🔻🔻 VEJA TAMBÉM 🔻🔻 ---------------------------------------------------------------------- ➡ Seja MEMBRO deste canal e ganhe 🚀 benefícios, incluindo acesso gratuito ao App do Bizuário: 👉 kzbin.info/door/mGVwE6zFlLLbzpCjgrHYYgjoin ---------------------------------------------------------------------- ➡ Conheça o BIZUÁRIO, uma das mais completas ferramentas de legislação e fiscalização de trânsito e transporte do país, disponível em formato de 📲 Aplicativo (para Android e iOS) e também em formato 💻 Ebook PDF. 👉 www.bizuario.com ---------------------------------------------------------------------- ➡ Conheça também os CURSOS ONLINE 🧑🎓 do Bizuário: 👉 www.bizuario.com/cursos-online/ ----------------------------------------------------------------------
@juliocesarchagasdafonseca71607 ай бұрын
Excelente didática , parabéns pela orientação.
@bizuariodetransito7 ай бұрын
Muito Obrigado Julio César!!
@DavidPaulo200314 күн бұрын
Pelo visto se tirar o parafuso original e colocar outro por motivos de desgate ou quebra tem que ir no imetro pagar taxa pra trocar ksksks
@ezequieldeoliveira11 ай бұрын
Excelente tema.
@bizuariodetransito11 ай бұрын
Obrigado Ezequiel!
@m.oliveira689511 ай бұрын
Excelente conteúdo, parabéns !
@bizuariodetransito11 ай бұрын
Valeu Oliveira!!
@heliooliveira442111 ай бұрын
Excelente a aula.
@bizuariodetransito11 ай бұрын
Obrigado Helio!
@bismarksousa827211 ай бұрын
Excelente explicação. Muito bom...tirou as minhas dúvidas. Parabéns pela didática!
@bizuariodetransito11 ай бұрын
Muito obrigado Bismark!
@gmeder11 ай бұрын
Muito bom, parabéns.
@bizuariodetransito11 ай бұрын
Obrigado 👍
@terciobaggio434811 ай бұрын
Muito bom, colega!
@bizuariodetransito11 ай бұрын
Obrigado Tércio!!
@victordesouza525610 ай бұрын
Ótima exposição, como sempre. Parabéns 👏👏
@bizuariodetransito10 ай бұрын
Obrigado Victor! 😃
@joaquimfranco834111 ай бұрын
Excelente aula professor, inclusive sera usado para instrução.
@bizuariodetransito11 ай бұрын
Grande Franco! Muito obrigado pelo elogio!! 🤝
@Saulo_Daniel11 ай бұрын
👏🏼👏🏼👏🏼. Excelente!
@marcoseduardo886211 ай бұрын
Alterou os retrovisores sem regularizar, é infração prevista no Art 230-VII do CTB. Resolução 966/2022
@bizuariodetransito11 ай бұрын
Exatamente! Conforme diz o MBFT.
@KzinriqueTV2 ай бұрын
Poxa, eu troquei o meu por outros um pouco maior de lente convexa para ter mais segurança… tem q correr atrás
@thomasxm9 ай бұрын
Dica de vídeo, sobre baús laterais na moto, o que a lei fala sobre tamanho e carga... Essas coisas...
@bizuariodetransito9 ай бұрын
Olá Thomas! Positivo! Acrescentado à lista!
@luisrogerio85696 ай бұрын
Professor , boa tarde, primeiramente quero agradecer pelos seus videos, tem me ajudado muito na fiscalização de veiculos, sua explicação é clara e com embasamento legal, bem, minha duvida é a seguinte, quanto aos retrovisores rebativeis, independente da posição que eles se encontrem , a infração continua sendo a do artigo 230, VII do Ctb??
@bizuariodetransito6 ай бұрын
Olá Luis! Obrigado! Seja bem-vindo à Comunidade do Canal. Positivo! Imagine o seguinte: nenhum fabricante de motocicletas entrega o veículo com espelhos rebatíveis. Então, 100% dos espelhos rebatíveis encontrados na fiscalização não são originais, e deveriam ter passado pelo rito de modificação previsto na Res. 916 do Contran (item 60 do Anexo V). Logo, se não fez isso, entra na infração do 230 VII.
@AgtAlbertoSampaio2 ай бұрын
@@bizuariodetransito Aproveitando essa pergunta....espelhos rebatíveis são os mesmos que os que chamar de retráteis? Me permita insistir nesse assunto. Fiz essa discursão em alguns grupos que participo sobre trânsito. Se seria um caso de notificação no Artigo 230, VII ou se era 230, IX. Há que defenda que seja 230, IX, pois no campo quando autuar diz: Veículo com qualquer um dos equipamentos obrigatórios estabelecidos pela legislação ineficiente ou inoperante. E mais, "entretanto, não é qualquer alteração que exige alteração no CSV, sendo perfeitamente possível que o proprietário mude aspectos visuais que não interfiram no projeto original de fabricação, quanto à sua segurança, como mudança dos """espelhos retrovisores""". E aidan teve quem dissesse que seria os dois, caso o retrovisor esteja para dentro. Grato mestre
@AgtAlbertoSampaio2 ай бұрын
Olá, primeiro, foi um privilégio está inscrito a esse canal, tem me ajudado muito. Uma dúvida, a resolução faça que em caso de espelhos circulares, o diâmetro não pode ser inferior a 94mm...caso seja maior, tem um máximo?
@bizuariodetransito2 ай бұрын
Olá Alberto! Muito obrigado! Fico lisonjeado. Sobre os espelhos circulares, segundo o Anexo I da Res. 966/22, Item 3.2.1, os espelhos circulares terão no máximo 150 mm. Mas é extremamente incomum vermos espelhos tão grandes.
@begolino197011 ай бұрын
Muito boa a explicação. Agora, se o veículo for fabricado antes de 2019, não dá pra autuar se o espelho for menor que o prescrito na Resolução 966, correto??
@bizuariodetransito11 ай бұрын
Obrigado Begolino! Pelo tamanho em si não. Porém, o tamanho menor é um indício de não originalidade. O que leva à infração do art. 230 VII (alteração de características sem autorização). E para essa infração, o ano não faz diferença.
@luiscarlosfranca237111 ай бұрын
@@bizuariodetransito. O artigo 7º em seu parágrafo 2º da Resolução 966 é bem claro: (§ 2º Em qualquer condição de substituição dos espelhos retrovisores originais dos veículos produzidos no País ou importados em período anterior ao determinado para o início da aplicação dos requisitos desta resolução, quando não for possível manter as características originais destes veículos, devem ser observados para os novos espelhos retrovisores os requisitos mínimos constantes nesta Resolução). Ou seja, veículo fabricado antes de janeiro/19 pode até ter retrovisor menor, desde que seja original. À medida em que é realizada substituição por outro de modelo diferente, este deverá atender a resolução 966, correto?
@bizuariodetransito11 ай бұрын
Exatamente Luis! Embora eu desconheça qualquer moto original (pré 2019) que venha com espelhos menores do que os padrões da Res. 966/22, como comento lá no vídeo. Na verdade, quanto mais antiga a moto, maior a tendência dos espelhos serem grandes. Por isso, se a moto
@iurixavier40019 ай бұрын
Olá Professor! Tudo Bem? O item N° 1 das "Definições e Procedimentos" da Ficha de Fiscalização do MBFT, Código de Enquadramento 661-02 (Conduzir o Veículo com Característica Alterada) diz que: "Caso a irregularidade acarrete riscos de acidente, deve-se reter o veículo para sanar o problema no próprio local e, caso isto não seja possível, encaminhar o veículo ao depósito". Ante o exposto, se a motocicleta, motoneta ou ciclomotor, independentemente do ano de fabricação, estiver com retrovisores NÃO originais de fábrica, não estiver com esta observação no documento, uma vez que não passou pela "Inspeção do INMETRO" e consequentemente não foi emitido o CSV e o condutor disser que não consegue, disser que não tem condições naquele local e momento de trocar os espelhos retrovisores por outros originais ou de reposição que se adequem às resoluções em vigor, neste caso, as resoluções N° 916 e 966, cabe a remoção da motocicleta, se o agente de trânsito (PM / PRF), achar que esta irregularidade está acarretando risco de acidentes?
@bizuariodetransito9 ай бұрын
Olá Iuri! Com certeza a remoção do veículo aconteceria se a motocicleta estivesse sem os espelhos, por exemplo. Ou então os espelhos existentes realmente fossem inoperantes (não oferecessem qualquer visão para a retaguarda). Nos demais casos, onde os espelho não original esteja cumprindo sua função, mesmo que de forma pior que o original, eu optaria pelo recolhimento do CRLV, nos termos do art. 270, §2º, do CTB. Tudo é uma questão de avaliação sua, in loco.
@iurixavier40019 ай бұрын
@@bizuariodetransito Ok! Infelizmente, o problema é que nem todas as instituições, possuem um contra recibo padronizado para que o CRLV seja recolhido, assim como tem a PRF, por exemplo e, hoje em dia, com a não obrigação de se portar o documento do veículo, se o condutor não estiver com o CRLV em mãos, impossibilita o recolhimento mesmo que o agente tenha o contra recibo. Obrigado pela atenção! 🤝
@uesleyesteves55393 ай бұрын
@@iurixavier4001o recolhimento é feito de forma digital e não fisica atualmente.
@luiscarlosfranca237111 ай бұрын
Olá Marcelo. Mais um ótimo vídeo como sempre! Mas fiquei com uma dúvida! Em caso de substituição do espelho retrovisor por outro diferente do original cujas medidas se enquadrem no determinado na resolução 966/22 não seria dispensado o CSV desde que não modifique o ponto de fixação original? Pela leitura da resolução 916 em seu anexo, consta: (alteração dos pontos de fixação originais)
@bizuariodetransito11 ай бұрын
Olá Luis! Obrigado! Lá no Item 60 do Anexo V da Resolução 916, quando fala em "alteração dos pontos de fixação originais", está se referindo somente ao assento. Nesse caso, se o assento for substituído por um parecido, mas mantidos os pontos de fixação originais, não será necessário seguir o rito de modificação. Mas se a mudança for para outro tipo de assento, com mudanças na fixação, aí sim é preciso o CSV.
@uesleyesteves55393 ай бұрын
A resolucao diz alguma coisa que o retrovisor tem que ter aste fixa ?
@bizuariodetransito3 ай бұрын
Olá Uesley! A resolução diz apenas que a troca do retrovisor original por outro, vai exigir a regularização. Então, se você for abordado com um retrovisor rebatível, por exemplo, é multa na certa, pois nenhuma moto sai assim de fábrica.
@leonardoparizotto891011 ай бұрын
Marcelo, os dois enquadramentos que o sr passou ao fim do vídeo podem ser feitos sem abordagem?
@bizuariodetransito11 ай бұрын
Olá Leonardo! Segundo o MBFT, sim para os dois enquadramentos. Todavia, é fundamental que a infração seja visualmente indiscutível e possível de ser descrita de forma "entendível" no auto de infração. E na infração do art. 230 VII, deve ser verificar (antes) se o veículo já não possui a modificação registrada no CRLV-e.
@denilsontellechea32516 ай бұрын
Onde se enquadra a multa por colocar o chinelo no retrovisor da motocicleta ?
@bizuariodetransito6 ай бұрын
Olá Denilson! Se estiver atrapalhando o uso do espelho, é infração do art. 230, inciso IX (equipamento ineficiente ou inoperante). Se estiver atrapalhando o uso dos comandos da moto, é infração do art. 169 (dirigir sem os cuidados indispensáveis à segurança).
@thomasxm9 ай бұрын
Se trocar por um com a mesmas dimensões do original porém de marca paralela porém de outro modelo superior da mesma montadora? Ou seja um upgrade de espelho, pois mesmo sendo paralelo tem lente convexa que aumenta o campo de visão...
@thomasxm9 ай бұрын
No meu caso coloquei na Bros o mesmo modelo da XRE 300/África twin, achei que combina mais com a moto do que os arredondados originais... 😅
@bizuariodetransito9 ай бұрын
Olá Thomas! O objetivo da norma é evitar que as pessoas instalem pseudo-espelhos nas motocicletas, com objetivo mais estético do que funcional. Então, a substituição do espelho original por um similar paralelo, com dimensões, posicionamento e demais características semelhantes, é perfeitamente normal. Caso contrário não existiria o mercado de peças de reposição, formado por centenas de fabricantes e revendedores.
@chuckgaming77265 ай бұрын
Ou seja a moto não é sua, mesmo que vc mude os retrovisores e coloque outro modelo respeitando as dimensões que pedem você ainda vai ter que ir no detran pra legalizar🤨
@iurixavier40019 ай бұрын
Olá Professor! Tudo Bem? Para que o agente de trânsito possa realizar a medição do espelho retrovisor utilizando-se do círculo de 94 ou 78 milímetros de diâmetro, este circulo de papel, plástico ou outro material, para que seja provado que realmente tenha aquela medida (94 ou 78), não tem que ser aferido pelo INMETRO, do mesmo jeito que o etilômetro é aferido por exemplo? Ou o próprio agente de trânsito pode medir e recortar por conta própria o círculo em casa e sair medindo os espelhos retrovisores? Até pq, no auto de infração, é necessário colocar a marca / modelo do equipamento utilizado, descrição e número de série. Obrigado!
@bizuariodetransito9 ай бұрын
Olá Iuri! A medição dos 94mm ou 78mm é só um "tira teima". Os círculos cortados, ou a medição com uma régua ou trena, serve apenas para formar a convicção de que o espelho não é original. De uma forma muito semelhante ao etilômetro passivo na fiscalização de embriaguez. Sendo o espelho menor do que deveria, você vai pesquisar pelo modelo daquela moto (outro colega, outra moto igual que esteja por perto, Google, etc.) e verificar se ele é assim mesmo. Se for moto fabricada a partir de 2019 nem precisa procurar, pois os fabricantes são obrigados a seguir o prescrito atualmente pela 966 (anteriormente 682), como falei no minuto 02:30. Se for moto fabricada até 2018, há uma remota possibilidade de que alguma tenha saído originalmente fora desse padrão, pois a regra ainda não existia. E se for original, tudo certo! Boa viagem! Por fim, constatado que o espelho não é original, ocorrerá a autuação pelo art. 230, VII (alteração de características), independentemente do ano da moto.
@iurixavier40019 ай бұрын
@@bizuariodetransito Excelente! 👏👏👏👏
@fehtattoo17804 ай бұрын
Se a minha moto foi fabricada antes de 2019 eu posso usar um retrovisor menor?
@bizuariodetransito4 ай бұрын
Olá Felippe! Para qualquer ano de fabricação, o espelho original só pode ser substituído por outro similar (mesma área, mesma haste e mesma fixação). Fora isso, somente com autorização prévia do Detran e inspeção para inclusão no CRLV-e.
@chuckgaming77265 ай бұрын
E se eu troca o retrovisor original por outro retrovisor de outro modelo de moto original teria algum problmema?
@bizuariodetransito5 ай бұрын
Olá Chuck! O objetivo da norma é evitar que o proprietário instale um retrovisor muito pequeno (mais comum) ou muito grande. Retrovisores similares aos originais em tamanho e posição, que proporcionem exatamente o mesmo campo visual, dificilmente não vão te causar problema.
@kennyrogers11375 ай бұрын
Boa noite, tenho moto e gosto muito do estilo de espelho "Ponta de guidão", procurei por muito tempo um que atendesse as diretrizes e não tinha achado, porem hoje achei um que tem o tamanho de 80MMx112MM e nele cabe o circulo de 78MM, eu tenho que fazer a alteração no documento mesmo estando dentro do previsto já que minha moto não tem esse tipo de espelho de fabrica?
@bizuariodetransito5 ай бұрын
Olá Kenny! Você até pode trocar. Mas para ficar totalmente legalizado, vais precisar seguir o rito de modificação, incluindo "fazer o Inmetro" e constar a modificação dos espelhos no documento.
@renatosilveira695410 ай бұрын
Boa tarde O senhor teria whatsapp para contato ou e-mail ?
@bizuariodetransito10 ай бұрын
Olá Renato! Pode usar o e-mail oficial do Canal: bizuario@bizuario.com
@wsilva130810 ай бұрын
Pelo que entendi, se de alguma forma não tenho mais os meus espelhos retrovisores, não posso comprar um paralelo nas lojas de reposição, somente um original. É isso mesmo?
@bizuariodetransito10 ай бұрын
Olá Silva! Não é para tanto. Se seus espelhos originais sofrerem algum dano, e for preciso substituí-los, você pode comprar paralelos sem problemas (tem dezenas de marcas que fabricam para o mercado de reposição). Porém, eles tem que ser pelo menos parecidos com os originais, especialmente no tamanho da haste, tamanho do refletor e sistema de fixação no guidom. Esses não vão te deixar na mão.