*Conheça o Treinamento Especialista em Eberick - Concreto e Fundações* www.acad.eng.br/cursos/especialista-em-eberick-concreto-fundacoes/
@fagnerbessa84263 ай бұрын
Que aula, senhores!! e ainda foi de um jeito divertido!!
@joseailtondacruz30283 ай бұрын
Parabéns Pedro! Você foi sensacional no desenvolvimento da solução para o problema em questão.
@AcademiadeEngenharia3 ай бұрын
Valeu meu camarada.
@joaovictorsantos56603 ай бұрын
Que conteúdo e sacada sensacional! Parabéns pelo excelente conteúdo.
@AcademiadeEngenharia3 ай бұрын
Valeu Eng° João Victor. Tmj
@samuelanizio98953 ай бұрын
Muito bom em Pedro. Parabéns pelo bizú.
@AcademiadeEngenharia3 ай бұрын
Tmj Samuel!
@joazecoelho3 ай бұрын
Parabéns pelo conteúdo!
@AcademiadeEngenharia3 ай бұрын
Fico feliz que tenha gostado.
@marcelogmail103 ай бұрын
Show de bola Pedro! Vc é fera por isso q sou seu aluno de tantos cursos. Curiosidade...essa fundação foi de uma quadra ou um ginásio com cobertura e tudo? Essa planilha está no curso de Fundações sem Erros?
@AcademiadeEngenharia3 ай бұрын
Opa. Fico feliz que tenha gostado do vídeo! Olha, o projeto foi de consultoria, né. Não entrei muito no detalhe de como era a estrutura metálica. Não sei qual é o porte. A planilha tá no site. O link pra download tá na descrição do vídeo.
@ana_silva0Ай бұрын
Conteúdo muito relevante. Eu posso usar esse processo para sapatas de divisa?
@AcademiadeEngenhariaАй бұрын
É uma excelente pergunta. Se eu precisasse mudar a sapata do exemplo para divisa, eu obrigatoriamente teria que utilizar o converter em fundação. A sapata de divisa lançada como pilar de fundação é calculada de forma indireta. O resultado provavelmente não ficaria bom.
@AcademiadeEngenhariaАй бұрын
Sua sapata já teria momentos altos mesmo que fosse centrada? Ou ela tem momentos altos porque é de divisa? Se os momentos altos só aparecem quando você faz a sapata de divisa, então o procedimento para otimizar seria outro. Dá uma olhada no vídeo abaixo: kzbin.info/www/bejne/jqmbk5J_j6hgpKM
@cleitonreis93523 ай бұрын
Mais uma sacada sensacional! Uma dúvida: você mencionou sobre surgir o aviso de tombamento na sapata sempre que duas das faces possuem tensão menor que zero. Quando isso ocorre, ao abrir o relatório, observei que o Momento resistente aparece zerado (sapata lançada com o converter em fundação e excêntrica). Teria um momento em específico para esse momento resistente ficar nulo?
@AcademiadeEngenharia3 ай бұрын
Na verdade o Eberick dá erro de tombamento quando duas quinas estão tracionadas. Isso seria equivale a 3 faces tracionadas. Essa questão que falei não é válida para sapata excêntrica lançada com o converter em fundação. Para esse tipo de sapata o Eberick tem uma formulação especial. Ele sempre joga a carga no limite do núcleo central de inércia. Daí uma borda da sapata fica totalmente comprimida (geralmente com a tensão admissível) e a outra fica com a tensão exatamente igual a 0.
@meucanalvideo3 ай бұрын
Top
@AcademiadeEngenharia3 ай бұрын
Agora eu tô vendo que entendi errado a sua pergunta. Eu respondi como se fosse pilar de fundação, mas era sapata lançada com o converter em fundação mesmo. A sapata EXCÊNTRICA lançada ENGASTADA com o converter em FUNDAÇÃO não vai passar mesmo não. Vai praticamente sempre dar erro de tombamento.
@cleitonreis93523 ай бұрын
@@AcademiadeEngenharia perfeito. Muito obrigado!!!
@meucanalvideo3 ай бұрын
Teria como calcular essa sapata como flexível para economizar no concreto ou não valeria a pena pela redução do peso?
@AcademiadeEngenharia3 ай бұрын
Como a sapata passou com armadura mínima, reduzir a altura de concreto reduziria concreto e aço. Mas tirar altura da sapata vai reduzir o peso total aplicado no solo, e talvez exija um aumento nas dimensões em planta pra compensar. Teria que fazer a comparação.
@jeffersonb5433 ай бұрын
Se aumentar a profundidade da sapata ajudaria a reduzir mais a sapata???
@AcademiadeEngenharia3 ай бұрын
Ajudaria também. Aprofundar a cota de assentamento da sapata aumentaria o peso (de solo) sobre a mesma, ajudando a manter uma porcentagem maior da área da base comprimida. Nesse caso aqui só tem um porém, tem uma força horizontal da estrutura metálica aplicada no topo do pilar de concreto. Aumentar a profundidade do solo vai aumentar o braço de alavanca dessa força e o momento na fundação.