“Uma economia que não se preocupa com justiça social é uma economia que condena os povos a isso que está acontecendo no mundo: uma brutal concentração de renda e de riqueza, o desemprego e a miséria. ... Uma economia que diz que primeiro tem de estabilizar, depois crescer, depois distribuir é uma falácia. Não estabiliza, cresce aos solavancos e não distribui. E essa é a história da economia brasileira”. (Economista Maria da Conceição Tavares era luso-brasileira foi também professora e política)
@gilsonmacielsousa42085 сағат бұрын
Vou deixar uma sugestão de reportagem: o antes de depois dos prefeitos eleitos das cidades envolvidas na exploração do gás
@murilocarvalho49764 сағат бұрын
De uma ou outra maneira, a exploração mineral mata tudo ao seu redor.
@gustavovieirarodriguesmend83833 сағат бұрын
O prefeito que deveria ser entrevistado, não foi
@marciomota57435 сағат бұрын
Triste situação um dia avera justiça
@gilsonmacielsousa42085 сағат бұрын
Sou morador da região, conheço muito bem o problema com a instalação da termoelétrica e os poços de exploração de gás. O que existe é a má gestão dos recursos repassados as prefeituras (Santo Antônio dos Lopes e Capinzal do Norte), milhões são repassados as prefeituras e, na sua grande parte, é desviado pela corrupção.
@DionisoBaco.4 сағат бұрын
Agora a culpa é só da prefeitura 😹😹😹😹
@carlosvalerio4317Сағат бұрын
Não e do papa também.
@victormafra3808Сағат бұрын
Uma pena a reportagem se limitar e não ouvir outras partes envolvidas. O IBAMA impõe condicionantes ambientais para o licenciamento das termelétricas. Eles estão sendo cumpridos? O BNDES impõe condicionantes socioeconômicos para o financiamento dessas usinas. Eles estão sendo cumpridos? A empresa está descumprindo a lei?
@diegoraniel0716 сағат бұрын
Absurdo
@BenjamimAlves-h5m5 сағат бұрын
Acorda Maranhão!!! não há saída, o caminho é a educação e voto consciente a união faz a força. E não vendam a troco de nada suas terras........! Capiche.
@canalpesnochao15 сағат бұрын
“Ninguém come PIB, come alimentos.” (Maria da Conceição de Almeida Tavares, economista, matemática, escritora, política e professora luso-brasileira)
@brucelee0102033 сағат бұрын
O fracking é assustador !
@nomechavesdossantos32784 сағат бұрын
ESTE DINHEIRO ESTA INDO PRAS PREFEITURAS. OS LADRÕES ESTÃO ROUBANDO TUDO
@nayaneng843714 сағат бұрын
Quem tá enganando a população é as prefeituras que não está investido os impostos do gás na região, talvez até desviando dinheiro. A impressão é que a reportagem está tentando associar a pobreza e as outras necessidades da população com a produção do gás. Especificamente da forma de fracking que nem sequer e feita nesse local. Mesmo assim não teve nenhum acidente e poluição na região. Falaram só vagamente que aconteceu em outro país.
@jeffmesquita823710 сағат бұрын
O dinheiro fica na sua maior parte com os empresários.
@williamferreira68488 сағат бұрын
@@jeffmesquita8237 não pagam imposto no Maranhão?
@jeffmesquita82377 сағат бұрын
@@williamferreira6848 Os empresários mandam no Maranhão, tem um que é praticamente dono de São Luís.
@canalpesnochao15 сағат бұрын
O PIB é bom, mas não reflete o que os cidadãos comuns vivenciam, não reflete a insegurança, que é uma parte tão importante do bem-estar. Além disso, hoje estamos preocupados com a sustentabilidade: o PIB não mede se o crescimento é sustentável. (Americano Joseph Stiglitz, Nobel de Economia em 2001)
@canalpesnochao15 сағат бұрын
O que a gente tem que colocar em cima da mesa diante de nós mesmos como sociedade é se nós queremos continuar lidando com essas tragédias pranteando-as no início e as esquecendo logo depois. (Argentino Ricardo Boechat jornalista)
@robertacaldo564211 сағат бұрын
Excelente material! Valeria outro doc mostrando melhor o que é fracking (uma matéria do JN mostrou o desastre que foi nos EUA, na série Um Sonho Americano, pré-eleição presidencial 2024), o que diz a legislação brasileira e a ministra Marina Silva
@nomechavesdossantos32784 сағат бұрын
ESTE DINHEIRO ERA PRA ESTA AJUDANDO OS AGRICULTORES E NÃO INDO PRAS PREFEITURAS.
@michaelvidaboa20358 сағат бұрын
O ministério público não pode ajudar aí não
@leonamrizzo18104 сағат бұрын
Quando a "voz" do Mercado, a exemplo, do jornal Folha de São Paulo, mostra a má situação social provocada pelos grandes agentes econômicos do país. Desconfie! Algo errado está acontecendo!
@canalpesnochao15 сағат бұрын
A floresta estava encolhendo, mas as árvores continuaram votando no machado, porque ele convenceu que era uma delas devido ao seu cabo ser de madeira (Provérbio Turco)
@canalpesnochao15 сағат бұрын
No Brasil até o passado é incerto (Fluminense Pedro Malan economista ex ministro da Fazenda)
@amonjessen796113 сағат бұрын
Indicadores que só pioram e deixam alguns milionários, tudo passando por políticos profissionais...
@canalpesnochao15 сағат бұрын
A riqueza não iguala os homens, mas a miséria sim. (Argentino Ricardo Boechat jornalista)
@canalpesnochao15 сағат бұрын
O PIB inclui a produção que é transacionada no mercado, o PIB não diz nada sobre o nível de desigualdade na sociedade, o PIB tende a exagerar a verdadeira ascensão do padrão de vida.
@joaopedrosantos78989 сағат бұрын
E assim a natureza se acabando,pessoas que extraem a riqueza,de um lugar.e nao ajudam ninguém a melhorar de vida.
@marcelo202314 сағат бұрын
Fazueli de país sustentável 😂😂
@RafaelFontenele-v4l14 сағат бұрын
O Flávio Dino diz que é comunista ele deveria doar metade dos bens dele com esse povo tão pobre
@carlosvalerio4317Сағат бұрын
E os prefeitos que recebem a fortuna do gás , devem continuar sem dividir nada com o povão não é inteligente?
@juniorbueno69666 сағат бұрын
Eu nunca vou entender o pq de estados como Maranhão, Piaui, RN existirem...terras inferteis, seca, geografia pessima....isso so pesa o pacto federativo.
@DionisoBaco.4 сағат бұрын
Inférteis não são. E o Maranhão (infelizmente) é um dos maiores produtores de soja do Brasil.
@juniorbueno69664 сағат бұрын
@DionisoBaco. É que a logica deveria ser a seguinte..." terra fertil, grande potencial" vamos morar aqui e estabelecer uma sociedade " Agora me explica pq razao foi povoado estes estados como o piaui e maranhao, se nao tem nenhum potencial. Isso que n entrar na minha cabeça.. qual a chance de dar certo?
@DionisoBaco.2 сағат бұрын
@@juniorbueno6966 Foi por causa da cana de açúcar no século XVII e XVIII pelos portugueses, e no interior desses estados como Piauí, Ceará e Maranhão foi para a criação de gado.