ESQUERDA, DIREITA E BOLSONARO - VOLTA PRA BASE | EPISÓDIO 1

  Рет қаралды 125,325

Chavoso da USP

Chavoso da USP

Күн бұрын

Esse projeto foi pensado originalmente pra ser um documentário, mas como ficou imenso, decidi dividir em uma série de oito vídeos; esse é o primeiro.
________________
Redes sociais
Apoia-se: apoia.se/chavo...
Instagram: / chavosodausp
Twitter: ch...
Facebook: / chavosodausp
E-mail (e PIX): contato.thiagotorres1917@gmail.com

Пікірлер: 1 100
@ChavosodaUSP
@ChavosodaUSP Жыл бұрын
Agradeço a todos os apoiadores do canal, aos que contribuem no pix ou no Apoia-se; esse projeto só foi possível graças ao fortalecimento de vocês ❤️ Também aproveito pra avisar que comentários ofensivos, debochados e desrespeitosos em relação aos participantes do vídeo não vão ser tolerados; serão apagados e, dependendo do nível, os autores serão bloqueados do canal.
@mateusrodrigues6278
@mateusrodrigues6278 Жыл бұрын
Parabéns pelo trampo, mano!
@gabrielzagopacheco1655
@gabrielzagopacheco1655 Жыл бұрын
Parabéns cara...puta trabalho foda...amamos vc
@ingridtalita1665
@ingridtalita1665 Жыл бұрын
Você é Foda, Chavoso. Muito muito ansiosa pelos próximos.
@lucianacosta4832
@lucianacosta4832 Жыл бұрын
Parabéns aí irmão
@WalterDON
@WalterDON Жыл бұрын
Parabéns pelo seu trabalho!
@embaubaatelier
@embaubaatelier Жыл бұрын
Foda como a galera, mesmo reconhecendo com toda a humildade que não tem talvez as ferramentas teóricas para explicar os conceitos, consegue demonstrar que entende os problemas porque sente eles na pele. O povo não é burro, é desinformado de proposito. Muito bom, aguardando os próximos episodios!
@papafilme
@papafilme Жыл бұрын
Exato! A desinformação já faz parte do projeto.
@matheus-lj9pj
@matheus-lj9pj Жыл бұрын
"eu posso não ter lido o capital de marx, mas tenho as marcas do capital na minha pele"
@yuriwillian8790
@yuriwillian8790 Жыл бұрын
@@matheus-lj9pj MUITO BOM 🥲
@2011568
@2011568 Жыл бұрын
nem vc parece ter muita ferramenta teórica pelo visto
@ocijei
@ocijei Жыл бұрын
@@2011568 muito menos você, certeza.
@Lauanna
@Lauanna Жыл бұрын
11:18 Esse moço descreveu exatamente o que eu vi na minha graduação em geografia numa universidade federal: Um monte de branco riquinho ou metido a besta com discursos progressistas, se colocando à favor dos quilombolas, ribeirinhos, indígenas, favelados, lgbts, mulheres, e todos os grupos oprimidos, mas que na hora H desprezava quem é oprimido, não chegando perto dos colegas oprimidos. Ninguém colava com a gente. Era tudo fingimento. Os mais pobres ou quem aparentava ser pobre eram deixados de lado, não faziam amizade e nem mt menos namoravam pessoas negras ou indígenas, cagavam e andavam pra quem era do interior pobre...Cheguei a ver o absurdo de um branco sulista com mestrado em gênero, ser extremamente misógino e racista. No fim das contas, percebi que essa gente simplesmente nos usam como escada, nos usam pra ascender. Mts preconceituosos usam as nossas dores pra escrever artigos e tal, pra obterem bolsa, aprovação em congressos, mestrado com bolsa com ajudinha do professor pra entrar, entre outros absurdos. Fiquei bem mal com esse cenário, ainda mais pelo fato de eu ter sido bastante excluída por essa gente. Cara, que esquerda é essa???? É essa gente que tá lutando por mim? Se eu que sou de classe média e tive uma certa instrução me senti deslocada e sem representividade, imagina como se sente o povo da periferia qd vê que não é representado por quem diz que lhe representa? Não é por acaso a ascensão do Bolsonaro. Esquerda sem o povo não é esquerda. É ciranda.
@erickcarmo1075
@erickcarmo1075 Жыл бұрын
Essa é a tática que os liberais conseguiram com sucesso, tiraram a "base" e deixaram os "cirandeiros", assim podem perpertuar os projetos de poder
@Nana-tg1xv
@Nana-tg1xv Жыл бұрын
É assim mesmo, nego fala que é antiracista kkk na hora só escolhe ficar perto de gente branca que nem eles, não namoram uma pessoa negra, não se deslocam pra ir num local mais afastado, tudo fingidos.
@rafaelredmi1007
@rafaelredmi1007 Жыл бұрын
Eu também passei por isso lauanna. Fui o primeiro a fazer superior na família. Entrei por cota socioeconômica. A única coisa que adquiri na faculdade foi ressentimento contra toda exclusão que passei, contra essa classe média folgada. Adquiri muito conhecimento, mas que esse conhecimento não tem nenhuma empregabilidade nesse país de economia devastada. Às vezes fico me questionando quanto à importância das políticas de cotas e ensino superior dos últimos anos. Parece que a única coisa que elas fizeram foi criar desempregado gourmet. Acho meio fake dizer que elas mudaram a estrutura da sociedade como os petistas dizem. Tenho andado muito triste e sem esperança.
@uelbersantos6306
@uelbersantos6306 Жыл бұрын
Coaduno do mesmo pensamento...
@estherK765
@estherK765 Жыл бұрын
Esse fenômeno é bem comum. Os ditos progressistas (cuja posição no espectro político é questionável) são pessoas afundadas no liberalismo social, que acham que a solução para todas as desigualdades está na reforma ou na mudança do pensamento do indivíduo, na autodesconstrução individual. Eles não querem mudanças reais, apenas querem afastar do debate o real foco da discussão: as estruturas da sociedade, que só podem ser alteradas por mudanças radicais. Experimente falar em revolução a eles, tente explicar a eles o porquê do racismo ser um reflexo do capitalismo, e você verá o quão reacionários a maioria dos "progressistas" são. E isso se deve pelo fato do progressismo ter surgido como uma forma de liberalismo social, baseado nos pensamentos iluministas, como os "direitos naturais do indivíduo"; ou seja, é liberal (de direita) em sua essência.
@jorge-pg3gz
@jorge-pg3gz Жыл бұрын
Vídeo sensacional. Eu morei na favela quando era criança, cheguei a morar em uma casa de 1 cômodo, que não tinha janela e ficava na terra, ao lado do córrego, ali na Zona Leste. Já dormi na rua. Dei a sorte de desenvolver o gosto pela leitura e ter acesso a livros em um projeto da prefeitura. Após a escola, os pais que não tinham com quem deixar os filhos - que era o meu caso -, podiam deixar os filhos nesta espécie de creche para crianças até 14 anos (isso nos anos 90). Ali tinha um armário com livros da coleção vaga-lume. Não sei o porquê, mas comecei a pegar aqueles livros para ler. Acho que era por conta da distância da minha casa para essa escola. Eu demorava cerca de 2h para ir e 2h para voltar para casa. Então ia lendo no transporte público. O simples fato de ter tido a chance de desenvolver esse prazer pela leitura - já que muitos sequer tem acesso a livros -, fez com que eu fosse o primeiro na família a conseguir acessar boas escolas públicas (aquelas que precisa fazer vestibular para entrar no ensino médio), fazer faculdade / pós-graduação e hoje trabalhar no poder judiciário e ganhar um salário bom. Não conheço ninguém do meu local de trabalho que tenha vindo de baixo. São todos brancos, vindo das classes médias e com uma cabeça bem diferente. Hoje tenho a nítida sensação que a minha história foi absolutamente acidental. A famosa margem de erro nas estatísticas. Uma pessoa não deveria ter que superar condições tão adversas para conseguir ter um mínimo de dignidade e o pessoal entrevista no vídeo está certo quando critica o governo por tê-los abandonado.
@ThePedroppz
@ThePedroppz Жыл бұрын
parabéns pela sua história, camarada! eu acho um absurdo que muitos de classe média - onde a grande maioria não enfrentou nem uma fração dessa adversidade - acham normal ter que se foder e ser exceção pra ter a mera possibilidade de ascender socialmente e/ou ter uma vida digna. precisamos construir um mundo melhor.
@moisesmata1173
@moisesmata1173 Жыл бұрын
Entendi seu ponto de vista quando você falou que foi "acidental". Mas você não acha que ter acessado uma creche onde havia livros (e a existência desse equipamento é fruto de uma política pública) não foi determinante em algum ponto? Por exemplo, se ao invés de encontrar uma creche com livros infantis você fosse deixado em qualquer lugar, naquela fase de descobertas e de curiosidade da sua formação, você acha que teria desenvolvido gosto por ler? Se você nunca soubesse que os livros existiam, não tivesse acesso nenhum (muita gente vive assim), você não teria desenvolvido o gosto pela leitura. Concordo com você no que você disse. Mas achei importante ressaltar que você só teve a oportunidade de conhecer os livros porque houve uma decisão política para que houvesse uma creche, e nela houvessem livros.
@ThePedroppz
@ThePedroppz Жыл бұрын
@@moisesmata1173 É exatamente esse o ponto dele. Do ponte de vista *dele* foi acidental. Se ele tivesse numa situação menos favorável provavelmente não teria sido tão bem sucedido. Pessoas extremamente capazes viveram a vida inteira na pobreza justamente por conta da falta de acesso e oportunidade. É "acidental" no sentido que não é necessariamente meritocrático. Óbvio que há o mérito pessoal e que também há o fator importantíssimo de políticas públicas, mas o ponto principal é que, em uma sociedade de classes, a ascensão social e posição socioeconômica de uma pessoa depende muito, muito mesmo do acaso, não necessariamente da capacidade e do mérito.
@moisesmata1173
@moisesmata1173 Жыл бұрын
@@ThePedroppz sim, porque a oferta de oportunidades é escassa e seletiva. Mas alguém colocou ali uma biblioteca. O que quero lembrar é a importância de escolher pessoas que ampliem a oferta de oportunidades. E também que se por um lado o acaso foi importante e o mérito também foi importante, a decisão política de dar acesso à livros também foi condição sem a qual não seria possível a pessoa se desenvolver. Eu só quis destacar esse aspecto, para equalizar com os outros 2 aspectos (o mérito e o "acaso").
@jorge-pg3gz
@jorge-pg3gz Жыл бұрын
@@moisesmata1173 Com certeza reconheço que essa política pública teve um impacto inimaginável na minha vida. O nome do projeto era OSEM. Eu era muito novo, não sabia nada de esquerda, direita, do mundo em si, até porque fui criado por uma mãe solo e minha avó, Mais ou menos em 1993 ou 1994, fomos morar neste cômodo, ao lado do córrego, em uma favela ali no Parque Guarani, na Zona Leste. Era só mato ali antes, mas hoje está urbanizado. Pegava o ônibus bem de manhãzinha, passando pelo beco, no ponto em frente à escola Duarte de Almeida. Como estudava na Vila Mariana, já que minha vó era copeira numa empresa lá, demorava muito para ir e voltar, então eu ia lendo esses livros da coleção vagalume que pegava nesse projeto do OSEM. Se não fosse isso, jamais teria gostado de ler, até porque em casa, o único livro que tinha, era a bíblia, um livro nada atrativo para crianças...
@samuelaprumado.
@samuelaprumado. Жыл бұрын
O trabalho que político nenhum fez 💎🔥
@paulovictor-vk2ds
@paulovictor-vk2ds Жыл бұрын
Esse trabalho retrata o que vivi... Depois que passei a assistir o chavoso vejo o quanto eu era desinformado
@gustavoj.6934
@gustavoj.6934 Жыл бұрын
Tua acredita que o ESTADO existe para o bem estar da sociedade?
@oyodasimesseeonomedomeucac1274
@oyodasimesseeonomedomeucac1274 Жыл бұрын
@@gustavoj.6934 não, eu acredito que o estado serve pra oprimir alguem(classe), mas fingem que é pro conciliamento das classes
@vidadesobrevivente1733
@vidadesobrevivente1733 Жыл бұрын
E nem vai fazer rsrs. Não é do interesse dos políticos saber o que o povo quer, pra eles só interessa que eles votem. Politico só pensa em duas coisas, ganhar a eleição e ser reeleito, qualquer coisa fora disso é ilusão dos eleitores.
@oyodasimesseeonomedomeucac1274
@oyodasimesseeonomedomeucac1274 Жыл бұрын
@@vidadesobrevivente1733 o foda é que os comuna são os único que faz isso
@matheusduart5557
@matheusduart5557 Жыл бұрын
"O povo sofre muito por não saber" Cara, essa frase vai ficar ecoando na minha cabeça por um bom tempo. Parabéns pelo trampo! 💛
@evandromachado9823
@evandromachado9823 Жыл бұрын
Chavoso: você está dando uma lição de moral a nossa esquerda. Exemplo de pesquisa empírica fantástica, de quem tem contato com a base. Acho que você deveria aproveitar este seu trabalho e buscar, com base também - mas não somente - nesse trabalho, explicação teórica para essa distância entre a esquerda e o povo, e como romper essa barreira. Você tem talento para fazer isso.
@liliandesales
@liliandesales Жыл бұрын
Eu adorei o fato do Thiago ter deixado todos falarem sem interferir, e mesmo assim percebermos um ponto em comum, ouvir o povo vale mais do que qualquer suposição. É o fenômeno inverso, mas proporcional àqueles documentários que deixam o rico falar e eles nos entregam tudo de bandeja
@thyago5424
@thyago5424 Жыл бұрын
E urge a tal da esquerda conversar com a base (o trabalhador) como diz o Mano na abertura do documentário. Thiago foi preciso na montagem disso aqui
@13originalstyle
@13originalstyle Жыл бұрын
Gostaria tbm de resaltar esse som de rua mano, sem palavras pra descreve, o barulho das crianças brincando na rua é oque acontece aqui na rua de casa, parabens pelo trabalho chavão!! Juntos somos fortes
@cristrob
@cristrob Жыл бұрын
@@thyago5424 exatamente, essa fala do mano Brown acertou no alvo.
@mateusrodrigues6278
@mateusrodrigues6278 Жыл бұрын
Não sei como será os próximos seis episódios dessa minisérie feita pelo Thiago, mas acredito que ela vá ser muito importante pra mostrar como o povo foi afetado pelo projeto da elite de despolitização das classes e mesmo assim foram capazes de entender a realidade e se posicionar frente dela. Essa série vai ser boa demais!!!
@rodrigoassis7660
@rodrigoassis7660 Жыл бұрын
Curioso que as pessoas que falaram que não sabiam explicar, explicaram muito bem. Doc tá bom d+ Thiago ❤
@pedror.r.anovites7392
@pedror.r.anovites7392 Жыл бұрын
Sim, dentro das suas necessidades e ainda enxergam um ponto de vista prático, sendo q ainda limitado devido a falta de divulgação e informação formal.
@danielgomes9796
@danielgomes9796 Жыл бұрын
so de falar que nao sabe tem muito mais sabedoria que um bando que fala como se soubesse sem nem imaginar o que é
@danielgomes9796
@danielgomes9796 Жыл бұрын
@@pedror.r.anovites7392 exatamente
@Benroots01
@Benroots01 Жыл бұрын
Cara, é muito isso. A gente não sabe de nada do brasileiro. É como se fosse outro país, outras noticias, outras políticas. É bem como o mano Brown falou. Voltar pra base pra voltar a ser povo. Ser do povo.
@alexandrefreitas9295
@alexandrefreitas9295 Жыл бұрын
Considere que eu fiquei de pé batendo palma por uma hora pra você que fez esse trabalho sensacional que esfrega na cara de alguns "progressistas" o quanto eles também estão falando para uma pequena bolha.
@gustavojales1581
@gustavojales1581 Жыл бұрын
Sim meu amigo mas vc também tem que levar em conta que depois de 60 anos de alienação de um povo e quebra dos direitos petreos de cada um não será em apenas 13 anos que iremos consertar o país, mas estávamos caminhando certo antes do desmantelando pô poder público.
@Dunna96
@Dunna96 Жыл бұрын
Mas é isso q a esquerda cirandeira gosta. Fala pra bolha, ganhar aplausos e só.
@uelbersantos6306
@uelbersantos6306 Жыл бұрын
Progressistas? Acho que eles são uns aproveitadores... Vá hj em uma Universidade Federal e veja quem são os ditos "progressistas"... Um monte de branco, oriundos de uma "classe mérdia" que se acha rica, fingindo ser a favor dos oprimidos. Quando se encontram com o oprimido que eles dizem lutar a favor, dentro de uma mesma sala de aula, fazem questão de excluí-los, nem amizade eles querem, quiçá se relacionar afetivamente... Eles são uma farsa. Um monte de aproveitador da dor alheia, que fingem lutar pelos oprimidos, minorias e etc, quando na verdade, no mundo real e concreto, se locupletam da dor deles apenas para garantirem suas bolsas, a ascenção intelectual, partipação de congressos e etc... CA-NA-LHAS
@oyodasimesseeonomedomeucac1274
@oyodasimesseeonomedomeucac1274 Жыл бұрын
@@Dunna96 cirandeira não, esquerda histerica
@nataliaklein3941
@nataliaklein3941 Жыл бұрын
Muito importante seu trabalho!! A politização é necessária e a esquerda precisa dessa autocrítica, cair na realidade.
@rafasampa1989
@rafasampa1989 Жыл бұрын
A esquerda se tornou uma seita de culto ao Lula. Está completamente desconectada do povo.
@mill370
@mill370 Жыл бұрын
achei dhr como as pessoas mais jovens estão mais informadas que as mais velhas (não é uma crítica às pessoas mais velhas). isso mostra como a internet foi importante para não segregar conhecimento. projeto mt foda!
@13originalstyle
@13originalstyle Жыл бұрын
Porra mano, eu enchergo isso como uma das luzes da esperança, a gente ta caminhando é magnifico nosso poder *-* brilha os olhos
@Simplesmente_hel
@Simplesmente_hel Жыл бұрын
A geração de hoje tem um QI menor que a anterior.
@lar_y_anne
@lar_y_anne Жыл бұрын
Teve gente no chat ao vivo q falou q não adianta conversar com quem já foi contaminado. Queria dizer q nem sempre conversar é perda de tempo, pq não é a msm coisa o véi da avan e o seu zé q foi alienado pra acreditar em quem tá contra ele. Lembro de um vídeo do Tiago Ávila sobre como conversar com as pessoas, não perder amigos e familiares, talvez ajude.. brigar com ataque e deboche aos semelhantes é perda de tempo msm, oq desanima e afasta. Tem q saber falar.
@neidebelem1586
@neidebelem1586 Жыл бұрын
Adorei o que você postou. Sou liderança comunitária, mas as vezes tenho dificuldade pra falar. Vou procura sua indicação.
@Mestil99
@Mestil99 Жыл бұрын
@Dona Faby acho que trará mais frutos focar na conscientização da classe trabalhadora. Acredito que a base da mudança está realmente na população mais pobre
@lar_y_anne
@lar_y_anne Жыл бұрын
@@neidebelem1586 coisa boa🙏🏽💛
@lar_y_anne
@lar_y_anne Жыл бұрын
@@neidebelem1586 o vídeo é esse kzbin.info/www/bejne/aqGae6qJht6Niqs
@rafaeldomingues7562
@rafaeldomingues7562 Жыл бұрын
Já era pra vocês da esquerda, o Senado o congresso agora é todo conservador!!! Só falta o Bolsonaro vender o 2° turno. Haha
@nicollecristine7753
@nicollecristine7753 Жыл бұрын
Aprendendo mais ouvindo essas pessoas do que o que qualquer academia poderia ensinar. "Nem esquerda, nem direita, de baixo."
@jeancarvalho3808
@jeancarvalho3808 Жыл бұрын
De baixo é a esquerda
@brenomichael8299
@brenomichael8299 Жыл бұрын
Trabalho ótimo chavoso. Sou de quebrada aqui no DF, faço Ciência Política - UnB. Deixar as pessoas falarem por elas mesmas me lembra muito Paulo Freire. Isso sim é voltar para base.
@marialuizaribeiro6102
@marialuizaribeiro6102 Жыл бұрын
Que trabalho incrível, Thiago. A esquerda precisa voltar pra base e ouvir o que a população tem a dizer. A participação popular é imprescindível! Ansiosa pelos próximos capítulos.
@madd.nickname
@madd.nickname Жыл бұрын
Mano Brown fez o lançamento. Thiago Torres marcou! E o pt? Ta lá conversando com o técnico do outro time.
@pedrohenriqueacciolicardos8518
@pedrohenriqueacciolicardos8518 5 ай бұрын
E todo o resto da esquerda completamente por fora da realidade do povo e querendo falar "todes"!!!!
@jetinch
@jetinch Жыл бұрын
Mesmo em diferentes pontos de vistas existem ainda há noção de como a periferia é excluída dos debates políticos , excelente trampo
@julianarobles3525
@julianarobles3525 Жыл бұрын
Olá! Eu sou argentina. Assisti quase todos os vídeos do canal. Realmente o trabalho do Thiago é excelente. O jeito que ele tem para explicar as coisas é extraordinário. No meu caso, me ajuda também a entender a vida na periferia e a conhecer mais dos brasileiros, longe dos estereótipos que os estrangeiros temos sobre o Brasil. Parabéns Thiago! Abraço 🇧🇷🇦🇷
@oyodasimesseeonomedomeucac1274
@oyodasimesseeonomedomeucac1274 Жыл бұрын
deve ser dificil ter que aprender outro idioma pra ver vídeos, eu falo isso porque eu sou fluente em inglês por causa que eu gosto de ver videos em inglês
@jorge-pg3gz
@jorge-pg3gz Жыл бұрын
Outra coisa que me chamou bastante a atenção no vídeo foi o fato de nenhum deles ter conseguido apontar qualquer coisa positiva que ocorreu em suas vidas a partir da política. Para eles, é como se a política não existisse. Eles não tem a noção de que sua participação/pressão junto aos poderes pode ter qualquer reflexo positivo nas suas vidas. Foi até sugerido que eles trabalham tanto que nem tem tempo de se preocupar com essas coisas. Enquanto a classe média fica discutindo esquerda e direita, a maioria está preocupada com coisas muito mais imediatas - como se terão comida hoje ou não. Isso só reforça a idéia que já tinha de que a miséria não é um bom ambiente para fazer política, ao menos a boa política da discussão e do convencimento pelas propostas/projetos. Outra coisa preocupante é como quase todos foram alcançados pela religião. Eles conseguiram ser alcançados por pastores, mas não pelos movimentos sociais, sindicatos e partidos. Isso é triste e muito preocupante. Se a situação continuar assim, imaginem o poder de pressão que essas instituições terão no futuro? Vídeo espetacular! Parabéns chavoso!
@thiagodejesus9904
@thiagodejesus9904 Жыл бұрын
Thiago, Em primeiro lugar, muito obrigado por este trabalho. É o ponto de vista que não é tratado na mídia, mas que precisa ser tratado por nós. Em segundo, fica a mensagem para todas as lideranças, estudem a sua base para saberem como se aproximarem. Este vídeo dá o melhor ponto de partida.
@neidebelem1586
@neidebelem1586 Жыл бұрын
Obrigado pela dica.
@tavin6073
@tavin6073 Жыл бұрын
nossa essa série deveria ser um patrimônio histórico cultural, muito bom
@julianacastro1593
@julianacastro1593 Жыл бұрын
Eu estava nesse comício da introdução do vídeo que aconteceu na Lapa - RJ no ano de 2018, Mano Brown foi cirúrgico no discurso dele: "a cegueira que atinge lá, atinge cá também". No final das contas, muitos não entenderam o que ele quis passar de mensagem. Thiago, o seu trabalho é foda, obrigada pela iniciativa.
@xsalamandersonx403
@xsalamandersonx403 Жыл бұрын
O melhor é a cara de tacho do pessoal lá atrás vendo o que o Brown tinha pra falar
@deboracussiol8715
@deboracussiol8715 Жыл бұрын
Todos eles "eu não sei responder mas..." E em seguida vem um show de explicação de cada um ♥️ bem diferente desses riquinhos que tão na mídia falando besteira cheios de confiança
@ingridtalita1665
@ingridtalita1665 Жыл бұрын
Pessoal, comentem 3 vezes no vídeo pra que o engajamento SUBA 😍😍😍Chavoso merece DEMAIS, essas pessoas merecem DEMAIS 🖤🖤🖤✊🏽✊🏽
@gutomazz
@gutomazz Жыл бұрын
o algoritmo sabe quando tem comentário repetitivo e isso interfere negativamente no engajamento
@ingridtalita1665
@ingridtalita1665 Жыл бұрын
@@gutomazz sério? Que triste. Muita gente tava fazendo isso
@gutomazz
@gutomazz Жыл бұрын
@@ingridtalita1665 pois é! se tiver comentarios mais relevantes com bastante respostas e likes ai sim vai ter mais engajamento. por exemplo essa conversa aqui é muito mais relevante pro algoritmo do que 3 comentarios repetidos
@Nana-tg1xv
@Nana-tg1xv Жыл бұрын
@@gutomazz mas eu posso fazer diferentes comentários mais de uma vez para aumentar o engajamento?
@gutomazz
@gutomazz Жыл бұрын
@@Nana-tg1xv se for comentario repetitivo ou um atras do outro em seguida o algorithm vai saber
@douglasjunior5062
@douglasjunior5062 Жыл бұрын
"Vey, ele parece os caras que me aborda, que vive atrás de mim" Esse comentário sobre Bolsonaro me pegou forte.
@blxckberrypie
@blxckberrypie Жыл бұрын
cara literalmente chorei na metade do vídeo pela humildade de todos os entrevistados
@luizadeto8661
@luizadeto8661 Жыл бұрын
Eu tbm, fiquei mt emocionada, principalmente com as senhoras falando que não sabiam oq era direita e esquerda e que só queriam um governo que ajudasse elas a comprar coisas básicas.
@Nana-tg1xv
@Nana-tg1xv Жыл бұрын
Tem dois aí que entenderam bem.
@izaabela4601
@izaabela4601 Жыл бұрын
@@Nana-tg1xv quais?
@professo_mc
@professo_mc Жыл бұрын
a rapaziada poderia se estimar por estar dando entrevista na própria favela, e mesmo assim manteve a hombridade
@p.h.freitas6727
@p.h.freitas6727 Жыл бұрын
Quem não é 100% alfabetizado e não lê livros tem muita dificuldade de se espressar.
@kenny-in-the-wonderland
@kenny-in-the-wonderland Жыл бұрын
Parabéns por este trabalho. Eu não saberia citar um trabalho paralelo que traga este tipo de interação. A despolitização/não politização do povo é um projeto muito bem sucedido.
@williamalves5333
@williamalves5333 Жыл бұрын
Thiago, eu chorei. Na moral vc fez o que precisa ser feito e os partidos com muita grana nao fazem tmj
@joceliteixeira1901
@joceliteixeira1901 Жыл бұрын
Ótimas entrevistas, fiquei feliz de ver que os mais jovens, mesmo sem quererem admitir, tem muito conhecimento e sabem se expressar de forma clara. Adorei a fala de alguém que disse "nem esquerda, nem direita, eu sou de baixo" ótima análise.
@alicellch
@alicellch Жыл бұрын
Seu trabalho é demais chavoso. Total respeito ❤
@ivannettoferreira9388
@ivannettoferreira9388 Жыл бұрын
Sinto que ninguém explica melhor a vida do que aqueles que vivem a vida como ela é. O livro informa mas a experiência forma. Um trabalho muito bom... parabens !
@hyp539
@hyp539 Жыл бұрын
depois de ver isso eu que tambem sou cientista social em formacao pela unicamp percebo o quanto minha realidade é distopica. estudamos a sociedade em niveis tao profundos e abstratos que nao conversamos com o povo e ainda FALAMOS por ele.
@alicellch
@alicellch Жыл бұрын
O que me chamou a atenção é que eles não falam de um jeito como se fossem o dono da verdade, mas sim dizendo que é a opinião deles. Diferente de várias pessoas de classe média que se acha dona da verdade.
@Victorhugovds
@Victorhugovds Жыл бұрын
Parabéns pelo trabalho Chavoso!! Muito bom alguém trazer a opinião da quebrada. Até porque tem mt gente que nn conhece a pluralidade de ideias/pensamentos dos mais pobres, achando que eles são 100% despolitizados, que são gados do Bolsonaro ou que são apaixonados pelo Lula. Ahhh se essa classe média ou alta soubesse da indignação dos mais pobres, assim como eu, nn falaria tanta asneira sobre a periferia/quebrada/favela. Meu desejo é ver toda a classe trabalhadora politizada❤
@cantinhodoconhecimento7418
@cantinhodoconhecimento7418 Жыл бұрын
Parabéns meu Amigo. Você está fazendo o trabalho que todos nós que somos de esquerda temos que fazer. A noss população não entende o que é Esquerda ou Direita no sentido Clássico. Temos que lutar e fazer o trabalho de base de Cidadania nas Comunidades, infelizmente perdemos o espaço para as IGREJAS
@ariadnevilaca1372
@ariadnevilaca1372 Жыл бұрын
Perfeito seu trabalho Thiago. A galera da universidade fala pra si mesmo. Nunca chegaram na comunidade. Vc tá sendo diferenciado de trazer esse olhar pra dentro da academia.
@miltonkawatak5659
@miltonkawatak5659 Жыл бұрын
Exatamente, a galera das universidades geralmente são classe média e nunca puseram o pé no barro porque os pais os isolam numa bolha pensando ser elite e não classe trabalhadora mais sofisticada. E para piorar tem esses identitaristas neoliberais que só sabem lacrar, cancelar e fazer patrulhamento moral afastando potenciais simpatizantes de esquerda e os empurrando para a direita. A arrogancia e o isolamento nas próprias pautas sem se juntar à luta de classes com os trabalhadoraes fez os identitaristas virarem grupelhos de bairros nobres como os jardins na casa da Marta Suplicy e bem longe dos bairros das pessoas que dizem representar.
@mivlarios6730
@mivlarios6730 Жыл бұрын
Fica tudo muito claro vendo a população da periferia dando aula p gente. E eu chego a dizer que mesmo a galera da classe média também não seria capaz de dizer o que é direita/esquerda, pq. Infelizmente esse tipo de conhecimento ainda fica mtooooo limitado a bolhas de quem é / gosta / ou estuda sobre política. Mas o estrago da questão do uso da religião, do ZAP e das fakenews pela direita e do distanciamento da esquerda da base é imensurável. Obrigada pelo trabalho!
@liaschug
@liaschug Жыл бұрын
Parabéns pelo trampo, Thiago! Cara, tá muito foda!!!!!! Esse teu doc devia passar em todoooos os lugares. Volta pra base, pra materialidade do mundo ✊
@jdferreiraarcondicionado4862
@jdferreiraarcondicionado4862 Жыл бұрын
Esse é um vídeo bem importante para nossa sociedade, para ver ver o lado do povo, principalmente periféricos, não teria lugar melhor para pegar uma opinião sobre o que estamos passando, queria muito que políticos tivesse acesso a esse vídeo e que levassem a sério o povo brasileiro e principalmente os pobres.
@alinecosta4459
@alinecosta4459 Жыл бұрын
Parabéns pelo trabalho! Voltar para base, conhecer o povo. Temos a chance de fazer uma revolução. Continue na luta.
@isabelarodilha8470
@isabelarodilha8470 Жыл бұрын
Não cheguei nem na metade ainda, mas é louco como na discussão sobre esquerda e direita, a galera aponta o "de baixo"... o povo tá ligado Sei lá, gente sempre me emociona
@ElaEhDoTempoDoBob
@ElaEhDoTempoDoBob Жыл бұрын
Parei tudo pra assistir aqui. Entrevistas muito bacanas, muita coisa importante pra se escutar. Parabéns pelo trabalho, Chavoso! A USP e a universidade brasileira precisa muito de alunos como você.
@AnaCarolina-if8ku
@AnaCarolina-if8ku Жыл бұрын
Fodaaa 👏.. smp morei em periferia, moro ainda, e nunca tive uma visão tão politizada assim, n sei o motivo, n sei se é pq é uma periferia de cidade pequena sla, hj em dia tenho mais visão, mas foi de uns 2/3 anos p cá, q foi quando comecei a te acompanhar, entrei na faculdade e etc, enfim... Que trabalho foda, do começo ao final fiquei arrepiada c a visão do pessoal, parabéns pelo trabalho de dar voz ao povo que o sistema tenta a td custo silenciar 👏♥️
@crismtak
@crismtak Жыл бұрын
Episódio 1 entregou tudo e mais um pouco! Parabéns, Thiago! Trabalho importante e muito bem feito! Obrigada por trazer mais um conteúdo de altíssima qualidade e relevância!
@mcgsgloria
@mcgsgloria Жыл бұрын
Parabéns por esse trabalho Chavoso. Todos os partidos de esquerda, ou que se dizem esquerda, deveriam ver isso e tomar vergonha na cara e reconhecer como estão distantes do povo. Fiquei muito impactada. O povo tem sim consciência política, pois ela é fruto da sua vivência, da materialidade da vida. Impressionante a fala do rapaz no minuto 13:27 em diante resumindo muito bem o cenário da esquerda atual que se encastelou nas universidades e/ou na institucionalizado e não tem mais a realidade do povo como norte de suas ações.
@proustiane4068
@proustiane4068 Жыл бұрын
Parabéns chavoso! Que sorte a nossa ter você e seu trabalho para nos inspiar!
@iamcasttro
@iamcasttro Жыл бұрын
Thiago, você faz um trabalho incrível! Muito importante você dar esse espaço para pessoas periféricas falarem, ouvir essas pessoas e a realidade de cada uma para que esses boy/paty cu que estão nos palanques se dizendo de esquerda nunca pisaram em uma favela e viverão o dia a dia vejam a realidade e escutem o que o povo tem para falar.
@marialauraaraujo744
@marialauraaraujo744 Жыл бұрын
Assistir essas entrevistas foi como levar um tapa na cara. Todos os entrevistados foram extremamente humildes. Mesmo com diversas pessoas, foi nítido como os discursos se juntam em torno da luta para viver uma vida digna.
@thyago5424
@thyago5424 Жыл бұрын
Isso aqui é ouro. E a fala do Mano Brown da o tom do que vamos ver a seguir. Na boa, chavoso, não é a intenção mas dá pra pra ganhar uns prêmios de cinema tranquilo na categoria documentário. E se a esquerda hegemônica (soc-dem) tomasse vergonha na cara ouviriam o Mano Brown após esse seu documentário (não q não devessem fazer isso de qualquer forma)
@marianefalco3487
@marianefalco3487 Жыл бұрын
Trabalho lindo, menino! Que contraste! Tantos "sábios" youtubers, sem perceber que precisamos de mais "mão na mão". Parabéns por promover diálogos dando voz pra quem tem que falar e ensinando quem nunca cessa de se pronunciar a ouvir. Obrigada!
@rafaelp.martins9090
@rafaelp.martins9090 Жыл бұрын
Chavoso é o herói que precisamos, mas nem de longe o que merecemos =( é bom demais pra esse país
@leobodao
@leobodao Жыл бұрын
Parabéns pelo trampo Chavoso! Total respeito pelo processo de politização!
@alonefox4956
@alonefox4956 Жыл бұрын
A periferia precisa ser ouvida mano. Olha como essas pessoas, mesmo nas condições que vivem, tem noção de que o Bolsonaro não representa eles. Também é uma ótima autocrítica a esquerda. Precisamos conversar com essas pessoas
@GabizelaSilva
@GabizelaSilva Жыл бұрын
BRABOOOOO DEMAIS! ✊🏾✊🏾✊🏾👏🏾👏🏾👏🏾
@manelcardoso4650
@manelcardoso4650 Жыл бұрын
Sou de uma quebrada em portugal e é igual, a política tem q chegar diferente para as pessoas..
@ProfessorLeandroMaia
@ProfessorLeandroMaia Жыл бұрын
Parabéns pelo trabalho! Citei você e a Rita Von Hunty em um vídeo do meu canal. ficaria feliz se pudesse ver. É triste constatar o baixíssimo nível de consciência de classe e de educação básica sobre política. Isso também influenciado pela alienação, manipulação e a demagogia dos discursos populistas e fascistas. O que salva é a formação individual de boa parte da população, independentemente de classe social.
@Mill_hause
@Mill_hause Жыл бұрын
"Essencial" é a palavra para descrever essa série. O impacto de transformar pessoas que são tratados como números, em opiniões concretas, sendo que a grande maioria continua ecoando a ideia de "nem sei o que é esquerda e direita", traz de forma material a razão pela qual a esquerda radical tem crescido novamente, principalmente no último ano, mesmo sem ter espaço na mídia tradicional, só por levar as pautas dos trabalhadores à uma minúscula parcela da população.
@TheUkemochi
@TheUkemochi Жыл бұрын
No aguardo. Brabo de mais seu trampo, compartilhando já.
@margaridare2057
@margaridare2057 Жыл бұрын
Thiago, que trampo incrível! Não existe nada como essa escuta, foda demais! Torço muito pra que viralize e que vc tenha muito apoio pra vc dar continuidade nesse projeto, obrigada ❤️
@rafaelacitron
@rafaelacitron Жыл бұрын
Parabéns Tiago, demais! Muito importante esse trabalho
@viniciusmoco
@viniciusmoco 11 ай бұрын
Sensacional o trabalho. Parabéns. Todo militante deveria assistir e refletir. Há muito a aprender e a se pensar com base nesse vídeo.
@BiaFD88
@BiaFD88 Жыл бұрын
Show Chavoso, concordo! Tem que ir pra base.
@beanquenhaw
@beanquenhaw Жыл бұрын
Trabalho fodido que ngm fez, dando voz pra favela, parabéns Thiago 🔥
@Cmrd_luiz
@Cmrd_luiz Жыл бұрын
UP 80
@milazany
@milazany Жыл бұрын
Thiago, vc é um gênio! esse conteúdo é ouro e me traz tantas emoções diferentes que vou precisar de uns dias para poder refletir sobre como me sinto e sobre o que vi nesse vídeo. Porém o sentimento que aflorou, de forma mais forte, por eu ser professora, foi a vontade de está mais ainda na sala de aula pra participar do processo educativo e de reflexão, e questionamento do máximo de pessoas possível. Brigada. E o que não me chocou foi que a base, a população tem consciência da sua posição na sociedade sim, e sabe muito bem de onde vem a chicotada, porém estão sozinhos. Essa individualização extrema propagada pelo sistema capitalista só faz desamparar nosso povo e é causa de todas as desgraça que a gente presencia. Mano Brown, que nunca errou, tava super certo, a gente só precisa se unir!
@jessicaferreirasilva4805
@jessicaferreirasilva4805 Жыл бұрын
Thiago, valeu pela iniciativa! Deu pra ver muitos relatos que são parecidos com as visões dos meus parentes e conhecidos. Mesmo tendo entrado na universidade de sp, nunca peguei nenhuma visão de lá que tratasse com sensibilidade sobre o que as pessoas das periferias pensam. O que mais me chama atenção dos relatos é que tem uma preocupação de comunidade coisa que não da pra sacar nas falas dos partidos e um mano até falou que a quebrada é como se fosse uma grande família que um vai ajudando outro, muito verdade! Salva dmais ver seus posts, vlw mesmo.
@isissouzaa6961
@isissouzaa6961 Жыл бұрын
Mano tá muito foda,o documentário em si ta muito dahoraaaaa!!! Muito louco pensar que tem gente da periferia que nem entende sobre esquerda e direita e quem entende muitas vezes é superficial... Muita loucura,falta muita oportunidade pra galera negra de classe baixa. Mostrando a realidade Thiago,nos por nós.
@rasramakrishna5993
@rasramakrishna5993 Жыл бұрын
Grande trabalho, documento histórico 👏
@marianasantos884
@marianasantos884 Жыл бұрын
Igorrrr 🤪
@rasramakrishna5993
@rasramakrishna5993 Жыл бұрын
@@marianasantos884 Quem é? Kk
@mahriguerreira
@mahriguerreira Жыл бұрын
Muito obrigada Thiago.... essa série de vídeos é recheada de pérolas, preciosidades sem tamanho... A radicalidade contra a burguesia precisa ser mantida, mas o diálogo entre os nossos tem que ser buscada independente da posição
@feliperibeiro8696
@feliperibeiro8696 Жыл бұрын
Parabens Pelo trampo mano, por dar voz a verdadeira Quebrada. ao povo REAL.
@claudiosantos8437
@claudiosantos8437 Жыл бұрын
Boa tarde chavoso, excelente documentário sou do Rio de janeiro e gostaria muito que você dentro do seu campo de conhecimento continue a abrir a visão de forma bem básico e direta revelando realmente o que trás a mudança mental sem agredir ou ofender. parabéns ótimo trabalho...
@matheuscampos6401
@matheuscampos6401 Жыл бұрын
Braaaabo!!👏🏻👏🏻👏🏻
@paulinhoadorador12
@paulinhoadorador12 Жыл бұрын
Volta pra base! GENIAL! Que trabalho maravilhoso! Coisa que os grandes partidos ditos de "esquerda" deveriam fazer e não fizeram! Esperando os próximos vídeos da série ansiosamente! Parabéns!
@amotaba
@amotaba Жыл бұрын
Vídeo sensacional, Chavoso. Li "Carta a um francês" de Bakunin e ele fala em uma parte sobre os (conservadores, monarquistas) camponeses franceses e explica o quão "de esquerda" são, mesmo a maioria tendo posições "de direita"; basicamente ele destrincha as posições subjetivas dos camponeses (por exemplo, o apego sego a noção de propriedade privada) e mostra a "essência" dessas posições (que elas não são contrarrevolucionarias, mas sim revolucionárias em potencial). Acho interessante isso, pois é possivel fazer uma relação com o que vivemos: onde grande parte do povo não tomam uma ideologia e uma parcela defende coisas que são (em última instâncias) opostas a sua própria existência enquanto pertencentes a uma classe (como os camponeses, que, pelo menos durante o século xix, foram a principal arma da reação contra as revoluções). Recomendo a leitura!
@victoriaduraes4081
@victoriaduraes4081 Жыл бұрын
primeiro episódio massa demais!! conforme foi passando os entrevistados, fui vendo a quantidade de preconceito que eu tive assim que ouvi que a maioria era evangélico... Tenho muito o que aprender, e acredito que a esquerda no geral também tem. Obrigada por essa série, já quero ver todos!
@thaissilveira5717
@thaissilveira5717 Жыл бұрын
Parabéns, Chavoso!!! Seu trabalho tá incrível e super necessário!!! Obrigada!!!👏👏✊✊✊
@soniaberttolani63
@soniaberttolani63 Жыл бұрын
Sensacional. Muito bom seu trabalho, vou assistir tudo.
@hugoramallo1689
@hugoramallo1689 Жыл бұрын
"Eu quero a democracia. É o que todos querem, né? Eu quero ser livre, irmão." MT BOM ISSO CHAVOSO, PARABENS DEMAISSSS
@luanalopes3372
@luanalopes3372 Жыл бұрын
Seu trabalho é incrível! Muito obrigada por isso, de verdade.
@flaviaprazeres
@flaviaprazeres Жыл бұрын
Ficar no aguardo, teu trabalho tem sido incrível Tiago 💜
@rodolfosanchesferreira8767
@rodolfosanchesferreira8767 Жыл бұрын
Mano, que trampo foda! Parabéns, Thiago! As sementes que tu tá plantando agora nós vamos colher por muitos anos no futuro. Teu trabalho é essencial, cara. Já aguardando os próximos episódios ✊🏼
@wesleyzilocchi4860
@wesleyzilocchi4860 Жыл бұрын
Faltei aula pra poder acompanhar a estreia e valeu muito a pena, assistiria fácil as 8h de documentário de uma vez, parabéns pela iniciativa, ansioso pela continuação
@marialauraborgo5219
@marialauraborgo5219 Жыл бұрын
Thiago muito muito muito obrigada por todo trabalho envolvido em realizar e compartilhar essas entrevistas!! Você é NECESSÁRIO!! Obrigada também a todas as pessoas que aceitaram participar!!
@biancarios205
@biancarios205 Жыл бұрын
Trabalho incrível
@anazucatti
@anazucatti Жыл бұрын
Perfeito!!!! Taí um documentário que deveria entrar pro Netflix, já que só em sonho alguma emissora de tv teria a decência de passar um material assim.
@ricniclas
@ricniclas Жыл бұрын
melhor série desse mundo tá prestes a sair, você é incrível!
@ritadecassiasantos647
@ritadecassiasantos647 Жыл бұрын
Chavoso meu lindo chorei... eu sou a casca grossa mas emotiva. KKKKKKKKK camarada segue com esta série. O apoia-se esta ai galera. É maravilhoso. Mesmo sem entender direito nosso povo são revolucionários. Falha é nossa a militância fora da base. Ouvi uma das falas verdadeira. "Se a esquerda é de esquerda" Pq ela não vem aqui?
@lannavasconcelos7212
@lannavasconcelos7212 Жыл бұрын
esperei ansiosamente por essa série, você é FODA mano, parabéns pelo trampo. tava demorando de alguém fazer isso
@doloresalvesfonseca113
@doloresalvesfonseca113 Жыл бұрын
Parabéns pelo lindo trabalho! Ainda não assisti os outros episódios,mas com certeza vou ver sim. Agora ficou muito claro pra mim porque o povo pobre e periféricos ainda acredita num canalha que brinca com a fé das pessoas sem estudo e conhecimento. Vamos acordar meu povo. Procuro se informar. Uma comunidade unida jamais será vencida!🙏🙏
@joseminas7378
@joseminas7378 Жыл бұрын
Cara , que bacana ninguém ouvi os simples e ver e seu trabalho é muito bom , a simplicidade das pessoas que bom ver essa realidade assim no KZbin, ém um canal tão relevante pra nós.
@JuliaSantos-yj7bu
@JuliaSantos-yj7bu Жыл бұрын
Gente, cadê os cortes da dona Cleide para gente compartilhar no whatsapp!? Achei que ela foi até muito cordial. "Nada vale uma vida." Thiago, um milhão seria pouco pelo impacto que vc causa. Parabéns pela dedicação.
@tuliohds
@tuliohds Жыл бұрын
Parabens a todos que botaram a cara e a você Thiago Torres pela iniciativa, voce é REAL!
@jonathaseduardo9159
@jonathaseduardo9159 Жыл бұрын
É incrível ver, como que, apesar de tudo, TODOS são de uma extrema humildade, humildade no quesito de como se coloca, de como se expressa, de como interage com o mundo e com o que pensa. Me parece que cresce.
@filipebraz5811
@filipebraz5811 Жыл бұрын
Mano a galera entrando na faculdade pra melhorar de vida e da sua família(e estão certos) e vc indo mais além levando conhecimento e debate onde é necessário. Só continua cara.
@rayssaa.6417
@rayssaa.6417 Жыл бұрын
Que trabalho incrível Thiago que vc tá fazendo, de verdade, algo que deveria ser visto por todos!! Bastante necessário, parabéns!
@neidebelem1586
@neidebelem1586 Жыл бұрын
Tiago esse seu documentário vai servir de registro para nossa história. Um trabalho exemplar, único. Parabéns mais uma bvez, compartilhei aqui no Rio de Janeiro nos grupos que faço parte. Também aprendi muito com os comentários, quanto moradora de comunidade.
@gabrielviana6935
@gabrielviana6935 Жыл бұрын
Esse trabalho ficou muuito, muito foda. Essa perspectiva de visão é muito importante, não adianta o debate se não for com a participação do povo!
Mano Brown participa do talk show nas alturas
18:08
Racionais TV
Рет қаралды 391 М.
Zombie Boy Saved My Life 💚
00:29
Alan Chikin Chow
Рет қаралды 34 МЛН
❌Разве такое возможно? #story
01:00
Кэри Найс
Рет қаралды 6 МЛН
GRANDE MÍDIA É CÚMPLICE DO FASCISMO
6:30
Chavoso da USP
Рет қаралды 14 М.
COMO OS RICOS FICAM RICOS ?
22:49
Chavoso da USP
Рет қаралды 399 М.
Passou em Medicina na USP Estudando e Trabalhando | Joyce Marinho
46:21
Podcast Resumov com Susane Ribeiro
Рет қаралды 31 М.
Professor Alysson Mascaro : entenda o que é ser da esquerda !!
5:07
Canal da Resistência
Рет қаралды 42 М.
Como se definem Direita e Esquerda? - Conceitos Históricos
21:08
Leitura ObrigaHISTÓRIA
Рет қаралды 1,7 МЛН
ÓDIO DE CLASSE E VIOLÊNCIA REVOLUCIONÁRIA
23:35
Chavoso da USP
Рет қаралды 91 М.
A INDÚSTRIA CULTURAL E O MITO DE QUE O PASSADO ERA MELHOR
29:40
Chavoso da USP
Рет қаралды 657 М.
COMUNISMO, SOCIALISMO E CAPITALISMO
23:24
Chavoso da USP
Рет қаралды 753 М.
Zombie Boy Saved My Life 💚
00:29
Alan Chikin Chow
Рет қаралды 34 МЛН