Ficou com alguma dúvida ou sugestão? Escreve aqui embaixo 👇. Não deixe de se inscrever no canal. Ative as notificações para não perder os próximos vídeos 😉 0:00 - Introdução 7:18 - Criando os Fatores Solo, Geologia, Geomorfologia, Vegetação e Uso 14:49 - Criando o Fator Geomorfologia 19:51 - Criando o Fator Clima 27:25 - Criação do Mapa de Vulnerabilidade
@jonyalmeida19902 жыл бұрын
Parabéns meu amigo. Usarei o material disponibilizado !
@stefaniluanipetschlot1942 жыл бұрын
Aprendi muitoo!! consegui aplicar para meu município, muito obrigada!!!
@opengisog Жыл бұрын
Obrigado, Stefani. UYm abraço! Continue acompanhando o canal!
@carolinapaixao30783 жыл бұрын
Parabéns pela explicação! Ótimo material!
@opengisog2 жыл бұрын
Obrigado, Carolina.
@twfx174 жыл бұрын
Excelente vídeo! Parabéns!
@JosiAlvesMoura3 жыл бұрын
Muito grata pelo tutorial!!! Show!!!
@antoniomarrengula24322 ай бұрын
Tem algum vídeo sobre mapas de sensibilidade da linha costeira, ESI maps?
@suelenbrito89863 жыл бұрын
Parabéns, excelente explicação, vai ajudar muito em meu trabalho.
@opengisog3 жыл бұрын
Obrigado, Suelen. Continue acompanhando o canal.
@viniciuscairesduarte2 жыл бұрын
Boa noite, fiquei com dúvida no cálculo da intensidade pluviométrica. Pois os dados da ANA já vem informando os dias com chuva, porém não ficou claro no artigo se é o número total de dias com chuva ao longo da série de 20 anos, ou se é a média do numero de chuvas em cada ano, como por exemplo: no ano de 2021 foram 70 dias com chuva, 2020 - 60 dias -> Méd=65. Ou se usa o valor 135 dias com chuva.
@opengisog2 жыл бұрын
Olá, Vinícius. No caso do seu exemplo, você usaria 135 e dividiria ele por 30 para converver em meses.
@viniciuscairesduarte2 жыл бұрын
@@opengisog Muito obrigado
@darletserra39402 жыл бұрын
Não entendi a parte da geomorfologia, no outro video vcs ensinam a fazer o IDR e ai vcs estão usando os fatores classificados de forma separada.
@opengisog2 жыл бұрын
Olá, Darlet. O fator geomorfologia aplicado a este vídeo será a média entre o IDR (entalhamento dos vales e dimensão interfluvial média) e a declividade. Nesse vídeo eu apenas uso separadamente as duas variáveis que compõem o IDR, mas você pode fazer (IDR + Declividade)/3.
@carolinamoreira6389 Жыл бұрын
Olá Ulisses, excelente trabalho!! No vídeo vc indica que deixou disponibilizado o arquivo txt referente a regra para reclassificação da declividade mas não encontrei. Poderia disponibilizar? Abç.
@opengisog Жыл бұрын
Olá, Carolina. Obrigado pelo comentário. O link com os dados está na descrição do vídeo. Na pasta dados existe um arquivo txt chamado *vuln_declividade_percentual*. Espero ter ajudado!
@carolinamoreira6389 Жыл бұрын
Ajudou sim! Obrigada!! Também sou analista e fiscal do meio ambiente em SC! Trabalhos como esse nos ajudam muito!! Abç
@opengisog Жыл бұрын
@@carolinamoreira6389 que massa. Somos colegas de profissão. 🙂
@antoniorodrigues80933 жыл бұрын
Muito bom, Parabéns ! Poderiae dizer onde conseguiu baixar o shapefile do uso e cobertura so solo ? Desde já agradeço
@opengisog3 жыл бұрын
Olá, Antônio. Baixei no site do MapBiomas.
@antoniorodrigues80933 жыл бұрын
@@opengisog Obrigado
@elainecordeiro20933 жыл бұрын
Parabéns, vídeo bem explicativo. gostaria de saber se tem algum método ao qual não utilize a geologia por exemplo, e se não usando interferiria na qualidade do trabalho de vulnerabilidade potencial? Outra questão poderia ser feito o cálculo de perda de solo apenas com dado de declividade da área obtida no MDE ?
@opengisog3 жыл бұрын
Olá, Elaine. Vc que escolhe as variáveis que vai utilizar realizando a adaptação do método. Existe uma outra playlist minha que trabalha com o método AHP e que permite uma maior flexibilidade na inserção de variáveis.
@elainecordeiro20933 жыл бұрын
@@opengisog Muito obrigada!..... vou conferir sim...😘😊
@soniaregina97893 жыл бұрын
Boa noite, tudo bem? Você poderia me dizer como elaborou seu mapa de uso e cobertura, qual foi a tabela do estudo de Crepani que utilizou para realizar a classificação da vulnerabilidade? Fiquei um pouco perdida nesse fator.
@opengisog3 жыл бұрын
Olá, Sonia Regina. Os valores para uso e ocupação foram obtidos a partir de análise da literatura consultada. Abaixo seguem alguns dos exemplos que foram consultados: - Vulnerabilidade à erosão do solo da Região do Alto Rio Pardo, Pardinho, SP. (Ribeiro & Campos, 2007); - Análise da fragilidade ambiental do município de Aquidauana-MS (Pires et al, 2015); - Mapeamento da Fragilidade Ambiental na Bacia do Rio Aldeia Velha, RJ (Valle et al, 2016); - ANÁLISE DA FRAGILIDADE POTENCIAL E EMERGENTE DO RELEVO DA UNIDADE DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS PONTAL DO PARANAPANEMA, SÃO PAULO, BRASIL (Trombeta et al, 2014). Espero ter ajudado.
@cleoheck6218 Жыл бұрын
Não consegui fazer, não estou conseguindo gerar a dissecação do relevo pela drenagem.
@sostenesgomesdesousa95093 жыл бұрын
Excelente vídeo. Seu canal está me ajuda muito no mestrado. Teria como fazer um video sobre índice de perde de vegetação através dos anos utilizando imagens de satélite? Desde já, muito obrigado.
@opengisog3 жыл бұрын
Olá, Sóstenes, com certeza. Existem diversos índices que podem facilitar a análise de perda/incremento de vegetação.
@antoniodotto17243 жыл бұрын
Boa tarde, excelente seus vídeos. Gostaria de saber qual seria a diferença prática no resultado se as variáveis ao invés de somadas fossem multiplicadas... Abraço
@opengisog3 жыл бұрын
Na verdade vc obteria valores muito altos e não haveria a "equalização" dos pesos de cada fator. Por definição os valores de vulnerabilidade aplicados variam de 1 a 3. A multiplicação extrapolaria esses valores. Na realidade não há certo ou errado nesse caso, porém, é importante saber o seu objetivo para usar o procedimento correto. Use a criatividade!!! Um abraço!
@darletserra39402 жыл бұрын
Vocês disponibilizam algum curso que ensina passo a passo esse tipo de análise?
@opengisog2 жыл бұрын
Olá, Darlet, tudo bem? Infelizmente não! Mas tenta fazer os procedimentos e quaisquer dúvidas você pode entrar em contato! Um abraço!
@jhonyferrymendoncadasilva77453 жыл бұрын
Bom dia, tudo bem? Os dados referentes ao tipo de vegetação, foram obtidos do CPRM?
@opengisog3 жыл бұрын
Olá, Jhony, esses dados foram vetorizados dos dados fornecidos pela Funceme.
@1rayaneoliveira2 жыл бұрын
Olá Ulisses, gostei do vídeo, muito bom! Gostaria de pedir para você gravar sobre a vulnerabilidade das águas subterrâneas usando o método GOD, tentei encontrar vídeos sobre mas não achei. Caso não seja possível, então como poderia fazer o mapa, os passos são parecidos com esses mostrados neste vídeo? No caso, para o meu mapa usaria os dados do SIAGAS. Se puder me ajudar, obrigada
@opengisog Жыл бұрын
Olá, Rayane. Nunca trabalhei com esse método. Teria que pesquisar sobre ele.
@1rayaneoliveira Жыл бұрын
@@opengisog Entendo! Obrigada
@raissaizabella28893 жыл бұрын
Estou com dificuldades com os dados de pluviometria, tem algum vídeo pra me ajudar ?
@opengisog3 жыл бұрын
Olá, Raissa. Procura nos vídeos do canal uma playlist sobre a USLE. Lá eu ensino mais detalhadamente a criar o dado de pluviometria.
@GabrielFerreira-wp4fj4 жыл бұрын
Excelente vídeo, comecei a assistir para tirar duvidas sobre o AHP e multicritério e não parei mais, gostaria de saber se a vulnerabilidade também é equivalente a erodibilidade do solo? , trabalho este que estou escrevendo, desde já agradeço!!!
@opengisog4 жыл бұрын
Obrigado, Gabriel. Quanto à sua pergunta, o fator de erodibilidade (k) está mais ligado às propriedades do solo em si, estimando seu grau de suscetibilidade a erosão por meio de faixas em razão da estimativa de perda de solo. O método tratado neste vídeo, além do solo, leva em conta outros fatores (clima, vegetação, geomorfologia, geologia) que podem influenciar na perda de solo. São caminhos diferentes. Obrigado pelo seu comentário!
@marlissoncastelo8423 жыл бұрын
É considerado analise de multi critério?
@opengisog3 жыл бұрын
Olá, Marlisson. Sim, pode ser considerado, porém com os pesos já predeterminados, pulando a etapa de hierarquização dos fatores.
@lubyakluck2864 жыл бұрын
Parabéns! O vídeo ficou muito bom. Com relação ao fator Clima, se possível podes fazer um vídeo explicando? eu não encontrei essa referência disponível: ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica. Dados pluviométricos de postos situados no Estado do Pará [online]. 2000. . Visitado em 13 de janeiro de 2003. Você baixou seus dados de PRECIPITAÇÃO e DIAS COM CHUVA , aonde?
@opengisog3 жыл бұрын
Obrigado pelo comentário. Dúvida sanada via instagram. 😉
@niltoncesar91013 жыл бұрын
@@opengisog ainda esta disponivel no instagram? pois nao encontrei nada lá
@jacenildesoares71463 жыл бұрын
@@opengisog Também queria saber.
@larissadaniella89763 жыл бұрын
Poderia nos ensinar desde o inicio de como obter a pluviometria e os calculos dela ?
@kevinmedeiros78133 жыл бұрын
Vídeo muito massa! Parabéns Ulisses! Ficou uma dúvida, onde tu encontrou os valores de classificação pra uso e ocupação do solo pra confeccionar o mapa de fragilidade emergente?
@opengisog3 жыл бұрын
Olá, Kevin. Os valores para uso e ocupação foram obtidos a partir de análise da literatura consultada. Abaixo seguem alguns dos exemplos que foram consultados: - Vulnerabilidade à erosão do solo da Região do Alto Rio Pardo, Pardinho, SP. (Ribeiro & Campos, 2007); - Análise da fragilidade ambiental do município de Aquidauana-MS (Pires et al, 2015); - Mapeamento da Fragilidade Ambiental na Bacia do Rio Aldeia Velha, RJ (Valle et al, 2016); - ANÁLISE DA FRAGILIDADE POTENCIAL E EMERGENTE DO RELEVO DA UNIDADE DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS PONTAL DO PARANAPANEMA, SÃO PAULO, BRASIL (Trombeta et al, 2014).
@kevinmedeiros78133 жыл бұрын
@@opengisog Muito obrigado pelo feedback!
@agroalfacursosetreinamento32473 жыл бұрын
Seria possível aplicar isso a uma propriedade produtora ?
@opengisog3 жыл бұрын
Sim, é possível!
@felipemagalhaes6562 Жыл бұрын
o vídeo é muito bom, falei contigo no instagram pra tirar uma dúvida, se puder responder agradeço