Seja membro deste canal e ajude a manter a conversa: / @fabiobelo REDES SOCIAIS: Facebook: / fabiorrbelo Instagram: / fabiobelo1976 Twitter: / fabiobelo76 Telegram: t.me/+L3uG_NJe...
Пікірлер: 23
@samiraalmeida37710 күн бұрын
Dando exemplos é tão mais fácil!!! Parabéns 🎉
@fabiobelo10 күн бұрын
Obrigado!!
@gabriellefuchs3946 Жыл бұрын
❤
@joaovictorferrazmeira15011 ай бұрын
Professor, boa tarde. Você poderia dar dicas de onde começar a ler Laplanche? Ainda, poderia discorrer sobre sua relação com o ensino Lacaniano, convergências e divergências entre eles?
@fabiobelo11 ай бұрын
"Novos fundamentos para psicanálise" é o livro de Laplanche por onde vc deve começar. Sobre a conversa com Lacan ainda tem pouquíssima coisa, o Felippe Lattanzio comenta um pouco na tese de doutorado dele. Deve estar disponível no site da UFMG.
@evelinpestana4528 Жыл бұрын
Muito boa aula, Fábio! Pra mim ficou enfatizada a importância da palavra / qq formas de expressividade no exercício constante de colocar narrativas em circulação, a fim de manejarmos marcas, impressões, excitações. Por isso acho de extrema importância o q Laplanche nos diz sobre o valor do “socius” como veículo potencial de tradução. Vc diria que vivemos em tempos empobrecidos de socius, sendo esse um fator de acirramento de sofrimentos psíquicos mais intensos, mais riscos para as subjetividades? Muito grata por seu trabalho ! 😘
@fabiobelo Жыл бұрын
Sim! Um empobrecimento bem planejado... muita religião, muito radicalismo político... Tem um objetivo mesmo de tornar as "representações-palavra" menos potentes...
@evelinpestana4528 Жыл бұрын
Perfeito, Fábio! 🙏. Abraço
@elianaw7380 Жыл бұрын
📚🧠💡
@rozangelamelo7071 Жыл бұрын
Excelente exposição professor 👍👍
@fabiobelo Жыл бұрын
Obrigado!!
@fearaujo2792 Жыл бұрын
uma tese bem anti-lacaniana a partir da leitura de Laplanche, bem objetal. O que essa tese adiciona/muda na clinica?
@fabiobelo Жыл бұрын
A mesma mudança que vemos na "matriz ferencziana" de forma geral... mais atenção aos estados primitivos, pré-linguísticos... o cuidado / acolhimento passa a ter muito mais importância q a interpretação.
@IntertextoDiscursoeLinguagem Жыл бұрын
O termo surdo-mudo está em completo desuso. O correto é somente surdo. Os surdos muitas vezes não são mudos. Não desenvolvem a fala devido apenas à falta de audição, mas o seu aparelho fonador não é prejudicado. Afora isso, dizer-se surdo implica também identidade dentro de uma comunidade (a comunidade surda).
@fabiobelo Жыл бұрын
Um amigo tinha me alertado para meu erro. Vou corrigir isso das próximas vezes. Vou ficar atento a isso. O q quis dizer é que a tese da aproximação da representação-coisa com a imagem acústica da palavra não se aplicaria a pessoas surdas e/ou mudas... que isso seria certamente diferente nesses casos.
@IntertextoDiscursoeLinguagem Жыл бұрын
@@fabiobelo Talvez seja porque na fala ficou muito próximo e pareceu dizer surdo-mudo. Pela sua resposta, continuo a apreciar ainda mais o seu trabalho. Aprendo muito com você. Uma resposta que demonstra a partilha e o diálogo na construção do conhecimento. Obrigado, Fabio. Sempre que possível me corrija também.
@abencoandovidas875 Жыл бұрын
obrigada por compartilhar tanto conhecimento aqui conosco... gostaria de sua opinião tenho 54 anos e gostaria de fazer um curso de psicanálise...tem algum para me indicar que possa estudar EAD?
@fabiobelo Жыл бұрын
Tenho sim, a Constructo, de Porto Alegre.www.constructo.com.br/
@abencoandovidas875 Жыл бұрын
@@fabiobelo ah tá...esse curso é para quem já é formado em psicologia ou medicina....vc teria um email por favor para que eu possa tirar umas dúvidas..procuro um curso online... EAD..mas não tenho nenhuma faculdade
@fabiobelo Жыл бұрын
@@abencoandovidas875 ah, sem a graduação não é possível fazer a formação em psicanálise... aí o ideal é fazer sempre grupos de estudo mesmo... qq coisa, pode me escrever: fabiobelo76 gmail.
@abencoandovidas875 Жыл бұрын
@@fabiobelo agradeço pela atenção vou mandar um.email