Obrigado pelos esclarecimentos, esses fatos devem ser reconhecidos no mundo das artes marciais e principalmente por todos os praticantes da arte marcial citada e demais lutadores da atualidade
@kakamacedo62249 ай бұрын
Eu gostava da outra edição, a que tinha a narração no início... Mas sempre voltarei pra assistir essa pérola do acervo cinematográfico Brasileiro, isso sim é documentário de respeito! Eu mesmo chequei as rotas do Navio Benjamim Constâncio no site da Marinha e tem lá no diário oficial o resgate dos náufragos, muito bom, OSS!
@linekercarvalho49774 жыл бұрын
Venho aqui agradecer pela excelente aula de história! Sou aluno do Mestre Hércules Baptista, filho do grande Aderbal Baptista! Sou orgulhoso de também ser um Fadda! Oss
@Lexrezende4 жыл бұрын
Ainda bem que existe pesquisa científica pra desmistificar as lendas que são criadas e que as pessoas acabam acreditando.
@oararodrigues41813 жыл бұрын
Tenho 56 anos. Sou faixa preta 2° dan de Judô e comecei a treinar Jiu-Jitsu. Maravilhoso!!!! Não aguento mais projeções, o que é muito utilizado no judô, daí ter me adaptado muito bem ao Jiu-Jitsu. Em Goiânia, onde moro, nunca havia ouvido falar dos FADA. Treino numa academia da franquia Grace Barra. Ambiente de respeito e salubridade. Sou o avô da academia e todos treinam comigo respeitando meus limites daí o porquê de nunca ter me contundido com o Jiu-Jitsu. Quanto ao vídeo em específico, entendo que foi um trabalho sério. Não consegui perceber nenhum demérito aos Gracie. O que percebi foi que a maioria dos comentários raivosos, sejam deste ou daquele lado, pertencem a pessoas que ou não viram o documentário na íntegra, ou tem um certo déficit de inteligência. O que importa é a Arte Suave sendo praticada não apenas pela sua eficiência enquanto defesa pessoal, mas pela moldagem do caráter, educação e honradez de quem a pratica. Rivalidade sadia sim, mas nunca inimizade. Viva os FADA! Viva os GRACIE!
@pierrepedreira80162 жыл бұрын
A galera não gosta de assumir que tem déficit de inteligência. Perfeito. Kkkkkkk
@rockinrollify6 жыл бұрын
Obrigado família Gracie! Esse reconhecimento mundial do Brazilian jiu-jitsu não seriam possível sem vcs.
@rodolfoandrade93926 жыл бұрын
Ué, ninguém mexia com grappling os cara ganharam na carta que ninguém tinha na época
@rodolfoandrade93926 жыл бұрын
@@rockinrollify ninguém priorizava chão não meu amigo, todo mundo queria fazer show, hoje fica essa porcaria, palhaçada, luta feia pra caralho enrolação no chão, negócio bobo, ruim de ver, ninguém mexia com isso, na rua da ruim e em briga de galera dá péssimo, bobeira do caralho ! Devia ser 30 segundos no chão, não deu nada sobre e volta a luta em pé !
@davidwillian68226 жыл бұрын
@@rodolfoandrade9392 Nao entendi! Pra isso tem Judo, Box, etc.
@gilbertoaguiar73326 жыл бұрын
@@rodolfoandrade9392 verdade
@gilbertoaguiar73326 жыл бұрын
@@rodolfoandrade9392 verdade cade o Sakuraba nos primeiros ufcs , tiveram seus méritos , mas são calculistas , deveriam ser matemáticos .
@htpixs2 жыл бұрын
É interessante ler parte dos comentários e constatar que muitos praticantes de BJJ não conhecem nada sobre a própria arte. Devemos ser gratos aos Faddas e aos Gracies, que, como dito no próprio documentário, tinham uma relação de respeito e admiração. Particularmente, admiro muito o estilo Fadda, mas tanto uma família como a outra contribuíram muito para o desenvolvimento do que hoje é o BJJ. Oss
@leonardoaquino49403 жыл бұрын
As pessoas costumam procurar comparação, exemplo no futebol comparam CR7 e Messi. Com isso esquecem de apreciar. Quem vive Jiu-jitsu de verdade sentiria um honra imensa de treinar com GM Hélio Gracie ou GM Oswaldo Fadda. Eu sinto imensa satisfação em ver esses caras e nenhuma satisfação em comparar. A história contada nesse vídeo foi linda de se ver. Obrigado por esse vídeo. Hoje sou aluno de Vinícius Almeida faixa preta do Mestre Hércules Baptista filho do GM Aderbal Baptista que é citado nesse vídeo. Muito orgulho
@ChineseWrestlingCeKungFu6 жыл бұрын
Na minha humilde opinião; vejo duas famílias que merecem todo o nosso respeito, e que cada uma contribuiu ao seu modo, para o desenvolvimento do Jiu itsu no nosso país! E eu, a exemplo de muitos, tbm só conhecia um lado da história!!! Parabéns pela produção desse documentário, foi muito bem executado, e ficou claro para mim o comprometimento do autor em sua pesquisa.
@Marco216 жыл бұрын
Oss, obrigado amigo
@korubjj6 жыл бұрын
Exatamente! No País e no mundo.
@ChineseWrestlingCeKungFu6 жыл бұрын
É verdade Campeão!!!!
@fabio7074 жыл бұрын
Pratico Jiu, e me emocionei por conhecer este lado filosófico, encara-lo como filosofia de vida, uma maneira de nos transformarmos em um ser humano melhor! Sou oriundo do Karatê, outra arte que valoriza estes valores. Parabéns Fadda Jiu Jiu-Jitsu!
@luismancilla63655 жыл бұрын
En México creemos que fadda fue y es el precursor del bjj,Fadda jiujitsu es el número 1 en el mundo ,desearía estudiar ahí.en Fadda jiujitsu, felicidades,y mucha suerte
@jjos_5 жыл бұрын
Mestre Helio Gracie sempre respeitou Mestre Fadda
@arthurpabloalmeida2 жыл бұрын
Em 4 minutos de filme os caras conseguiram esclarecer um monte de coisa. Muito bom o documentário. Vou continuar assistindo até o final. (Eu deveria estar trabalhando agora, mas estou aqui no meu emprego, disfarçando como posso, para assistir a esse documentário.)
@kaiowesley43235 жыл бұрын
Realmente fiquei surpreso e emocionado com essa outra ramificação da história do jiu-jitsu! Excelente documentário que enautece ainda mais essa nobre arte e filosofia de vida chamada Jiu Jitsu.
@crulez5 жыл бұрын
O sucesso e a importância do jiu-jitsu, sobretudo do bjj, é resultado do trabalho, conjunto ou separado, de todos essas pessoas incríveis e interessantíssimas. Todas. De várias famílias e desdobramentos. Essa diversidade é a nossa riqueza. Brilhante trabalho! É uma enorme contribuição pra história do esporte.
@haroldoalvesrj6 жыл бұрын
Sou praticante deste lindo esporte, mas ainda não tinha vista com tamanha riqueza de declarações, a história do Jiu jitsu no Brasil. Parabéns pelo belo trabalho.
@equacionamatematica5 жыл бұрын
Muito bacana! Eu fui aluno do mestre Hildebrando. Hildebrando foi discípulo do mestre Fadda.
@rodrigorezende11466 жыл бұрын
Até que enfim começa a ser dado o devido valor a família Fadda Embora ainda exista muito pouco ainda visto a documentários dos Gracie Parabéns
@holierthan6 жыл бұрын
Fadda era mais da quebrada, Gracie, mais da elite. Por isso, esta última termina mais dominante na mídia, pois tinha mais trânsito na alta sociedade, com jornalistas, empresários, militares, polícia e políticos. Sem lenha na fogueira.
@carlosmoretti28006 жыл бұрын
Com Hélio Gracie e Carlos Gracie temos o impulso inicial do Jiu-Jitsu Brasileiro para o mundo. Com Oswaldo Fadda e seus alunos, temos a prolongação do Jiu-Jitsu Brasileiro, com seus desafios mostraram que não é porque você tem um maior capital e etc que você é melhor que eu; Foi por isso que Hélio Gracie e Oswaldo Fadda fizeram tais desafios. Um exemplo de humildade e amizade no Jiu-Jitsu, que naquela época era um Jiu-Jitsu pra poucos. Hoje o maior exemplo desse pensamento Hélio Gracie/Oswaldo Fadda, é Carlos Gracie Jr., pois ele fez com quê o Jiu-Jitsu fosse um "Jiu-Jitsu pra todos" (que no caso é o lema da Gracie Barra, sua escola). Então o que ambas famílias fizeram foi apenas exercer a filosofia do BJJ e fazer dele o que é hoje. Gracie é Fadda, Fadda é Gracie, e isto é Jiu-Jitsu. Sem contar que ainda temos a Família Machado.
@filipecardoso61486 жыл бұрын
Melhor comentário! Parabéns guerreiro!
@gearagao83765 жыл бұрын
Oss
@thiagogermano62313 жыл бұрын
Morei por 19 anos no Rio e fui apresentado à história dos Fadda, não de forma tão rebuscada como explanado aqui,mas o pouco que aprendi, me fez amar ainda mais meu esporte. O jiu-jitsu só é grande por conta dos Fadda. Precisou da existência deles para chegar onde chegou. Legado de honra. De respeito. Parabéns pelo excelente, apronfundado e conclusivo conhecimento. A única ressalva que gostaria de fazer não tem nada a ver com jiu-jitsu, é somente um esclarecimento no que diz respeito ao aprendizado do jiu-jitsu pelos oficiais da marinha para conter rebeliões. Motins. De fato esses eventos existiam mas não sem motivo. As praças da marinha eram torturadas, espancadas, oprimidas... e essas violências os forçavam a esse "grito de socorro", até que culminou na revolta da chibata. Pra se ter ideia, até hj o nome do refeitório dos oficiais é praça d'armas e o motivo é que guardavam seus armamentos sempre à postos para usarem, caso visualizassem um ato suspeito de motim. Ainda hj no regimento da marinha preconiza que 3 praças reunidas já configura motim. Absurdo. Me perdoe a impertinência, mas era só para fazer uma certa justiça às praças da nossa marinha, contextualizando àqueles que não souberem desse fato. Mais uma vez, parabéns por me doar mais conhecimento sobre nossa nobre arte.
@DorCarlosFury3 жыл бұрын
Obrigado pelo compartilhamento de tanta cultura
@managamer0972 жыл бұрын
Sim verdade os castigos físicos eram aplicados aos praças, na sua grande maioria negros e nordestinos,uma pagina feia da história mas que contribuiu para o desenvolvimento da arte marcial brasileira,, pois não só entre os praças mas também entre os estivadores do cais do porto na sua grande maioria tmb negros a capoeira era praticada e os confrontos entre oficiais então praticantes de jiu e também entre os fuzileiros responsáveis pela patrulhas do cais e estivadores era habitual e isso poliu tanto o Jiu como a capoeira que ate receberam influência um do outro. Hoje o movimento da capoeiragem e bem visto na marinha do Brasil em reconhecimento a luta dessa classe oprimida e o Jiu e uma grande tradição. Tenho orgulho de ser negro ex Militar pqdt filho de capoeirista e praticante de Jiu Jitsu da linhagem Fadda.
@marcoslopes8623 жыл бұрын
Passou da hora do Grande Mestre Oswaldo Fadda ter uma estátua em sua homenagem, na Praça Manágua em Bento Ribeiro. Fica a idéia!!!!!
@boletimpatrialivre7752 жыл бұрын
Isso aí garoto! 👍✌️☺️
@felipemendes74416 жыл бұрын
Na minha opinião falta mais dessa preocupação em formar bons cidadãos através do Jiu-jitsu.
@rodrigoayres58685 жыл бұрын
Caramba, prático jiu jitsu há 8 anos(2 anos parado) e me surpreendi com a família Fadda. Quando for ao RJ com certeza irei visitar essa jóia. Oss
@brunoricardo21335 жыл бұрын
Quem trouxe o Jiu Jitsu no Brasil foi o Mitsuio Maeda ou Sada Miyako e Mario Aleixo???
@brunoricardo21335 жыл бұрын
@@faddacontato877 pesquisei sobre jiu jitsu e descobri que antes de Kano criar o Jiu Jitsu ou Judo, ele já era usado pelos samurais.
@gustavofreitas51636 жыл бұрын
Sou faixa branca da Delariva, e acho fundamental a todos o conhecimento da história da nossa nobre arte a todos, pois o legado desses monstros sagrados é algo brilhante! Máximo respeito a quem fez esse belíssimo documentário. OSS!
@Marco216 жыл бұрын
Oss
@AlexRCCUdi5 жыл бұрын
Eu particularmente não conhecia a história da família Fadda, confesso que fiquei emocionado em saber da história, não descarto a importância de ninguém, e fico feliz de saber da história dessa grande família. Parabéns pelo documentário.
@AlexRCCUdi5 жыл бұрын
@@faddacontato877 moro em Uberlândia, mas quando estiver no RJ irei pessoalmente conhecer a academia.
@brazasincero6965 жыл бұрын
Conheço BJJ há 22 anos, já treinei aikido,kalabar e jj, mas não conhecia essa família. Sem dúvida um belo trabalho prestado à arte suave e a comunidade a sua volta. Que vcs tenham vida longa e muito sucesso!!! Oss!!
@senseiallanfranklin65766 жыл бұрын
Excelente documentário!! Até onde estudei o assunto, o Jujutsu no Japão se dividia em vários estilos como ocorre com o Kung Fu e com o Karate-Do. O Judo com antigo nome Kano Ryu Jujutsu era uma junção de muitas técnicas de algumas escolas de Jujutsu. E até onde li, a escola Fusen Ryu Jujutsu que possuía as técnicas de Ne-waza além de técnicas também em tate-waza estava vencendo a Kodokan de Kano Ryu Jujutsu. Daí Jigoro Kano de forma inteligente puxou mais um estilo para o Jujutsu moderno dele. Com o tempo as lutas ficaram demoradas demais no solo e Kano corta do seu Jujutsu nao dando mais tanta ênfase para essa parte. Mas pelo que parece os mestres de Kano Ryu Jujutsu que vieram para o Brasil trouxeram ainda essas técnicas e formato. Depois o Kano Ryu Jujutsu adota o nome Judo e no Japão tais tecnicas de Ne-waza sobreviveram no Kosen Judo que teria sido fundado pelos mestres que se recusaram a abandonar tais técnicas. Desculpem qualquer equivoco histórico caso eu tenha cometido, mas foi fruto de leituras sobre a arte marcial de vocês. Oss!
@Marco216 жыл бұрын
Obrigado pela contribuição!
@senseiallanfranklin65766 жыл бұрын
@@joseoliveirabelem5567 Nao tem erro no meu texto dentro das suas explicações uma vez que foi justamente pelo foco esportivo que foi dado pela Kodokan que o ne-waza foi cortado, pois Kano notou que as lutas ficavam longas demais e perdia a dinâmica. Agora você afirmar que no Judo Kodokan ainda dão ênfase para todo o ne-waza que vemos no Kosen Judo do Japão e no Jiu Jitsu brasileiro eu sinceramente não concordo, pois não temho visto tais demonstrações. Inclusive vale ressaltar a vc certos detalhes José. O próprio Karate-Do que veio a se tornar o estilo Shotokan que foi ensinado dentro da Kodokan a pedido do próprio Kano por Gichin Funakoshi vindo de Okinawa, contribuiu cim essa parte de Atemi-waza do Judo somando aos golpes traumáticos que Kano trazia de alguns estilos de jujutsu que havia aprendido. Mas pra variar não vemos muito os judocas afirmarem esse fato, pois Kano assim como selecionou alguns alunos e enviou a Morihei Uechiba para que o mesmo ensinasse um pouco do seu Aikido para tais alunos, ele selecionou também um outro grupo de alunos para estudar com Gichin Funakoshi. Entao quando entramos no detalhe de arte completa geralmente puxa se só para o lado do Jujutsu de um modo geral e aí também fica injusto. Kano conheceu Chojun Miyagi funfador do Goju Ryu e o perguntou se aquele outro estilo de Karate possuía tecnicas de projeção e imobilizações no solo e ele afirmou que sim. Kano ficou muito surpreso, pois cada vez que conhecia a arte marcial de Okinawa e seus estilos, constatava valor fora dos estilos de Jujutsu tb. Hoje vemos adeptos do Judo estudar Jiu Jitsu e de Jiu Jitsu esrudar Judo. Todos que conheci afirmam que vão se complementar um no outro e isso procede, mas em termos de atemi-waza nem no Judo o foco era tão profundo quanto no Karate-Do. Assim como no Karate não se pode afirmar que nossas técnicas de solo, projeções e até torções sao mais profundas, mais ricas etc do que no Judo e do que o Jiu Jitsu brasileiro ou Jujutsu emgeral. O grande problema geralmente é a paixão que as pessoas possuem pelas suas artes marciais e nisso tendem a querer fazer crer que essa arte é a mais antiga, aquela é a mãe de todas, a outra é a mais completa etc. Mas na realidade o panorama das artes marciais no passado era outro e julgarmos todas elas seria precipitado, pois nao conhecemos a raiz de tudo e o que temos em mãos na maioria das vezes compramos pronto. Quanto a existirem tais técnicas de solo que existem no Jiu Jitsu no Judo Kodokan, até concordo que encontramos alguns mestres antigos que sabem, mas isso não é incentivado e nisso vemos os judocas resgatarem no Jiu Jitsu daqui. Oss!
@senseiallanfranklin65766 жыл бұрын
@@joseoliveirabelem5567 Nao é o que vejo, nao é o que ouvi de judocas que por sua vez são apenas incentivados a estudar pra campeonatos.
@senseiallanfranklin65766 жыл бұрын
@@joseoliveirabelem5567 Exatamente e aí o que ocorre? O e$porte manda e pelo lado E$PORTIVO mandar cada vez menos foi se vendo taia tecnicas e lhe digo, se de la da Kodokan nos tempos de Kano pra cá diminuiu a ênfase, hoje piorou. isso há quem estude judo apenas esportivo e não aprenda nele as tecnicas de solo. É um lamento, mas é uma verdade.
@senseiallanfranklin65766 жыл бұрын
@@joseoliveirabelem5567 o pior amigo José é que a maioria das artes marciais estão se perdendo no caminho esportivo. O próprio mestre Royce Gracie anda preocupado com o foco exagerado no Jiu Jitsu esportivo e eu sinto muito por isso tb, pois hoje vejo o Karate-Do se perder nesse caminho na maioria das escolas e isso vem ocorrendo desde os anos passados com o Tae Kwon Do, Judo, Kung Fu etc. Nisso poucos terão oportunidade de estudar Karate-Do, Judo, Jiu Jitsu, Tae Kwon Do, Kung Fu e todas as outras artes a rigor com o foco marcial. Isso é muito triste!
@eliesiotargino5 жыл бұрын
Fiquei muito feliz de conhecer a bela história da família Fadda. Estou na busca do conhecimento desta arte e ficando cada vez mais maravilhado com a cultura que o Jiu-Jitsu nos proporciona. OSS...
@LeoSensei4276 жыл бұрын
Sou professor de Jiu-Jitsu vindo da linhagem Fadda, hj em dia trabalho mais com meio infantil ministrando aulas em escolas, meu mestre Rodolfo Inácio Valentino foi aluno direto de Mestre Ovídio e Mestre Fadda, e Mestre Ovídio tbm tive o prazer de lidar com ele em algumas academias, aprendendo com o msm, fico feliz em ver um documentário explicando suas origens e contextos históricos, porém gostaria de deixar uma ressalva a respeito da relação Fadda e Hélio Gracie, realmente vemos o respeito grande entre eles e toda consideração que havia por eles e suas escolas, sendo que, gerações vindouras não mantiveram em sua totalidade essa consideração, infelizmente conheci mestres, formados da linhagem Gracie, que não citarei nomes, mas desconsideravam totalmente a linhagem Fadda, inclusive tendo o msm como charlatão, dizendo que Mestre Fadda vinha do Judô e não representava de forma alguma o Jiu-Jitsu, e se fosse comentado a respeito destes desafios no qual a escola Fadda derrotou a Gracie vc quase causava uma briga feia, pois era considerado impossível e totalmente fora de questão estes desafios terem acontecido, ou seja, foi feito uma forma de apagar até certo ponto das gerações vindouras a contribuição e importância do mestre Fadda para a arte suave.
@Marco216 жыл бұрын
Exatamente professor, infelizmente alguns ainda incitam o ódio entre as famílias e querem apagar a relação que existia, isso é claro até em alguns comentários aqui, entretanto a gente mantém viva a história e a linhagem a despeito de quem não as aceita. Cada um colherá segundo aquilo que plantar.
@marcusantonio36065 жыл бұрын
mas na verdade os gracies venceram o desafio
@marcusantonio36065 жыл бұрын
existe uma confusão cronológica muitos alunos do fadda de 1 geração treinaram judo com o nagashima e outros de 2 geração como higino,vieira e etc por isso não esta totalmente errado vincular fadda ao judo o problema que muitos da linhagem gracie e fadda só conhece a historia através de narrações do boca a boca que foram distorcido e omitido um fato ou outro através dos tempos por isso e muito importante esses professores pesquisar jornais da época e vão descobrir que o jiu jtsu fadda e gracie tem a mesma origem
@managamer0972 жыл бұрын
@@marcusantonio3606 não tem a mesma origem Maeda chegou em 1914 deu aula na marinha sim mas o Jiu ja era praticado desde 1905 na marinha ensinado por um mestre que não tinha vinculo com a kodokan ( kano jiu Jitsu)
@managamer0972 жыл бұрын
Mas isso foi por marketing eu ate entendo porque se não fosse essa fabula o Jiu Jitsu não seria o negócio lucrativo que se tornou hoje. Isso devemos a lenda Gracie. Eles criaram esse mercado. Mas a gente que tem quase 50 anos e conheceu Ovídio Junqueira, Juventino, Monssueto Chandu e grande mestre Fadda com qual tive prazer de rolar quando ele foi visitar Chandu com quase 80 anos a gente sabe que nunca tiveram hegemonia dentro do tatame era pau a pau eu mesmo nunca perdi pra um aluno dos Gracie enfrentando em torneios na tijuca na vila da penha e no Cefam o unico torneio que perdi foi pra um aluno do Laerte Barcellos pai do Raoni Barcellos que luta no ufc, que são de Marechal Hermes.
@bruceborn34583 жыл бұрын
JIU JTSU FADDA ou GRACE somos todos irmãos OSS. ...
@JanRaniel2 жыл бұрын
Oss! Treino na Deo e tbm penso o mesmo.
@RamonS.S2 жыл бұрын
Oss
@RamonS.S2 жыл бұрын
@@JanRaniel Deo também 🦅
@JanRaniel2 жыл бұрын
@@RamonS.S OSS
@warwarparente4213 Жыл бұрын
Os faddas já ganharam dos Gracie em desafio até ensinaram a chave de pernas
@LeandroChambarelli6 жыл бұрын
Muito bom documentário. Realmente nunca existiu rivalidade entre as famílias até ao ponto do filho do Mestre Hélio Fada, meu brother Prof. Hélio Fada Filho ser formado na escola Gracie, mais especificamente na Gracie Humaitá de Nova Iguaçu e hoje dar aula representando o nome de sua família e a equipe de seu pai.
@EduardoAlmeidaRec4 жыл бұрын
Incrível o documentário. E é sabido que a família Grace calou vários lutadores de JJ e luta livre por meio do terrorismo. Valorizar seu legado não pode significar negar também seus deméritos. Genial esta pesquisa.
@janaanabruno29386 жыл бұрын
Muito aguardado esse comentário, sou amigo de um faixa preta que é aluno do Mestre Eduardo da Rocha, da linhagem Fadda, grande pessoa aliás, e das oportunidades que conversei com ele ele sempre nos citava que a historia do jiu jitsu no Brasil era de certa forma "mal contada" . E então falou do livro " A historia que os Gracie não contam " me interessei a pesquisar mas não consegui o livro e encontrar muitas informações, Muito obrigado pela elaboração do documentário. É necessário que sejam valorizados todos os responsáveis pelo esporte que praticamos e amamos hoje.
@Sao_Jose6 жыл бұрын
Que felicidade a menção do mestre Jacê Paulino de Albuquerque. Comecei no JJ em 1996 com ele em Ricardo de Albuquerque, e era muito rigoroso com a limpeza do dojô, Kimonos dos alunos, passando as técnicas básicas de rolamento e defesa pessoal. Meu primeiro treino foi depois de um mês, após treinar exaustivamente arm-lock e triângulo em um cabo de madeira, onde aprendíamos a fazer a alavanca com o tronco. Humilde, com sua Variant verde, sempre sorrindo. Tempos bons... Que Deus o tenha em sua misericordiosa companhia. Excelente documentário, parabéns pelo excelente trabalho. Meus sinceros cumprimentos os mestre Hélio Fadda
@ramonfortalcity-ce93045 жыл бұрын
Todo conhecimento é válido, Jiu Jitsu ta além de marcas e famílias, Jiu Jitsu é filosofia é e foi um modo de viver pra muitos. Sem esse documentário muitos não iriam saber que existe uma árvore genealógica da arte marcial que é o Jiu Jitsu.
@ahammud3 жыл бұрын
Graças a Deus sou linhagem mestre FADDA
@marcosferreiragomes10366 жыл бұрын
sou praticante de jiu-jitsu, venho de outra linhagem mas respeito de mais a história do grande mestre Fadda, cada dia tento pesquisar a fundo para não engolir qualquer versão que me contam, e outra conhecimento nunca ocupa espaço.
@Marco216 жыл бұрын
Isso ai meu amigo,esse é o caminho
@tyda1003 жыл бұрын
Treino jiu-jitsu a 2 anos, meu máximo respeito a família Fadda! 🙏🏼
6 жыл бұрын
Olá, consegui ter acesso à alguns jornais onde encontrei reportagens de 1906 sobre o Jiu-jtsu. Um deles é de um médico orientando alguém a fazer atividades para melhorar sua saúde, como Boxe, Jiu-jitsu ou MAxixe. O Outro é um suplemento de página cheia explicando como é o funcionamento do Jiu-jitsu, inclusive com imagens. Outro recorte de 1908 diz que o Jiu-jitsu foi introduzido na Marinha ( Chamada de Armada ) o autor desse artigo diz que foi pelo Sr Almirante MInistro da MArinha .EM março de 1909 achei outro jornal confirmando as aulas no forte de villegagnon ( com a grafia willegaignon), inclusive relatando o pensamento de que a capoeira seria superior, pois teve seu valor posto em prova na guerra do Paraguai. Depois temos várias edições de 1909 divulgando as apresentações que Sada Myako Realizava, e pelo que se relata vencendo todos, porém foi derrotado pelo capoeirista Ciryaco. Os Gracie pelo que vejo foram os grandes divulgadores do Jiu-jitsu, porém não são os pioneiros da arte no Brasil. Vi muitos comentários questionando esse vídeo, eu como pesquisador fui atrás das fontes, e realmente não tem o que discutir. O jiu-jitsu estava presente em nosso País, antes da chegada do Conde Koma. Parabéns pelo trabalho, espero que seja produzido um livro para que se possa acompanhar melhor o relato da história do BJJ.
@Marco216 жыл бұрын
Parabéns amigo. Quem dera todos fossem como voce. É assim que fazemos. Checamos as fontes. Grande abraço
6 жыл бұрын
@@Marco21 Seria muito bom que esse conteúdo virasse livro. Pode reservar o meu.
@RicardoRusso5 жыл бұрын
Entrei a pouco tempo para o BJJ e chorei no final do documentario. Obrigado familia FDDA.
6 жыл бұрын
Maravilhoso documentário, Perfeito. Uma grande honra em ver nossa história ser lembrada e datada. Aos envolvidos, Um trabalho grandioso para nossa linhagem, Parabéns!!
@Marco216 жыл бұрын
Obrigado professor. Seguimos juntos propagando a linhagem e a história do Fadda
@gustavoott89225 жыл бұрын
Será que é só eu que se emociona em ver a história do jiu-jitsu, tenho orgulho de dizer que treino jiu-jitsu, é isso que eu quero pra minha vida!!! Família, respeito, disciplina, honra, jiu-jitsu OSS 🙏🙏🙏
@lucianopereirapadilhapadil73716 жыл бұрын
Ótimo vídeo....não conhecia esse lado da história...obrigado pela informação. ....
@ronisilva56685 жыл бұрын
Ótimo documentário, prático jiu há 2 anos, comecei aos 40 anos fui levar o meu filho pra treinar e me identifiquei, muito bom saber sobre a verdadeira história Fada e Gracie! Oss.
@miguelpalacio45616 жыл бұрын
Desde Chile: Excelente trabajo de investigación... viví en Brasil en los años 80 y pude analizar o Ju Jitsu Brasileño, en ese momento era alumno de Kun Fu do Gran Mestre Li Hon Kai en San Paulo en Santo Amaro, Cuidade Dutra y tive a oportunidade de conocer a un professor da Academia Fadda y su humildade como pessoa e lutador... muito obrigado pelo trabalho da pesquisa....
@Marco216 жыл бұрын
Oss, Gracias
@johanesdejesus86456 жыл бұрын
Tomei a liberdade de baixar o vídeo e apresentar para alguns amigos esse lado da história. De parabéns a todos os envolvidos neste perfeito trabalho. A todos votos de prosperidade. Oss!
@Marco216 жыл бұрын
Oss, compartilhe a vontade
@fabianorodrigues46795 жыл бұрын
Muito bom o documentário sociólogos e historiadores sempre lembrando aquilo que os que dominam não gostam de lembrar. Parabéns a equipe da produção.
@Jrfreitas15 жыл бұрын
independente de gracie ou fadda o importante é a disciplina da arte suave e história de dedicação que amos tiveram, no meu mode de ver acho que ficou mais notória a história dos gracies devido ao tamanho da família, de fato eles seguiram como religião e realmente foram uma família de campeões. Fizeram todos aqueles desafios que foram o plano de marketing perfeito para a arte suave e para a família. Parabéns a ambas equipes.
@eduardoalmeida70046 жыл бұрын
Excelsior, ótimo documentário, merece um prêmio!
@xicao_burgerjiu-jitsu20204 жыл бұрын
Excelente conteúdo histórico que muitos daqueles que vivem o jiu-jitsu não conhecem.
@andersongondim24476 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo! Confesso que no início, imaginei que seria uma briga pelos direitos do legado do Jiu-jitsu, mas assistindo na integra enxerguei que conta uma parte da história desconhecida, pela a grande maioria. Eu não conhecia, e fiquei emocionado pelo respeito, cumplicidade, gratidão e acima de tudo respeito mútuo com os Gracies, e com cidadão. Parabéns!!!!
@Marco216 жыл бұрын
Oss. Obrigado amigo
@gutocapoeira6 жыл бұрын
Sou GFTEAM, sou parte dos FADDA JIU-JITSU, excelente documentário.
@prk305 жыл бұрын
A verdade é que a família Gracie teve o monopólio da narrativa do surgimento e desenvolvimento do Jiu-Jitsu no Brasil durante décadas. Graças a este monopólio, gerações inteiras de lutadores desconhecem inteiramente que outras pessoas tiveram um peso monumental do desenvolvimento desta luta, pelo menos uma década antes de Carlos Gracie começar a desenvolver suas técnicas. Treinei muitos anos com um dos filhos de Carlos Gracie no Rio de Janeiro e durante todo o tempo em que frequentei a academia dele, eu e os demais alunos só escutávamos uma versão dogmática sobre o desenvolvimento desta luta, com a omissão total, incondicional e absoluta de outros nomes que não fossem da família deles. Graças à internet e a alguns livros em circulação atualmente, vemos que os Gracie tiveram muitos ombros de precursores sobre os quais se apoiaram.
@Marco215 жыл бұрын
Resumiu quase 100 anos . Parabéns pela exposição
@uiltonlobo6 жыл бұрын
Excelente trabalho! Fiquei muito feliz com essa história! Haviam até fatos que eu desconhecia. Sou Uilton Lobo, sou formado em judô mas por um mestre faixa vermelha da linhagem Fadda chamado Wander Ferreira de Nova Iguaçu. Ele sempre contou muitas coisas sobre Fadda, Chandú e Humberto Fadda. Daí fui pesquisando e fui me apaixonando pela linhagem, pela forma como esta conduz o jiu-jitsu, por lidar com um jiu-jitsu de raíz, de essência, um jiu-jitsu completo. Sempre que vejo algo sobre o jiu-jitsu Fadda me empolgo. Umdia irei visitar a academia Fadda em Bento Ribeiro. Mais uma vez parabéns e obrigado por enriquecer assim a história dessa linhagem.
@Marco216 жыл бұрын
Será muito bem vindo. Abraços, oss
@coachricojiu-jitsu55004 жыл бұрын
Excelente documento histórico, somente o ressentimento e um certo desconforto pela família Gracie, que não tem cabimento! Carlos, Hélio, Oswaldo, Gastão, George, Carlson, Rickson e demais integrantes da família Gracie, nunca alegaram ter inventado o Jiu-Jitsu, nem que o Jiu-Jitsu era uma exclusividade deles! Pelo contrário, Hélio e Fadda eram grandes amigos! Não tem porque querer desmerecer ninguém... e devemos entender que, realmente, se o mundo hoje faz Jiu-Jitsu (o que desenvolveu-se no Brasil), sim, a causa está na família Gracie... foram eles que buscaram divulgar esse Jiu-Jitsu fora do Brasil... e com certeza que eles, sim, buscaram propagar o nome deles... mas nunca desmerecendo nenhum outro mestre
@borgesdsgn90364 жыл бұрын
Faço minha as suas palavras. Sem a Família Grace o Jiu-Jitsu jamais teria o desenvolvimento e o destaque que é hoje. Afinal os grace fizeram da sua família um verdadeiro legado que ficará para história.
@flowrepins66634 жыл бұрын
so apagaram a luz para nao perder do tadeu ne
@marcelofabbri28476 жыл бұрын
muito legal...treino na gracie mas respeito demais a historia do jiu-jitsu adimiro demais parabens familia FADDA
@gearagao83765 жыл бұрын
Oss
@adesivado6 жыл бұрын
Muito obrigado Marco, por nos proporcionar mais um pedaço da história! Parabéns pelo vídeo!
@edicostta14 жыл бұрын
Desde antes de eu praticar jiu-jítsu eu já sabia da história dos Faddas. O próprio Hélio nunca negou... mas as gracietes ficaram empovorosas com os fatos.
@inaldobatistabjj52046 жыл бұрын
Nobre marco sou praticante ddêsda infância aqui no estado de Pernambuco. É quero te parabenizar pelo belíssimo documentário muito enrriqueçe a historia do jiu jitsu brasileiro. Muito muito obrigado.
@Marco216 жыл бұрын
Oss, obrigado amigo.
@TheLap335 жыл бұрын
Muito bom documentário. Parabéns ao autor Marco Ferreira. Outro legado importantíssimo sobre o esporte da arte suave no Brasil.
@guilhermedoria5 жыл бұрын
Marco Ferreira, seria interessante você fazer uma coletânea disso tudo e lançar um livro, antes que mais pedaços da historia se percam. Além disso muitas pessoas estão assistindo com os olhos da paixão e acham que você está criticando ou tirando o mérito dos Gracie, o que não ocorre. Belo trabalho.
@Marco214 жыл бұрын
Faremos em breve amigo. Obrigado pela sugestao
@otoapostolo6 жыл бұрын
O Jiu Jitsu Fadda só tem produzido campeões não só na arte, mas na vida. gostaria muito de treinar com a linhagem Fadda.
@Marco216 жыл бұрын
Quando estiver pelo Rio de Janeiro venha Conhecer nossa academia e treine com a gente
@wellingtonrodrigues20194 жыл бұрын
Sábias palavras. Parabéns pelo documentário. Grande foi meu aprendizado nesse vídeo. Em meados de 2002 conheci o jiu jitsu em um projeto social! Todos os anos eu falo que irei iniciar um projeto social para crianças e jovens porém, isso nunca aconteceu! Você que está lendo esse post e também tem esse sonho, não espere para próxima segunda feira, próximo mês ou próximo ano. Inicie na sua casa, sua garagem, na casa de um amigo não sei, mais comece! Dêem a oportunidade para pessoas conhecerem e praticarem um estilo de vida saudável! Forte abraço a todos!
@edertavares76176 жыл бұрын
Excelente, enriquecedor e inspirador. Parabéns aos envolvidos, e que se produza mais conteúdo sobre a história do nosso esporte.
@rogerioaraujo95815 жыл бұрын
Honrra quando se herda um conhecimento de um povo a gratidão está presente devemos ser grato ao povo japonês.
@sukiyaLocal5 жыл бұрын
Os minutos finais foram emocionante. Vou me preocupar menos com campeonatos e focar em outras coisas. Obrigado pelo vídeo. 押忍‼︎
@jcferreiralima98815 жыл бұрын
Parabéns por tudo! Sou praticante do Judo e Taekwondo, amo as artes marciais e admiro os que falam com sabedoria a respeito delas! Parabéns, Parabéns!!
@clevertonluizalmeidadasilv35056 жыл бұрын
Comecei jiu jitsu a pouco e me apaixonei, mas estou buscando conhecer sua essência e verdade!! Maravilhoso esse documentário e os grandes mestres devem ser resgatados e colocados no seu devido lugar!! A relação dos Fadda com os Gracie que é contada no documentário mostra a grandeza dos mestres que além de grandes lutadores são grandes pessoas.
@clevertonluizalmeidadasilv35056 жыл бұрын
Muito legal o trabalho de vocês!! Infelizmente sou do Rio grande do sul mas logo logo quero ter o prazer de conhecer a academia e quem saber ter a honra de conhecer o mestre Hélio Fadda entre outros.
@lourisvalcavalcantequeiroz14312 жыл бұрын
O que mais admiro nos Fada é a humildade,de ser grande e não deixar que todo conhecimento tirasse esse virtude que eles tem.Grande família fada..
@romulopereirarangel34596 жыл бұрын
Primeira mente meus parabéns. Estou muito mais muito feliz de saber mais um legado Importantíssimo para Jiu Jitsu Brasileiro, pois sou um recente faixa azul, e meu Professor não é um FADDA, mas age como se fosse e eu nem faço ideia que ele os conhecem, porém foço questão de levar o nome da família FADDA, até ele. Meu professor Gean Magalhães, faço questão de citá-lo não faz ideia do fez na minha vida e de todos do seu projeto, e por ser uma pessoa dessa linhagem de passar o Jiu Jitsu, como poucos passam com Humildade, Disciplina e Honra. Assim como vi a história da família FADDA, não poderia deixar de lembrar do meu Professor. Oss...
@Marco216 жыл бұрын
oss
@rafaelvivas60144 жыл бұрын
Top 👏👏👏👏sem palavras .....história limpa e bonita familia Fada Oss....
@gabrielribeiro78306 жыл бұрын
Excelente documentário. Parabéns irmão ! Viva aos Gracie, viva aos Fadda; viva ao jiu-jitsu!!!!!
@Cosmopolitm6 жыл бұрын
Viva os fuzileiros e o senhor França
@eliseucardoso2 жыл бұрын
Parabéns pelo documentário! Sou praticante de jiu jitsu e gosto muito de História. Já conhecia um pouco da origem dos Fadda, por pesquisa superficiais na internet, mas seu vídeo trouxe informações muito enriquecedoras. Não sei se é possível, por questões de disponibilidade de material e até mesmo de tempo/interesse seu e da sua equipe, mas vejo potencial para extrapolarem esse conteúdo, com maior utilização de imagens das épocas mencionadas.
@brubotelho016 жыл бұрын
Muito bom o documentário. Quem quiser aprender sobre história do jiu jitsu é obrigatório assistir esse vídeo. Parabéns a meus amigos Marco e Paiva e ao Grande Mestre Hélio Fadda por sua história em nossa arte suave.
@Marco216 жыл бұрын
Maximo respeito meu amigo!
@ranieryvieira79043 жыл бұрын
Pessoal, é sempre bom ter conhecimento, mas não vamos transformar essa questão em uma disputa entre academias, temos que agradecer pelo jiu-jitsu ter chegado aqui no Brasil e ter sido disseminado pelo país e em muitas partes do mundo. Oss!!
@valente10044 жыл бұрын
Tenho pensado em iniciar uma arte marcial e dei de cara com esse documentário. Que bonita a preocupação do Fadda com o social. Ajudou a passar a arte para as classes trabalhadoras no subúrbio. Acredito que ele fez o que pôde para divulgar a arte. Deu até vontade de ir em Bento Ribeiro aprender.
@adrianoferreira47236 жыл бұрын
Excelente! Entender o pasado nos faz compreender o presente e nos prepara para o futuro. Obrigado por divulgar essa pesquisa
@Marco216 жыл бұрын
Obrigado amigo!
@gervsonoliveira57906 жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso eu não conhecia essa história do mestre fada , oss
@Gabuzito6 жыл бұрын
Sou FADDA JIU-JITSU desde 1982, Sou Professor desta Linhagem desde 1990 e sei que por mais que façamos haverá quem critique ou se classificará como detentor da verdade, uma pena. Marco Ferreira, você convive com quem Faz a Obra, você sente a respiração e a vibração de quem faz... Você Vivifica a forma simples que temos em mostra o difícil, você vê em nosso Dojô, a qualidade Técnica de aplicação e de ensino.... então lhe dou os parabéns, por fazer com que os detentores da verdade, se contorção kkkk. Oss! Palavras do Sensei Gabu - Faixa Preta 6º Grau de Jiu-Jitsu FADDA & Faixa Preta 5º DAN de JUDÔ.
@Marco216 жыл бұрын
Prezado sensei, meu respeito e admiração por todos voces. Eu só coloco os fatos na mesa, quem decide qual é a verdade é quem ve esses fatos! Oss e obrigado
@cmjudoista6 жыл бұрын
Pouco sabia dos Faddas. Obrigado por compartilhar esse documentário.
@valdineisantos4768 Жыл бұрын
A história da família Fadda é admirável e inspiradora!
@diegoalexandredelemos28485 жыл бұрын
Sou faixa marrom de jiu jitsu, da linhagem de professores formado pelo mestre Carlson gracie, e sempre pesquisei sobre o jiu jitsu, e descobri que tem documentos de 10 mil anos que relatam a pratica de jiu jitsu, gostaria se pudesse qual a principal diferença dos jiu jitsu brasileiro para o japonês, a pesar de ser praticante e atleta do estilo gracie jiu jitsu sei ( atraves de pesquisas) que o estilo gracie e responsável por difundir na mídia o jiu jitsu, mais historicamente, já era difundido tempos antes no Brasil oss
@joatanpereira42725 жыл бұрын
Existem diversos estilos jujutsu japonês, porém, os estilos de jujutsu são voltados principalmente para a defesa pessoal (muitos estilos não possuem nem campeonatos), já o BJJ, por ser descendente do Judô, possui muito mais ênfase no desenvolvimento individual.
@pinheironeto21456 жыл бұрын
Excelente vídeo, uma abordagem de grande importância para os amantes da arte suave.
@andersonsobrinho26575 жыл бұрын
História linda do nosso Jiu Jitsu Brasileiro. Tive o privilegio de treinar com o Mestre Deo aqui na UNB em Brasília. Na época eu nem sabia que estava treinando com um Grande Mestre e ícone da história do Jiu Jitsu e da Família Fadda. Parabéns e obrigado por nos tornarem cada dia melhor. Oss...
@thorkisser4 жыл бұрын
Perfeito documentário mostra que o Jiu Jitsu não tem um só dono, inclusive mostra o respeito entre os Fadda e os Gracies, união acima de tudo
@oidualcsier3095 жыл бұрын
Excelente documentário, desconhecia este lado da história. Parabéns a academia FADDA que fortaleceu ainda mais o jiu-jitsu vencendo os Gracie no que faziam e fazem de melhor.
@dinizdotambor6 жыл бұрын
parabéns pelo documentário muito bom !!!
@LenilsonMedeiros6 жыл бұрын
Muito interessante a história, e graças à internet conheci o outro lado da história do Jiu-jítsu. Vejo muita credibilidade na fala do Sr. Hélio e dos demais. Uma pena que a popularidade não foi creditada aos FADDAS. A fonte de ensinamento foi a mesma para os FADDAS e GRACIES. Espero que com o tempo a história traga a luz a todos os fatos.
@emersonpinheiro99976 жыл бұрын
O brasileiro tem um enorme defeito que é menosprezar a própria História, desqualificando uma parte dela em prol de uma outra fração do todo. O brasileiro precisa imediatamente desconstruir essa falha de caráter coletivo. Ótimo documentário.
@contraummundomelhor24956 жыл бұрын
Belo documentário deu até vontade de começar a praticar Jiu Jitsu
@gugamoraisfi6 жыл бұрын
Desculpe a sinceridade, mas quanto mais aprendo sobre a história do jiu-jitsu no Brasil. Vejo que os fadda ensinavam a essência da arte marcial, enquanto os gracies deturparam a essência dessa nobre arte. Muito bacana o vídeo.
@rogerioaraujo95816 жыл бұрын
Concordo a palavra japonesa jujitsu ....deveria ser preservada bons ensinamentos dos mestres japoneses .... porque jujitsu brasileiro apenas boas descobertas variações a forma do próprio praticante acontece em qualquer arte não deveriam ter se distanciado tanto dos bons ensinamentos dos mestres japoneses
@gearagao83765 жыл бұрын
Oss
@fabiosoaresdossantos76836 жыл бұрын
Belo trabalho de pesquisa, parabéns pelo vídeo desconhecia esta linda Historia
@leonardomartins71866 жыл бұрын
Cara....que maneiro....fui aluno do mestre Waldemar Abraão....formado pela academia fadda....que emocionante....viajei no tempo....muito obrigado
@renato78666 жыл бұрын
Parabéns!!! Ótimo documentário...mostra que o fato não é a origem do jiu jitsu no brasil e sim como duas famílias transformaram a arte marcial e fizeram dela um ícone cultural brasileiro. Apesar dos meios de comunicação no Brasil nao darem a devida importância o jiu jitsu tem milhões de praticantes...aqui e no mundo inteiro e a maioria dos professores que levam esse conhecimento são brasileiros, o jiu jitsu é social é estilo de vida é saúde é respeito é salvação! Portanto na minha opnião já faz parte da cultura brasileira assim como o futebol e a bossa nova.
@mucio_bjjfilho83806 жыл бұрын
Parabéns pelo documentário, não sabia sobre o Sada Miako, isso é um resgate histórico e cultural para a evolução e credibilidade do jiu jitsu. OSS
@rafaeldoamaralcorreiadossa86975 жыл бұрын
Parabéns pelo documentário, ter conhecimento das origens do jiu jitsu torna esta arte marcial ainda mais especial em nossas vidas!
@brunoholanda39175 жыл бұрын
Fui aluno de Deoclecio Paulo e tive a oportunidade de conhecer o grande mestre Oswaldo Fadda, que seu legado seja eterno
@radarar15 жыл бұрын
Uma honra poder receber sua gratidão e carinho. O nosso querido Mestre Deo, atualmente em Brasilia é um dos mais nobres FADDAs de nossa história. www.faddabjj.com
@catarinamonteiro38152 жыл бұрын
Eu tenho muito orgulho de poder ter tido ao com os fadda e com os gracies abençoada.
@Edu-qn3se6 жыл бұрын
Demais esse documentário, viva os grandes mestres. OSS