Erasmo de Roterdã e o Elogio a loucura.

  Рет қаралды 75

lucasfilosbh (Lucas Paiva)

lucasfilosbh (Lucas Paiva)

Күн бұрын

Erasmo de Roterdã e o Elogio a loucura.
Contexto e biografia.
O Renascimento nos países europeus do Norte (Alemanha, França e Inglaterra) foi posterior ao seu início na Itália e aconteceu junto a Reforma Protestante. Diferentemente do se que esse movimento buscou na Itália, no Norte Europeu buscou-se uma construção da vida pública com bases na erudição bíblica.
Erasmo de Roterdã (1466-1536) nasceu como bastardo de um sacerdote e rapidamente se tornou órfão. Seus tutores afim de ficar com sua herança fizeram com que ele se tornasse monge, atitude que ele se arrepende drasticamente. Em 1493 se torna secretário do bispo de Cambarai e chanceler da Ordem do Tosão de Ouro. Isso lhe possibilitou deixar o mosteiro e viajar.
Tornou-se um grande conhecedor da língua latina; passou pela Universidade de Paris, mas se deparou com debates entre Tomistas, Escotistas e Ockamistas, o que considerava um grande atraso. Esses mesmos universitários se uniram posteriormente contra os Humanistas, movimento que se desenvolvia fora das instituições de ensino superior. Sua aversão a abordagem escolástica e até clássica de Platão e Aristóteles era grande, porém se mantinha em silêncio, pois queria receber o título de doutor.
Em 1499 passa pela Inglaterra e faz amizade com Colet e More. Influenciado pelos amigos dedica-se ao estudo do grego para se aprofundar na bíblia. Em 1506 passa pela Itália, todavia não vê nada que encha seus olhos. Em 1516 edita a Vulgata de São Jerônimo e dá uma nova tradução latina ao testamento grego. As descobertas das imprecisões das traduções tornam-se úteis aos protestantes. Mas Erasmo tenta evitar a questão da Reforma. Por fim, o pensador pensa em se dedicar ao hebraico, mas desiste.
Pensamento e Obras.
O Elogio a loucura de 1509 foi e é sua obra mais famosa. Foi escrita na casa de Thomas More enquanto Erasmo atravessava os Alpes ingleses. No texto a loucura parece falar por si, fazendo sua fala com louvor e ânimo. As imagens de Holbein ajudam o desenvolvimento do texto.
A loucura como antídoto contra a sabedoria alega que os homens mais felizes são os mais próximos dos selvagens, pois se despojam da razão. A melhor felicidade é aquela que se baseia na ilusão, porque é a mais fácil imaginar algo do que ser. Além disso critica o orgulho nacional, a arrogância profissional, a soberba de alguns e os abusos eclesiásticos. O fim da obra sugere que a religião verdadeira é uma forma de loucura. Ao longo da obra duas loucuras coexistem: uma sátira e a outra séria. O cômico se refere a escolástica e os seus doutores eruditos. A realista a simplicidade da vida cristã.
Durante 1509 a 1514, Erasmo passa seu tempo na Inglaterra, mas especificamente em Londres e Cambridge. Nesse período ele influenciará o humanismo inglês. Escrevendo além do “Elogio a loucura”, o pensador apresenta o texto “Colóquios”, em que visa ensinar como falar de questões corriqueiras do latim. Publica também “Enchiridion milits Christiani”, onde busca aconselhar soldados iletrados.
Nesse mesmo acontece a Reforma. Erasmo vai para Lovaina e depois para Basileia. Católicos e Protestantes buscam seu apoio, mas o filósofo tenta se esquivar de uma posição. Em 1518 publica “Julius Exclusus”, em que descreve Julius II (papa) impedido de entrar no céu. A violência da Reforma luterana faz com que ele se afaste de tais questões. O medo da guerra era latente. Mas acabou optando pelo lado católico.
Em 1524 escreveu uma obra em defesa do livre-arbítrio, contudo, foi criticado por Lutero. Erasmo era tímido e preferiu se afastar de discussões diretas da Reforma. Seu amigo, Thomas More não fez o mesmo e acabou sendo martirizado. Erasmo lamentou a morte, escrevendo para o amigo: “Deixe a teologia para os teólogos”.
Referências
RUSSEL, Bertrand. História da filosofia ocidental.
Erasmo de Roterdã:
Elogio a loucura;
Colóquios;
Enchiridion milits Christian
Julius Exclusus

Пікірлер: 2
@LeonardoFernandesAlves
@LeonardoFernandesAlves 3 ай бұрын
Ótima aula!!! Interessante que a leitura da principal obra dele, Elogio à loucura, não tem uma leitura difícil.
@lucasfilosbh
@lucasfilosbh 3 ай бұрын
Sim, muito interessante o que ele propõe.
Thomas More e a Utopia.
7:43
lucasfilosbh (Lucas Paiva)
Рет қаралды 68
João Calvino e os desdobramentos da Reforma Protestante.
16:47
lucasfilosbh (Lucas Paiva)
Рет қаралды 62
GIANT Gummy Worm Pt.6 #shorts
00:46
Mr DegrEE
Рет қаралды 94 МЛН
Миллионер | 1 - серия
34:31
Million Show
Рет қаралды 2 МЛН
Thomas Hobbes: "O homem é o lobo do homem".
13:27
lucasfilosbh (Lucas Paiva)
Рет қаралды 130
Filósofos em vida: episódio 41 com Fernando Placides (PUCMinas).
1:00:22
lucasfilosbh (Lucas Paiva)
Рет қаралды 122
Sobre as Indulgências
23:30
Dharma Casa Terapeutica
Рет қаралды 60
René Descartes: "Penso, logo existo".
16:04
lucasfilosbh (Lucas Paiva)
Рет қаралды 93
Lutero e a Reforma Protestante
11:22
lucasfilosbh (Lucas Paiva)
Рет қаралды 71
O LEGADO DE PLATÃO (com Dennys Xavier) | Os Sócios 170
2:15:12
Os Sócios Podcast
Рет қаралды 123 М.
GIANT Gummy Worm Pt.6 #shorts
00:46
Mr DegrEE
Рет қаралды 94 МЛН