Gente por favor não vamos generalizar todo tradicional como se agisse dessa maneira tem muita gente aberta ao diálogo em temas filosóficos e históricos más não significa que não possam ter suas críticas honestamente.
@matheusfugita4739Күн бұрын
Infelizmente, essa "muita gente aberta ao diálogo" não possui a influência desses grandes influenciadores católicos. A maioria dos que assistem a esses canais tem se mostrado, na minha experiência, afetada por sua radicalização ignorante.
@davijimi2 күн бұрын
Fugita tenho algumas dúvidas: 1-vc se considera Lulliano atualmente? 2- Carlos Alberto prentende popularizar uma psicologia Lulliana para desmitificar a ideia de psicologia tomista única e ideal ignorando outras tradições? 3-vc diria que no geral Lull tem 90% de acerto e 10% de erros passíveis de críticas e "updates" em seu pensamento?
@MarcelinhoTheRockКүн бұрын
@@davijimi kkkkk eu adoro essas porcentagens. 90% de acerto e 10% de erro.
@matheusfugita4739Күн бұрын
1- Não, pois preciso estudar alguns detalhes da Arte que ainda desconheço. 2- Não. 3- Não é possível fazer essa análise agora. Boa parte das várias obras de Lúlio ainda precisam de alguma sistematização e eu precisaria disso para fazer a qualificação que você pediu (se é que ela é possível). O que posso dizer é que, do que conheço, ele já me convenceu de várias coisas, muitas das quais já havia cogitado no que diz respeito à importância da Diferença enquanto conceito mais fundamental que o Ser.
@davijimiКүн бұрын
@@matheusfugita4739 agradeço os comentários sobre o ponto 2 o Carlos em seus trabalhos de psicologia não busca trabalhar com conceitos filosóficos? É que me parece estranho ele não usar lull com base de analise do intelecto humano tipo nem que seja pra um estudo de analise.
@JohnnyLiterato2 күн бұрын
Você é fera, Fugita! Gostaria de saber se conhece o canal do Socran. É um excelente canal de filosofia e seria muito legal ver uma análise de algum vídeo.
@Luankaiji2 күн бұрын
Cara, já estava querendo recomendar este canal para o Fugita, seria maravilhoso uma análise, sem dúvidas. Salvo me engano já o recomendaram em algum vídeo antigo
@matheusfugita47392 күн бұрын
@@JohnnyLiterato então... se ainda for um canal que conheci anos atrás, eu não gosto muito dos conteúdos dele, não. Mas confesso que isso se baseia em uma amostra de vídeos daquela época, como um bem problemático que ele tinha feito sobre a Guilhotina de Hume. Vi alguns resumos dele também. Talvez hoje o canal esteja diferente e eu não sei.
@Mr.Cruzado2 күн бұрын
Bom canal, o Socran tem um vídeo de 4 horas demonstrando a existência de Deus.
@lucasrinaldi9909Күн бұрын
@@matheusfugita4739Mas depois de tantos anos, você resolveu aprender alguma coisa de Filosofia ou aina é um narcisista que vive em um paracosmos particular de adventista que não sabe que é burro?
@OitavoLucas2 сағат бұрын
Parabéns, Matheus! Nunca vi um vídeo ruim neste canal 😃 Sempre aprendo muito. É ótimo ver sinceridade e clareza na expressão das ideias, sem fingir saber o que não se sabe. Infelizmente, muitos católicos chamados "tradicionalistas" (falo ao menos desses tradicionalistas brasileiros mais famosos aqui do KZbin) costumam fingir conhecimento, falar com arrogância e desprezar o que ignoram. Um exemplo disso, ao meu ver, é o desprezo pelo Concílio Vaticano II.
@wesllybarbosa2939Күн бұрын
Traz mais videos, por favor Meteus, faz um video indicando os melhores livros para iniciantes ma filosofia
@matheusfugita4739Күн бұрын
Pode deixar que eu farei! 😊❤
@Mateusferreira665572 күн бұрын
A critica do joel faz do renascimento poderia se encaixar na verdade no iluminismo. Eu vejo muito mais o iluminismo com ruptura com a igreja e seus dogmas do que o renascimento.
@matheusfugita4739Күн бұрын
Sim... colocar isso nas costas do Renascimento faz pouco sentido.
@FRANCISCOOLIVEIRADELMANTO5 сағат бұрын
Quais seriam recomendações de livros para entender o renascimento? Tanto em história e filosofia
@annikcatunda20192 күн бұрын
E eu achando que iria ficar sem meu passatempo preferido de sábado à noite: assistir a vídeos novos do seu canal.
@matheusfugita4739Күн бұрын
Jamais! 😄
@PoesiaeUtopia2 күн бұрын
"Mas eis que a bem-aventurada recordação do Santo Evangelho já parece advertir-nos a abandonar os meandros filosóficos e a buscar a bem-aventurança por um caminho mais curto, o caminho pelo qual os teólogos cristãos nos conduzem e, principalmente, Tomás de Aquino, o esplendor da teologia cristã". Marsilio Ficino, Teologia Platônica.
@PoesiaeUtopia2 күн бұрын
Ficino defendendo tanto a autoridade dos Evangelhos quanto Tomás de Aquino, justamente o contrário do que foi falado pelo entrevistado.
@MarcelinhoTheRock2 күн бұрын
Acho muito estranha essa afirmação de Ficino, porque me parece que justamente é Tomás de Aquino que vai começar, de forma mais abalizada, já que o tornaram um doutor de posição privilegiada na igreja romana, a trazer essa possibilidade mais racionalista (não no sentido do racionalismo como movimento cristão, mas no de possibilidade da neutralidade da razão, o que acaba por dar autonomia à razão) que desemboca justamente no humanismo. Que ironia não?
@matheusfugita4739Күн бұрын
De fato, como eu disse, os filósofos da Renascença não são inimigos e/ou renegadores que não dialogam com a Escolástica.
@Su9KkkkКүн бұрын
Quais manuais de filosofia você recomneda?
@josephalves8035Күн бұрын
Salvo engano, o livro “Discurso sobre a dignidade do homem” de Pico era pra ser o seu discurso inicial no debate que ele propôs para defender as suas “900 Teses”. Porém, como foi censurado e não o permitiram debater, o texto acabou ficando de lado, e mais tarde, após a morte de Mirandola, o nomearam de tal forma.
@MarcelinhoTheRock2 күн бұрын
Esse vídeo me deu possibilidades boas dentro da IA: A afirmação "Deus é o primeiro na ordem do Ser, porém não é o primeiro na ordem do conhecer" pode ser analisada a partir de diferentes perspectivas filosóficas e teológicas. 1. **Ordem do Ser**: - Em muitas tradições filosóficas, especialmente na metafísica, Deus é considerado o ser supremo, a causa primeira ou o fundamento de toda a existência. Nesse sentido, Ele é o primeiro na ordem do Ser, pois sua existência é vista como necessária para a existência de tudo o que é. 2. **Ordem do Conhecer**: - A ideia de que Deus não é o primeiro na ordem do conhecer pode se referir ao fato de que, para muitos, o conhecimento humano inicia com a experiência sensorial e a observação do mundo. Assim, as pessoas podem começar a compreender a realidade através das coisas criadas, antes de chegar à concepção de Deus ou de uma causa primeira. - Além disso, em algumas correntes filosóficas, como o empirismo, o conhecimento é construído a partir da experiência, o que pode sugerir que Deus, como conceito, é compreendido apenas após uma série de outras experiências e conhecimentos. 3. **Implicações**: - Essa distinção pode levar a discussões sobre a relação entre fé e razão, bem como sobre como as pessoas chegam ao conhecimento de Deus. É uma posição que pode ser vista como um convite ao diálogo entre diferentes formas de conhecimento, incluindo a razão, a experiência e a revelação. Em resumo, a afirmação provoca uma reflexão sobre a natureza de Deus em relação à existência e à compreensão humana, destacando a diferença entre ser e conhecer em um contexto filosófico e teológico.
@MarcelinhoTheRock2 күн бұрын
Kkkkkkkk sabe o que é interessante nisso daqui? É que ele não consegue perceber que justamente é essa visão aqui que cria todo esse problema mais lá na frente ao tentar criar um terreno neutro, de onde todos partem. É exatamente esse tipo de raciocínio que é criticado dentro dos círculos pressuposicionalistas.
@FRANCISCOOLIVEIRADELMANTO2 күн бұрын
Oi Fugita, desculpa a pergunta intrusiva. Mas você costuma debater muito com o Carlos Alberto, principalmente sobre catolicismo e adventismo?]
@lucasrinaldi9909Күн бұрын
Quando se coloca "catolicismo" e "adventismo" na mesam frase, já se vê que tudo está perdido mesmo kkkk
@matheusfugita4739Күн бұрын
Olá, caro! Nós não costumamos debater sobre isso, não. Mas eu já mostrei para ele várias convergências desconhecidas entre as duas tradições.
@FRANCISCOOLIVEIRADELMANTOКүн бұрын
@@di_gennaro todo não-sedevacantista é um modernista?
@FRANCISCOOLIVEIRADELMANTOКүн бұрын
@ Isso aí dá quantos por cento dos que se dizem católicos hoje?
@FRANCISCOOLIVEIRADELMANTOКүн бұрын
@ depende. É que nós católicos gostamos de usar a promessa feita a São Pedro para argumentar contra o protestantismo, mas aparentemente essa promessa só vale até o CV2.
@MiguelMiguel-tk2dn7 сағат бұрын
Giovanni Pico della Mirandola acreditava na Cabala? Eu li isso na Wikipédia, não sei se isso é verdade. Gosto muito do seu conteúdo.
@FRANCISCOOLIVEIRADELMANTO5 сағат бұрын
Até onde eu sei um monte de filósofo católico é acusado disso. Até Santo Alberto Magno já foi acusado de magia, se não me engano (dizem que é por isso que demorou pra ser canonizado). É ainda mais esperado que isso aconteça com os do renascimento.
@eduardojosenicolaufeliz833Күн бұрын
O período analisado marca a transição de poder e modulação social. O professor deixa claro logo no início
@matheusfugita4739Күн бұрын
Não entendi se você quis amenizar algum erro dele com seu comentário, mas espero que perceba que o que você falou não altera a gravidade dos desvios dele.
@eduardojosenicolaufeliz833Күн бұрын
@ não é questão de erro ou acerto, mas do sectarismo a partir de análise dogmática. O professor é claramente devoto e a reação também, em sentido inverso. Inexorável
@matheusfugita4739Күн бұрын
@@eduardojosenicolaufeliz833 dizer que a maioria dos autores renascentistas defenderam as coisas que ele disse está errado, sim.
@MarcelinhoTheRock2 күн бұрын
Esse tipo de fala me faz lembrar do livro A morte da Razão de Francis Schaeffer, é um livro com seus defeitos, porém ele é bem ponderado ao demonstrar que o problema da divisão FÉ-RAZÃO é algo que aconteceu de forma progressiva desde Agostinho (essa admissão é interessante, porque sendo um calvinista, o Schaeffer tinha em Agostinho um mestre).
@matheusfugita4739Күн бұрын
São coisas que são pouco conhecidas ou admitidas por essa ala tradicionalista e/ou tomista.
@JonathanLimaNow2 күн бұрын
Pq tenho a impressão que tudo q envolve esse Andrade é palpitagem?
@matheusfugita4739Күн бұрын
Porque você tem um bom faro para essas coisas! 😅
@ArthurMarinho9kКүн бұрын
comentando só pra engajar o vídeo ❤
@matheusfugita4739Күн бұрын
Muito obrigado, querido! Tudo que você puder fazer para engajar me ajuda demais! ❤
@MarcelinhoTheRock2 күн бұрын
O próprio Erasmo de Roterdã morreu na igreja romana, embora desprezasse a escolástica em algum sentido.
@LucasOliveira-rr8ceКүн бұрын
Pico Della Miranda não ignorava o Cristianismo, ele só fez uma salada misturando Cristianismo com Paganismo, Hemertismo, Alquimia, Astrologia, Esoterismo, Cabalismo, etc. Ele era Cristão, mas não era lá muito Ortodoxo.
@matheusfugita4739Күн бұрын
Não é bem assim. Ele escreveu fortemente contra a astrologia, por exemplo.
@douglaswillian26Күн бұрын
Fugita, estou aguardando o seu vídeo a respeito da inquisição protestante e de todo massacre que eles cometeram.
@MarcelinhoTheRockКүн бұрын
Manda aí um artigo acadêmico sobre a inquisição protestante.
@Kiara-o4y5zКүн бұрын
Inquisição protestante? Já ouviu falar sobre a Noite de São Bartolomeu? "Os corpos foram lançados aos rios; o sangue corria como arroios pelas ruas; o rio Sena parecia ser de sangue. Tão furiosa e infernal era a sua ira, que mataram até os papistas considerados pouco devotos a sua diabólica religião. De Paris a destruição estendeu-se a todos os rincões do reino. Em Orleans foram mortos mil homens, mulheres e crianças; em Rouen, seis mil. Em Meldith, duzentas pessoas foram encarceradas e, mais tarde, tiradas uma a uma, e cruelmente assassinadas. Em Lyon, o número de mortos chegou a oitocentos. Aí, crianças agarradas aos pescoços de seus pais e pais que abraçavam afetuosamente seus filhos serviram de alimento às espadas e às mentes sanguinárias daqueles que chamavam a si mesmos de a Igreja Católica. Nessa localidade, trezentas pessoas foram assassinadas na casa do bispo, e os ímpios monges não queriam liberar ao sepultamento os seus corpos." (O livro dos Mártires, p.91) Agora, diga aí quantas noites de @ssa@sin@t0 e inf@nticídi0 o protestantismo promoveu.
@LucianoJunior-jm4prКүн бұрын
Não existe inquisição protestante
@aaaaaaa710Күн бұрын
Quem teve inquisição foi a ICAR
@douglaswillian268 сағат бұрын
Estou vendo que o pessoal anda bem atualizado 😆
@robertocaetano49452 күн бұрын
Fugita, o que você acha que vai modificar o pensamento filosófico medieval para o pensamento moderno? Quem são os principais autores dessa mudança? Na verdade, creio que a própria escolástica lança esses alicerces de mudança. Os Romanistas reclamam das mudanças de pensamento, mas a própria escolástica faz uma enorme releitura da Patrística.
@contresrt2 күн бұрын
Naverdade a grande quebra acontece após decart que buscou recomeçar do zero a filosofia tendo uma abordagem radical que o fugita comentou daí a filosofia nunca mais foi a mesma. Os católicos criticam principalmente a modernidade mas tem bons pontos da fenomenologia e analítica utilizáveis a nós.
@robertocaetano49454 сағат бұрын
@@contresrtInteressante, fale mais sobre isso.
@thiagojosegoncalvesmendes1002 күн бұрын
Comentando para engajar
@matheusfugita4739Күн бұрын
Muuuito obrigado pelo apoio, caro! Mande para amigos também! 😄
@endlesslifeless2 күн бұрын
A verdade é que esse Marcelo Andrade é um palpiteiro, só que como ele é de direita e católico o diploma de história dele vale, eu tenho a sensação que todos esses caras são simulacros, como também, arremedos deles mesmos. Seu canal é ótimo.
@MarcelinhoTheRock2 күн бұрын
Infelizmente isso daí é a fábrica de intelectuais do Brasil.
@lucasrinaldi9909Күн бұрын
Isso vale pro facelado adventista também. É um mais burro que o outro
@matheusfugita4739Күн бұрын
Infelizmente, Marcelo Andrade tem instruído muitos jovens nesse caminho. Estou tentando fazer algo contra isso. Obrigado pelo apoio! :)
@matheusfugita4739Күн бұрын
@@lucasrinaldi9909calma, querido. Não precisa ficar agitado assim por que esses ícones católicos estão sendo desmascarados. Fique feliz! A verdade sempre é motivo de alegria. 😊
@endlesslifelessКүн бұрын
@matheusfugita4739 Ainda bem que tem pessoas como você que estão dispostas, porque sinceramente já vi o naipe dos convidados dele e tem uns que falam que tudo que veio depois da idade média é satanismo kkkk
@williamsbrito1964Күн бұрын
não tem problema nenhum em ser um conservzdor o problema é ser um revisionistas.
@baltazar00s2 күн бұрын
Oq vc acha do Orlando Fideli? ele que criou essa corja de zé catolico fanático
@MarcelinhoTheRock2 күн бұрын
Kkkkkkkkkkk esse tipo de comentário era inevitável. Orlando Fedeli tinha seus méritos, mas ele era obcecado em demonstrar que a queda da França não foi algo que o Romanismo tenha culpa. Daí você entende todo o enredo anti reforma consequente disso. Essa retórica ideológica é muito pouco factual.
@MarcelinhoTheRock2 күн бұрын
@di_gennaro Um "católico fanático" pode ser entendido como uma pessoa que demonstra uma devoção extrema à fé católica, muitas vezes acompanhada de uma defesa intransigente da tradição e dos dogmas da Igreja. Esse fanatismo pode se manifestar em várias atitudes, tais como: - **Intolerância**: Uma tendência a desmerecer ou criticar pessoas de outras crenças, frequentemente atribuindo a responsabilidade por erros ou divisões religiosas a tradições reformistas ou outras religiões. - **Proselitismo agressivo**: Um esforço insistente para converter os outros à fé católica, desconsiderando o respeito pela diversidade de crenças. - **Defensivismo**: Apologistas católicos fanáticos podem minimizar ou justificar falhas históricas da Igreja, frequentemente deslocando a culpa para reformadores ou outras tradições religiosas, em vez de reconhecer a complexidade dos problemas. - **Rigidez doutrinal**: Uma adesão estrita a dogmas, sem considerar contextos culturais ou históricos, o que pode levar a um distanciamento de valores de amor e compreensão promovidos pela fé. Essa visão pode criar um ambiente de polarização, onde o diálogo inter-religioso é prejudicado e as críticas são frequentemente desviadas para outras tradições, em vez de serem abordadas de maneira autocrítica.
@baltazar00s2 күн бұрын
@@di_gennaro marcelo andrade e companhia são otimos exemplos, mas se n ficou claro desse tipo que defende a idade média como se fosse o Reino dos Céus na terra, condenam absolutamente tudo, criticam tudo pós CVII (ja q teve mts coisas foram boas, defender limbo n da), enfim, estão presos naquele catolicismo escrupruloso e burocrata antigo que (detalhe) o proprio vaticano repudia hj em dia, ai só sobra se se contradizer ou apelar pra sedevacantismos da vida
@MarcelinhoTheRock2 күн бұрын
@di_gennaro talvez acho que você é da ala fedelista e nem sabe.
@MarcelinhoTheRock2 күн бұрын
@@di_gennaro Não, não, você não definiu o que é ser um Romanista NUNCA, se você acompanhar as discussões realmente feitas por quem é a igreja (i. e. Os bispos, arcebispos, cardeais e o Papa), a forma como eles abordam o romanismo é COMPLETAMENTE DIFERENTE da forma como pessoas como Marcelo Andrade e a maioria dos apologetas romanistas o fazem. Mas MUITO MESMO. Por exemplo o senhor Bergoglio, vulgo Papa Francisco I (se é que terá algum outro dessa linhagem), já afirmou coisas que destoam completamente do ambiente criado por Orlando Fedeli e cia, inclusive é extremamente odiado por isso, o que não condiz com o que é ser um devoto da fé romana, já que o princípio do Romanismo é o Papismo, o que torna os termos intercambiáveis, então quem não se sujeita ao Bispo Universal não pode sequer ser chamado de "Católico".
@felipemion4456Күн бұрын
Falou que tinha Inquisição e Perseguição? 😂 Aguardando os raivosos
@matheusfugita4739Күн бұрын
Apareceram alguns já. Rsrs
@AugustoCesar-hz2vlКүн бұрын
Vão dizer que inquisição era tribunal católico que só julgava católicos!.@@matheusfugita4739
@JohnnyLiterato2 күн бұрын
O Marcelo Andrade me da sono
@matheusfugita47392 күн бұрын
@@JohnnyLiterato então... eu acho o conteúdo dele sempre muito enviesado, quase sem tentativa de amenizar isso.
@PoesiaeUtopia2 күн бұрын
@@matheusfugita4739 penso que ele tem um pensamento enviesado e raso, cria frutos somente em locais onde não há profundidade de pensamento.
@MarcelinhoTheRock2 күн бұрын
@@PoesiaeUtopiaeu acho que isso é o destino de qualquer um que queira fazer um canal de massa, porque no início do canal dele, ele se limitava a falar dos assuntos que ele dominava, mas conforme ele cresceu, precisou diversificar os assuntos, e trazer pessoas diferentes para diversificar esses assuntos, só que nesse afã, você acaba não tendo tempo para produzir um conteúdo elaborado, e qual a consequência disso? Conteúdos enlatados para um público específico (I. e. Romanistas da ala mais tradicionalista/tridentina, esse pessoal é geralmente ufanista em relação ao passado romanista do Brasil). Outro ponto é que o jeito do Marcelo Andrade já é pedante por natureza, aquele negócio Blase dele de falar sobre gastronomia. É até interessante isso, porque ele costumava atacar como fruto do comunismo essa cultura de massa enlatada e o conteúdo dele se tornou justamente isso.
@robertocaetano49452 күн бұрын
Segundo! 😁
@matheusfugita4739Күн бұрын
Parabéns, caro! Mas pode ser mais rápido na próxima! Rs
@robertocaetano49454 сағат бұрын
@@matheusfugita4739😂
@luizcarloslopes97467 сағат бұрын
Você está discutindo tantas coisas idiotas sem sentido, não tem nada haver uma coisa com a outra, vai aprender interpretar.
@matheusfugita47397 сағат бұрын
@@luizcarloslopes9746 não interpretei errado, não. Ele só não sabe de filosofia do Renascimento mesmo. 😊
@luizcarloslopes97467 сағат бұрын
O que o cara tem de idade o professor tem de estudos filosóficos, pesquisas e estudos. E acha que é um sabichão. Menos Teresa, menos…
@matheusfugita47397 сағат бұрын
@@luizcarloslopes9746 já pensou? Tanto tempo estudando pra falar o que ele disse nesse programa... muito triste.
@OQuestionadorAnonimo2 күн бұрын
Primeiro?
@matheusfugita47392 күн бұрын
Sim! Parabéns pela agilidade!
@lucasrinaldi9909Күн бұрын
Por que será que o KZbin acha que eu quero ver uma reação de um adventista favelado a um católico tresloucado palpiteiro?
@sirdavidalvesКүн бұрын
Provavelmente ele conhece sua ignorância e quer que você aprenda algo
@matheusfugita4739Күн бұрын
@@sirdavidalvesia falar alguma coisa, mas seu comentário superou qualquer que eu poderia escrever.
@Kiara-o4y5zКүн бұрын
Se existissem bactérias comedores de cérebro, as suas passariam fome.
@lucasrinaldi9909Күн бұрын
@@sirdavidalves Aos 16 anos já poderia dar um masterclass para o Fugita em leitura crítica. Hoje tenho 34.
@lucasrinaldi9909Күн бұрын
@@matheusfugita4739 Até uma IA mal treinada supera qualquer coisa que você pode dizer.
@luizcarloslopes97467 сағат бұрын
Cara, você ainda é uma criança comparado com o professor. Todos os grandes historiadores da filosofia concordam com ele. Reale, Gilson, Copleston, Mondin e outros. Sua análise ao pensamento dele foi ridícula, principalmente pelo estilo protestante do “quem”, “onde está isso?”. Você também não citou ninguém que ensinou algo contrário à ele.
@matheusfugita47396 сағат бұрын
@@luizcarloslopes9746, eu sei que você ficou chateado por eu ter mostrado as coisas erradas que ele disse, mas não precisa tentar me atacar pessoalmente. 😅 E acho que dá tempo de você apagar o comentário para ninguém mais ver que você colocou Reale na lista... afinal, qualquer pessoa que já leu seus volumes de História da Filosofia sabe que ele atacava a Tese da Ruptura entre Idade Média e Renascença, que foi defendida aqui pelo seu professor. Parece que o "estilo protestante" meu, que se importa com as fontes e com o que de fato foi dito pelos autores, é melhor do que esse seu espírito católico de fundar tudo sob a autoridade de alguém ou nos anos de estudo de outro. 😅😅😅
@lucasn7076Күн бұрын
Todo vídeo desse cara é negativo sobre alguém, vive do canal é ruim demais
@matheusfugita4739Күн бұрын
Está falando de mim? Ora, lancei 4 vídeos neste ano e este é o primeiro react expondo os erros de alguém. E quer saber? Acho que eu tenho que mostrar é mais erros desse pessoal para ver se abro os olhos de mais pessoas. Critiquei poucos até agora.
@pablobandeira3540Күн бұрын
Muitos aqui nunca leu dominion do tom Holland que mostra o quanto o cristianismo moldou o ocidente.