Sou de Caçapava sp, cresci na roça aq da minha cidade, e do lado do meu sitio tinha o sitio do Maurício de Souza. Sempre foi muito querido em Caçapava, costumava fazer uma festa junina anual, era bem cordial com os vizinhos, inclusive ja me deu duas vezes uns kits cheios de coisas e gibis da turma da Monica, ja emprestamos uma bomba de poço pra ele uma vez quando queimou a dele. Logico que não sabemos nada sobre ninguém, porém ele sempre me pareceu uma pessoa simples e bem amigavel
@CameloGus Жыл бұрын
Sou daqui de São José dos Campos, moro quase ao lado de Caçapava. Saber que o Osamu Tezuka já pisou aí pra mim é coisa de outro mundo!! Meu vizinho é de kumamoto e meu sonho é conhecer eiichiro oda
@edicleiabueno98652 жыл бұрын
Acho que de certa forma, o Maurício de Souza não está errado em manter sua privacidade.
@MrRedAdventures2 жыл бұрын
Quando a pessoa mistura a vida pessoal com trabalho a pessoa para de ter uma vida e passa a ter só trabalho. Eu vejo esses KZbins que fazem vídeos compartilhando cada momento da vida deles e eu penso "Eu não suportaria viver assim"
@Zoltarman2 жыл бұрын
Todos temos direito a privacidade. E que o Brasileiro fica criando mitologia com humanos. Rainha dos baixinhos, rei Roberto, peter pan Neymar e por ai vai. Sao todos humanos com falhas e virtudes
@arthursouza69822 жыл бұрын
Pra mim o que importa é que o Maurício de Souza é um precursor dos quadrinhos no Brasil. Comecei a gostar de quadrinhos lendo Turma da Mônica e hoje gosto de Marvel e DC. Acho que foi muito sábio nos negócios e mais sábio ainda em preservar sua privacidade.
@viniciussouza4599 Жыл бұрын
Privacidade é uma coisa, não mostrar sua história pública é outra
@FelipeFerreira-dr6dt7 ай бұрын
Não é só uma questão de privacidade. É uma questão dele como figura pública e símbolo nacional da importância que tem não ser estudado e compreendido. Estamos falando de sua carreira profissional aqui, não de fofocas particular de quem ele pegou ou deixar de pegar. Como os artistas que se inspiram nele podem seguir seus passos se ninguém sabe que passos são esses? Como ele chegou nesse patamar? Ele recebeu ajuda de fora? Houveram acordos com a ditadura militar? Tudo isso é importante saber no campo do estudo
@odeposito91222 жыл бұрын
A real é que a gente só vai ter informações concretas do Maurício depois da morte, mas ele permanece uma incógnita. Pelo que é possível ver, ele sempre foi um cara que se aliou com quem estava no poder. Quando foi na época da ditadura, a criação do Capitão Feio foi estranhamente conveniente com a campanha de higienização do Brasil, por exemplo. A Turma da Mônica já teve muito quadrinho "encomendado" pelo governo, tipo de propaganda das forças armadas, além das próprias histórias de conscientização ambiental que nunca tocam nas grandes instituições e sempre passam a responsabilidade do controle de desperdício pra população (sendo que Calvin e Haroldo já tava lá dando a cara a tapa pra denunciar as grandes corporações usando uma linguagem simples e infantil). Mesmo nas histórias do Papa Capim, tudo é muito vago e o inimigo "homem" é sempre um fazendeiro de interior muito distante do que a gente vê nas reportagens quando se fala em queimada. Dr. Seuss também tocava nesses assuntos. Então é bem complicado mesmo falar de Maurício de Sousa. O que o Alexandre tá falando é pra ficarmos alertas e termos cuidado com essa romantização da figura do Maurício como pessoa e autor (mas principalmente como pessoa), porque tem muita coisa sem explicação, o cara é uma caixa preta e não quer atar as pontas soltas que deixa pelo caminho, principalmente em relação à Ditadura.
@LUKx81388 ай бұрын
EXATAMENTE. Fechem a aba de comentários.
@GSorwell2 жыл бұрын
Criei um personagem em 2018 durante o tempo em que contava histórias de heróis para meus filhos à noite. Como estava muito maçante repetir as mesmas histórias que eu costumava ler e ouvir na minha infância e adolescência, acabei criando um herói nos moldes brasileiros, tipo, salvando o mundo com base nas correrias da periferia e habilidades conseguidas por meio da sofrência tupiniquim. Publiquei de forma independente e venho tentando divulgar. @Vilela, dá uma ajuda aí! O nome do livro e John Night: O mistério quântico.
@JohnnyM4all2 жыл бұрын
Me encontrei com o Maurício de Souza uma vez, de cara eu achei ele meio metido. Mas aí eu comentei que a minha história favorita deles era aquela história em que o Cebolinha vai visitar o Chico Bento e ele virou outra pessoa, sorriu, conversou, perguntou se eu tinha filhos ou primos que liam e no final até me deu um autógrafo em um pedaço de papel, já que eu não tinha uma revista na mão na hora. Isso foi pra preservar a imagem dele e evitar ele se transformar num Didi Mocó da vida? Não sei, mas foi legal de todo jeito.
@klagemello5 ай бұрын
Não entendi a comparação com o Didi. O Renato Aragão é um metido?
@michelineoliveira18122 жыл бұрын
Para quem não sabe, tem um documentário sobre o Maurício de Sousa na HBO.
@Zoltarman2 жыл бұрын
O rapaz do video esta falando que no brasil, poderiam se fazer biografias descompromissadas, sem ser chapa branca, sem ter aprivacao previa e cortes do biografado. O cara di documentario do Aragao teve problemas, o cara que fez um belissimo livro biografico do Roberto carlos, teve todos os livros apreendidos. Ai so restam biografias chapa branca feitas pelos proprios biografados, contando somente o que querem e como querem.
@rubensfernandocarvalhodeol42112 жыл бұрын
Nao é no disney+?
@bela19951002 жыл бұрын
Cara super coerente e com domínio do assunto. Galera se dói demais bicho
@tronerpedro2 жыл бұрын
O público daqui é bem limitado, é como os antigos comentários do G1
@Kuronecro2 жыл бұрын
galera bem rasa =x ...irônico neah era da informação e talz u,u
@louisianapereiravieira85829 ай бұрын
Acho que às vezes nem tudo é sobre algo maior. "Ele esconde algo" parece que sla, as pessoas acham que ele é um criminoso? "Pq ele cresceu na ditadura, tinha contatos" pega os gibi dos anos da ditadura, vê oq era publicado, com certeza algo extremamente infantil com zero "problemas" não tinha o pq de censurar, outros artistas sofriam pq produziam uma arte politizada, o Maurício não, ele produzia algo infantil e bem conservadora, que era o padrão da época, ele nunca foi um artista que tinha como objetivo utilizar do meio pra algo além. Outra coisa, os mangakas no Japão, as pessoas não sabem quase nada sobre eles, o Toriyama morreu e nem se quer se tem em domínio público uma foto dele dos últimos sla, 20,25 anos. Então assim, cada um vive da forma que quer, e não é exagero das pessoas serem extremamente fãs dele, estamos falando de uma obra que acompanhou inúmeras gerações de crianças, pessoas foram alfabetizadas com Turma da Mônica.
@luizguerreiro370911 ай бұрын
É direito do genial Maurício de Souza manter a sua opção
@sakurabaLP6 ай бұрын
A opção de monopolizar o mercado dos quadrinhos brasileiros?? Não dar crédito aos seus desenhistas??
@donniedarko42812 жыл бұрын
Acho que não tem nada de mais o cara viver uma vida discreta. Isso é muito comum com autores de mangás japoneses. Se fosse eu tbm não ia querer me envolver com política. O brasileiro não ta preparado pra respeitar a opinião política dos outros.
@sakurabaLP6 ай бұрын
Então, vc até tem razão, mas... o Maurício Tem esse lance dele monopolizar a indústria de gibis no Brasil, além de não dar os créditos para seus desenhistas, afinal, ele não pega mais no lápis. Diferente da situação de um Akira Toriyama ou Yoshihiro Togashi.
@douglasfranco48212 жыл бұрын
A maioria dos comentários só confirmam a colocação do Linck. Ele é um pesquisador e crítico sobre histórias em quadrinhos e a história das histórias em quadrinhos. O interesse dele é um objeto de estudo válido sim.
@doiduhdaponte_89582 жыл бұрын
Quadrinhos da Turma da Mônica divertiram várias gerações de crianças, como eu fui na década de 90. É só isso que me importa.
@inoxcromo2 жыл бұрын
Sim, especialista em expor ressentimentos.
@ederbrunodossantos22192 жыл бұрын
Não adianta nada ser pesquisador e ter viés político. Dificilmente vai aceitar informações que vão contra o que ele acredita.
@marcello6342 жыл бұрын
Estudioso o caralho. O cara é um ideólogo da agenda LGBTseilaoquê nos quadrinhos. No canal do cara fica mais preocupado quem é gay e feminista.
@g.e.7632 жыл бұрын
@@marcello634 ok boomer
@henriquefreitas70662 жыл бұрын
Esse cara fez um monte de insinuações ridículas. Ninguém é obrigado expor a vida pessoal, muito menos ter que se posicionar politicamente pra tudo. É só ler a biografia do autor (Mauricio), que você vai entender o porque dele não querer se envolver com política. Aliás, como pesquisador, esse cara deve saber que é sim possível elaborar uma pesquisa científica/bibliográfica, que responderia todas as dúvidas estapafúrdias que ele tem.
@ArnaldoOliveiraOficial2 жыл бұрын
Exatamente.
@pedrobrazil1222 Жыл бұрын
Ninguém estuda o cara por fora, tudo que se sabe dele foi o próprio Maurício que informou. Esse é um ponto interessante pq nós não temos um "contraponto" biográfico, como confiar 100% nele? Sobre a política, bem, repetindo o clichê; não se posicionar é uma ação política. Ainda mais quando se é um mega empresário que tem um alcance gigantesco. Querendo ou não ele passa mensagens políticas, mas infelizmente, de forma velada. Mas é foda discutir sobre isso, a nostalgia bate forte e vocês parece q ficam acríticos qnto a essa figura quase paterna do Maurício.
@davidribeiro4568 Жыл бұрын
Exatamente isso! Ele não traz nenhum fato, apenas insinuações e opiniões dele, que diz várias vezes " a gente não sabe nada sobre ele". Uai, se não sabe, o que ele está insinuando?
@lucasleite1633 Жыл бұрын
Exatamente, quando não encontram algo concreto "veja não se sabe nada dele", esse pessoal sempre adota esse tipo postura.
@datadribble11 ай бұрын
Não entendo bem por que você se sentiu tão ofendido, mas o Linck levanta o ponto de que a única fonte de verdade sobre a vida dele, É ELE. Linck inclusive não afirma nada, ele simplesmente questiona, sem nem sequer sugerir. Há um vácuo de conhecimento sobre a biografia dele, origens, crescimento, etc. E me parece que isso é inegável.
@patriotaRBC2 жыл бұрын
Primeiro por que raios o Mauricio tem obrigação de se posicionar politicamente, segundo: como ele conseguiu crescer durante a ditadura ? Por que não se posiciona politicamente. E faz aquilo que se espera dele: gibi pra crianças.
@brunoc.3347 Жыл бұрын
Fez ou outras pessoas fizeram e ele não deu crédito?
@Quartodovangogh Жыл бұрын
Cara, concordo com vc. Esse cara aí e doente mental total. Ele e a galera de extrema esquerda e direita chapéu de alumínio e tudo igual. Loucos que querem ver e acreditar em mensagens subliminares em tudo.
@viniciussouza4599 Жыл бұрын
Como assim??? Ele já se posicionou cara
@lucas86817 ай бұрын
Sim, com uma caralhada de gibi exaltando o exercício, Capitão Feio se aliando com as políticas de higienização da época e mensagens de preservação que nunca ataca o real vilão que são as grandes empresas, confia que o que você falou faz algum sentido
@sakurabaLP6 ай бұрын
Ninguém quer saber pra quem ele votou, mas sobre os podres dele no mercado dos quadrinhos brasileiros...
@enemystandu296 Жыл бұрын
Entrevista com o maurício de souza tá vindo aí hein, seria bom fazer essa pergunta pra ele.
@edileuzaribeiro983Ай бұрын
pois é, né?
@enemystandu296Ай бұрын
@edileuzaribeiro983 eu assisti essa entrevista, foi só babação de ovo, mostrando umas bobagens lá na MSP kkk mas tbm oq esperar de uma entrevista meio que "comprada" (entre muitas aspas pois n podemos afirmar nada sobre a indole do mauricio ou do canal) pareceu tudo bem esquematizado, nada natural. Enfim, seguiu aquele roteiro de mostrar as mil maravilhas e todo o legado do mauricio q diga-se de passagem ja ta bem de idade, acredito q realmente n seja agradavel ficar trazendo esses assuntos do passado pra ele agr, porém so espero q, se ele fez coisas ruins no passado, que ao menos proporcione coisas boas ao presente e ao futuro.
@girdielbohmer21482 жыл бұрын
Parece uma coisa meio lógica, até óbvia, conteúdo infantil crescer durante um período de grande censura. Acho bem mais pertinente questionar a razão de a cena de quadrinhos do Brasil se resumir em Maurício de Souza. Mercado consumidor tem, por que não tem produto nacional?
@marmistaneiro2 жыл бұрын
Nos anos 90 até tinha bastante gente, mas parece que foi morrendo ao longo dos anos 2000. Inclusive tinha até um quadrinho não oficial brasileiro do megaman que foi publicado por muito tempo por aqui
@lucas86817 ай бұрын
@@marmistaneiroo engraçado é que ele era oficial sim, até o Linck comentou se não me engano
@kew3er Жыл бұрын
Sobre os creditos, tem todo sentido mauricio de souza nao creditar a equipe, porque as hqs sao para crianças, primeiro que criança nao se importa com isso, e segundo, os pais que compram as hqs, esperam que sejam do mauricio, e nao do zezinho de silva, e aí isso poderia causar um estranhamento e diminuir as vendas. No final das hqs tem a lista de todo mundo que trabalha no estudio, incluindo roteiristas, e artistas. Eu lia nos anos 80 e 90, e eu conhecia muitos roteiristas e desenhistas, porque eles apareciam em muitas hqs, entao mesmo sendo criança, eu sabia que outras pessoas trabalhavam nas hqs. E nos anos 90, haviam centenas de hqs, turma do arrepio, xuxa, gugu, trapalhões, jaspion, e nenhuma delas creditavam os artistas, era como funcionava na época
@viniartee2 жыл бұрын
Rapaz no site oficial dele tinha quase toda a biografia dele … bem detalhado até ….
@Zoltarman2 жыл бұрын
Por acaso lá diz com quem ele se casou? Com quem teve filhos, etc. Se separou? Uma biografia feita pelo próprio personagem nunca depõe contra o mesmo.
@lihsilva34362 жыл бұрын
@@Zoltarman Já vi ele mostrando todos os filhos e a esposa. Acredito que a biografia dele não é divulgada porque a história é bem banal
@Zoltarman2 жыл бұрын
@@lihsilva3436 vc esta falando da segunda esposa. O Entrevistado tem razao vcs nao sabem nada dele e se contarem fingem que nao acreditam.
@lihsilva34362 жыл бұрын
@@Zoltarman olha, é minha opinião, não estou cometendo um crime, não estou te dando uma bofetada na cara pra você agir dessa forma. Desculpa, é até engraçado.
@Zoltarman2 жыл бұрын
@@lihsilva3436 Tranquilo. Estamos so conversando e trocando ideias
@91Porthos2 жыл бұрын
O cara cheio de más intenções nos comentários em relação a ditadura. Se quisesse tanto saber, ia atrás de informações e fatos e não ficava levantando possíveis suposições sobre os outros. Muito achismo pra pouca informação de fato.
@eduardogouvea2 жыл бұрын
O Vilella meio que já deu a resposta.
@marcoseduardotenorio99402 жыл бұрын
É pq simplesmente não existe informação, tamo falando da ditadura e do Maurício de Souza no mesmo contexto esqueceu? Praticamente dois fantasmas
@shrekrealista50452 жыл бұрын
Perai, tu curte ouvir podcast e apoia ditadura? Algo não bate aí, amiguinho
@91Porthos2 жыл бұрын
@@shrekrealista5045 "amiguinho", em que momento eu falei que apoio a ditadura ou sequer tenho simpatia por isso? Acredito que meu comentário é bem claro e não dá em nenhum momento brecha pra essa interpretação. O que disse e volto a afirmar é o seguinte: o cara de vídeo da a entender de maneira até que maliciosa que o crescimento do Maurício de Souza tem relação com a ditadura. Sem provas ou sequer algum argumento, baseado em simplesmente suposição. Além disso ele não fala que "ele" tem interesse em pesquisar sobre e sim que outros é que devem ir pesquisar. Ou seja, parece que ele está mais interessado em fazer suposições e jogar a opinião pública contra o Maurício de Souza sem sequer um fato para basear a opinião. Isso é muito perigoso e até mesmo covardia já que nada do que ele fala nesse trecho em específico se baseia em sequer um fato. Mas enfim, seja livre pra interpretar como quiser....
@joaoavelino26962 жыл бұрын
@@shrekrealista5045 Por que uma pessoa não poderia ouvir podcast e apoiar ditadura?
@pedrogomesmoura2 жыл бұрын
Cheio de velho bolado nos comentários kkkkk o cara só falou que eh curioso pra saber como foi construído a carreira do cara kkkkk
@DANTE990002 жыл бұрын
Maçonaria e Satanismo. A julgar pelos simbolismos ocultos e mensagens subliminares nas histórias.
@doiduhdaponte_89582 жыл бұрын
Nós, os "velhos" gostavamos dos gibis na infância.. E aqui pessoas estranhas estão preocupados em desconstruir memória afetiva. Que dó.
@inoxcromo2 жыл бұрын
@@doiduhdaponte_8958 E pouco importava se o autor distribuia "três beijinho" para os admiradores. Agora temos uma horda de "efeminados" mimados carentes faladores sedentos de fofoca.
@pedrogomesmoura2 жыл бұрын
@@doiduhdaponte_8958 se tu desconstruiu tua memória afetiva com algumas perguntas sobre o autor, ela já era fraca mesmo kkkkkk eu li muito turma da Monica e talvez seja um velho também, minha memória afetiva está intacta, não sou fã cego de nada
@pedrogomesmoura2 жыл бұрын
@@inoxcromo que comentário dislexo mano kkkkk nada com nada
@esdrascaleb2 жыл бұрын
Mauricio colocou pregacao expirita e as visoes politicas dele no turma da monica desde o inicio
@luizguerreiro370911 ай бұрын
E no caso da posição política dele , qual é ?
@inoxcromo2 жыл бұрын
Maurício de Souza como é possível perceber é fonte de inspiração para muitos e ressentimentos para alguns. Seu incontestável talendo e mais, a sua obra, em um país onde o "falador" é levado a sério, influenciou gerações. Já os "faladores", amanhã ou depois passarão.
@kaykysantos24052 жыл бұрын
Um país onde "falador" é levado a sério? Se você estiver se referindo a "crítico de obras artísticas" então estás redondamente equivocado. Brasil é um dos países com menos influência crítica do mundo.
@ederbrunodossantos22192 жыл бұрын
Quantos dos quadrinhos "politizados", conseguiram ir além das tiras de jornal? O que os ressentidos não conseguem entender, é que o sucesso de Sousa, (e do Walt Disney, por tabela), passa por ser *simpático ao maior número de pessoas possivel.* Ninguém faz sucesso puxando a orelha do público.
@MarceneiroHesiodico2 жыл бұрын
Agem da mesma forma com o Pelé. Brasileiro não gosta de ídolo, a não ser que seja "dos estrangero", das "capitar".
@AgentUltimate7 Жыл бұрын
@@MarceneiroHesiodico idolatrar qualquer pessoa é errado, estrangeiro ou nacional.
@renatotels1392 жыл бұрын
Turma da Mônica cresceu durante a ditadura pq era um quadrinho inocente, que não incomodava ninguém, não fedia e nem cheirava, era basicamente água, por isso popular. Água está presente em todos os lares.
@doiduhdaponte_89582 жыл бұрын
O que personagens infantis tem a ver com sistema político? Me explica por favor. Estou ancioso pra ler.
@galicia42252 жыл бұрын
@@doiduhdaponte_8958 se existe algum personagem LGBT significa que o autor usa de políticas progressistas, se tem viés cristão o autor usa de políticas conservadoras, se o cuadrinho tem personagens multi étnicos significa que o autor provavelmente não é a favor de políticas racistas, nazistas ou fascistas. O cuadrinho e un reflexo do geito de pensar e ver o mundo do próprio autor, ele faz isso no automático, um nazista jamais faria um cuadrinho de crianças com várias etnias convivendo felizes em várias histórias, então se o cuadrinho e de maneira geral neutra, isso significa que o autor usa de política neutra nas suas obras. Tudo é política não intencional.
@doiduhdaponte_89582 жыл бұрын
@@galicia4225 São apenas personagens infantis, meu caro. Repito: Infantis! Não é a fase adequada da vida para se pensar nisso. É importante lembrar que a Turma da Mônica é da.. MÔNICA! é a personagem líder, mais inteligente e sempre derrota os meninos. Eu acretido que inconscientemente minha geração fã de gibis, cresceu respeitando as lideranças femininas espelhado na personagem Mônica. Posso dizer que a maioria lendo esse meu comentário, entende que é desnecessário esse tipo de polêmica, visto que na vida real, falando com nossos amigos e família, essa paranóia de julgar comportamentos e politizar tudo é praticamente nula. As pessoas normais do dia-a-dia não estão discutindo essas muluquices da nova ordem que usa as redes para alinhar as opiniões numa só vertente e descontruir o passado. Enfim, e por fim, resumindo: são só quadrinhos e envolver assunto de adultos no contexto não faz o menor sentido.
@ederbrunodossantos22192 жыл бұрын
Quando falamos de "politica" como abordagem, ou mencao de problemas cotidianos, aí sim essa expresao " tudo é politica" tem algum sentido. Mas algumas pessoas tem usado de forma maliciosa o sentido correto do termo, pra justificar uma abordagem ideológica, e doutrinadora, nas histórias em geral. Quando falamos "não deve falar de politica", estamos nos referindo justamente aquilo que o povo conhece ser politica; e não à maneira conceitual da coisa.
@jovem.42862 жыл бұрын
Discordo, capitão feio surgiu na mesma época que o sujismundo (propaganda militar).
@alexandregomes49102 жыл бұрын
O Maurício de Souza deve ter uma história de vida muito simples e comum.
@inoxcromo2 жыл бұрын
Legítimo comentador do sucesso ou fracasso alheio. Criador de "conteúdo": falar do produto, das criações e vida dos outros.
@diegopitbull75802 жыл бұрын
Engenheiro de obra pronta.
@stephanierachel56412 жыл бұрын
Bom, ele é um crítico e o seu papel é mostrar outras formas de interpretação da obra com base em seu contexto histórico, visões políticas e sociais do autor e afins. Eu acho muito pertinente o trabalho dele, pois agregar conhecimento sobre outras épocas é um ato muito nobre, que nem um pedagogo faz ao pegar livros com as matérias e agregar conhecimentos que não estão escritos ali de uma maneira que ele acha compreensível para seus alunos ou que sequer estão no livro.
@kaykysantos24052 жыл бұрын
@@stephanierachel5641 No mundo criado por Atos a visão do autor prevalecerá sobre tudo e todos, aliás, o "todos" não teria espaço para comentar sobre as obras. Os autores criariam, EXPLICARIAM suas visões, as pessoas comprariam e por meio da força ENGOLIRIAM a visão do autor, e quem se expressasse falando "Nossa, eu vi isso e não isso" seria torturado e morto.
@stephanierachel56412 жыл бұрын
@@kaykysantos2405 E exatamente por isso a gente tem que a aproveitar da nossa liberdade de nos expressarmos como quisermos para então podermos ouvir as opiniões de várias fontes. Já que todos falam, ouvimos de todos e falamos para todos. No caso, "todos" que têm acesso a internet e tempo pra debater e não tá trabalhando pra não morrer de fome.
@allevinoantiquecafecomhist77482 жыл бұрын
Então aí ele só falou mas normalmente ele argumenta na academia e em artigos, já que é um crítico.
@dias94692 жыл бұрын
O cara é todo cheio das sugestões...
@maudonetpersonal15402 жыл бұрын
Exatamente, mala d+
@michelineoliveira18122 жыл бұрын
Não é?
@kohntarkosz89832 жыл бұрын
Ele politiza tudo
@omestrestifodao2 жыл бұрын
Chatão. No fim as pessoas vão interpretar as obras de acordo com a bagagem ou subjetividade. Politizar isso é perca de tempo, mas o cara quer usar ao seu conhecimento para ser arrogante e humilhar ao invés de encantar. Problemas do ego.
@oneone2345_2 жыл бұрын
Eu vejo o episódio "Sereia do Rio" como uma alusão para isso Ele poderia fazer comerciais, programas de TV, aparecer em programas de fofoca etc? Poderia, mas ele é mais feliz não fazendo isso
@RoChede Жыл бұрын
Porque ele é um cara extremamente inteligente e que valoriza a privadidade. Fora que ele não precisa ficar pendurando melanca na cabeça pra ser reconhecido como é (diferente da turminha "famosa" de hoje).
@filipr83862 жыл бұрын
Não, nem tudo é político - tudo PODE SER politizado. Assumir que todo autor/artista de outro tipo escreve com posicionamento político é muita prepotência; tem quem escreve para contar histórias, somente, e esses não são poucos.
@galicia42252 жыл бұрын
Fazer política não é só militância de políticos. Vc claramente não sabe oq e a política e como funciona. Se os cuadrinhos dele eram neutros isso significa que usava de uma política neutra. Vc precisa urgentemente estudar ciências política.
@doiduhdaponte_89582 жыл бұрын
@@galicia4225 Se enxerga, pessoa. Corrigindo opinião do cara? Vai educar seu cachorro, seu filho.. Se tu gosta de fritar a mente com maluquice problema seu. Exponha sua visão, mas respeite as outras.
@filipr83862 жыл бұрын
@@galicia4225 Não. Neutralidade e política neutras são coisas distintas: politica neutra é ação em prol de políticas aliadas a mais de um lado OU contra mais de um - mas ainda assim, manifestação deliberadamente de cunho politico. Neutralidade pode ser Apolítico. Conhece esse conceito? Como constar uma série de eventos, teorizar sobre lógica, ciência, narrar uma experiência, exercitar a imaginação e por aí vai. Para alguém tão arrogante, você poderia ao menos aprender a escrever primeiro - "cuadrinho" foi foda.
@galicia42252 жыл бұрын
@@filipr8386 Não sou brasileiro e estou aprendendo português, não sou abrigado a escrever perfeitamente uma língua que recém estou aprendendo. E se vc leu com arrogância problema seu.
@filipr83862 жыл бұрын
@@galicia4225 Vc claramente não sabe oq é o português e como funciona. Vc precisa urgentemente estudar português.
@marcelomm65452 жыл бұрын
No programa do Danilo Gentile o Maurício deu um relato de ovinis e depois do nada ele fala Mas Eu Não Acredito kkkkk. Ou o cara é muito liso ou sei lá. Não entendi até agora o que foi aquilo. E os entrevistadores deixam passar......
@lucianofontenelle5030 Жыл бұрын
Neste sentido, acho que tem mais pra falar do Ziraldo ou Jaguar...que eram também gênios, mas receberam milhares de reais em aposemtadorias por terem sofrido com a ditadura. Sendo que sempre publicaram seus textos e quadrinhos e inclusive fundaram o Pasquim. Porém, estão do lado que conta a história hoje né. Fato é...gente que sofreu muito mais ou qie realmente sofreu na ditadura nunca verá este dinheiro com o aqueles que se elegem ou estão junto do poder.
@Sanbunka2 жыл бұрын
Caramba só ver os comentários que já nota o que ele falou rsrs não toque no meu quadrinista senão fico puto rsrs saiam do conto de fadas galerinha
@doiduhdaponte_89582 жыл бұрын
Ninguém deve se incomodar com a entrevista mas tu pode se incomodar com comentários. Tu é meio esquisito né cara...
@Sanbunka2 жыл бұрын
@@doiduhdaponte_8958 Da patrulhinha do Maurício? Rs
@doiduhdaponte_89582 жыл бұрын
@@Sanbunka de boa cara😊 eu adorova os quadrinhos e lembro da infância com carinho. É só isso. Desculpa ser agressivo. Abraço👍
@ederbrunodossantos22192 жыл бұрын
Não sou defensor do Maurício. Inclusive acho que ele foi um dos caras que truncou o quadrinho nacional. Mas essa pregação no pé de alguns esquerdistas ideológicos é um saco. Vem de longe, de quando o Maurício se nagava a por política nos seus quadrinhos.
@g.e.7632 жыл бұрын
@@doiduhdaponte_8958 não mexe na minha infância que eu choro 😭👍
@patrick000ification2 жыл бұрын
Esse cara quer politizar tudo
@allevinoantiquecafecomhist77482 жыл бұрын
Se vc é um acadêmico como ele é, o caminha normal é politizar, criticar, destrinchar uma obra, e tentar ver qualquer tipo de influências e fontes, e etc. Vc como leitor não precisa fazer isso, apesar de que se fizer a leitura sempre vai ser mais completa. Seria como ler a Machado sem ter o mínimo de conhecimento do período e do autor, mesmo que traços pessoais nunca tenham transparecido nas obras.
@g.e.7632 жыл бұрын
Tudo é política, dodói. O mal de vocês é não enteder essa simples palavra: política.
@TheBrenoscofield2 жыл бұрын
Toda obra é política, você querendo ou não. Como um pesquisador é trabalho dele esmiuçar, criticar, tocar na ferida. E se você ficou magoado com o questionamento dele, só prova o quão pertinente é aquilo que ele faz. Mas se quiser continuar com uma mentalidade fechada, o problema é seu.
@patrick000ification2 жыл бұрын
@@TheBrenoscofield magoado ? Não, só tô de saco cheio kkkkkk, como todo brasileiro dessa polarização ridícula, a questão não é questionar se é fato ou não que há viés nas obras, é fato que há,. Questão é não ser um mala que fica o tempo todo fazendo questão de polarizar entretenimento, socialmente isso é cansativo, meu questionamento não é se ele está certo ou errado, e sim se é mesmo necessário ver tudo por essa perspectiva o tempo todo.
@antonioamaral38962 жыл бұрын
@@patrick000ification até pq ser você escreve e criar uma história vai ter muita de você nela tbm até suas opiniões política religiosa e filosófica de uma forma indireta na história de fato não tem como ser neutro e impossível mais tem como fazer isso ser força a barra como uma arte panfletada.
@maudonetpersonal15402 жыл бұрын
Ele quer q o cara se posicione politicamente rs quer lacrar mesmo
@gabrielrocha56732 жыл бұрын
O Maurício já se posiciona amigo. Como todos aliás. Ele só disfarça e mal
@joeljr.72052 жыл бұрын
Pelo visto esse cara quer achar problema onde ñ tem. Em relação a dar crédito aos desenhistas...seria legal? Sim. Mas tem que entender que os caras eram empregados trabalhando para o Maurício e com o material criado por ele. Leram o contrato, aceitaram e pronto.
@ederbrunodossantos22192 жыл бұрын
O portfólio é importante pra o desenhistas terem seu trabalho valorizado. No meio profissional, isso e sim muito importante. O que o Maurício fazia com isso é DESVALORIZAR a profissão do desenhista, pra pagar pouco, e principalmente *evitar o surgimento de potenciais concorrentes.* A padronização do traço tambem tinha esse objetivo: impedir que os mais hábeis começassem chamar a atenção.
@ederbrunodossantos22192 жыл бұрын
Mas quanto ao jornalista. Sim, ele está pegando no pé do Maurício. Mas por outros motivos. Políticos.
@FlawlessVictory107 ай бұрын
O que se ganha em saber da vida do cara? Pergunta sincera
@LeandroJ332 жыл бұрын
Agora entendo porque essa indústria não cresce no Brasil
@doiduhdaponte_89582 жыл бұрын
Claro que entende. Assitiu vídeo de 6 minutos e virou especialista no assunto.
@renatov83592 жыл бұрын
@@doiduhdaponte_8958 kkkkk, é cada uma que aparece
@kirin318502 жыл бұрын
@@doiduhdaponte_8958 Ser especialista em algo e entender algo são coisas bem diferentes. Fora que a explicação do "por que a indústria de quadrinhos não cresce no Brasil ?" nem é um tema tão complexo ao ponto de um vídeo de 6 minutos, ou menos até, não consiga passar essa informação de forma compreensiva ,que faça até um leigo compreenda o assunto , mesmo que de forma superficial, ele pode não saber detalhe por detalhe por detalhe (ser especialista) mas vai saber o mais relevante do assunto ou tema apresentado
@doiduhdaponte_89582 жыл бұрын
@@kirin31850 Quadrinhos do Maurício de Sousa é sucesso internacional e já foram usados até para alfabetização por governo de alguns países. Sendo assim, acredito que a indústria dos quadrinhos no Brasil é bem sólida. É uma informação relevante que eu tenho conhecimento, mas nem por isso sou algum tipo de especialista na área. Apenas sei.
@kirin318502 жыл бұрын
@@doiduhdaponte_8958 A Turma da Mônica é só uma obra , não representa a indústria inteira.
@deiwsonmiranda15642 жыл бұрын
Pra que saber da vida do cara, sua obra não basta?, esse tipo de cara me parece querer ganhar notoriedade com histórias fictícias, topa tudo por sucesso, triste.
@edjalmakaze2 жыл бұрын
ele é um pesquisador. é normal pesquisar a vida do criador de uma obra.
@Batsincero2 жыл бұрын
@@edjalmakaze Pesquisar é uma coisa, agora ficar com conjecturas e meras suposições é desonesto.
@mrTakaranomuro2 жыл бұрын
@@Batsincero O método cientifico trabalha com hipóteses e teorias
@Batsincero2 жыл бұрын
@@mrTakaranomuro O método científico permite isso quando se trata do campo das ideias. A partir do momento que isso parte para a análise da vida pessoal de alguém ou crenças dessa pessoa, sem algo concreto, perde-se a razão, ainda mais quando certas teorias podem inclusive manchar a carreira e história de alguém. Deve-se ter responsabilidade, principalmente quando não se tem provas do que está dizendo. Método científico não pode se pautar em achismo.
@Solek952 жыл бұрын
@@mrTakaranomuro Se vacilar o cara não tava nem aí pra ditadura ou seja não era favorável ou contra.
@rodrigofigueiroa91846 ай бұрын
Eu entendo o que ele quer dizer. O Mauricio de Souza começou como repórter policial. E depois ninguém mexeu com ele na ditadura. Então a suspeita dele é - quais contatos ele tinha na polícia? O que ele aceitou não ver e não criticar, ou qual era sua postura política como empresário? Quais contatos comerciais ele tinha que permitiu fechar contratos nessa época? Ele está falando em termos de responsabilidade política. Não é uma questão de "ah ele não publicava nada que incomodava". Vai mais fundo que isso. O Disney por exemplo, ele tinha fechado um grande contrato com a Alemanha Nazista antes dos EUA entrar na guerra pq o Adolf era um grande fã de Branca de Neve. Mas a Guerra impediu o contrato de seguir adiante. Será que como artista, e mais importante JORNALISTA, o Mauricio não sabia o que se passava e não tinha uma posição ou uma responsabilidade ou até mesmo uma VANTAGEM? Talvez, na época, ele tivesse mesmo uma posição conservadora, mas ainda assim vendo seus colegas caindo e trabalhando em uma redação jornalística, não seria mais que isso? E será que isso não dificultou o crescimento de outros? É isso que ele está questionando e são questões válidas para se conhecer a história do país e suas práticas comerciais. Não fosse esse tipo de questionamento os criadores do Superman e suas famílias e todos os criadores de personagens teriam morrido de fome por práticas como as da Marvel e DC que monopolizavam e negavam créditos aos artistas e suas criações.
@anabeatrizrousso8554 Жыл бұрын
Simples ,histórias infantis que nao incomodavam a ditadura.
@alphabravocharliedelta31538 ай бұрын
Porra Maurício! Um jeito diferente de ver o Mauricioverso. 😁
@renatov83592 жыл бұрын
Esse senhor é um adolescente de 50 anos, vim aqui após as postagens do Twitter, é um sujeito ressentido e cheio de interpretações arbitrárias
@pa_bc2 жыл бұрын
Pena que vc nao tem metade do curriculo dele
@hermes62022 жыл бұрын
@@pa_bc lacrou
@edileuzaribeiro983Ай бұрын
ô cara da sarjeta... é simples... ele ta vivo... vai e pergunta pra ele. ou será que vc quer que ele te procure pra te dar essas satisfações? quer saber? então pergunta pro cara invés de perguntar pro vilela ou pra quem ta ouvindo esse teu "bla bla blá". oras!
@plantosso88782 жыл бұрын
So fui perceber uma coisa tony stark brasileiro entrevistando kratos brasileiro
@nabysalem82602 жыл бұрын
Isso fácil explicar com um frase nele Eu não quero esta frente ou não é passado eu quero esta acordo meu tempo ou outro forma eu não quero quebra staus quo forma nenhum e não sou ameaça poderoso
@eduardodias18302 жыл бұрын
Pergunta pra quem trabalhou com Maurício de Souza se ele é esse gênio, mito, empresário, gente boa. Não dá pra misturar ser fã da Turma da Mônica com ser fã do MS
@RoChede Жыл бұрын
Todo empregado bundão reclama do patrão (se não fossem bundões, pediam demissão, iam embora, mas ficam lá por décadas, ganham bem, pra depois falar mal,tipo o otário do Pedro Cardoso em relação à Globo.. O cara já empregou milhares de pessoas, tem uma carreira de décadas, sempre vai ter os 4 ou 5 frustrados que falam mal.
@fernandocruz6671 Жыл бұрын
Cara, é só papel. 😂😂😂 esse cara tá precisando tranzar.😂😂😂
@ebdem32242 жыл бұрын
Gostava muito de ler o Chico Bento.
@carvalhocosta86072 жыл бұрын
Esse entrevistado quer insinua que Maurício de Souza era apadrinhado pelos militares. Esboça uma não aceitação de a vida do cara ser privada e misteriosa. Penso que existe uma força muito grande em nós que vai em direção ao fuxico, fofoca, etc
@heronvitor68862 жыл бұрын
Mas hoje em dia o Maurício credita os seus artistas?
@g.e.7632 жыл бұрын
Não leio mais os quadrinhos, mas acho que a partir da TDM jovem ele credita. Nas graphics MSP tbm.
@bresdem012 жыл бұрын
Esse sujeito está querendo jogar Maurício de Souza na fogueira do cancelamento baseando seu argumento em insinuações e suposições. E tudo pra gerar polêmica e mais likes e monetização. Absurdo.
@Son_Gabriel2 жыл бұрын
Esse cara é meio dodói kkkkk, totalmente passivo agressivo
@receitasdaka70972 жыл бұрын
Percebo isso claramente kkkkkkkkkkk
@kohntarkosz89832 жыл бұрын
Ele quer politizar tudo
@antonioamaral38962 жыл бұрын
@@kohntarkosz8983 bom ele e marxista tudo maluco dessa corrente política filosófica e assim acho um saco. Esse tipo de gente
@IleAgbe832 Жыл бұрын
Quer saber da vida dele é só abrir um canal de fofoca.. Fala sério....
@ArnaldoOliveiraOficial2 жыл бұрын
Comentário típico de um invejoso que por não conseguir fuçar a vida de uma pessoa, insinua que ela não merece o que tem. Vá se lascar.
@antonioamaral38962 жыл бұрын
Ele e comuna
@eduardojorge7799 Жыл бұрын
@@antonioamaral3896 comuna ksksksksksksksksksksksksk
@saulofergad81292 жыл бұрын
Só confirma que as fortunas de hj foram construídas por exploração
@SergioRicardo-sh9ro Жыл бұрын
Sobre essa coisa de não creditar nome de desenhistas,eu penso que é como se ele tivesse inventado o liquidificador ,o cara que monta o liquidificador também não tem seu nome creditado ,mas sim a marca original,no caso o nome do Maurício,que e o criador.
@sakurabaLP6 ай бұрын
Desenhar histórias em quadrinhos não é montar liquidificador, seu grande imb3cil.
@davimachado1824 Жыл бұрын
Se o Maurício de Souza roubar pão de um mendigo eu vou passar pano, só o trabalho de alfabetização que o trabalho dele fez, acho que maior alfabetizador da lingua Portuguesa
@NoBatidaoCast2 жыл бұрын
Na boa Vilela se vai levar qualquer zé ruela pra falar besteira como foi esse ai leva a gente pra ser entrevistado po, besteira por besteira a gente fala de qualquer assunto
@antoniocesar75912 жыл бұрын
Maurício de Sousa ñ é muito diferente de um Roberto Carlos ...
@MarcosDSMoraes2 жыл бұрын
Ter nenhuma biografia do cara é estranho mesmo, mas de resto acho que fds
@marlafeital37562 жыл бұрын
Nada a ver o que ele falou do Maurício de Souza. Tudo especulação, querer achar pelo em ovo. Não gostei disso.
@ericksouza37932 жыл бұрын
Eu acho que esse é o problema que ele falou, o nosso maior nome dos quadrinhos e a maioria das coisas que a gente pode falar dele é especulação pq se tem pouco informação, um exemplo é o Pelé, a gente tem muita informação boa e ruim sobre ele, mas pelo menos a gente tem informação
@maikonlima94612 жыл бұрын
@@ericksouza3793 Por conta que as pessoas tem medo de talvez ter sua infância destruída, elas preferem não saber, um dos livros que me fizeram gostar de ler foi, Sítio do Picapau Amarelo - 12 trabalhos de Hércules, depois cresci e soube sobre Monteiro Lobato, continuo amando as obras, nem tanto o autor, mas é vida que segue.
@TheBrenoscofield2 жыл бұрын
Vixe, A Marla ficou ofendidinha kkkk
@nosborcastilho2 жыл бұрын
Esse Linck é uma mala. Ele politiza tudo e adora fazer insinuações e suposições ridículas (só ver uns 2 vídeos no canal dele pra flagrar)
@sarudoman19932 жыл бұрын
Se concordasse com a visão política dele estaria tudo bem, e isso já foi mais que demonstrado por ele, vez após vez.
@pedrobrazil1222 Жыл бұрын
Falou o cara que provavelmente nunca viu uma live se quer do Linck. A polêmicas q envolvem ele geralmente são pq ele bate em pessoas de esquerda kkkkkk, inclusive a última foi com o LoadComics. Tu n sabe oq tá falando. Aliás, pelo seu comentário da pra ter uma noção q tu é um reaça passador de pano pra todo mundo q é da tua ideologia, cuidado q um dia seu mundinho vai cair.
@matgame132 жыл бұрын
Esse cara se faz de burro? O que dei a Turma da Mônica pegou visibilidade pq casou quadrinhos com publicidade de produtos, começando com Elefante, sei disso e nem sou fã da turma, lia Zé Carioca.
@jaacareh2 жыл бұрын
Se o artista é contratado e recebeu por isso é do direito de quem o contratou o creditar ou não.
@walmirarchanjo96182 жыл бұрын
claro que não. Todo artista tem qe ser creditado, sempre
@Arthurgdl042 жыл бұрын
@@walmirarchanjo9618 Não cara tipo assim, tu escreve um gibi pra mim eu compro os direitos do seus gibi, então a história passa a ser MINHA, ent eu tenho total liberdade de fz Oq quiser com o gibi
@walmirarchanjo96182 жыл бұрын
@@Arthurgdl04 Você pode fazer o que quiser com o gibi, mas arte não é sua, o patrimônio intelectual é do artista e tem que ser creditado. Tanto acontece em filmes, livros, animação e música. O estilo é do artista e assim ou por ele é reconhecido. O "Xou da XUXA" pertence a Globo,mas nunca será da globo e sim da XUXA, pois ele não existe por causa da Globo e sim da XUXA. Assim como qualquer desenho que a Disney fez inspirada nos contos dos Irmão Grinn, não "pertence" a Disney
@ederbrunodossantos22192 жыл бұрын
No setor artístico não é assim. A empresa é dona do personagem, mas o desenhista é dono de sua arte. Eles fazem acordos pra usos específicos. A empresa usa a arte naquilo pra que ela foi feita. E o artista usa o personagem pra divulgar seu estilo de desenho.
@walmirarchanjo96182 жыл бұрын
@@ederbrunodossantos2219 Cara, eu trampo com isso. Joga meu nome no Google. Tô falando besteira não.
@cris0910able2 жыл бұрын
legal
@HoroJoga2 жыл бұрын
Aposto que esse aí só quer ir à fundo sobre a vida do Mauricio pra achar podre e ganhar algum em cima. Certo tá o MdS de não se misturar e não deixar isso acontecer.
@ArnaldoOliveiraOficial2 жыл бұрын
Esse cara não entendeu nada de como era o período de Regime Militar. Mais um tonto falando sobre o que não sabe. Ele não sabe nada sobre o Maurício nem sobre o Brasil nessa época.
@glauciafeitosa83202 жыл бұрын
Que tanta insinuação? Que cara ridículo
@inoxcromo2 жыл бұрын
Existe uma confusão entre autor e sua obra. Criam falsas expectativas sobre personalidades sem lembrar que são humanos. E mais, ninguém se importa na sorveteria se o produto foi feito pelo proprietário ou pelos responsáveis pela produção.
@teamsosh2 жыл бұрын
É ai que vc se engana, a obra e o autor estão mais que interligadas, o cara está contando uma história então ele vai automaticamente, mesmo que em muitos casos não seja sua intenção, colocar algo do vies dele, a visão de mundo dele, seus conceitos e etc. HP lovecraft foi um desses onde ele é um racista declarado e isso é intrínseco em suas histórias, nenhum livro dele que deixa de expor como ele era um racista. Tolkien criar um mundo fantasioso, mas sempre bate na tecla do respeito e da briga desnecessária entre povos, e também como o poder pode corromper até o ser mais puro e com boas intenções. Tudo aquilo que o autor acreditava e passava pra frente como professor. C. S. Lewis sempre faz referências religiosas em toda as Crônicas de Nárnia, deixando bem claro sua fé e religiosidade. Monteiro Lobato era racista declarado, já mandou carta para K.K.K, embora eles tenham dado a minima a ele, mas o cara sempre ridicularizava seus personagens negros em sua obra original. O próprio Maurício de Souza criou o capitão feio na época da ditadura que enaltece um discurso ditatorial de quem era contra o regime era feio e sujo com intenção de poluir o mundo e destruir os valores que fizeram a ditadura surgir. Como não temos informações sobre a vida de Maurício, dá pra pensar varias coisas a respeito disso. Não interessa se é ficção, sempre vai ter o DNA do autor, afinal foi criado por mão humana, isso não significa que vc deve boicotar a obra e tals, mas que deve ter um olhar mais critico e separar o que é de bom para nossa vida e o que não é, deixar de olhar para isso não vai eliminar o problema, você só vai fugir dele.
@teamsosh2 жыл бұрын
Bom eu não sei se vc vive numa bolha, mas na minha cidade os grupos de estudos há mais de 30 anos sempre vincularam o autor a sua obra, pois é INTRÍNSECO. Ao na vida do autor o levou a produzir tal obra, então repito não da para separar o autor da obra. Se vc ignora isso, você tá apenas fugindo do problema e isso não o elimina. O negócio é: aprecie a obra, analise os pontos bons e ruins, mas nunca esqueça dos pontos ruins, os critique da mesma forma, pois isso é relevante também!
@kirin318502 жыл бұрын
O ponto ai do comentário é idealizar demais os criadores de algo com base nas suas obras. Um artista pode muito bem criar a mais bela obra, que apele para tudo que é moralmente bom, e na realidade o cara ser um otário que só faz coisas erradas e moralmente incorretas. É tipo a galera que assiste um dorama ou filme americano e acha que a realidade da Coreia do Sul e EUA é aquele conto de fadas. Uma coisa é voce fazer ligações sensatas de uma obra com a vida e personalidade de quem as criou, outra é querer viajar demais e achar que as fantasias que voce vê em uma obra de ficção representam de fato o criador da obra. O tipo de análises que vocês levantaram aqui é mais do perfil acadêmico, essa do vídeo é só um bando de fofoqueiro iludidos querendo saber detalhes da vida privada de uma pessoa que faz obras populares, quando não dão pessoas querendo cancelar alguém com base na obra de ficção que fez
@douglasjr26832 жыл бұрын
Eu adoro Turma da Mônica, fui alfabetizado lendo e a memória afetiva que tenho é enorme. Maaaas... Hoje dando uma olhada, ta na cara que é um grande plágio. A Mônica é a Luluzinha cuspida e escarrada e todos os outros personagens são os Peanuts, inclusive algumas das primeiras histórias são copiadas desses cartoons gringos e só foram "abrasileiradas".
@joeljr.72052 жыл бұрын
Há uma entrevista do Maurício falando que alguns personagens ele criou, tendo como referências personagens que eram populares em sua época, por exemplo: O Penadinho foi criado inspirado no Gasparzinho. O Piteco inspirado nos Flinstones e por aí vai. Ele viu que havia público para esses segmentos, por isso resolveu criar os seus. É o desenhista com veia empresarial.
@douglasjr26832 жыл бұрын
@@joeljr.7205 a inspiração é valida, claro. Como disse, gosto muito da Turma da Mônica. Mas hoje deixando isso de lado, a semelhança principalmente com Peanuts e Luluzinha ultrapassa essa margem...A premissa, o visual, os enredos...é constrangedor o tanto que parece
@davilira24692 жыл бұрын
E o foda é que parece, mas ñ tem a mesma profundidade do Peanuts... Nossa, como passa longe do Charlie Brown e a turma dele. É tipo, bem de longe tem uma inspiração.
@douglasjr26832 жыл бұрын
@@davilira2469 sim, no caso do Peanuts é uma coisa mais visual. Tipo o Cascão e aquele personagem todo sujo..o menino que toca piano e o Franjinha..
@gabrielvitoria66652 жыл бұрын
@@douglasjr2683 O Cascao foi inspirado em um amigo de infância do Maurício.
@Patinator_262 жыл бұрын
Que escroto essas suposições, o cara não sabe sobre a vida do Maurício e fica nessa.
@TheBrenoscofield2 жыл бұрын
Ficou magoado? kkkk
@paulobeto332 жыл бұрын
Senegal
@Williamsamoro Жыл бұрын
Ainda bem que aprendi a ler e escrever na escola. Nunca com a Mônica.
@diegoquaglio6619 Жыл бұрын
Invejoso Detected
@heidygasperine27582 жыл бұрын
😒😒😒😒
@furtune2 жыл бұрын
Todo mundo enxerga isso cara, vc n é especial. Só não ligamos pra isso
@TheBrenoscofield2 жыл бұрын
Tu fala por todo mundo é?
@Ian-hj4yt Жыл бұрын
Cirúrgico kkkkk
@viniciusweber1188 ай бұрын
Mas que bobagem isso cara e competente que importe e arte não o artista!
@rogeriolopesdasilva44122 жыл бұрын
Cara mandou mal demais. Joga no ar que talvez o Maurício fosse chapa branca na ditadura e por isso fez mais sucesso. É no mínimo desonestidade intelectual. Em relação aos colaboradores. Tem cara que está com ele há mais de 30 anos. Outra o mercado esta para todos. Colaborador pode sair bolar personagens montar sua própria revista e fazer sucesso.
@AgentUltimate7 Жыл бұрын
Colaborador é um termo escroto, faz parecer que existe alguma igualdade de poder entra empregado e empregador.
@alicepereiracostacunha211 Жыл бұрын
Esse é um progressista, percebi pelas poucas vezes q vi uns vídeos dele.
@traderfoxx2571 Жыл бұрын
Esse se questionamento insistente sobre a ditaDURA já entrega o viés.
@CesarPaulo11 ай бұрын
Mala e malicioso.
@canalzack15812 жыл бұрын
88% vai me ignora” “12% vai me ajudar” NUNCA VOU DESISTIR ☹☹☹☹☹☹
@claudiabuhamraabreuromero255511 ай бұрын
Que cara sem noção! Falar de Maurício de Sousa assim…Muito sem noção.
@sakurabaLP6 ай бұрын
Ué? Ele não pode expressar a opinião dele?????
@eduardoleite85092 жыл бұрын
Sobre essa questão do crédito, fica uma reflexão: o chapeiro que confecciona o Big Mac todo dia deve ter seu nome creditado ao sanduíche ou o direito do nome é de quem o inventou e patenteou? Só uma dúvida…
@italov8472 жыл бұрын
Uma outra reflexão pra vc: Uma editora vai lançar um livro famoso alemão e obviamente vai traduzi-lo, pq será que o tradutor É creditado na tradução? Só uma dúvida…
@vitoriageek59352 жыл бұрын
Fica uma reflexão: Você não sabe fazer reflexões.
@faustosilvano56752 жыл бұрын
Analogia bem triste amigo, ainda mais em relação ao mercado de quadrinhos, do qual por anos os caras ( nos eua ), criavam as histórias, desenhavam, e os direitos dos personagens era da empresa kkkk
@vanillawithpeaches2 жыл бұрын
Fica aqui uma reflexão: Você deveria estudar mais e fazer reflexões melhores? Creio eu que sim heim
@rafaelrodsan932 жыл бұрын
Você pensou muito pra achar uma comparação tão idiota assim?