso, e ter mais estudo sobre o tema não garante que a escolha feita por essa pessoa irá atender aos anseios da maioria daquela população. Claro que, da forma que é feito hoje, também temos uma crise de representatividade. Mas me pergunto se não seria equivocado tentar filtrar quem seriam os eleitores "aptos" a expressar seus votos. Pois uma coisa é ter conhecimento, outra totalmente diferente é ter interesse político e intencionalidade para resolver determinado problema de determinados segmentos da sociedade. O voto no Brasil nem sempre foi universal, e já foi restrito a pessoas mais escolarizadas, e isso não significou eleição de representantes aptos a, de fato, representar adequadamente todos os segmentos da sociedade. - Uma dúvida que tenho é: seria possível apurar se o nível de (des)confiança na política é maior ou menor entre os Volcanos? Ou, por estes serem mais conscientes de seus votos, eles teriam maior segurança a respeito de quem elegeram? Ou eles estariam num meio termo, tendo os Hooligans maior confiança por serem menos críticos quanto às suas escolhas? - Por fim, uma imagem: tente só imaginar o governo atual propor ao Congresso uma reforma política em que vai haver uma seleção daqueles mais aptos a votarem. Imaginem as revoltas nas ruas, alegando uma tentativa de ditadura. Enfim, a ideia parece interessante, mas a prática mostra obstáculos que parecem impossíveis.
@ianealmeidasАй бұрын
Discussão de alto nível 🤌
@rodrigofrancisco7923Ай бұрын
Democracia ainda é o menos pior. Já tivemos sistemas segregados e sem sufrágio universal e não foi melhor. Há perpetuação de poder na mãos de poucos. Normalmente, quem vota também é de uma classe social mais abastada, portanto o poder fica mais concentrado onde aquele grupo tem seus interesses defendidos. É utópico achar que poucos votariam melhor e para todos..
@anapaulaoshida2745Ай бұрын
Na história da filosofia muitos foram críticos da democracia.
@m3tal4life666Ай бұрын
chama um comuna aí pro podcast Eslen!
@antonioon3157Ай бұрын
No dia que dois terços da população pesquisa em quem vai votar, esse pais começa a andar
@VINICIUSOCRUZАй бұрын
Muito obrigado pelo conteúdo! Mais um conteúdo desse canal que é de extrema utilidade pública! Posso ficar algum tempo sem assistir aos vídeos(que são muito úteis) mas não deixo de seguir o canal pq sei que logo virá um conteúdo que me interessa!
@samuelbarretoT-TАй бұрын
não o conheci, mas gostei dele :)
@donanafazeconta9530Ай бұрын
Daí é bem complexo, porque é necessário dar acesso a uma grande maioria que está numa escola publica ruim e numa universidade ruim. Como fazer ascender até um conhecimento no nível especialista?
@gabrielstefani2371Ай бұрын
Esse podcast foi espetacular! Porém é uma pena saber que os problemas e as soluções debatidas ficaram apenas no campo das ideias…
@helenitabarbieristroher8929Ай бұрын
Democracia todo Mundo da opinião e ninguém é Responsável, uns se secondem atrás Dos outros!
@magmano1Ай бұрын
No hora 1:04:12 o entrevistado acentua escolher pessoas que reconhecem que são ignorantes sobre determinado tema, mas infelizmente isso não é critério para votar, o Bolsonaro falava algo semelhante; "Eu não entendo sobre economia e outras áreas, por isso vou escolher pessoas competentes sobre o assunto"; o que acabou dando errado já que o mesmo elegeu Sergio Moro como ministro do STF e não deu a autonomia necessária para ele já que removeu do cargo quando foi conveniente.
@magmano1Ай бұрын
O mesmo durante a pandemia escolhia pessoas que julgavam competente como ministro da saúde mas elas não duravam muito tempo no cargo quando contrariava a opinião do Ex presidente.
@flordaflorАй бұрын
Me desculpe, mas só deu ministérios para os igualmente incompetentes!
@juninsrsАй бұрын
Sou epistocratico desde que nasci e nao sabia hahaha cha de revelação
@rayjhinАй бұрын
Eslen, através desse episódio fui buscar o episódio que o Lucelmo fala sobre educação. Não encontrei. Quando será lançado?
@lorenmiranda309621 күн бұрын
Se não me engano, o nome do episódio é "Quando tudo perde o sentido".
@ifeltfeltro4800Ай бұрын
Voto no Vítor!
@23MatheusAlvesАй бұрын
Uma problemática deste sistema político, na minha percepção, é que ao segregarmos em grupos elitizados de especialistas em diversos assuntos, seja os eleitores ou os eleitos, haveria uma disputa de conhecimentos e ideais. Por exemplo, no atual assunto sobre a escala 6x1, provavelmente especialistas em saúde pública e direitos trabalhistas iriam concordar com a aprovação de tal emenda. Mas e se o grupo especializado em economia dissesse apenas que é impossível no atual momento do país? Acho difícil acreditar que os especialista em saúde e trabalho iriam simplesmente aceitar e acho mais difícil ainda que a população iria aceitar. Claro, essas divergências e brigas polarizadas sobre determinados assuntos já existe, porém ela ocorrem de uma forma um pouco mais "difusa", ou seja, se uma determinada decisão, tomada nesse sistema político, acarretar em consequências ruins, a população iria, talvez, se questionar sobre a autoridade desse grupo de especialistas e não confiaria mais nele, em outras palavras, voltariamos para o momento de disconfiança e insegurança política que vivemos hoje. Ao menos, na minha visão, por favor, comentem sobre.
@23MatheusAlvesАй бұрын
E claro, quando digo que acho difícil de que iriam apenas aceitar, quero dizer que mesmo com dados dizendo que uma escala 6x1 não seria viável economicamente, começaria uma disputa pra saber o que tem mais valor, a saúde do trabalhador ou a economia do país. (Uma temática muito pertinente para os dias atuais, por sinal.)
@mathews.mirandaАй бұрын
Eu sempre pensei: como pode o diplomata ter que estudar mais que os políticos?
@MelquiasAndradeАй бұрын
Discussão racional. Percebo que ja estava na hora de pensarmos em mudanças na estrutura. Limitar a democracia é urgente.
@galdutroАй бұрын
Talvez se criarmos câmaras temáticas para representar diversos setores da sociedade civil nos permita ter um modelo político melhor. Por exemplo uma câmara de infraestrutura que apenas engenheiros, geógrafos etc. podem eleger seus representantes, ou uma câmara indígena em que apenas os povos originários podem votar. Acho interessante. Mas é algo que pode descambar em autoritarismo muito facilmente.
@raelwinnner7311Ай бұрын
O Brabo ✌🏾✌🏾
@bruno.borgesoficialАй бұрын
💪🏼👏🏼👏🏼
@etschoekeАй бұрын
Enquanto a maioria escolher candidatos baseado em promessas políticas/partidos ou ideologias pessoais e não pela competência, estaremos fadados a ter o representantes políticos que temos atualmente......
@profblanesАй бұрын
Interessante o podcast, apesar de discordar da grande maioria das resoluções apontadas. Eu sou pesquisador e professor, não me levem a mal. Só acho que a premissa de que o problema da política é falta de "esclarecimento" (da população, dos políticos, etc) pode ser uma armadilha.