Escritores abordam o tema: o ensino da língua portuguesa no Brasil
Пікірлер: 28
@MaxAriel07512 жыл бұрын
O debate é muito interessante, pois aborda um dilema presente no trabalho do professor de língua portuguesa. Rosana Occhietti
@Gadottinho3 жыл бұрын
Por que em Portugal se fala seguindo a norma padrão e o Brasil não??? É incrível, ensinam que o errado é certo e quem diz o contrário é louco...
@wesllencoelho8957 жыл бұрын
Não aguentei ouvir essa repórter dizer que alguém fala errado.
@geraldosnascimento2 жыл бұрын
Por que será que a (imensa) maioria dos cantores sertanejos e fanqueiros não sabem conjugar verbo ao falar. Eles dizem nós vai, vem com nós, nós é, etc. E, nem sempre, cantando também, apesar que neste particular existe liberdade poética ou artística. Acho incrível que seja cultural.
@Gadottinho3 жыл бұрын
Até neste vídeo a mulher fala "errado", usando "a gente" sem nunca usar nós, cada vez a língua fica mais pobre neste país.
@murilofujita5 жыл бұрын
“É como ensinar tabuada errada. Quatro vezes três é sempre 12, na periferia ou no palácio.” Mesmo para aqueles que, em tese, defendem a abordagem de Heloísa, o livro é visto como uma obra menor. “Não há nenhuma novidade no que o livro diz”, afirma o professor de português Pasquale Cipro Neto.
@Gadottinho3 жыл бұрын
7:40 isto é a mais pura mentira, meu pai estudava no interior e tinha o mesmo ensino que o senhor disse neste momento.
@daniosouza4 жыл бұрын
"Quem fala errado consegue escrever certo?" Como mineira genuína, "os trem é" faz parte da minha fala. Isso é falar errado? Isso é linguagem coloquial. E eu escrevo certo e bem (comprovado por notas de redações e concursos de escrita).
@Gadottinho3 жыл бұрын
Concordo na parte da gramática, deveria ser feito estudos sobre como o português era falado mais antigamente no Brasil e basear esta gramática daí, claramente a gramática é mais tendenciosa a Portugal, pode-se ver comparando textos antigos de Portugal com a gramática atual, eles estariam errados, mas mesmo assim ainda são usados aqui no Brasil.
@euridessilva4622 жыл бұрын
oi
@KlawdessyFerreira11 жыл бұрын
Não tem sentido estudar a língua padrão para não usar. Para que a escola ensina, se não precisa aplicar no dia-a-dia o que se estuda lá?
@ritatrindademachado50267 жыл бұрын
Muitos alunos nas turmas!
@paulopeixe32828 жыл бұрын
Sou da opinião que o Brasil deveria desligar se da língua Portuguesa e criar uma língua própria, Doi me o coração ver a língua Portuguesa ser "assassinada" , o que mais faz-me doer o coração é ver o brasileiro a brincar como o português fala, penso que a maioria dos professores no Brasil, são analfabetos.
@venerandagutierrez78388 жыл бұрын
Paulo Peixe Vc mesmo nas poucas palavras cometeu várias deslizes, então não dá pra ficar triste com ninguém, amigo.
@paulopeixe32828 жыл бұрын
Obrigado, a minha critica é dirigida ao modo como o povo Brasileiro fica arrogante com a maneira de falar em Portugal. colocam legendas nas TVs do Brasil sempre que um Português fala, como se fosse uma língua estranha, a maioria do povo brasileiro, não sabe da origem da língua Portuguesa, pensam que a língua Portuguesa nasceu no Brasil.É de aceitar as diferenças, pois,aqui em Portugal,este pequeno País há essas diferenças, não é de aceitar é a maneira de como se humilha os Portugueses, terra mãe da língua que se fala no Brasil
@angelasilva67545 жыл бұрын
@@paulopeixe3282 que
@angelasilva67545 жыл бұрын
Não tem como é a língua que veio
@paulopeixe32825 жыл бұрын
@@venerandagutierrez7838 posso ter cometido alguns deslizes. Podes expor esses deslizes para eu corrigir no futuro, nao sou fechado à aprendizagem.
@ruyfelix9 жыл бұрын
O poder da ignorância, como os Brasileiros são ignorantes legaliza-se a ignorância háháháhá.... O Brasil é o único país no mundo que toma esta medida, será que os Brasileiros são mais inteligentes e, os outros é que estão errados? não me parece
@venerandagutierrez78388 жыл бұрын
Rui Félix Brasileiro é adjetivo, então se graça com minúscula.
@KarolinaAlveskarolinacity3 жыл бұрын
Isso não é discutido somente no Brasil. É palco de discussão dos estudos de linguística, uma ciência da linguagem, estudada por linguistas ao redor de todo mundo e que defende exatamente o que dizia o livro didático e os participantes do programa: a língua é viva, mutável e oral.
@cristiane69917 жыл бұрын
Interessante o pensamento dos dois escritores sobre a normalidade da fala e da escrita moderna. Um deles comentou que corrigiu redações de vestibular e os jovens não escrevem o "internetês". Usam a norma culta. Que bom que isso acontece, porque cai na velha questão... todos querem uma boa colocação no mercado, e isso exige conhecimentos de padrão da fala e da escrita. Devemos sim respeitar as falas regionais, até porque elas não vão deixar de existir, mas... cobra-se a escrita correta. Não consigo me tranquilizar em permitir que meus alunos (10 anos) falem de uma forma e depois eu cobre a escrita padrão deles. As crianças nem sempre levam a sério o que aprendem, e absorvem pra si tal liberdade, sem se importar com a cobrança do outro. Não coloco essa questão pensando que é fundamental falar e escrever corretamente para conquista de um bom emprego. O perigo é que a permissão de linguagens que surgem com o avanço da tecnologia, afeta as crianças de modo que elas não se preocupam de futuramente serem cobradas do "correto", enquanto foi permitido em seu passado falarem e escreverem livremente. Haverá aí um choque na língua. É normal escrever como se quer, mas há uma cobrança da norma "correta". Meu questionamento é o mesmo que do Klawdessy Ferreira.
@criajj12 жыл бұрын
ótimo vídeo, estou analisando esse tema na minha monografia. Analiso o discurso do sujeito- professor em relação ao ensino da Norma- Padrão, noção de "erro" na língua, Variedade Linguística.Para a análise parto das condições de produção do discurso.Visto que o sujeito-professor é um aparelho ideológico do Estado, sendo assim o docente é um assujeitado da instituição escola que cobre e obriga que o mesmo ensine a língua padrão.
@bruno901519 жыл бұрын
O ensino que realmente é uma merda,os professores passam depreda de assuntos a ser estudado, em nisso do que os jovens Brasileiros tiram de aproveito em seu aprendizado ? Merda nenhuma
@yellowsunshine657 жыл бұрын
e eu não entendi uma só palavra do que você disse. Que língua você fala?