Eu comecei assistindo as entrevistas de 2, 3, 4 anos atrás e deu pra ver a evolução do entrevistador! Parabéns! Antes interrompia muito o entrevistado e agora está ótimo!
@sandrogomes193 жыл бұрын
Eu fico assistindo ao ler um livro; ao organizar para ir ao emprego. Agora tenho aqui na cama O mito de Sisifo e A queda de Camus. Vejo alguns episódios. Sobre livros tenho aqui ainda Um coração simples ( Gustave Flaubert).
@jeorge55333 жыл бұрын
Ana, há muito tempo que não assisto os vídeos deste canal por causa do entrevistador, que chegou a me irritar e a desistir. Suas interrupções eram muiiiiiito chatas. Lembro-me da entrevista com Leandro Karnal, por exemplo: desesperadora. E outra com Júlia Abadalla, sobre o pensamento decolonial. Às vezes eu dizia, sozinho em casa: "deixa a mulher completar o raciocínio, Celso". Mas depois do que vc falou, Ana, voltarei a ver os vídeos.
@luizfredericoarruda77922 жыл бұрын
Sou professor de Farmacologia (inclusive de Psicofarmacologia para o curso de Psicologia) na Universidade Federal do Amazonas. Tenho clara percepção da necessidade de evitar a todo custo uma docência inspirada em dicotomias e nesse sentido o "Quem somos nós" tem sido uma contínua fonte inspiradora. Parabéns pela qualidade das entrevistas, pela competência dos entrevistados e por todas as oportunas e inteligentes intervenções do entrevistador! Registro meu lamento em Lá Maior por conta do adeus protagonizado pelo Celso.
@marcos.costarruda3 жыл бұрын
L A C A N - nunca me deparei com uma potência teórica tão plena. O lastro de pensamento que esse homem deixou sobre o sujeito é algo que muitos levarão anos pra entender. Obrigado, Tania, pelas solares e cirúrgicas pontuações lacanianas, pq são elas que me fazem resistir a atual coroa de estupidez da nossa manca contemporaneidade.
@WevertonRezendeNunes Жыл бұрын
A professora Tânia tem uma didática muito acessível e de um rigor científico incrível!
@evertonfernandescordeiro81863 жыл бұрын
Está aí uma psicanalista que quando fala demonstra um amor pela psicanálise, uma clareza e lucidez difíceis de encontrar nos falantes de lacanês. Parabéns, Tânia! Obrigado por esta entrevista e pela transmissão da psicanálise na clínica e na universidade!
@janetetemporim74222 жыл бұрын
Estou em 16/01/22. Bem poucas vezes na vida, acredito eu, a gente tem a oportunidade, ou graça, de ter acesso a um conteúdo tão importante quanto esse que o canal QUEM SOMOS NÓS está nos oferecendo. Só quem tem questões fundamentais vívidas pode ser tão grato a essa oportunidade! Parabéns, Celso! ❤️
@isauramaria6123 жыл бұрын
Fascinante esta conversa!Este canal é maravilhoso:só traz convidado (a) de alto nível! Celso,vc já me irritou bastante,outrora!Porém agora está no ponto certo nas intervenções,por isso fico bem satisfeita!Fiz 20 anos de análise com basa lacaniana,a experiência foi transformadora,sou entusiasta ďesta abordagem . Parabéns a todos os envolvidos neste vídeo! Foi é e será um sucesso!
@psicologarosimeire2 жыл бұрын
Professora maravilhosa!
@nicolaspastorini9973 жыл бұрын
Incrível, simplesmente incrível esse programa, não vejo a hora de ter aquele programa do Jung, antes que o Quem Somos Nós? Acabe
@cleidechaves26093 жыл бұрын
A saída e a entrada na vida são individuais. Muito obrigada.
@alicezein3 жыл бұрын
Muito obrigada, aprendi muito. Entrevistada maravilhosa. Entrevistador conseguiu aproveitar muito bem o potencial. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@telmagonzaga11843 жыл бұрын
Excelente👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
@mariaemiliaprado87373 жыл бұрын
Parabéns ao Celso Aguardo as terças com ansiedade para ouvir suas entrevistas
@marisacastro63623 жыл бұрын
Mais uma conversa interessante e necessária! Adorei!
@Genianne3 жыл бұрын
Nunca tinha encontrado ninguém com meu sobrenome. Que bacana! Excelente palestra. De Curitiba. Abraço. Geniane Coelho dos Santos.
@celinapaim69343 жыл бұрын
Obrigada
@veraluciagalvaobechelli63233 жыл бұрын
Maravilhoso,didático, esclarecedor.
@mariaemiliaprado87373 жыл бұрын
Adorei a entrevista! Nova visão de Lacan para mim
@cidasantospoeta3 жыл бұрын
Excelente! 👏👏👏
@Alvxrz3 жыл бұрын
"Freud foi o único saber científico que eu encontrei na psicologia", tava muito intetessado e tenho muito respeito e admiração pela psicanálise, mas essa fase quebrou minhas pernas...
@cesar.psicanalise3 жыл бұрын
de fato kkk
@joaov87823 жыл бұрын
Errada ela não tá, principalmente à época. Hoje as coisas mudaram, mas o positivismo tá aí, entorpecendo mentes e corações dos nossos queridos e alienados discentes.
@Alvxrz3 жыл бұрын
Na verdade, junto à psicanálise, hoje, o socialconstrucionismo se apresenta como a proposta "não científica" (pelo menos é a menos afim da ciência clássica) mais popular entre os discentes, principalmente quando se fala das universidades públicas. Quanto a ela estar certa... É rizível, quando ela cursou estava no ápice da revolução cognitiva e o comportamentalismo, que era uma proposta sólida, estava deixando de ter tanta força. A psicanálise nunca foi uma potência com método sólido (e aí a gente pode discutir método) para que pudesse se declarar mais científica do que as linhas dominantes de cada época.
@joaov87823 жыл бұрын
@@Alvxrz Eu concordo na 1° parte da tua fala, mas não acho que [sobre essa aproximação que fazes entre o socioconstrucionismo e a psicanálise] a questão deva estar em ser "certa ou não". Não acho que a psicanálise seja apelativa ou sedutora para jovens. Creio que ela deva ser medida pelos seus efeitos, e menos pelos seus pressupostos. O método não instrumental da psicanálise me deixa contente e muito feliz por ela estar longe das "ciências psicológicas", como a TCC, as neurociências, e áreas afins. A ciência mudou, o rigor científico passou exigir mais dos seus agentes e não acho que Freud, mais de 120 anos depois, deve prestar contas a alguém, tampouco Lacan. Para finalizar, não gosto de me referir à psicanálise como "ciência" não por ela não ser, de fato, ciência, mas por atrair tanta intolerância e discriminação. Nosso debate público deveria ser sério.
@orthovasky3 жыл бұрын
"A orientação sexual não me define" ótima afirmação, concordo, porém, como fazer disso algo positivo numa sociedade que julga através da orientação sexual?
@willianemonte183 жыл бұрын
Verdade!!!
@mairateixeiraribeiro15033 жыл бұрын
Boa noite, admiro este programa, para mim é um prazer mesmo em conhecer e assistir.
@robertodiaspinheiro11953 жыл бұрын
Gostei mmmmmuuuuiiiiitttttooooo... parabéns pra todos os lados.
@viniciuspsico3 жыл бұрын
Ouviu Pondé, Karnal para saber do que se fala da psicanálise. Alguém mais aí percebeu a ironia da entrevistada para dizer que o entrevistador está completamente por fora do assunto???
@magoanderlaine232 жыл бұрын
Celso meu parabéns ! Para os sem cérebro que ainda não percebeu a função do celso , ele interrompe exatamente para estabelecer um diálogo , e o celso trás o diálogo técnico hermético do entrevistado , para um vocabulário mais simples para que nós do senso comum entenda melhor
@matheusfreitas86276 ай бұрын
Começou legal, terminou mostrando que realmente é uma carioca conservadora da Zona Sul.
@dicasdereflexao-psicanalis38893 жыл бұрын
Antes de tentar vislumbrar quem somos, podemos procurar entender o que somos. O inconsciente é um conhecido ainda muito desconhecido, principalmente pelos acadêmicos materialistas. Entender sua estruturação sem pretensão de responder aos conteúdos individuais, aliviaria muitas angústias quanto ao processo de vida humana. Estarei à disposição.
@AmigoMonge3 жыл бұрын
“Lacan teve a sorte de não ver este mundo de agora”. Não resisti e caí na risada
@dicasdereflexao-psicanalis38893 жыл бұрын
Uma vez Lacan tendo a compreensão do ser humano, nada o assustaria.
@Javarotto13 жыл бұрын
O problema deste programa é a curta duração quando o assunto é desenvolto
@dicasdereflexao-psicanalis38893 жыл бұрын
Falar sobre ser e o Ser em seu psiquismo tem a extensão do mistério que se encontra em cada um de nós por relatividade de conteúdo, logo uma infinidade de manifestações. Veja que "o curto tempo" é relativo a você. Quer saber sobre inconsciente? Estarei à disposição. Abraços
@wilsoncastellodealmeida50693 жыл бұрын
sugiro á ilustre psicanalista meu livro "Fon tes do pensamento de Jacques Lacan" da Summus Editorial 2021
@casemirosilvaneto56542 жыл бұрын
A evolução observada na figura do entrevistador é consequência da sua capacidade de se conter na prática da interlocução. Consegue deixar o entrevistado falar mais, permite que a narrativa ganhe mais fluência da parte do professor.
@bernardobarbosaoliveira20563 жыл бұрын
acho q seria interessante trazer pessoas trans para um papo, afinal tem varias coisas q n ficaram bem esclarecidas e mais achismo q realidade
@joaovictorfilgueira6173 жыл бұрын
Tenta algum contato com Paulo Coelho?
@bernardobarbosaoliveira20563 жыл бұрын
falando do corpo em biologia, e as pessoas intersexo?
@ZehPoeta3 жыл бұрын
A barba tá ficando profética.
@cruzmaltino-rj81753 жыл бұрын
Tá entrando pro time do Pondé. Rs.
@adeliadi2 жыл бұрын
Acabou? Nem vi passar... Ah... Fale mais.
@joseedsondecarvalho23693 жыл бұрын
Até os 33 minutos o Celso se portou adequadamente como entrevistador. Caiu a ficha e melhorou muito, depois que adotou o visual Ponde’. Mas depois, o narcisismo retornou o módulo de “interruptor geral da república” , inclusive até dividindo a tela com a entrevistada.
@danitrevisani2 жыл бұрын
Tbm achei isso! Mto chato.
@TheSantosvinicius Жыл бұрын
Um frances existencialista
@cruzmaltino-rj81753 жыл бұрын
A insuficiência humana é de chorar.... dá pena de nós. Nasceu,fudeu. Cruz-maltino RJ.
@paulosoares3315 Жыл бұрын
Tudo do ser humano beira à compulsão, sendo que alguns "atos repetitivos" são mais condenados, inclusive moralmente, por causarem mais "prejuizos" sociais. O AA, via de regra, é baseado em religião e um controle, no fundo, moral e repressivo. Responsabilização do sujeito (vários eus em conflitos internos constantes entre suas pulsões e imposições a adaptações à códigos sociais incoerentes). Da desesperança que a psicanálise seja reduzida ao propósito de castrar a pulsão de morte. Esperava de um psicanalista o espirito livre de Nietzsche sem estar tào enquadrada aos costumes relativos e temporais, muito aquém da psiquê do animal homem.
@giullianoroman743 жыл бұрын
Algumas colocações: Lacan era psiquiatra. O termo médico legista se refere a seu estágio, que se dá nesse ambiente, bastante comum à época. Espero que os 120 anos de Lacan tragam outros convidados pra falar sobre a importância desse nome fundamental para o campo do pensamento no nosso tempo.
@matheusfreitas86276 ай бұрын
Psicanálise é a herdeira do confessionário católico, e mantêm essa ideia fraca de tornar o ser humano bom e feliz.
@CaioSiqueiraarq3 жыл бұрын
Que grosseria logo no começo!?! Ego muito inflado! Soberba.
@sergiopereiranf3 жыл бұрын
Tantas perguntas "irrespondíveis" que anulam totalmente a entrevista.Uma grande perda de tempo.
@joelmaia1803 жыл бұрын
MAIS uma religiao tentando melhorar e transformar o ser humano..."ajuda"
@brenosilveira22273 жыл бұрын
Como sempre, convidados muito bons e o entrevistador muito ruim. Esse cara é “muito” pouca leitura. Jesus.
@mariapaulaavila60763 жыл бұрын
Não é vetdade
@Alvxrz3 жыл бұрын
Além de não ser verdade, psicanálise é conteúdo de nicho, ele é um profissional que fala e falou com diversos especialistas de diversas áreas. Caso dominasse tudo ele seria Deus. (Nota que os próprios estudantes de Lacan são por vezes fracos no assunto...)
@viniciuspsico3 жыл бұрын
Não é à toa que, na introdução do vídeo, a entrevistada aparece em plena ironia dizendo o quanto se percebe que o entrevistador estava "a par" da discussão atual sobre psicanálise ouvindo Karnal e Pondé.
@willianemonte183 жыл бұрын
Só eu achei ela bem conservadorazinha com umas falas meio preconceituosas?