😃😃😃😃😃😃😃😃👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾 Muito bom . Compartilhei . Abraço 🤗
@BatfishBooks Жыл бұрын
Muito legal! Parabéns
@cristiancostaminion6308 Жыл бұрын
Cara, muito legal
@descansandoemdeus9615 Жыл бұрын
Amo meu XINGU
@aranha1981 Жыл бұрын
Parabéns Prof. Leandro e Jailson, o engraçado desse vídeo e ver uma raia nessas aguas tão rápidas, e quando vc adquirir uma aqui em sp o vendedor fala q são de aguas calmas com bastante areia. nada ver melhor quer ver na própria natureza. acho que no vídeo era uma Potamotrygon leopoldi ?
@marlesa.m7072 Жыл бұрын
Potamotrygon do xingu gosta de águas correntes com pedregulho, diferente da orbiquene,que gosta de areia e águas calmas.
@mauriciovask3907 Жыл бұрын
Parabéns aos dois!! Ótimo saber que ainda temos defensores dos rios na região.
@uelitonmaciel126 Жыл бұрын
É pra isso que eu pago internet! Um professor renomado mostrando e ensinando o que sabe dessa nossa riquíssima ictiofauna. Professor, me valendo dos seus conhecimentos, eu gostaria de tirar uma dúvida que já vem me atormentando por alguns anos. Pra começar, sou baiano, e vivo às margens do rio das contas. Médio rio das contas, para ser exato! Nesse rio, ocorre uma espécie de cascudo, chamado na região pelo nome de "carí", uma abreviação de acarí, termo bem difundido Brasil à fora, principalmente na Amazônia, certo? Pois bem, esta espécie em questão não tem mais do que 30-40 centímetros de comprimento, porém, isso não é algo que eu possa afirmar com certeza, pois nunca os medi. É um animal de coloração preta uniforme na parte superior, com o ventre claro. Não possui nadadeiras realmente grandes, são geralmente mais curtas e também sem a presença de odontódios, aliás, não os possuem em nenhuma parte do corpo. Eu creio, particularmente, que essa espécie não é endêmica da bacia do rio das contas, talvez possa ocorrer em outras regiões do nordeste, ou até sudeste, quem sabe... O que eu realmente sei é que, devido à introdução de uma espécie de cascudo aqui na região há alguns anos, aliados ao assoreamento do nosso rio aqui em questão, o "cari" é uma espécie cada vez mais rara na região, dando espaço ao hóspede invasor, que se parece bastante com o cascudo-abacaxi, mas não é. Se chegar a ver meu comentário, e puder me citar artigos científicos sobre a espécie descrita - caso saiba de akgo - eu vou agradecer muito, se não puder, eu realmente compreendo, continuarei acompanhando esse trabalho essencial, tão escasso aqui no KZbin.
@wenderneves7586 Жыл бұрын
Parabéns meu amigo, sou de Altamira, já fui a volta grandes alguma vezes e nessa região próxima de Altamira desconheço lugar tão bonito o quanto