Agora, tenho de louvar a empresa ACC, que além de ser portuguesa aposta a inovação. Isso é muito bom para eles e para a nossa economia. Agradecimentos à Patrícia por ter essa visão alargada da arquitectura e que até inclui engenharia civil e engenharia de materiais. 👏👍
@arqcasanova7 ай бұрын
De louvar mesmo, uma empresa 100% portuguesa, do interior de Portugal, com esta e muitas outras inovações. Obrigada a si por reconhecer o valor do trabalho desenvolvido e enaltecer aqui nos comentários, eles merecem. Quanto a mim, sou apenas uma entusiasta da área e sempre aberta e descobrir novas soluções. Gosto disto, aprendo com todos e escolho semana após semana transmitir para esse lado o que vou conhecendo pelo caminho 😁
@paulotorres21307 ай бұрын
Um bom vídeo, um bom produto e que na qual eu também tenho essa espessura de parede mas com bloco térmico de 25 e mais 10 de ETICS de louvar a empresa ACC pela inovação e ainda no interior do país espero bons sucessos para o produto e para o canal e que traga mais produtos inovadores 👍
@arqcasanova7 ай бұрын
@@paulotorres2130 muito obrigada pelas palavras de incentivo e reconhecimento. Ver o interesse de quem está desse lado é sempre motivador para continuar a procurar inovações. Neste momento, o importante é dar a conhecer esta peça, que bem merece! Divulgue se puder caro Paulo, toda a colaboração é bem-vinda 😁
@vitorsantos34147 ай бұрын
Obrigado Espero que o seu canal cresça, é mesmo muito bom
@arqcasanova7 ай бұрын
Caro Vitor muito obrigada! Também espero! Só depende de quem está desse lado, de vocês que comentam, que me acompanham semana após semana, que falam do canal a outros, que veem um vídeo e escolhem subscrever. O canal cresce assim, aos poucos, sem promessas de lucros milagrosos ou títulos catastróficos, mas com subscritores fiéis que querem saber mais. Por isso, mais uma vez, obrigada eu.
@nelsonlopes23757 ай бұрын
Mais um belo trabalho e muito bem explicado!
@arqcasanova7 ай бұрын
Muito obrigada caro Nelson! É uma informação interessante para quem está em fase de projeto, não tanto para quem já tem o processo terminado, como o Nelson. Ainda assim teve interesse e curiosidade no tema, é sinal de que fiz bem o meu trabalho e consegui captar a sua atenção!
@QQJJS25 күн бұрын
Obrigada. E qual alternativa para ter também isolação acústica?
@arqcasanova24 күн бұрын
@@QQJJS pode melhor o desempenho acústico da parede fazendo uma acréscimo de um bom material isolante, no que à acústica diz respeito, pelo interior. Ainda assim, não está mal servido com o Extra Bloco, são já 48dB.
@andrecunha30797 ай бұрын
Muitos parabéns. Excelente conteúdo. Efetivamente, o extrabloco parece ser uma solução inovadora que pode realmente melhorar a eficiência térmica dos nossos edifícios. Compreendo que o bloco possa ser dispendioso, no entanto, considero que, no final da construção da alvenaria, o extrabloco ainda pode ser a opção mais económica, tendo em conta o custo de aplicação do EPS.
@arqcasanova7 ай бұрын
Olá caro André. Muito obrigada pela participação, não poderia concordar mais consigo. Acredito que esta peça tem um desempenho térmico que merece ser destacado e pode inovar na forma com pensamos as alvenarias dos nossos edifícios. Ao ler o seu comentário sinto que consegui desmistificar a ideia comum de que um material deve ser decidido apenas pelo seu custo. No global, ponderando todos os fatores, o Extra Bloco pode vir a ser, em certas situações, uma opção mais económica. O importante mesmo é fazer as contas avaliar os várias custos, considerar as vantagens/desvantagens e decidir com uma visão global do sistema da parede e não apenas com o custo individual da peça. Se puder, partilhe o vídeo ou fale aos amigos do material! O importante é criar um reconhecimento mais abrangente da sua existência, uma vez que é ainda muito desconhecido da população em geral.
@joaofilipepires6852 ай бұрын
Olá Patrícia! Desde já o meu agradecimento pela sua disponibilidade e a forma como transmite tanta informação ( que por vezes pode parecer tão desinteressante à partida 😅). A minha questão põe-se na forma como podemos eliminar qualquer ponte térmica na área das ombreiras das portas/janelas, ou seja, ao assentar os caixilhos na parte mais interior ao isolamento do extra bloco (em cima do bloco em si). Devemos isolar a área toda da ombreira (como se pode fazer com o capoto) ao contornar e ir de encontro à caixilharia? Se sim, qual o material/forma de aplicação aconselha. E mais uma vez obrigado
@arqcasanova2 ай бұрын
Olá caro @@joaofilipepires685 obrigada pelas palavras e bem-vindo à minha casa digital. Os vídeos mais técnico dos materiais têm bastante informação, mas acredito que toda ela é pertinente para a verdadeira compreensão do material. (Contudo deixo sempre os tópicos em baixo para quem quiser saltar de tema em tema e ir diretamente ao tópico que lhe interessa). Mas pela sua pergunta vejo que efetivamente consegui captar com sucesso a sua atenção e ainda assim, faltou esse ponto no vídeo (afinal ainda teríamos aqui tema para mais conversa 😁)! A zona das pontes térmicas nos vãos das portas/janelas devem ser rematadas da mesma forma que é aconselhado nas boas práticas de aplicação do Sistema ETICS ("capoto"), com reforço de rede e de isolamento. O material isolante em si, pode ser o EPS (ou EPS grafitado), mais convencional e semelhante ao que está no interior do Extra Bloco. Contudo, se aplicarmos a caixilharia no face interior do isolamento (deixando do lado de fora o NEOPLAS e a forra mais fina de Extra Bloco) já reduzimos e muito a ponte térmica nessa zona, por isso, basta fazer uma pequena correcção e o problema ficará resolvido. Espero ter sido clara na resposta! Esta é uma questão extremamente técnica e pormenorizada, que me deixa muito satisfeita em saber que existem pessoas desse lado atentas e interessadas no detalhe. Um bem-haja a si!
@joaofilipepires6852 ай бұрын
Muito obrigado pela resposta clara e elucidativa !
@arqcasanova2 ай бұрын
@@joaofilipepires685 não é fácil ser clara por escrito sobre um tema tão "visual", mas ainda bem que consegui transmitir a mensagem! Continue desse lado e vemo-nos por aqui.
@mariafernandanunes44725 ай бұрын
Gostaria de saber se o extra bloco também não absorve agua como o termisobel. Será que me poderia também esclarecer quais são as exigências dos valores acusticos? Obrigada. Obrigada pelos seus videos. Ficamos a conhecer as evoluções em materiais. Gosto muito dos seus videos.
@arqcasanova5 ай бұрын
Olá cara Maria Fernanda. Obrigada pelas palavras e bem-vinda à minha casa digital. O Extra-Bloco, assim como o Bloco Termisobel e também o Bloco Térmico (os 3 materiais anteriores aqui apresentados), têm todos a mesma base, agregados de betão e de argila expandida. Ou seja, não são materiais porosos, que irão absorver água, mas também não são 100% estanques. Isto é, uma parede construída com qualquer um destes materiais precisa sempre de impermeabilização adicional para lhe dar estanquidade. Quanto às exigências acústicas, vai depender muito da utilização tipo da edificação e tudo isso será posteriormente calculado e acautelado no projeto de especialidades da Acústica. Espero ter esclarecido. Obrigada por estar desse lado.
@mariafernandanunes44725 ай бұрын
Obrigada pelos esclarecimentos. Vou continuar a acompanhar os seus vídeos. São muito úteis e esclarecedores. 👍(Gosto muito!!!)
@arqcasanova5 ай бұрын
@@mariafernandanunes4472 reforço, muito obrigada pelas palavras! Se conhecer alguém a quem estas temáticas possam interessar, fale/partilhe o canal! Nada melhor do que crescer com as pessoas que estão desse lado. Vemo-nos por aqui!
@diogoteixeira52534 ай бұрын
Boa noite. Parabéns pelo vídeo e pela informação prestada. Surge me a dúvida, caso queiramos, por algum motivo, melhorar ainda mais o isolamento térmico (U inferior a 0,3, por exemplo) e acústico, que soluções podem ser implementadas? Suponho que não faça sentido revestir o extrabloco com ETICS...
@arqcasanova4 ай бұрын
Olá caro Diogo Teixeira. Obrigada pelas palavras de incentivo e pela participação. Antes de responder à sua questão, quero reforçar, com a aplicação do Extra Bloco consegue ter já na sua superfície opaca um U inferior a 0,30! Com o Extra Bloco apenas temos um Coeficiente de Transmissão Térmica de 0,28 W/M² ⁰C! Contudo, se ainda assim, quiser melhorar o desempenho da parede (mais até em termos acústicos diria eu, que é a valorização que pode ser mais pertinente neste caso), deixo a sugestão de aplicar pelo interior um reforço com lã de rocha (40 mm), por exemplo. Reforça o isolamento térmico da superfície e melhora o isolamento acústico dos espaços. Essa intervenção sim, acredito que faria sentido. Agora, revestir pelo exterior o Extra Bloco com EPS (o mais utilizado no sistema ETICS), concordo consigo que não fará muito sentido. Espero ter ajudado!
@diogoteixeira52534 ай бұрын
@@arqcasanova Erro meu, achei que tinha lido 0.38. Obrigado pela explicação.
@arqcasanova4 ай бұрын
@@diogoteixeira5253 nada de erro, foi lapso apenas e fez muito bem em comentar, caso contrário não teríamos a oportunidade de falar sobre o assunto! Obrigada por estar desse lado e continue a acompanhar.
@mozambicanos3 ай бұрын
Faz me pensar no bloco Isotec.
@arqcasanova3 ай бұрын
Olá @@mozambicanos obrigada pela participação e bem-vindo à minha casa digital. Bloco Isotec 🤔 ? Pode enviar-me um link ou informação sobre esse Bloco? Com esse nome, não estou a reconhecer. Reforço apenas, o Extra Bloco é uma peça com Marca Registada, por isso, poucas peças semelhantes haverão no mercado (e iguais mesmo não existem de todo).
@martinholobato57947 ай бұрын
Sra Arq. gostaria que se possível fala-se sobre construções em EPS e ARXX pois tenho visto alguns vídeos de construções de casa brasileiras com estes materiais E em Portugal já fazem este tipo de construção ? Desde já muito obrigado Gosto do trabalho pratico e técnico que esta a realizar
@arqcasanova7 ай бұрын
Olá caro Martinho. Bem-vindo à minha casa digital e obrigada pela participação. O tipo de construção que refere já se jaz em Portugal sim, inclusive vi recentemente uma obra bem perto de mim a ser feita com esse sistema. Ainda não tenho "conhecimento de causa", ou seja, nunca o apliquei numa obra minha, mas terei todo o gosto em fazer o mesmo que fiz para o Extra Bloco. Aprender sobre o material e sobre o sistema que o aplica, de maneira a poder transmitir aqui informação validada. É uma questão de continuar desse lado, o processo de criação destes vídeos é alongado no tempo, desde o 1⁰ contacto até ao lançamento do vídeo, chegam a passar-se meses. Por isso, se ainda não o fez, subscreva o canal e ative as notificações. Quando ele sair, irá saber em primeira mão!
@martinholobato57947 ай бұрын
Muito OBRIGADO PELA SUA ATENÇÃO@@arqcasanova
@arqcasanova7 ай бұрын
@@martinholobato5794 obrigada eu por estar ativamente desse lado a participar! É muito bom ver o crescimento do Canal e sentir que há uma participação ativa de quem está desse lado a querer saber mais sobre estes temas!
@pedromoreirasilva7 ай бұрын
Ótimo vídeo. Mas fiquei com uma dúvida, fazendo as paredes com este bloco eu não preciso de fazer o capoto por fora? Tem melhor capacidade térmica do que a solução tradicional com tijolo térmico e ETIC's? Não sei se usei os termos corretos pois sou um pouco leigo na área. 👍
@arqcasanova7 ай бұрын
Olá caro Pedro. Bem-vindo à minha casa digital e obrigada pela questão, poderá ajudar a esclarecer outros. Não há problema nenhum em ser leigo, o Canal nasceu direccionado para o leigo, por isso, terei todo o gosto em clarificar. O sistema ETIC's é um sistema composto por vários elementos, um dos mais importantes é o isolamento, que neste sistema fica pelo exterior. Ou seja, se optar por usar Extra Bloco já não precisa aplicar o isolamento pelo exterior, esta peça única já cumpre as regras da térmica para as superfícies opacas nas várias Zonas de Inverno do país (Portugal Continental). Mas continua a ter de aplicar a rede e barramento para garantir a impermeabilização. Resumindo, não precisa de aplicar o sistema ETIC's na totalidade, mas sim, apenas as camadas finais. Quanto a comparações, no final do vídeo mesmo, faço uma comparação de Extra Bloco VS Bloco Térmico + Isolamento em EPS, reveja essa parte (se ainda não viu) que pode ajudar a esclarecer um pouco melhor. Espero ter ajudado!
@housegirl20077 ай бұрын
Esta é uma área que me interessa muito! Gostaria que me contacte se para uma futura parceria. Obrigado
@arqcasanova7 ай бұрын
Olá cara Mariana. Obrigada eu e bem-vinda à minha casa digital. Ainda bem que esta temática interessa a cada vez mais pessoas e fico particularmente feliz em saber que interessa a cada vez mais mulheres! Não tenho como a contactar diretamente, mas pode usar o meu site (o link está aqui no KZbin) para contactar-me diretamente a mim no formulário final dos contactos, terei todo o gosto em falar consigo.
@andreianunes96827 ай бұрын
Por favor, como isolar acusticamente sem roubar muita área útil? Posso colar diretamente um Pladur? Ajuda por favor 😊 obrigada
@arqcasanova6 ай бұрын
Olá cara Andreia. Se o intuito é reforçar o isolamento acústico (além dos 48dB que o Extra Bloco já isola sozinho) o ideal será acrescentar isolamento acústico pelo interior, nomeadamente lã de rocha. Aplicar uma placa de Gesso Cartonado ("Pladur") sem mais nada, não trará grandes benefícios acústicos. Obrigada eu por estar desse lado e espero ter ajudado.
@RonaldodosSantos1617 ай бұрын
Pois é, parece-me que o extra bloco servirá muito bem para paredes interiores por causa do isolamento térmico acoplado, mas não me parece que tenha mais vantagens substanciais em geral... há tempos vi um vídeo de materiais de construção e existem dezenas de materiais alternativos ao nosso amigo -- tijolo e cimento --, mas além de serem em geral mais caros, o pessoal tem de ser mais técnico para fazer um bom trabalho final.
@arqcasanova7 ай бұрын
Olá caro Ronaldo, o Extra Bloco foi desenvolvido para paredes exteriores mesmo. Pensado, optimizado e maximizado para cumprir as leis da térmica que são aplicadas nos elementos de superfície opaca em contacto com o exterior. O vídeo é denso e tem uma duração alongada, mas vale muito a pena ver com alguma atenção a parte das vantagens pelo menos. Irá perceber que são muito mais do que "substanciais". Quanto à aplicação é extremamente simples e rápida, até porque, tem encaixe macho/fêmea na vertical e horizontal, o que ajuda a guiar o encaixe. Para além disso, a própria ACC disponibiliza um gamela para aplicação da argamassa onde basta colar o conteúdo e puxar. Sem grande esforço ou perícia, garante as 3 linhas necessárias. Por fim, não precisa de mais pessoal nem mais técnico, "poupa" inclusivé uma mão de obra. P.S. vale a pena mesmo ver o vídeo completo, acredite. Aos poucos, tópico por tópico, algumas ideias que aqui escreve vão-se clarificando, acredito eu. Obrigada por continuar desse lado.
@RonaldodosSantos1617 ай бұрын
@@arqcasanova Olhe afinal não percebi. Entendi tudo ao contrário...
@arqcasanova7 ай бұрын
@@RonaldodosSantos161 não entendeu ao contrário, talvez não tivesse tido ainda a oportunidade de ver o vídeo de uma forma mais global. Espero que no final tenham ficado mais clarificadas as vantagens do material.
@RonaldodosSantos1617 ай бұрын
@@arqcasanova sim fiquei. Obrigado pela sua atenção. Mas acho que já sei o que se passou: ouvir o vídeo e ler ao mesmo tempo as suas letras (que não são muito simples visualmente para quem está deste lado), acabei por fazer alguma confusão. Era bom que colocasse umas letras mais simples, porque essas são um estilo «muito quadrado» e dificulta um pouco a leitura.