Foucault e a Filosofia do Sujeito - Aula com Aldo Ambrózio | Casa do Saber+

  Рет қаралды 11,102

Casa do Saber

Casa do Saber

Күн бұрын

Entenda alguns dos conceitos mais associados a Michel Foucault nessa aula com o professor Aldo Ambrózio. #foucault #filosofia #casadosaber
Confira o curso completo na nossa plataforma de streaming: casadosaber.in...
Sobre o curso "Michel Foucault e o Conceito de Sujeito: Um Panorama Crítico": O objetivo do curso é observar como os pensadores pós-modernos lançaram mão de argumentos propostos por antecessores modernos para compreender e repensar o conceito de sujeito, bem como avaliar a responsabilidade dos pós-modernos por questões e problemas contemporâneos, como a pós-verdade, a negação da objetividade factual e mesmo os negacionismos históricos e científico e suas consequências éticas e políticas.
Sobre o professor Aldo Ambrózio: Pós-doutorando em História Cultural na Unicamp. Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP, mestre em Administração, Especialista em Finanças Corporativas pela Ufes, onde também atuou como professor substituto. Também realizou a Formação em Psicanálise no Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo. Atualmente é professor substituto na área de Psicologia Social e da Educação no Campus de Sorocaba da UFSCar e Psicanalista.
Siga os passos a seguir para ver todas as aulas:
1- Faça sua assinatura no link: casadosaber.in...
2- Acesse a plataforma no site ou no aplicativo para Android e iPhone.
3- Ao concluir as aulas, será emitido um certificado de conclusão.
4- Você pode assistir quantos cursos quiser e quantas vezes desejar. Venha fazer parte desse mundo de conhecimento!
Você ainda tem 7 dias de garantia e pode solicitar reembolso nesse período. São mais de 280 cursos disponíveis com os melhores professores de áreas diversas (filosofia, história, psicologia, psicanálise, saúde, comportamento, negócios, artes, gestão, política, etc). E você recebe certificado por todos os cursos que finalizar! Acesse casadosaber.in... e vire assinante!
Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades da Casa do Saber: lp.casadosaber...
Já conhece a plataforma de streaming Casa do Saber +? São mais de 280 cursos disponíveis com os melhores professores. As aulas são gravadas e você pode escolher quais cursos assistir, quando e quantas vezes quiser. Acesse casadosaber.in... e assine já!
Siga a Casa do Saber nas redes sociais:
Instagram: / casadosaber
TikTok: / casadosaber
Facebook: / casadosaber
LinkedIn: / casadosaber2
Twitter: / casadosaber

Пікірлер: 38
@cronoszeus
@cronoszeus 6 ай бұрын
Professor Aldo, brilhante exposição!! Esclarece muitos pontos e levanta muitas outras questões. Obrigado!!
@Profabiopira
@Profabiopira 6 ай бұрын
A explicação do professor é excelente!
@jairronchifilho6275
@jairronchifilho6275 8 ай бұрын
Excelente!Tematizaçao bastante pertinente feita de modo palatável e bem fundamentada.
@paulovas
@paulovas 11 ай бұрын
RECOMENDAMOS, denso, com apontamentos de campos epistêmicos e seus cruzamentos, Vale a pena,sim! obrigado Dr. Aldo, queremos mais.
@fabioroesler1098
@fabioroesler1098 11 ай бұрын
Assisti todo o curso e, de fato, ao aprofundar o conceito de sujeito, o curso tem que abranger, ainda que minimamente (e o faz) outros teóricos. Notadamente, algumas pessoas parecem minimizar a importância de Freud e seu peso na filosofia que, sim, se utiliza de mtos conhecimentos da psicanálise, assim como a mesma faz da filosofia. Basta ler Lacan, "Kant com Sade", "Seminário 04 : Sobre a relação de Objeto", entre outros. Assim, o curso faz o que pretende e é de uma qualidade ótima. Parabéns, Aldo! Abraços.
@alexandrinobruno
@alexandrinobruno Жыл бұрын
Obrigado por disseminar o conhecimento..
@teoriaepraxis8960
@teoriaepraxis8960 5 күн бұрын
15:48 Freud e o descentramento do sujeito
@guidogustavogoicamilo2698
@guidogustavogoicamilo2698 Жыл бұрын
Entrei aqui para ver se só eu não estava conseguindo acompanhar, mudei diminui a velocidade para o normal e ficou pior. Desculpe professor, mas fui ao banheiro e volto na próxima aula.
@luisatilano1
@luisatilano1 Жыл бұрын
Sono
@filosofiaantropologia-brun7808
@filosofiaantropologia-brun7808 Жыл бұрын
É um argumento bastante confuso, né? Pois, se o "sujeito do conhecimento" (pensado por Descartes, Kant e Hegel) não é o objeto da teorização de Freud nem de Lacan, qual a pertinência da psicanálise para criticar a "metafísica do sujeito"? Outro problema: não se deve fazer críticas com base em caricaturas dos autores criticados. Nietzsche debochava e difamava filósofos clássicos. Não vejo problema nisso, mas se torna absurdo quando tomam essa ridicularização que ele fazia como se fosse crítica propriamente dita. Seria mais proveitoso estudar Descartes, Kant e Hegel antes de reproduzir essas piadas sobre eles como se fosse filosofia séria. Quando é que alguém no Brasil vai se atrever a fazer uma leitura minimamente crítica de Nietzsche, Freud, Foucault, etc? Desprovida de crítica, a divulgação dessas referências se torna mera propaganda ideológica.
@angelweizenmann997
@angelweizenmann997 Жыл бұрын
Saudações! Concordo com vc a filosofia está virando um esterco como religião. Lamentável e revoltante Obviamente convêm au sistema tal ideia. Gratidão por interagir 💐
@filosofiaantropologia-brun7808
@filosofiaantropologia-brun7808 Жыл бұрын
@@angelweizenmann997, triste demais, talvez no Brasil essas coisas estejam ainda piores, mas é um problema generalizado, a filosofia institucionalizada é um simulacro. Não enfrenta a realidade contemporânea de maneira crítica. E não avança nada nos temas filosóficos clássicos. Mesmo esses autores supostamente engajados em grandes causas só fazem discussão escolástica sobre categorias metafísicas e não oferecem nada de esclarecedor sobre a sociedade e a vida humana. Já escuto os mesmos clichês pós-estruturalistas e pós-modernos há uns 25 anos, não consigo entender como ninguém se cansa de repetir esses dogmas românticos já tão desgastados. É uma "moda" que não passa nunca, um pesadelo.
Жыл бұрын
Seria interessante você entender o argumento antes de usar as "luvas de boxe". O Curso trata de uma apreciação crítica do conceito de sujeito na obra do filósofo Michel Foucault. O que tentei demonstrar na primeira aula foi a constituição de uma tradição metafísica no Ocidente por meio da qual este conceito ficou atrelado à identidade, à interioridade, à consciência e com um processo dialético de refinamento do Zeitgeist. Não obstante a isso, no mesmo período histórico, uma outra corrente filosófica já apontava críticas a esse estilo de pensamento tornado hegemônico. Quando apontei as filosofias de Arthur Schopenhauer e de Friedrich Wilhelm Nietzsche não foi para dizer que são melhores ou piores que as clássicas, são apenas diferentes e dão subsídios para o que veio posteriormente com o pensamento de Sigmund Freud (a consciência é apenas uma função do psiquismo, não o compreende como um todo) e os Estruturalistas para os quais a metafísica ocidental seria apenas uma maneira de pensar entre outras tantas dos povos vivos no planeta terra. Michel Foucault fará uma leitura de toda essa história dos sistemas de pensamento ocidentais e descreverá processos de sujeição/assujeitamento os contrapondo com processos genuínos de subjetivação. Agradeço o seu comentário mesmo você não sendo nada delicado na escolha das palavras utilizadas para avaliar uma primeira aula de uma sequência de três.
@filosofiaantropologia-brun7808
@filosofiaantropologia-brun7808 Жыл бұрын
@, e seria interessante você se dedicar ao estudo de Descartes, Kant e Hegel, antes de fazer alguma afirmação sobre a filosofia deles unicamente com base em outras referências. Mas isso não é culpa individual sua pois, infelizmente, tornou-se padrão na cultura universitária brasileira a reprodução absolutamente acrítica de qualquer coisa proferida por Foucault, Deleuze e companhia. Aliás, esse Nietzsche que eles reivindicam é bastante diferente do que está presente nos livros do próprio Nietzsche, mas isso já seria outra discussão. Quanto ao argumento em questão, você confirma o que apontei. Em primeiro lugar, nenhum filósofo jamais reduziu o "psiquismo" (conceito que eles nem utilizavam) ao âmbito da consciência. É nessas horas que faz falta ler Hegel. A consciência é apenas um componente do Espírito, isso você pode verificar na própria Filosofia do Espírito, que é o terceiro volume da Enciclopédia. Aliás, para o mesmo Hegel, o avanço da História da Filosofia envolve a aquisição de consciência sobre pensamentos já implícitos em filósofos do passado, mas ainda não conscientes por parte deles. Ou seja, o que você afirma sobre o significado da consciência para tais pensadores modernos é simplesmente falso, mas você confia tanto em Foucault, assim como a maioria em certos ambientes culturais, que nunca suspeitou de que ele pudesse estar criticando um mero espantalho. Além disso, o "sujeito do conhecimento" não é o "sujeito psicológico" (ou simplesmente o "sujeito empírico", de carne e osso como pessoa humana), portanto, não há, de fato, relação entre a teorização de Freud e a discussão gnosiológica da filosofia moderna. Aliás, não existe nenhum impacto das ideias de Freud sobre o problema do conhecimento, seja no caso do conhecimento científico ou do conhecimento humano em geral. Enfim, essa narrativa é um meio de superestimar a relevância de Freud num debate milenar da filosofia do qual a psicanálise nunca participou. Quanto ao seu incômodo com meu comentário, perceba que não ataquei a sua pessoa, mas critiquei um padrão coletivo. Não falei que seu curso nem sua produção acadêmica são ruins. Não tome o que foi dito como algo pessoal.
Жыл бұрын
Prezado, conheço o pensamento dos filósofos acima citados, só que o curso não era sobre eles; o nome, em específico, é bem claro. Tratei o conceito de sujeito na obra do Foucault: só isso! Agora, para tanto, foi necessário discorrer brevemente sobre as duas correntes teóricas que o precederam. É, no mínimo curioso, desejar que se faça toda a história da filosofia ocidental para falar de um tema específico. Novamente agradeço o comentário no que pese a insistência do uso das “luvas de boxe”.
@deuzaeterna
@deuzaeterna 8 ай бұрын
Ele tá chamando de "meditação metafísica" o que ?
@T4njiro_YT
@T4njiro_YT Жыл бұрын
Afirmar que a Filosofia do Sujeito é Metafísica é não ter compreendido todo o processo histórico de formação da Filosofia Moderna. Só o fato de buscar referências em Aristóteles mostra a confusão da análise.
@eching60
@eching60 9 ай бұрын
cadê o espinosa e o marx nessa conversa
@adamacheruizcamara7605
@adamacheruizcamara7605 8 ай бұрын
Tem gente dizendo aí que o Fucô era pedófilo. É verdade isso?
6 ай бұрын
Os grandes pensadores do "Brasil Paralelo" (acuso o uso de ironia) dizem que sim, mesmo sem a apresentação de qualquer indício a respeito, agora, quem assiste a documentários do "Brasil Paralelo" parece estar meio deslocado em relação aos cursos de uma plataforma séria e rigorosa como é a Casa do Saber. Na outra plataforma tudo é possível, até mesmo a terra ser plana ao invés de esférica!
@danielbalasamiguel6788
@danielbalasamiguel6788 11 ай бұрын
Matriz de desajustados, pervertidos, alienados, psicopatas e suicidas... Dá vontade de chorar.
@Dantgleo
@Dantgleo 8 ай бұрын
Verdade
@cronoszeus
@cronoszeus 6 ай бұрын
@@Dantgleo chegaram os Olavistas!!
@PEDROCOLOMBAROLIZOPPI
@PEDROCOLOMBAROLIZOPPI Жыл бұрын
O tópico é rico, mas o docente faz uma exposição monótona e nada original.
@consultor-snsconsultorsns9124
@consultor-snsconsultorsns9124 8 ай бұрын
Exposição chata e entediante. Desisti de ver após relutar em ver até o final. Lamentável.
@cronoszeus
@cronoszeus 6 ай бұрын
Procura alguma coisa a sua altura!!
@consultor-snsconsultorsns9124
@consultor-snsconsultorsns9124 5 ай бұрын
@@cronoszeus Cada público tem seu segmento. O problema é quando o conteúdo parece ser interessante, mas não é bem elaborado.
@dreis444
@dreis444 7 ай бұрын
Isso explica a decadência da filosofia moderna
@alexandrinobruno
@alexandrinobruno Жыл бұрын
Nossa, me desculpe, mas foi enfadonho e confuso..
@bass_journey
@bass_journey Жыл бұрын
kkkkkk até ele esta quase dormindo.
@paulovas
@paulovas 11 ай бұрын
É para quem quer aprender. SABER é ter coragem de empreender uma viagem densa! obrigado professor Aldo.
@AlexStraub
@AlexStraub Жыл бұрын
Nao tem pé nem cabeça.
@paulovas
@paulovas 11 ай бұрын
Quem não sabe e não tem humildade não aprende- curso riquíssimo! recomendo aos que querem O SABER
6 ай бұрын
Realmente, rsrs. Nunca vi um discurso e um texto com pé e cabeça, quando vir, procurarei um psiquiatra porque desconfiarei que estou a ter delírios, rsrsrsrsrs.
Spongebob ate Patrick 😱 #meme #spongebob #gmod
00:15
Mr. LoLo
Рет қаралды 21 МЛН
She's very CREATIVE💡💦 #camping #survival #bushcraft #outdoors #lifehack
00:26
FOUCAULT | MAPA MENTAL | QUER QUE DESENHE
12:28
Descomplica
Рет қаралды 98 М.
Spinoza and the Affections
8:55
Chave de Leitura
Рет қаралды 9 М.
Qual será o futuro do pensamento humano? - Clóvis de Barros Filho
1:40:18
QUEM SOMOS NÓS? | Michel Foucault por Oswaldo Giacoia Junior
1:04:36
Quem Somos Nós?
Рет қаралды 417 М.
Foucault • Que é cuidado de si?
20:33
Alfredo Oliva
Рет қаралды 8 М.
Biopolítica e Necropolítica | Michel Foucault, Giorgio Agamben e Achille Mbembe
15:25
Se Liga - Enem e Vestibulares
Рет қаралды 88 М.
TODA HISTÓRIA DA FILOSOFIA - Parte 1
1:19:04
Epifania Experiência
Рет қаралды 516 М.
A FACE OCULTA DE MICHEL FOUCAULT
16:17
Brasil Paralelo
Рет қаралды 250 М.