Um exemplo sobre o princípio da alienação, é quando o indivíduo trabalha em um mercado e passa necessidades em casa, produz veículos e anda a pé, ou seja, aquilo que é a produção de sua mão de obra não faz parte de seu acesso enquanto consumo. Alienado seria o indivíduo que além de viver nessa condição, não tem consciência desse fenômeno.
@prof.ismaellopes77732 жыл бұрын
@J. B. Sival, não concordo, pois quando você me poe contra a parede, me trata como se eu fosse a personificação do sistema. Eu sou um sujeito, e deste modo, não divido meu dinheiro como o personagem Costa, construido por Machado de Assis em O alienista. Enquanto sujeito, eu culturalmente vivo em um sistema capitalista, no entanto não sou capitalista, pois disponho apenas de minha mão de obra, não possuo os meios de produção. Vendo minha mão de obra para acessar os meios de produção. O caminho para um funcionário deixar de ser alienado seria receber um salário digno e poder acessar os meios de produção, comprar boa comida, carro, casa etc.
@prof.ismaellopes77732 жыл бұрын
@J. B. Sival quando à Mega-Sena, eu não costumo jogar!
@prof.ismaellopes77732 жыл бұрын
@J. B. Sival, você tem estigmas prontos sobre tudo. Em nossa discussão não há um consenso. Fique você com suas verdades. Meu ponto de vista é amparado nos estudos materialista histórico dialético, ou seja se o capital enquanto construção humana é possível, outros modelos de sociedade também são, assim como Max Weber analisa, como o capital se desenvolveu em algumas sociedades e em outras não. Saia da Matrix irmão.
@prof.ismaellopes77732 жыл бұрын
@J. B. Sival não te disse? Você tem pseudo verdades sobre tudo. Desconsiderar a ciência e se auto proclamar intelectual, só te faz um indouto metido a instruído, não te torna intelectual.
@prof.ismaellopes77732 жыл бұрын
@J. B. Sival fundado em qual razão? Qual método científico?
@ricardoventurino46173 жыл бұрын
Mesmo sabendo que sou alienado, continuo sendo alienado. Excelente! Continue com esse ótimo trabalho de socialização do seu conhecimento camarada!
@FilosofiaVermelha3 жыл бұрын
Valeu, camarada! Grande abraço!
@CheComunista3 жыл бұрын
Excelente
@rodya99263 жыл бұрын
Excelente canal! Nunca pare com os vídeos
@claudiocorreia60963 жыл бұрын
Vivemos em um mundo materialista. Marx nos ensinou que a única coisa que importa é o materialismo científico... Daí decorre o niilismo- onde não há certo e errado... O utilitarismo- onde só a vitória importa. Ou seja, Marx nos ensinou que não há certo ou errado, apenas a VITÓRIA importa. Eita marxismo perverso... Matou milhões de pessoas e ainda é o ídolo da juventude...
@rodya99263 жыл бұрын
@@claudiocorreia6096 Usou que droga pra falar esse monte de besteira?
@claudiocorreia60963 жыл бұрын
@@rodya9926 Aquela boa e velha tática comunista de atacar o interlocutor, não suas ideias... Por que você não tenta provar que estou errado ao invés de me atacar?
@rodya99263 жыл бұрын
@@claudiocorreia6096 Só de ter mandado o "Matou milhões" já dá pra perceber que tu aprendeu sobre Marx com KZbinr nível Nando Moura ou padre Ricardo. Eu não vou ficar debatendo em internet né, pf eu tenho que trabalhar. Caso queira aprender algo de verdade vá ver os vídeos desse canal e do "Orientação Marxista"
@claudiocorreia60963 жыл бұрын
@@rodya9926 Posso concluir então que você é um negacionista. Nega que o comunismo é perverso e que matou milhões de pessoas. Acredita que comunismo é sinônimo de honestidade... Acredito ser uma perda de tempo conversar com uma pessoa que despreza a VERDADE. Que prefere a fantasia de um futuro perfeito, do que a realidade das leis de mercado... Pena que você não quer ir sozinho pra esse inferno... Quer me levar junto com você...
@David_Lake3 жыл бұрын
Glauber, para termos mais conteúdo com mais frequência, você poderia fazer um membership plan
@zeusbotafogo38902 жыл бұрын
Sou Agnóstico, Jornalista e Radialista, gosto do seu Canal , tanto que me escrevi. Coisa boa e edificante não podemos ignorar. Parabéns pelos ensinamentos.
@davidsantos16302 жыл бұрын
É que têm a dizer sobre Edward Bernays
@joaodacruzvilanovamonteiro527911 ай бұрын
Eu sou ateu, muito ateu.
@enedinatroianisanches97893 жыл бұрын
Excelente explicação. O povo precisa entender o processo de conscientização e ação que caminham juntos levando-o para outra dimensão da realidade, da qual efetivamente participe como criador e ator de sua história e não aceite a historia que lhe é contada.
@andersoncardoso2553 жыл бұрын
Gente chata criticava o povão por assistir a copa do mundo de futebol. Mas os inteligentes deviam saber que se pode muito bem ter consciência de classe e gostar de assistir jogo de futebol.
@cesarluis84703 жыл бұрын
No caso eles estão falando de torcedores fanáticos brigam tem torcida organizada etc...
@tauanvenus29733 жыл бұрын
Critico quem fica defendendo jogador, batendo nos outros por causa de time, etc. Pare pra pensar um pouco.
@henriquenunesalmeida83883 жыл бұрын
Lembro do Oliver Noronha postando um hospital em frangalhos enquanto o Brasil ganhava um jogo da copa de 2018 e depois elegeu o minto miliciano.
@quandovcestivernoyoutube2 жыл бұрын
assistir futebol é despejar milhões nos bolsos dos Marinhos.
@mauroalves62642 жыл бұрын
Acho que no caso específico do futebol é o problema prioriza-lo como prioridade pra vida. Brigar, agredir e matar por algo que não coloca um pão em sua mesa. Só é bom pra quem lucra com isso. E a grande parte é manipulado. Gosto de futebol, mas vivo muito bem sem ele também.
@lucianaribeiro90873 жыл бұрын
Muito bom seus vídeos!Uma linguagem de fácil compreensão e super didático 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
@eduardolimaho98113 жыл бұрын
Excelente análise critica filosófica Glauber. Obrigado pela solidariedade e comprometimento com a construção do conhecimento! "Paz entre nós e Guerra aos Senhores!"
@afonsosarmento61943 жыл бұрын
Filosofia e metal extremo é o que a gente precisa
@gentesdapiorestirpe3 жыл бұрын
Porra, bicho! Filosofia e metal extremo é a combinação perfeita! Sou apreciador de death metal, black metal... etc Cheguei agora no canal e tô explorando. Grande abraço e até mais! ; )
@FilosofiaVermelha3 жыл бұрын
Valeu, Cristiano! 🤘🏼🤘🏼🤘🏼
@karol26063 жыл бұрын
Como sempre, excelente! Mais uma vez, muito obrigada pelo seu tempo e por dividir o seu conhecimento 😀
@Thayô_D.Oliveria3 ай бұрын
Surreal a forma precisa que você usa as palavras meu mano... 👏🏽👏🏽👏🏽
@Regina27362 жыл бұрын
Muito obrigada por compartilhar o conteúdo do seu trabalho. E por sua delicadeza de ser. Saiba que foi muito esclarecedor para mim.
@CaianSoares2 жыл бұрын
O trabalho pode ser uma fonte de prazer ou de dor, dependendo de cada caso. Existem trabalhos que sugam tanto de nós, que realmente nos tornam praticamente uma peça, uma mercadoria.
@saulobrito18223 жыл бұрын
Seu trabalho é inspirador camarada!
@juliagabrielafelix28293 жыл бұрын
Sensacional! É impressionante como Glauber consegue fazer uma exposição tão compreensível, simples e rigorosa ao mesmo tempo! Parabéns pelo canal!
@gedeirsilva70273 жыл бұрын
Parabéns pelo profissionalismo e o orgulho de exercer esse trabalho que custa um dia de vida, então faça vale apenas cada segundo, minuto e horas.
@StalineS3 жыл бұрын
Massa! Muito bom o vídeo Camarada Glauber, 👍✊✊
@itdoesnotmatter6983 жыл бұрын
Video incrível! Obrigada pelo conteúdo, Glauber. Acho que estou apaixonada
@PreletorLMS Жыл бұрын
Uma aula maravilhosa. Sou teu fã professor.
@renaqtoalencar95193 жыл бұрын
Nunca pare com os vídeos mestre
@amilton557 Жыл бұрын
Sucesso no projeto musical. Estou fazendo seu curso, é muito bom, parabéns!!!
@edivanpereira69403 жыл бұрын
Melhor canal de filosofia. Conteúdo bem explicado!
@VALOZ_FELIPEVALOZJRVALOZ3 жыл бұрын
Como sempre didático e absolutamente pertinente! E vamos ver/ouvir o tal heavy metal... O que evidentemente pode sugerir uma experiência estética e, consequentemente, alguma valoração amparada pelo discernimento, ou pertinência crítica! Parabéns pelo trabalho em bola pra frente!!
@batmanrobin8663 жыл бұрын
A Cultura é individual as oportunidades se vc mora em uma cidade sem livros é difícil mas o you tube é uma riqueza intelectual
@welissomalves16642 жыл бұрын
Velho estou gostando dos vídeos, e agirá me cativou mais seu bom gosto visto pela camisa . Ganhou meu like com certeza .
@nunobrito92853 жыл бұрын
Estou gostando muito de seu curso. Parabéns. Espero que, futuramente, saía um curso de introdução ao marxismo.
@djangolivre98343 жыл бұрын
Seu canal tem feito eu me interessar pelo marxismo e procurado estudá-lo. Estou aprendendo muito, professor, por favor, não pare nunca!
@alexandremelofurtadodemend25883 жыл бұрын
Boa noite amigo 😴 🌙 é minha primeira visualização no seu canal de HQ áudio extended original 👍 💌
@humbertoferreira1683 жыл бұрын
Muito didático, conhecendo o canal agora!
@martin43492 жыл бұрын
Fico contente em ver que muitas pessoas entenderam bem o conteúdo. Eu entendi bastante, mas, não tudo. Pra mim, a linguagem foi para os já iniciados e acho que deveria ser para "cegos". E, de modo geral, também percebo a ausência _total_ de cursos populares sobre os assuntos que importam (economia, política, educação...) realmente na vida de indivíduos e famílias, mas, que, pelas criminosas, variadas e moderníssimas formas de alienação, tendo bem à frente a TV e a internet, não são percebidas pela grande maioria.
@AlanNisiyamamoto3 жыл бұрын
Olá, Glauber! Mais um ótimo vídeo, explicado de forma muito didática. Obrigado! E já me inscrevi também no canal do Denial of Death. Grande abraço!
@FilosofiaVermelha3 жыл бұрын
Valeu, Alan! Grande abraço!
@antonioraposo18993 жыл бұрын
Poxa camarada como é bom ter pessoas generosas como você, que nos faz aprender um pouco mais sobre a nossa realidade, muito obrigado pelo seu trabalho.
@pamcj0083 жыл бұрын
Que belíssima aula, professor!!! Parabéns!
@xadaalves73843 жыл бұрын
Glauber, parabéns pelo seu trabalho. SUCESSO Agradeço.
@leaocdeo39983 жыл бұрын
Camarada, poderia nos brindar com uma breve explanação a respeito do "conhecimento"? Uma reflexão sobre as Teorias do Conhecimento, de Platão a Gettier, e suas implicações sociais, entendendo o conhecimento como uma instituição, um poder. Além das possibilidades de conhecer a realidade imediata, alienar-se dela, se há uma natureza humana ou não, tudo é convenção e manifestações da língua, daquilo que nomeamos, definimos, conceituamos, e guerriamos por fazer ser "conhecimento" ou não. É ir longe demais pensar que para se alienar de algo seria antes necessário saber exatamente o que esse algo é? Ou seja, se não sabemos o que as coisas são exatamente e criamos os conceitos que nos permitem dar identidade a elas, como podemos nos alienar? Espero que entenda minha questão e que possa servir de gatilho para mais uma excelente reflexão. Parabéns pelo canal e dedicação aos estudos.
@carlosmagno73063 жыл бұрын
Muito exclarecedor, parabéns!!!
@raulsevero851211 ай бұрын
o 'povo' é um inconsciente coletivo, a arte e os esportes são forma de exteriorizar sentimentos, de fazer parte de algo maior... por alguns instantes apenas, pois a grande maioria não se sente capaz de interferir, alterar ou se apropriar da sua própria realidade.
@venturacabecao3 жыл бұрын
Que aula sensacional. Obrigado Glauber.
@kinhotri3 жыл бұрын
Tenho uma camiseta do Dark Funeral igualzinha essa! Abraços, camarada!
@mateusromanp3 жыл бұрын
Muito bom, Glauber. Lendo o Capital volume 1, me pareceu que o conceito de alienação aparece ali mais nessa dimensão produtiva, ficou mais claro com você explicando como a alienação tem outras dimensões que se desdobram das condições materiais. Interessante também que o termo apareça na Bíblia do Lutero, que alguns autores colocam como o texto fundador do alemão literário moderno.
@jeand36043 жыл бұрын
Cara!sou das agrárias(agronomia)mas,amo história,filosofia. Já vi muitos vídeos de diversos canais.mas,o seu é sensacional!!!!na hora me inscrevi👏👏👏👏👏.
@adrianosteel41003 жыл бұрын
Muito obrigado pelo vídeo muito explicativo e já conferi seu making off do Denied of Death, assim que tiver o trabalho concluído nos avise.
@valeriagomes17863 жыл бұрын
Não conhecia o canal, parabéns pelo conteúdo, realmente é bem prático e objetivo!
@666weslei3 жыл бұрын
Excelente, como sempre.
@v.ss_3 жыл бұрын
Amigo, que canal! 👏👏👏👏
@sebastiaocarlos9743 жыл бұрын
Muito bom!👏👏👏 Indo de Hegel a Feuerbach e a Marx, a alienação do homem está na "criação" de deus pelo homem, como imaginário, e na criação da mercadoria ou do produto pelo trabalho do homem.
@historiaefilosofia28253 жыл бұрын
Estude a história do Padre Pio, dos milagres eucarísticos e dos corpos incorruptos dos santos...e já será suficiente para isso tudo isso ficar pequenino...
@roselimartins18143 жыл бұрын
Seus vídeos são excelentes.
@brunasilvarodrigues60363 жыл бұрын
Boa explicação!
@lucastblascke3 жыл бұрын
Muito bom ! Aguardando esse projeto do Denial ai. Abraço \m/
@FilosofiaVermelha3 жыл бұрын
Valeu, Lucas! Semana que vem sai o primeiro single! 🤘🏼🤘🏼🤘🏼
@sophiacaetano66793 жыл бұрын
caramba esse vídeo ficou incrível!
@matmasara2 жыл бұрын
Acabei de me inscrever no seu canal. Assisti a alguns vídeos e estou lhe admirando muito. É conhecedor dos assuntos que expõe, analisa com muita coerência e tem um visão humanista. Obrigada por suas aulas.
@cleitonromero56452 жыл бұрын
Gosto muito dos seus vídeos Glauber vc e uma inspiração Meus parabéns
@kallangojoe5883 жыл бұрын
Muito bom! Obrigado mais uma vez!
@ramossobrinho40932 жыл бұрын
Muito bom. Parabéns. Muito obrigado.
@kaiserreich29803 жыл бұрын
Excelente vídeo camarada.
@Depressiona3 жыл бұрын
Ansioso pelo álbum, grandes conquistas!
@ellacyd.siqueira53083 жыл бұрын
Li um texto na universidade, mas não lembro o autor. Ele diz que alienação é não saber os processos de construção das coisas que nos permeam. Ouvindo seu vídeo, seria o pensamento Marxista acredito eu. Obrigada! Encontrei seu canal por conta do vídeo de como você aprendeu alemão e me tornei inscrita. Tem sido minha companhia pelas manhãs enquanto me preparo para ir ao trabalho.
@MrLamxm3 жыл бұрын
Excelente vídeo, camarada!! 👏🏼👏🏼
@jonathanl.machado67543 жыл бұрын
Sou de uma área aplicada das ciências sociais então tomo um cuidado extra quando estudo teóricos do meu campo. Nesse sentido, já ouvi falar que alienação se relaciona com o desconhecimento do trabalhador (no caso do trabalho) quanto ao processo produtivo e o produto final, servindo apenas de maneira instrumentalizada potencializada pela divisão racional do trabalho. Sendo assim, um artesão que dominasse o seu produto não seria alienado. Essa concepção está correta? Desde já agradeço e parabéns pelo vídeo, ótimo mesmo!
@matiasbm83 жыл бұрын
Estou começando a ler teoria marxista e seu canal tem me ajudado muito
@homemmacaco20843 жыл бұрын
Ótimo vídeo, camarada
@cmrmarques23783 жыл бұрын
Nós situamos no vazio do nada e nos encontramos, mas não aceitamos por considerarmos ser tão importante... E queremos encontrar um Superior que torne essa importância ser infinita...... Quanto menos pensamos e analisamos, menos vivemos os nossos objetivos reais
@davidsantos16302 жыл бұрын
Por Edward Bernays
@gabrielantoniomorais16803 жыл бұрын
Concordo plen/e. Ter consciencia de qq coisa não eh apenas um despertar, mas estudar analisar observar e conversar sobre o assunto, sobre a vida socio, politica e economica.
@compadrejunior3 жыл бұрын
Linda camiseta.
@mariaritadasilva33617 ай бұрын
Penso que as coisas não são exclusivas, o que causa a alienação é desinformação,é falta do saber... é a situação social....enfim são várias situações.... Eu posso viver intensamente todas diversões é ser um líder de classe.
@gevolking1233 жыл бұрын
Olá, o que diria Marx dos serviços? Trabalhos que não produzem algo material. Haveria alienação em relação a que, se não existe um produto material?
@BetoOliveira_machuta3 жыл бұрын
Comprei o curso.
@angelamariadefreitas69463 жыл бұрын
Mais que nunca precisamos desesperadamente sair da indiferença alienação medo ....
@thiagoaguiar46502 жыл бұрын
Glauber, dá pra fazer algum paralelo entre política e as letras do Death? Tem muitas letras que são depressivas e muita coisa sobre psicologia mas tem como fazer algum vídeo sobre as letras do Death? seja relacionado com política ou filosofia daria para fazer uma coisa interessante!
@arqueologomusical66768 ай бұрын
A meu ver a "alienação" abrange um conjunto de fatores muito maior q o trabalho em si. Tudo em uma sociedade é feito de cima p baixo ; de ricos para pobres. O trabalho e a exploração nele contida, a falsa teoria de q quem se esforça honestamente fica rico, o jornalismo, a política, as ideologias, o entretenimento nas TVs, esportes, tatuagens, cantores pop stars, tudo são espécies de meios alienatórios q sempre funcionaram e vão continuar funcionando : deixar as pessoas sem raciocinar sobre a própria condição de vida q lhe é empurrada, não tendo personalidade própria e sendo explorada, recebendo só p sobreviver e devolvendo esse pouco q Têm ao sistema, ora mal tendo o necessário p vier, ora comprando o q não pode p se aparecer.
@jonasmacedoamaral81183 жыл бұрын
Baita vídeo!!! Obrigado
@afonsofirmo56893 жыл бұрын
Exelente explanação.
@rodrigomachado48463 жыл бұрын
Cara, como que a bíblia não pegou fogo quando vc à abriu?! Hahahaha (brincadeira) ótimo vídeo, merece meu joinha e inscrição, valeu!
@MarcosPaliari3 жыл бұрын
Muito bom camarada 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@aleistercrowley50413 жыл бұрын
Ótima aula
@dircesantana33683 жыл бұрын
Adorei sua didática.
@agilmakabilio95693 жыл бұрын
Melhor que Jones maoel. Respeito jones e acompanho. Mas essas analogias com exemplos reais pra explicar alienação, divisão do trabalho ou como daquele outro video explicando que os extremos não são iguais, fazendo analogia com a cerveja "extremamente gelada" e a cerveja " extremamente quente" que por serem extremos ainda asssim são não se atream. Faz desse canal, o melhor do youtube.
@adaofialho90453 жыл бұрын
Muito bom Glauber.
@joaocarlosventura33633 жыл бұрын
Cada trabalhador apenas produz uma pequena parte do produto final, o trabalhador não consegue auferir o valor do que produz.
@carloscesaralmendra18353 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo.
@luiskrasnikovicius58024 ай бұрын
Bem interessante, colocaria apenas que o conhecimento imediato, mesmo que pobre tem seu valor, vide o experimentalismo. Porém de certa forma, o próprio experimentalismo é uma forma de idealismo. Existe essa discussão em Hegel?
@amotaba3 жыл бұрын
Seus vídeos são os melhores 👏🏼👏🏼
@guilherme7583513 жыл бұрын
A "realidade" parece ser o oposto da sua afirmação, quando eu estou inserido em um local qualquer, eu passo a conhecer aquela realidade, e complementando, as pessoas não são alienadas intelectualmente, elas sabem que são exploradas (alienadas materialmente).
@sempreseguindo53653 жыл бұрын
A Bíblia de Lutero em língua vernácula não foi a primeira, mas a que encontrou mais condições políticas e sociais, inclusive, tecnológica, a prensa de tipos móveis, para ser difundida.
@danielramosrezende82963 жыл бұрын
Cara eu tinha comentado num vídeo seu perguntando de onde te conheço e tal, vc me disse q é de BH e qdo morava lá tocou numa banda chamada morbid prophecy, acho q é isso, mas não te conheço dessa fase não, daí fui em BH ontem encontrei com um amigo meu das antigas q mora no céu azul chamado Jesse, conversa vai, conversa vem, falando da cena dos anos 2000 de BH surge o seu nome, daí perguntei pra ele de onde eu conheço vc e ele me disse q vc tocava no Samarian, daí lembrei rs... Já dividimos palco, na época q eu tocava no Sabbatariam.
@FilosofiaVermelha3 жыл бұрын
Aaaahhh, que massa!! Sim, me lembro do Sabbatariam! E o Jessé é super brother! Legal demais este contato mano!
@8ejw2iw9sisi2 жыл бұрын
Conseguimos ser alienados com os nossos próprios conhecimentos, independente se são acadêmicos ou não?
@Didjocabron3 жыл бұрын
muito legal o conteúdo... o trabalhador gosta tanto de carro moto roupas e os frutos do capitalismo pq sabe que ele próprio é produtor de tudo aquilo mas ta distante da criação... sua forma de desalienar é o próprio consumo
@Filosofiamaterialista3 жыл бұрын
Boa! A essência humana segundo Marx ''é o conjunto das reações sociais''. E há uma distinção de alienação e estranhamento, inclusive essa distinção é desenvolvida por Lukács no 'seu 'Para uma onto...''.
@marcoantonioreis52923 жыл бұрын
Sim, e na indústria o trabalhador só produz parcialmente um objeto, então ele sequer sabe como aquele objeto é produzido em sua totalidade
@renatonogueiradefreitas33523 жыл бұрын
Oi, professor. Gosto muito do seu trabalho. Você tem uma didática e paciência que admiro muito. Se for possível, no futuro, poderia fazer um vídeo falando sobre utopia. Penso que isso devia interessar a Marx. Me parece que, nos dias de hoje, qualquer tipo de utopia é desprezada. É possível construir uma sociedade melhor sem ter um horizonte utópico minimamente estruturado? Qual é a utopia socialista? Na sua visão, qual a relação entre a realidade e a utopia? Agradeço.
@renatonogueiradefreitas33523 жыл бұрын
vi aqui que você já fez um sobre esse assunto
@FilosofiaVermelha3 жыл бұрын
Obrigado, Renato! Este tema está na minha lista, é um dos próximos tópicos que pretendo abordar :)
@joaobarbosa98633 жыл бұрын
Tornei-me um alienado dos teus videos. 😊 muito bom. Tenho aprendido imenso
@Jodiellima3 жыл бұрын
Meu caro, Jesus Ranieri no livro A camara escura (termo usado por Marx) diferencia "alienação" de "estranhamento". Poderia nos falar um pouco sobre isso? Existe alguma diferença terminológica na lingua alemã? Vlw abraços
@roselimartins58803 жыл бұрын
Aula maravilhosa 😃
@AlephPower3 жыл бұрын
Excelente.
@guaracidossantos36253 жыл бұрын
Vejo que, a população tem ciência de sua condição precária pela exploração, mas, não sabem como fugir disto. Professor, em quais obras Feuerbach crítica Hegel?
@julianadias95303 жыл бұрын
#PRESENTE Filosofia Verdade,👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@treeborgir3 жыл бұрын
O historicismo e o evolucionismo são os legados mais fortes dos séculos XIX, XX e XXI. Essas duas coisas marcam na mente das pessoas que: todo o pensamento é produto de seu tempo. O historicismo liberta o indivíduo do peso significativo da filosofia perene e da metafísica. No caso de pensarmos no evolucionismo, fica bem claro a desvantagem do relativismo, é a de que nós próprios podemos e poderemos vir a sermos ultrapassados. Para Kierkegaard, o historicismo não é nada além de um truque para alcançar por metade do preço o ponto de vista pós-metafísico. O pensamento radical não é filho de seu tempo, mas uma profissão de data. Se o mundo era de um jeito antes de Cristo (a.C) e depois dele (d.C), o mundo também era de um jeito antes de Hegel (a.H) e depois dele (d.H), da mesma forma, o mundo era de um jeito antes de Napoleão (a.N) e depois dele (d.N). Os pensadores mais relevantes procuraram demarcar o seu lugar em uma série de posições fundamentais epocais e filosóficas. É a data. A fórmula depois de Hegel funciona porque nele se consumou o que tinha se iniciado nos primórdios gregos. Se a história do espírito caminha juntamente com a substância da história do mundo, é na consumação que implica a conclusão. Se o grande espírito migrou da Jônia para Jena, é permitido um ficar embaixo da árvore no meio dia. Começa um descanso sem fim, como se após um longo período, uma jornada de trabalho chegasse ao fim em que os frutos prontos-amadurecidos estão prontos para serem colhidos. Os frutos dos combates históricos podem ser gozados contemplativamente e ligeiramente. A datação “depois de Hegel” é uma instalação da grandiosidade terminada. O nome de Hegel é, antes, o maciço da metafísica e quem tiver a intenção de romper com ele, deve se indispor com a herança platônica e a teologia cristã. Hegel e os seus seriam aqueles que estão participando de uma consumação do saber. Eles são os potes, os redutos finitos do infinito. É aí que o círculo da autocompreensão do espírito conseguiu fechar-se em indivíduos superiores. Eles são indivíduos da história mundial, pois são funcionários e carreiristas da consumação do saber e do mundo. A realização e a consumação do grande pensador alinham-se com o grande ator. Hegel é o pensador do círculo. O espírito. Temos que ver aqui o corpo como um grande receptáculo, um recipiente. É com os movimentos agitados que os círculos, assim como o nascer e o pôr do sol fariam história. O círculo gira e, ao retornar para si mesmo, é possível saber de si, saber do mundo. O que vai, volta. Da mesma forma que a pomba branca sobrevoou o mundo, o chamado fiat lux, o espírito de luz: um círculo de luz. O ter vivido é tudo. A boa vida foi vivida até o fim, é assim que, se tem uma vida que ficou atrás de si, esse é o triunfo do espírito que chega a plena posse de si mesmo. Está estabelecido e é atestado e testemunhado por todos através de atas, direito, constituição. O espírito que fala através de sua obra encontrou o seu fundamento: o meu tempo está maduro! O processo do mundo foi exarado em ata, ele foi lavrado para ser arquivado. Consumar-se-á hoje o que dei início um tempo atrás e isso fica reconhecido para todos. É possível ver aqui ecos de Foucault, Derrida e um grau de egipcismo (tumbas e pirâmides no seu fenômeno arquivístico e medialógico). É aí que o círculo da autocompreensão do espírito conseguiu fechar-se em indivíduos superiores. Eles são indivíduos da história mundial, pois são funcionários e carreiristas da consumação do saber e do mundo. Os seus projetos não são realmente "seus". Palavras de Napoleão: "Você começa, então você vê", era o lema dele no início das batalhas. Hegel, é claro, incapaz de imaginar uma alma do mundo em uma queda, o confunde, como uma estátua na sela, como o indivíduo "que abrange e domina o mundo". Olhando para trás, Napoleão viu seu poder de forma mais realista. O seu ditado: “A verdade é que nunca controlei meus movimentos, nunca fui inteiramente eu ... sempre fui governado pelas circunstâncias ... nunca controlei minhas ações porque não era tão louco por forçar eventos a entrar no meu sistema, pelo contrário, adaptei meu sistema aos eventos”. “Eu concebi muitos planos, mas nunca tive a liberdade de executar um deles. Por mais que mantivesse em minha mão o leme, e com uma forte mão, as ondas eram muito mais fortes. Nunca fui na verdade meu próprio senhor; fui sempre governado pelas circunstâncias”. Seria como se ele participasse de um "movimento maior" e estivesse sendo levado pela maré de certa maneira.